Quando um caça MiG-21 do Pacto de Varsóvia pousou em um aeródromo da Otan, em Berlin Ocidental
Em 13 de fevereiro de 1967, na fábrica da Mikoyan, quatro novos modelos MiG-21PFM estavam prontos para serem enviados para a República Democrática Alemã (RDA).
A aeronave tinha um novo assento ejetável, um moderno sistema de controle de armas e mira e a capacidade de disparar mísseis guiados por radar. Os MiGs também finalmente recuperaram seu canhão interno – alguns anos antes considerado uma arma ultrapassada para o combate moderno. Tendo percebido seu erro, os designers adicionaram a opção de carregar um canhão de 23 mm em um casulo sob a fuselagem. Em suma, o avião prometia.
A entrega dos aviões para a Alemanha foi atribuída a pilotos da 16ª Divisão de Aviação de Caça da Guarda, parte do GSFG (Grupo das Forças Soviéticas na Alemanha). O capitão Zinovyev foi designado líder da esquadrilha. O voo de Lukhovitsy (aeródromo de teste da Mikoyan) para Minsk ocorreu sem problemas. Eles pousaram, reabasteceram e passaram a noite lá antes de voarem na manhã seguinte. Por alguma razão, foi planejada uma rota para Cottbus em vez da habitual Templin em Brandenburg, levando-os muito mais ao sul do que o habitual e em uma região desconhecida para Zinovyev.
Depois de tomar a direção errada, os MiGs acabaram perto de Berlim – Berlim Ocidental, como logo descobririam. Com um aeródromo à vista, o capitão Zinovyev tentou entrar em contato com o controlador, mas não obteve resposta. O piloto percebeu que seu rádio estava quebrado e veio para o pouso. Na dúvida, ele optou por ir sozinho e disse aos demais da esquadrilha para seguiram em outra direção. Os três chegaram a Cottbus depois de sentir que algo estava errado.
O MiG-21 líder com estrelas vermelhas nas asas fez um pouso suave no aeroporto de Tegel, localizado na zona de ocupação francesa em Berlim Ocidental e usado pela aviação de combate da OTAN. No solo, Zinovyev entendeu que estava no lugar errado: a rampa estava cheia de vários modelos estrangeiros com as marcações Armée de l’Air e USAF. O MiG abandonou o paraquedas de frenagem e começou a se virar para decolar da mesma pista em que ele havia pousado, mas um enxame de jipes e carros de bombeiros agora bloqueava seu caminho. A guarnição da base não podia acreditar em sua sorte.
Não havia muitas opções: o MiG deu a volta mais uma vez, ligou o pós-combustor e, usando o que havia no curto trecho da pista para decolar, fez uma decolagem em zoom para longe da base. Além das melhorias mencionadas, a variante MiG-21PFM foi projetada para operar em pistas de pouso avançadas. Graças ao sistema de controle de camada limite instalado para isso, o desempenho de decolagem e pouso do jato era significativamente melhor do que nos modelos anteriores.
O capitão Zinovyev finalmente pousou em Cottbus. Alegadamente, ao ouvir a história, o comandante da divisão lhe disse: “Por pousar em Tegel, você é um idiota. Por sair dela, você fez muito bem”, e decidiu não disciplinar o piloto. O fato de Zinovyev ter abatido um RB-66 americano sobre Magdenburg em seu MiG-19 três anos antes pode ter ajudado.
FONTE: RG.ru
Provavelmente a versão mais capaz do MiG-21. Foi uma notícia desagradável para o ocidente quando encontrado em combate.
Sim. Naquele momento. Vierem outras versões melhores. Mas a melhor versão viria algum tempo depois, o Mig-21bis.
Os MIG´s lutando em absurda desvantagem numérica no Vietnã provaram o seu efetivo valor em combate, com a doutrina “hit and run”. Magnífico aparelho.
Vieram…
Exato. Foi uma surpresa a performance superior do PFM em relação ao F-13
Mig 21 pra mim a maxima efetividade junto a simplicidade. Com um bom piloto, uma máquina mortal
Tivéssemos? Que lindinho. Aqui no sul do mundo? Até hoje não compramos nada bom fora os F5.
“tivessem” não “tivéssemos”. Atenção colega…
Imagínate ustedws estan mas modernizados que en mi pais aun tenemos los A-37B dragon fly
https://www.ilmailumuseoyhdistys.fi/tuotteet.html?id=0/1020194 grato Roberto, já voava por lá
O Mig-21 bis…em 1978…..entende?
Acho que o pessoal da OTAN não deve ter acreditado na sorte dele ter pousado numa pista errada e devem ter ficado bem impressionado com a capacidade de decolar num pedaço de pista tão curto!
Essa aeronave é um clássico.
Adoro este tipo de publicação da Guerra Fria! Mais… Por favor!
Eu fico imaginando a mente do piloto dizendo: C… Fiz M… E agora?!?
A criança em mim quer imaginar um piloto de Harrier GR.1 fazendo o mesmo num aeródromo inimigo. Mas ao invés de reagir rápido, o piloto espera apertarem o cerco, para simplesmente colocar os bocais para baixo e sair dali no melhor estilo 007…
Ou True Lies hehehehe
O rádio estava quebrado como ele avisou os outros pra não pousarem?
Não sei. Talvez ele tenha dois rádios, um sempre para comunicação com o solo, e outro para comunicação com os outros aviões. Ter mais do que um rádio não era incomum, e trocar frequências pré determinadas em briefing às vezes não é uma boa. Mas eu realmente não sei nesse caso.
Todo avião de combate tem mais de um rádio.
Em relação à aeronaves ocidentais eu sabia. Americanos normalmente deixavam um na frequência combinada da operação e outro no ‘Guard’, mas de soviéticos eu realmente não sei.
Reinaldo, o MiG-21F-13 não era exatamente uma novidade, mesmo assim o Ocidente correu muito atrás de um. Conseguiram através de algumas fontes como Israel e posteriomente Indonésia e Egito. Inclusive diversos ‘F-13’ e F-7’s foram utilizados pelo 4477TTS providenciando treinamento para os americanos até fins da década de 1980. Qualquer nova variante de qualquer avião soviético era analisada minuciosamente. Na maioria das vezes por fotos, outras vezes sendo convidado por algum país à dar uma olhada de perto por algumas horas, e outras vezes adquirindo a aeronave através de desertores, mercado negro, etc. A versão que fez o pouso em… Read more »
Os israelenses conseguiram um Mig-21 em 1966.
Esse Mig foi transferido para os EUA em 1967.
Modelo Fishbed-E.
Fishbed-C. Era um MiG-21F-13. Não tinha JATO para ajudar em decolagens curtas.
Nos EUA pode até ser, nos países onde os americanos meteram o bico e patrocinaram golpes, nem tanto. Alguns anos antes desse incidente da notícia os EUA ajudaram ativamente Suharto a chegar ao poder na Indonésia e causar um dos maiores assassinatos em massa do século XX, segundo a própria CIA. Não acho que teria Big Mac por lá…
Isso não muda nada no que o Reinaldo disse.
Realmente, não muda, os EUA sempre apoiaram apenas paraísos da democracia, com muito Big Mac e Coca Cola.
O que eu acho que ele quis dizer é para se atrelar ao tópico sobre a aeronave em si. Ninguém falou sobre as maravilhas da URSS de forma mais profunda do que uma piada.
E sobre a coca cola tem uma ainda muito boa que involve a tripulação de um Bear e fotos tiradas pelos Phantom que o interceptou.
O paraíso do comunismo foi apoiado com muita Pepsi e seus sectarios com alguns iPhones.
Nunca vi alguém fugindo em um caça americano pra algum país soviético/comunista! Kkkkkk
Se vc procurar bem, devem haver uns 3 ou 4 casos, na história, de pessoas que fugiram de países capitalistas opressores para um dos paraisos comunistas.
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-59853980
Mas não estavam em busca de liberdade.
Nem de qualidade de vida. Vai saber o que faz uma (única) pessoa sair da Coreia do Sul em direção à do Norte…
a divulgação desses casos é justamente parte da propaganda ocidental…
Claro, todo mundo adoraria trabalhar 10h por dia, 6 dias por semana, sem poder escolher onde ir, onde morar, o que estudar, com acesso restrito à educação, aos meios de comunicação e de entretenimentos.
Quem não adoraria viver em um lugar onde todos são igualmente tolidos de toda forma de liberdade?
Somente a propaganda ocidental para nos privar dessas maravilhas.
No início dos anos 1970 os EUA lançaram a quarta geração com o f14, o f15 e o f16. Mesmo as mais novas versões do mig21 ou dos subsequentes mig23 e mig25 tinham ficado para trás, como visto nos conflitos Irã x Iraque e Israel x árabes.
Nos anos 1960 ainda era uma maquina formidável. O último grande mig.
Não tinha radar? ninguem vi um caça pousando?
Em 1967, devem ter detectado e rastreado, mas não conseguido se comunicar. Então a confusão devia ser geral, até por causa da proximidade dos aeródromos, fica difícil você reagir tão rápido. Era Berlim, tudo na msam cidade.
Ver eles viram, tanto que tentaram impedir ele de decolar usando veículos. Mas de modo geral, por incrível que pareça, não é incomum aeronaves isoladas passearem em território teoricamente muito bem vigiado sem serem interceptados. O caso mais infame foi o 11 de Setembro nos EUA. Mas outros casos, como em deserções, do MiG-15 na Coréia do Sul, do MiG-25 no Japão, onde a aeronave veio e simplesmente pousou sem ser incomodada. Ou o notório caso do adolecente que pousou no meio da Praça Vermelha em Moscou em um Cessna vindo da Alemanha. Lembre-se que ao redor do mundo, tempo… Read more »
Tem um MIG 21 no Museu da TAM. Fantástico.
Essa série de matérias de aeronaves pousando no inimigo tá excelente.
Sensacional este piloto!!!!
Agora porque ninguém foi em direção ao avião dar tiro por exemplo no pneu do trem de aterrisagem? Ou tentar bloquear a passagem… Sei lá… O MIG não valia ouro… Então?!? E porque não se decolou com caça para tentar forçar o pouso em outro aeroporto?
Porque uma coisa é tentar impedir a decolagem e dizer que o pouso foi ilegal e que a aeronave precisa ser inspecionada por algum motivo qualquer. Outra coisa é abrir fogo na aeronave. São duas coisas distintas e que podem gerar níveis de problemas distintos. Perseguir a aeronave também não dava. Um avião americano ou francês, se considerarmos que o piloto estava no cockpit com o avião ligado, ainda demoraria coisa de uns dois minutos até taxiar até a pista e decolar. O MiG-21 após a decolagem demoraria uns 30 segundos para chegar no espaço aéreo da Alemanha Oriental decolando… Read more »