IMAGENS: Primeiros caças Gripen E de série voam no Brasil
Os primeiros caças Gripen E de produção em série, chamados de F-39 Gripen pela Força Aérea Brasileira (FAB), estão no Brasil. As aeronaves chegaram ao país na última sexta-feira (1º), no porto de Navegantes (SC), e hoje (06) concluíram o primeiro voo no país. As aeronaves voaram do Aeroporto Internacional de Navegantes para o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (Gripen Flight and Test Centre – GFTC), na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).
Os voos foram conduzidos por dois pilotos brasileiros da FAB, que realizaram treinamentos na Suécia. Os voos para Gavião Peixoto tiveram duração aproximada de 50 minutos e ocorreram conforme o planejado.
Para o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, a chegada das duas primeiras aeronaves de produção em série representa um marco para a defesa do espaço aéreo nacional.
“A chegada das aeronaves é resultado de um projeto que, desde o início, buscou o incremento de nossas capacidades dissuasórias, bem como tinha o objetivo de ser um estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento industrial do Brasil. Temos agora uma aeronave multimissão que chega no estado da arte e será o principal vetor para a garantia da soberania do espaço aéreo brasileiro” ressaltou o comandante.
Os novos caças permanecerão no GFTC até que as aeronaves obtenham o Certificado de Tipo Militar. Depois disso, as aeronaves serão transferidas para Anápolis para as etapas finais da fase de entrega.
“O Brasil participa ativamente do desenvolvimento, da campanha de ensaios em voo e da produção dos caças, como parte do amplo pacote de transferência de tecnologia para a indústria de defesa brasileira. A chegada das duas aeronaves de produção em série é resultado dessa grande colaboração”, destacou Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e head da unidade de negócios Aeronautics da Saab.
O Programa Gripen
Em dezembro de 2013, a Saab foi selecionada para o início das negociações contratuais do programa F-X2, que tinha por objetivo substituir a frota de aeronaves de caça da Força Aérea Brasileira (FAB). Em outubro de 2014, a Saab e Governo Brasileiro assinaram o contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F, incluindo suporte logístico, armamentos, simuladores, equipamentos e treinamento.
Em 2015, a Saab deu início ao programa de transferência de tecnologia do Gripen, um dos maiores já realizados para a Aeronáutica e o maior já feito pela Saab para outro país. O programa visa proporcionar o conhecimento prático necessário para a execução de diversas atividades de desenvolvimento, produção e manutenção dos caças no Brasil. Até 2025, mais de 350 engenheiros e técnicos brasileiros de empresas parceiras terão participado de treinamentos teóricos e práticos na Saab, em Linköping, na Suécia.
Até o momento, aproximadamente 300 profissionais brasileiros de empresas parceiras da Saab já foram treinados e estão de volta ao país. A maioria trabalha no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (Gripen Design and Development Network – GDDN), localizado na planta da Embraer em Gavião Peixoto, e na fábrica de aeroestruturas da Saab em São Bernardo do Campo, ambos no estado de São Paulo.
Como parte do programa de transferência de tecnologia, em 2018, a Saab apresentou sua planta em São Bernardo do Campo, concebida para realizar a montagem de aeroestruturas do Gripen. Dois anos depois, a unidade agregou outros serviços de suporte ao mercado de defesa e civil. Além disso, é no local que será realizada a manutenção dos radares e sistemas de guerra eletrônica do F-39 Gripen.
O primeiro Gripen E chegou ao Brasil em 20 de setembro de 2020 para realizar a campanha de ensaios em voo no país no GFTC. A atividade é totalmente integrada ao programa de testes que já está em andamento na Saab, em Linköping, Suécia, desde 2017. As atividades no Brasil incluem testes nos sistemas de controle de voo e de climatização, assim como testes na aeronave em condições climáticas tropicais.
Sobre a Saab
A Saab é uma empresa líder no segmento de defesa e segurança com a contínua missão de ajudar nações a manter a segurança da população e da sociedade. Com a força de 18.000 talentos, a Saab está em constante expansão das fronteiras tecnológicas para criar um mundo mais seguro, sustentável e igualitário. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armamentos, comando e controle, além de sensores e sistemas subaquáticos. A Saab tem sua sede na Suécia, tem operações de grande porte em todo o mundo e faz parte dos recursos de defesa de diversas nações.
DIVULGAÇÃO: Saab / Publicis Consultants
Repararam o que está faltando?!
Não enche.
o IRST ??
4 Meteors e 2 IRIS-T em cada um?
Calma, falta pouco!
Sim, imperdoável decolar sem o pretinho nos pneus. Amadores!
Estava faltando vc comentar sobre o que está faltando. Então não está faltando mais.
Rsrsrs
Não reclame pra mim não… Não tenho culpa dessa estória de falarem uma coisa e outra coisa é que surge…
Então, tu acreditas que os F-39 virão sem o IRST mesmo??
Eles não virão, eles não vieram… E não sou eu quem diz, as imagens mostram, ou estavam lá e eu não percebi?!
Agora espera-se que se instale, afinal pagamos por eles também, ou não?! Será que farão o mesmo com as antenas RWR/EW?! Espero que não.
Então tá, não vou perder meu tempo discutindo o que tu não queres entender.
Não reclamei não, apenas disse que faltava você, cuticuticuticuti.
Se for em relação ao IRST, ele será instalado na EMBRAER.
Ou seja, então não são caças de produção e sim protótipos, já que ainda passarão por mais ensaios…
Cara, tu tens um bom tempo de foruns e deve ter aprendido alguma coisa. Qual avião não é recebido e faz testes e provas de aceitação e homologação antes de entrar em operação?
Sou eu quem te pergunta… Afinal são caças de produção, ou caças para continuidade nos testes?! Porque testes e provas de aceitação contemplam caças/aviões prontos, ou não?! Se ainda farão instalação e testes de integração de sistemas ainda não instalados, então não estão prontos, ou eu perdi alguma coisa?! As aeronaves não foram entregues ainda em novembro passado?! Então… Caças de produção prontos, os testes de aceitação são feitos na fábrica, não quando chegam no operador. A FAB, quando recebeu os caças F-5M e A-1M, após modernização, prontos, devidamente testados e aprovados, não caças para quando chegassem nos hangares da… Read more »
Quem te disse que ainda vão integrar o IRST? Onde isso tá escrito? Mas, não vou discutir….fica com tua opinião.
Senso crítico você tem suficiente até pra distribuir mas tá faltando um outro senso que faria você parar de reclamar e de implicar com coisas que não tem qualquer importância.
Os vetores estão chegando, o programa está avançando e o país está adquirindo capacidades relevantes.
Isso é o que importa. Designações, esquema de pintura e outros mimimis frequentes aqui são perfumaria e não fazem diferença alguma.
Deixa a gente ser feliz um pouquinho
Rsrsrs
Desculpa….
Mais 20 dúzias deles?
Não enche
Sim, reparamos. Está faltando noção e senso de ridículo
Ah isso falta, bastante… Mas te garanto que não em mim…
Sim, reparo toda vez que entro no blog.
Tá faltando um monte de gente aqui parar de reclamar de coisas sem sentido por implicância e/ou ignorância.
Só uma observação.
O Cocar da FAB ficou muito baixo. Acho que deveria ser colocado num ponto mais visível. Depois de tudo, tem um desenho tão bonito.
Está obedecendo a regulamentação. O cocar na fuselagem deve estar entre a asa e a calda. Como não tem cauda, colocaram logo acima do bordo de fuga, tal qual nos Mirage III e 2000. Como o Gripen possui asa que se integra suavemente à fuselagem (como o F-16), ficou inclinado. Mas nas interceptações não fará diferença…
Foi só uma observação.
Algumas forças o usam numa posição mais visível.
Nesse caso acho que teria que fazer o que a USAF fez com o F-15, desobedecendo a regulamentação e colocando o cocar abaixo do canopi.
Por outro lado, a FAB fez o que eles fizeram no F-16.
Algumas forças usam o seu mais alto
Não enche tu tb
Tu sentiu que eu te enchi?
O que posso fazer?
Desculpa por tudo.
Não te encho mais.
Show!!!! Torcendo para os 3 aparecerem no aniversário de Brasília no dia 21 de abril rsrs…….
Ou aguardar o dia do aviador que é certo de aparecerem por aqui.
A parte legal ninguém reparou na notícia, dois pilotos da FAB.
Sim , importante
Repararam sim, tanto que está em negrito no texto.
E o mais legal mesmo é que assim evitamos mais uma enxurrada de comentários chatos, dos chatos de plantão.
Não falei do texto e sim dos comentários.
Parabéns a todos envolvidos !!!
Quem sabe um dia, exista mais 1 ou 2 esquadrões (no sul e no nordeste) dessa bela aeronave !!!💪
No Nordeste?
No Nordeste eu torço é para que haja uma frota muito bem equipada.
No Amapá ou no Amazonas é que eu quero ver uma base aérea equipada e armada até os dentes com uma AAAé ao nível do S-400.
Tô obsecado, traumatizado por esse IRST! Que equipamento difícil de ser visto nos nossos Gripen uai!!!
“Tô obsecado, traumatizado por esse IRST!” Está traumatizado? Então vá se tratar
Ele tem medo do olho de vidro, o que tudo vê, Fecha os olhos e vê aquele olhão amarelo de vidro esbugalhado olhando para ele. Daí o trauma
Uma puta guerra em curso e dos três sites da trilogia só o forte está dando a cobertura que esse evento histórico merece. Q q isso meu povo…
Só se falou sobre a guerra nos últimos 40 dias. E agora, quando os caças tão aguardados pela FAB, há tantos e tantos anos, chegam e decolam, a cobertura tem que ser grande! Também é um evento histórico!
Se me permitem, publiquei extensa matéria mostrando o passo a passo desde a saída dos aviões da Suécia até a decolagem hj, estive presencialmente, em Navegantes. Segue o link para quem tiver interesse em ler.
http://aviacaoemfloripa.blogspot.com/2022/04/o-futuro-chegou-caca-brasileira-ganha.html
Bravo!!! Bravíssimo!!! Sua matéria ficou fantástica!!!! Parabéns!!!
E que tantos testes são esses???? Já não foram exaustivamente testados na Suécia? E quanto tempo leva esse “de-novo” período de testes? Até o fim do ano eles conseguem chegar ao GDA?
Agora é só para saber se tudo que estava funcionando com ele em vôo na Suécia, continua funcionando por aqui, receber o certificado de tipo militar e para Anápolis ele vai. Não acho que vai demorar muito.
Eu imagino que testar um caça de quase 100 milhões de dólares, que ainda está em desenvolvimento e acabou de sair da fábrica com vários sistemas novos deva ser bem complexo, exaustivo e demorado. Mas é só um palpite meu
Na primeira foto aparece umas portinhas abertas que eu já vi em outras oportunidades em outros Gripens. Alguém saberia me responder para que elas servem?
São as aberturas da APU.
Os comentário aqui mostram na perfeição pq o Brasil não é uma superpotência.
Pq o povo esta sempre acostumado com as migalhas;
O que é 36,72, 100 caças no mundo de hoje? a resposta é nada, absolutamente nada.
Brasil precisa de forças armadas compatíveis com seu potencial e as adversidades de hoje e futuro, e o mais importante, armas nucleares e meios para lança-las.
As ameaças estão chegando meu povo, tic, tac….
Mestre, mestre talvez seja este de fato o problema…mas por outra ótica…
– antes dos 12 vem o 6…
– antes dos 24, vem os 12…
-antes dos 36 vem os 24…
Tem de comemorar, e ver o copo meio cheio e não apenas o meio vazio…porque antes dos 36…vem os 6…
Torcida para depois dos 36, virem os 70…108… e daí mais..
Muito bom, 2 por ano…em 18 anos estarão todo aqui…..beleza.
Tem o cronograma de entrega em vários lugares. Dá uma pesquisada pra evitar o constrangimento.
Não sei se é por causa do tamanho da pista, acredito que não,mas é bom ver que já decolaram tacando o afterburn na pista.
.
Que venham mais dois Lotes
Na realidade são 5 F-5EM, incluindo o 4874, que foi o protótipo da versão EM. Os outros são 1 E dos ex-jordanianos, que nunca entrou em serviço, servindo de fonte de spare parts e 1 FM, o 4806, que fez um “pouso” sozinho alguns anos atrás, em um capô próximo a BASC, após os 2 pilotos ejetatem 09r conta de pane nos trens de pouso que não abriram antes da decolagem. Então, na realidade, na prática, são 5 F-5EM que estão sendo desativados. Assim, restam 37 F-5EM e 4 F-5FM na ativa.