VÍDEO: Avião de ataque russo Su-25 consegue pousar após ser atingido por MANPADS
Ao realizar uma missão de combate na zona de uma operação militar especial na Ucrânia, o avião de ataque Su-25, que era o segundo da dupla, foi atingido por um míssil disparado do solo por um militar das Forças Armadas da Ucrânia.
O piloto da aeronave danificada decidiu desligar o motor afetado e não deixar a aeronave. O piloto da aeronave líder, o tenente-coronel Denis Litvinov, percebendo que o avião do ala não resistiria a um segundo ataque de míssil, cobriu-o com seu próprio avião.
Durante a aproximação para pouso, o piloto do Su-25 danificado relatou uma falha nos sistemas de controle e realizou um pouso sob orientação do piloto que o cobria.
Graças às ações hábeis e a sangue frio de Litvinov, foi possível salvar a vida do piloto e do avião de combate. Ambos os pilotos serão apresentados para receberem condecorações estatais.
FONTE: Zvezda news
Guerreiros.
Um jamais pode abandonar o outro.
Em todas as forças armadas do mundo existem esses seres especiais.
Servem de modelo e exemplo.
Na guerra é assim amigo… não importa o motivo da guerra ou o lado que vc está, seu companheiro de farda é seu irmão. Cabe a vc cuidar dele e dele cuidar de vc. Sozinho você não é nada!
Ninguém fica para trás.
Não há nada de especial. Por isso o elemento básico de combate na Caça são duas aeronaves. E uma apóia a outra, sempre. Isso é brifado antes e faz parte da doutrina. Por isso são dois. No mundo é assim.
Ahhhh….. mas se é o TOM CRUISE….!!!!
Ficam querendo romantizar coisa q não tem nada de romance… É morte e destruição!
Esse deu sorte de ter conseguido pousar, pois muitos pilotos de ambos lados não tiveram a mesma sorte, um único míssel transformaram suas aeronaves em bolas de fogo e destroços.
Não chamaria isso de sorte e sim de perícia, isso é o que diferencia o piloto mediano daquele que sabe a máquina que tem nas mãos. Outro fato importantíssimo é a questão da aeronave ser bimotora, ou seja, poder desligar um motor e continuar voando com o outro. Certamente se essa aeronave fosse monomotor, seria mais um troféu para os ucranianos, porém aí tem mérito para a defesa antiaérea também!
Só acrescentaria o fato de a aeronave ser bem robusta também.
Piloto foi corajoso em continuar na aeronave,mesmo com risco iminente de queda.
Creio que ejetar sobre terreno dominado pelo inimigo seria mais perigoso!!!
Desde que houvesse alguma chance de sucesso…a decisão foi a mais sensata!!
Infelizmente não acabou caindo
Z.
Slava Russia!
UCRÂNIA VIVE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por enquanto.
Máquinas russas são assim.
Eficientes e resistentes.
Tu gosta de provocar kkkk, eu sei que você é sensato quando quer né seu comuna kkk segundo alguns.
kkkkkk
Mexe com quem tá quieto.
SDS
Louco pra sentar num daqueles tubos de pitot em que os pilotos fazem barras.
Mas a Russia já perdeu vários desse modelo de aeronave na ucrania… inclusive perdeu alguns Su-34
A Ucrânia também. Não e a qualidade do equipamento que difere e sim o uso correto dele. Exemplo, a Arábia saudita apanha com equipamento Americano e Europeu.
E vale lembrar que por enquanto, a maioria das armas anti-aereas da Ucrânia são de origem Russa e soviética.
Soviéticas*
Z
Para aqueles que torcem por ambos os lados sem sequer saberem da história que envolve os dois países lembro que em ambos os lados há (militares e não bandidos ou narcotraficantes) jovens e pais de família cumprindo seu dever militar e morrendo por decisões inábeis de políticos. Vibrar com morte e destruição atrás de uma tela e no conforto de seu país tropical é fácil ..
Voce já foi militar ?
Passa Dôra sarnento da bixoga!
Voar a baixa altitude em guerra convencional é suicídio, por isso temos que investir em armas guiadas baratas, tipo Paveway e JDAM. Numa guerra a gente não pode mandar Gripen lançar bomba burra ou disparar foguete perto do solo.
Concordo! E mais do que isso ter um estoque decente desse tipo de arma, veja a Rússia que está tendo que utilizar armas burras pq possivelmente o seu estoque de armas inteligentes deve estar baixo, se lá está baixo imagina aqui! Pobre de nós se algum dia o Brasil enfrentar algum conflito! Os oficiais que acumulam salários e regalias seriam os primeiros a debandar!
As armas inteligentes estão guardadas para receber os americanos.
Para os ucranianos, estas servem.
C o m u n a sem vergonha. Vai se alistar no exército russo, seu muquirana.
Z
Tás com soninho filho, vai dormir, vai …
Acho que ele não tem noção o que o equivalente americano, A-10, alcunha, Javali é capaz de fazer.
Coitados dos Russos, se não fosse pela hipótese de guerra nuclear, caiam como patos dos céus, e eles sabem isso, por isso valem-se de a NATO e os EUA não quererem matar toda a humanidade, para derrotar os orcs.
Avise os barbudinhos de chinelo do Afeganistão que se os EUA quisessem, em 3 dias derrotaria o Talibã inteiro e dominariam Kabul … opa, pera aí..e lá se foram 20 anos e mais de 4 mil vidas americanas pro saco
Sem falar que e mais barato e eles tem que se livrar do estoque antes que perca a validade. Se não me engano, a validade dos explosivos e de 5 anos.
Tenho lido noticias que o estoque total deles não esta baixo, ate porque eles fabricam o próprio armamento. A questão parece que eles estão guardando para se a guerra aumentar, no que eles estão muito certos.
Fala isso pra MB, que gastou milhões modernizando meia dúzia de A-4, e até agora só tem bomba burra e canhão neles. Nem um único míssil integrado eles tem.
Pra isso existe o caça A-1 e o A29 supertucano nao iria os gripens esses fariam a parte de combate aéreo
Depende, pelo que entendi teve um Su-27 ucraniano que foi derrubado por um S-400 justamente por estar voando alto.
Segundo dizem, foi a 150km de distância, para quem dizia que tinha um alcance superior a 400km.
Isso não prova nada.
Essa lata velha nem precisa de míssil pra ser derrubada, logo logo a Rússia vai pedir a Xi ajuda pra sua força aérea, pra quem declarava que chegaria a Paris em uma semana se quisesse, a realidade bateu firme, a Ucrânia mesmo saindo derrotada invariavelmente mostrou ao mundo que a Rússia é um grande Urso cansado e velho que se escora somente em seu arsenal nuclear, de resto passou vergonha contra um país fraco e pobre.
Fraco? Os caras são remanescentes da URSS, um dos maiores exércitos da europa e sistemas de defesa aérea que mesmo desatualizados, são as centenas e melhores que muitos atuais de grandes potencias. Calma o coração e raciocina com a mente. Ali é casca grossa, tem a guerra no sangue.
Os sistema de defesa área russos não estão desatualizados. Os sistema S-300 estão atualizados e ja tem os novos S-400 e 500 que em breve vai entrar em serviço.
Lata velha? Talvez. A mesma idade do A-10 Warthog, esse é bom pra você?
Guerra deve ser muito fácil né? Você parece o tal do mercenário Brasileiro “instrutor de tiro” que voltou no outro dia embora.
Su-25
Lata velha é uma palavra forte demais, porém, o tempo do SU-25, tal como o do A-10, já passou. Não à toa a USAF já está há uma década tentando aposentar o Warthog.
Então,mas relutam em aposentar pq até hoje não arrumaram um substituto a altura do A-10,e olha que os drones podem fazer muito bem o mesmo serviço,mas eles sempre empurram a aposentadoria com a barriga pq o A- ainda atende as necessidades da Usaf
Pela USAF o A-10 já tinha sido aposentado, quem empurra ele goela abaixo é o Congresso Americano, que por algum motivo não aceita as explicações técnicas dos militares. Provavelmente deve ter alguma empresa se beneficiando de manter os Warthog voando.
Acredito que seja o lobbie das cidades onde estão baseados.
O F-35A será o substituto do A-10.
Tenta aposentar e… Não consegue.
Pergunte-se o motivo disto…
O motivo se chama US Congress
Deve ser mesmo….um avião lata velha da época da URSS resistiu a um MANPAD fodástico do ocidente.
Resistiu e agora vai direto para o ferro velho.
Realmente deve ser bom mesmo, já que esses mesmo manpads fodásticos do ocidente não conseguiram abater um su-25 e entretanto su-34 e su-30 parece que caem mesmo.
Graças aos poucos S-300, Buk, Tor e Strella que ainda estão sendo operados pela Ucrania….Manpad dificilmente abate caça de alta performance
Tem outro vídeo do mesmo modelo no começo da guerra atingido por um MANPAD também, esse aparece que mal sentiu o impacto, continuou voando normalmente. Avião robusto esse SU-25
Z
A “lata – velha” voa e combate bem.
Não tem substituto.
O mesmo acontece nos EUA com o A-10.
O que é velho… É bom.
Esse avião Su-25 é realmente uma aeronave bem robusta, fabulosa, subestimada por alguns, mas é um verdadeiro “tanque” com asas; aliando-se ao sangue frio e perícia do piloto que conseguiu conduzir a aeronave até o solo.
Não é a primeira vez que se tem notícias de um Su-25 sobrevivendo à ataques “terra-ar”
Parabéns à experiência do piloto!
Contra a Geórgia em 2008 um conseguiu pousar em situação semelhante..
Realmente o avião é um “tanque.” Bela máquina!
Belo feito de pilotagem. Aeronave robusta, projetada para ser assim. Me lembrou daquele A-10 no Iraque que foi atingido por um ZSU-23-4.
Realmente é uma aeronave robusta…
cauda do A-10, que foi danificada como resultado de atingir a ogiva do míssil Igla-1
A-10 após sobreviver a ataque direto de projéteis explosivos de até 23 mm.
O Maj. Brett DeVries com seu jato após o pouso de emergência em 2017.
A aeronave ficou seriamente danificada durante um treinamento de tiro terrestre em julho de 2017, com seu piloto pousando executando um pouso de barriga.
?resize=696%2C522&ssl=1
O A-10 é outra aeronave projetada para aceitar castigo.
Teve sorte! O míssil não afetou sistemas que impossibilitassem o avião de continuar voando… agora é só ir pra casa, trocar a cueca, tomar um banho, receber as medalinhas e pegar outro Su-25 para trabalhar, afinal lá na Rússia não falta aeroave desse tipo.
As vezes não basta ter sorte,tem que ser bom também…
Em um cenário hipotético, mas similar, acredito que um Super-Tucano ou um A-10 (ambas aeronaves de ataque ao solo) não teriam a mesma sorte!
Há um percepção errada ocidental em subestimar o equipamento militar russo.
No que tange ao Su-25 é uma aeronave de ataque ao solo no sentido “raiz”. Capaz de incursões à baixa altitude num cenário adverso e conseguir sair voando, como ocorreu no caso acima. Ainda que com danos, o piloto teve a segurança de voltar e pousar com sucesso.
Não há como dizer. Certamente o Super Tucano seria o mais frágil desses dois e acho que não deveriam estar na mesma categoria. O A-10 já se provou tão robusto quanto o Su-25 em outra ocasião. É muito difícil, senão impossível estimar qual seria o mais robusto baseado em apenas um evento e acho isso injusto com ambas as aeronaves.
Já o Super Tucano é mais para operação em ambientes permissivos, com alguma capacidade de resiliência para o caso de necessidade.
Exatamente, a capacidade do A-10 e do Su-25 são de operar em teatros com um certo nível de ameaça até elevado. Já o Super Tucano tende ao CAS com alguma capacidade de auto-proteção com flares.
Isso aí. E qualquer aeronave de combate, dependendo do nível de danos recebidos, pode acabar voltando para a base. Até mesmo aeronaves civis. Praticamente todas são construídas com níveis de redundância. Claro que aeronaves militares de combate serão quase sempre mais robustas por terem características de projeto que levam em consideração serem alvejadas por forças inimigas, mas é bom sempre lembrar que não existem aeronaves invencíveis.
Infelizmente muitos esquecem disso dependendo de qual símbolo está pintado na fuselagem.
O super tucano seria difícil mais o A-10 aguentaria
o su35 também era pra ser. É todo reforçado, várias redundancias e casulo de titanio e não deu.
Z!
Foi pena não ter caído…
Z
Uma aeronave brasileira similar ao Su-25 (ataque ao solo) seria o AMX A-1. Infelizmente, se apercebe que o AMX não recebeu os incentivos necessários; não evoluiu o quanto poderia. Foi uma parceria de fabricação Ítalo-brasileira que deveria ter-se aprimorado com o tempo. Na guerra do Kosovo os AMX italianos tiveram excelente desempenho, inclusive derrubando estações de radar inimigas. Fizeram incursões à baixa altitude com êxito, onde tiveram sua prova de fogo. Acredito que o AMX foi um excelente projeto conjunto da Embraer; porém, com o tempo acabou desprestigiado por não ser a aeronave um caça puro sangue (claro! sua concepção… Read more »
Já se gastou centenas de linhas aqui na trilogia falando do A-1. Não tem nada a ver com desprestigio. Hoje, não há mais spares, no mundo, pro motor SPEY.
Sem entrar no mérito do conflito isso mostra o grau de profissionalismo dos pilotos, fruto de doutrina e treinamento, condecoração merecida.
E de um projeto que cumpriu sua função, trouxe o piloto de volta vivo.
Bimotor, se fosse um AMX teria que ejetar rs
Missil que bate em Su-25 bate em outro Su-25 tambem
Aeronave bimotor e, principalmente, com as duas turbinas bem separadas tem um grau de sobrevivência muito maior para ataques a baixa atitude…
Teve um “guerreiro” brazuca que na primeira gritaria da sirene, largou os “campanha” pra trás e sumiu no braquiarão. Foi a pé, correndo até a Polônia. Só não correu mais rápido por que tinha alguma coisa escorrendo pela perna, pra dentro da “butina”. A gloriosa fab deve “resgatar” esse “gajo”. Ah! Nas próximas eleições deve sair candidato a dep. “federau”. E será eleito! Desculpas mas não pude deixar de fazer esse comentário!
O cara só se alistou lá pra tirar foto fardado e mandar no instagram.
Lacração.
O playboy, acostumado a dar tiro em papelão, primeira ação de combate real voltou cagado. Imagino o que seria do Brasil com esse tipo de gente combatendo.
Pobre Rússia, perdendo as velharias.
Sabemos que, a cada segundo, a tecnologia se renova, principalmente no âmbito militar, onde toda a expertise é dedicada a salvar a vida do militar que venha ser atingido. Porém, meus amigos, é fato. Misseis anti-carro e como o citado em questão, o Manpads, continuará sendo um fator muitíssimo perigoso na guerra. Misseis anti-carro, Manpads e variados, é um fator mais perigoso em relação a qualquer carro de combate, transporte de tropa e etc., que esteja bem armado. No campo de batalha, os soldados podem decidir muita coisa. Meus parabéns ao piloto que conseguiu sobreviver e pousar em segurança.
“Ao realizar uma missão de combate na zona de uma operação militar especial na Ucrânia”
Digam a verdade…!
Invasão e guerra na Ucrânia!!
Foi projetado para aceitar castigo.
https://www.youtube.com/watch?v=eXFDc-44YeE
Esses SU 25 são brutos. Se precisar, ele funciona até com gasolina de carro.
Pra derrubar esse daí com Manpad com Ogiva de 1kg tem que ser um impacto muito certeiro. Esse daí só derruba mesmo com míssil maior, avião bruto demais da conta. Esse Manpad aí explodiu do lado da turbina, e mesmo assim ele continuou.
Caramba, bem avariado e não caiu????
Nasceu de novo p morrer na pxma…
Deram sorte… Puderam voltar para mais um dia de vida ao lado dos seus familiares. Muitos não tiveram essa oportunidade!