Canadá escolhe o caça F-35 como próximo avião de combate, diz fonte
O governo canadense selecionou a Lockheed Martin Corp., fabricante americano do caça F-35, como seu licitante preferido em uma concorrência de US$ 19 bilhões por um novo avião de combate.
O anúncio será feito hoje, disse uma fonte ao The Globe and Mail. Eles pediram anonimato porque não estavam autorizados a discutir o assunto publicamente.
Esse desenvolvimento significa que o Canadá começa a negociar exclusivamente com a Lockheed Martin um contrato para a aeronave de combate.
Se as negociações forem bem-sucedidas, o Canadá poderá começar a receber novos caças já em 2025, disse a fonte.
Se as negociações falharem, o Canadá se voltará para o segundo colocado: a Saab AB da Suécia, que fabrica o caça Gripen.
O desenvolvimento é a etapa final de um processo de seis anos.
Espera-se que o governo liberal minoritário do primeiro-ministro Justin Trudeau mantenha a seleção do F-35 como evidência de que está gastando mais em defesa. No entanto, esta é uma substituição de um ativo existente nas Forças Canadenses, não um compromisso ampliado com gastos militares.
A compra não exige comprometimento adicional de dólares de defesa porque o dinheiro para isso foi reservado há vários anos na estrutura fiscal de Ottawa.
A seleção do F-35 foi divulgada pela Reuters na segunda-feira.
FONTE: The Globe and Mail