Embraer promove portfólio de defesa e segurança na FIDAE, no Chile
São José dos Campos – SP, 31 de março de 2022 – A Embraer promoverá seu portfólio completo de produtos e soluções inovadoras para os mercados de defesa e segurança na edição 2022 da FIDAE (Feria Internacional del Aire y del Espacio), que ocorrerá de 5 a 10 de abril, no Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez, em Santiago, no Chile. Estarão em exposição estática a aeronave multimissão KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), e o turboélice de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano, da Força Aérea do Chile (FACh).
“É uma satisfação estar de volta a este evento tão importante para o setor na América Latina, sendo uma ótima oportunidade para encontrar clientes, fornecedores e parceiros comerciais da indústria”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Com produtos em mais de 60 países, a Embraer Defesa & Segurança tem hoje um portfólio moderno, estando pronta para responder às demandas do mercado global, com soluções abrangentes que vão muito além de aeronaves para atender aos ambientes terrestre, marítimo, espacial e cibernético.”
O KC-390 Millennium está em operação na FAB desde 2019, período em que vem demonstrando sua capacidade operacional, confiabilidade e desempenho em missões no Brasil e no exterior, podendo ser rapidamente disponibilizada para responder a situações emergenciais e humanitárias e já foi selecionada por duas nações da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte): Portugal e Hungria.
Robusto e versátil, o A-29 pode realizar uma ampla gama de missões, incluindo ataque leve, vigilância, interceptação aérea e contra insurgência. A aeronave foi selecionada por mais de 15 forças aéreas em todo o mundo, incluindo a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), além de países da América Latina, incluindo Brasil, Chile, Colômbia, Equador e República Dominicana.
Responsável pela implantação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) do Exército Brasileiro, um dos maiores projetos de vigilância de fronteiras em execução no planeta, a Embraer também promoverá a área de radares e sistemas terrestres, na qual oferece equipamentos como o SABER M60, radar para aplicações de vigilância e defesa aérea de baixa altitude, e o SABER M200 VIGILANTE, radar de vigilância e alerta aéreo antecipado.
Entre as coligadas da Embraer Defesa e Segurança, estarão representadas no evento Atech, Visiona Tecnologia Espacial e Tempest Security Intelligence. Com expertise única em engenharia de sistemas e tecnologias de consciência situacional e suporte à tomada de decisão, a Atech atua no desenvolvimento de soluções inovadoras com aplicações em sistemas de comando e controle, embarcados, segurança cibernética, gerenciamento de tráfego aéreo, conexões inteligentes, sistemas de instrumentação e controle, simuladores e logística.
A Visiona, joint-venture entre Embraer Defesa & Segurança e Telebras, tem foco na integração de sistemas espaciais, além de fornecer produtos e serviços de Sensoriamento Remoto e Telecomunicações por satélite. A empresa foi responsável pelo Programa do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), lançado em 2017 e, atualmente, gerencia o programa do primeiro satélite projetado integralmente pela indústria nacional, o VCUB1.
A Tempest Security Intelligence é uma empresa brasileira com atuação global. É a maior companhia brasileira especializada em cibersegurança e prevenção a fraudes digitais. Ao longo de seus quase 22 anos, a Tempest já ajudou a proteger mais de 500 empresas de todos os portes e setores, entre elas grandes companhias do setor financeiro, varejo, e-commerce, indústrias e healthcare, atuando em clientes nacionais e internacionais atendidos tanto pelo time no Brasil quanto no Reino Unido.
Sobre a Embraer
Uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer tem negócios em aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, prestando serviços e suporte aos clientes no pós-venda.
Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano.
A Embraer é o principal fabricante de jatos comerciais com até 150 assentos e o principal exportador de bens de alto valor agregado no Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
DIVULGAÇÃO: Embraer
Capacidade do Super tucano.
Como dar like negativo com toda essa gama de opção que o ST oferece?
Deve ser porque o avião não é movido a água ou não sabe o link pra baixar em HQ, só pode!
O substituto deste avião seria um Drone?
Desculpe, eu não saberia te responder. Só entrei no assunto de drones porque o Heinz perguntou. Mas do jeito que os drones armados estão avançando. Dando uma viajada na maionese, imagine quantos pilotos americanos na reserva poderiam ser usados para controlar esse tipo de drone, daria um UP enorme na força aérea.
Ou o A29 substitui um drone?
Jamais. Esta aeronave apresenta diversas prestações, entre elas, presta serviços de treinamento intermediário pra pilotos de aeronaves de performance superior como o F 16.
Além disso, a FACh usa o Maverick no A 29 e acho que seria difícil de integrar esse missil a um drone.
Armas diferentes. Um drone poderia ser complementar ao A 29 mas jamais um substituto.
Super tucano
A-29 super tucano cockpit
Esta foto muito boa aliás mostra tudo que não precisaria ser comprado ao compara-lo com um drone. é bastante dinheiro.
Qual a vantagem da utilização do Super tucano em detrimento de Drones armados?
Tirando a parte da carga que suporta levar.
Dando uma pesquisada rápida, o custo de voo por hora do super tucano esta em torno de 1mil dólares, um MQ-9 reaper 3.624 dólares (em 2011). Então da para arriscar em dizer que um super tucano é mais barato de se operar, mas corre o risco de perdas humanas ( caso a aeronave seja abatida). E que um MQ-9 é mais caro a hora de voo, mais suscetível a guerra eletrônica do que um super tucano, mas sem risco o de perder um piloto. Bem, esses valores que escrevi podem estar todos errados, fiz uma busca rápida no google. Deixo… Read more »
Entendo que Reaper exige uma infra estrutura espacial que ainda não temos, por mais que já era tempo de termos.
Entendi, é porque o Reaper é controlado por link de satélites ne? Coloquei o Reaper como exemplo, porque no site que explica o programa oa-x da usaf mencionou o Reaper. Tem um outro drone, o BAYRAKTAR AKINCI que na base do OLHOMETRO, parece carregar + ou – a mesma quantidade do super tucano. Mas não encontrei o valor de horas por voo, nem como é controlado.
Esta aeronave também tem capacidade de ser operada por satélite, basta ver a antena, que fica no corte que está na linha entre os motores. . A FAB já opera UAV por satélite, via Hermes 900. A antena SATCOM do Hermes 900, fica naquela parte mais arredonda, que parece uma “cabeça” e que é característica de tantos UAVs. Aquela parte é “arredondada”, para permitir o reposicionamento da antena, que tem de estar sempre apontando para o satélite. Tipo isso: Uma aeronave com configuração e características semelhantes a deste “Akinci”, da Bayraktar, seria um GRANDE substituto, primeiramente para os Bandeirulha. .… Read more »
Desculpe a ignorância, mas esses Hermes da FAB, usam um satélite brasileiro?
SGDC
Mas não é preciso comprar assento injetável, canopy, todo o cockpit e toda a estrutura que pode ser bem menor. Os pilotos de drone podem tomar milkshake enquanto pilotam sem necessidade de aguentar força G.
MaS não tem 20% da consciência situacional do piloto num A29….
Bem colocado…um drone pode substituir um A29, mas um A29 também pode substituir um drone.
Depende da missão. Um drone de ponta tem custo superior a um A29 e mesmo assim não possui sua capacidade de combate e consciência situacional.
Exceto o risco o de exposição do piloto, não há como comparar a efetividade superior do A29
“Bem colocado…um drone pode substituir um A29, mas um A29 também pode substituir um drone.”
Nossa Carvalho, meus olhos até doeram. Não acredito que justamente vc postou isso.
As capacidades do A 29 vão muito além do combate e é justamente aí que as diferenças mostram a dificuldade de um drone substituir um A 29.
Tal vez e apenas tal vez, algum dia, um drone posa ser operado desde um A 29 sendo assim um arma complementar.
Uma outra questão é que… Para a guerra, em cenários contestados coisa e tal, esses drones tem uma grande capacidade e aí é discutível esse dilema aí.
Apenas que os Super Tucanos há 20 anos no Brasil são utilizados como LIFTs para os futuros pilotos de caças e em função policial de interceptação de papa-tangos. Definitivamente Super Tucanos são bem mais úteis frente as necessidades atuais.
O interessante do M-200 SABER, é que ele é montado dentro de um container de 6 metros. Então teoricamente ( não tenho certeza) pode ser carregado por qualquer caminhão container, trem, e ate mesmo em um C-130 Hercules?
Pode ser que eu fale besteira, mas parece que as dimensões dele foi pensando para isso.
Foi pensado para o KC-390.
Super Tucano em exercio Conjunto Filipinas e EUA
https://www.youtube.com/watch?v=VkRISLskkXs
Esse bichinho vai ser um sucesso na FIDAE!!!
Aqui a configuração mais “temerária” de um A 29 que eu já vi.
Diz a lenda que o único Super Tucano a usar Maverick é o da FACh.
Interessantíssimo!
Feito por ENAER
Linda aeronave, pena que enviaram pra fabricar uma boa parte lá fora, poderia estar gerando empregos por aqui. avião danado de bom!