São Paulo, Brasil, 09 de março de 2022 – (B3: EMBR3 | NYSE: ERJ) As informações operacionais e financeiras da Empresa, exceto quando de outra forma indicadas, são apresentadas com base em números consolidados de acordo com as normas contábeis IFRS (International Financial Reporting Standards) e em Reais. Os dados financeiros trimestrais são derivados de demonstrações financeiras não auditadas, enquanto os dados anuais são auditados, exceto quando de outra forma indicado.

DESTAQUES

• A Embraer entregou 55 jatos no quarto trimestre (4T21), dos quais 16 aeronaves comerciais e 39 jatos executivos (26 leves e 13 médios). Em 2021, um total de 141 jatos foram entregues englobando 48 aeronaves comerciais e 93 jatos executivos (62 leves e 31 médios).
• A Carteira de pedidos firmes (backlog) encerrou o 4T21 em US$ 17,0 bilhões, seu maior nível desde o 2T18, impulsionado por um consistente nível de pedidos, especialmente nos segmentos de Aviação Executiva e Comercial. A relação entre vendas e entregas (book to bill) ficou acima de 2:1 em ambos os segmentos.
• A Receita líquida foi de R$ 7,3 bilhões no trimestre e de R$ 22,7 bilhões (US$ 4,2 bilhões) em 2021, em linha com as estimativas (guidance) da Companhia de US$ 4,0 a US$ 4,5 bilhões no ano.
• As margens EBIT e EBITDA ajustadas de 2021 alcançaram o guidance de 3,0% a 4,0% e 8,5% a 9,5%, respectivamente impulsionado pelo aumento da eficiência operacional, melhores preços, volumes e mix de produtos nos segmentos de Aviação Comercial, Executiva e de Serviços & Suporte.
• Aumento significativo do Fluxo de Caixa Livre (FCL) no 4T21, com geração de caixa de R$ 2.549,1 milhões, levando a um FCL anual de R$ 1.677,1 milhões (US$ 292,4 milhões), superando o guidance de US$ 100 milhões ou mais.
• A relação entre a Dívida líquida/EBITDA caiu de 5,7x em 2019 para 3,7x em 2021, devido à forte geração de FCL e a recuperação do EBITDA.
• Guidance para 2022 (sem Eve): entregas de jatos comerciais de 60 a 70 aeronaves; entregas de jatos executivos de 100 a 110 aeronaves; receita líquida entre US$ 4,5 a US$ 5,0 bilhões; margem EBIT ajustada de 3,5% a 4,5%; margem EBITDA ajustada de 8,0% a 9,0%; e fluxo de caixa livre com geração de US$ 50 milhões ou mais no ano.

Para acessar o relatório completo, clique aqui.

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Bruno

Ué! Mas se não dessemos ela, digo, vendessemos para a Boeing, ela não iria falir? Mandar despedir todo mundo? Ficar endividada e pedir falência? E bla bla bla bla? UÉ!?
Nunca caí nessa balela de “tem que vender”, não tinha, e por pura sorte não aconteceu, mas eu conheço esse país e seu que nunca falhamos em nos sabotar, uma hora vai!
“Ah, mas a Embraer usa vários componentes americanos”. Ta bom cara palida, eu sei disso, senta lá.

Marcos10

Acho que você não leu o relatório.
Prejuízo no exercício de R$ 274 mi.

Guacamole

Além do que o Maqrcos10 disse, as ações da Embraer caíram mais de 14% só hoje.
Quem fez shor nas ações da Embraer hoje ganhou um bom dinheiro. Foi uma bela queda.

Vitor

100% preciso.

Matheus

Ao que parece, conseguiram lucrar após os prejuizos da pandemia + negócio com a Boeing.

FernandoEMB

Bruno, pelo seu comentário acredito que deva ter não ais do que 15 anos e, por isso, seja capaz de uma análise mas apurada da situação. Mas vamos lá tentando ser didático. 1- A situação da Embraer, pelo que mostra este balanço, tem melhorado bastante. Mas o momento ainda é de recuperação. 2- O negócio com a Boeing visava a Av. Comercial apenas, que estava diante de sérios problemas, como ainda está (e não é por causa da Pandemia). O motivo foi que a empresa gastou muito para desenvolver os E2 (se endividou), e os aviões não tem tido, nem… Read more »