WRIGHT-PATTERSON AIR FORCE BASE, Ohio – Em um dos maiores esforços de modernização da história da Força Aérea dos EUA, 608 caças F-16 – compostos pelos Blocos 40 e 50 – passarão por até 22 modificações projetadas para melhorar a letalidade e garantir que o caça de quarta geração permaneça eficaz em enfrentar as ameaças atuais e futuras.

A Diretoria de Caças e Aeronaves Avançadas do Centro de Gerenciamento do Ciclo de Vida da Força Aérea está liderando o complexo projeto, conhecido como Post Block Integration Team ou PoBIT, e desenvolveu o plano para organizar e instalar as modificações na aeronave.

“Este é um esforço bastante grande, uma colisão de modificações como chamamos”, disse Oryan “OJ” Joseph, gerente de programa do F-16 Program Office da diretoria. “Tivemos que olhar rapidamente para todos os mods que estão acontecendo na aeronave e não apenas entender o momento de entrega dos mods, mas também quando a aeronave estará disponível nas unidades. Há muitas variáveis, um cabo de guerra de dar e receber com o qual lidamos todos os dias ao aterrar as aeronaves [para modificações] no momento certo.”

As atualizações da aeronave incluem a instalação do radar Active Electronically Scanned Array (AESA) e do Link 16 – um sistema de comunicação no campo de batalha, modernizando o cockpit e o computador principal da missão e convertendo a frota em uma rede de dados de alta velocidade.

Radar AESA no F-16

Além disso, o caça receberá capacidade de guerra eletrônica de última geração, bem como uma atualização do conjunto de comunicações, uma unidade de exibição central, um gerador de dados programável e vários outros componentes de hardware importantes para modernizar a aeronave.

Algumas das modificações já começaram e continuarão por vários anos. No geral, o PoBIT envolve seis comandos principais, mais de 18 bases, várias empresas e contratos totalizando aproximadamente US$ 6,3 bilhões.

“Esse esforço é muito importante para a Força Aérea”, disse Joseph. “Para mantermos o F-16 na luta desempenhando todas as suas diferentes funções para nossos comandantes combatentes, devemos modernizar significativamente a frota.”

“Garantir que temos as modificações certas no momento certo é crucial para o combatente”, acrescentou o 1º Tenente Andrew Elledge, gerente do programa, do F-16 Program Office. “É preciso esforço e coordenação diária para garantir que haja progresso e comunicação com todos os programas relacionados a esse esforço em todas as bases envolvidas. Embora esse esforço seja um desafio, ser capaz de manter o F-16 na luta com a mais recente e melhor tecnologia é o fator determinante. Sou grato por ter companheiros de equipe tão experientes para ajudar a lidar com essas tarefas diárias complexas. Realmente precisamos de todos nós para manter isso na direção certa!”

FONTE: USAF

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