Pentágono corta seu pedido de caças F-35 da Lockheed em 35%
O Pentágono solicitará 61 caças F-35 em seu próximo orçamento, 33 a menos dos jatos furtivos da Lockheed Martin Corp. do que o planejado anteriormente, de acordo com pessoas familiarizadas com o plano de gastos.
O Departamento de Defesa dos EUA planejava financiar 94 dos caças no ano fiscal de 2023, acima dos 85 no orçamento deste ano, de acordo com o mais recente “Relatório de Aquisição Selecionada” em seu programa mais caro.
A redução proposta para o F-35 pode ser o item de aquisição mais controverso em uma solicitação de orçamento de segurança nacional que deve chegar a US$ 770 bilhões no ano que começa em 1º de outubro.
O F-35 está sendo desdobrado na Europa Oriental em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia. Seis F-35 do 34º Esquadrão de Caça da Força Aérea estão voando em missões de “policiamento aéreo” da Estônia e da Romênia. A ministra da Defesa alemã, Christine Lambrecht, anunciou na segunda-feira que a Alemanha comprará 35 dos aviões de guerra.
Juntamente com a redução proposta do F-35, a Força Aérea solicitará 24 jatos F-15EX não furtivos fabricados pela Boeing Co., acima dos 14 planejados no orçamento fiscal de 2021. O modelo EX carrega mais munições do que o F-35 e estima-se que seja mais barato de voar. Ainda assim, o serviço planeja comprar muito mais F-35s do que jatos F-15EX.
Uma pessoa familiarizada com o raciocínio da Força Aérea para comprar menos aviões disse que não deveria ser visto como um retrocesso da meta de longa data do serviço de comprar 1.763 F-35s. Em vez disso, disse a pessoa, é uma questão de desacelerar as compras até que a capacidade total do Block 4 possa ser entregue em novos jatos, a fim de minimizar o custo de adaptá-los.
Além disso, o F-35 está a pelo menos 14 meses de iniciar e concluir uma simulação de combate muito atrasada para testar seu desempenho contra as ameaças aéreas e de defesa aérea russas e chinesas mais avançadas que enfrenta agora e provavelmente no futuro. As missões simuladas ocorreriam em 2017, depois em 2020 e agora estão planejadas para algum momento entre junho e setembro de 2023, disse Fick a repórteres este mês.
FONTE: Bloomberg