Sistemas adicionais de defesa aérea estão sendo enviados para a Ucrânia, diz autoridade dos EUA
Enquanto o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky se prepara para pedir ao Congresso americano mais ajuda militar ao seu país, os EUA e seus aliados da OTAN já estão enviando vários sistemas de mísseis terra-ar para a Ucrânia para ajudar em sua defesa.
De acordo com um alto funcionário dos EUA, esses sistemas adicionais incluem os sistemas de defesa aérea móvel SA-8, SA-10, SA-12 e SA-14 da era soviética.
Esses sistemas têm um alcance de altitude menor do que o sistema S-300, que a Ucrânia solicitou. No entanto, eles têm um alcance maior do que os mísseis Stinger disparados pelo ombro anteriormente fornecidos à Ucrânia, dando-lhes a capacidade de atingir mísseis de cruzeiro.
Os sistemas foram adquiridos de nações parceiras da OTAN e estão “a caminho”, de acordo com esse alto funcionário dos EUA. Não está claro neste momento como esses sistemas serão repostos para o país fornecedor.
FONTE: CNN
Daqui a pouco o presidente do EUA vai fazer outro anúncio com mais ajuda.
https://www.youtube.com/watch?v=0A40FTzTHJQ
Ouvi alguns rumores de que o Biden vai anunciar nesse pronunciamento o envio dos S-300 e dos Mig-29 da Polônia. Tem deputado americano dizendo que os S-300 já foram enviados.
Senão me engano estes S-300 podem vir da Bulgária, não creio que venham das bases gregas no Chipre
Será que a Rússia não tem contramedidas para utilizarem contra seus próprios equipamentos?
Para que?
Os MIG-29 e S-300 ucranianos já foram todos destruídos.
Mandar mais para terem mais material destruído?
Ué mas nãos são “indestrutível ” os mig e os o S300,400 ,500, 550 ,650 etc ? Ou só troca a pintura e muda o número? Na Síria Israel deita e rola …
Cada fabricante de armas sabe os pontos fracos de seus equipamentos. Assim se torna fácil eliminá-los.
Israel ataca a Síria a partir do território do Líbano. Um ataque de saturação feito com drones kamikazes destruiu parcialmente um pantsir sírio. Tem que ver como são feitos esses ataques. E também as forças sírias são bem amadoras e negligentes. Não adianta ter um bom equipamento se não seguem o manual do fabricante.
Até onde se sabe, existe um acordo dos russos com os israelenses. Os ataques de Israel a Síria são informados e a Rússia desliga as defesas anti aereas.
A vantagem é que o estoque norte-americano não tem fim. Já o dos russos está bem limitado. Os ucranianos estão destruindo tudo. Viu que a Rússia está mandando equipamento e pessoal lá de Vladvostok para a Ucrânia?
Acho que já tinham ido.
E foram no ataque russo ao quartel.
Não existem mais.
Matar 35 de pelo menos 20.000 voluntários, não tapa nem o buraco do dente.
Se chegarem às mãos da Ucrânia, será uma ajuda que poderá criar mais dificuldades à Rússia em atingir seu objetivo de combater “nazistas”.
S-300P/PS/PT não muda muita coisa, são do início dos anos 80 além fabricados pela própria Rússia. Os mesmos destruídos pelo Azerbaijão em Karabakh…
O de melhor capacidade seria os dos gregos da versão PMU, mas dúvido muito que sejam eles a serem fornecidos..
Na Ucrânia hoje um Manpads leva mais perigo para aviação russa que um S-300 absoleto com mísseis fabricados na própria Rússia..
Creio que sistemas de média e baixa altitude tbm sejam grandes ameaças caso adotem estratégias adequadas movimentação constante
Prestem atenção, ao invés de proporem negociações de paz, solução diplomática ou ao menos um acordo que propicie uma parada nos combates, a solução do tal baidi é enviar mais e mais armas… como quem diz: “Se matem a vontade, sem problema, destruam tudo, de quebra ainda ganhamos muito dinheiro por aqui.”
É exatamente isso.
Qualquer proposta de paz levada para o império da rússia precisa incluir o reconhecimento da retalhação do território ucraniano e diversos compromissos públicos por parte da Ucrânia em fazer o desejo deles.
Então quem precisa prestar mais atenção é você 🙁
Inocente útil ou desonesto intelectual, Putin só pediu uma coisa desde o começo, apenas uma: Ucrânia abrir mão de fazer parte da OTAN. O comandante da Marinha alemã disse: “A Rússia merece respeito, e o presidente Putin não está pedindo nada demais”. Foi demitido sumariamente. Ex comandante do Exército Argentino deu uma entrevista primorosa, disse todas as verdades sobre o que está acontecendo, ninguém defende a guerra ou invasão, o que se questiona é a idoneidade moral dos países que criticam Putin, e quem são os verdadeiros responsáveis por esta guerra. Outra coisa, conforme eu previ, o dito ocidente já… Read more »
a lista de exigências de Putin, no inícios das negociações bilaterais, eram: 1) Mudança da constituição ucraniana com a retirada das disposições pró entrada na OTAN e o estabelecimento da neutralidade militar; 2) Fim das hostilidades por parte das forças ucranianas; 3) reconhecimento da soberania russa na Crimeia; 4) reconhecimento da independência das duas regiões separatistas de Donbass. No transcorrer do tempo, autoridades russas já falam em “desarmamento ucraniano”, “desnazificação”, “combate a eventuais planos de armamento nuclear dentro da Ucrânia” e “combate ao desenvolvimento de armas químicas”. Ainda não se falou nada se esses outros itens entraram na pauta de… Read more »
A Ucrânia tinha razão de querer entrar para a OTAN.
Não ser invadida.
A Russia é uma ameaça para qualquer pais.
Ninguém quer ser escravo da Rússia.
O xxx útil aqui é você.
Décadas de lavagem cerebral nas universidades…
Em relações internacionais, não existe a palavra razão.
Existem a posição do mais forte.
A Rússia avisou e a Ucrânia não acreditou.
Tomou.
Então. E o mais forte nessa história é a OTAN que se expandiu para o leste.
Agora são escravos dos EUA. E arriscado nem ter mais país pra governar. O Zelenski ja esta jogando a toalha pensando nele e na sua família. Ja viu que os EUA so pensam neles. Ta vendo o país sendo destruído pela ganância dos EUA. O cara quer acordo e o senhor da guerra enviando toneladas de armas e dinheiro para os mercenários. E kd a ONU pra condenar esse velho gagá que era pra se reunir com o Putin e aceitar os termos de não adesão do vizinho da Rússia a OTAN e acabar com a guerra. Enquanto isso 3… Read more »
Não acho que seja desonesto intelectual… São desonestos mesmo!!!!!
A Rússia deve ficar com parte da Ucrânia.
A outra parte será desmilitarizada e provavelmente com Governo pró-Moscou.
Mas, o que é certo, é que a Ucrânia deixou de ser ameaça para a Rússia.
Volta pra Terra.
A única desmilitarização que eu estou vendo é a do exército russo. Já pediram reforços da Sibéria porque as tropas que estão lá não estão aguentando.
O certo mesmo é que a Rússia deixou de ser uma ameaça convencional para a OTAN.
A Ucrânia já não existe.
Ah, que bom que o Putin só pediu uma coisa, né?
Já ouviu falar de soberania dos países?
Cara.
As conversações estão na seguinte situação: A Ucrânia será neutra (isso é certo).
O que está em discussão é se a parte que restar dela terá Forças Armadas.
A Ucrânia não está em situação de fazer exigências.
Só concessões.
O que está em discussão é se realmente a Rússia voltará a ser uma ameaça para a OTAN depois desse papelão na Ucrânia.
A Rússia vai sair dessa 10x menor do que quando entrou.
a russia boazinha parou os bombardeios enquanto negocia?
Acho que vc não entendeu a situação, Rússia já esta em território Ucraniano, uma serie de tentativas foram feitas para evitar isso é tenho ate dó do Macron (mentira)!
Os Ucranianos estão segurando bala no peito, a Diplomacia, apesar de importante, não tem mais a capacidade de assegurar a sobrevivência do povo e do estado Ucraniano.
A Ucrânia precisa de armas e por enquanto é isso, a Rússia só vai negociar se em algum momento houver algum equilíbrio de poder, até lá assassinato do povo ucraniano será constante!
Agora é tarde, isso teria que ser feito lá atrás, agora já era… Putin só queria a Ucrânia fora da OTAN, agora já foi, Putin não vai arregar nem pelos carvalhos, já deu provas disso.. quem está pedindo arrego agora é o dito ocidente.
Todo Mundo quer a paz. Menos a Rússia. Seu problema não é com o Ocidente. É com a Rússia, então vá reclamar dela.
Ainda não procurou um psicólogo, né? Percebe-se…
É como o cara que olha para mulher que foi estuprada e coloca a culpa na saia!
Gente bizarra…
Sentiu? Não vou longe, leia o artigo de Jo.sé Dir.ceu publicado no Poder360, se tu discordar de alguma coisa que tem lá, exceto no final onde ele entra em política interna, então quem precisa de um Fróide é você. Não posso fazer nada, jamais vou me deixar levar por uma imprensa vendida e preço vil, anti nacional e paga para servir a interesses estrangeiros. Apenas um cabo da USAF que era operador de drone, foi responsável pela morte de mais de duas mil pessoas durante as guerras no Oriente Médio, isso foi atestado por escrito pela própria USAF, em uma… Read more »
Nos últimos 12 meses, falando por baixo, houve conflito na Armênia, na Bielorussia e no Kazaquistão. Nos 3 casos a Rússia teve de intervir para garantir a estabilidade destes países. Mas a lenda diz que é a Rússia quem está provocando. Tá serto.
A Rússia queria a paz desde 2014.
Agora é tarde.
Colocou seu time em campo e ninguém mais tira.
A paz no dicionário do Putin é mais ou menos assim. “Faça o que eu mando e seremos amigos”
Tava no mundo da lua né? O Putin deixou claro diversas vezes nas reuniões que eram 4 exigências petreas nas negociações, 1 reconhecimento das regiões separatistas, 2 Reconhecimento da Criméia como parte da Rússia, 3 Neutralidade total da Ucrânia e a quarta e última questão solicitada era que a OTAN se retirasse de todos os países do leste Europeu que pertenceram ao Pacto de Varsóvia ou a URSS e não avançasse mais. As exigências russas sempre foram inexequíveis, Putin sempre deixou claro que não era só a Ucrânia!
A Ucrânia está há anos pedindo para entrar na OTAN. Desde 2008, se não me engano. E o pedido estava esse tempo todo na 2ª gaveta da escrivaninha do Secretário-Geral.
Junto com a escova de dentes e o pacote de biscoitos.
Nada a ver esse papo de “vou invadir para a Ucrânia não entrar na OTAN”.
Lá na ONU fizeram a seguinte pergunta: quem aí apoia a invasão russa? Só Coreia do Norte, Síria e Eritréia levantaram a mão. Por aí você já vê como a Rússia vai contra a maré e quem são os amigos dela.
O ocidente resolveu abrir a caixa de pandora.
Veremos como reagirá caso a Rússia adote conduta recíproca.
Acho que você não entendeu o enredo desse filme. Foi o Putin que invadiu a Ucrânia e não o contrário.
Eu acompanho a “crise ucraniana” bem antes de 2014, na esteira das “revoluções coloridas”, com predominância do laranja.
Portanto, o discurso da “invasão” não subsiste, se é que você me entende.
Putin só entende a força.
Discordo. Do contrário ele já teria transformado Kyev em Mosul.
A Ucrânia se paga.
Tolinho.
Até agora só vi o rublo despencar e a bolsa russa ficar fechada. Vai pagar com o que?
Volodymyr Zelensky brinca que negocia com Putin e Putin brinca que acredita na seriedade do Comediante.
Um comediante palhaço querendo enganar um ex agente da KGB. O futuro da Ucrânia será decidida em breve.
Minha opinião é que a Rússia não vai parar até chegar na fronteira do outro lado.
O palhaço da KGB se queimou completamente. Esse é o grande perdedor do momento. Foi dar um passo maior que a perna e se esborrachou no chão.
A OTAN/EUA está dando um “soco-inglês” para o José Aldo enfrentar o Júnior Cigano, quando na verdade deveriam enviar o Cain Velasquez, Ngannou e o Miocic…
Com certeza você não sabe o que é um soco inglês kkkkk
É uma porrada e tanto viu rs
Claro que é uma porrada, causa danos no adversário, mas não decide uma luta entre José Aldo e Júnior Cigano.rsrsrs
Danos do tipo perda de consciência, sim ! O Sr. já teve um soco inglês ? O melhor é o com pontas, assim você não precisa dar nenhum soco, se é que me entende rs
Já sobre o cenário da Ucrânia, acho remoto essa transferência, bem como a sua efetividade se ela se conclui-se !
Quantos mísseis seriam enviados e quantos aviões o urso tem ? É mais avião do que míssil !
A Ucrânia vai cair, resta-nos saber em que termos, quanto mais ela resistir, mais favoráveis serão eles (ou não).
Mas o problema é que o urso tá comendo um porco espinho com anabolizantes. Vai comer, mas vai ficar com os espinhos grudados na garganta.
Eu garanto pra vc, basta acertar um soco, somente um soco e o Cigano vai para um mundo de M.
No dia que vc tiver um soco inglês na mão vai entender como é uma arma absolutamente subestimada, acho que é culpa dos filmes!
Te garanto que um murro bem dado do José Aldo com soco inglês na fonte do Cigano apaga.
Especialmente se vier acompanhado de um combo de canelada, joelhada, cotovelada, murros etc.
Felipe, se você tivesse que apostar dinheiro, em quem você apostaria, José Aldo com o soco-inglês ou no Cigano?
A questão é essa. Não estou aqui pra apostar ficha por ninguém. Não fecho os olhos para a superioridade militar russa. Não fecho os olhos para a resistência que a Ucrânia está mantendo. Ninguém sabe o que irá resultar disso. Ninguém sabe os resultados. Ninguém sabe nem quais são as demandas das duas partes nesse momento. Então ninguém deveria ficar aqui “apostando” ou torcendo pra algum dos lados.
Você não torce né? Sei… Agora, conta a do papagaio…
como comentei no forte há pouco, creio que você está me confundindo…
Só quero ver quem vai manter a posse desses armamentos quando a guerra acabar e, independente de quem ganhar, a Ucrânia for fragmentada. Se cair nas mãos dos Azov e demais criminosos de guerra pode esperar um banho de sangue de russos étnicos, como já ocorreu antes, os russos vão ter dificuldades em lidar com a resistência da população, os ucranianos vão ter dificuldades em controlar a ação desses neonazistas.
André, você deve lembrar do que aconteceu com as armas que a Líbia tinha, foi espalhada entre vários terroristas, essa guerra na Ucrânia ainda vai durar muito tempo, até porque, sempre ficam grupos de resistência e mercenários sendo pagos por outros países.
Quando é que ocorreu o massacre de russos étnicos?
Essa parte a “cartilha” que ele decorou não diz.
Alguém pode me dizer onde os dois despertados intelectuais viram a palavra “massacre”? Talvez o chapéu de alumínio esteja atrapalhando a visão de vocês.
De qualquer forma, o banho de sangue a que me referi são os crimes de guerra cometidos pelos Azov e reconhecidos pela ONU, ou as mortes ocorridas em 2014, quando, por exemplo, 42 pró russos foram mortos num incêndio
depois de buscar abrigo no prédio de um sindicato em Odessa.
No mais, é bem irônico ver seguidores do Esquizolavo me acusando de seguir cartilha.
https://www.ohchr.org/sites/default/files/Documents/Countries/UA/Ukraine_14th_HRMMU_Report.pdf
https://www.cbc.ca/news/world/ukraine-crisis-at-least-42-killed-in-odesa-violence-1.2630813
https://foreignpolicy.com/2019/11/01/congress-max-rose-ukraine-azov-terrorism/
Você acha que é mentira grupos neonazistas assassinando a população de etnia russa no Dombass?
SA-10 não seria o S-300???
sim ele e o SA-12 são S-300. cada um de um modelo distinto.
Editores, o texto afirma que os EUA não enviou S-300 que a Ucrânia pediu, mas diz que enviou SA-12 que é a designação OTAN para ele…
Aproveita e manda os caças que Ucrânia pediu ..
Vão mandar, tem até uma pista formidável na conteira da Ucrânia com um país da OTAN que é perfeita para a troca.
SA-10 e Sa-12 são o S-300 mas com diferentes versões!!! Que erro tosco. Além disso, a Sa-12 não foi exportada além da China. O que podem ser são sistemas de Sa-13 (infravermelho) que a Ucrania ja tem (e perdeu varios), e talvez alguns Sa-6. Sa-11 e Sa-15 poucos países da Europa os usam, como Grecia e Azerbaijão. No primeiro, não sei se iriam aceitar se desfazer e ficarem sem AAA contra a Turquia. Pouco importa, pois serão destruidos como os que a Ucrania já tinha antes da guerra, isso se realmente forem enviados pois isso parece ser mais noticia para… Read more »
Enquanto isso a Polônia pede “missão de paz” armada da OTAN dentro da ucrânia. vai vacilando.
A Polônia tá louca pra se vingar dos Russos.
A Polônia tá louca pra se enrolar na mortalha.
Caro Wellington, realmente me parece que os poloneses tem uma profunda mágoa com os russos pelo que eles fizeram com o povo polonês no passado, estão com o dedo coçando para entrar na Ucrânia..
Se esses equipamentos chegarem, o que eu não acredito, a Rússia apertará mais ainda. Os Eua tentam apagar o fogo com gasolina.
Isso só irá piorar a situação da Ucrânia.
A polônia deve ta adorando, ela só quer uma desculpa pra apertar o botãozinho do artigo 5
A Polônia já falou em a missão de paz. Agora vi que parece que vão enviar o S-300.
Sem minhas bombas nucleares eu não consigo (putino mafioso).
Só pra entender, você acha que a OTAN ganharia a guerra contra a Rússia?
uma guerra convencional? tendo em vista o desempenho Russo apenas contra a Ucrânia? isso não não vale nem a pena ser questionado.
Ganharia com “extrema” facilidade. (tendo em vista oque se imaginava que seria)
Mas você acha que a Rússia atuaria contra a OTAN da mesma forma que ela atua contra a Ucrânia?
Se brincar a Rússia já gastou todo o estoque de mísseis de cruzeiro e se não pisar no freio vai acabar com os Iskander M também.
Pode ser, mas quem vai colocar o guizo no gato pra descobrir?
Aliás, creio que a Rússia deve ter disparado menos kalibr na Ucrânia que na Síria.
…e o objetivo da OTAN de acabar com a Russia estaria alcançado sem que precisasse morrer um recruta!
Falam em mais de 950 mísseis disparados .Não vai sobrar nada para enfrentar a OTAN.
Caro Victor, não acho que numa guerra convencional a OTAN ganharia com “extrema” facilidade, na minha opinião ia ser uma guerra bem custosa, creio eu que muitos soldados russos não queriam lutar essa guerra contra a ucrânia, mas talvez contra o “ocidente” eles teriam mais fôlego de luta.
De qualquer forma eu acho que a OTAN venceria, mas a custas pesadíssimas.
Saudações.
Eu digo “extrema” facilidade se comparado com oque se imaginava que seria antes da invasão da Ucrânia. Tendo em vista todos os problemas que a Rússia apresentou. Principalmente em comunicação e logística e que no momento boa parte das forças está atolada (literalmente) na Ucrânia. Um ataque agora resultaria em uma vitória mais fácil e simples.
Otan venceria em 3 dias
Só para entender. Depois do pífio desempenho do exército russo você ainda duvida disso?
Existem falhas, sobretudo, por imposição política e diplomática, mas não vejo desempenho pífio, se considerarmos que a Ucrânia (ocidente) está preparando-se para esta guerra a muitos anos. (A Rússia também, diga-se) Além do mais, fala-se sobre o fornecimento de armas ocidentais, mas penso que a ajuda mais importante esteja relacionada com inteligência, comunicações, imagens de satélites, guerra eletrônica etc, que pouco ou nada aparecem na mídia. Também não é pra se desprezar o tamanho e qualidade das forças armadas ucranianas. Portanto, daria para acelerar a blitzkrieg, mas à custa de uma pacificação mais custosa no pós-guerra. E este raciocínio deve… Read more »
Se a Polônia entrar na guerra sozinha e atacar a Rússia, o Artigo 5 não pode ser requisitado. O Artigo 5 só existe caso um país seja atacado primeiro, se ela entrar na guerra por si própria, não pode requisitar. Não atoa a OTAN não apoiou os EUA na invasão do Iraque. Abraços.
“Se a Polônia entrar na guerra sozinha e atacar a Rússia, o Artigo 5 não pode ser requisitado. O Artigo 5 só existe caso um país seja atacado primeiro”.
Acredita realmente nisso?! Ainda mais vindo de uma organização como a otan?!
Se atacou oi foi atacada, seria apenas mero detalhe e o art 5 seria acionado do mesmo jeito.
Seria muito oportuno os russos sentarem bomba nesse poloneses cretinos, devem estar carentes de carinho, como os que receberam na WW2, e agora querem ser saco de pancada novamente…
Querem apagar o fogo ucraniano com gasolina mas focos de incêndio podem aparecer na polônia.
A única linguagem que o putin entende é a de força. Se haverá guerra amanhã pq não fazer hoje? Se o putin quer guerra então dê a guerra a ele. Um confronto entre a OTAN e a Rússia é questão de tempo. A Bíblia é profética(Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobre-virá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão).
Vai acontecer essa guerra não a como evitá-la.
Putin não é louco de atacar a OTAN. A Ucrânia era membra da CSTO e da CEI até 2013 e as revoluções coloridas ocorrerem, não que esse fato deslegitima qualquer pretensão atual da Ucrânia, mas não há garantias legais para a OTAN defender a Ucrânia sem a Rússia escalar esse conflito pro uso de armas nucleares…
Putin não vai escalar para uma guerra nuclear. Ele sabe que o limite não pode ser ultrapassado pois de que adianta vencer uma guerra que ninguem vive para comemorar a historia.
Duas bombas nucleares pararam uma guerra, por quê uma ogiva de 50kt não faria o mesmo?! Usaria um país sem expressão político-econômico como aviso, uma Letônia, Estônia ou Lituânia ,talvez quando as potências do bem vissem que a Rússia não está brincando, levassem ela a sério… O tratado de versalhes ferrou a Alemanha com pesadas multas e perdas de território, fazendo sua moeda virar papel higiênico, além de humilharem economicamente a nação! O resultado todos sabemos bem… Uma Alemanha ressentida e com sede de vingança levou ao poder o baixinho de bigode ridículo e foram 70 a 85 milhões de… Read more »
Por não usariam? Por que o outro lado também tem armas nucleares. É o princípio do equilíbrio do terror.
Os oligarcas russos jamais deixariam o Putin apertar o botão. O Putin que morra sozinho. Os oligarcas não se entregarão ao sacrifício.
“A Bíblia”…Sei…
Interessante: “Autoridades de inteligência dos Estados Unidos descobriram que a barragem de mísseis balísticos que a Rússia disparou na Ucrânia contém uma surpresa: chamarizes que enganam radares de defesa aérea e mísseis guiados por calor. As informações são do jornal americano New York Times. De acordo com um oficial de inteligência americano, as munições misteriosas são lançadas pelos mísseis balísticos de curto alcance Iskander-M. A reportagem feita pelo NYT informou que cada um é embalado com ELETRÔNICOS e produz sinais de rádio para bloquear ou falsificar radares inimigos que tentam localizar o Iskander-M. Além disso, disse o veículo, contém uma… Read more »
Agora que eu li o comentário do Bosco.
Portanto, noticia mais velha do que o SS.
Mais cedo na CNN anunciaram que dentro do pacote anunciado dessa vez, de U$ 800 mi, estavam 800 sistemas de defesa antiaérea (Stinger?) + 9000 sistemas anticarro (Javelin?).
Se for isso mesmo, é um baita reforço.
Especialmente se for algo somado aos sistemas soviéticos antigos citados e o S300.
Terão o mesmo destino dos outros…
E se enviarem os velhos MiG-29 poloneses, o destino será aumentar os scores da VKS.
A inteligência passa longe dos políticos, principalmente quando sabem que vão perder uma eleição e bate o desespero.
Os USA e seus aliados querem sufocar a Rússia economicamente fomentando a guerra. E, para isso, não importa quantos ucranianos irão morrer.
Se quisessem ajudar a Ucrânia já teriam costurado um acordo, em vez de enviar armas para prologar a matança.
Daqui a trinta dias veremos o que os torcedores da Ucrânia dirão.
Terão o mesmo destino das anteriores: destruição pelo sistema de armas Su-35+Kh-31…