Quando um caça MiG-21 do Pacto de Varsóvia pousou em um aeródromo da Otan, em Berlin Ocidental

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Em 13 de fevereiro de 1967, na fábrica da Mikoyan, quatro novos modelos MiG-21PFM estavam prontos para serem enviados para a República Democrática Alemã (RDA).

A aeronave tinha um novo assento ejetável, um moderno sistema de controle de armas e mira e a capacidade de disparar mísseis guiados por radar. Os MiGs também finalmente recuperaram seu canhão interno – alguns anos antes considerado uma arma ultrapassada para o combate moderno. Tendo percebido seu erro, os designers adicionaram a opção de carregar um canhão de 23 mm em um casulo sob a fuselagem. Em suma, o avião prometia.

A entrega dos aviões para a Alemanha foi atribuída a pilotos da 16ª Divisão de Aviação de Caça da Guarda, parte do GSFG (Grupo das Forças Soviéticas na Alemanha). O capitão Zinovyev foi designado líder da esquadrilha. O voo de Lukhovitsy (aeródromo de teste da Mikoyan) para Minsk ocorreu sem problemas. Eles pousaram, reabasteceram e passaram a noite lá antes de voarem na manhã seguinte. Por alguma razão, foi planejada uma rota para Cottbus em vez da habitual Templin em Brandenburg, levando-os muito mais ao sul do que o habitual e em uma região desconhecida para Zinovyev.

Depois de tomar a direção errada, os MiGs acabaram perto de Berlim – Berlim Ocidental, como logo descobririam. Com um aeródromo à vista, o capitão Zinovyev tentou entrar em contato com o controlador, mas não obteve resposta. O piloto percebeu que seu rádio estava quebrado e veio para o pouso. Na dúvida, ele optou por ir sozinho e disse aos demais da esquadrilha para seguiram em outra direção. Os três chegaram a Cottbus depois de sentir que algo estava errado.

O MiG-21 líder com estrelas vermelhas nas asas fez um pouso suave no aeroporto de Tegel, localizado na zona de ocupação francesa em Berlim Ocidental e usado pela aviação de combate da OTAN. No solo, Zinovyev entendeu que estava no lugar errado: a rampa estava cheia de vários modelos estrangeiros com as marcações Armée de l’Air e USAF. O MiG abandonou o paraquedas de frenagem e começou a se virar para decolar da mesma pista em que ele havia pousado, mas um enxame de jipes e carros de bombeiros agora bloqueava seu caminho. A guarnição da base não podia acreditar em sua sorte.

Não havia muitas opções: o MiG deu a volta mais uma vez, ligou o pós-combustor e, usando o que havia no curto trecho da pista para decolar, fez uma decolagem em zoom para longe da base. Além das melhorias mencionadas, a variante MiG-21PFM foi projetada para operar em pistas de pouso avançadas. Graças ao sistema de controle de camada limite instalado para isso, o desempenho de decolagem e pouso do jato era significativamente melhor do que nos modelos anteriores.

O capitão Zinovyev finalmente pousou em Cottbus. Alegadamente, ao ouvir a história, o comandante da divisão lhe disse: “Por pousar em Tegel, você é um idiota. Por sair dela, você fez muito bem”, e decidiu não disciplinar o piloto. O fato de Zinovyev ter abatido um RB-66 americano sobre Magdenburg em seu MiG-19 três anos antes pode ter ajudado.

FONTE: RG.ru

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