C-47 Turbo: FAB fechou uma encomenda de seis aviões multifunção Basler BT-67
Uma silhueta conhecida voltará aos céus do país. A Força Aérea fechou uma encomenda de seis aviões multifunção Basler BT-67. Trata-se do eterno Douglas C-47 (ou DC-3, no uso civil), devidamente convertido para o uso de motores turboélice Pratt & Whitney Canada PT6A-67R.
Além de motores turboélice (muito mais potentes, econômicos e confiáveis que os velhos radiais) a conversão inclui uma revisão estrutural completa nos aviões e o alongamento da fuselagem, o que aumenta a capacidade de carga do modelo. As asas passam a ter pontas retas. Comandos e instrumentos são substituídos por aviônicos de última geração. Uma das configurações tem 40 assentos.
O versátil Basler BT-67 hoje é adotado pelas forças aéreas da Colômbia (gunship), El Salvador (transporte), Guatemala (transporte), Mali (transporte), Mauritânia (vigilância), Tailândia (semeadura de nuvens e transporte VIP) e pelo Departamento de Estado dos EUA (transporte e vigilância). Também tem encontrado uso intenso na Antártida, servido a bases de diversos países – inclusive a China.
A patrulha marítima da África do Sul tem oito C-47 convertidos para turboelice, mas o trabalho de modernização das aeronaves foi feito no próprio país africano e não pela Basler.
A opção brasileira pelo BT-67 se deu pelo baixo custo de aquisição e manutenção, além de sua facilidade de operar em pistas curtas e não pavimentadas, como as da Amazônia. Também pesou na avaliação o ótimo desempenho de STOL. Não foi anunciado o valor total do contrato, mas o preço médio de um BT-67 gira em torno de US$ 3,75 milhões.
As primeiras aeronaves serão entregues dentro de dois anos, com pintura retrô que remete aos C-47 do 1º Esquadrão de Transporte Aéreo. Os primeiros aviões desse tipo chegaram ao Brasil em 1945, sendo operados até 1983. Está previsto um treinamento especial para operar os grandes bimotores com trem convencional.
Como parte do negócio, as células de dois C-47 hoje estocados na reserva técnica do Museu Aeroespacial (cn 20555 e 25685) serão enviadas à Basler Turbo Conversions, em Oshkosh, para voltarem à ativa.
Que coisa maluca… Aviões de 80 anos sendo vendidos como novos…
Acho que essa aeronave ainda é produzida no Canada.
Ótimas prestações e uma boa relação custo benefício.
A FAB podia, já que é pra comprar velharia, dar uma guaribada nos Bandeirantes usando empresas e mão de obra brasileira!
Um dos aviões mais seguros. Quando envelheceres, irás apreciar os melhores da sua geração. Quem sabe poderás pegar uma carona, quando voares num deles pelo C.A.N. (Correio Aéreo Nacional).
A simplicidade é a mãe da beleza e da perfeição… O C-47 é desses casos.
Não se esqueçam que hoje é 1° de abril! Dia da mentira!
Não estrague a brincadeira Wilton!
UFA…. eu ate pensei que fosse coisa seria! cai feito pato! 🙂
Tem que avisar para esses canais de adolescente no YouTube que é uma brincadeira,teve gente que levou a sério rs.
A FAB COM ESSE ATULA COMQNDANTE , SÓ TEM FEITO M….
Ouviu isso? Foi a piada de 1º de abril passando a Mach 1 sobre a sua cabeça…
Quem é vc?
Fazes parte do Alto Comando?
Características gerais Tripulação: Dois (piloto e co-piloto) Capacidade: 38 passageiros Comprimento: 67 pés 9 pol (20,65 m) Envergadura: 95 pés 0 pol (28,95 m) Altura: 16 pés 11 pol (5,15 m) Peso vazio: 15.700 lb (7.121 kg) Peso máximo de decolagem: 28.750 lb (13.041 kg) Motor: 2 × motores turboélice Pratt & Whitney Canada PT6A-67R , 1.281 shp (955 kW) cada Hélices: Hélices Hartzell de velocidade constante de 5 pás , 9 pés e 7 pol (2,92 m) de diâmetro atuação Velocidade máxima: 285 kn (328 mph, 528 km/h) Velocidade de cruzeiro: 210 kn (240 mph, 390 km/h) Alcance: 2.140 nmi (2.460 mi, 3.960 km) com reserva de 45 minutos e tanque de combustível de longo… Read more »
Força aérea das Filipinas
Bonito o bicho é !!!
1º de ABRIL.. Já tinha feito um textão … kkk
Embraer inicia voos de teste do seu primeiro caça de superioridade aérea, 100% nacional. A previsão é que sua fabricação em série, se inicie em 2027.
Conseguimos por causa do conhecimento( $$$) adquirido da transferência? Prefiro o Tie…..
Tie não tem escudo defletor, tem alcance curto e não pode saltar no hiperespaço sozinho. Foi concebido para ser levado por uma nave de grande porte até a batalha, infelizmente a MB ainda nem fez o primeiro corte de durasteel das novas fragatas estelares (destróier estelar estava muito caro), aí a atuação deles fica restrita. O X-Wing foi concebido para ser standalone, apesar de mais caro é muito melhor.
Mas será que o Tie pode pousar no Atlântico?
Acho que não. O Tie foi feito para pousar e ser lançado por um cabide preso entre as asas e a cabine. Pode precariamente pousar na ponta das “asas”, mas é bem frágil, inadequado ao pouso a bordo. Ouvi dizer que a pressão na ponta das asas pode danificar o deck do Atlantico…
e olha que na verdade é uma corveta interestelar vitaminada…
Surradão esse protótipo.
E o Maj Ret. Buck Rogers, ex-USAF, é o piloto de teste.
Primeiro de abril haha
Vamos também fazer um refurbish nós Bell 47G e H1-H? Seria uma boa … E os Catalinas voltarem a Amazônia.
Ainda dá tempo de fazer uma divisão Highlander com os Grumman S2 Trackers e os Sea Kings … Juntando-se aos MDD A4 …
01/04 primeiro de abril 😂
E eu lendo a notícia com a maior seriedade possível, imaginando os porquês de tal aquisição…. aí lembrei, 1º de Abril…kkkkkkk
E o P-47 B4? Coloca pra voar tb. Só pra exibição mesmo. Fazer umas passagens de strafing com as .50 seria ótimo.
Mas o KC 390 NAO É PARA TRANSPORTE, DECOLAGEM EM PISTAS CURTAS, UTILIZAÇÃO EM PISTAS NAO PAVIMENTADAS, ECONÔMICO, FÁCIL MANUTENÇÃO… FICO TRISTE DA FORCA AÉREA TOMANDO CADA VEZ MEDIDAS ESTRANHAS, PARECE ATÉ QUE O COMANDO DA AERONÁUTICA TRABALHA PRA CIA… NEINH SISTEMA ANTI AÉREO NOS TEMOS…
😂😂😂😂😂 Nesses tempos estranhos está até difícil saber o que é verdade ou não
Que dia é hoje mesmo ?
Pegadinha do malandro!!! Glu Glu Ye Ye !!!rs
Eu confesso que por coisa de cinco segundos cheguei à ficar gelado heheheh…
Aliás, mudou o nick para 4,3. Fez aniversário? Caso positivo, parabéns e vida longa ao Tomcat!
Também tava lendo na seriedade mas ao ler os comentários caiu a fichosa .
Já estou pra mudar pra 4,4 em Junho. Mas obrigado pela felicitação !
Já viu o filme dos Mirage? Não vai se arrepender hehehehe
Tirando o 01/04, pior que tem essa conversão. O C do C-47 é de cronos, não carga, o senhor do tempo, na coluna de Trajano está gravado 5 C-47 em configuração de gunship com legionários jogando pilla nos dácios lá de cima
Na Marinha e Exercito eu iria Cair mais fácil ,kkk
KC-2 (C-1T) Turbo Trader e os C-23 Sherpa não é uma piada!
Sim, com o nosso histórico eu cai nessa, demorou alguns minutos para me tocar
E os Sherpa estão vindo?
Essa é para o Naval. Li em um site em inglês sobre o possível retorno do A-12 São Paulo. Alguém confirma?
Opa, manda o link aí plz
Putz, desculpe. 1o d Abril! 😀
Hehehehehehe 😁
Essa é nova! Feliz 1º de Abril! :o)
😀
Aguardando que os P-47, A-20, B-17 e B26 tenham o mesmo destino!
Agora só pode ser 1° de Abril mesmo.
Estão de saca@#$&,Nagem com nossa cara né ?
Se for para transformar em protótipos de aeronaves Gunship (a Colômbia operar uma nessa versão), até poderia ser.
Assim baseado numa plataforma barata, desenvolveríamos tecnologias e doutrinas para futuramente serem aplicadas a aeronaves maiores e modernas.
FAB é complicado acreditar, mas se falasse MB eu talvez acreditasse, ia se encaixar adequadamente com os novíssimos Turbo Trader e Skyhawk hehehehehehe
(aliás, o Turbo Trader tá que nem o carinha do Pesadelo na Cozinha “Às vezes eu dou uma sumida, mas tô sempre aí pela área”. Alguma noticia?)
Verdade, até escrevi isto antes de ler seu comentário
C-2 (C-1T) Turbo Trader e os C-23 Sherpa não é uma piada!
Claramente se tratou de uma brincadeira dos editores em função da data. Mesmo assim, lendo os comentários, temos um pequeno retrato do rumo que o mundo tomou após o advento da internet: a ânsia das pessoas em vomitar raiva sobre os outros é tão grande que os sujeitos não se dão ao trabalho de parar um minuto sequer para refletir antes de sair digitando “indignados” cheios de maiúsculas e exclamações. Que coisa triste. Bastaria ler com calma e digerir a notícia, dar uma olhada no calendário…fazer o tico e o teco funcionarem. Mas o negócio é ler, não raciocinar e… Read more »
🤦♂️🤦♂️🤦♂️Tem que ser 1° de Abril. 🤦♂️🤦♂️🤦♂️
Que dia é hoje mesmo? Ah tá… lembrei…
Aviões virão envoltos em laços de presente pelo dia da mentira.
Eu tô achando que o Galante tá de brincadeira más pode ser que nem tanto.
Três notícias nos três blogs, bem no dia da mentira.
Eu tô achando que uma delas pode não ser piada, más sim verdade.
Qual?
PA
Forte
PN
??????
Abre o jogo ai Galante.
01 de abril!!!!!!!!
1º de Abril
Pelo amor de Deus!!
Se for assim o Ju-52 também voa!
Isso não é coisa de 1º de Abril?!
Espera para ver o que farão com os P56C !!!
Primeiro de abril, certo?
Final da copa do mundo no Qatar: Chile x Itália.
1° de abril né?
1o de Abril é assim!!!
Um contato na FAB me disse que eles poderão disparar misseis de cruzeiro.
1º de Abril
kkkkkkkk e vão recrutar oficiais aposentados da FAB para pilotá-los, num programa chamado “Asas da Experiência”.
Tô disponível.
E vai pilotar com gosto, né? E com competência…
Quando eu li pensei “mas que p*rra é essa?” Aí lembrei que é 1 de Abril.
O que sei é que esse avião é icônico, piada ou não, se pudesse eu varia sim uma modernização em um dele e o usaria como avião pessoal.
Abraços.
Ainda bem que é 1 de Abril
Sério que tem gente comentando a notícia de 1o de abril?
Nossa que incrível. Ótimo avião, aguenta o tranco, ideal pra nossas condições, todo reconstruido. Achei válido!
Pode ser primeiro de abril mas considerando o serviço que o C-47 deu à Amazônia até que a idéia não é completamente sem mérito. Talvez por isso mesmo seja uma bom engano nesse dia.
Não ficaria nenhum pouco admirado se fosse verdade.
O que seria mais essa compra pra quem ja tem pre-históricos A4 Skyhawk, entregador de bomba burra!
Pera aí…C 47? É isso mesmo. Mas é só o desenho, ou a carcaça? Claro que não são os mesmos motores. Quem sabe alguns daqueles triplanos do Barão Vermelho também?
Isso PRECISA ser um 1o de Abril. Muito bem aplicado…
kkkkkkkkkkkkkkk ai forçou a amizade
Vão fazer companhia aos Turbo Traders da Marinha??? kkkkk
Ainda bem que é primeiro de abril… aff
Ué?!
Até acho a idéia boa, mas mas pintar as aeronaves no mesmo esquema dos com motor a pistão?
Então mantenham os motores a pistão!
Mania idiota, essa de manter tradições idiotas.
Pois este ai preencheria como “uma luva”, caso tivéssemos necessidade deste uso !!!
Fizeram até vídeo no YouTube sobre esse assunto… alguém caiu… um caça-likes…
É sempre bom voltar ao passado, o C-47.