Acompanhe o navio que está trazendo os dois primeiros caças F-39E Gripen operacionais da FAB
Os dois primeiros caças F-39E Gripen operacionais que serão entregues pela Saab ao Brasil por via marítima embarcaram no porto de Norrköping em 10 de março.
A embarcação que está trazendo as aeronaves é o navio de carga geral Marsgracht de bandeira holandesa.
De acordo com informações do site de monitoramento marítimo Marine Traffic, seu destino é a cidade de Navegantes em Santa Catarina, com previsão estimada de chegada para o dia 2 de abril.
As aeronaves embarcadas seriam os exemplares com as matrículas FAB 4102 e FAB 4103.
Para acompanhar o Marsgracht, clique aqui.
Como é feita a segurança deste tipo de carga?
Negativaram uma pergunta?
Que fase hein.
Tbm tenho essa dúvida.
Mas acredito que tenha um tratamento bem diferenciado.
Alexandre de Moraes .
Se você respirar aqui enquanto escreve te negativam.
Eu chuto que devem ter militares brasileiros à bordo do navio fazendo a segurança.
Não pra segurança.
Podes explicar Coronel? Obrigado
E por falar em 737, caiu um hoje na China.
Aguardemos mais notícias.
Finalmente vamos ter caças operacionais. Com 2 já dá para treinar dogfight
Será que vai ter pedido para passar por cima do STF?
.
Torço que sejam bem usados para ajustarem os protocolos de uso em Anápolis e que já treinem o desdobramento em Manaus, no sul e em Natal.
Caro Neto, não compactuo com o conflito entre os poderes de nossa república e nem sou lambe bolas de nenhum dos lados políticos antagonistas no Brasil nesse momento.
Mas na minha opinião o STF esticou a corda demais ao determinar o bloqueio do Telegram no país, várias pessoas o usam para trabalho e serão lesadas.
Quem vai arcar com isso?
Complicado.
O próprio telegram reconheceu que irá fazer um escritório no Brasil e que não respondia os e-mail do Estado brasileiro.
Na minha opinião demorou para o STF agir sobre a ilegalidade explicita do telegram no Brasil (vão se fazer de cegos na Rússia).
Realmente, o problema do Brasil é uma suposta ilegalidade do Telegrama.
O narcotráfico presente em todas capitais, o uso de celulares em presídios, a corrupção na justiça criminal não é problema, etc.
Cada um que me aparece.
Temos um candidato que apoia o roubo de celulares. Você espera o que desse tipo de gente?
Voltando ao assunto, eles devem ser apresentados na comemoração dos 50 anos da base de Anápolis. Torço para aque o IOC seja alcançado o mais rápido possível e que os erros do passado, como do A1, não voltem a se repetir.
Um crime não justifica o outro.
Divulgar fake news é crime!
Só é crime o que está descrito em lei. Não há crime de fake news no Brasil.
a calúnia é crime definido como crime.
.
A mentira em si não é crime. Alimentar e validar um ator político que usa sistemáticamente a falácia como argumento político explica muito nossa nação. infelizmente.
Injúria e difamação são crimes. Falsidade ideológica também.
Não tenho as mesmas opiniões geopolíticas que você, discordo em muito da sua visão de mundo. Porém agora falou pouco mais falou muito.
Abs
Vc divulga Sputnik!!
Eu entendo os que pensam da mesma forma que você, mas eu ofereço uma opinião um pouco diferente. Eu lembro dos dias em que a Internet não se resumia à certos programas, como o próprio telegram (que uso e acho mil vezes superior à whatsapp e outros do gênero, como signal e tal), e que tínhamos uma série de opções. Podíamos acessar informações de todos os tipos, boas e más. Não é o bloqueio à um programa que vai fazer com que os bandidos usando o programa cessarem suas atividades. Quem quiser consegue acessar o telegram ou qualquer outro programa… Read more »
O Telegram foi desenvolvido na Rússia, mas seu dono transferiu a empresa para o Oriente Médio.
Creio que para o Catar.
Hoje está comportado Kings, parabéns.
Censura do bem…
A verdade corta como uma faca incandescente.
O tal do sleeping giants tem escritório no Brasil?
Porque não questionam e não o censuram?
Será porque eles só atacam a direita e por isso são protegidos?
Na verdade quem esticou a corda foi o Telegram, ao ignorar a poder judiciário do Brasil. Leia mais, se informe!
Telegram não tinha nem representantes no Brasil
Na verdade quem esticou a corda foi o Telegram, ao ignorar a poder judiciário do Brasil.
Quem esticou a corda foi a mídia em cima disso, na Alemanha eles já tiveram problemas semelhantes, mas como seria mais danoso perder na UE do que no Brasil, eles cederam antes mesmo de levar uma simples multa.
O STF reconheceu o mérito do PEDIDO de bloquei realizado pela PF pela reincidente omissão do Telegram em relação à outros pedidos da Justiça.
.
Concordo que é bastante complicado para quem usa o Telegram para trabalho, ENTRETANTO NENHUMA empresa privada deve-se manter OMISSA em relação ao trato com a justiça em um país onde se opera.
.
Paciência.
“Será que vai ter pedido para passar por cima do STF?”
Já teve pedido disso alguma vez?
Sim, infelizmente.
.
e tem gente que acha isso natural, o que é pior.
Quando isso? Que eu saiba, a única vez em que houve a passagem de caças sobre o STF, foram 2 Mirage 2000, acho que em um 7 de setembro. E quem teria feito o pedido? Estou perguntando sério, mesmo!
Flanker, eu ouvi em algum lugar que, recentemente teria sido revelado que não foi acidente, que teria sido um pedido, mas sinceramente até agora eu desconheço a origem dessa informação, então eu também estou curioso para saber. Caso positivo é algo bem grave.
Se foi mandado, foi no máximo até 2013, ano em que os Mirage 2000 foram desativados da FAB.
Deveriam passar em cima de sua cabeça,militonto.
Após a certificação militar a FAB deveria colocar os três vetores num dogfight (F-5EM X AMX X F-39).
Acho muitíssimo provável q ocorrerá.
Mas o AMX é um avião para ataque ao solo.
O Su 25 também.
Nem por isso tá tendo vida fácil nos céus da Ucrânia.
Os MIGs e os Flankers estão na cola deles, sem dó.
Pois é. Não vejo muito sentido em colocar AMX (ou SU-25) para treinar “dog figth” com caças de superioridade aérea. Para cumprirem sua missão de ataque eles precisarão de um céu não contestado ou da cobertura de caças.
Importante não seria tanto um “dog figth” mas a simulação de ações de infiltração (A1) x Interceptação (F-39).
Fala isso para os pilotos de AMX que venceram dog figth mano a mano contra F16 da guarda nacional americana em uma red flag. Ai verá a importância de treinar todas as possibilidades.
Mas eles treinam dog fight. Inclusive, na Red flag de 1998 até que não fizeram feio.
o amx deu pau bo f16 em um evento
Estava a dormir o piloto do f-16, só pode.
Em curvas curtas o AMX deve se virar, só não achei que seria melhor que o F-16.
O AMX derruba F16. Quem dira Gripen. Será uma carnificina
É do brasil, sil, sil!
Imagino que escolheram o porto de Itajaí pela proximidade do aeroporto. Procede esse raciocínio?
Imagino que sim. Porém me pergunto se não seria mais rápido e econômico usar um dos vários portos no Nordeste e decolar de lá, ao invés de navegar mil milhas náuticas pelo litoral brasileiro, só para economizar uma dezena de quilômetros entre porto e aeroporto.
Em Logística, várias hipóteses são levantadas, cálculos são feitos e o melhor custo benefício é escolhido. Se estão indo para lá, essa hipótese deve ter sido levantada e deixada de lado por ser menos vantajosa.
Um comentário sensato
Com certeza, mas alguém deveria ter informado aos gênios da logística que existem aeroportos no.nordeste…
Falou o gênio!
Com certeza eles sabem.
Acho engraçado o pessoal achar que algumas decisões são implicância com este ou aquele local ou coisa.
Na maioria das vezes é apenas uma simples analise de custos.
Fique tranquilo. Eles sabem.
Porto de Navegantes, hoje… é o mais moderno do País. E o aeroporto fica muito próximo
Não é por economia, mas por cuidado com os caças. Provavelmente, nos portos mais ao Norte, as pistas fiquem bem mais longe do porto e o trageto entre um e outro muito mais arriscado e com mais obstáculos.
O porto de Itajaí é praticamente ao lado do Aeroporto de Navegantes, sendo que o caça é rebocado somente uns KM até o aeroporto por rua e o navio já iria vir a Itajaí da mesma forma, desviá-lo ao nordeste, poderia dai sim gerar maiores custos pois pode ser considerando uma parada técnica.
Navegantes. Itajaí fica do outro lado do rio.
Negativo Mauro S, a aeronave é desembarcada do lado norte do rio Itajaí, sendo que esse é o porto de Navegantes ao lado do Aeroporto.
Acho que foi o que ele disse, Paulo.
Porto de Navegantes/SC (não de Itajaí) pois o aeroporto, com boa pista (1.700 m) e boa infraestrutura, fica a menos de 2km do porto.
Pelos últimos acontecimentos, já está evidente a importância de ser ter uma força aérea capaz e moderna, bem como numerosa.
Espero que o alto comando das FA estejam atentos ao conflito que está rolando no leste europeu, e vejam a necessidade de aquisição de mais lotes de Gripens, bem como de mais unidades de aeronaves de suporte.
De nada adianta somente as FA estarem atentos ao conflito na europa quererem que as FA estejam bem equipadas, treinadas e motivadas, se a classe política pouco caso fizerem … e tb, de nada adiantará as FA estarem atentas para o conflito na europa se a maior parte do orçamento militar continuar indo para fins diferentes do que o reaparelhamento / aparelhamento das FA.
Classe política? Eu como ex-eleitor do bolsonaro digo o oposto: total negligência (para não falar coisa pior) dos militares brasileiros.
Consigo sentir mais orgulho do carro elétrico da Gurgel que foi desenvolvido aqui e que estava à frente de seu tempo que de um caça importado e que para exportamos precisaremos da permissão de no mínimo três países. Que venham os deslikes mas essa é a verdade. Será que nunca teremos nada 100% nacional? Afinal ” inventamos” o avião.
Mesmo os países mais avançados na tecnologia militar não fazem toda essa questão de ter produtos 100% nacionais.
O próprio Gripen não é 100% sueco
Ola JT8D. Acho que nenhum dos aviões da Saab, da Embraer, da Airbus,ou da Boeing são 100% nacionais. Nem o Gurgel era 100% Gurgel.
O Wad Display é produzido no Brasil.
Sim, pela AEL sistemas que é subsidiária da Israelense ELBIT. A dúvida é se algum parafuso é apertado em Porto Alegre ou se apenas é trocado de caixa.
Montado
A Russia e os States tem. E a Russia o nosso pib mas menos analfabetos. Alias fiquei surpreso em ver no Brasil fila nos bancos para quem não sabe usar caixa eletrônico. Pode ser aí a resposta para termos de depender de terceiros para nossa defesa.
Prezado. Não é bem assim. As FAs dos EUA tem vários fornecedores de outros países para uma série de equipamentos e mesmo sistemas completos. A China importou e talvez ainda importe muita coisa da Rússia e mesmo esta, talvez use muita coisa de fora do país no campo militar pois, no campo civil, certamente importa partes importantes e veículos inteiros como os aviões comerciais que estão retidos lá nesse momento.
Incrível essa capacidade de “problematizar” tudo. Sua reflexão é válida, mas será que faz sentido aqui? Compramos os caças que tanto precisávamos e os estamos recebendo. Resolvemos um problema. Ainda temos milhares de outros problemas, mas isso não tira o mérito dos envolvidos no projeto FX-2 (FAB, Saab e Embraer)
Defesa não se terceriza.
Ainda bem que o F-35 não tem peças fabricadas em vários lugares do mundo né
O navio já não se encontra mais ali perto da entrada de Gibraltar, essa última posição é de ontem às 5:28 pelo Horário de Brasília. A partir de um determinado ponto eles entram numa zona de sombra, assim como acontece com o FR24 nesta região do Atlântico. Isso também aconteceu com o MV Elke em setembro de 2020. Ele só deve aparecer agora mais perto da costa brasileira. Ficaremos vários dias sem saber direito onde exatamente está.
Exato, mas ele “reapareceu” há pouco conforme escrevi abaixo.
Quando o Elke trouxe o 4600, lembro que ele ficou na “sombra” do atlântico por uns 8 dias, entre Cabo Verde e a costa do nordeste já na altura de João Pessoa.
Não seria 4100?
Sim, equivoco meu.
Obrigado.
Neste momento está próximo à costa de Boujdour, Saara Ocidental, navegando a 15 nós.
OBS: ao contrário do aplicativo indicado no texto, utilizo o VesselFinder.
Uma carga tão sensível, não deveria ser transportada em completo sigilo?
Como embarcar um, dois aviões num porto sem ninguém ver?
Impossível.
Nuca ví outros embarques e transportes deste tipo de carga serem divulgados assim. Deve ser o único realizado…rsrsr
Caro Lamartine
Pergunte para teus vizinhos, amigos, parentes, colegas de trabalho e mais quem você quiser o que eles acham do transporte dos Gripen para o Brasil. Eles vão te olhar com cara de espanto e perguntar: Que transporte? Que Gripen? O que é isto?
Só o pessoal que se interessa por assuntos de defesa está ligado. E só está sendo divulgado nestes espaços dedicados à defesa.
Mas não se preocupe. Todos os militares de todos os países estão sabendo. Não existe segredo em nações democráticas sobre movimentação de material bélico deste porte.
Abraço
Boa colocação Adaime.
Além do mais há militares brasileiros embarcados no navio fazendo a escolta.
Vide resposta sobre isso aqui nos comentários do Cel. Nery.
Estão fazendo o que no navio então?
Ele poderia responder né?
Lamartine, será que 2 caças ira alterar o equilíbrio de forças na América do Sul? Não vejo motivo para sigilo. Se fossem armas nucleares aí você teria razão.
O 4100 se tornará operacional algum dia? Como funciona?
Sim, será o último a ser entregue a ser entregue à FAB.
Na verdade acho que vai sempre ser usado como “Test bed” provavelmente deve ir pro IPEV testar atualizações e armamentos. E até mesmo formar novos pilotos de ensaio.
Então ele entra na conta dos 36?
OlA Março. O 4100 está na conta dos 36 sim.
2050 os esquadrões estarão prontos…
Se considerar a agenda ambiental da ONU pra 2030, de nada adiantarão em relação a internacionalização da amazonia!
Tem que internacionalizar mesmo, já deu já.
Só iludido ainda acredita que um dia algum governo vai investir em defesa, melhor salvarmos vidas enquanto podemos e deixarmos internacionalizar e colocar a área em mãos de gente competente.
Melhor então entregar o Brasil todo, internacionalizem o país inteiro….
Nelson Rodrigues nunca esteve tão certo… ” Complexo de …. ”
Mas, se vamos entregar o país, que seja para a suécia, dinamarca, itália….
Se tem uma coisa que invejo de alguns países, tipo eua, china, rússia, é o amor à sua pátria…
Nelson Rodrigues e Enéas estavam certos….
Ai é sua opinião. Estou falando da Amazonia, é bem claro que as autoridades Brasileiras não tem competencia alguma pra lidar com uma área tão vasta e rica. Nunca se desmatou tanto quanto nos ultimos 10 anos, a quantidade de trafico de animais e outros espécimens para fins cientificos é astronomico. Minha vida toda eu ouvi “a Amazonia é nossa” e fica só por isso, povo aqui agora estufar o peito e dizer que “nosso exército são os melhores na selva” quando nunca tivemos uma guerra de grandes proporções na selva. É risível, países como Colombia, Filipinas e Indonésia, esses… Read more »
Caro Matheus. Há anos o Brasil tem um orçamento morar bilionario entre os 15 maiores do mundo. Por que achar que o país nunca investiu em defesa?
Do que adiantar ter orçamento bilionário se não investe? Nosso orçamento(em Dólares) é maior que Israel, isso quer dizer que podemos ir de cara a cara com os Israelenses? Nosso orçamento é similar ao Egito tambem, olha a quantidade de equipamento de ponta que eles tem e nós aqui temos o que? F-5 que já estão no fim da vida? Leopards que em muitos países já são peças de museu? Fragatas que já estão no fim da vida? Brasil sequer tem um sistema anti-aéreo de médio ou longo alcance, aqueles exercicios que fazem os of BOFORS 40mm são uma P… Read more »
Caro Matheus. Eu concordo com a maioria dos pontos levantados por você. O problema das forças armadas brasileiras é estrutural. São perdulárias, ineficientes e anacrônicas. Aumentar os gastos militares para de 1,3% do PIB para 2% não terá efeito nenhum. Lembre que o próprio EB queria comprar aviões obsoletos para fazer um serviço que a FAB tem capacidade mas não tinha recursos de custeio, ou que poderiam ser feitos por um empresa privada contratada para isso. Um dos problemas é o tamanho do efetivo mas existem problemas muito mais complicados e que nunca são discutidos, nem aqui nem em outro… Read more »
Bom dia, temos um sério problema na utilização do orçamento para as forças armadas, assim como no judiciário e legislativo…Infelizmente a noção de alguns para pátria. é este e jamais nos tornaremos uma potência, mesmo possuindo os maiores recursos do mundo, que por coincidência está naquela região… Para alguns e até muitos, eu diria que falta o nível de respeito e amor à pátria que a população das potências nutrem….Alguns acham normal a internacionalização ( complexo….Nélson) e a ingenuidade é surpreendente que estas potências, apenas desejam proteger o ” pulmão do mundo” Quando sem nenhum pudor, incineraram os seus..Se para… Read more »
A Síria foi “Internacionalizada” na prática e veja no que deu…
Onde que a Síria foi internacionalizada?
Síria foi é invadida mesmo, por dois países.
Sim. E pode apostar que é está a”internacionalização” que estão pensando para o território Brasileiro.
Isso deveria ser tratado como segredo militar. Informar a localização do navio pode permitir atos terroristas e de sabotagem contra o Brasil.
Como será a configuração dos esquadrões que receberem Gripen? Qual esquadrão irá receber esses dois?
Ola Henrique. Pelo que sei, inicialmente todos os 36 F39 ficarão em Anápolis e os F5m do GDA serão redistribuídos para Canoas e Santa Cruz. Os F5M tem uma escala de baixas relacionada ás horas de voo, sem qualquer vínculo com a chegada dos F39. Canoas e Santa Cruz sé receberão F39 a partir do segundo lote.
O que sempre foi divulgado pela FAB é que o 1° GDA receberá os primeiros F-39 e que também o 1°/16° GAV será reativado em Anápolis, para também receber o F-39.
Maravilha, já teremos 3 antes do meio do ano, muito bom!!!!
Uma dúvida, quando usaremos o tot milionário gasto na aquisição dos mesmos?
Olá Saldanha. De modo simplificado, já estão sendo feitas partes estruturais dos F39 em São Bernardo assim como a tela do painel. Uma pergunta seria se a Embraer já estaria disposta a usar a mesma tecnologia de avionico do F39 em sua linha comercial. Efetivamente, teria.os também ué esperar a fábrica só do primeiro F39E no Brasil e principalmente do primeiro F39F. Era isso que você perguntou?
Bom dia Caro Camargoer….
Muito OBRIGADO pelo carinho, em parte sim, quando que a embraer iria usar o conhecimento adquirido em suas linhas e principalmente, quando o Brasil e a Embraer irão, se que é que vão, desenvolver nosso caça, afinal, foi para isto que torraremos alguns bilhões pela tranferência de tecnologia…
E Já que a Embraer vai utilizar o tot em seus produtos pago pelo Brasil, fico a imaginar a alegria dos acionistas, estes com o filé mignon e o Brasil com o osso….
Abraços
E os acionistas da Saab?
O que acharam de o governo sueco apoiar a venda dos gripen?
Não. Não foi para desenvolver caças apenas. Foi para fabricar e adquirir conhecimento que será usado em todos os desenvolvimentos subsequentes. Da mesma forma aliás que foi usado o conhecimento adquirido pela Embraer nos projetos anteriores. Desta TOT se beneficiar toda a sociedade brasileira. Acho curioso como, num tempo em que tanto se fala de ciência, alguém reclamar do governo estar usando dinheiro para desenvolvimento de conhecimento técnico e científico.
Clima de guerra, que beira a terceira guerra mundial, o Brasil pacífico em sua excelência, deve sim, estar preparado para defesa do seu território, principalmente, protegendo nossos poços de petróleo em alto mar, conjuntamente com a marinha e exército, visto que as nossas reservas naturais principalmente da Amazônia são pontos estratégicos que já despertam a cobiça de parte do mundo expancionistas da riqueza alheia e estão vulneráveis de um possível ataque, visto o grande interesse, essa nova frota de aviões vem integrar a nossa defesa nacional ao intuito proteger nossas riquezas e de colocar em alerta de cautela possíveis agressores… Read more »
Como está o cronograma de entregas agora? Serão 4 em 2022?
Quatro além dessas 2 que estão vindo né?
Acho que no mínimo isso.
Perguntar não ofende!! O avião está funcionando!, logo, ele poderia chegar ao brasil, VOANDO.. NÃO SERIA LÓGICO!! OU ELE NÃO VOA???
Não, ele não voa, vieram só pra servir de estrutura estática mesmo.
Sim, poderiam vir voando. Mas, optaram por transporte marítimo por ser seguro e talvez também para não desgastar as aeronaves em um traslado longo e demorado.
Alguém sabe informar qual o cronograma da entrega dos demais caças??
Para alguns que tem indagado o porque do destino ao Porto de Itajaí, está aí, não dá 4km do aeroporto de Navegantes.
https://www.google.com.br/maps/dir/Aeroporto+Internacional+de+Navegantes+-+Rua+Osmar+Gaya+-+Meia+Praia,+Navegantes+-+SC/Av.+Portu%C3%A1ria+Vicente+Honorato+Coelho,+55+-+S%C3%A3o+Domingos,+Navegantes+-+SC,+88375-000/@-26.895262,-48.6578018,3528m/data=!3m1!1e3!4m13!4m12!1m5!1m1!1s0x94d8cc31b0a10491:0xd9e5b1b9c03286f1!2m2!1d-48.6499876!2d-26.8791765!1m5!1m1!1s0x94d8cc41ab31c109:0x56b415655408072d!2m2!1d-48.6615261!2d-26.8934601
Têm portos mais próximos de pistas de pousos e decolagens bem mais próximo disso.
Creio que tenha outras pelo desembarque em Navegantes.
Não é só a proximidade que conta. O Porto deve ter guindastes seguros (o porto de navegantes é bastante moderno) para o desembarque, o trajeto por terra deve ser plano e com boa pavimentação e, principalmente, o aeroporto deve ter boa infraestrutura com boa pista, angares fechados e recursos para os aviões serem revisados e abastecidos antes do primeiro voo depois da viagem por mar.
Nenhuma notícia da versão F?
Um KC-130M FAB2462 em voo para Europa!
Indo para Suécia treinar reabastecimento pilotos dos Gripen?
https://www.flightradar24.com/BRS41/2b3f27cd
Consultei agora há pouco e o navio está com localização atrasada de 4 dias.
Pela velocidade de navegação e cálculos Tabajara, creio que esteja agora (28/3-16h) na altura de João Pessoa.
Só por curiosidade, pq os aviões não vieram voando?