Rússia usa mísseis hipersônicos Kinzhal na Ucrânia pela primeira vez
A Rússia usou seus mais novos mísseis hipersônicos Kinzhal na sexta-feira para destruir um local subterrâneo de armazenamento de mísseis e munições no oeste da Ucrânia, perto da fronteira com a Romênia, membro da Otan, no que analistas disseram ser o primeiro uso de tais armas no mundo.
O Ministério da Defesa fez o anúncio no sábado, com a escalada chegando no 24º dia do conflito, já que os ucranianos estão resistindo ferozmente e o avanço das tropas russas estagnou, segundo autoridades ocidentais.
A Rússia nunca antes admitiu usar a arma de alta precisão em combate, e a agência de notícias estatal RIA Novosti disse que foi o primeiro uso das armas hipersônicas Kinzhal (Adaga) durante o conflito na Ucrânia pró-ocidental.
“O sistema de mísseis de aviação Kinzhal com mísseis aerobalísticos hipersônicos destruiu um grande armazém subterrâneo contendo mísseis e munição de aviação na vila de Deliatyn, na região de Ivano-Frankivsk”, disse o Ministério da Defesa russo no sábado.
Um porta-voz do Ministério da Defesa se negou a comentar quando contatado pela AFP.
O presidente russo, Vladimir Putin, chamou o míssil lançado do ar Kinzhal de “uma arma ideal” que voa a 10 vezes a velocidade do som e pode superar os sistemas de defesa aérea.
O míssil Kinzhal foi uma de uma série de novas armas que Putin revelou em seu discurso sobre o estado da nação em 2018.
Deliatyn, uma vila no sopé das pitorescas montanhas dos Cárpatos, está localizada fora da cidade de Ivano-Frankivsk.
A região de Ivano-Frankivsk compartilha uma fronteira de 50 quilômetros (30 milhas) com a Romênia.
Mísseis hipersônicos podem ser usados para lançar ogivas convencionais, com mais rapidez e precisão do que outros mísseis.
Mas sua capacidade de entregar armas nucleares pode elevar a ameaça de um país, aumentando o perigo de um conflito nuclear.
“Este é o primeiro caso de uso de armas hipersônicas em combate no mundo”, disse à AFP o analista militar Vasily Kashin.
A Rússia lidera a corrida hipersônica, seguida por China e Estados Unidos, e vários outros países estão trabalhando na tecnologia.
Kashin, chefe do Centro de Estudos Europeus e Internacionais Abrangentes da Escola Superior de Economia de Moscou, disse que, em comparação com mísseis de cruzeiro, as armas hipersônicas eram mais eficientes na destruição de locais de armazenamento subterrâneo.
“Um míssil hipersônico pode ter maior penetração e poder destrutivo devido à sua velocidade muito alta”, disse ele.
Como o míssil de cruzeiro muito mais lento, muitas vezes subsônico, um míssil hipersônico é manobrável, dificultando o rastreamento e a defesa.
‘Efeito propaganda’
Mas alguns especialistas disseram que a Rússia pode estar exagerando as habilidades de seu arsenal hipersônico.
O analista militar Pavel Felgenhauer sugeriu que o uso do Kinzhal mudaria pouco no terreno na Ucrânia.
“Fundamentalmente, isso não muda nada no campo de batalha, mas dá um certo efeito psicológico e de propaganda para assustar a todos”, disse à AFP.
Ele disse que as forças russas poderiam ter usado os mísseis avançados também porque podem estar ficando sem outras armas.
“Os custos são muito altos”, disse ele. “Ninguém esperava uma guerra tão longa.”
Joseph Henrotin, pesquisador de estratégia de defesa e editor-chefe da DSI, uma revista militar francesa, fez uma nota semelhante.
Levando ao Twitter, ele sugeriu que a Rússia pode estar ficando sem sistemas de mísseis balísticos de curto alcance Iskander ou queria aumentar as apostas empregando um míssil hipersônico com capacidade nuclear na Ucrânia.
FONTE: AFP, via Moscow Times
Órgão de Putin hehehehehe
Começo a acreditar que Putin está fazendo isso de propósito.
Além de fazer uma guerra em que busca minimizar as baixas civis e de suas Forças, vai exasperando o Ocidente com situações militares, políticas e econômicas.
E quem viu sua atuação no comício de ontem, percebeu que ele está muitíssimo bem.
O cara é fera!
O homem estava falando e os caras estavam de brincadeira pagando para ver. Agora estão vendo.
Custou caro esse ataque. Em rublo foram bilhões
https://twitter.com/i/status/1505161731873587208
Imagem tão bonita quanto mortal, apesar de ainda não confirmada.
Capturei uma imagem, olha isso:
Algo realmente interessante. Parece uma temperatura altíssima.
A relação altitude velocidade foi insana, a velocidade angular é espantosa, se isso for real não tem S-400 nem patriot que segure.
Eu fiz uns calculozinhos sobre isso mas tá preso. Depois você dá uma olhada caso seja liberado.
Manda esses cálculos para o Pentágono, porque eles não sabem como interceptá-lo.
kkkkkk boa!
Essa imagem é fake.
Eu mesmo capturei do próprio vídeo divulgado.
Fake.
Parece um meteoro!
Mcruel,
Na boa… é fake!
Mas pode ser o Surfista Prateado!
Boa, Bosco! As vezes vc tem umas boas piadas! As vezes!rs
Pode ser também outro míssil. Há algumas incosistências do vídeo com o que poderia ser um Kinzhal. A altitude está muito baixa. Ele voa a mais de 30 km de altura e não seria visto. Sua “pluma” só seria visível enquanto o motor está ligando e isso só acontecem no primeiro terço da trajetória. Também não é plasma porque muito provavelmente ele é invisível. Também não é brilho produzido pelo arrasto com o ar na célula. O estrondo sónico não é compatível com um míssil hipersônico e muito menos com um voando a 30 km de altura. O tempo que… Read more »
Quando eu disse relação altitude velocidade não foi atoa.
Isso ai pode ser apenas o estágio final de aproximação, vai saber, podia estar mach5 e 500m de altura, não dá pra saber na imagem…
Não dá para saber em que velocidade o míssil estava, mas certamente estava abaixo de mach 5 e acima de mach 2 e a uma altitude >1 km e parecia ser um ângulo de descida. E se visualizar o vídeo completo, tem um rastro de uma curva que o míssil fez.
500 metros o horizonte visual fica a 90 km (+ ou -) e a Mach 5 (1500 m/s) levaria 60 segundos para o míssil desaparecer no horizonte.
Esse OVNI do vídeo eu chutaria que está a 200 metros e a Mach 30.
Mas é surreal que os EUA ainda não detenham esse tipo de míssil…
Nao faz nem sentido…
Se estao “dominando” a Ucrania com direito a domínio do espaço aereo… Como eles alegam…
Essas armas caras seriam desnecessárias !
Mas.. Mostrar força tbem faz parte do pacote…. Supostamente botaram ate os SU-57 de testes, pra dar voltinhas por la tbem !
Evidentemente que estão testando para quando forem usá-las contra os americanos.
E nem digo a OTAN porque dentro em breve, a Europa vai pular fora.
Rússia deve ser ouvida para construir nova arquitetura de segurança, diz Turquia
Os argumentos de Moscou devem ser ouvidos como parte de uma nova arquitetura de segurança estabelecida entre a Rússia e o bloco ocidental, disse Ibrahim Kalin, conselheiro-chefe e porta-voz do presidente Recep Tayyip Erdogan da Turquia, em entrevista ao The New York Times publicada no sábado.
Esse é exatamente o script que Putin e Jiping desenharam e está acontecendo.
Só espero que não ocorra a segunda parte, o lance de sugar a alma…
kkkkkk
SDS
Ahahahahah!
Este tipo de arma é apropriada para ambientes com pesadas defesas anti-aéreas, coisa que a Ucrânia não tem no momento, basicamente botaram para teste real . Vendo todas as trapalhadas que os russos estão fazendo desde a invasão e fica nítido que em um confronto contra OTAN e EUA não teriam supremacia aérea, isto aí é a única esperança dos russos e olhe lá…. Quem é a Turquia ?? Aquela que vc disse que iria se aliar a Russia, comprando Su-35/57 e percebeu a roubada que estavam se metendo resolveram desenvolver seu próprio vetor 5G e que fornece drones que… Read more »
Disse tudo! É exatamente o que poderá acontecer. Quanto aos baba @@@, estarão no paraíso. Estarão sendo sugados até a alma (mais do que já são) oficialmente. Isso que você falou, com certeza colocou essa turma em êxtase total, redobrada porque em êxtase apaixonada pelo patrão/dono eles já vivem.
O cara é fera? Só por isso já desconsidero qualquer opinião sua. Outra coisa quem garante que é o Kinzhal, os russos? Não passa pela sua cabeça que tudo pô ode ser só propaganda e que no fim só usaram uma bomba qualquer?
O homem foi pra Lua?
Se é propaganda eu não sei.
Só que Zelensky sentiu o golpe.
Além de ter sido usada uma arma que não tem defesa, deve ter ido para o espaço uma quantidade enorme de armas ocidentais.
‘Rússia usa mísseis hipersônicos na Ucrânia, enquanto Zelensky exige diálogo.’
Como assim?
Quem está perdendo exige diálogo?
Quem mandou meter o País nessa enrascada?
ii rapaz o bicho ta operacional mesmo
Passada a euforia inicial …
“Além de ter sido usada uma arma que não tem defesa”
Mas eles não estavam conseguindo defender nem dos lerdos Kalibr. Qual a justificativa de usar um míssil de 5 t com ogiva metade do peso para fazer o serviço que um Kalibr ou um Kh-101 faz contra um “armazém” e que não é um alvo de tempo crítico? Os armazéns estariam lá quando um Kh-101 lerdo chegasse.
Será que o estoque de mísseis lerdos deles está esgotando?
Qual o sentido desse questionamento?
Qual? Desse??: “O homem foi pra Lua?”
Em outro ataque em Liviv com os kalibr os ucranianos disseram que alguns foram interceptados.
No ataque do Trump contra a Síria mais de 90% dos Tomahawks foram interceptados. E eram próximos de 100, salvo engano de minha parte.
Então; Quando os Russos fala que tem mísseis hipersônicos, falam que é propaganda dos Russos! Quando os Russos usa mísseis hipersônicos Kinzhal estoque de mísseis lerdos deles está esgotando. Vai intender dos anti russos.
Entender o seu intender tá difícil também. É de dentro de um tender?
Os caras defendem até os Nazi, pra ficar contra os russos, daí você pode perceber que estão dispostos à tudo pra ficar do lado do tio Sam. Pena que o tio Sam só chama eles pejorativamente de Latinos e quem sabe se tiverem um dinheiro legal ganhem até um visto.. mas de turista óbvio kkkk
O curioso é que o país que você inveja é para onde todo mundo quer ir, mesmo que seja de forma ilegal, porque todos sabem que quem tem coragem de trabalhar é recompensado.
Agora pergunta como vive um pintor de paredes no Tio Sam e outro no Tio Putin, isso só para comparar por baixo. Compara o carro da empregada doméstica nos dois países só pra gente ver uma coisa rápida.
E você está esperando o que então para ser empregada doméstica lá? Kkkk Ah sim esqueci, não é recíproco o amor que você sente por eles. Eles não querem que você vá morar lá, mesmo defendendo eles em tudo. No máximo vão lhe dar visto de turista, se provar que tem dinheiro e não quer morar lá. E vai ser chamado de latino, aliás você e todos que defendem eles aqui na trilogia.
Esse não.
Mas esse: Beatles eram “semi-analfabetos em música?
pq se acredita na palavra de um, pq n acredita na do outro?
Pois é!
O cara está perdidinho.
sem zoação vi um video do suposto míssil feito por alguém , parece ate um meteoro envolto em sela oque
Eu não posso dizer se o brilho é por causa do plasma se formando em torno dele ou apenas a luz do sol refletindo. Embora a imagem publicada foi realmente fantástica.
Correto tinha me esquecido do plasma , achei que seria amarelo a cor
Reis,
Pode ser os escudos defletores da Enterprise , mas não é o Kinzhal.
Boa tarde Bosco
“Qual a justificativa de usar um míssil de 5 t…”
Talvez a mesma que os eua usaram em nagazaki e hiroshima….
Forçar o fim do conflito
Abraços
Saldanha,
Mas pelo estrago feito duvido que faça diferença para a rendição.
Bosco, acho que o problema não é causar destruição e sim, que as defesas da ucrânia não poderão fazer nada, estão atadas…Abraços
Se fosse isso eu diria: Pô! Os russos estão ‘luxando’. Esgotados os Kalibr estão usando mísseis hipersônicos manobráveis.
Nem se eles usarem mísseis de Fóton vai mudar a pobre logística russa. Falando nisso até na Bielorrúsia já estão explodindo trilhos para os trens russos não passarem.
Será que lançaram o que sobrou? Acabaram os outros
Acho que e porquê os S-300 podem interceptar alguns Kalibr o que torna mais caro lançar eles do quê um único kinzal e mostra para o Ocidente que o bixo funciona mesmo. O alvo e perto da OTAN, e por isso devia estar cheio de armas.
Cristiano,
Funcionar funciona. Tem só que se provar contra um alvo defendido e não contra um armazém desprotegido do Seu Ruslan.
A impressão que se tem é que juntaram o útil com o agradável. Fazem um teste em uma situação real e também mostram para a OTAN o que ele pode, já que o espaço aéreo da Ucrânia nunca foi tão bem cuidado. No mais pobre da Ucrânia que é laboratório para tudo, desde câmeras acopladas a capacetes e fuzis a os que estudam patógenos de forma bem discreta. Espero que isso acabe logo, e vida que segue.
Deu um recado também; a invulnerabilidade dos porta aviões acabou.
E sem supremacia aérea precisam voltar para a prancheta.
Agora você quer que acabe né?
As defesas AA ucranianas ainda estão de pé, dependendo da versão do Kalibr, ele pode ser totalmente subsônico (com um alcance maior) ou supersônico em fase terminal de aproximação, os russos provavelmente tem um misto desses. Fora que MANPADs como o Igla-S tem capacidade de atingir mísseis, chega a ser surreal o quanto forças irregulares ganharam de poder de fogo com a miniaturização, embora essa capacidade talvez sirva mais pra demonstração do que um emprego real (duvido muito que conseguiriam avistar, travar num míssil e abrir fogo a tempo num cenário real). https://www.youtube.com/watch?v=vYe7gaGWxvQ A outra hipótese mais simples é a… Read more »
Essa sua pergunta é mesmo séria, ou seu catálogo não tem resposta para isso?
Claro que é para testar as novas armas, assim como os alemães Lançaram as V2 mesmo sabendo que as V1 já causavam muitos estragos nos britânicos.
Seu manual de abacaxi não te informou direito.
As V1 eram facilmente interceptadas. Mais da metade lançada contra Londres foram interceptadas. Já a V2 não era interceptada.
A melhor relação custo/benefício de se usar a V2 foi determinante para que ela fosse utilizada.
imagina bosquete um desses com carga NUCLEAR
Aii! Para Nereu! Nuclear não!!!
Bosco, eu acho que o Putin está acessando a trilogia, esses dias você disse que queria um Kinzhal, só um, aparentemente ele realizou o seu pedido…😂
Confirma isso aí! Se tiver eu tenho um recado pra dar para aquele baixinho metido a besta.
Faz isso, não.
Zelensky tentou dar um recado e acabou com o País dele.
Bosco, uma vez você falou para um outro usuário, que os EUA reconheciam o Guaidó como presidente da Venezuela, e que bastava o Guaidó pedir, que os EUA tiravam o Maduro do poder, esse usuário gostando ou não…
Então, acho que se você reclamar para o Putin não vai adiantar nada, até porque ele vai continuar atacando, você gostando ou não.
Eu nunca disse isso. Não faço esse tipo de comentário nonsense. Ou eu brinco ou falo sério. Não tem meio termo.
Bosco, você disse sim, se não era você, era alguém usando seu Nick…
Essa sua fascinação por mim tá muito estranha. Rsss
Ok! Você venceu. Põe o link para eu ver em que contexto eu disse isso.
Bosco, te afasta…rsrsrs Saí pra lá com esse papo de fascinação…rsrsrs
De resto, eu não ganhei nada, não estamos em uma competição, é que eu lembrei desse seu comentário, o contexto era sobre a suposta guerra na Venezuela, depois eu posto o link.
Bosco, está aqui o link, inclusive, tem comentário meu também. 😅
http://www.forte.jor.br/2019/05/23/venezuela-treina-defesa-antiaerea-para-repelir-ataque-macico/
Você profetizou isso uns dias ai pra trás antes deles terem explodido o acampamento dos mercenários rsrsrs
Continua, uma hora você acerta, talvez não tenham mais prédios ucranianos em pé neste momento, mas você vai poder dizer um grande: “Eu aviseis que iria acabar!”
O detalhe é que há um drone ou avião realizando a filmagem, pela altitude poderia ser até com bomba normal .
Pois é! É o que eu tento dizer. Se tem um drone ou avião tripulado (e eu desconheço que os russos estejam utilizando aeronaves stealth para ISTAR) voando na área a grande altitude seria razoável supor que o espaço não está sendo contestado e portanto poder-se-ia empregar um meio menos… custoso, para explodir um… armazém.
Paulo,
Largo do meu pé, chulé.
Quem gosta dessas libertinagens é Toinho Malvadeza que é espada (duplo gume)
Putin. Viu a oportunidade e decidiu aproveitar. Propaganda e a alma do negócio.
Quem sabe, vende alguns para a China.
Aí, os chineses podem usar em conjunto com os DF-21.
Um vem balísitco e o outro ‘plano’.
Lembra da propaganda: A primeira faz ‘tcham’ a segunda faz ‘tchum’ e ‘tchibum’!
Lá vai um porta-aviões americano para o fundo do mar.
E logo terá…. Todo o foco dos americanos agora é desenvolver armas a laser…. Ate para os caças !
Estamos falando de velocidade da luz e custos baixos (O que eles querem).
E já estão bem avançados… A maior dificuldade agora vem sendo reduzir o tamanho dessas armas para os caças !
Vai dormir, criança.
Isso aqui não é ‘Star Wars’.
A justificativa é “dizer” aí Londres aqui tem café no bule, vai meter a cara? Agora imagina isso com uma ogiva nuclear!!!!! Foi apenas um recado ao vizinhos corajosos….kkkk
Vai nessa vai!
Spiner inglês na Ucrânia que combateu no Afeganistão disse que os Talebãs eram combatentes mais preparados que os garotos russos.
Por falar em sniper super, mega, hiper fodástico, lembrei do canadense! Aquele….mooorreeu!
… de rir.
Antonio… Segundo vc.. Os russos tao massacrando a Ucrania !
Ja sei… Nao pegaram nem o alvo principal (Kiev)… So porquê estão com pena do presidente e querem que ele acredite que pode vencer ! Kkk
De acordo com Tonho eles estão com medo do comediante morrer e virar mártir por isso o cuidado em tomar Kiev.
Ele deverá ser capturado com rede. Provavelmente vão fazer uma arapuca usando um piano como isca.
Um desses ai obliterou um depósito subterrâneo de armas da Otan. Milhões de dólares em armas e munições e mais um monte de soldados ucranianos foram destruídos. Outro destruiu uma base de uma grande unidade paraquedista ucraniana, matando muitos soldados também. Tem fotos e videos. Não coloquei fotos porquê são “pesadas”. Muitos restos de cadáveres. Talvez o fórum nem publicasse. E estariam certos!
Apenas para esclarecer, os EUA confirmaram ser um míssil hipersônico.
Lembrando que pode ser um “simples” Iskander M. O Kinzhal apesar de chegar a grande velocidade hipersônica (Mach 8 a 10) devido a ser baseado no Iskander M (Mach 5 a 6) e ser lançado de grande altitude e por uma aeronave em velocidade supersônica ele não é um legítimo representante da inovadora tecnologia furtiva que tem dois representantes, os “boost glide missile” e o míssil de cruzeiro hipersônico. O Kinzhal é apenas um míssil semibalístico (ou se preferir, aerobalístico) lotado de propelente de queima rápida que o faz atingir uma alta velocidade e depois o míssil segue planando e… Read more »
Traduzindo:
Os EUA estão ferrados.
Toinho, Se usamericanoestadunidentses quiserem competir (não querem porque não gostam do conceito) eles adaptam o ATACMS que pesa 1/3 do Iskander M e o lançam de seus F-15. Vamos fazer um cálculo. Se o Iskander M chega a Mach 6 e a 500 km lançado da superfície e lançado a Mach 2 a grande altitude chega a Mach 10 e a 2000 km um ATACMS que lançado do solo chega a Mach 4 e atinge 300 quando lançado de uma aeronave a grande altitude a Mach 2 chegaria a Mach 7 e teria 1200 km de alcance Tá bom ,… Read more »
Mas o interesse do nosso amigo ai, é so fazer propaganda tbem !
Ele odeia quem tem BMW ! Kkk
O “guerreiro” de paintball da república de Curitiba também pensava assim e olha só no que deu. Tá intocadinho lá pela Polônia…..caladinho, até hoje c@g@n@@ de mêdo do que viu na Ucrânia.
O cara é fera mesmo. Teve de reunir um monte de funcionários públicos para ovacionar o grande líder. Kim Un já faz isso tem tempo.
Já o líder palhaço dos nazistas está indo visitar os feridos nos hospitais.
Putin já foi visitar as mães dos adolescentes que foram queimados vivos dentro dis blindados?
Imaginamos se as forças Russas adotarem o paradigma americano de efeito colateral mínimo como foi naqueles lugares que os alguns de memoria seletiva esquecem ou é hipocrisia de conveniência ou usa chapéu de alumínio.
Se uma força está demorando a investir em uma cidade, não está cuidando de baixas civis…. Está deixando os civis em mal estado e deixando o inimigo fortalecer suas posições e preparar seus itinerários.
Essa narrativa de poupar civis chega a ser cômica.
Os números de civis mortos no Iraque e Afeganistão deu-se muitíssimo mais por causa das ações da resistência fanática e despreparada, q matava civis com carros e homens bomba.
Investir rapidamente, conquistando os objetivos q tornam a cidade rendida com velocidade é a melhor forma de poupar civis e sua tropa.
A desproporção de forças é tão grande e o poder russo é tão avassalador que quanto mais força a Ucrânia concentrar em um ponto, mais baixas terão.
Os russos não estão usando as suas armas com força total.
Imagine um bombardeio de saturação com dezenas (ou centenas) de MLRS concentrado em um bairro de Kiev.
Seria pior do que o que aconteceu com Berlim.
Reze para os ucranianos se renderem antes.
Será que é por isso que o Putinho pediu ajuda para a China? Os mísses baratos estão acabando e agora precisa usar o que tem? Ou é isso ou é propaganda. Saberemos logo.
Se ele estivesse muitíssimo bem não precisaria ter feito aquele comício
Minimizar baixas civis…. Kkkk
Com um monte de videos mostrando ataques a prédios residenciais, escolas… Nem hospitais escaparam !
Mas se percebe que a estratégia de tentar amedrontar a população não funcionou e agora ele prefere que evacuem pra ter as ruas livres !
E foi reportado novo ataque com Kinzhal.
Desta vez, um míssil foi lançado da Criméia e destruiu um grande depósito de combustíveis em Nikolaev.
Alô Bosquim!
Cadê você?
Eu vim aqui só pra te ver!
kkkkkk
Ele já disse que esse missel não existe não é possível a prova é que a terra é plana e não tem curvatura.
kkkkkk
E se os russos fizerem um teste com o Poseidon em Odessa, aí ele tem um AVC e infarta ao mesmo tempo.
Não podem fazer pois o Poseidon é nuclear e provoca um tsunami radioativo. É uma arma para o juízo final.
É só colocar um explosivo convencional.
Se bem que a propulsão dele é atômica.
Os russos não têm logística suficiente para abrir outra frente em Odessa. O máximo que podem fazer é atacar e destruir a cidade enquanto falta munição para outros teatros de operação.
Ele não disse isso, apenas disse que contra alvos fixos e bem protegidos por SAMs, ele é uma ótima alternativa. O que ele tem receios é o seu uso efetivo contra alvos móveis.
Cerberosph,
Você é produto de inseminação artificial , né? Confessa!!
Que feio um Senhor de idade agindo igual um pré adolescente na internet
Eita Toinho!!!!
Vi agora! Parabéns!!!
Eu sabia! Eu votei no Zircon mas queria ter votado no Kinzhal. Você votou naquele lerdão do Kalibr que não faz nem cócega. Ganhei de novo.. rsssss
Pela primeira vez usaram um hipersônico em guerra.
E olha que eu devo confessar que achava que o Kinzhal só tinha versão nuclear. rsss
Para vc ver como vc sempre está ‘equivocado’.
Procure nos seus manuais algo sobre o assunto.
Em tempo.
Por enquanto, continuo com o Kalibr.
Ele está devastando as instalações ucranianas.
O resultado do ataque ao quartel em Nikolaev foi didático.
Pelo menos para quem quer aprender.
Espero que os ucranianos queiram e se rendam logo.
Provavelmente agora os ucranianos vão se render. rsssss
Com certeza eles não querem que o povo irmão russo continue a passar vergonha. rssss
Por falar em vergonha, estrago mixuruca desse míssil cê não achou não?
E usaram um míssil hipersônico imune às defesas mas tinha um drone olhando. rsssss Russos fazendo russices. rsss
Li sobre isso e inclusive assisti um vídeo..
Os ucranianos também estão fazendo o mesmo.
Só que com pequenos drones civis, visto que os seus militares, maiores, estão sendo derrubados.
Eles colocam esses pequenos drones para acompanhar o alvo e orientar o ataque.
Coisas da guerra moderna.
Sem dúvida! Drones de ISTAR são o que há no mundo. Se forem stealth então, melhor ainda.
Minha questão é por conta do seu comentário:
“Além de ter sido usada uma arma que não tem defesa…”
Se o Kinzhal , de acordo com você, foi usada por não ter defesa contra ele como um drone para ISTAR (e que pode servir depois para avaliação de danos) voa tranquilamente nesse espaço tão contestado? Também não tem defesa contra esse drone?
rsssss
Não para de chegar drone da Europa e dos EUA. Todo dia tem imagem nova de drone ucraniano atacando russo.
O drone “olhando” estava fazendo a tarefa de Bomb damage assessment (BDA).
Ele não sabe o que é isso, o catálogo dele é da década de 60. Já ofereci um novo mas o infeliz ainda se acha o tal, com o conhecimento da década de 60 dele.
Catálogo seu eu aceito só de plantação de abacaxi e de Ferrari.
Fosse de uva e manga eu te daria. E da Ferrari só em 2032, quando eu estiver no Panamá. Vou estragar ela nestas sarjetas do Brasil não.
kkkkkk
Valeu Ocidental!
Lembra do aeródromo perto de Kherson? Os russos foram expulsos pela terceira vez. Não aprendem nunca.
Tom Cooper disse hoje que os russos estão ainda na base.
Ele cobre a guerra com viés ucraniano…
Mas os mísseis de cruzeiro em essência são subsônicos, e comparado a outros, são mesmo “lerdos”.
Pois é Vinicius! Há 3 motivos de você querer usar um míssil o mais veloz possível: o alvo pode não estar mais no lugar se você usar um míssil lerdo você espera que a velocidade combinada com a manobrabilidade aumente as chances do míssil não ser interceptado pelos sistemas de defesa de grande altitude espera-se que peso por peso, uma ogiva de um míssil com maior velocidade tenha maior capacidade de penetração do que uma ogiva de um míssil de menor velocidade. Nesse caso específico: o armazém não iria sair do lugar e muito provavelmente nem ele seria descarregado num… Read more »
De acordo com o Sun Tzu para se chegar a um objetivo deve-se utilizar o meio eficaz mais barato e mais disponível que existe sob pena de não se ter meios de atingir os objetivos mais complexos quando isso for necessário.
Usar um Kinzhal para atacar um armazém sinaliza para quem está de fora que algo de errado não esta certo. rsss
*Sobre o Sun Tzu é brincadeira.
Bosco, o uso do khinzal foi para dar um recado para a OTAN. Mas se quer um exemplo de uso desnecessário de tecnologia, vou lhe dar um: a utilização da bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki. Isso sim foi uso desnecessário e, de fato, criminoso.
Qual o recado para a OTAN?
Assinale abaixo a resposta correta:
1- meus mísseis Kalibrs e KH-101 acabaram
2- olha como eu consigo destruir o armazém do Seu Ruslan
3- até agora não consegui implementar a superioridade aérea sobre a Ucrânia
4- se vocês interferirem (mais?) eu vou jogar uns Kinzhals bem grandões e malignos em vocês . Vocês me pagam… Ui!
Hahahaahahhahahaahhahahahah
Vc está dodói da cabeça.
Antes dizia que o Kinzhal não existia.
Depois que não era operacional.
Agora que é operacional, foi usado porque acabaram os Kalibr.
Cê é doido?
Na época de Sun Tzu os números importavam bastante, não vale a comparação.
Sim eu sei mais que Sun Tzu, pois eu li Kotler e Keller, dois gênios do marketing.
Beijos de luz…
Pô
Vc não desiste, né?
E os americanos não usaram o caríssimo F-35 para bombardear o Talibã?
Ainda corria o risco de um avião cair sozinho e ter um prejuízo ainda maior.
Engano seu! Você é que vê critica em tudo que eu escrevo. Em momento algum eu disse que fazer propaganda ou aproveitar para testar sistemas de armas inovadores em situação real é errado.
Eu só disse que se utilizaram o Kinzhal e não foi por motivos para os quais ele é claramente vantajoso só pode ter sido por 3 motivos:
Em nenhum momento fiz juízo de valor. Isso é da sua cabecinha de vento que tem implicância comigo, talvez por eu ser loirinho.
Boa Kings, te amo porra!
Num tô falando…
É só brincadeira, tenho masculinidade frágil não.
Saudações prezado Inimigo.
O chato é que bater em leitor de manuais é mais fácil que empurrar bêbado ladeira abaixo.
Precisamos de mais emoções!
kkkkkkk
Lembro do seu “susto” quando o primeiro Kalibr pipocou na Síria. Bons tempos aqueles, quando os “rabos ocidentais” ainda pareciam estar bem protegidos. A roda gira. Leiam o discurso de Obama em West Point. E procurem o discurso de Putin em 2018. Estamos presenciando, em primeira mão, o parto de uma nova ordem mundial. E para aqueles crédulos, que acreditam nas sanções para ganhar uma guerra, apenas por hipótese, considerem que a Rússia esteja empenhada em se DESCONECTAR dos valores e da parafernália ocidental. Tem imobiliária vendendo terrenos no universo paralelo do Zuckberg. Entendam a profundidade disso. Pior que lego… Read more »
Assustei? Jura? Foi? rsss
Ele até sumiu quando o Irã botou abaixo aquela base americana no Iraque, pois o mesmo chamava os mísseis iranianos de buscapés kkkkkkk
Chamava é? Eu e essa minha bocarra. rsss
E os yankes da OTAN ainda tão patinando no projeto dos supersônicos. Quando eles conseguirem os russos ja estarão na segunda ou terceira geração da tecnologia dos supersônicos.
Deixa de pessimismo!!!
Muito interessante.
Os russos estão fazendo da Ucrânia um laboratório de testes para suas armas.
E elas estão se saindo muito bem.
Diria perfeitamente.
Su-35, S-400, Su-57 e agora o Kihinzal.
No que estão certo. Só falta um desses no buraco que o Zelenskyy se entoca em Kiev.Se é que tá lá ainda o bufão.
Vamos ver se o exército russo tem coragem de soltar uma FOAB em Kiev.
Louco!
O Putin não é burro! Ele sabe muito bem que se matar o Comediante, o transformará em um mártir, porque “herói”, ele já é!
É igual se o maduro matar o Guaidó.
“Ele disse que as forças russas poderiam ter usado os mísseis avançados também porque podem estar ficando sem outras armas.”
Será que a confirmação de ter sido o Kinzhal (se estiver muito difícil escrever, basta copiar) foi pelo barulho também?
Achou foto, vídeo ou do su-57 voando? Nem a TASS nem a Sputinik relatam seu sonho…
Fotos para quê? A essência dos caças de quinta geração é ser invisível, você mostrar fotos, localização e etc só vai beneficiar o adversário e a OTAN que está doida para ver um rastro do SU-57.
Fala isso para Israel, estão fazendo tudo errado.
Com os próprios russos anunciando a entrega de apenas 3 unidades, acreditar que eles estão operacionais é viver em um mundo de fantasias. Quem está doido para ver um rastro do su57 são as putinzetes. Quem não foi cegado pelo fanatismo russo sabe que ainda faltam anos para isso.
Agora, falar em avião invisível é mostrar total desconhecimento do assunto.
Certamente As fabricas russas de mísseis tão produzindo mais.
Então a espectativa de uso estava errada? No meio da invasão acabaram…
E o povo vai ter que comer gafanhotos
Sei lá.
Só sei que a situação da OTAN tem tudo para ficar muito delicada.
Protestos em Sofia contra a presença da Bulgária na OTAN.
Quem tem, tem medo.
youtu.be/rclRM6WC8Cc?t=20
Imagina se a população russa soubesse o que realmente está acontecendo na Ucrânia. Em tempo. Os russos perderam uns 7 mil soldados em menos de um mês nessa taxa perderão mais soldados até o final do ano do que os EUA perdeu no Vietnã em dez anos
A Ucrânia virou um enorme moedor de carne de soldado russo. Não para de chegar saco preto em Moscou. Só que eles estão transportando os corpos a noite para ninguém ver.
“Ele disse que as forças russas poderiam ter usado os mísseis avançados também porque podem estar ficando sem outras armas.”
Ta feia a coisa mesmo. Logo sobrarão apenas os nukes…
Verdade… Acredite! Rússia não é Brasil, eles têm autonomia dos seus equipamentos militares.
Tem autonomia, mas pelo visto erraram o planejamento.
Pelo visto onde, na Globo News?
no aero.jor.br
É mais plausível estarem usando a guerra para testar doutrina e armas.
Tá mais com cara de ser um aviso para OTAN. Contra esse tipo de arma eles não têm defesa.
Para mim isso é aviso.
Aviso de que meu caro? Que vai tacar Nuke? A otan só com a Europa dizima a Rússia, se juntar com EUA esquece… Se a Rússia usar nukes vai chover nukes na Rússia. Se a Rússia atacar a otan convencionalmente não terá recursos humanos, técnicos, logísticos, minerais, energéticos para sustentar uma guerra total. A China depende da Europa e dos aliados, a Rússia é o bêbado conveniente que vende os filhos ao prazer chinês.
Então já que para você é um aviso, está avisado.
Começam a aparecer muitos vídeos de drones russos caçando alvos ucranianos.
Principalmente depósitos de armas e instalações fabris ligadas à Defesa.
Agora, um dos mais interessantes foi de um grupo de forças especiais ucranianas que tentava sabotar os russos.
O drone ficou seguindo os quatro carros por um tempão.
Quando eles se reuniram em uma clareira na floresta, foram pelos ares.
Preciso. Cirúrgico.
Sem civis por perto.
Assim como os Bayraktars optavam por alvos expostos(sem defesa cobrindo-os), os drones russos também o fazem. Esse conflito está provando que essa de que drones agem impunemente sob qualquer defesa anti aérea é pura balela. Você não vê drones russos atacando alvos dentro de Kiev e isso tem um único motivo: a cidade está abarrotado de defesas anti aéreas. É um palio duro para qualquer aeronave de qualquer força aérea do mundo.
Não creio que seja só isso, porque eles não estão atacando outra grandes cidades.
Só agumas instalações militares e industriais.
Até o Cabrini mostrou uma fábrica destruída praticamente no Centro de Kiev
Acho que os russos estão pensando apenas em cercar Kiev para mostrar aos ucranianos que eles não tem chances.
Eles não têm tropas para cercar Kyiv. Em Grozni precisaram de 20 mil para cercar uma cidade de 400 mil pessoas. Kyiv tem 3 milhões. Precisariam de 120-150 mil.
Séria melhor postar uma imagem de um “Pálio sem direção hidráulica” kkkkk
Sabe aquela sua guerra de três dias? Então, já se passaram quantas semanas mesmo?
Com 400 mortes confirmadas por eles é um treinamento bem doloroso… Dinheiro, recursos, permanência no poder, criar inimigos externos…. Sabemos muito bem destes temas.
Se fosse isso, poderiam ter esperado o armata e o su57 estarem operacionais para testarem.
Apesar que pela demora, devem ter graves problemas.
Tbm pode ter sido usado pra testar o míssil numa situação real de combate
Em sendo o dito cujo mesmo no vídeo:
Ajuda ai Bosco ❗
Precisão isso já é feito há muito tempo com as bombas guiadas. Diferente de atingir alvos em movimento…
conseguir esse nível de precisão em velocidades hipersônicas é bem diferente da velocidade subsônica de uma bomba.
Não sei se é devido a velocidade final que o míssil atinge o armazém, mas foi suficiente para causar o implodimento do mesmo.
Acho possível um agente infiltrado ter plantado explosivos ai gravaram de fora com um drone e falaram que foi um ataque hipersonico.
Putin, mal posso ver seus movimentos!
Plantaram explosivos no seu cérebro.
Aceita, que dói menos.
Reinaldo, Passando frame a frame dá pra ver o míssil antes do impacto. Ele desce na vertical (pelo menos é a impressão que se tem vendo do ângulo do drone). A precisão realmente é muito boa já que atinge o ponto onde o drone estava focando. Provavelmente o míssil adota um sistema optoeletrônico igual o seu primo , o Iskander M para refinar a pontaria e a coincidência foi muito grande no míssil atingir exatamente o ponto focado pelo drone. Dá até a impressão que é uma bomba guiada por laser. rsss Mas eu não tenho motivos para duvidar Em… Read more »
boa análise, sem ironia.
Te respondi mas tá preso.
Está pedindo ajuda à pessoa errada kkkkk
Para o Bosco e seu papel higiênico, ops… catálogo… Arma hipersônica é bravata russa.
Vai plantar abacaxi … quer dizer… tomate. Vai plantar tomate.
Já passei dessa fase, estou plantando produtos mais nobres.
Aguenta firme Reinaldo! Não vai na onda do plantador de cebola não.
A ajuda tá chegando mas ficou presa na “alfândega”.
E depois você olha o comentário que eu fiz acerca do avistamento do Surfista Prateado que também ficou na alfândega.
Misseis hipersônicos contra um adversário que está fazendo anti-aérea com Stingers kkkkkkk
Mas, ok, vale a propaganda, o teste em “cenário real”.
Ainda que o adversário estivesse utilizando S-300 ou Patriot, não faria diferença pois o mísssil é hipersônico, e portanto teoricamente não teria defesa!
Você não entendeu Yuri.
Foi isso que o Tutor quis dizer. Se tivesse alguma defesa HIMADS/ABM operacional seria lógico os russos usarem o que acham ter maior capacidade de penetrar as defesas mas como não têm , estão usando obuseiro de 155 mm pra matar pombo.
Essa analogia do obuseiro e o pombo, também serviria para a bomba de Hiroshima?
Caraca, você não conhece nada de história ou apenas está sendo muito desonesto. O exército japonês e sua capacidade de transformar toda a população em exército, tanto em recursos quanto em conhecimento. Somado ao fanatismo e devoção do povo japonês, talvez o mais disciplinado que há no mundo, NEM DE LONGE PODE SER COMPARADO AO POMBO.
Pergunta lá para o US Army e o British Army qual foi a infantaria mais terrível que eles tiveram que combater.
Em números as bombas incendiárias lançadas sobre o Japão causaram mais devastação que as duas bombas em Hiroshima e Nagasaki. Então foi sim arma de propaganda, não para o Japão, mas para a URSS que planejava atacar o Japão pelo Norte.
Que arma que não é recado?
O recado foi para os comandantes japoneses que tiveram tempo de solicitar rendição antes da explosão da segunda bomba e mesmo assim não o fizeram.
É indiscutível os custos em vidas que haveria se houvesse necessidade de invadir a ilha, e creio que você saiba disso. Portanto, é desonesto da sua parte dizer que as bombas foram desnecessárias e foram usadas para fazer propaganda. Um leigo dizer isso, dá até para entender o antiamericanismo esquerdopático de país de terceiro mundo, mas vindo de quem não é leigo é pura desonestidade.
Você só esqueceu de dizer que o bombardeio incendiário das cidades japonesas, inclusive Tóquio, não foram o suficiente para fazerem o Japão se render. Só conseguiram convencer o Imperador mesmo depois de Nagasaki. E ainda havia uma ala militarista no conselho de guerra deles que queria continuar, mesmo depois das duas bombas. Tentaram até ‘dar um golpe’ sequestrando o imperador por ele estar sendo ‘mal acessorado por derrotistas sem honra.’ Pode ler a respeito disso. Tem um bom livro que foi traduzido para o Português chamado ‘A Última Missão’ que conta tudo em detalhes, com entrevistas dos sobreviventes, etc. O… Read more »
E nem as duas bombas nucleares, pois o Japão veio se render 3 meses depois, como você mesmo disse. Em termos de destruição as bombas incendiárias foram bem piores e era sobre isso que eu me referia.
Parece que quem lê e não assimila é tu.
Mas hein? O Japão se rendeu três meses depois de Nagasaki? Deixa eu ver aqui hmmm… O imperador gravou o discurso de rendição no dia 13 ou 14 de agosto de 1945, transmitiu a rendição no dia 15 de Agosto, Nagasaki foi no dia 9 de Agosto, seis dias antes, e a assinatura formal foi no dia 2 de Setembro de 1945… Hmmmm… Conclusão: Você tá doidão heheheheh Às bombas incendiárias causaram mais destruição sim, e para isso foram necessários centenas de aeronaves em ataques sucessivos jogando cenas de milhares de bombas. Para Hiroshima e Nagasaki foram usadas meia dúzia… Read more »
Realmente falei besteira sobre as datas, desculpe mas estava com a cabeça cheia de Blue Label e ouvindo Black Sabbath, lá na galáxia de Andrômeda.
Você só se esqueceu de mencionar o custo estratosférico de duas bombas apenas em Hiroshima e Nagasaki, quando com muito menos se faria mais estrago com bombas incendiárias. E os japas não sabem contar não, pois quase depuseram seu imperador que queria assinar a rendição, mesmo com as duas bombas.
Pois é, de novo, você parece não entender. Os oficiais japoneses JAMAIS tentaram depôr o Imperador. Isso seria algo simplesmente impensável. Eles queriam afastar o Imperador da má influência de derrotistas desonrados que queriam jogar a toalha. Aparentemente eram uma minoria, caso contrário teriam conseguido. Outra coisa, eu não sei se você sabe, mas o Projeto Manhattan NÃO foi o projeto mais caro dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial. Na verdade ele vem em segundo lugar. Em terceiro lugar tem a mira Norden. Em primeiro lugar veio o B-29. Os custos estratosféricos já existiam. Com ou sem bombas atômicas.… Read more »
“Realmente falei besteira…”
Fosse só dessa vez…
Sim , mas agora quem está em risco é a Ucrânia.
Não, a analogia não serve.
Igual aos B1 usados pelos EUA tanto no Afeganistão (2001), quanto no Iraque em 2003, totalmente desnecessário.
Aí não acho que seja o caso porque se a função era para ser cumprida por um bombardeiro aí era o que tinha.
Apenas o uso dos F-15 já seria mais do suficiente. Foi demonstração de força mesmo.
Eu não sei se é algum fato objetivo mas um bombardeiro vai 8 x mais longe e leva 4 x mais carga que um F-15.
Nesse caso do Kinzhal, caso seja verdade, pra mim foi desespero mesmo. rssss Tá acabando os subsônicos 5 x mais barato.
.
O B1 e o F22 ficaram tantas e tantas guerras sem serem utilizados mesmo havendo cenários para eles que não faz muito sentido dizer isso só porque o B1 foi usado contra os talebans.
É até mais econômico o B1 usando JDAM em diversos alvos de uma de uma área – seja em cavernas das montanhas afegãs ou alvos marcados pela inteligência nas cidades – do que usar o B-52 que certamente gastavam mais para fazer a mesma missão vindo de Diego Garcia.
Nobre, você tem um probleminha com interpretação de texto.
O uso do míssil foi deliberadamente propagandístico. O próprio drone fazendo a tarefa BDA para capturar a imagem do míssil alvejando o alvo foi para fins de propaganda, efeitos esses para repercutir em Bruxelas. Eu diria que o teste da arma para encetar um uso real foi uma questão totalmente secundária, até mesmo para isso, não precisaria ter a publicação do vídeo pelos russos do míssil acertando o alvo, bastaria dizer publicamente que foi feito o teste com o míssil. Vindo de um país que esconde informações militares, tudo leva a crer que foi um trabalho meramente para gerar reações… Read more »
Seu comentário é quase perfeito, porém uma ressalva! Vc diz: “não precisaria ter a publicação do vídeo pelos russos do míssil acertando o alvo, bastaria dizer publicamente que foi feito o teste com o míssil.” Não sei se vc vem acompanhando, mas tudo que é divulgado pelos russos é colocado em dúvida ou descrédito pelo ocidente! Exemplo: “Rússia alega que fez isso mas ocidente não confirma!”, “Rússia disse que fez isso mas não apresentou provas!” E por ai vai.. E hoje quando a Rússia divulgou esse ataque, mesmo com os vídeos, a mídia ocidental fez a mesma coisa: “Vídeo divulgado… Read more »
Certamente há uma guerra de desinformação formada, mas eu acho que os russos estão nem um pouco preocupados com o que a mídia ocidental diz, principalmente considerando após os adventos da Guerra da Ucrânia e todas as consequências deliberadas. Isso é um recado velado para o escalão militar da OTAN, ainda mais considerando que o Kinzhal dispõe de carga nuclear.
Ucraniano reclamando que seus Stingers não estão servindo cotra os russos.
Braçadeira amarela – ucraniana.
Braçadeira azul – Azov.
https://southfront.org/wp-content/uploads/2022/03/MariupolMANPADs.mp4?_=3ade dos Stingers.
Se alguém entender o que ele fala, pode confirmar.
Pelo o menos o que informei é o que está escrito no texto.
Olha King, os Stingers podem não ter 100% de acerto, mas, estão sendo uma dor de cabeça para os russos sim. Foram uma dor de cabeça aos russos no passado (Afeganistão) e estão sendo novamente.
Prezado Tutor
SDS
Guerra de 3 dias, é?
Não foi um russo que afirmou a inefetividade do Stinger, mas o usuário ucraniano.
Ponto. Os MANPAD de sucesso são poloneses, cópias dos Manpads russos.
Ele diz em russo:
-Meu nome é Mikhail Vershinin -> Chefe da Polícia de Mariupol, ele pede ao Presidente Zelensky que forneça aos militares ucranianos sistemas reais de defesa aérea e não “pequenos foguetes que não funcionam contra aeronaves russas e faz menção aos Stingers e outros MANPADS fornecidos pela OTAN. Então ele continua dizendo que eles são inúteis contra as Forças Aeroespaciais Russas, a qual ele chama de “monstros agressores” e termina implorando para que ele(o Presidente Zelensky) não os deixe morrer lá sem defesas reais.
A “inefetividade” dos MANPADS da OTAN é decorrência da doutrina que os russos estão empregando na Ucrânia, de uma certa forma, o VKS está sendo pressionado por causa dos MANPADS e com isso não pôde obter a supremacia aérea.
Muito provavelmente.
Porque seria inacreditável os russos sabendo que os ucranianos estão recebendo MANPADS ficarem voando baixo.
Seria o mesmo que vc avançar com tanques contra uma fortificação cheias de mísseis anti-tanques ou avançar à pé por um campo minado.
As forças vão se adaptando ao ambiente.
Agora, o que vai acontecer?
Os russos vão acabar matando esses ucranianos e vão capturar todo esse material.
Prezado nerakyarohno
Muito obrigado.
Tirando algumas pouquíssimas palavras que têm a mesma origem que a nossa (como polícia, milícia, máquina e etc), é impossível entender o que as partes do conflito falam.
SDS
Eu entendi tudo. Ele falou literalmente:
“Os russos são uns bebês chorões.
Vieram pra guerra achando que estavam indo fazer excursão.
O Putin é homossexual.
Nazista é a PQP.
Todo soldado russo que aparecer aqui a gente vai assar ele no azeite quente.
Os mísseis Stingers e Javelin estão fazendo um estrago naquelas velharias russas. Avante para a vitória e libertação da Ucrânia.
Abaixo do ditador Putin. “
Ele disse que a Rússia já perdeu mais de 7 mil soldados na Ucrânia.
Então o Ucroreich perdeu 42.000
A razão de baixas é de 6:1.
Fonte: Pentágono.
7000 é fantasia.
Fantasia é a logística russa. Acabou o trilho eles não sabem como entregar a quentinha para os recrutas do fronte.
Só fala besteira.
deixa o cara ter um momento de alegria kkk o pobre coitado do ze das couves é um frustadinho e a diversão dele é ser troll na net kkkk se você ficar zangado, ele percebe que ganhou sua atenção que não tem fora da net por outras pessoas e fica feliz kkk
Fica tranquilo. Ele deve ser o responsável pelo logística russa no fronte.
Certamente não sou um troll. Uma pessoa que faz mil nicks, que nada comenta que seja apreciável e cuja presença só serve para instigar conflito e saciar o ego medíocre.
Já você troll, nem nas couves presta.
Já que você não aprendeu:
6.1=6;
6.2=12;
6.3=18;
6.4=24;
6.5=30;
6.6=36;
6.7=42;
6.8=48;
6.9=54;
6.10=60.
Mas é para fazer propaganda mesmo, mandar recado, ou você já viu alguém fazer propaganda com coisa velha?
Passado efeito do choque com o ataque cirúrgico do Kinzhal, atualizemos as notícias do front.
Unidades da DPR continuam avançando e ocupando cidades e vilarejos.
Russos destruíram diversas unidades de artilharia ucraniana na região de Kharkov.
Os disparos ucranianos na região cessaram.
Nova instalação biológica americana descoberta na vila ocupada de Merefa, em Kharkov.
O ataque da Ucrânia na direção da UHE Kakhovskaya, em Nikolaev, foi repelido.
Base de armazenamento 732, onde estavam estocados Tochka-U ucranianos em Sarny, foi destruída.
Sem mais para o momento.
No porto de Berdyansk um míssil balístico Tochka-U lançado pelos soldados ucranianos foi abatido pelas defesas anti aéreas russas. Obs: esse porto é usado também para evacuar civis.
Exato.
Inclusive a ação russa para destruir o depósito de Tochka-U foi justamente para evitar o ataque indiscriminado que os ucranianos fazem contra civis em DPR e LPR.
Outra notícia que vem circulando é que os ucranianos colocaram explosivos em um hospital em Dnipro para, quando os russos chegarem lá, falarem que foram eles que atacaram.
Eles são criminosos.
Ferrovias sendo explodidas para os russos não levarem mais suprimentos para a linha de frente. Exército russo vai ficar sem comida, combustível e munição.
Pois é, parece que aquelas ogivas de fragmentação que o outro canal lá do Marcelo tava acusando os russos de usarem contra os civis, estão sendo usadas pelos ucranianos mesmo…já varias evidências comprovaram
A Rússia atual, e não a URSS, de antigamente é um frango escaldado. Tem metade da população do Brasil ( mais ou menos 160.000 habitantes….( Brasil 260.000/ habitantes). O Gorbathov, desmembrou todos… O norte da Rússia é só gelo!!! Não se presta a nada. Você quer ver a Rússia de joelhos? Corte a alimentação!!!! E solte uma “ bombinha”, nuclear”, que provoque um inverno nuclear sobre a Rússia!!!, mesmo que atinja outros países próximos… A Rússia não se presta a nada!!!! Quem está lá é gente das forças armadas…. Não existe liberdade!!!! É do tamanho do Brasil , mas tem… Read more »
Sempre admiro a sapiência de um comentário profícuo.
E como a resposta era para mim, perdi tempo para ler.
Até a metade.
Vão aí algumas notícias.
Tom Cooper que cobre esta guerra com viés ucraniano acabou de publicar que os russos estão ainda na Base Aérea.
Então… Já começa com falsidade, mas esperar o que de tum troll?
O que esperar de um troll com nick de “Zé das Couves” e que todos sabem quem é… Tem “1000 Nicks”.
Um troll que desinforma, só serve para isso.
E o famoso Sniper canadense, o corpo dele já chegou no Canada ou jogaram em vala comum?
Gosto de ver as opiniões do “especialistas “. Seria ele da Globo ?
Continuo negativamente impressionado com a quantidade de brasileiros torcendo pela Rússia.
Morde as costas! kkkkk
Uma vitória da Ucrânia é a vitória da OTAN/EUA. A vitória do Biden,Boris Johnson e Zelenski,Vitória Nuland,Batalhão Azov,George Soros e as grandes corporações financiadores de golpes de estado. Uma possível derrota russa vai sobrar pra China,India, Paquistão,Turquia,Síria e Irã. A vitória russa é o equilíbrio da balança de poder.
E vai sobrar também para o Brasil,
Ja que sem a Rússia para eles brigar vão ter que achar um novo vilão e pode sermos nos os destruidores da Amazônia como eles falam.
Pode até fazer o seu, se quiser.
Vamos exportar para Ucrânia e pra Russia
Pra quê? Venderia que nem água no Brasil mesmo.
Uma vitória da Rússia é a vitória do totalitarianismo. Melhor a OTAN/EUA.
A vitória da Ucrânia é a vitória das democracias sobre o autoritarismo.
Democracia Ucraniana, aquela que teve um golpe de estado pra tirar um presidente democraticamente eleito…E memoria curta
É o pessoal do DCE, já no 5 curso de humanas incompletos….
As “torcidas” aqui estão ficando interessantes mas lembrem-se, é a Ucrânia e seu povo que estão sendo postos a escombros por conta de líderes (de ambos os lados) que não estão nem ai pra seus povos… vide o elevado número de baixas tb nas forças russas que parecem não se importar ou “contabilizar” como normal. Lembrando que na segunda guerra eles foram até Berlim com uma conta de 20 milhões de russos mortos para tal. Agora, um ponto que precisa ficar claro para todos, não se pode subestimar o Putin. Em termos de xadrez geopolítico ninguém está a altura dele… Read more »
Russos libertadores tendo de usar seu arsenal phodastico, enquanto os ucranianos opressores usando Javelin mesmo.
Enquanto isso mais um general herói russo foi pro s.
Não , a Ucrânia não está ganhando a guerra e nem vai vencê-la, mas está dando umas pancadas nos russos.
Como disse um outro: um monte caçadores foi matar patos, aliás, nesse caso tem mais caçadores que patos, inclusive armados com mísseis hipersonicos e toda espécie de maravilhas tecnológicas, e então os patos começam a matar os caçadores.
Você está falando dos EUA no Vietnã ou dos EUA no Afeganistão?
Aí q vc se engana feio feio….
No Afeganistão ou no Vietnã, os patos morriam, morriam e não desistiam.
Meninas o governo americano cansou de matar patos. No outro, ficou com pena dos patos.
Na Ucrânia, tem um monte de caçador sofrendo de patofobia…
100….
Chora… se rasgue, se contorça, com a vergonha q o exército russo tá passando.
Impressionante….
Não adianta esses carimbos/ladainhas de Vietnã, Hiroshima blá boa boa
Fato é q as FFAA americanas sempre se mostraram fortes e bem preparadas.
Os EUA perdem no controle político da guerra.
A Rússia tá fazendo uma vergonha impressionante.
Impressionante….
Ta assistindo muita Globo News, Jovem Pan e CNN…e hoje no mundo militar
Em vez de deixar seus generais em salas confortáveis com uma tela gigante a sua frente analisando os dados e passando ordens a seus comandados à distância, a Rússia os manda ao campo de batalha.
Enquanto generais russos perdem a vida, coronéis ucranianos tem o mesmo fim. Hoje um coronel georgiano, Bavha Chikobava, que veio para combater junto dos ucranianos foi morto em Mariupol.
Dois coronéis do Ucroreich e um comandante do A3OV foram mortos nas últimas 48 horas.
A guerra é o momento ótimo para você testar armas.
O seu entendimento é emocional, portanto, equivocado.
Parece mais claro a cada dia o objetivo da Rússia: recuperar poder e se reposicionar, e a Ucrânia foi pega pra Cristo. Assim como fica claro desde o início que Putin usa forças e equipamentos de 2a classe, represando a elite militar pra uma eventual reação da OTAN, o que seria perfeitamente lógico, até pq o contrario seria imprudente. Creio q o objetivo sempre foi esse, firmar-se, impor-se, mostrar que pode e estrangular pra negociar. Não faz nenhum sentido tático e econômico a idéia de ocupar ad aeternum a Ucrânia. Tabuleiro mudou. EUA e Europa tem que entender isto. Caso… Read more »
Do ponto de vista de doutrina com toda certeza tanto Russia e Ucrânia vão ter uma curva ascendente de aprendizado desse conflito, os Russos com aprimoramento do uso de todos seus recurso no teatro de operação, aperfeiçoando suas estratégias e planejamento a Ucrânia vai aprender como é enfrentar uma potência regional sem ajuda externa.
Sobre essas armas eu acho que os porta aviões vão ter um grande problema assim como os enormes encouraçados.
Se não quebrar antes pode ser que a russia aprenda algo.
Pablo não tem amadores na Russia, eu deduzo que os Russos projetaram vários cenários para essa campanha, e um deles muito provavelmente como se recupar.
Ja a Ucrânia vai ser uma ingónita, ou a Europa cobra do EUA ajuda para reconstruir ou a China toma o lugar deles.
“sem ajuda externa”: camarada, rios de dinheiro e armas, bem como mercenários aos milhares sendo muitos de forças especiais e com experiência militar, apoio logístico, de inteligência e o escambau, É UMA PUTA AJUDA EXTERNA!
Pura demostração de “força” Os Russos querem mostrar que são fortes… Mas não conseguem avançar contra um país quase desmilitarizado… Ai mostram algumas “cartinhas na manga” pra se mostrarem… Eles tem algumas armas boas ? Tem claro, Khinzal, Su35, S400, etc… Mais isso não ganha guerra !!! Pra que usar bazuca contra homens armados de funda ?? Pra ganhar uma guerra contra um “pária” é necessário bons armamentos, usados de forma adequada por soldados bem treinados, SOLDADOS MOTIVADOS e principalmente uma logística adequada !!! Assim como uma combinação correta de comando, controle e inteligência, organizando o Exército com as demais… Read more »
Desmilitarizado kkkkkkk agora nós encontramos um chapeu de aluminio que superou kkkkk
A Ucrânia começou a militarizar em 2014 pra cá… Quer comparar com a Russia ???
A vida inteira investindo em “armamento” pra dar vexame
É vc acha que a Ucrânia recebeu o que estilingue?? a NATO enviou material bélico em grande quantidade exatamente para que os territórios do Donbas fosse reconquistado, e corre o risco de cair na mão dos Russos, e vexame quem esta passando é comediante sendo feito de idiota.
Quando se tem 2000 ogivas nucleares e é convencido a entregá-las ao vizinho com o compromisso de não ser invadido por esse vizinho eu chamo isso de “desmilitarização”. Você chama de quê?
Engraçado a NATO foi contra né.
Aí você mudou de assunto. Eu citei o fato e não os porquês.
Bosquito, Bosquito não venha com xurumelas e seu chapéu de alumínio foi comprado na China pra escrever besteira, quem convenceu a Ucrânia entregar as ogivas para Russia foi quem mesmo?? quem estava se borrando que esses artefatos fossem parar na Coréia do Norte, no Iran, quando a URSS deixou de existir. Dito isso agora vamos ao fato do invadido, a Russia é potência regional e deixou claro qual é sua area de influência assim como faz EUA, sei que pra você não dificil de entender o dificil é admitir, se o seu querido e amado tocador de piano comprou o… Read more »
Um país só é “militarizado” se tem ogivas nucleares! serto serto….
As ogivas não eram da Ucrânia.
Eram da União Soviética com capital em Moscou.
Moscou resolveu tirá-las da Ucrânia.
Só isso.
Melhor comentário do blog em anos.
Obrigado
“contra um país quase desmilitarizado”…meu deus…cara a Ucrânia está em guerra civil desde 2014 e vem sendo armada desde então.
E tu acha que em menos de 10 anos um país consegue se “militarizar” ?
O Brasil tem 500 anos e ainda não conseguiu (adequadamente)…
A Própria Russia é milenar, passou por muuuuitas guerras e hoje a unica coisa que tem em seu estoque que garante sua sobrevivência são as NUKES…
Não fosse isso hoje já nem existiria mais, porque quer confusão com todo mundo e não tem cacife pra bancar
Então sim, a Ucrânia é um pais desmilitarizado para os padrões mundiais
Melhor a Russia entrar metralhando todo mundo?
Desmilitarizado?
Caríssimo, o Ucroreich é militarizado até a tampa. Não só foi abastecido com equipamentos ocidentais, como é fabricante de sistemas de armas, como é o caso do BuK-M1, Tochka-U, T-64BV…
290.000 homens em armas nas Forças Terrestres, sem contar com a “Defesa Territorial”.
Contra estes dão combate, até o momento, 115.000 russos;
Cristo É Rei, Deus É Pai…
Por favor, alguém me explique porque os russos lançaram um míssil que foi desenvolvido para destruir alvos de alto valor (p.ex: porta aviões) contra um armazém.
Pq eles podem.
Tem que mostrar o produto, rdx. Propaganda é a alma do negócio. Não consigo pensar em um único alvo na Ucrânia que valeria à pena ser atacado com um míssil desses. Bombas convencionais poderiam fazer o serviço numa boa, assim como outros mísseis cruise.
Outra possibilidade seria de que eles não estão conseguindo usar armamentos, que não esse, para acertar alvos em determinados locais, mas acho que é a mais pura propaganda mesmo.
Valeu, Leandro Costa.
Tem a fragata afundada no porto…
Desespero de causa.
Propaganda.
È aos poucos eles vão pesando a mão
Na economia também o dito ocidente já está levando a pior. Putin está encampando empresas ocidentais, algumas já farejaram a armadilha e deram um sonoro Let’s Go Brandon para o velhinho sonolento. A rede McDonald’s virou Tio Vânia, em homenagem a uma obra de um médico e escritor russo chamado Anton Tchekhov. Vânia em russo começa com a letra B no equivalente alfabeto ocidental, o M da empresa virou B colocado do contrário, no mesmo formato e cor, estão desesperados. (vão recorrer a OMC, diz a imprensa, kkkkkkkkkkkkkkk ) Já pensou se a rede Tio Vânia se espalha pelo mundo??… Read more »
Senhores!
1 minuto de silêncio em respeito ao Bosco!
Que meu pix? Pra ajudar no enterro?
Cadê os misseis hipersônicos dos usistadunidenses, Boscozito? Não são eles que estão sempre na vanguarda das coisa?! 😀
A resposta dos EUA será o ‘singelo SM-6’.
Vou morrer velho e nunca vou esquecer dessa baboseira.
kkkkkk
Vais virar purpurina… Jogaremos em Washington, D.C.
Toda guerra serve também para testes de novas armas, se eu não estou enganado, na Síria, a Rússia testou pela primeira vez em combate o Kalibr, agora, na Ucrânia aparentemente é a vez do Kinzhal. Quanto a quem está questionando o uso, os americanos atacavam barracas no meio do nada no Afeganistão e no Iraque com Tomahawks! Quando os americanos tiverem um míssil hipersonico tipo o Kinzhal, vai ser a vez dele destruir a barraca no meio do nada. Todo mundo sabe que isso serve para testes e propaganda, mas o pessoal gosta de um mimimi e de um blá… Read more »
Vixe, parece que a bravata russa existe mesmo.
Ah como eu amo o tempo, acabou de deixar o leitor de catálogo de cara no chão!
Aqui jaz Bosco, o leitor de catálogos…..
Rússia adiantou os peões e tá começando a mexer no cavalo ou no bispo. Em festa de cobras, só vai quem tem veneno!
O mundo pegando fogo, e nós aqui só no fundão eleitoral. O brazileru é um feriado… 😀
Estão testando essas armas, pois não tem como a Ucrânia se defender mais contra nenhum míssil qualquer. Nós precisamos abrir os olhos. O mundo está de olho na nossa Amazônia, a nossa soberania está em risco, precisamos nos armar rapidamente…
Kinzhal no armazém não pode, mas Tomahawk em barraca no meio do nada pode…🤷🏻♂️
Os EUA tem o maior PIB do mundo acima de 20 tri… Então podem se dar ao luxo de jogar tomahawk encima de uma cabana, já a Rússia…
…
Eles tinha 4500 Tomahawks, jogara um na cabana, ficaram com 4499. O Putin tinha 36 Kinzhal (provavelmente metade é nuclear) , jogaram um no armazém do Seu Ruslan, ficaram com 35. Os Kh-101, Kalibr e Iskander M tão em falta…
Bosco, tu é um sujeito inteligente, mas suas narrativas são um desastre, tu baixa muito o nível ficando nessa de torcedor americano. Claramente você sempre foi meio cético em relação ao Kinzhal (e as armas russas no geral), até disse que queria ver pelo menos um na Ucrânia. Agora que supostamente os Russos usaram você tenta adequar a sua narrativa perante a nova realidade dos fatos, você tenta menosprezar tanto o míssil como seu uso e seu resultado, mesmo você sabendo porque o Kinzhal foi usado. Quanto aos 4500 Tomahawks e 36 Kinzhal, isso só quem é do departamento de… Read more »
Prezado Maurício.
Discordo.
Esse camarada tem o dom apenas de desfilar dados técnicos de armas que ele leu em algum tipo de manual ou enciclopédia.
Quando tem de racionar, estender alguns parâmetros, fica difícil para ele.
Certa vez ele se enrolou todo para explicar como um ‘incrível’ míssil anti-radiação americano (que ia mudar os destinos dos conflitos mundiais) com alcance de 200 km ia atacar um sistema anti-aéreo com alcance de 400 km.
Estou esperando a resposta ou uma desculpa esfarrapada até agora.
De mais a mais, é essa infantilidade que costuma aparecer em alguns comentários.
SDS
Exato, o cara se comporta como um negacionista só para adequar os fatos a sua narrativa parece uma criança sabichona tentando irritar um adulto com suposições aleatórias, é uma pena pois o diálogo seria muito mais produtivo sem o haterismo contra tudo o que provém da Rússia e a clara preferência a narrativa que favoreça o ocidente como um todo.
A China tem mais grana ainda e não faz isso, não.
Só constrói bases em ilhas artificiais.
kkkkkk
Bosco ficou tao impressionado com o punhal hipersonico russo cruzando os céus da europa q começou a agredir gratuitanente os coleguinhas.
Será que o depósito/armazém de munições é fake?
“This ‘missile warehouse’ in Western Ukraine was actually a farm in far Eastern Ukraine. The target was destroyed at least a week ago. Entire area has been shelled. We have satellite imagery to prove it.”
https://twitter.com/Aviation_Intel/status/1505297342936670208?s=20&t=6d5-FIzL0XNT8938f4UFbw
Mas n estavam usando só a segunda linha ?
Uma ótima arma, mas…
O Khinzal vai impedir os ucranianos de emboscar os comboios logísticos russos? Vai tornar o solo firme novamente para permitir aos russos saírem das estradas? Vai impedir os mísseis anticarro de destruírem os blindados russos?
Síndrome da bala de prata…
Atingindo os lugares certos é claro que irá. Ninguém luta com paus e pedras contra quem tem tanques e aviões.
A Ucrânia está tendo toda a sua estrutura militar destruída.
Isso os russos vão fazer questão de assegurar para que ela nunca tenha capacidade de ameaçá-los.
De resto, os ucranianos lutam para retardar o avanço russo, sem capacidade de preparar nenhuma contra-ofensiva.
Vide o ‘semi-cerco’ de sua própria capital.
Se eu fosse o Zelensk ficaria mais calado ou sairia de Kiev. Os russos estão “avidamente” buscando triangular os sinais eletrônicos das transmissões do presidente da Ucrânia. Quando fizerem essa triangulação esse “quinzal” tem um poder de perfuração em concreto “inimaginável” à mach 6!
Xiii, Putin teve que usar misseis hipersónicos numa guerra que era suposto acabar mais rápido do que começou.
Vai durar bastante, porque ao que parece os ucranianos preferem morrer ao render-se, Mariupol está completamente destruída, não aceitaram o ultimato para entregar a cidade, vai ser casa a casa, rua por rua.
Resiste Ucrânia, resiste.
Só no nome,
kkkkkk
A inveja se faz presente nas palavras emitidas: -“Mas alguns especialistas disseram que a Rússia pode estar exagerando as habilidades de seu arsenal hipersônico”. -“O analista militar Pavel Felgenhauer sugeriu que o uso do Kinzhal mudaria pouco no terreno na Ucrânia”. -““Os custos são muito altos”… Realmente… Você dispor de uma arma precisa e imune a interceptações, com alcance que permite disparo dentro das suas fronteiras em nada mudará o curso da guerra, afinal, destruir depósitos subterrâneos de munições e áreas de tancagem de combustível em nada influi na capacidade de combate do inimigo (rsrsrs). Francamente, há quem acredite nisso?… Read more »
Informações sobre o objeto atacado pela “Adaga” na vila. Região de Delyatyn Ivano-Frankivsk. É uma das quatro primeiras Bases Centrais de Armazenamento de Armas Nucleares, também conhecidas como “Object 711” ou Ivano-Frankivsk-16. Comissionado em 1955. Ele está localizado no desfiladeiro dos Cárpatos; o arsenal real está localizado nas minas com uma ou mais entradas da superfície. A distância até a superfície da Terra é de várias dezenas ou centenas de metros. Perto, na superfície, há uma estação ferroviária separada, um heliponto para entrega de emergência de munição especial às tropas, um acampamento militar, um hospital, um campo de desfiles, uma… Read more »
Caro Sr. Dmtry,
Parabenizo-o pelas informações. Enriqueceste o debate.
Ao contrário dos trolls que para nada servem.
grande análise, prabéns!