Força Aérea Brasileira vai desativar os helicópteros de ataque Mi-35M (AH-2)
Circula nas redes sociais uma reprodução da capa do plano de desativação dos helicópteros de ataque Mi-35M (AH-2 Sabre) da Força Aérea Brasileira.
Segundo uma fonte, a desativação do primeiro lote está prevista para começar em 1º março e o último lote a partir de 31/12/22. Os Mi-35M foram entregues em quatro lotes de três aeronaves cada.
A cerimônia oficial de incorporação dos helicópteros Mi-35M na FAB ocorreu em 17 de abril de 2010, na Base Aérea de Porto Velho (RO).
Os 12 helicópteros recebidos pelo Esquadrão Poti (2º/8º GAV) acumularam até 2020 mais de 8 mil horas de voo.
O vetor representou um enorme ganho operacional para o Esquadrão Poti, que passou a voar uma aeronave genuinamente de ataque, preenchendo uma lacuna operacional que existia na FAB antes da sua chegada.
Desenvolvido a partir do helicóptero russo Mi-24, o Mi-35M incorpora várias inovações tecnológicas, mantendo as características principais de seu antecessor, que são o poder de fogo, a blindagem e a robustez.
Falou, falou, falou, e não disse o motivo da desativação.
Manutenção. A Rússia e a Fabricante não têm essa filosofia. Literalmente eles pegam o que quebra e trocam por um novo.
O que realmente acontece é que a “culpa não deve recair nem na FAB e sequer do fabricante Russo” e sim de uma manobra SUJA dos USA, via sistema swift, sobre os importadores para dificultar qualquer tipo de negócio que envolvam armas fora do mercado Americano/Europeu. Simples assim.
Perfeito!!! Nossos vizinhos do norte nao aceitam que tenhamos fornecedores de armas fora do eixo Europa-USA
é, a culpa é dos americanos, com certeza…Ah, estadunidenses, é, esqueci…rsrsrsrsrsrsrs
Boa! kkkkkk Mas vc esqueceu do “americano imperialista”…..kkkkkk
Não é bem assim. Estive na Russia, lá existe manutenção. Carros do metro de Moscou não são modernos, porém, são mantidos adequadamente. Sem falar das estações que são verdadeiras obras de arte.
Toda manutenção é feita mediante remuneração, se a FAB não pagar a SAAB, os Gripens não saem do chão.
O estranho é, já vi aqui e em outros sites os oficiais da FAB elogiarem o MI35.
Pressão do Tio Biden? Se for, o Tio Biden vai oferecer um helicóptero similar ou melhor que o MI35? Com preços de Tio para sobrinho?
Mais um comunistinha garantindo saber o que ñ sabe. Desinformando.
Boa tarde! Recomendo ao senhor humildemente, assistir a canis de geopolítica, como por exemplo “Arte da Guerra”, isento de ideologia.
Faz bastante tempo que o responsável pelo Canal deixou de ser isento de ideologia. Agora o importante está sendo garantir seu lugar ao sol.
Congratulações, rsrs culpa dos meninos da trilogia rsrs
Culpa , culpa, assim podemos o foco, vira uma descussao de torcida infanto juvenil.
Perfeito.
Está informação que veio do referido canal tem tanta credibilidade quanto uma no R$ 3,00.Todos os profissionais sérios da área de defesa sabem a verdade sobre a operação destes helis. Três lotes construtivos completamente diferentes, vindos de três diferentes fábricas na Rússia, ou seja, um verdadeiro pesadelo logístico, o que tornou a operação completamente inviável e a disponibilidade crítica. Simples assim, o resto são viagens na maionese de setes em torpor alucinógeno permanente colocando a responsabilidade por uma de isso errada no governo do “nunca antis vistu” na conta “duzamericanumalvadu”. Talvez você seja um dosunaticos que acha que vamos resolver… Read more »
agora sim vi explicação bem robusta.
os russos sempre tiveram fama de péssima pós venda. neste caso, casa de mãe joana mesmo as peças
O que você ganha sendo mentiroso nesse nível? Não tem como uma pessoa falar uma coisa dessas de graça. O pior é que tem um bando de ruminantes para dar like.
Ele está correto.
Maluco, se a treta foi essa, porque não reclamar formalmente?
Farinazzo é da área inclusive já passou pela copac também ..
isento=corno
Argumento forte, hein?
isento? de ideologia de esquerda certamente.
todos temos uma visão de mundo.
em tempo: países tem interesses, não amigos
Isentissímo,ahaaamm;
Olha aqui: https://youtu.be/4KZEorS2-I4
? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
Tudo o que foi dito contra o helis e os russos como parceiro cai por terra, mentira tem perna curta.
O canarinho verde amarelo canto, e o papagaio vendedor de pamonha engasgou.
Tá cheio desse lixo humano aqui, nunca entendi porquê…
Culpa dos zamericano rsrs
Não é o caso. O negócio foi peito pelo governo PT e comprado da Rússia. A FAB não iria abandonar uma maquina cara se não fosse por falta de qualidade.
Que monte de papo furado…
Bobinho,tadinho,vc acredita nisso mesmo? kkkkkkkkkk
Esquenta não,coelhinho da páscoa vai trazer novos Mi-28 pra vc…..
Falou tudo ainda acho que o su-35 não foi aceito pela força aérea brasileira por essa questão e só lembra que a Turquia investiu dinheiro no projeto do F-35 e de pois que informou que iria compra o S-400 e compro e foi expulso do projeto com os Estados Unidos e a sim compra de mim se não compra não pode compra da China nem da Rússia ou qualquer país aliados do lado deles
Depois que foi expulsa do programa do F35, a Russia ofereceu o pepino da Sukoi mas a Turquia disse que preferia desenvolver sozinha, do zero, do que embarcar nessa canoa furada.
Que absurdo. A eventual exclusão da Rússia do sistema Swift não tem nada a ver, e é recente. A decisão de desativação pela FAB, provavelmente já foi tomada há algum tempo. E outra, manobra suja? E invadir um país soberano é o quê?
Reputation? who said that? did you read it in the local newspaper? then tell me why Russia has been annually ranked second in the world in arms sales for export for the last 10 years? also tell me why in 60 countries of the world Mi-24 / 35M helicopters are serviced and fly, but only in one country they cannot do this?
Isso não acontece desde alguns anos pós segunda guerra… O poti teve uma das maiores disponibilidades médias da FAB, mas a ideologia afeta até as maquinas que só respiram óleo… então não tem o que fazer, os velhotes pensam com a cabeça de 50 anos atrás. Triste, pois é uma baita maquina. É extremamente fácil fazer isso parecer factual, você corta a verba, as peças não vem por não ter compra de reposição e as unidades vão parando até ter problema suficiente pra vir outro pau mandado e falar “a lá! Tudo parado! é equipamento russo e bla bla bla”… Read more »
Se o Poti teve uma das melhores disponibilidades com 69 horas de vôo imagina o resto da FAB.
Tchê, vai falar merd…..aonde tu quiser.
Vocês não se dão aí luxo de pesquisar corretamente.
60 horas
Não entendeu por que te falta inteligência. leia novamente, quem sabe….
mas rendeu bons dividendos para alguns…
Ahhhh com certeza rendeu. Teve até direito a atravessador paquistanês. Negócio mais estranho. Já vai tarde.
Rei morto, Rei posto. Que venham os H-60 Black Hawks. Pergunta que não quer calar: Vão comprar mais unidades para repor os 12? Ou vão receber 3 unidades remanejadas de outras bases aéreas ou esquadrões? Tava na hora de um acordo com Tio Biden Sam. Pega 15 no deserto, a LM / Sirkorski faz um refurbish de 12 unidades e 3 para serem usadas como doadoras de peças. Acredito que tenha mercado internacional e disputa na aquisição desses 12 Sabres. A FAB ainda ganham um trocado. Tio Biden Sam poderia ser generoso e doar 12 Apaches ou 12 Vipers. E… Read more »
Uma vez vira latas sempre vira latas.
Duvido muito que tio Sam venha a vender armas ao Brasil, devido sua plataforma ambiental
Bora comprar su34 !!! E tem gente que acredita nos russos …
Depois q a China colocou uma bandeira na Argentina tio Sam irá vir mais quietinho
Os Apaches já foram disponibilizados para o Brasil e acho interessante não só para a proteção da Amazônia legal, mas também na Amazônia Azul a bordo do Atlântico.
A resposta e não. O esquadrão vai ser extinto e as kombis que vão sobrar vão ser vendidas. (Outro zumbi que assombra).
No máximo uma versão degradada do AH-1.
3, 2, 1 …. Manda um pro Musal no Rio de Janeiro, um pro futuro museu aeronáutico no Campo de Marte (ex-museu da TAM em São Carlos) e espeta um na base aérea em Boa Vista.
O que não falta são viúvas. Viúvas da Engesa, dos Osórios, do Porta Aviões São Paulo … Que venha o velório e segue o enterro.
Marcos, o motivo será sempre o mesmo, o tenente brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno é descente de italiano está a serviço de Roma mas, está empregado na força aérea brasileira kkkkkkk…. O Brasil é a terra da piada, e eles não vão armar o Brasil do jeito que um país deveria estar armado, o Brasil tem um povo escravo, se armar o povo o povo se rebela e põe eles pra correrem, eles querem continuar levando o nosso ouro, e nos vender os seus produtos 3 ou 4x mais caros do que vendem para os outros países, daqui a pouco inventam… Read more »
Opz …. Corvetas / Fragatas Tamandaré são Alemães – Thyssen.
Melhor se informar antes de divulgar a teoria do lobby da conspiração.
Grozelha, os Alemães também mandam no Brasil, por isso que você compra os carros Volkswagen 4x mais caros, os escravos brasileiros são totalmente dominados por esse povo de fora, alemães, ingleses, italianos, americanos, e etc… Estude a fundo e procure saber quem são os líderes no poder do Brasil, e as suas descendência…
Alucinação total…..barbaridade……
Só uma perguntinha: Meireles é de qual origem?
E o pior é que ele acredita nas bobagens que pensa e diz…
Uai, não entendi muita coisa 🙂
Falta de qualidade.
Eu fiz essa mesma pergunta ontem à noite para para uma pessoa que trabalha na BAPV há mais de 30 anos, ele disse que estava na equipe que receberam os primeiros helicópteros e para a surpresa de todos a decepção foi imediata…foi um negócio ruim para a FAB, alguns pneus já estavam carecas… instrumentos já estavam arranhados e se fosse chover…não poderiam decolar. Na verdade empurraram esse abacaxi para nós.
Que griselhada rsrs
Bald tires? Did you come up with this boy yourself?)) Do you even know what the procedures are for receiving new equipment in Russia, the slightest deviation from the parameters, the equipment is not accepted, and all the shortcomings are immediately corrected! So go to school and don’t tell stories here!
“Pneus carecas” e “instrumentos arranhados”. Como foram receber um equipamento de alto valor agregado nessas condições? Compramos equipamento novo. Logo, deveria estar em perfeitas condições. Isso é o básico da administração pública.
motivo: olavismo nas forças armadas.
Na boa, você realmente acredita nessa asneira?
Eles querem que vc acredite rsrs
motivo = olavismo nas forças armadas.
Motivo: Olavismo no teu chapéu de alumínio…
Depois deste nível de comentário reclamam do trilogia está censurado rsrsrs
Triste, não sou fã de equipamentos Russos em geral mas o Hind é uma exceção a essa minha linha de pensamento, é uma baita maquina!
Quando bem mantida, né?
Ideologia politica, nada explica aeronaves seminovas que pouco voaram ser desativada.
o motivo: https://youtu.be/4KZEorS2-I4
Já havia postado isso noutra matéria. A grande revisão ficou inviável. O custo operacional do helicóptero (que é uma grande máquina de combate, isso é inegável) foi baixo, ATÉ essa revisão. Difícil negociar com os russos: ¨quer, quer! Não quer, tem quem quer!¨ Vão atrás de quem quer. Tem vários.
Então Coronel, tem tantos países que conseguem dar essa manutenção e por aqui, parece tão difícil tudo! Tudo tudo é sofrido!
Noutros países (a maioria), trocam um velho por um novo. Não é assim que trabalhamos.
Claro que não, com um judiciário que nos custa dezenas de bilhões de reais juntamente com um congresso perdulário e demais mordomias dos altos cleros do funcionalismo público não há mesmo como ter grana para nada…
Por isso que além de não ter grana pra manutenção, tudo é caro em nosso país. Aqui carro paga dois, comida paga duas, salário o empresário paga dois e por aí vai.
Esqueceu de mencionar o cartão presidencial e as mamatas para amigos, filhos, sobrinhos etc
Qual deles? O ladrão de nove dedos?
Se fosse soh ele, ele ainda estaria na cadeia.
Seu Pr ja gastou mais que Dilma, Temer e Lula juntos ..
Da uma pesquisada ai se quiser te mando rss
Gastou no quê ,militante sindical?
Nas obras que a Jumanta e o Ladrão mor não terminaram no Brasil,mas com o dinheiro brasileiro concluiram em Cuba,Venezuela,Equador?
Bravo……
Se fosse em epocas anteriores eu até que te daría razão.
Se fosse em épocas anteriores? Então você acredita mesmo que a mamata acabou??? E o filhinho que queria ser embaixador? E os gastos milionários no cartão corporativo que não diminuíram???
Esqueceu da “amiga” do nove dedos que sempre viajava “escondidinha” as nossas custas.
Ainda viaja…às nossas custas, por incrivel que possa parecer…
Não apenas viaja para a Europa pra falar mal do país como o molusco fez recentemente mas tem direito a dois carros oficiais com motorista e combustível, oito servidores com salários de 2,7 a 13,6k e outras regalias. Só para quantificar, em 2019, a poste que diz ter sofrido gópi, gastou 488 mil reais em viagens segundo a matéria da Gazeta do Povo em fevereiro de 2020.
Adoro qdo colocam todos o funcionários públicos no mesmo balaio. Não sabia q professor, ganhando 3 ou 4 salários mínimos, fazia parte da mamata! Uma hr dessas vão dizer q tenho cartão corporativo com gastos sob sigilo de 100 anos!
Sentados em cima de uma montanha de recursos maior do que a maioria dos povos possui, estagnados, uma população, um largo grupamento humano que se auto-denomina ‘brazileru’, definha, apodrece..
Vou fazer um quadro desse teu post!
Interceptar aviões ilícitos é muito melhor com um helicóptero como esse…Ainda mais se o mesmo já levar a equipe de abordagem junto…Estão tirando aos poucos as defesas da Amazônia…Primeiro foi um esquadrão do F-5 e agora, o esquadrão de helicópteros de ataque…É muito sério esta lacuna na Amazônia! Cada dia mais defasada a nossa defesa na Amazônia!….
Jesus !
Eles demoram a mostrar a cara, mas quando mostra .
Se esqueceu de falar dos aumentos de salário de militares de alta patente, alimentação especial, gasto de milhões no cartão corporativo do Planalto etc etc etc
Com 12 anos de uso?! Não mesmo. Essa decisão não é de se espantar, mas com certeza não é por causa disso.
Grande inspeção não tem nada a ver c 12 anos, ou 30 anos. Qto tempo vc trabalha c manutenção de aeronaves?
Falando nisso, a IAS de Minas Gerais não era capaz de fazer boa parte das manutenções do Sabre?
Era e é, tanque que os planos da empresa prevê a fabricação de um motor aeronáutico nacional.
Mas com a FAB tudo é sobrenatural.
Alguma as acho que FAB deveria ser Fui na América Brother rsrs.
Estranho, a maioria dos paises que costumam usar equipamento russo não trocam um velho por um novo fácil assim não, na verdade alguns tem esses equipamentos desde o tempo da urss e conseguem manter em funcionamento, …mas como comentado pelo Mauro tudo aqui é tão difícil…
As forças tem por tradição esticar a vida útil dos seus equipamentos veja o F5 é assim que trabalham.
Tem especialista de site que frequenta as bases da FAB que está passando por mentiroso.
Se não tirarem pecinha pra vender, este helicóptero estará de volta em 2 anos.
Não são três ou seis são 12 aeronaves em que o artigo que só tem elogios, que por alegação de entubação estão sendo encostados, quem está entubando? A Otan?
Mas Coronel, 12 anos é velho? E outra, duvido que os helis trocados nesses países que vc citou tinham apenas 12 anos… Duvido!
Quem falou em idade? Disse q o preço da revisão ficou INVIÁVEL. E outra: o motor ucraniano não tem overhaull. Venceu joga fora e põe um novo.
Кто тебе это сказал? Ты сам придумал это! Спросите своих соседей из Перу, которые летают на Ми-25, которые все еще были доставлены Советским Союзом в 80-х годах прошлого века, вертолеты постоянно проходят ремонт и верно служат стране. Так что держите эти сказочные истории при себе!
Quais países conseguem dar essa manutenção? Que eu saiba só a Rússia. Ou manda pra lá e paga o que eles querem, ou não faz. Se tentar fazer, esbarra no mesmo problema que a FAB esbarrou, o altíssimo custo e a reclamação dos russos.
60 países conseguem. Alguns deles ricos como a Ruanda, Eritréia e Etiópia. O que está a acontecer é simplesmente vergonhoso. Enquanto há o soldo dos militares brasileiros e suas carreiras confortáveis sem paralelos no mundo, não há dinheiro para manutenção.
Soldo dos militares brasileiros sem paralelo no mundo??
Sem desmerecer qualquer outra carreira, seja ela civil ou militar, mas enquanto um Capitão aviador(que conduz uma máquina de milhões) tem proventos similares a um técnico judiciário, um General de Brigada (Que tem a seu comando e responsabilidade efetivos superiores a 2.00 homens) com proventos inferiores a um delegado, um Capitão de Mar e Guerra com proventos inferiores a um PRF, não creio que seja o caso colocar a culpa de falta de verbas no soldo dos militares…apenas acho
Ah, esses países pagam essas manutenções a preço de diamante, estilo “carros da FORD”? Então está explicado o porquê da população passar fome daquele jeito, precisando de ajuda da ONU, para jogar comida de avião.
Países em guerra civil ou em luta contra insurgentes que NECESSITAM dessas aeronaves, custe elas o que custar. Já aqui, qual a necessidade da FAB dessa aeronave mesmo? Esqueceu que ela foi entubada ou não sabia disso mesmo?
Quantas desculpas tem na caixinha aí? Haja pano pra passar. O trouxa do contribuinte que trabalha pra custear decisões que são tomadas sem a mínima satisfação para os pagadores de impostos. E o mesmo trouxa pagador de impostos fica na internet inventando justificativas que a FAB não dá. Haja paciência
Exatamente Felipe, se criou uma nova função na Internet, de “passar pano” ou defender ações das forças amadas sem sentido ou devida explicações!! Aposenta helicópteros de ataque com apenas 12 anos de uso (países africanos conseguem manter, mas no Brasil não), os 125 milhões de dólares gastos na participação do desenvolvimento do míssil A-DARTE e depois que o míssil homologado se abandonar e compra outro, em valores astronômicos para modernizar 14 aeronaves AMX que seram aposentadas Aida neste século e muito mais absurdos!!!!!!!!
E aposto que no Congresso nao havera um questionamento sequer sobre essa decisao.
O dinheirinho do contribuinte pinga todo mes, nunca vai faltar.
Não pinga, não. O dinheiro jorra. Imagina a Foz Do Iguaçu, é uma alegoria melhor..
Isso é apenas uma desculpa pra não dizer que foi por pressão americana .
Concordo.
Então porque é caro simplesmente desativa um meio para o qual não há nada comparável?
Olha quando a gente pensa que não tem como piorar…
Não é só caro. É caríssimo. A gente não sabe nem de quais cifras estamos falando aqui. E outra, tem o custo x benefício. Todos sabemos que a FAB não queria essas aeronaves. Você sabe qual é exatamente a missão delas? A FAB teve que inventar um doutrina única no mundo para justificar a sua operação, interceptar aviões de narcotráfico usando helicópteros de ataque poderosos como esses. Agora junta isso a dificuldade imposta de Rússia para a manutenção (o que deve ter encarecido bem mais a brincadeira) e ao fato da FAB estar buscando recursos – lê-se juntando os trocados… Read more »
Concordo, se for pra gerar economia de recursos e quem sabe lucrar com a venda deles tá ótimo. Estes helicópteros foram enfiados goela a baixo.
Se você não sabe das cifras então porque diabos afirma que é caríssimo?
E quem disse que fazem? Acha que uma Etiópia ou Angola da vida fazem mesmo alguma grande revisão?
Talvez não grande revisão , mas uma Argélia e indonésia da vida, ainda mantém esse equipamento no inventário, aqui nos desfazemos deles, assim como de navios de guerra, alegando falta de verbas. Os quase 300 hotéis de trânsito são mantidos só pela graça do espírito santo?
Tenho a convicção de que essa informação é para dar um choque de realidade nos russos, na tentativa de baixar os custos dessas revisões, e não pegaria bem para eles no mercado, um histórica de informação de clientes aposentando equipamentos “semi-novos” por altos custos de manutenção, isso queimaria muito o filme nesse segmento de competitivo.
Uma boa opção seria vender esses meios para outro país com alinhamento
politico com os russos, são muito poucas horas de voo.
O Lula deveria ter financiado essa compra em acordo para outro país, pois esses meios foram empurrados para a FAB.
Abs
Brasil né!
Se não tiver a benção de nossos senhores feudais, nada sai daqui.
Capacidades temos, só não temos vontade e coragem para isso !
Isso é ladainha é óbvio que foi por pressão doa EUA ..
Uma hora culpa dos americanos porque tem brasileiro que paga pau para americano outra hora culpa dos russos porque tem brasileiro que paga pau pro russo rsrsrs
Aproveitar o momento e vamos ganhar dinheiro… Melhor alocar essa Grana pra mais Gripen e redistribuir os A-29 ou alocar pra comprar Blackhawk Artilhado. Assim como Países europeus vendem ativos com muita vida útil, tem sempre alguém querendo refugo.
Nome disso é Gestão !
Seria melhor se juntar ao EB no programa de helicóptero de ataque.
Aviação de asa rotativa de ataque tem que ser do Exército.
Pra que? A FAB não precisa desses helicópteros, nem nunca precisou. Ah, vão dizer que teve um escolha e uma demanda da FAB lá em 2006 e 2007. Bem, esse programa foi muito rápido para os padrões das FFAA brasileiras e o escolhido foi o aparelho russo. Um processo bem fora da curva, considetando o histórico em processos desse tipo. Houve uma ordem de cima, bem de cima, para que achassem um motivo e uma utilização para esse helicóptero? Não afirmo que houve, mas não duvido. Esse aparelho é feito para missões de Exército, não de Força Aérea. E uma… Read more »
Flanker, a maioria aqui simplesmente NÃO QUER ENTENDER! “Vamos descer o cacete nesses fabianos incompetententes!”
Sério ??⁉️ Nem vendendo todas as aeronaves, irá dar para comprar um número satisfatório de Gripen…
Não, mas os recursos que deixam de ser gastos nisso podem servir para manter a operação de mais aeronaves no futuro
Ai irá deixar a região amazônica desfalcada amigo?!
E esses helicópteros faziam o que pela Amazônia mesmo? Você sabe qual era a doutrina da FAB? Sabia que eles estavam fazendo exatamente o mesmo trabalho dos A-29?
Desfalcada porquê? Tiraram os Super Tucanos também? Áh tá,só pra saber. É cada uma!
Mais se livrando desse abacaxi já ajuda nos projetos que realmente interessa para a FAB
A coisa tá feia. Tem q economizar p comprar caças, economizar p alimentar salário e manter o caviar
O nome disso pode ser qualquer coisa. Mas não é gestão. Já não chega de ficar aliviando para a FAB? Só nos últimos meses tomaram 3 decisões dessa natureza. Tentaram cortar o KC390 pela metade. Só não conseguiram pq a Embraer bateu o pé. Os 108 Gripens planejados viraram 66. E agora vai se desfazer de um helicóptero novo? Você chama isso de gestão? Se fosse só a redução dos projetos, péssimo mas menos péssimo. Mas se é pra fazer isso, pq gastar uma grana imensa com o tal TOT do Gripen? Pq gastar uma grana imensa com o desenvolvimento… Read more »
Essa grana vai virar salario.. É o que sempre acontece
rsrsrs você não entende nada de Lei, orçamento e despesas obrigatorias. Sugiro votar em um liberal nas proximas eleições porque se você votar em um governo de esquerda só vai piorar.
Sua energia em ideias para alocacao de verba seriam mais util se usada para a reducao do tamanho da FAB e melhor uso do orcamento. Hoje FAB e’ igual a qualquer estatal que so’ drena dinheiro de contribuinte e todas as suas acoes nao possuem consequencias.
MInha tese da viagem com timming maluco do presidente para a Russia seria negociar essa revisão.
.
Ecoaria sobre o teor militar, apesar do péssimo timming.
.
Bom. 12 anos bem voados. Se voaram as 8mil horas.
.
Precisamos de uma aeronave de ataque e aparentemente o norte é nossa geografia onde mais necessita.
.
Obrigado pelas pontuações com conhecimento Nery.
Mandar um PR negociar a revião de 12 helis é coisa de Bolívia..
Chama aquele troço de presidente? Eu chamo de palhaço, sindicalista barato e que não trabalha. 4 anos e não se tira nada que se aproveite.
Alô GSI estou aqui, venham me pegar!
Salvou o Brasil nessa pandemia, se fosse o governo do Nine estaríamos na bancarrota, devendo até as calças, com esse que vc chama de palhaço, a economia sobreviveu à pandemia.
Salvou sim…um dos países onde mais pessoas morreram no mundo (incluindo meu amado pai)…esse boçal não serve nem pra síndico de prédio do jeito que adora empurrar responsabilidades com a barriga…
Quanta bobagem, como tem viúvas aqui. Vão prum chat político encher o saco, aqui o assunto é outro. Por favor.
Que mais morrem porque é um dos mais populosos e Esq. bloqueou remédios. O número relativo de mortos está em linha com outros países que arrocharam muito mais nas “recomendações” furadas, inclusive a Argentina, “que tem presidente”.
hahaahahahahh que comédia!!
Você acredita mesmo nessa besteirada? Vão usar a justificativa do PT e do Lula até quando?
Salvou mesmo ! Deus está vendo…Se não fosse o STF que deu autonomia aos governadores para agirem enquanto o asno boçal negacionista estava dando de ombros e até mesmo deixando de reservar e adquirir lotes de vacinas ofertadas, estaria o cenário uma beleza…
Dependesse do ogro presidencial,ele não compraria nem OUROVAC para o eleitorado dele…
“Salvou o Brasil nessa pandemia”
Cara,vc tem noção da barbaridade,da idiotice,da canalhice que vc está afirmando???
Ou vc é brincalhão ou muito burro pra acreditar nisso!
Pena que o meu comentário ficou preso…
Mas o que vc gosta tem todas estas características e ainda gosta de levar tudo na mão grande.
Presidente trabalha com fábrica de fumacê, né.
.
Disse que ia pra Rússia dia desses… FAZER o que nesse contexto belicoso com a Ucrania?
.
Tá criando mais um factóide para sua eterna postura pré-eleição.
.
Normalmente tem um quê verdadeiro, minha tese é estes Helicópteros.
.
Quer posar de importante – como sempre faz – e normalmente usa-se de péssimo expediente enquanto presidente.
.
Pra mim tá no roteiro recorrente do Ancapitão.
Vai lá tratar de assuntos comerciais relevantes para o Brasil…
A Rússia, não tem só armas para exportação.
Petroleo, não vai ser. Minério, pode até ser. Carne e produtos agricolas/pesticidas – há produtos e demandas; Carros – com a economia indo pro vinagre, dificil; – SE relevante é do agropop. – MAS ele falou sobre algo de defesa. . Su-57 – não faz sentido. Carros de Guerra – não faz sentido Navios – não faz sentido; ESTE helicoptero, faz sentido sentido; . Aliança militar, é total alopração. Como aliado extra OTAN…. é um tiro no pé – na verdade, pelo histórico de caos de bolsonaro, faz até sentido. . Apoio russo em inteligência em fake news tal qual… Read more »
O ex-presidente da França Nicolas Sarkozy esteve no Brasil vendendo caças Rafale, submarinos, etc…
Pós-venda russo sendo pós-venda russo…
Voce ja negociou com os russos?????
Não sou o Cel Nery, mas vale a observação..
Com russo não, mas com vocês franceses já…e são um baita pé no saco.
Correto. É válido a observação do Cel Nery.
É tão valida com os russos como para o francese, ou outro qualquer.
Ou seja fazer negócio por alinhamento ideológico político é uma merda.
Velho…eu n sou militar, mas ja trabalhei em multinacionais…
E trabalhar com francês é triste…
Eu já, com russos e voces. Prefiro eles.
ih, ala os baba ovo de russo kkkkkkk
Caro Jadson: já negociei com vários outros europeus, japoneses e americanos, todos melhores que eles e os russos…
O esquadrão vai ser extinto ou vão substituir os MI 35 por outro?
Vão, vão criar mais um belo projeto de adquirir mil aeronaves com TOT. E aí depois vão reduzir pra 5.
Vão reduzir pra 5 mas sem diminuir os custos, pelo contrário… já deve ter acabado a grana que receberam com esses heli e já tão planejando o próximo golpe no contribuinte!!!!
A velha e boa “histórinha” de TOT para negociar compras extremamente altas e depois produzir meia dúzia!! Só não ver quem não quer!
Será que é esse o motivo que leva o Brasil não comprar as baterias antiaérea dos russos?
Acredito que não. Havia um pequeno descompasso doutrinário entre FAB e EB pra definir o sistema. A FAB privilegia a defesa de ponto, enquanto o EB necessita de defesa de coluna em movimento.
Lamentável, muito. Inovou na FAB, criando doutrina que agora vai por água abaixo se não abrir o olho. Conversei à época com um piloto do esquadrão. Relatou que era um “cavalo”. Enquanto o Black faltava motor pra VME, o Sabre dava à 90%, e pedia mais. Armamento bem preciso. Negócio é substituir pra não deixar a doutrina esfriar.
ST no lugar com certeza.
valeu a explicação!
E, como alguns já sabem, estes helicópteros vieram para o Brasil com o propósito de equilibrar a balança comercial entre Rússia-Brasil, os russos “empurraram” estes helicópteros para continuar comprando do nosso país. É sim um bom helicóptero (entre os aparelhos russos, é o meu favorito), mas para a missão que ele desempenhava na FAB, temos a melhor aeronave do mundo e nacional!
Coronel
Tirando um pouco o foco do AH-2 Sabre e focando do Esquadrão Poti e na Base Aérea de Porto Velho que ficará sem operar aeronaves em uma área sensível de grande atividade ilícita de fronteira, acho correto a FAB desativar as aeronaves, mas é incoerente não mostrar um plano para substitui-las, na minha opinião deveria transformar o esquadrão em asas fixas e equipa-lo com super-tucanos, há rumores que esse esquadrão também será desativado, está cada vez mais notável que a Fab precisa “fazer mais, com menos” e estão aceitando isso.
O 2°/8° vai operar o H-60. O 2°/3° continuará lá em PV cumprindo a sua missão, como sempre fez, desde 1995 (eu fundei o Esquadrão).
Você, e outros da aeronáutica, assim como do exército, são sabotadores de materiais russos. Só querem americanos, “porque não podemos ficar na mão dos vermelhos”. Mas ficar na mão dos americanos, podemos, não é? Diziam que os russos tinham pós-venda ruim, o que é ruim é a sabotagem de vocês. Quem perde não são os russos, pois eles têm para quem vender – só para citar um cliente importante dos russos: a Índia. Quem perde, efetivamente, é o Brasil.
Putz! Descobriu que eu sou sabotador! E na reserva desde 2010! Snowden te contou? Fumou o que, amigo? Cocô de cavalo?
Queria dizer pra você que para os russos existem uma diferença muito grande entre um cliente grande, que compra centenas de equipamentos seus e com grandes programas de transferência de tecnologia e um cliente qualquer que comprou apenas algumas unidades de uma arma e pronto. Eu preciso mesmo dizer pra você que não existe nenhum paralelo entre o Brasil e a India nesse quesito???? Você é tão burro assim ou tá só tentando fazer graça?
Pelo menos uma explicação lógica
Desculpe, mas até aonde eu sei, os russos estão loucos para vender equipamentos para o Brasil. O problema é o velho “jeitinho americano”.
Coronel, não tem como fazer engenharia reversa nele e adquirir a capacidade de manutenir e até construir aqui?
Grato pela resposta.
Coronel, não poderíamos realizar engenharia reversa para adquirirmos a capacidade de manutenir e até quem sabe fabricar por aqui?
Grato pela resposta.
Quem pode responder é a Helibrás…
esse é o verdadeiro motivo:: https://youtu.be/4KZEorS2-I4https://youtu.be/4KZEorS2-I4
Que pena é uma baita máquina!!
Primeiro retiraram os F5 da Amazônia, agora desativam os helicópteros de ataque que ainda tem boa vida útil.
Gostaria de entender….
Lê o que postei que você entende.
É mais do que isso é…tem que acabar com boa parte do oficialato e suas mordomias para sobrar grana pra defender a amazônia que vcs tanto falam…mas aí né, quando toca em vocês, sabem se fechar como corporativistas que sao e chupinzar o presidente pra conseguir ainda mais benesses e depois vir aqui se vitimizar…a culpa disso TAMBÉM É dos Srs…
Será q tem como contratar uma consultoria em administração p as forças? E os soldados serem guerreiros ou colocar pessoal de intendência como cmt
Acho melhor os médicos!
idem
Vamo revender e ganhar dinheiro ué… Melhor alocar essa Grana pra mais Gripen e redistribuir os A-29. Assim como Países europeus vendem ativos com muita vida útil. Tem sempre alguem querendo refugo.
Beto…. se não fizer a revisão não tem “vida útil” todos já sabia das reclamações quanto a assistência técnica Russa quando este aparelhos foram comprados…. deu no que deu!
Quem entuxou material soviético nas Forças Armadas foi o governo do apedeuta.
A sensação que tenho é que os comandantes aceitaram para fazer política junto dele e não dar aos que estão por detrás do dito cujo o argumento de que as FA são anti-Rússia, politizadas ou qualquer coisa nesse sentido.
Uma das taras da esquerda era, quando colocassem seu fantoche na presidência, humilhar as Forças Armadas com material soviético.
Não tenha dúvida que houve uma masturbação generalizada quando o molusco conseguiu socar o MI-35 na FAB.
Essa diarréia verbal de olavistas saiu sozinha ou precisou de ajuda.
Exatamente o que aconteceu, o cachaça e sua gang impuseram essa compra para as Forças Armadas, provavelmente alguém levou uma comissão gorda e agora o prejuízo fica para o tesouro, nada de novo no mundo left.
Com todo o respeito a ti e ao Cel. Nery, li teu comentário e DISCORDO. Os Mi-35 foram uma compra de OPORTUNIDADE, que se adequava à POLÍTICA internacional do país na época (inclusive DIVERSIFICANDO os tradicionais fornecedores de equipamentos MILITARES), que tinha um enorme (desproporcional) superávit na balança comercial com os russos e dotou a FAB de um vetor com uma capacidade de combate que NUNCA antes teve em termos de aeronaves de asas ROTATIVAS (e duvido que vá ter novamente tão cedo…). Por outro lado, as alegações de que a manutenção dos M-35 se tornará cara; que os russos… Read more »
Deve ter bola ai p detratar equipamentos
Russos
Quem
Fiscaliza as decisões dessa turma ?
Como falei em meu outro comentário, se forem 8000horas médias de voo por exemplar, em se tratando de helicopteros biturbinados, operando em ambiente climáticamente hostil, etc. entendo que já se encontram em final de vida útil e não há muito o que fazer a não ser gastar uma nota ferrada para manter em uso. Operacionalmente seria algo em torno de 60 horas de voo /mês, mais do que suficientes para manter uma atividade que inclui longos voos sobrevoando a selva amazônica, hegar em algum pelotão de fronteira e ainda ficar em alerta para interceptar avonetas de traficantes. Agora se forem… Read more »
ALELUIA! Já vão tarde!
Impressionante… um dos vetores mais novos da Força.
Talvez devêssemos voltar a ter esquilo adaptado com foguete de novo, é isso que merecemos.
Mas esses helis não estavam passando por manutenção na empresa IAS Fly Ahead próximo ao aeroporto de Confins com assistência da Rostec?
Já não estou entendendo mais nada. São aparelhos com relativamente novos para serem descartados. Me lembra a história dos Mirage III-EBR.
Também não entendi nada. Pra mim eles estavam em manutenção na IAS. Até ontem vi a life do Caiafa falando isso!
É realmente difícil entender, há pouco tempo atrás lembro de alguém elogiando a logística necessária para se manter o equipamento.
Detalhe, alguém da própria Força Aérea..
E agora essa noticia.. Aeronaves novas, com muitos anos pela frente (teoricamente..)
Enfim..
Sabotagem estava dando certo então tem q sabotar pois são equipamentos Russos. Militar BR nunca treinou na Rússia então não sabe se é bom se é ruim bom e babar ovo do q sabe e dos filmes dos mocinhos Ames
Acho que ainda não. Não houve acordo no preço da revisão.
Mas tem fotos dos helicópteros desmontados na IAS, coronel. O próprio diretor presidente da empresa falou disso e mostrou as fotos numa live.
Live com o diretor da IAS, de 4 meses atrás. https://youtu.be/gvvXy1yPl6M
Esqueçam amigos, a FAB dever ter colocado o Cel. Nery aqui para operações de contra inteligência (ou contra informações como no Brasil prefere chamar ).
Se é que existe isso aqui no Brasil né (inteligência e contra inteligência), porque entra ano sai ano e sempre cometem os mesmos erros !
Tem várias fotos da IAS com o helicóptero.
Não significa que se chegou a um acordo sobre o preço da revisão. Já pode ser parte do phase out. Eu acredito mais no EMGAP do que em “live de caboclo”.
As vezes os caboclos são bem mais informados dona os de dentro
Ah, sim. Com certeza! O EMGAP não sabe nada! Cafaia (esse é o nome?) é quem sabe tudo! Não li isso… Pior! Respondi uma sandice!
Aliás, amigo: sabe o que significa EMGAP?
EMGAP = Estado-Maior do COMGAP (Comando-Geral de Apoio), conforme definição do inciso II do art. 2º da Portaria COMGAP nº 44/EMGAP, de 17 de setembro 2015, e que aprova o “Regimento Interno do COMGAP”.
Opa! Um inteligente! E, por coincidência, era da minha turma e frequentava a minha casa casa. Agora é SEFA. Mas o Caiafa manja mais…
As Forças estão perdendo talentos…..
Isso não quer dizer muita coisa. Tem fotos de alguns A-1 e de alguns AF-1, na Embraer, que foram desmontados e revisados, receberam até pintura em prime, mas acabaram não sendo modernizados. Foram “abortados” por conta do custo, do valor da modernização. Muito provavelmente foi o mesmo que ocorreu com esses helicópteros.
Não quer dizer para você né? Para IAS, que teve de investir na criação do ferramental, no treinamento de pessoal e na expansão das estruturas físicas da empresa, com certeza diz muita coisa. E infelizmente chama-se prejuízo. Espero que estejam bem amparados com boas cláusulas de quebra contratual. Não tenho a menor pena da FAB, mas sim da empresa, que caiu no canto do cisne, e pelo visto se deu mal…
Ué,caiu no antigo golpe russo daparceria. O golpe está aí,cai quem quer.
Acredito que tenham sido desmontados para, inclusive, estabelecer critérios de substituição de componentes , avaliar as peças a serem trocadas, sequencias de testes etc. Quando o pessoal de suprimentos foi obter o preço dos sobressalentes necessários, aí a dura realidade se mostrou por inteiro. Já viram quanto custa uma mera tampa de porta malas de um Honda Civic? Imagina uma turbina de um Sabre. E os prazos de entrega? Canibalizar unidades para manter as outras é uma prática muito pouco eficaz e muito cara (voce desmontar um componente velho para montar em outro decrépito é muito mais caro do que… Read more »
Estas fotos tem 1 ano. Segundo a revista Força Aérea o contrato de manutenção havia sido assinando entre a IAS e a FAB em 2020 e previa a revisão geral das células, dos motores VK-2500, transmissão principal VR-24, e diversos outros componentes (MRO). Se ver as demais fotos da IAS, verá que esta aeronave da foto foi desmontada e os componentes acondicionados. Verá também que a IAS teve de desenvolver/construir o ferramental/suportes necessários para este desmonte e acondicionamento de componentes. Não parece parte do phase out e sim o início da revisão geral da célula. Talvez a revista esteja enganada… Read more »
Exatamente, as fotos são de mais de 1 ano atrás, inclusive se não me falha a memória (vou verificar) tem uma foto panorâmica onde aparece dois Mi-35 em manutenc na IAS
Exato Zorann, são fotos de 2 anos atrás. Acredito que o 8954 tenha sido desmontado e utilizado como fonte de sobressalentes reservas… Agora, como eu disse em outro comentário, imagine voce ter que usar um mero painel de fuselagem que tenha sido totalmente danificado por uma colisão com ave; nesse exemplo, é relativamente fácil substituir por uma peça fabricada aqui mesmo, desde que possamos fazer uma engenharia reversa. Agora se for uma peça do MGB ou uma pá de rotor só usando uma, por exemplo, do 8954…ou esperar algum tempo o fabricante enviar outro por um preço compatível e alguns… Read more »
Volta e meia nos debates aparece alguém dizendo que eles deveriam ser repassados ao EB, mas nunca vi nenhum jornalista perguntar aos comandantes deste se eles teriam interesse em operá-los.
Creio que o EB não quer.
O EB já tem uma “salada americana/francesa “ pra fazer manutenção.
Colocar mais helicópteros russos nesse rolo, vai exigir muito dos mecânicos do EB.
Tô falando q tem q contratar empresa de consultoria ADM
Nem a FAB tinha interesse de operá-los. Esses helis vieram de um acordo governo a governo, quando a Rússia começou a reclamar do déficit que tinham na balança comercial com o Brasil. Aí a dona doida aceitou a proposta de alguém da Rostec de comprar esses helis, que estavam estocados pois o cliente original tinha desistido de comprar
Corretíssimo.
Muito obrigado por corroborar a informação, coronel. Aliás, vi isso lá no canal do Roberto Caiafa.
Esses helicópteros foram comprados no segundo governo do Lula.
O pessoal fingi nao entender isso ate hoje. Eh a mesma galerinha que sonha em ver T90 no EB e Sukhoi na FAB.
Nao vai rolar pessoal, acordem.
Minha tristeza é saber que a FAB e demais Forças tinham um cheque em branco assinado para gastar na Rússia (reequilibrar balança comercial) e não fizeram o mínimo esforço em procurar o que queriam.
Já falei isso aqui, não é possível que não exista nada na Rússia que possa ser operado aqui sem esse tipo de problema.
Se permitiram ser entubados pelo que não queriam foi porque não foram pragmáticos e sentaram para escolher o que queriam.
Concordo. Se a negociação permitiu isso… Eu não sei.
Coronel, existe algum equipamento russo, que você admire pessoalmente? Pergunto como entusiasta, desconsiderando fatores políticos ou justificando que a FAB deveria adquiri-lo, puramente por admiração.
Vários! Acho a linha Sukhoy fantástica: SU-27, 30, 34, 35, 57. Os bombardeiros Tupolev. A escola de aerodinâmica russa é superior à norte americana. Os sistema anti aéreos. Há muito armamento bom. Só acho que, ainda, não aprenderam a dar suporte pós venda.
Muito obrigado pela resposta Cel. Muito legal ter a sua visão sobre o tema. E concordo contigo, pessoalmente admiro as capacidades e a beleza da linha Sukhoy, em especial o Su-30/35, e também “experimentos” curiosos, como o Su-47 Berkut. Também acho o Su-57 bastante bonito, assim como o F-22, e ainda não consigo gostar do visual do J-20 hahaha Abs!
Só espero que não seja por fato político, viu biroliro?
De repente nessa viagem pra Rússia ele já desenrola isso.
Alguma coisa boa vai vir de lá.
Só espero que não seja só pro agronegócio.
Boa tarde, espero que sim! Temos que obter o melhor possível para nós sem embarcar em indeologia!!!!
Abraços
Também espero, nesse caso o melhor para nós é que a Rússia compre ainda mais da gente e favoreça a balança comercial para o nosso lado, melhor ainda se fossem produtos de alto valor agregado, mas não dá pra sonhar demais também.
A FAB vai desativar os helicópteros novos por problemas que todos aqui já estão cansados de saber e discutir e me vem defender que venha mais coisa da Rússia… de fato, vocês têm QI limitado. Não tem outra desculpa pra tanta sandice não. Você esperam o quê? SU-35? Pantisier S-1? S-400? T-14? E pra quê? Pra depois de 12 anos estarmos desativado tudo porque a manutenção de tornou inviável???
O que teria a ver o c* com as calças??? O biroliro agora não é puxa saco do Putin?
A maioria dos funcionários públicos estão cagando p o erário. Chuva ou sol a grana cai na conta.
Bronca, já temos poucos e vamos desativar o que temos!
Se o pouco que tem não oferece muita vantagem e quando precisa fazer a manutenção fica inviável, melhor desativar mesmo, sobretudo quando a força tem outras prioridades mais importantes e precisa arrumar dinheiro pra isso
Pouquíssimo tempo de uso…pra quem defende compra de equipamento russo..não precisa falar mais nada
Queria ver o argumento das viúvas de Sukoi agora.
Meu amigo, quanta mágoa dos russos. Em todos seus posts só ataque aos bebedores de vodka
Não tenho nenhuma mágoa de russo não, mesmo porque nenhum russo me fez qualquer mal. Aliás, acho a Rússia um país lindo e ainda quero visitá-la. Agora, verdades têm de ser ditas e lidar com gente de QI limitado é complicado. Às vezes tem de ser mais incisivo e isso pode passar a impressão de que eu estou atacando alguém. Não estou. São apenas fatos, a viúvas de Sukoi, os fans de T-90 e S-400 é que não querem aceitar
Jadson, pergunta de leigo, sem paixões ok
A manutenção de um MI-35 é Mais cara de que um AH-1W Cobra?
Depende. Se quisermos transformar as primeiras oito células que na verdade não são MI 35, e traze-las para o mesmo padrão, torna o custo inviável. Lembrando que anv embarcadas tem custos de aquisição e operação muito maiores que as operadas a partir de terra.
“…na verdade não são MI 35,” O que são então???
Vou te resumir:
Os quatro primeiros são MI 24, os quatro do lote intermediário são uma mistura de MI 24 e MI 35 e os quatro últimos são MI 35.
Não tenho certeza não. Mas se eu fosse apostar, apostaria que sim. Muito mais cara. Primeiro que o Cel. Nery já falou aqui que o motor ucraniano do Mi-35 não tem overhaul. Chegou o tempo, troca. Segundo que os russos colocaram enormes dificuldades para que a manutenção fosse feita aqui e aceraram na marra. Logo, eu não me surpreenderia se estivessem até dificultando de propósito o envio de peças pra “nos dar uma lição”, mas aí já muito achismo da minha parte mesmo. A maior diferença é a doutrina russa. Muitos entendidos no assunto já falaram que o russos, diferentes… Read more »
Vou indicar novamente uma entrevista com um diretor da IAS, empresa certificada pela fabricante a realizar a revisão completa das aeronaves, incluindo overhaul dos motores. Essa história de “usou, joga fora” não existe. https://m.youtube.com/watch?v=gvvXy1yPl6M&feature=youtu.be
Parabéns aos envolvidos. Menso de 20 anos de uso.
Aliás, quem comprou essa merd… ?
PT
A saudadora de mandioca e estocadora de vento.
Também conhecida como dona Doida
mas também não esquece do alimentador de ema e do dr. cloroquina, um amebicida, para convid.
Sim, tem esse também. Capetão cloroquina é um termo mais adequado – penso eu
Com todas as críticas aos péssimos governos, temos que reconhecer que foi a única com coragem para assinar a compra dos caças. Os outros só protelaram, desde FHC.
Não sabe nem o que é um caça. Era apenas uma mão do viga para assinar compras no papel e receber papel na hora da compra.
Falou tudo Adriano.
Essa gentalha da direita aparece aos montes agora pra criticar, falar nisso, o “Minto” não seria a salvação da lavoura e re-equiparia as forças armadas?
Não. Desativou esquadrões, cortou compra de aeronaves, e ainda por cima falou que podemos usar pólvora ao invés de material bélico.
Essa mesma gentalha está com o rabinho entre as pernas e agora aproveitam a oportunidade pra darem as caras.
Eu não estou.
Não citei nomes.
Nesse caso, a culpa não é dela. É do antecessor dela. O contrato foi assinado entre Lula e Medvedev em 2008.
As FAs brasileiras nem sabem operar esse tipo de coisa. O presidente é capitão do exercito e não sabe operar uma pistola kkk
Não é nem não saber operar. É não ter doutrina e nem necessidade disso, sobretudo na FAB. O que a FAB vai fazer com um helicóptero nativo de ataque? Tanto que a gente inventou algo inédito no mundo. Usar uma máquina poderosa dessa pra interceptar aviões de baixo desempenho do narcotráfico. Se não fosse isso, estariam parados em hangar pq não teria como e porquê usar.
Pô que não foi p o Exército? Será q a FAB não deixou?
qual a parte do ” eb não quer essa merda” vc não consegue entender???
quantos e quais helis dus americano ou dus europeu encaram “essa merda” e saem ilesos? Qual outra “merda” do mundo tem uso dual, de transporte SOF e ataque ao mesmo tempo e com tal desenvoltura? O problema dessa “merda” foi econômico e geopolítico, meu caro. A máquina em si tem muita pouca merda. Nunca se ouviu ser derrubado com com projétil de AK47 nas pás tal qual vários e caríssimos heli de ataque do irmão do norte.
Apenas por curiosidade
Russófilo detectado…rs
procura lá: intervenção soviética no Afeganistão criança,depois volta…
O EB, sabiamente, não quis. Nem a MB.
Mas eu vou querer um para colocar no meu quintal. Já falei com a patroa. Vou pintar de vermelho e colocar o pixuleco no cockpit…
Tu é gordo?
Está preocupado com a pistola do presidente?
Putz, olha nível do debate despencando…
Talvez a ex guerrilha doida saiba usar uma pistola muito bem,só não o cérebro.
Eu sendo você não colocaria muita fé de que o presidente atual sabe usar o cérebro não
Não sabe usar porque não tem! kkkkkk
Doar alguns pra estudo e fazer engenharia reversa, em um heli assim não deve ser tão difícil, e colocar armamento made in brazil
Facílimo!
Cel. estou pra ver, mas por segurança vou esperar sentado.
É vc Zé ???
Zé, desce daí, vc pode cair machucar e dar trabalho pro Samu
Vai cair, quebrar o queixo, quebrar o nariz… conheço o autor dessa frase kkkkkk
O Gardenal queridão
meu deus kkkkkkkkkk
Molezinha. E sai de graça porque já temos os helicópteros. Só contratar uma boa metalúrgica pra replicar as peças. As chapas da fuselagem dá pra fazer em fibra de vidro. É só achar alguém que já tenha trabalhado na Gurgel.
Não é bem assim…
Porque não? Com alumínio e parafuso dá pra fazer qualquer coisa.
aproveita e troca as da sua cabeça
Jovem, não percebeu mesmo que foi uma ironia minha em resposta ao primeiro post? Precisa ofender a troco de nada?
Sinceras congratulações antes de tudo.
Qdo. for ironico diga: tô sendo …
porque eu também fui e não explicitei rsrsr.
É que o chapéu dele é de alumínio! Se é que vc me entende…
A metalurgia no Brasil é voltada praticamente para o aço..
mas ele não vivi no Brasil, na lua, metalurgia lida com vibra de vidro.
Chama o molusco. Ele é metalúrgico!
Neste caso tô sem crédito, chama vc rsrs aproveita e liga pro domador de ema
Ô meu caro Rodrigo, não fala assim. Numa boa, a nossa tecnologia é muito mais profunda e avançada do que isso…Abs
Na época do FX eu já falava isto… Queriam ToT de motor a reação e outras estruturas de alumínio… Quando moramos em um país que a EMBRAER importa o alumínio que usa e não temos tecnologia para fabricar partes nem de motores aeronáuticos a pistão. Mas a turma acha que iam fabricar de primeira um motor a reação de alto desempenho e confiável. Esta é a m…. de liderança de <-… enche de “pensadores”, “filósofos”, “sociólogos” e outros ólogos nada a ver com tecnologia. Na área deles da para lacrar, ser inclusivo e todo tipo de ação que não precisa… Read more »
Caro Rodrigo: basta ver a estrutura que suporta a turbina de um Xavante, usinada a partir de um bloco único em alumínio…só para citar item na área aeronáutica de dezenas de anos atrás. Vide o site “directndustry – O marketplace B2B da indústria…” que não só apresenta indústrias brasileiras na área da aluminio como também várias estrangeriras que vendem insumos para a indústria local. Abs
Anos atrás eu estive fábrica de motores da MWM na ZS de SP, ali perto do Marktplace…
Eram motores automotivos a Diesel para “fabricação” no Brasil. O que eu vi foram blocos de motores em estado puro, que seriam apenas usinados aqui.
Massss tem cara que acha que aqui tem tecnologia para fabricar um motor a reação de alto desempenho..
Não da nem pra discutir.
Cara ri muito agora.
Aproveita pra trocar o alumínio do seu chapéu…
Meu tio é torneiro. Vou mandar os moldes das peças pra ele. Em uma semana sai um héli novinho da garagem…
Que palhaçada! O vetor super novo e vão desativar. Esse angu tem caroço. O que mais tem são países operando esse helicóptero no mundo.
E como são operados esses helicópteros “no mundo” mesmo? Eles foram catalogados para o padrão OTAN stanag para operar em conjunto integrados com os seus outros equipamentos que são tudo ocidental? Esses países dão manutenção nos próprios helicópteros como tentou fazer a FAB???
Estamos falando do helicóptero de ataque mais voado no mundo! “Só isso”. Quer um bom exemplo? República Tcheca: um país de com menos de 80.000 km de extensão; segue padrão OTAN; poderia bélico considerável; opera helicópteros russos há mais de 30 anos; faz sua própria manutenção (empresa Lom Praha). E então, o que nos falta?
A Republica Czeca esta trocando Mi-24 por Viper.
Mas está louca para se livrar deles. A propósito: ComprarAm Bell UH1Y Venom e AH1Z. Deve ter sido mais um golpe duzamericanu malvadu.
Eu tenho um amigo que voou num desse la na Africa…Inacreditável…se fosse aqui ninguem permitiria, com razão, levantar voo.
Lembrei: tenho outro amigo que voou um outro Mi24 na Malásia. Esse estava em melhor estado.
Dinheiro do contribuinte jogado no lixo. Desde o princípio todo mundo sabe da problemática que é a pós venda de equipamentos militares da Rússia. O Mi35 na FAB sempre foi uma ervilha verde no pacote de feijão. Alguém ganhou muito com essa venda
PT e seus asseclas.
Pois é, pra você ver.
Enquanto o PT assinou contrato do Gripen, Mi-35 e investiu no desenvolvimento do KC-390, o atual presidente, ex militar que não sabe nem atirar, prefere pólvora.
Assinou as fragatas tamandarés só pra lembrá-lo.
Mas a questão aqui não é fazer uma disputa quem assinou mais projetos militares, vocês estão infantilizando o debate, pois essas coisas precisam do AVAL das FFAA que leva anos de estudos até chegar na conclusão que o vencedor é a empresa X.
O projeto gripen por exemplo começou no governo FHC, sem contar que no final precisa passar pela aprovação do orçamento no congresso.
O atual presidente conseguiu ajustar o financiamento Gripen, que tua “presidenta” deixou dependurado, conseguiu desativar estas porcarias destes MI, conseguiu equalizar o contrato do KC 390 porque todos sabiam que o número de 28 era inoperavel para o orçamento da FAB, e principalmente salvou a Petrobrás do colapso financeiro após o ser pilhada pelos teus companheiros, saiu de um prejuízo bilionário para o lucro.
Fatos, fatos que para você um sindicalista, um parasita que é sustenta com o meu dinheiro não valem nada
Sim, os mesmos que ganhar com a compra de Pasadena, com a compra de subs, de Kombis e tantos outros.
Pq tudo que eu escrevo vai pro spam?
Que sacanagem é essa?
Comigo a demora as vezes de trocentas horas pra aparecer o comentário é no Forte.
Quando tu estiver por lá dá um salve pra mim. Eu moro lá KKK
Eu tambem, e tudo que eu escrevo contra a US Navy eles censuram
puxe o saco da china quem sabe passa
Estão empalando aqui também! kk
Na mesma situação rs.
Aqui é igualmente, sempre faço comentários sensatos e sem atacar ninguém, e demora várias horas para entrar, as vezes ate 2 dias.
agr se for o Kings ou o Zeus é rapidinho que os comentários deles são liberados.
(Eu nem sei se esse vai ser liberado)
Agora vc foi na mosca meu caro !!!
Mas é isso que os editores querem, gerar volume se comentários e acessos, e quando o kings e seus fakes postam bavoseiras e discussões bestas gera volume no site com pessoal retrucando, sem contar que anbos arrastaram asa para china.
Só esses 2 ?Aqui os que falam contra o PR,bem do PParTido e da China devem ser os queridos nos comentários.
Houve uma história que esses helicópteros iriam para a Líbia e seriam operado pelo Grupo Wagner.
O Brasil só pode comprar e operar equipamentos desativados dos EUA e Inglaterra.
Suécia ( Gripen ) e França ( helicópteros ), por exemplo, pertencem ao EUA ou a Inglaterra. Isso se falar na construção de submarinos c/ os franceses e fragatas c/ os alemães.
PT q comprou
Você sabe que esses helicópteros foram comprados novos, não sabe?
E pelo triplo do preço, com pessima manutenção (lembram dos Mirage III nos hangares e os F-5 caindo pedaços?), sem doutrina alguma e que no fim só serviam para desfiles.
“O Brasil só pode comprar e operar equipamentos desativados dos EUA e Inglaterra”.
Claro ! Compra “barato”, banca uma modernização e gera emprego para americanos e faz a indústria de defesa girar…
Não sou petista mas foi no Gov do PT q teve cérebros p comprar os subs já q seria a única arma q poderia assustar certos atrevidos q se me tem com Td e todos no mundo
Mínimo q se espera e uma boa explicação …. se cogita Helis usados com mais 15 anos como os ”Cobras” e vamos aposentar meios com10 anos de uso ? serio isso ? países em guerra civil a décadas conseguem manter os meios e nos n ? pq ? revisão custa 2 novos MI-35 por acaso ,,,? (q por ironia deve ser mais barato q um UH-60 peladinho sem nem ”GPS” ou ”’multimídia” ) ….Vai ver q os cabeças pensantes da FAB acham q vai rolar uns UH-60 de alguma versão lança alguma coisa de 30 anos de uso e ta… Read more »
Exatamente. Uma vergonha. Difícil justificar.
Você acha que a manutenção desses helicópteros aqui deve custar o mesmo que mandar para a Rússia como esses “países” que você afirma??? E outra, justamente por estarem em guerra civil, esses helicópteros se fazem extremamente necessários, mas e na FAB? O que esses helicópteros fazem aqui mesmo? Você sabe qual é a doutrina da FAB para eles? Conhece o custo de operação? Sabe se a conta tá batendo certinho? Se valeu a pena? Nós não somos uma republiqueta africana em guerra civil, irmão. Aqui existe um pouco mais de ordem e compromisso com o dinheiro, ainda que raramente. Não… Read more »
Se a questão é a manutenção,não há quem faça em MG?
A Colômbia não tem um centro de manutenção da Rostec?
Se for o preço ou outra coisa,aí só a FAB para responder.
Agora se de fato não tiver jeito,vamos vender e nada de doação.
Tem a IAS, mas certamente o pessoal viu que o buraco é muito mais embaixo, que vai custar muito mais do que se imaginava e que essa grana tá fazendo falta em outro lugar. A FAB nunca quis esses helicópteros mesmo. Foi obrigada a aceitar. Até onde sei a Colômbia não tem capacidade de fazer esse tipo de manutenção nessas aeronaves (e ainda que tivesse). Não lembra do problema que foi pra FAB conseguir fazer a manutenção desses helicópteros aqui? A Rússia queria porque queria que eles fossem enviados para lá.
Doação? Helicópteros novos??? Nunca!
Qual seria o problema em mandar os Helis pra Russia pra manutenção por la ?(pra onde foram os Super linx em ? foram feitas aki ? n tem mistério) vai da Antonov q e perna única de viagem e sai barato .. Nada , a principio , justifica a FAB descartar um equipamento desses …estamos falando de um modelo de Heli , q tem o q ? 40 anos de serviço nas costas ?(MI-24-35)..e algo de outro mundo ? qual o mistério? ou o q importa e o ”mande in” mesmo ?..n um AH-64 da vida em …acha q a… Read more »
Pois é Bruno ,cabulosa esta situação e bem na eminencia de uma visita do PR ao Putin e após uma fala tosca do Mourão .
Foi de propósito …jogo sujo com o presidente .. querem nos fazer acreditar q isso e um ”reorganização ” da força ..racionalizar ”recursos”… comando atual vai passar e com ela suas ”prioridades doutrinarias de momento ” .. e o preju (em todos os sentidos) causado por essa decisão , quem vai pagar ?..
meu deus kkkkkkkkkk na cabeça de você tá todo mundo sabotando o minto??? A lavagem cerebral foi profunda mesmo… sendo o minto o mentecapto que é, não sei porque precisaria de sabotadores
N amigo .. n tenho politico de estimação ,como vc deve ter ,mas se hj vamos ”MITO” ou ”Ladrão” e vc prefere o segundo , mostra bem sua índole Voltando ao assunto , n sou cego amigo ..em meio/véspera de uma viagem bem polemica por si so ..pra um possível parceiro comercial / militar ou o q for .. FAB anuncia aposentadoria precoce ,de um material q e referencia ”made in” desse possível parceiro.. pior , com fontes da propria força vazando ,em ”off’ e claro ,,. q vão ser retirados de serviço por ”problemas de manutenção ”…n pega bem… Read more »
Vc é burro pra carai pra acreditar nisso.
Vc é burro pra carai pra acreditar q pensa em algo em .. sera mesmo q pensa ?
Qual problema??? Qual equipamento no Brasil depende de manutenção que só pode ser feita pelo fabricante lá no país do Fabricante??? Que tipo de país que se preze vai deixar a manutenção dos seus meios de grande valor na mão de outro país??? Quando Foi que as forças armadas brasileiras fizeram isso? Não era aqui que era cheio de “patriotas”, que prezam pelas forças armadas e pela independência tecnológica do país???
Até onde sei os Super Lynx não foram fazer apenas manutenção. Foram fazer atualização, tiveram vários equipamentos novos instalados, inclusive novos motores. A manutenção deles nós podemos fazer aqui.
São apenas 12 helis .. comprados diretamente de ”prateleira” …sem TT nem nada .. e baratos por sinal ..,se é pra manter tais meios , e a manutenção é mais barato enviar pra Russia, qual o problema ? n é algo incomum ..o Super lynx ja explica o ponto central da questão .. foram enviados pra fora do País ….. por 10 anos a manutenção básica dos AH-2 foram feitas aki prova de sua disponibilidades sempre alta …..então n se trata de um manu simples q provavelmente n estar envolvido em contrato , ai fica complicado … se os custos… Read more »
Simples
Tira da FAB e aloca em outra força
MAS NENHUMA OUTRA FORÇA QUER!!! Sério que você se acham mais entendidos sobre esses helicópteros que os próprios comandos das forças armadas???
Qual parte do “esses helicópteros vieram entubados numa compra governo a governo” vocês não entenderam???
Se desfazem de um Mi35 em otimas condições para sonhar em um Apache ou Cobra, velho e cheio de problema, mas que no fim se transforma em um Esquilo com uma .50 com uma manutenção francesa mais cara ainda!
No Brasil, o poste mija no cachorro e a princesa que vira sapo depois do beijo!
O EB já disse várias vezes que um possível helicóptero de ataque vai demorar, mas será novo. Tanto que o EB rejeitou os AH-1W oferecidos pelos EUA uns 3 anos atrás.
Talvez o selo ”Made in” e tudo o q importa por aki .. desanimador
Tão ótimas condições que a fab não consegue fazer uma simples manutenção…
Aceite logo que não servem pra força aérea e que ela aproveitou a chance e está dando um fim nisso.
Para manter a doutrina irão empregar os Esquilos com .50 e soldados de G3 e quem sabem um ALAC.
e o q cabe nos bolso .. dirão os ”sabios” da força …difícil
Isso não está cheirando mal,está podre! Quais aeronaves irão substituir o MI-35?!
A-29?! Black Hawk?! aeronaves H-36 armadas?!
Qual a justificativa ?! Irão dizer que a culpa é do pós-venda russo ou porque dez anos depois viram que a aeronave é incompatível e não se adapta
com a doutrina da FAB, que está mais para uma doutrina ocidental dos países da aliança atlantica?!
E por isso esses helicópteros que foram comprados novos,uma das aeronaves mais novas da FAB serão descomissionados,jogando o dinheiro do contribuinte no lixo…
Se for americanos os milicos querem até cágados
Pois é, mas o “peladinho” UH 60 voa e voou 1000 horas com ZERO de pane.
E o esquadrão? Vai ser desativado?
Não.
Opa., Opa, e vai continuar operando que aeronave???
Cobra velha sem
Dentes ou esquilo aleijado
H-60
Vão comprar mais unidades para repor os 12? Ou vão receber 3 unidades remanejadas?
Tava na hora de um acordo com Tio Biden Sam. Pega 15 no deserto, a LM / Sirkorski faz um refurbish de 12 unidades e 3 para serem usadas como doadoras de peças.
Sempre gostei da dupla da Bell AH-1 e UH-1.
Principalmente por compartilharem mais de 80% das peças e equipamentos. Para o ILA, COLOG ou CLOGMAT, facilitaria.
Mas, depois que o último modelo UH-1 foi aposentado, acredito que não será possível vê-los em nenhuma das Forças.
A 29
Acho q não.
Blz, mas eu tenho uma dúvida. E todo o dinheiro gasto na manutenção na IAS até aqui? Vão esperar a IAS acabar pelo menos a manutenção das máquinas que eles já estão trabalhando?
Eu imagino, só imagino, que é o minimo necessário para que alguns exemplares possam operar até o final de 2023…
Que manutenção? Que dinheiro? Vc tem a documentação que comprove o que está falando?
Não. Eu estou apenas perguntando porque foi anunciado aos quero ventos que a IAS ia fazer a manutenção e o próprio diretor da empresa explicou todo o processo, além de mostrar fotos dos helicópteros desmontados passando por manutencão na planta da empresa. Agora, se a FAB não chegou a repassar o dinheiro, se o acordo não chegou a ser fechado, se quebraram o acordo ou qualquer outra coisa eu não sei, mas gostaria de saber. Por isso a pergunta. Aliás, a IAS investiu muito para a manutenção desses helicópteros. Mandaram pessoal para a Rússia, comprar ferramentas, desenvolveram outras… o diretor… Read more »
São exatamente as mesmas dúvidas que fiquei amigo. A live foi gravada há 4 meses. Pelo visto algo mudou nesse meio tempo, pois aparentemente a FAB não havia demonstrado nenhum desinteresse nas aeronaves, tendo inclusive participado de todo processo de certificação da empresa, desde 2016. E agora? A IAS paga o pato?
A propósito, se quiser saber do que estou falando é só ir no YouTube, no canal de um certo jornalista especializado em defesa e editor da infodefensa chamado Roberto Caiafa. NO seu canal, chamado Caiafa Master há uma live com o diretor presidente da IAS onde ele explica todo esse processo, mostrando, inclusive, fotos. Vai você lá ver, não precisa acreditar em mim não.
Claro,claro….Vamos acreditar em live de youtuber,afinal ele sabe nais que a força aérea….
E sobre o presidente da IAS,ele tem mais que defender a empresa dele,mesmo se fazendo de vitima.
O negócio do Brasil é esquilo armado com um casulo de 7 foguetinhos e um casulo de .50, passou disso, complica tudo.
E dois soldados de FAL
Pois assim
Os operadores sabem
Q
Não precisaram usar e não precisa ter medo é só sair correndo e falar q não tem
Equipamento pro enfrentamento
Por esse seu ponto de vista, não deveríamos nem ter comprado o Gripen, caça pra quê? Vamos interceptar quem? Estamos em guerra ou estamos sendo ameaçados por alguém? Vamos de f-5 velho e ST, para o Brasil dá e sobra!
Os mesmos que falam que aqui tem exagero de equipamento com coisas simples são os mesmos que querem centenas de caças F-35, F-15, Rafale, etc., no inventário da FAB.
Na verdade quem precisa de helicópteros de ataque é o EB(e por hora em meio a tantas prioridades, se o EB adquirir sistema de lançamento do missil Spike para os Fennec’s e Panteras Já vai dar aquele caldo dentro de nosso TO até poder gastar com um puro sangue) e o CFN, esta máquina foi entubada na FAB pela dona só usava vermei e convenhamos, a FAB mitou catalogando e manutenindo estes tanques voadores , que encontrem um bom lugar .
Foi Lula quem assinou o contrato, em 2008.
É uma pena ver o Brasil ficar sem helicóptero de ataque nativo. Por mai sem sentido que pareça ser ter essas máquinas na FAB (para mim faria mais sentido no EB) e por mais cara e complicada que seja a sua manutenção, como estamos presenciando agora, essas máquinas são excelentes disso aqui ninguém tem dúvida. Se essas máquinas forem substituídas no curto prazo por um helicóptero mais leve e de operação mais barato, tudo bem, mas não é isso que parece que vai acontecer. Eu gostaria de ver o EB comprando aquele helicóptero turco ou até mesmo o Apache para… Read more »
A lacuna é no EB. Retirar esses helicópteros da FAB não criará lacuna alguma.
Tô falando do Brasil no geral. Em caso de guerra a gente conta com tudo que tem, não vai ficar separado o que cada força tem ou não. Eu não vejo motivo para helicópteros de ataque na FAB, mas no EB sim.
Caros editores novamente tenho comentário retido sem nenhum motivo. Abs.
É uma pena,mas desde que substituam essas aeronaves por outras tão capazes, não tem problema…
E que se forem substituir,que ao menos ponham aeronaves novas e não usadas e customizadas…
Como estamos falando das FA, ela será substituída isso se for, por uma inferior e com certeza já usada até o osso ou o osso roído até um pouquinho mais da metade.
O triste é que eu não vou ver o Atlântico operando com os Sabres..:/
Quantos mísseis Ataka a FAB ainda possui? Não daria para fazer uma gambiarra e integrar eles nos esquilos?
Não. Não se faz gambiarra com arma de alto teor tecnológico, que depende de software e integração com vários sistemas e sensores. Além do mais, é até irresponsável fazer gambiarra com armamentos, por mais simples que seja ele.
Os ATAKA não são de alto teaor tecnológico, são bons mísseis mas não são nem o top que a Rússia tinha para nos oferecer.
Qualquer míssil guiado é de alto teor tecnológico. Não estou dizendo que é uma arma modernissima, de ultima geração. Tô dizendo que tem tecnologia envolvida que precisa ser integrada, tem computadores que precisam se comunicar, protocolos de comunição e por aí vai
Gambiarra é o que mais tem por aí, funcionando é o que vale!
Ta esquecendo do canhão coloca no esquilo alvejado também kkkk
O Presidente pode estar levando uma reinvindicação para que os russos melhor m o preço para manutenção dos helis.
Mas se não houver acerto, sou a favor de tentar vender estes aparelhos e usar o dinheiro na manutenção ou aquisição de outros aparelhos.
Queria ver como eles se comportam com o impacto de Meteor, Iris-T, Mistral, Mauser 27mm, Bofors 40mm, Oerlikon 35mm, etc
Passa!! Vai deitar
Reinaldo,não gasta munição boa nisso aí não. Joga gasolina e mete fogo!KKKKKKK
Que pena dos sabres, o que houve é que fica difícil comprar peças quando todo o orçamento vai para a manutenção de salários e aposentadorias, esse é o brazil que da certo.
Contrata nego q civil q manja de Adm e deixa soldado p dar tiro. Cada um no seu quadrado
Durante a formação de quatro anos na AFA, os cadetes recebem instruções militares de formação básica e cursam o bacharelado em administração com ênfase em administração pública e ciências da logística com habilitação em Intendência da Aeronáutica.
Deviam fechar a AFA, entao. Boa administracao do orcamento passa longe da FAB. Gastam quase tudo com folha de pagamento e nao tem 1 unico abencoado que questiona essa brincadeira.
Mocoronginho
Questione o Celso Amorim q entubou essa tralha na FAB……
Seu vizinho vai lhe entubar uma retroescavadeira pro seu jardim e vc vai ter q parir a manutenção??????
Primeiro acredito que você devia ser mais respeitoso com alguém que nem conhece. Você vive numa caverna ? Seus pais não lhe deram bons modos? A vida vai além do boteco e da anonimidade da Internet. Esse é só um exemplo do mau uso de dinheiro público, incluindo políticos e militares nesse saco. Não me lembro de nenhum militar ameaçando deixar o cargo por causa de uma decisão supostamente somente política. A FAB aceitou esses helicópteros e a vida seguiu, inclusive com esse documento do artigo falando super bem desses helicópteros e não explicando o porquê da decisão. Não adianta… Read more »
Tá magoadinho???
Mocoronguinho é o q cabe a quem é bizonho ou, aí sim, foi criado nas cavernas.
Vc acha q militar é funcionário público????
Entregar o cargo?????? Hahahahahahahahahah
Isso existe sei lá onde. Nas FFAA, vc é designado, nomeado ou escalado pra uma função e cumpre. Ou vc é daqueles q acha q as FFAA tem de dar o golpe???
E você cita Celso Amorim, mas Bozo veio, Bozo vai(infelizmente Lula leva no primeiro turno) e as Forças Armadas continuam sendo FFAA de país bananeiro.
Mas a grana do orçamento secreto não vai faltar nunca e você babando raivoso por causa do antigo governo do PT.
O triste é saber que a grande maioria ou vota no criador de burros ou no criador de gado. Brasileiro é tão burro que nunca vai aprender.
Sua resposta é tão esdrúxula que não merece nenhuma resposta além dessa.
Está ai o exemplo de uma compra política/ideológica feita pelo Celso Amorim e entubada na FAB. Feita por comércio de carne com quem uns bizonhos aínda acham q é a URSS. A FAB não trabalha com He Atq. He Atq está num nível tático de emprego, enquanto a FAB atua no nível de campanha estratégica. Uns acham q daria pra C-SAR…. Bom…. Por que a Rússia adotou o “estilo” ocidental de He Atq? Porque essa aeronave não tem a agilidade suficiente pra voar “colada” ao solo, “livre” o suficiente de SAM. Grosso modo é isso. Feita em origem no Mi-24… Read more »
Exato.
Mas Cel. todas as compras feitas para as tres forças tiveram um alinhamento idelogico e assim continua.
Mas pra essa compra não houve o mínimo de assessoramento. A compra chegou dada.
O alinhamento de compras se dá, normalmente, por estudo do DOAMEPI e de $$. Obviamente com países que se tenha algum tipo de laço comercial – técnico.
Mesmo nas condições em que foram comprados isso não é demérito para desqualificar os helis, a compra do A-12 São Paulo se deu dentro de todos os critérios e foi um fracasso redundante de dinheiro e tempo jogado fora.
Toda essa porcaria de desqualificar os equipamentos, e a capacidade de FAB de manutenção me faz lembrar da campanha feita para denegrir a Embraer com intuito de vendê-la para a Bieing.
Caraca!! Temos pessoas racionais neste blog !! Onde assino cara?
Depois de ler isso aqui, não desço mais a barra. Tudo o que tiver além disso aqui é puro chorume de gente que não faz a mínima ideia do que tá falando e ainda quer discutir com especialistas.
Perfeito Agnelo, mas a razão a época mais importante foi equilibrar a balança comercial que os russos estavam ameaçando retaliar na exportação de carne, e aí a FAB tomou de goela abaixo.
Sim.
Mas não poderia ter vindo do próprio Ministro da Defesa, q obrigou a FAB a “arrumar um deserto pra esse camelo” q recebeu.
A balança poderia ter sido equilibrada de diversas formas.
Pelo preço de aeronaves, se compraria, meios de engenharia, por exemplo, mais de acordo com nossa DOAMEPI e com muito mais possibilidade de uso.
Mas o MD não perguntou e nem buscou assessoramento, decidiu em reunião do (aí sim verdadeiro) gabinete paralelo do governo da época.
Dado seu comentário fico com a impressão que a FAB não é uma Força mas um bando de coitadinhos. Teve algum general que deixou cargo ou protestou contra a decisão? Aceitaram todos calados porque quando militar não tem brio vira capacho de político.
Tudo perfeito, apenas uma ressalva, no Afeganistão depois a doutrina foi mudada. Até aparecerem os Stinger, doados pelos financiadores do talibã, A doutrina é voar bem alto, pois assim fugiriam das armas de até então dos afegãos, aproximando-se da superfície apenas no ataque e desembarque de tropas. Depois a doutrina mudou, com voos bem mais baixos e flares o tempo todo. Mi-28 e ka-52 foram pensados justamente para corrigir as falhas e taxas de sobrevivência perante aos Stinger, como a inclusão da ejeção do ka-50/52 .
Só se boa alto, se não houver Força Aérea inimiga.
* voa
Agnelo, Ótimo comentário mas aberto de forma errônea: os helis foram comprados não por ideologia mas para equilibrar a balança comercial que estava muito desfavorável aos russos. O que houve de ideológico foi o pouco caso com o cheque em branco que foi oferecido na operação – as FA’s poderiam ter escolhido outro equipamento, ter investido tempo e estudo para dar forma ao negócio mas ninguém quis se envolver DE VERDADE. Deixaram o bonde andar sozinho e agor reclamam do destino. Espero que próximo PR faça uma sanitização da ideologia bolso-olavista das FA’s (cujas raízes vem antes desse termo) pra… Read more »
Quem faz “sanitização” em instituições do estado como são as forças armadas são autocratas como Erdogan e ditadores como Maduro…..
E por esse mesmo motivo que o atual presidente não pode perseguir e exonerar os servidores públicos civis e os militares que lhe são contrários.
Rapaz… É incrível e ridículo essa desativação porém como muitos disseram, previsível! Infelizmente essa compra seguiu o padrão de compra de material importado sem saber se tinha opção fora o dono de comprar peças de manutenção.
Também concordo que alguém levou muito $$$ com essa compra. Triste ver esses vetores que faziam muito bem a defesa da norte do país serem desativados. Enfim… Viva República das Bananas!!!
Vai Tarde…. Chuta que é MACUMBA! …. quando puder compra uma dúzia de AH-1S Super Cobra do Uncle Sam :o)
“quando puder compra uma dúzia de AH-1S Super Cobra do Uncle Sam”.
Na sua cabeça será de grande utilidade na região amazônica…
Independente de ser um Mi-35 ou um AH-1 Cobra ou Super Cobra, sua utilização pela FAB, seja na Amazônia ou em qualquer lugar, não se justifica. Qualquer heli de ataque deve ser usado pelo EB, em missões de Exército.
Parabéns pelo comentário
Bem como Aviação de Patrulha e ASW deveriam ser de responsabilidade da Marinha.
Na minha opinião a FAB deveria ter apenas as Aviações de Caça, de Transporte (assistência plena às necessidades do EB e CFN), de Reconhecimento e de Asas Rotativas (transporte e SAR). Assim, o EB desistiria de querer operar aeronaves de Asa Fixa (Sherpa, p. ex.) para suprir suas necessidades.
Exato!
Inclusive, aposto que o próximo esquadrão à ser desativado será o 3º/7º GAv (Netuno), onde todas as aeronaves P-95BM serão concentradas no 2º/7º GAv (Phoenix). O Esquadrão Poti, com certeza, será desativado, pois não se encaixa mais nos planos da FAB.
Mas o comando irá escolher os que lutaram na guerra do golfo, os que lutaram na guerra do iraque ou afeganistão? Talvez os que lutaram nas três, o tio sam faça um preço camarada.
Esses são os melhores para mandar p empresas q pagam certos benefícios
rapaz, pelo menos eh garantido que voam mais uns 30 anos aqui.
AH-1S é mais antigo e menos capaz que os AH-1W oferecidos pelos EUA e rejeitados pelo EB. A FAB não vai comprar helicóptero de ataque, pelo simples fato de que esse tipo de aeronave não é de Força aerea e sim, de Exército. E o EB já disse que vai demorar, mas quando comprar, vai ser helicóptero novo.
Mais um minion que vai atrás de fakenews…
Sobreponho as recentes baixas de equipamentos militares à crescente ação miliciana no norte, em especial pelo garimpo apoiado pelo presente presidente, e tenho uma péssima sensação sobre.
.
A Razão dada é bem real e aceitável, o que torna minha sensação apenas um ruído. O problema em si não é a baixa, é o vazio militar.
Que viagem…a FAB tá precisando de dinheiro pros Gripens e KC-390….o pós venda russo é inexistente…a FAB foi entubada com um helicóptero que não precisava….mas a razão da baixa é “favorecimwnto do garimpo pelo presidente” …menos né
Liga não ,mais um militante de DCE que acredita na inocência do 9 e na inteligência da Doidona estocadora de vento.
Não é a baixa em si.
.
Como disse, a razão é acertada.
.
É a sobreposição dos vazios e QUEM se beneficia.
Olha..não vejo quem se beneficia agora..somente a FAB que vai diminuir um pouco os gatos pra tampar buraco orçamentário em outro canto…até pq os helis não eram usados para combate a desmatamento e por ai vai (sou contra desmatamento tb)..a vantagem foi muito grande para alguns poucos na compra..isso tb não tenho dúvida…acredito que uns super tucanos lá iriam cumprir melhor a missão do que os Sabres
Amigo, para de usar drogas!!
Acho interessante que algumas respostas são simplesmente no automático de depreciar o interlocutor.
.
Garimpo é favorecido pela política do presidente? SIM ou NÃO? – evidente que sim.
.
A Milícia da madeira é favorecida pela política do presidente? SIM ou NÃO? – evidente que sim.
.
É acertado o questionamento sobre minha sobreposição entre estes fatos. Mas eles existem. Está documentado na horrorosa reunião de “passar a boiada”.
.
Como afirmei, a baixa é aceitável. O vazio não.
.
Em tempo, vi o Nery apontando que o esquadrão permanecerá lá, ainda que com uma diminuição de força.
Será que alguém compra?
Pelo menos para comprar uns lotes de fuzil IA2 na IMBEL …
Pois é.
O Chile fabrica o que?
Patrulheiras de Alto Mar, Navios militares logísticos, Fuzis, Aviões, Blindados, toda a munição usada nos Leoprad 2 A4 e nos Leopard 1 V. em fim, tem alguma coisa que o Chile fabrica.
Obrigado por perguntar. Me dá a chance de mostrar um pouco do que o Chile faz.
Se muda pra lá! O país com a maior tensão social da AL no momento! Você vai ver em que o Presidente Socialista deles vai transformar o país!! Já tem projeto de lei para acabar com as FFAA!!!
O Chile teve nos últimos 20 anos 3 Governos Socialistas: Ricardo Lagos 2.002- 2.006 Michelle Bachelet 2.006 – 2.010 Michelle Bachelet 2.014 – 2.018 Depois da saída dos Militares em 2.000 os governos do Chile tem se revessado sendo 2 governos de Centro, 3 de Esquerda e 2 de Direita. Este próximo será o quarto governo de Esquerda. Antes não aconteceu nada. A economia não foi afetada, os programas militares avançaram muito bem ao ponto de ter dado um bom desenvolvimento á pequena indústria local. Por que seria diferente agora? “O país com a maior tensão social da AL no… Read more »
As gestões do PT foram corruptas e muitos viram no Bozo a solução. Então esse atual tapado coloca na esquerda a culpa de todos os males e os tapados seguidores dizem amém.
Tentar argumentar com esses caras é tão inútil quanto argumentar com petista.
Em tudo caso, a que vem a sua pergunta?
Faltou citar o F-35.
Além de frutas, vinho e cobre, exportam todo esse suposto material pra quem?
Não viaja.
Patrulheira Thor Para Islândia Patrulheira Vigilan Pra Islas Maurício Navio Oceanográfico de pesquisa Para Islândia Transformação das Fragatas Missileiras de Leander Class para Type Condell vendidas o Equador. Modernização dos Submarinos U 209 Siry e Huancavilca do Equador Modernização e manutenção em C 130 Da FAA Modernização e Manutenção em C 130 Da FAU Manutenção de Misseis Nimrod Pra Colômbia Assim uma conta de padaria. Tem mais mas, a indústria Militar Chilena não foi criada com o objetivo de vender produtos nem mesmo de dar lucro. O objetivo dela é manter modernizar e atualizar o material militar das Forças Armadas… Read more »
Nada de excepcional.
“Nada de excepcional.” É verdade. Nada de excepcional, salvo os OPV que na região apenas a Colômbia consegue fazer mas, os da Colômbia não tem capacidade de navegar em aguas polares, os construídos em Chile sim… Mas nada de excepcional. Integração de sistemas de Misseis para os submarinos da Armada do Equador, nada de excepcional mas, na região apenas o Chile faz. Construção de navio Antártico Quebra-gelo, nada de excepcional mas, no hemisfério sul, apenas o Chile está fazendo. Já contei pra vc que o Chile é um país pobre em recursos naturais, com um território que dificulta e muito… Read more »
Pois é o quê?!
Temos fabrica de helicópteros no Brasil! erramos ao adquirir uma aeronave por questões politicas e cuja nossa industria não consegue prover a manutenção. Mas com vontade politica podemos substitui-los por um modelo ocidental. O Eurocopter Tiger aliás é uma boa opção e pode ser fabricado aqui na Helibras.
Desculpe, não sabia que a conversa era um comparativo entre Chile e o Brasil.
É isso mesmo?
“Mas com vontade politica podemos substitui-los por um modelo ocidental. O Eurocopter Tiger aliás é uma boa opção e pode ser fabricado aqui na Helibras.
Em nenhum momento discuti isso. Nem questionei as capacidades construtivas do Brasil.
Apenas respondi a pergunta do Silvano.
” O Chile fabrica o que?”
Parafraseando vc:
“Sentiu o golpe, cartinha do baralho?”
Você nem eu temos fábrica de helicópteros no Brasil. De Brasil a Helibras tem o bras, mas é controlada pela Airbus e só está aqui pela maluca demanda de helicópteros que existe para o mercado civil.
Helibras nunca desenvolveu um único modelo aqui e se depender do governo brasileiro morre de fome.
Espero que a FAB tenha plano para a substituição desses vetores e de preferência com transferência total de tecnologia nos mesmo moldes do projeto FX que resultou na aquisição do Gripen.
Procurei, procurei e procurei mas, não encontrei nenhum comentário do AntonioKings nem do Zeus… Será que não aparecer por estes lados hoje?
Não desdenhe, pois depressão é assunto sério!
Obs: tem vários outros que tb não apareceram hj
“…depressão é assunto sério!…”
Que maldade, devia mudar seu Nik de “Satyricom” pra “Cruelcom”.
Entao… Por que mesmo que sera descarregada as Anvs…..
Excelente notícia e no momento certo! Às vésperas da visita ao Rei da Rússia.
Infelizmente, não sei se por respeitarmos demais o povo russo e sua indústria bélica ou, se por falta de coragem de enfrentar o setor doente da população, não iremos usar a frota de MI-35 para treinar os batalhões de artilharia anti-aérea.
Espero que o Governo Federal nos surpreenda com uma compra de Apache no dia seguinte ao regresso da visita oficial àquele Reino.
Save Ferris! 😎
Apache para fazer oque na região amazônica amigo?! Tem que ser aeronave multifunção…
Para atender as comunidades ribeirinhas, transportar medicamentos, provisões, militares, evacuações médicas ou em tragédias devido ao clima.
Quem precisa de helicóptero de ataque é o EB !
Se for para desativar que desative,será uma pena, mas pior será desativar e não substituir por outra aeronave de função similar…
Concordo.
Melhor o Tigre europeu ou a cópia dele autorizada, fabricada na Turquia, esta segunda opção seria melhor ainda, pois nos inseriria junto a um novo país o qual possamos nos associar em algo.
O Black Hawk de ataque não é tão manobrável, além do que perde sua capacidade de transporte por conta do peso da blindagem adicional.
A Turquia tem uma boa indústria de defesa.
“Melhor o Tigre europeu ou a cópia dele autorizada, fabricada na Turquia” KKKKKKKKKKKKKK
O Apache é bem mais velho do que o Tiger, e continua sendo o melhor helicóptero de ataque. Não é atoa que a Boeing não vende ele por menos do que 3 vezes o valor de um Mi-28.
Quem compra Ka-52, Mi-28, Mi-35, Tiger ou outro, certamente possui bons helicópteros de ataque, mas nenhum deles é assim uma
BrastempGeneral Eletric.Há quem esteja aposentando Tiger para comprar Apache.
Não..o Tigre é outro enrosco..hehehe..o helicópetro da Turquia é o Agusta A129 Mangusta da Itália..me corrijam se me equivoquei…mas de qualquer forma Heli de ataque é coisa pro EB…a FAB cumpriria a missão de combate ao narcotráfico com super tucanos e uns helis de transporte pra região estariam de bom tamanho
molhou as calças hj né ? confessa vai…
🙄
Se elas sao tao boas… Anv multimissaoo……….???
FAB? Aquele aeroclube onde a maioria do seu pessoal tem mentalidade de sindicato de repartição publica? Qual a novidade? Pior é ver gente justificar dizendo que o “helicoptero nao se adapta a FAB” sendo que esse é o helicoptero de ataque mais utilizado no mundo, inclusive por países de terceiro mundo. O Peru usou por anos e nao teve problema algum. Angola usa desde os anos 80 e tambem nao viu problema algum….é, na FAB tudo vira problema, mas não é a FAB o problema!
Sabe tudo de doutrina aeroespacial, poder aéreo… Anos como instrutor no Air War College. Pq ECEMAR é chinfrim p você.
Boa Cel!!! Esses mongoloides de teclado que infernizam as redes com suas experiências de LOL deviam ficar calados!!!
Aeroclube? rsrs eu também usava meu golzinho e não achava problema até ter meu cobalt 1.8 ltz.
Nao diria Aeroclube, mas aviacao VIP para Executivo, Legislativo, Judiciario e agregados.
Tem um caminhão do Corpo de Bombeiros da VOLVO q é o mais utilizado no mundo….. então o EB deve comprar?
Tem um quebra-gelo da Russia mais utilizado no mundo, então a MB deve comprar?
Você está realmente dizendo que o Peru (acrescento a Venezuela) não tiveram problemas com a manutenção de equipamentos/materiais russos?
(sabe tudo!)
Existe uma sensível diferente entre “ter” e “operar”.
E não estou falando da qualidade dos equipamentos/materiais, mas sim da logística necessária para manter eles operando.
Que são questões completamente diferentes.
Quadro geral da FAB, EB, MARINHA ( oficiais) = playboys de classe média alta que sempre tiveram tudo de bom, depois passam no concurso, mas continuam com a mesma mentalidade de lambe-botas dos EUA e de playboy (“não quero mais isso, vou fazer birra, minhas mordomias são mais essenciais que qualquer coisa, vou sabotar o que não me agrada, sou olavista, tenho medo do comunista” e coisas do tipo). Se o vetor fosse norte-americano, mesmo caindo os pedaços, reusariam e reutilizariam, não importando os custos.
Playboys de classe média alta… Pára de beber o que você tá bebendo.
Até hoje não conheci um que não fosse…
Ah
Então vc é playboy de classe média alta? Seus amigos contam histórias maneiras, enquanto vc fica com inveja, porque não tem condições de ser militar. Recalque isso?
Pra escrever tanta coisa deste tipo, só pode ser.
não tenho inveja de ninguém, mas são crianças mimadas e passam a vida toda e chegam À vida adulta continuando mimadas, birrentas e com o mundo no umbigo, todos paga pau de americanos, pq já foram na Disney ou assistem muitos filmes e “jornais”( já assistiu algum que fale mal dos EUA? mesmo com invasões injustificadas no Iraque, Síria e outros lugares , sempre são os e Sempre falam mal da Rússia) . Pra eles o mi-25 é um brinquedo do “mal”, tem que ser trocado por um dos mocinhos.
Rapaz, você tem problemas…
Que venham os Black Hawks de ataque (transporte)
Vai vir uma divisão, chegam na sexta as 8:00 h em Rio Branco..
Uma divisão?Séria A ou Segundona???
Devido ao acordo com a OTAN estamos proibidos de adquirir ou comprar não só armas como tb peças de reposição q não sejam fabricados pelos países membros da organização.
Vários membros da OTAN utilizam equipamentos russos, não viaja na maionese…
Sai dessa, o Mourão só tagarela o que o establishment manda. Não tem o menor fundamento.
Nada a ver
The point here is different. All Mi-24Ps of the Hungarian Air Force underwent a major overhaul and partial modernization in Russia in 2017 – photo
Ah, paciência.
Se não compensa o custo/benefício de fazer manutenção dele, então desativa e tenta vender pra alguem enquanto ainda possui um mínimo de valor ( será que o Peru compraria ? )
Não é o ideal, mas pelo menos a FAB teve a maturidade de se livrar de um gasto desnecessário, ao invés de empurrar com a barriga e de gastar o dinheiro do contribuinte com algo sem valor.
É um baita vetor, comprado de forma errada , na força errada (entubado) , como dito o pós venda russo é fraco e voltado ao deu problema , joga fora e compra um novo…
A FAB não precisa de um heli de ataque, para o lugar deles compra uns UH-60 que são mais adequados para a função…
Gente importante das FA s foram para Israel ver um monte de coisa por lá.. inclusive gente de asas rotativas… Vamos ver se surgem novidades
Lembro de ter lido que a Aviação do Exército foi avaliar, nos Emirados Árabes Unidos, a versão armada do Black Hawk, será que há alguma relação? Com a versão armada daria para ter um meio múlti-missão, talvez economizando uma grana. Enfim, não conheço os fatos… só lembrei da nótícia sobre o interesse da Aviação do Exército na versão armada do Black Hawk.
Segundo li, essa viagem não rendeu frutos pois os árabes fizeram o papelão de nem ao menos permitirem que se voasse na adaptação do Black Hawk que fizeram.
Ué, falaram que a IAS dava conta do recado na manutenção e que os russos ficaram de boca aberta com a capacidade técnica da empresa brasileira, palavras do tal de Caiafa com aquela “humildade” dele nos vídeos.
Quem é esse tal de Caiafa? É da DIRMAB?
Ele se diz: “jornalista especializado em defesa” rsrs…
É bem mais embasado que a grande maioria dos que aqui escrevem.
É da DBTFA
Divisão de Buzios e Taro das Forças Armadas.
Ele é editor da Revista Tecnologia e Defesa. Talvez já tenha até falado com ele nos tempos de FAB.
Não tive esse “prazer”.
Não Cel. E um vasilina.
Duvido que a revisão deste helicóptero custe mais que o preço de 1 ou 2 unidades deste helicóptero , ficaria muito mais caro Blackhawk novos adaptados para o ataque do que a revisão do mi-35, dúvido que o preço dos Cobras Usados que foram oferecidos seja mais barato que a MI-35.
Estes helicópteros deveriam ser repassados para o Exército e deveriam fazer a revisão, melhor que um punhados de Esquilos adaptados.
Não existe justiça lógica para essa desativação.
A manutenção do Palio sai mais barato que um Honda City…… só q precisamos de um sedan.
O equipamento é russo, apenas isso. Os oficiais olavistas preferem não ter nada a ter equipamento russo.
Senta no IGLA
Em tempo de pano curto, fica o que é extremamente necessário..
Gripen e KC390..
Mas que comece a choradeira e as teorias de conspiração.
falou o olavista…
Por que olavista ?
Sempre temendo o fantasma do comunismo pra justificar a subserviência aos norte americanos