Embraer mira mercado de carga aérea com as conversões dos E-Jets E190F e E195F
São José dos Campos – SP, 7 de março de 2022 – A Embraer entra hoje no mercado de transporte de carga aérea com o lançamento das conversões de passageiros para cargueiros dos jatos E190F e E195F (P2F).
Os E-Jets cargueiros são projetados para atender às demandas geradas pelo e-commerce e por novas operações de comércio, que exigem entregas muito ágeis e descentralizadas. Assim, a Embraer está oferecendo um desempenho operacional imbatível no transporte de carga e a flexibilidade que os jatos de tamanho adequado oferecem.
“Perfeitamente posicionados para preencher a lacuna no mercado entre cargueiros turboélices e jatos narrowbodies maiores, a nossa conversão de E-Jets P2F chega ao mercado em um momento em que a procura de frete aéreo para carga continua a decolar, e à medida que o comércio eletrônico e o comércio em geral passam por uma transformação global”, afirma Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.
A conversão completa para cargueiro está disponível para todas as aeronaves E190 e E195, com entrada em serviço prevista para o início de 2024. A Embraer enxerga um mercado para aeronaves desta dimensão de aproximadamente 700 aviões ao longo de 20 anos.
Essa iniciativa acontece quando a Embraer vislumbra três grandes oportunidades:
- As atuais aeronaves de carga de fuselagem estreita são antigas, ineficientes, altamente poluentes e estão dentro da janela de reforma ou aposentadoria;
- A transformação contínua da intersecção entre comércio, negócios e logística levou a uma demanda generalizada e sem precedentes por frete aéreo, sobretudo por entregas no mesmo dia e operações descentralizadas; a missão perfeita para cargueiros do tamanho dos E-Jets;
- Os primeiros E-Jets que entraram em serviço há cerca de 10 ou 15 anos estão saindo de arrendamentos de longo prazo e iniciando seu ciclo de substituição durante a próxima década. A conversão completa para carga prolongará a vida útil dos E-Jets mais maduros por mais 10 a 15 anos, e incentivará a substituição por aeronaves mais eficientes, mais sustentáveis e mais silenciosas.
As conversões de E-Jets P2F da Embraer proporcionarão desempenho e economia sem igual. Os E-Jets de carga terão 50% a mais de capacidade de volume e três vezes mais autonomia do que os grandes turboélices de carga e custos de operação até 30% do que os jatos narrowbodies.
“Os E-Jets cargueiros prestarão um serviço rápido, confiável e rentável aos transportadores, prolongarão a vida útil dos E-Jets por mais 10 a 15 anos, e mantendo o valor residual dos E-Jets, criando assim um forte argumento comercial que encoraja a substituição de aviões mais antigos por aviões de passageiros modernos, mais eficientes e menos poluentes”, disse Johann Bordais, Presidente & CEO, Serviços e Suporte da Embraer. “Com mais de 1.600 E-Jets entregues em todo o mundo, os clientes deste novo segmento de cargueiro se beneficiarão de uma rede de serviços global, madura e bem estabelecida, além de contar com um abrangente portfólio de produtos prontos para apoiar suas operações desde o primeiro dia.”
A conversão para cargueiro será realizada nas instalações da Embraer no Brasil e inclui: porta de carga do convés principal; sistema de movimentação de carga; reforço do piso; barreira de carga rígida (RCB) – Barreira 9G com porta de acesso; sistema de detecção de fumaça no cargueiro, incluindo extintores de classe “E” no compartimento de carga superior; alterações no sistema de gestão do ar (arrefecimento, pressurização, etc.); remoção interior e provisões para transporte de materiais perigosos. O E190F pode transportar uma carga útil de 23,600 libras (10,700 quilos) enquanto o E195F pode transportar uma carga útil de 27,100 libras (12,300 quilos).
Para mais informações, clique aqui.
Siga a Embraer no Twitter: @Embraer
Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.
Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
DIVULGAÇÃO: Embraer
Estratégia corretíssima, o comercio mundial só tem crescido e a logística tem uma importância significativa nesse contexto, pena que no Brasil a rede de aeroportos com condição para operar com maior atendimento ainda esta longe de ser alcançado.
Caro Nilton.
Depende do tipo de aeroporto,sim temos um problema quando saímos dos grandes centros mas ao mesmo tempo oportunidades a serem exploradas.
Quando a movimentação esta relacionada a passageiros a estrutura que isso envolve é bem maior do que com cargas e com isso poderíamos ter uma maior rede de atendimento, a questão é levantar dados para ver se existe viabilidade e acredito que sim existam. As companhias aéreas tem este acesso por motivos óbvios então vamos ficar na torcida.
Bela jogada da Embraer, E-Jets provou ser um projeto muito versátil. Quero ver também o C-390F civil.
Até hoje não entendo como não foi vendido um C390 sendo que o c130 tem versão civil pra carga.
Muitos países e até força aéreas iriam comprar por ser mais barato que a versão Kc
Não vendeu porque ninguém se interessou. Uns 3 anos atrás o diretor do programa na Embraer disse que estavam conversando com possíveis clientes pra lançar a versão. No site da Embraer ele já é até apresentado.
Parece que os Correios iria encomendar 10 unidades (28 FAB + 10 correios) quando o projeto foi lançado, para viabilizar a versão civil. O resultado você sabe….
Isso estava com cara de armação para esvaziar o caixa dos correios e gerar comissões.
Quantos c130 civis em operação hoje?
O C-130 versão L-100 é usado por algumas empresas de cargas + algumas forças aereas. Força aerea do Equador + argentina aqui na AS tem uma unidade cada.
Maior operador se não me falha a memora é a Indonésia com umas 10 unidades.
Ou seja, muito pouca procura.
Esqueci da Força aérea Peruana que tem 3 unidades
Boa opção até para FAB na logística… avião sensacional !!!
Que maravilha,era oque faltava ,a embraer ja é uma grande do mercado da aviação mundial,faltava apenas ela entrar no mercado de aviões de carga,agora esta completa.
Finalmente!!!!!!!!!!….. achei que a embrear ia ficar eternamente moscando e dormindo nesse ponto
Falta a embraer ser mas presente no continente africano,é um mercado em expansão ,e ao meu ver hoje é dominado pelos russos,onde a grande maioria dos aviões utilizados naqules paises são de origen russos,a embraer han vendidos varios aviões para alguns paises africanos ,mas ainda tem muito campo a ser percorido,temos um bom produto,que é muito bem aceito ,então vamos tomar esse mercado dos russos e dos americanos,e porque não dos europeus.
Uma entrada de mercado necessária para a Embraer, os E-Jets de primeira geração são bem modernos e ainda rentáveis no segmento regional mas outras plataformas estão entrando em serviço e com isso a conversão se torna um a mais do produto. Quando se olha o gráfico apresentado onde os E-Jets entram fica evidenciado que dá para pegar uma parcela do mercado hoje dominada pelos turboélices da ATR e também dos modelos da Airbus/Boeing (A320/737) e isso associado a custos menores de aquisição e operações. Era algo que estava na torcida para acontecer já tem uns 3/4 anos e agora esta… Read more »
Mais uma boa sacada da EMBRAER.
Serão excelentes cargueiros!!!!