Dassault Rafale - © Dassault Aviation - S. Randé

JACARTA – A Indonésia encomendará 42 caças Rafale em um acordo de 8,1 bilhões de dólares, disse o Ministério da Defesa da França nesta quinta-feira, como parte de uma série de acordos que também incluem desenvolvimento de submarinos e munição, tornando Jacarta o maior cliente francês de armas na região.

O acordo ocorre quando Paris, que se vê como uma potência marítima global, busca expandir os laços geopolíticos no Indo-Pacífico depois que os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a Austrália criaram uma nova aliança estratégica no ano passado chamada AUKUS.

“Estamos planejando adquirir 42 Rafale”, disse o ministro da Defesa da Indonésia, Prabowo Subianto, ao se reunir com seu colega francês, Florence Parly.

“Nossa parceria estratégica se beneficiará do aprofundamento de nossas relações de defesa”, disse o ministro das Forças Armadas da França, Parly.

O pedido tornaria a Indonésia o segundo estado na região do Indo-Pacífico, depois da Índia, a contar com o jato produzido pela Dassault Aviation, disse Parly.

Um funcionário do Ministério da Defesa francês disse a repórteres em um briefing que o acordo do jato, que aumentará a produção da Dassault Aviation, Safran e Thales, vale US$ 8,1 bilhões.

Uma primeira fase do acordo, de seis jatos Rafale, será executada nos próximos meses, enquanto os 36 restantes serão entregues posteriormente, no final deste ano ou no próximo, acrescentou.

A Dassault Aviation disse que o acordo marca o início de uma parceria de longo prazo e permitiria aumentar rapidamente sua presença na Indonésia. Suas ações subiram cerca de 4% com a notícia do acordo.

O amplo leque de armas e equipamentos do Rafale (clique na imagem para ampliar)

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

72 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments