Guerra na Ucrânia: espaço aéreo local vira um deserto
O site flightradar24, que apresenta os voos e as rotas aéreas em tempo real (na verdade com um pequeno delay), mostra um verdadeiro deserto no espaço aéreo ucraniano e no leste da Rússia e sul da Bielorrússia. Voos comerciais na Ucrânia, saindo ou chegando do país, foram cancelados, suspensos ou adiados. A ausência de tráfego aéreo nas fronteiras a Rússia e a Bielorrússia também mostra que estes espaços aéreos estão restritos para voos militares somente.
Por outro lado, diversas aeronaves da OTAN estão no ar, principalmente aeronaves de comando, controle e vigilância. Muitas dessas aeronaves não estão com os seus transponders ligados. Para dar suporte a parte destas aeronaves, reabastecedores estão no ar. Alguns desses aviões podem ser rastreados pelo Flightradar24 sobrevoando a Romênia em cotas circulares.
Nesse momento o site está congestionado!!
Uma coisa que ninguem ainda perguntou.
E os Brasileiros que estão lá? Itamaraty/FAB já tem algum plano de retirá-los de lá?
Pessoal aqui não tá preocupado com isso.
Seu Jair não abriu mais a boca.
E o nove dedoscedta condenando a invasão e criticando a inércia da Otan.
Quem diria!
Daqui a pouco o primeiro aparece segurando uma foice e um martelo, falando em controle estatal, e o outro enrolado na bandeira americana e defendendo o livre mercado.
impossivel o espaço aereo esta fechado pela russia que ja tem a superioridade aerea…qualquer aeronave ”no friend” será abatida.
O Itamaraty está falando neste exato momento sobre isso. Embaixadas próximas em plantão e estão cadastrando os brasileiros que estão lá. Várias instruções foram dadas, mas evacuação aérea impossível no momento.
Muito bom, o Itamaraty está sendo rápido e eficiente.
Deveria ter instado os cidadãos brasileiros à saírem da Ucrânia a dias atrás.
Se o sujeito que está morando lá não tem ciência da situação iminente de uma guerra, a ponto de alguém precisar avisar para ele sair, certamente merece virar espécime de estudo.
Num é.. kkkk
Não importa. É dever do Estado Brasileiro. Concordo que o cara que ficou por lá pode não ser o cara mais brilhante do Mundo, mas não tira esse dever do Estado.
Certamente é um dever, principalmente no que diz respeito a retirar o pessoal que está lá a serviço do Estado, o que é uma situação bem diferente. No caso, os fatos, por sí só, já seriam mais que um aviso ou indicação de que estava na hora de fazer as malas. Agora o camarada espera a situação degringolar para depois clamar por ajuda no meio do vespeiro. É como uns e outros que causam uma situação e depois acionam a seguradora só pra ver se ela presta. É sempre bom lembrar do provérbio: “o seguro morreu de velho”. ??
Pois é. Para reforçar essa idéia o governo Brasileiro deveria ter soltado pelo menos uma nota aconselhando aos cidadão Brasileiros à deixarem a Ucrânia, nem que fosse temporariamente. Nem isso nós fizemos. Os principais países do Mundo fizeram isso. Por que nós não?
Essa resposta nossas mães já nos dava desde cedo: “nós não somos todo mundo” kkkkkk.
Bom que se sente assim. Espero que recuse ajuda do Estado caso precise, pra ser consistente com a sua infalibilidade, claro.
Isso não envolve questão de infalibilidade, isso é coisa platônica, e a qual não possuo. Falo apenas de coisas comum, do bom e velho BOM SENSO (que parece estar virando artigo de luxo nas pessoas). No mais, eu amo meu país, e não trocaria ele por nada. Pretendo morrer aqui.
Bom pra você. Seria de bom senso que seus impostos fossem postos à bom uso com as instituições cumprindo suas atribuições constitucionais. O itamaraty zelando pelos Brasileiros que, por vários motivos, estão espalhados pelo Mundo.
Acredito que é do interesse do Brasil, zelar pela segurança de seus cidadãos, aonde quer que estejam. Isso fala muito de um país. Isso inclui alertas em tempo hábil, para cidadãos Brasileiros em áreas de risco iminente.
5 bilhões de fundo eleitoral liberados para os políticos e você acha que eles vao se preocupar com a Ucrânia kkkk !!!!!
O governo brasileiro alertou sim. É so procurar para confirmar.
Não alertou não. Apenas alertou que Brasileiros saíssem das regiões de Donetsk e Luhansk. Hoje que passaram a orientar os Brasileiros.
Concordo. Por que não pegaram uma carro/ônibus e ¨vazaram¨ pro País vizinho?
Como vocês falam sem saber… Heheh.
Tem entrevistas com Brasileiros que moram la.
Ninguém acreditava que a situação fosse chegar a este ponto.. Primeiro porque sempre foram nações amigas. Disseram que a vida por la continuou normal, todos indo trabalhar normalmente. Pois as ameaças do Putin… Ja vem de décadas atras ! E o próprio Putin vinha negando que iria Invadir !
Quando ?
No dia que o Putin disse que iria retirar as tropas pro Presidente da França ou naquele que disse que não iria atacar, que era paranóia do ocidente?
Estão agindo… Mas não ha como retira-los. Ate os aeroportos foram atacados. A ordem é que os 500 brasileiros tentem alcançar a Polonia, onde a OTAN dara a proteção.
se identificar a aviação militar russa vão ter mais aviões la do que os amarelinhos kkkkk
Caças Typhoons e um reabastecer Voyager KC2 da RAF nesse momento chegando a Polónia
Me parece que esses caças junto com o reabastecedor não vão fazer a menor diferença
.
.
.
.
.
.
.
.
Alguém sabe dizer se já houve por parte da Rússia o estabelecimento de uma zona de exclusão aérea?
Se ela já domina a Crimeia o próximo passo e colocar um bloqueio impedindo entrada e saída de qualquer embarcação para a Ucrânia e o mesmo em relação ao espaço aéreo.
Admito que estou meio desinformado pois ando sem tempo para fuçar atrás dessa informação na mídia.
Enfim seria importante saber a quantas anda essa ofensiva…
Basicamente só há avião russo sobre a Ucrânia. Força aérea da Ucrânia já não tem vetores pronto para combate.
Os russos deixaram a força aerea ucraniana no chão, boa parte das bases foram neutralizadas…
Que diferença isso faz? Formalidades n importa muito aqui, o q conta eh se eh uma área segura ou não
Aí questiono a quantidade de homens X meios das FFAA brasileiras.
Numa eventual ação pela posse da Amazônia, nossas FFAA pouco ou nada fariam.
Porém antes de FFAA, uma nação precisa de unidade, coisa que não temos.
Os próprios comandantes se encarregam de dividir o povo.
No texto da matéria, o correto é oeste da rússia, e não leste.
Grande ofensiva ! Russos subjugaram as forças russas em apenas três horas de operações…Pelo jeito aprenderam com os erros na geórgia…
Qual o interesse de Putin na Ucrânia?
Problema com Otan não era. Agora é!
Todos os países estão em alerta máximo e meios, tropas e novos acordos por certo virão.
Pois é. O motivo nunca foi a OTAN. Pode-se dizer que o Putin que atraiu a OTAN. Te garanto que todos os membros vão passar à dar mais atenção à seus meios militares e reforçar as fronteiras da aliança. Se antes não haviam mísseis apontados para a Rússia, pode apostar que agora vai ter.
Coisas que ninguém comentou: custos.
Quanto está custando essa invasão para a Rússia? E quanto custará as sanções impostas?
Retiro que disse sobre os custos das sanções. Ao que parece as sancoes impostas por Biden não foram tão fortes assim.
O consenso que vejo, é de que a OTAN não é o real problema. É a desculpa, dentro da narrativa da mídia governamental russa, para angariar apoio popular para as ações contra essa “ameaça”. . No meu ponto de vista, os principais pontos são: Quem criou a necessidade desta invasão, foram os erros da agressão russa de 2014. Não resolveram nada desde aquela época e sustentaram um conflito interno apoiando os separatistas, fomentando e sedimentaram o sentimento “anti-Rússia” na Ucrânia. A Rússia tinha de agir agora, pq agir mais adiante se tornaria muito caro, militarmente falando. A intenção clara, é… Read more »
Na minha singela opinião… caças rafale,f15,16,18 etc… são mais para trazer segurança aos parceiros da OTAN… pois estão sendo instalados na fronteira com a ukraniana somente para isso!!! Se alguém entrar no espaço aéreo ucraniano só os s400,s350, Tor2etc… Já dava conta!!! E lembrem os mig31 estão a espreita para rápidas interceptações!
Pulou F22 F35 e B2.
Tem um Global Hawk andando em círculos no Mar Negro, bem perto da Crimeia.