No dia 16 do corrente mês o Ministério da Defesa da Federação Russa divulgou um vídeo alusivo a um exercício noturno de defesa aérea executado por quatro interceptadores de longo alcance Mikoyan Gurevich MiG-31BM (Foxhound-C para a OTAN), estacionados em uma base na região de Leningrado.

Os parâmetros do exercício incluíram manobras de voo a 400 metros de altitude, seguidas de subidas até 14.000 metros, quando a tripulação de um dos MiG-31 simulou um contato adversário deslocando-se a 2000km/h, tendo sido detectada pelo radar Zaslon AM de um dos “Foxhound-C” da formação.

Esta notícia vem na esteira de exercícios de larga escala montados pela Força Aérea da Ucrânia e mencionados pelo Poder Aéreo neste link.

Representando de longe a maior ameaça ao poderio aéreo ucraniano, o MiG-31BM foi revelado em janeiro de 1999 como uma versão atualizada do MiG-31B, que só entraria oficialmente em serviço com a então Força Aérea da Federação Russa (hoje de Força Aeroespacial da Federação Russa) em outubro daquele ano, embora tenha começado a ser fabricado em 1990, com as modificações necessárias para compensar os incalculáveis prejuízos causados pelas ações de espionagem de Adolf Georgievich Tolkachev (1936-1985), um dos engenheiros-chefe da empresa Fazotron, onde quase todos os sistemas do MiG-31 haviam sido projetados.

O MiG-31B “58” foi o primeiro MiG-31BM, iniciais em russo para “Grande Modernização”. Mudanças na direção do projeto determinaram que o mesmo reaparecesse dois anos depois, embora a aeronave só voasse pela primeira vez em 2005, seguido por mais dois exemplares (“59” e “60”), que completaram o conjunto de alterações do modelo BM, que deviam ser aplicadas a 125 exemplares do MiG-31B entre 2007 e 2018.

Os dois primeiros MiG-31BM concluídos foram entregues em 2008 para a conversão inicial de tripulantes.

O seu sistema de controle de fogo, “Zaslon-AM”, é composto pelo radar aperfeiçoado 8BM de varredura eletrônica passiva, computador Baget 55-06-08 e rastreador de infravermelho 8TK, também presente no MiG-31B, este sendo o dispositivo primário de detecção de alvos, permitindo que a tripulação do “Foxhound” somente acione o seu radar quando julgar necessário.

O radar 8BM, do tipo Doppler e alta frequência de repetição de pulso, com ângulo de varredura em azimute de ± 60 graus e elevação de ± 35 graus, possui alcance máximo de 320 km e capacidade de rastrear, detectar, identificar e acompanhar exclusivamente alvos aéreos distantes 280km (no total de 24 e a seguir atacar oito deles ao mesmo tempo).

Seus modos operacionais incluem capacidade de neutralização de alvos nos hemisférios dianteiro, traseiro, acima (look up) e abaixo (look down) da altitude de voo da aeronave; iluminação e transmissão de rádio-correção da trajetória dos alvos aéreos com comandos para controlar mísseis semi-ativos; identificação amigo/inimigo; operação sob contra-contramedidas eletrônicas e ataque por medição das coordenadas de um interferidor (jammer).

O MiG-31BM também recebeu uma nova suite de guerra eletrônica, a Kret L370K1 “Vitebsk”, um equipamento já instalado ou em previsão de equipar uma variada gama de aeronaves como os helicópteros Mil Mi-8 “Hip”, Mi-26 “Halo”, Mi-28 “Havoc”, Kamov Ka-52 “Hokum-B” e os transportes Antonov An-72 “Coaler”, An-124 “Condor”, Ilyushin Il-76/476 “Candid”, Il-78 “Midas” e Il-112V.

O equipamento permite o rastreio, a identificação e acompanhamento de ameaças que resultem em misseis disparados dentro de um raio de centenas de quilômetros, sejam guiados por calor ou laser, o que em seguida vai determinar a contramedida ativa a ser acionada. Seu principal subsistema é o interferidor digital L-370-3S, projetado para destruir misseis guiados a laser e por infravermelho.

Com relação ao seu armamento, o MiG-31BM conservou o canhão de seis canos rotativos e 260 munições em calibre 23 mm Gryazev-Shipunov GSh-6-23 que sempre armou o “Foxhound”, cuja cadência é de 8.000 disparos/minuto.

Em adição ao seu canhão, o novo “Foxhound” pode ser armado com os seguintes mísseis:

  • quatro Vympel K-37M/RVV-BD (AA-13 “Arrow”/”Axehead”/”Andi”), que possuem sistema de guiagem por comandos de rádio/inercial e depois por radar ativo, alcance de até 398 km contra alvos voando entre 15 e 25.000 metros de altitude e manobrando a 8G’s, a serem destruídos por sua ogiva de 60kg detonada por proximidade ou por contato direto;
  • quatro (ou dois) Vympel K-77-1/R-77-1 (AA-12 “Adder”), com o mesmo sistema de guiagem do K-37M, mas alcance entre 300 metros e 110 km, contra alvos voando em todas as direções, entre 20 e 25.000 metros de altitude e manobrando a até 12G’s, a serem destruídos por sua ogiva de 22.5kg detonada também por proximidade a laser e contato direto;
  • e, finalmente, quatro (ou dois) Vympel R-73 (AA-11 “Archer”), guiados por radiação infravermelha emitida pelo alvo, com alcance entre 300 metros (contra alvos no hemisfério traseiro) e 30.000 metros (alvos no hemisfério dianteiro), contra alvos voando entre 20 metros e 20.000 metros de altitude, manobrando a até 12G’s, a serem neutralizados por sua ogiva de 8 kg, detonada por proximidade a laser ou radar.

Embora cada MiG-31 possa servir, através de enlace de dados, como um centro de comando e controle para até três “Foxhound” e mesmo para outras aeronaves, como os Su-27/30 “Flanker” (esta sendo uma das funcionalidades que nortearam o seu desenvolvimento, pois devia ser um interceptador apto a operar em zonas desprovidas de cobertura radar), a aeronave também costuma atuar sob as ordens de um centro de controle de interceptação baseado em terra ou mesmo de um vetor de alerta antecipado e controle aerotransportado Beriev A-50 “Mainstay”, do qual pode operar distante centenas de quilômetros.

Em comparação ao MiG-31B, o modelo BM tem comprimento maior (22.67m contra 21.62m), altura menor (6.10m contra 6.50m) e peso máximo de decolagem mais elevado (48.200kg contra 46.750kg). Mas ambos mantêm os mesmos dados de desempenho: velocidade máxima de 3.000km/h (Mach 2.83) em grande altitude e 1.500km/h (Mach 1.22) ao nível do mar. As duas aeronaves podem atingir e sustentar velocidade supersônica de cruzeiro de 2.500km/h (Mach 2.35) voando a 18.000m e cobrindo uma distância de 720km ou 900km/h (Mach 0.73) deslocando-se a 10.000m por uma distância de 1.450km. Com dois tanques subalares o “Foxhound-C” tem alcance de 3.000km, que pode ser ampliado para 5.400km com um reabastecimento em voo. O teto operacional é superior a 25.000m.

Antes de ser declarado tripulante operacional no MiG-31, o cadete da Força Aérea da Federação Russa cursa cinco anos na Escola Superior de Aviação Militar para Pilotos, em Krasnodar.

A partir do terceiro ano inicia o treinamento básico de voo a bordo dos jato tcheco Aero Vodochody L-39C Albatross, que estão sendo gradualmente substituídos pelos treinadores Yakovlev Yak-130 “Mitten” espalhados nas bases de Akhtubinsk, Armavir e Borisoglebsk.

Os futuros navegadores/operadores de sistemas do Foxhound iniciam sua instrução básica a bordo do Tupolev Tu-134Sh em Chelyabinsk.

Já como tenentes, os futuros tripulantes de “Foxhound” são enviado ao 4º Centro de Conversão de Tripulações e Avaliação, em Savasleika, no qual será “apresentado” aos sistemas do interceptador, onde ao fim de cinco meses são declarados aptos para o combate em uma aeronave cujo armamento e desempenho a posicionam bem além de qualquer oponente na arena de combate além do alcance visual em nível global.

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Ivan

Sérgio Santana,
Excelente artigo.
Parabéns!

Saudações,
Ivan, an oldinfantryman.

Tomcat4,3

Meu caro, tu tava sumidão !!!rs
Ivan o “mapento”!!!rs
Saudações ,
Tomcat, o observador aprendiz.

GUPPY

Eu que classifiquei o Ivan de “mapento”. Faz tempo. Foi lá no Poder Naval.

Rogério Loureiro Dhierio

Grande “Mapento”….

Sumiu ….

Sensato

De um tempo pra cá abro a Trilogia e me sinto lendo a revista do Cláudio Luchesi.

Alexandre Galante

Esse é o tipo de assunto que está em pauta no momento e a gente já publicou muito material sobre os EUA.

Victor Borges

Mas a matéria vem a calhar com o momento… Ele(MiG-31) pode não ser o terror dos E.U.A., porém seria um adversário difícil, para os Migs e Sukhois mais antigos da Força Aérea Ucraniana, que são aqueles que possivelmente enfrentarão esse avião… Vamos deixar a ideologia de lado, só um pouco…

Maurício.

Engraçado, esses dias estavam falando que só tinha matéria pró-China, pelo visto é difícil agradar as torcidas de plantão, que na verdade não gostam de aviação ou caças, mas sim, só os aviões ou caças produzidos no país “favorito”…
Quanto ao Mig-31, um baita caça, onde até hoje em alguns dados técnicos deixa muito caça comendo poeira.

rui mendes

Verdade, a maioria só gosta de assuntos militares, se forem do seu país favorito, que ainda por cima, não tem semelhanças nem nada com o seu próprio país.

Ivanmc

A maior ameaça a Ucrânia é o Humorista Volodymyr Zelenskiy.

gordo

Não tenho dúvida alguma disso, e quem agradece é o Biden que espera uma crise que o legitime como mandatário e tire o foco dos problemas internos (que Ele deveria resolver). Pobre Ucrânia.

Hcosta

Sim, deve ter problemas internos maiores para resolver do que um exército de 130000 soldados a invadir o país…

Fabio Jeffer

Para a Ucrânia isso é problema sim, pq se deixaram levar a este ponto pelo incentivo e apoio do velho senil Biden, já para os EUA isto é exatamente o que queriam

Ivanmc

Com toda a razão, prezado Gordo. E deve estar investindo para que, a atuação do Volodymyr, de certo. Sds.

gordo

É interessante como o pessoal não percebe o nível de despreparo dele e o atoleiro em que está enfiando a Ucrânia. O Zelensky é tão patético que não percebe a importância da Ucrânia no cenário, acho que passaria despercebido pelos Russos que por “bem menos” se enfiaram numa guerra na Georgia e depois na Síria. A Rússia vai ficar fazendo pressão para gerar cansaço na população ucraniana, a invasão será a ultima opção.

Sds

Antoniokings

Pois é, Ivan.
O humorista das piadas sem graça.
Está afundando a Ucrânia.

Antoniokings

2014 – Foi a Criméía.
2020 – Donetsk e Luhansk.
2025? – Zaporhizia ?
2030? – Odessa?
2035? – Kharkiv?

Vai anotando aí as possibilidades e perspectivas de absorção da Ucrânia pelo ‘Grande Império Russo’.
O que não seria novidade, visto o passado do território ucraniano que por séculos fez parte da Mãe Rússia.

Hélio

Sei não, mas Odessa vai ser antes, já foi estranho o separatismo ter sido mais bem sucedido em Donestk que Odessa.

horatio nelson

errado sua lista, começou em 1992 com a ucrania ”cedendo” suas armas nucleares para a russia…serve de recado inclusive o melancia do mourão falou hj q o mesmo pode acontecer com a amazonia(sem armas nucleares é impossivel manter)

Last edited 2 anos atrás by horatio nelson
Guilherme Lins

“grande império russo”… a passos cada vez mais largos, o senhor demonstra seu amor a regimes totalitários e violentos. Sempre começa assim na história, a ultima vez foi o “grande 3° reich”

Marcos10

Aqui no Brasil, sentado atrás de uma mesa,alguns comemoram.
A realidade: russos que viviam.muito bem no leste da Ucrânia, hoje refugiados por uma possível guerra, não tem para onde ir e estão sem perspectivas.
Vai fundo, Chaplin das estepes.

Antoniokings

Muito provavelmente os separatistas já vão começar a avançar para ocupar o resto de Donetsk e Luhansk.
Vão libertar e incorporar o resto dos territórios que ainda estão em mãos de Kiev.
Sinto muito.
Mas, foram os fascistas ucranianos que pediram.

Slow

Supera …

Ivanmc

É isso mesmo, nobre Antoniokings. Ele está desempenhando um papel, o qual a sua população é que perde.

Antoniokings

Prezado Ivan

O grande problema é que estamos avisando que isso iria ocorrer.
Está mais que claro.
Está evidente.
Iniciou-se agora uma nova era em 21/02/2021.
Um mundo multipolar em que o polo mais forte está no Oriente.
A Europa já está se adequando a isso.
Os EUA, não querem.
Ou não terão tempo.

SDS

rui mendes

Isso de multipolar e polo mais forte, nada tem que ver com anexações.

rui mendes

Não é verdade, ele só está mostrando para os Ladrões Russos, que não irá haver cerimônia de entrega do país, os Ladrões querem a Ucrânia, terão que lutar.

Nonato

Assina: defensor de Stalin, Lenin e Putin….
A serviço do comunismo.
E contra a democracia ocidental…

Leonardo Bastos

Fantoche do Biden…

Ivanmc

Com toda a certeza.

Last edited 2 anos atrás by Ivanmc
Hélio

Aliás, até hoje a relação do filho do Biden com o governo ucraniano está sem explicação. É óbvio que o Biden, antes de tudo, quer esconder a própria corrupção ajudando um vivermos corrupto.

rui mendes

Só os covardes entregam o seu país.

Pablo Maroka

Ótimo texto.

Maior ameaça mesmo é cair algum caça russo e espalhar tetano por quem passar perto.

Ivanmc

Parece que quem anda caindo é o F-35, por aí ultimamente.

Last edited 2 anos atrás by Ivanmc
Antoniokings

Essa aeronave é um espetáculo.
E armada com o Khinzal…….

sergio

Khinzal esse que no vídeo do post anterior, se era pra acertar o prédio, ele errou o alvo né.

carvalho2008

apesar de antiga, e quadradona, seu enorme tamanho, velocidade e alcance o habilitou a manter-se na linha de frente dos combates….

Tem um espaço disponivel enorme para incluir sistemas de guerra eletronica sem limites….

Um alcance percebido somente na categoria dos bombardeiros…

E uma velocidade que combinada as caracteristicas acima, o torna o vetor ideal para plataforma de misseis….

Antoniokings

Vc está meio doido.
Quer ficar mais ainda?
Putin acabou de aprovar o envio de tropas russas para Donetsk e Luhansk (aproximadamente meia-noite – Brasil).
Dentro em breve, as duas regiões ficarão livres dos soldados fascistas ucranianos.
Acabaram as trapalhadas de Zelensky (que acabou de fazer um apelo patético ao povo russo para evitar a guerra) a empáfia da OTAN e Sotltenberg (vamos pensar na expansão da OTAN) e a confusão mental de Biden, Blinken e seus bizarros assessores.

Antoniokings

Está aí uma excelente oportunidade para os EUA mandarem alguns F-16V para Ucrânia, que tentam empurrar para qualquer País, para ver se fazem frente aos russos.

Nemo

Se deixar tudo para especialistas a área de comentários deverá ser fechada. Respeito é bom e senso crítico também.

Antoniokings

Sua verborragia, típica de minions poucos versados em temas que exigem conhecimento e raciocínio, apenas descredenciam ainda mais seus comentários.
Ao final, irá embora como tantos outros que já povoaram aqui, em um verdadeiro esquema de rodízio.
O próximo do rodízio será vc.

Antoniokings

É só não me acompanhar que eu não sou novela.
Larga do meu pé, chulé!

Diego Tarses Cardoso

Achei que a maior ameaça viria a ser o Su-35, mas de fato o Mig-31 também não pode ser esquecido.

Luís Henrique

Os pilotos e esquadrões de MiG-31 BM e BSM são considerados esquadrões de Elite na Rússia.
É o caça mais poderoso da Rússia, até a chegada do Su-57.
E para mim, não me importando com as negativados, é o melhor caça de 4a geração até hoje. Nenhum caça ocidental se equipara ao MiG-31 BM ou BSM em combate BVR.

Ainda sonho com a aquisição de 1 ou 2 esquadrões pela FAB. rss.

Reinaldo Deprera

É uma bela máquina mas tem seus defeitos. Usada da forma correta, e certamente os russos a usam dessa forma, é um complicador em qualquer TO. Até mesmo contra aeronaves norte-americanas.

Se um elemento de MIG-31 voando baixo ligar o PC e subir entre uma força-tarefa, fazer os seus disparos e fugir com o PC ligado, a change de existo mesmo contra uma força tarefa norte-americana, é alta.

Marcos10

Tudo é perfeito, até que a batha começa.

Rafael Santos

Motor é MWM ou Cummins?

SmokingSnake ?
Tomcat4,3

Matéria excelente e didática, parabéns Sergio Santana pelo belo e minucioso trabalho. Aeronave que impõe respeito, belíssima e icônica ao mesmo tempo que mortal !!!

Rodrigo Martins Ferreira

Onde tem estas especificações dos mísseis ar-ar ?

Rodrigo Martins Ferreira

Muito otimistas…

Mas deixa pra lá… fontes russas…

No fim a grande ameaça, até agora não apareceu.

Bosco

Bela aeronave mas peca pelo RCS imenso. Como vetor do Kinzhal isso não interfere mas pra combate aéreo é temerário seu uso mesmo em combate assimétrico.

Andre K

Ela só serve para combate a longa distância. E para impressionar.

Luís Henrique

E se vc pode atacar de mais longe e vencer, para que se aproximar? Para tirar foto?

Victor Borges

Concordo! Principalmente contra os caças do ocidente… Porém contra os MiGs e Sukhois ucranianos, acredito que seja um avião difícil de enfrentar… O que você acha Bosco?

Luís Henrique

Os caças Su-27 e MiG-29 da Ucrânia são antigos e não foram modernizados. Apenas pouquíssimas unidades foram modernizadas, porém modernizações bem pequenas.
Os Su-27 e MiG-29 russos já são bem melhores, pois foram modernizados. Su-30 SM e Su-35 muito melhores. E os MiG-31 BM e BSM que são a elite dos caças russos.

Luís Henrique

Só terá dificuldades contra aeronaves furtivas. Para enfrentar caças de 4a geração e 4a geração Plus, o alto RCS do MiG-31 não será problema. Um Rafale poderá detectar o MiG-31 a 200 km de alcance, ou seja, após sua morte, que ocorreu a cerca de 300 km de distância, o Rafale continua voando no “além” e detecta o MiG-31 a 200 km de distância (por causa do alto rcs) e dispara um míssil meteor fantasma. Kkkkk O MiG-31 BM detecta caças como o Rafale a 300 km de distância e já pode disparar mísseis R-37M. No texto fala em 4,… Read more »

Bosco

Mas qual o desempenho do radar do MiG-31 que permita a ele detectar e engajar um Rafale a 300 km de distância?
Um Rafale armado com 4 mísseis a grande altura , com RCS de no máximo 2 m², dificilmente seria detectado por um MiG-31 a mais de 150 km. Se estiver voando baixo essa distância se reduz ainda mais. Já o MiG-31 com RCS na casa decamétrica voando alto seria detectado e engajado muito mais prematuramente pelo Rafale.

Adriano Madureira

Mas essas aeronaves trabalham sozinhas Bosco?
Ou são acompanhadas por escoltas?

Bosco

Adriano,
Em tendo tanto poder de fogo ar-ar dificilmente precisariam de escolta. A versão que lança o Kinzhal sequer leva mísseis ar-ar tendo em vista o grande alcance do míssil que permite à aeronave se manter fora de área defendida.

Heli

O F-15 também deve ter um RCS nada pequeno, assim como os 707 AWACS ou Joint River e o B-52

Bosco

O F-15 é um caça tático legítimo capaz de operar bem em qualquer nível , o MiG-31 é um interceptador de bombardeiros que passou por uma série de aperfeiçoamentos mas tirando sua capacidade de lançar o Kinzhal ainda é um interceptador de bombardeiros (e AWACS, etc) melhorado, desenvolvido para operar em grande altitude.
Não digo que é imprestável contra outros caças de 4ªG mas não é nada muito superior. Não diria o mesmo do Su-30/35. Esses apesar do RCS grande (Su-30) é um caça legítimo.

Ricardo Cuore

Excelente matéria. Dessas que dão orgulho e muita vontade de olhar o site várias vezes ao dia.

E com o Mig-31BM, os Su-35, os Su-57 e as chamadas “armas invencíveis” hipersônicas, REALMENTE ACABOU A UNILATERALIDADE dos xerifes americanos e europeus. Voltamos a um mundo MULTILATERAL. E com a proximidade da Rússia com a China, os efeitos das sanções serão bem menos sentidos, e rumamos a um novo arranjo no tabuleiro de xadrez mundial.

Quem sabe o isso nos trará?

Maurício.

Será que esse míssil R-77 é um bom míssil? Eu digo isso porque ainda é fácil ver até mesmo os Su-35 equipados com alguma versão BVR do R-27, parece que os russos tem mais confiança no R-27 do que no R-77.

DanielJr

É simplesmente uma máquina linda e muito poderosa, apesar da idade já aparecer.

Heli

Apenas pouco mais de 30% dos Flankers sao capazes de usar o R77, por isso que os russos correm para modernizar sua frota de Flankers mais antigos. Esse é o motivo de constantemente vemos Flankers interceptando aeronaves da OTAN com R27, seja do modelo ER ou nao.

Diego

Olha quem está sobrevoando agora

Marcos borges

Um radar com alcance de 380 km numa aeronave tipo caça, é muita potência em pouco espaço, boa parte da emissão da radiação deve ser absorvida pelo piloto e navegador.

Andre

Quando eu questionei que a trilogia havia publicado três artigos sobre o mesmo acidente do f35 mas permaneceu em sepulcral silêncio sobre o recente acidente com o mig31, muitos disseram que o mig31 era irrelevante.

Agora uma longa matéria colocando-o como principal vetor da força aérea russa.

Bons tempos em que a ideia da trilogia era informar….