Operação Repatriação: FAB prepara carga com donativos para ajuda humanitária à Ucrânia

36

A carga a ser doada, composta por alimentos, purificadores de água e medicamentos provenientes de doações humanitárias, seguirá nessa segunda-feira (07) para Varsóvia, na Polônia

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai enviar uma aeronave KC-390 Millennium com a missão de resgatar os brasileiros que estão deixando a Ucrânia e enviar 11,6 toneladas de ajuda humanitária para o país europeu. A carga enviada é composta por alimentos, purificadores de água e medicamentos provenientes de doações. O material foi acondicionado em paletes, isto é, em plataformas usadas para empilhar ou transportar materiais por meio de empilhadeiras, carregado no KC-390, e enviado, às 10h35, da Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP), neste domingo (06/03), chegando, no mesmo dia, à Base Aérea de Anápolis (BAAN) às 13h35h.

Conforme o cronograma da missão, a carga será realocada em outro KC-390, que irá para a Base Aérea de Brasília (BABR), na segunda-feira (07/03). O destino final da aeronave é Varsóvia, capital da Polônia, onde os cidadãos devem embarcar conforme definições do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Com a assistência da Embaixada do Brasil em Varsóvia, a doação brasileira seguirá da capital polonesa para seu destino final, na Ucrânia. A missão ocorre por determinação da Presidência da República sob coordenação do Ministério da Defesa (MD) e do MRE.

Faz parte da carga enviada para a Varsóvia 50 purificadores de água, de tecnologia e fabricação nacionais (com capacidade combinada para purificar cerca de 300 mil litros de água por dia); 50 kits voltaicos com painel solar para abastecer o equipamento de energia de forma autônoma; 10 toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo (400 mil refeições); e 5 kits de medicamentos para emergências médicas, oriundos dos estoques públicos administrados pelo Ministério da Saúde, sem comprometer o abastecimento nacional.

Para o Chefe da Seção de Operações do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), Major Aviador Daniel Elias Souza, a condução da missão humanitária gera um sentimento de satisfação muito grande para o Esquadrão Zeus. “O planejamento, parte fundamental do processo, foi um desafio que demandou atenção em cada detalhe e, nesse contexto, toda nossa equipe tem trabalhado ininterruptamente para que a missão seja cumprida de maneira eficiente, em segurança e sem óbices. Nesse momento, estamos convictos que a bandeira do Brasil mais uma vez será erguida a um alto patamar pelas nossas tripulações, representando, internacionalmente, todo profissionalismo, altruísmo e dedicação dos diversos setores da Força Aérea Brasileira”, destacou.

Operação Repatriação

A ação interministerial, denominada Operação Repatriação, ocorre de forma integrada entre as pastas da Defesa, das Relações Exteriores e da Saúde. A aeronave KC-390 Millennium irá decolar nessa segunda-feira (07) às 15h, com 11,6 toneladas de medicamentos para atendimento emergencial, alimentos e materiais de necessidade básica com tecnologia para funcionamento autônomo. O pouso na capital polonesa está previsto para quarta-feira (9) e os brasileiros repatriados devem chegar ao Brasil na quinta-feira (10).

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Welington S.

O KC-390, é, sem dúvida, uma baita aeronave de carga. Esteticamente elegante e moderna que visará substituir os Hércules pelo mundo. É uma aeronave com grandes capacidades, fato. Entretanto, alguns ainda insistem dizer que a FAB, não precisa de um avião militar com capacidades maiores e falo justamente do A330MRTT. Ao meu ver, é uma aeronave que já éramos pra ter há muito tempo. Pra ficar claro, não estou desprezando nossos KC-390, pois, como das outras vezes, em missões fora do país, o KC-390 fez presença. A única observação é simples e do alcance de todos, o tempo gasto e… Read more »

Samuca cobre

Concordo plenamente!!! ??

Silvano

Talvez mesmo que o Brasil já tivesse o A-330 MRTT, a FAB usasse o KC-390, tem a ver com vários fatores, o A-330 seria melhor com certeza, mas o KC-390 tem um sentido mais pátrio e que nos causa orgulho.

Tem a ver com um trecho de uma canção de corrida que diz: “É por isso quando eu vejo os fuzis lá na bandeira, eu sei que vou correr nem que leve a vida inteira”..

Os fuzis da bandeira dessa canção são o símbolo da Rainha das Armas, a infantaria, dois fuzis cruzados sobre uma granada.

V12 aero

Concordo totalmente, mas essa missão também serve de propaganda do material nacional.

Welington S.

Sim. Esse fator também entra em consideração por se tratar de um cargueiro novo.

Rinaldo Nery

Até dezembro a aquisição de dois A330 será concluída.

Welington S.

Excelente, Nery!

Jose Dasilva

O comandante está puto. Os brasileiros estão mais preocupados com a Ucrânia do que com a Amazônia. Axho que ele ainda não está vendo a big picture que vem se formando por la.

Kornet

Não se preocupe quando os invasores bonzinhos e salvadores do mundo e das florestas vierem aqui,vamos ver muitas pessoas em frente das embaixadas com os rostos pintados de verde e amarelo de mãos dadas cantando Imagine.
Acho que na verdade eles vão gritar mate um brasileiro e salve a floresta e seus habitantes.

dod

Achei que saindo de Recife o KC-390 tinha autonomia pra ir diretão a Lisboa

Silvano

Sem carga poderia, mas com 12 toneladas não tem como. Consome muito mais. Tem a questão da margem de segurança também. A vantagem é que voa alto e rápido. Não é pouco peso que ele está transportando.

Carlos Gallani

Muito bem, parabéns, um pouco de visão humanitária e estratégica farão bem para todos no presente e no futuro!

Valdez Oliveira de Araujo

Só essa autonomia do kC q eu acho complicadíssima…Não existe nenhuma configuração com tanques extra pra ele pelo menos cruzar o atlântico direto em casos de urgência?

Felipe Augusto Batista

Em um caso de realmente ser necessário, ele pode ser reabastecido em voo por outro Kc.

Salim

Estamos bem servidos KC390, com o valor de 2 a330 modificados mrtt da pra comprar vinte gripens, hj a maior necessidade Brasil.

Neto

Preferível, diga-se.

Adriano Madureira

Deveríamos escondido, mandar também nossas centenas de FAL para ajudar os Ucranianos !

Jagdverband#44

Mandássemos uns lança rojões para a Ucrânia.

Inimigo do Estado

Nem tem, mais fácil mandar um treme terra.

tsung

kkkkkkkkk, ai se assusta os vizinhos

Paulo Lopes

Segundo a Revista Oeste, um casal de brasileiros vindo neste voo tem um pequeno cachorrinho que vem com eles na viagem, o filhotinho ainda não tinha nome, mas agora vai se chamar Mito.

BrunoFN

Ainda acho pouco a ajuda ,mas ja é um começo …KC-390 a parte .. q falta faz um A330 na FAB .. nem precisa ser um MRTT …. pega e ”pinta”, devem ter varias ”encostados” por ai ..

Segio

Parabéns ao Brasil pela ajuda humanitária, lembrando que em 2017 também foi enviado uma carga de 1 tonelada para a Síria. No caso da Síria, foi enviado por um navio da marinha.

Pgusmao

Brasil sempre com a “síndrome de anão”, deveria mandar no mínimo 2 aviões com suprimentos, um país desse tamanho consegue ajudar menos que Luxemburgo.

DanielJr

Poderiam comprar os suprimentos na Europa e enviar de caminhão diretamente para a fronteira, manda alguém de alguma embaixada colar os adesivos de bandeira do Brasil, se quiserem. Pega os refugiados e leva até frankfurt, dá a eles uma passagem da latam até SP e pronto, fim da operação repatriação.

Custos aceitáveis, politicagem e propaganda zero, o melhor dos mundos.

RPiletti

Faz parte da carga enviada para a Varsóvia 50 purificadores de água, de tecnologia e fabricação nacionais”
E a propaganda?

Danieljr

Cara, eu sou capaz de apostar que esses purificadores não passam daqueles filtros de rosquear que troca o refil (formato de um cartucho rosqueado em um suporte plástico), no máximo deve ter um clorador acoplado, assim vai soltando cloro conforme a água vai passando. Tudo isso dentro de uma carcaça única.

Sensato

Os vira latas latem e a KCaravana passa…voando…

DanielJr

Não é sindrome de vira latas, é o óbvio. São simples filtros, nada demais, o pessoal da propaganda é que fica inflando.

Sensato

Não. Não é óbvio. São filtros capazes de fornecer 6000 litros de água potável por dia. Não tem nada parecido com sua descrição baseada em achismos de quem nem se deu ao trabalho de pesquisar dois minutos no google.

Rodrigo LD

Partiu o 55 para a Polônia. Vamos acompanhar.

Bryan

Em vez de fazer a doação àquele povo, o governo deveria olhar para o próprio quintal,

Grifon Eagle

Mudou a nomenclatura de KC-390 para C-390.

Leonardo

Sempre foi essa, a fab até agora não tem nenhum kc390 todos até então são c-390 (kc390 são os aviões equipados com sonda de reabastecimento)

Cristiano

Boa tarde galante . Estava olhando o flightradar encontrei o kc390 em Cabo Verde

Vitor

E quando chega os F-39E ?