Vice-Ministra da Defesa da Colômbia visita a Suécia
A Vice-Ministra da Defesa da Colômbia, Sandra Alzate Cifuentes, visitou no dia 14/2 o Estado-Maior da Força Aérea Sueca.
O objetivo da visita foi conhecer a capacidade e crescimento da capacidade militar da Força Aérea Sueca, com foco em seus caças e treinamento de pilotos.
A Saab está oferecendo seus caças Gripen à Força Aérea Colombiana (FAC) para substituir sua frota de aeronaves de combate Kfir da Israeli Aerospace Industries (IAI). A companhia oferece 12 Gripen E monopostos e 3 Gripen F bipostos.
O Gripen E concorre com o F-16 Block 70 Fighting Falcon da Lockheed Martin, o Eurofighter Typhoon além do Kfir Next-Generation (NG) atualizado da IAI.
Ja oferece informando o bom e que peças, treinamento ( simuladores ) e intercambio e aqui do lado e que grandes manutenções é so mandar do ladinho que em gavião Peixoto a gente atende vcs…. olha que maravilha que economia colômbia. E se ainda gostarem no Futuro vendemos pacote de data link ( personalizado) para eles se modernizarem, a AEL Sistemas esta ai para atende-los, é so passar no itamarati e encomendar O brasil tem que começar a pensar junto a Saab como ” parceiro de vendas” ou o projeto nao engrena, lembrando que temos participação no projeto cada venda… Read more »
Olá Kahili. Neste momento, o Itamaraty precisa fazer o seu trabalho também, inclusive oferecendo um pacote adicional de offset de empresas brasileiras ou até mesmo algum tipo de compensação comercial, o que poderia envolver a aquisição pela MB de um certo número de navios de patrulha similares à ARC 20 de Julio (PZE-46), que esta visitando o Rio de Janeiro em comemoração dos 200 anos de independência. Cada navio destes deve custar mais ou menos o mesmo preço de um F39F. Não sei se esta seria a melhor opção, mas seria uma alternativa. Há anos defendo um programa de construção… Read more »
Olá Camargoer, em outros tempos diríamos que já pensaram nisso, já foi falado e estamos aguardando resposta. Mas hoje em dia é difícil até saber se o Itamarati (digo governo), sabe realmente desses eventos e oportunidades com nações amigas, e que temos muito a oferecer e muito a ganhar com tais parcerias. Mas aqui é tudo na ideologia, não se pensa mais, apenas reagem, tudo briga de redes sociais, coisa de adolescentes.
Esse governo não tem inteligência alguma. Eu ficaria muito surpreso se soubesse que alguém ali pensa. O Itamati tem um histórico excelente. Uma das melhores diplomacias do mundo, mas sozinhos não podem fazer nada. E até lá houve politização
Esse é um dos cernes da diplomacia. É ativamente prospectar o mercado e infelizmente eu vejo pouquíssimo isso ocorrendo.
Quanta ingenuidade… vai alem da diplomacia… começa com tributação, interesses de manter um mercado dependente , … é o custo Brasil, por um estado mínimo, …
Hehehehe ok!
Foristas aqui reclamam das “ mordomias” das forças armadas, como se fossem só os militares , fecham os olhos para as mordomias dos parlamentares principalmente daqueles partidos ditos sociais . O estado brasileiro é gigante em todas as areas , insttuiçoes . O atraso do pais é o gigantismo , na china padece do mesmo mal e vai refletir futuramente ( jogadores de futebol hulk, oscar estava entre os dez maiores salarios pagos por magnatas chineses) o complexo sistema governamental chines está criando uma enorme oligarquia , resumindo vai ser um Brasil de hoje.
Por um estado mínimo!!!
Eu não entendi o que esse post seu de agora, nem o anterior, tem a ver com o meu post original. O primeiro ainda dá para conectar, até porque a diplomacia é o meio principal de se atingir o que você havia descrito, porém você me chamou de ingênuo, o que fez com que eu não entendesse o restante do post. Agora veio esse, que não parece fazer sentindo algum.
Então, de novo:
‘Hehehehe ok!’
1 post, diplomacia como vai oferecer um produto com um nível mínimo de manufatura se o custo Brasil é altíssimo, ..só matéria prima mesmo
2 post, percebo que você não é ingênuo você entendeu, para um produto brasileiro manufaturado ser oferecido pela diplomacia tem que ser competitivo, a china nao respeita regras internacionais e faz subvenção de seus produtos..citei esta argumentação por que devido negativas afetei alguns que não compartilham com o Estado mínimo que é na minha opinião a unica maneira de acabar com a oligarquia
Elias, o custo Brasil ou até mesmo o custo do produto é irrelevante no caso de uma negociação. Se nosso custo é alto não deveríamos nos esforçar ainda mais para promovê-lo e vendê-lo? Quanto mais vendermos produtos com maior valor agregado, melhor para nossa balança comercial, para a indústria que produziu o que foi vendido, mas os Estados, trabalhadores diretos e indiretos, etc. Adam Smith sorri no túmulo. A negociação pode tornar qualquer produto competitivo desde que se encontre as necessidades de um possível comprador e se ofereça vantagens quando de sua aquisição. Ou seja, você pode tornar um produto… Read more »
-que bom que voce concorda com “ inchado “ estado brasileiro . Tem muita gente sem a devida competencia e interesses escusos – quanto ao forista citado por você, já demonstrou aqui em outras edições que simpatiza por governos como cuba e Venezuela , o que é de muita estranheza ele argumentar segundo voce a diminuição do estado. -ser competitivo,,, ontem comprei uns panos de pratos , qual foi minha surpresa eles eram made in China… como tem toda a parte logistica,produção, transporte etc… saiu incrivelmente mais barato do que um pano brasileiro…obvio que se você chama isto de competitividade… Read more »
Nao vou mais argumentar…
O Brasil nunca será competitivo enquanto não encararmos a realidade e vermos as coisas como realmente são, prestando atenção em detalhes importantes. Um bom exemplo disso é que o Camargoer não argumentou acima em prol de um estado mínimo necessário. Necessário inclusive é a palavra chave. Ele não argumentou em relação à tamanho do Estado em momento algum, mas sim em prol de uma diplomacia ativa para respaldar a indústria e interesses nacionais. Se isso não é o correto à fazer então eu preciso jogar meu diploma em Relações Internacionais no lixo. O que ele disse foi ‘textbook’ em boas… Read more »
Olhe preste atenção,,, só tome cuidado com formadores de opiniões gramscianos ( antonio gramsci) , “ não importa o que fala ou promete , contanto que os objetivos sejam alcançados “ … muitos seguem a cartilha como biblia para nós cristãos…
Soa muito parecido com Niccolo Machiavelli, que eu sinceramente considero um gênio. Gramsci era outro tipo de cara. Precisa saber diferenciar entre ambos. Valores que prezamos também precisam ser aplicados.
Felizmente o Brasil é laico. Infelizmente diversas instituições governamentais, de diversos países do Mundo (inclusive o Brasil), ao longo da História moderna aprenderam muito com a igreja e seus autos de fé. Tanta coisa boa para puxarem da igreja e vão logo copiar o que não deveria ser referência.
Tá preso no doberman.
Opa, pera lá também. Eu sei que é intenção do Brasil que o Gripen venda, para diminuir o preço, para manter suas peças disponíveis por muito tempo e para manter uma dúzia de empregos aqui, mas a SAAB teria que nos compensar e muito por isso. O Brasil faz pressão pra Colombia comprar o caça, compra material colombiano e no final a gente ganha o que mesmo? Até agora não tô vendo sinal nenhum de que a Suécia vá comprar o KC-390, que seria a aeronave natural para substituir seus velhos C-130. Aí a gente faz isso e toma um… Read more »
A possível compra dos KC390 para a suécia dependerá do esforço de governo brasileiro de fazer esta venda.
.
Lembrando que o Brasil ainda irá pagar os Gripens. Por hora apenas os Suecos estão fazendo a parte deles do contrato.
.
Uma coisa de cada vez.
Neto, acho que o Banco que financiou o acordo está pagando, ou já pagou os Suecos. O Brasil tem é que pagar esse banco.
Se não me engano, claro.
Olá Leandro. Eu não sei dizer se a SAAB já recebeu todo o financiamento do banco. Acredito que não porque a produção dos F39E ainda se estenderá por alguns anos, mas você está certo em afirmar que o governo brasileiro fará o pagamento ao banco que financiou o contrato por um prazo muito muito mais longo do que aquele usado pela SAAB para produzir os aviões, por isso o banco está cobrando juros, mesmo que sejam juros.
Caro Neto. Quando o governo brasileiro assinou o contrato com a SAAB, ele contratou um financiamento de um banco sueco. Este banco tem feto aportes na SAAB para o pagamento do pessoal, para a ampliação da infraestrutura da fábrica, para a aquisição dos componentes, etc. Segundo o contrato, o Brasil iniciará o pagamento ao banco a partir da entrega da primeira aeronave de série e a partir dai, continuará fazendo o pagamento ao banco sueco por um prazo de 20 anos (se me lembro bem), inclusive com a cobrança de juros.
Do governo brasileiro apenas não. Quem tem que liderar o esforço de venda é o fabricante e o papel do governo é de apoio.
Olá Jadson. Tem muita gente que ainda pensa que negociações devem ser feitas em termos de ganha-perde, ou que uma das partes precisa ter maiores ganhos que a outra. Por outro lado, negociadores mais experientes buscam acordos ganha-ganha, na qual todos ganham segundo seus próprios interesses. No caso de uma venda de F39E/F para a Colômbia, seria possível envolver os três países interessados (Colômbia, Brasil e Suécia). O primeiro obstáculo é o preço do pacote. Todos sabemos que um ou dois esquadrões de F39 novos seria mais caro que a compra de caças de segunda-mão. Portanto, a Colômbia teria que… Read more »
Lindaço!
Pode encomendar 9..
congratulações, tinha uma percepção que agora divido com vc, estive vendo video no Base Militar Magazine, sendo toca no assunto do AH-2 Sabre, e fica forte a suspeita de que plantaram uma noticia falsa da baixa do helis, só para o Boso voltar como héroi na solução do problema e justificando sua viagem como pragmatica.
Ir para a Rússia e não trazer uma solução, seria passar diploma de incompetencia.
“, seria passar diploma de incompetencia…..” Como se ele precisasse disso!
Tomara e torço muito para que outros países e principalmente a região que foi acordada que o Brasil teria estes privilégios nas vendas ocorra, como vc muito bem postou! O meu temor é que não utilizemos o alto valor gasto na transferência de tecnologia na construção de nossos próprios caças. Abraços
O problema é Bogotá está mais próximo de Maryland, onde fica a Lockheed Martin, que de São Paulo. De ladinho por ladinho os EUA podem fornecer o mesmo e se bobear mais barato, já que peça de F-16 é o que não vai faltar no mercado pelas próximas décadas.
#TacaFogonosKfirColômbia
Escolha o Gripen, minha cara Colômbia, e descarte o F-16.
estão mais cansados do que o cozinheiro do Péricles
Eurofighter Typhoon esta na disputa parece ate piada
eu ia dizer isso , mas tu é o flash , eu ate pensei que pq Eurofighter Typhoon esta na lista? tão caro quanto Porsche? pelo menos ta pra ostentar por 15s de fama.
Boa tarde, é o mesmo nível de piada o iraque querer comprar os rafales….Abraços
Acho mais provável do Iraque comprar Rafale, portanto não há piada alguma sob tal possibilidade,especialmente quando o dinheiro deles para tal finalidade não precisa ser impresso, basta perfurar o chão…
Colômbia tem que se decidi entre o mais barato e o mais vantajoso, decidir entre o imediatismo e independência de usar seus meios como quiser, decidir entre compra de prateleira via facilidades no financiamento, ou desenvolver uma indústria local e deixar parte dos recursos em casa. Independência ou interferência!!!!!!
Todo mundo aqui sabe que a Colômbia tem um braço enorme do Tio Sam. Obviamente que todos nós preferimos e queremos que a Colômbia escolha o Gripen, mas, é complicado. Vamos ver o que vai sair disso.
Concordo, eu queria que a Colômbia também fosse de Gripen, mas eles tem um vínculo muito forte com os americanos, acho difícil dar Gripen, mas, vamos ver no que vai dar.
Mesmo assim, o Gripen é um caça sueco e não americano. ?
O gripem C ainda é fabricado? De repente a Colômbia escolha por eles?
É possível desde a versão E até mesmo alguns da versão C usados, que serão retirados de serviço da Flygvapnet, posteriormente atualizados para o MS20 Block 2.
Difícilmente a Colômbia escolherá o Gripen E, pois a grana tá curta pra eles. Realmente o modelo C tem maiores chances, SE:
1) O preço for menor que a versão pretendida do F-16, (o que eu duvido) e;
2) Se a força aérea Sueca disponibilizá-los.
Tomara que emplaque!
Excelente avião
Vice-ministra? Esses latinos… sei não, tá me parecendo que vão de F-16 recauchutados ou kfir. Por causa da grana acho que as versões anteriores do Gripen teriam mais chances ao competir com esses aí. A Suécia poderia passar os 12 C da sua força aérea e no futuro, quem sabe, quando a Colômbia estiver melhor das pernas, ir para o E. Talvez essa opção esteja na mesa também, quem sabe… Não é preciso dizer que a melhor opção pra eles é o Gripen E, né? Pena que nem sempre a melhor opção é a escolhida. Do que eu tenho certeza… Read more »
“Vice-ministra? Esses latinos”…
Não entendi o por quê de seu desdém Jadson, é pelo fato de terem enviado um vice ou por terem enviado uma mulher? Ou você está achando que o envio de um “vice” alguma coisa está mostrando o pouco interesse dos colombianos?
Não. É o fato de existir um “vice” ministro. Para mim só uma maneira de criar mais cargo público pros amigos mamar. Porque um ministro teria que ter vice mesmo?
Jadson, em qualquer instituição pública há uma hierarquia. Nos ministérios do mundo inteiro existem vices. A nomenclatura pode ser diferente mas o fato de a pessoa estar no segundo posto mais alto daquela instituição continua para todos.
Olá Leandro. No Brasil, o cargo de “vice-ministro” é exercido pelo “secretário executivo”. Nos EUA o cargo é exercido pelo “sub-secretário”
Ainda em tempo, sorriso bonito o da senhora entre os marmanjos alí. Alguém deve ter feito um comentário bem engraçado, tipo: “já pensou o Eurofighter operando na Colômbia?”
Jadson, na minha opinião pessoal, o Eurofighter é o mais capaz dessa lista, no quesito superioridade aérea, mas também o mais caro, é uma fortuna, digamos que o Eurofighter nessa lista seja o Rafale no FX-2 do Brasil.
Mais capaz pelo que mesmo?
Sério que tu quer comparar o Eurofighter com Kfir velho modernizado e com F-16 também já antigo(projeto) e em fim de carreira? O mais perto dele, e da mesma geração é o Gripen, mas esse é mais leve, ambos com o Meteor seria uma briga boa, na minha opinião são quase equivalentes, embora o Eurofighter seja mais rápido, tem um teto operacional maior, carrega mais armamento, tem a vantagem de carregar mísseis BVR junto da fuselagem melhorando a performance, tem um raio de ação maior, tem mais potência e tem a vantagem de não possuir o rcs do tamanho de… Read more »
O que esse tal de “Kfir Next-Generation” está fazendo nessa lista? Chega de tranqueira velha modernizada!
Vão F16 .cadê nosso aviões até agora foi entregue 1 nem voa voa ?quando recebemos vão nesta aposentado. Pelo geito ficaremos mesmo só super tucano próximo governo .chega cortês já era .
Você está ciente do que está acontecendo na europa amigo?!
Você acha que a demora na entrega dos jatos não tem haver com essa crise na Ucrânia?!
E que devido a histeria na Europa alimentada por aqueles que querem guerra, você acha que os suecos irão entregar os jatos?!
Em um hipotético cenário de confrontação futura, qualquer meio existente disponível pode ser uma ferramenta a mais em um cenário de guerra, seja este produto reservado a cliente ou não…
Gostaria de ver os J10 chegarem pra Argentina, mesmo por aluguel, trazendo uns assentos extras para outras aeronaves e o mísseis similares ao R77. Seria uma forma de ver a FAB ser valorizada. Concorrente pra os chinelos também e um ensaio pra Malvinas II.
Permitam-me citar uma brilhante frase de um grande filosofo brasileiro, Ciro Bottini:
“Compre! Compre! Compre!”
Eu morri de rir nessa! Boa!
?
Isso é ilusão. A Colômbia vai de F 16 MLU.
Essa índia é simpática, charmosa e original. Ganhou o coração dos suecos.
Save Betty la fea!
Eles precisam de aviões para ontem! Isso aparenta ter sido proposital para poder cair, de vez, no colo dos EUA.