Hoje (05/04), comemora-se 50 anos de criação da Base Aérea de Anápolis.

A Organização Militar é oriunda da 1ª Ala de Defesa Aérea (ALADA), que deu origem também ao 1º Grupo de Defesa Aérea.

A Base Aérea de Anápolis foi a primeira base aérea brasileira planejada e construída especialmente para receber um tipo específico de avião, os caças de fabricação francesa, Mirage IIIE/D designados na Força Aérea Brasileira como F-103. A operação desses aviões exigia a construção de um base inteiramente nova e plenamente capacitada a operar aviões supersônicos.

Por questões estratégicas, foi decidido que a nova base seria construída nas proximidades de Brasília, e os F-103 destinados primordialmente à defesa da capital do país. Assim, após vários estudos (incluindo questões de tráfego aéreo e interferências de rádio) a escolha acabou recaindo sobre a cidade de Anápolis, situada a 160Km de Brasília.

Mirage IIIEBR – F-103E

A construção das instalações começou em 9 de fevereiro de 1970 e a base tornou-se operacional em 23 de agosto de 1972, com a conclusão da pista de pouso. Um nova unidade aérea, especialmente criada para operar os F-103, foi então ativada: a 1ª Ala de Defesa Aérea, ou 1ª ALADA.

Essa unidade foi desativada em 19 de abril de 1979 transferindo sua missão para o 1º Grupo de Defesa Aérea, 1º GDA, unidade responsável pela operação dos F-103 até 2005.

Em 2006 passou a operar os Dassault Mirage 2000 comprados usados da França em um lote de 12 aeronaves até 2013, quando passou a operar com caças F-5M modernizados.

A Base Aérea de Anápolis agora se prepara para o recebimento dos primeiros caças Saab F-39E Gripen.

A partir do ano 2000, a Base Aérea de Anápolis passou a abrigar também o 2º/6º GAv – Esquadrão Guardião, que opera com os avançados E-99 de alerta aéreo antecipado e R-99 de sensoriamento remoto.

Dijon Boys – grupo de oito pilotos que, nos anos 1970, foram encarregados de fazer o curso de pilotagem do caça francês Mirage III, na Base Aérea de Dijon, e implementação da aeronave na FAB

DIVULGAÇÃO: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments