Quando um caça MiG-21 do Pacto de Varsóvia pousou em um aeródromo da Otan, em Berlin Ocidental

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Em 13 de fevereiro de 1967, na fábrica da Mikoyan, quatro novos modelos MiG-21PFM estavam prontos para serem enviados para a República Democrática Alemã (RDA).

A aeronave tinha um novo assento ejetável, um moderno sistema de controle de armas e mira e a capacidade de disparar mísseis guiados por radar. Os MiGs também finalmente recuperaram seu canhão interno – alguns anos antes considerado uma arma ultrapassada para o combate moderno. Tendo percebido seu erro, os designers adicionaram a opção de carregar um canhão de 23 mm em um casulo sob a fuselagem. Em suma, o avião prometia.

A entrega dos aviões para a Alemanha foi atribuída a pilotos da 16ª Divisão de Aviação de Caça da Guarda, parte do GSFG (Grupo das Forças Soviéticas na Alemanha). O capitão Zinovyev foi designado líder da esquadrilha. O voo de Lukhovitsy (aeródromo de teste da Mikoyan) para Minsk ocorreu sem problemas. Eles pousaram, reabasteceram e passaram a noite lá antes de voarem na manhã seguinte. Por alguma razão, foi planejada uma rota para Cottbus em vez da habitual Templin em Brandenburg, levando-os muito mais ao sul do que o habitual e em uma região desconhecida para Zinovyev.

Depois de tomar a direção errada, os MiGs acabaram perto de Berlim – Berlim Ocidental, como logo descobririam. Com um aeródromo à vista, o capitão Zinovyev tentou entrar em contato com o controlador, mas não obteve resposta. O piloto percebeu que seu rádio estava quebrado e veio para o pouso. Na dúvida, ele optou por ir sozinho e disse aos demais da esquadrilha para seguiram em outra direção. Os três chegaram a Cottbus depois de sentir que algo estava errado.

O MiG-21 líder com estrelas vermelhas nas asas fez um pouso suave no aeroporto de Tegel, localizado na zona de ocupação francesa em Berlim Ocidental e usado pela aviação de combate da OTAN. No solo, Zinovyev entendeu que estava no lugar errado: a rampa estava cheia de vários modelos estrangeiros com as marcações Armée de l’Air e USAF. O MiG abandonou o paraquedas de frenagem e começou a se virar para decolar da mesma pista em que ele havia pousado, mas um enxame de jipes e carros de bombeiros agora bloqueava seu caminho. A guarnição da base não podia acreditar em sua sorte.

Não havia muitas opções: o MiG deu a volta mais uma vez, ligou o pós-combustor e, usando o que havia no curto trecho da pista para decolar, fez uma decolagem em zoom para longe da base. Além das melhorias mencionadas, a variante MiG-21PFM foi projetada para operar em pistas de pouso avançadas. Graças ao sistema de controle de camada limite instalado para isso, o desempenho de decolagem e pouso do jato era significativamente melhor do que nos modelos anteriores.

O capitão Zinovyev finalmente pousou em Cottbus. Alegadamente, ao ouvir a história, o comandante da divisão lhe disse: “Por pousar em Tegel, você é um idiota. Por sair dela, você fez muito bem”, e decidiu não disciplinar o piloto. O fato de Zinovyev ter abatido um RB-66 americano sobre Magdenburg em seu MiG-19 três anos antes pode ter ajudado.

FONTE: RG.ru

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Leandro Costa

Provavelmente a versão mais capaz do MiG-21. Foi uma notícia desagradável para o ocidente quando encontrado em combate.

Ronaldo Machado

Sim. Naquele momento. Vierem outras versões melhores. Mas a melhor versão viria algum tempo depois, o Mig-21bis.

Os MIG´s lutando em absurda desvantagem numérica no Vietnã provaram o seu efetivo valor em combate, com a doutrina “hit and run”. Magnífico aparelho.

Ronaldo Machado

Vieram…

Leandro Costa

Exato. Foi uma surpresa a performance superior do PFM em relação ao F-13

USP

Mig 21 pra mim a maxima efetividade junto a simplicidade. Com um bom piloto, uma máquina mortal

Angelo Pereira

Tivéssemos? Que lindinho. Aqui no sul do mundo? Até hoje não compramos nada bom fora os F5.

Last edited 2 anos atrás by Angelo Pereira
Andre

“tivessem” não “tivéssemos”. Atenção colega…

Jorge

Imagínate ustedws estan mas modernizados que en mi pais aun tenemos los A-37B dragon fly

Angelo Pereira
Flanker

O Mig-21 bis…em 1978…..entende?

Fabio Araujo

Acho que o pessoal da OTAN não deve ter acreditado na sorte dele ter pousado numa pista errada e devem ter ficado bem impressionado com a capacidade de decolar num pedaço de pista tão curto!

Nilton L Junior

Essa aeronave é um clássico.

Edu

Adoro este tipo de publicação da Guerra Fria! Mais… Por favor!

Luiz Trindade

Eu fico imaginando a mente do piloto dizendo: C… Fiz M… E agora?!?

Clésio Luiz

A criança em mim quer imaginar um piloto de Harrier GR.1 fazendo o mesmo num aeródromo inimigo. Mas ao invés de reagir rápido, o piloto espera apertarem o cerco, para simplesmente colocar os bocais para baixo e sair dali no melhor estilo 007…

Leandro Costa

Ou True Lies hehehehe

Aurélio lello

O rádio estava quebrado como ele avisou os outros pra não pousarem?

Leandro Costa

Não sei. Talvez ele tenha dois rádios, um sempre para comunicação com o solo, e outro para comunicação com os outros aviões. Ter mais do que um rádio não era incomum, e trocar frequências pré determinadas em briefing às vezes não é uma boa. Mas eu realmente não sei nesse caso.

Rinaldo Nery

Todo avião de combate tem mais de um rádio.

Leandro Costa

Em relação à aeronaves ocidentais eu sabia. Americanos normalmente deixavam um na frequência combinada da operação e outro no ‘Guard’, mas de soviéticos eu realmente não sei.

Reinaldo Deprera
  1. O MIG 21 não era nenhuma novidade para o Ocidente. Só oficialmente. Visto que qualquer equipamento soviético que a Índia operava era acessado pelo ocidente via Índia->Inglaterra->EUA – claro que a URSS não sabia disso. Detalhe: não tenho fontes sobre isso, é apenas uma especulação bem provável
  2. Se o piloto soviético desce para tomar uma Coca-Cola e comer um Big Mac, ele não voltaria
Leandro Costa

Reinaldo, o MiG-21F-13 não era exatamente uma novidade, mesmo assim o Ocidente correu muito atrás de um. Conseguiram através de algumas fontes como Israel e posteriomente Indonésia e Egito. Inclusive diversos ‘F-13’ e F-7’s foram utilizados pelo 4477TTS providenciando treinamento para os americanos até fins da década de 1980. Qualquer nova variante de qualquer avião soviético era analisada minuciosamente. Na maioria das vezes por fotos, outras vezes sendo convidado por algum país à dar uma olhada de perto por algumas horas, e outras vezes adquirindo a aeronave através de desertores, mercado negro, etc. A versão que fez o pouso em… Read more »

rdx

Os israelenses conseguiram um Mig-21 em 1966.
Esse Mig foi transferido para os EUA em 1967.
Modelo Fishbed-E.

Last edited 2 anos atrás by rdx
Leandro Costa

Fishbed-C. Era um MiG-21F-13. Não tinha JATO para ajudar em decolagens curtas.

André Macedo

Nos EUA pode até ser, nos países onde os americanos meteram o bico e patrocinaram golpes, nem tanto. Alguns anos antes desse incidente da notícia os EUA ajudaram ativamente Suharto a chegar ao poder na Indonésia e causar um dos maiores assassinatos em massa do século XX, segundo a própria CIA. Não acho que teria Big Mac por lá…

Wellington Kramer

Isso não muda nada no que o Reinaldo disse.

André Macedo

Realmente, não muda, os EUA sempre apoiaram apenas paraísos da democracia, com muito Big Mac e Coca Cola.

Leandro Costa

O que eu acho que ele quis dizer é para se atrelar ao tópico sobre a aeronave em si. Ninguém falou sobre as maravilhas da URSS de forma mais profunda do que uma piada.

E sobre a coca cola tem uma ainda muito boa que involve a tripulação de um Bear e fotos tiradas pelos Phantom que o interceptou.

Andre

O paraíso do comunismo foi apoiado com muita Pepsi e seus sectarios com alguns iPhones.

Matheus

Nunca vi alguém fugindo em um caça americano pra algum país soviético/comunista! Kkkkkk

Andre

Se vc procurar bem, devem haver uns 3 ou 4 casos, na história, de pessoas que fugiram de países capitalistas opressores para um dos paraisos comunistas.

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-59853980

Wellington Kramer

Mas não estavam em busca de liberdade.

Andre

Nem de qualidade de vida. Vai saber o que faz uma (única) pessoa sair da Coreia do Sul em direção à do Norte…

Érico

a divulgação desses casos é justamente parte da propaganda ocidental…

Andre

Claro, todo mundo adoraria trabalhar 10h por dia, 6 dias por semana, sem poder escolher onde ir, onde morar, o que estudar, com acesso restrito à educação, aos meios de comunicação e de entretenimentos.

Quem não adoraria viver em um lugar onde todos são igualmente tolidos de toda forma de liberdade?

Somente a propaganda ocidental para nos privar dessas maravilhas.

Andre

No início dos anos 1970 os EUA lançaram a quarta geração com o f14, o f15 e o f16. Mesmo as mais novas versões do mig21 ou dos subsequentes mig23 e mig25 tinham ficado para trás, como visto nos conflitos Irã x Iraque e Israel x árabes.

Nos anos 1960 ainda era uma maquina formidável. O último grande mig.

Pablo Maroka

Não tinha radar? ninguem vi um caça pousando?

Leandro Costa

Em 1967, devem ter detectado e rastreado, mas não conseguido se comunicar. Então a confusão devia ser geral, até por causa da proximidade dos aeródromos, fica difícil você reagir tão rápido. Era Berlim, tudo na msam cidade.

Clésio Luiz

Ver eles viram, tanto que tentaram impedir ele de decolar usando veículos. Mas de modo geral, por incrível que pareça, não é incomum aeronaves isoladas passearem em território teoricamente muito bem vigiado sem serem interceptados. O caso mais infame foi o 11 de Setembro nos EUA. Mas outros casos, como em deserções, do MiG-15 na Coréia do Sul, do MiG-25 no Japão, onde a aeronave veio e simplesmente pousou sem ser incomodada. Ou o notório caso do adolecente que pousou no meio da Praça Vermelha em Moscou em um Cessna vindo da Alemanha. Lembre-se que ao redor do mundo, tempo… Read more »

fernando jesus

Tem um MIG 21 no Museu da TAM. Fantástico.

Neto

Essa série de matérias de aeronaves pousando no inimigo tá excelente.

Valcir G.Oliveira

Sensacional este piloto!!!!

Luiz Trindade

Agora porque ninguém foi em direção ao avião dar tiro por exemplo no pneu do trem de aterrisagem? Ou tentar bloquear a passagem… Sei lá… O MIG não valia ouro… Então?!? E porque não se decolou com caça para tentar forçar o pouso em outro aeroporto?

Leandro Costa

Porque uma coisa é tentar impedir a decolagem e dizer que o pouso foi ilegal e que a aeronave precisa ser inspecionada por algum motivo qualquer. Outra coisa é abrir fogo na aeronave. São duas coisas distintas e que podem gerar níveis de problemas distintos. Perseguir a aeronave também não dava. Um avião americano ou francês, se considerarmos que o piloto estava no cockpit com o avião ligado, ainda demoraria coisa de uns dois minutos até taxiar até a pista e decolar. O MiG-21 após a decolagem demoraria uns 30 segundos para chegar no espaço aéreo da Alemanha Oriental decolando… Read more »