Morre, aos 99 anos, ex-expedicionário da FAB da Segunda Guerra Mundial
Tenente Eronides João da Cruz atuou como Técnico em Armamento no Primeiro Grupo de Aviação de Caça e era o único ex-combatente da FAB em Curitiba (PR)
O ex-expedicionário da Segunda Guerra Mundial, Tenente Eronides João da Cruz, até então considerado o único ex-combatente da Força Aérea Brasileira (FAB) em Curitiba (PR), morreu aos 99 anos na manhã do domingo (06/02), no Hospital das Nações, na capital do Paraná (PR).
O velório ocorreu durante esta segunda-feira (07/02) na Capela Luterana e, em seguida, o sepultamento no Cemitério Luterano de Curitiba. O militar nasceu em 3 de julho de 1922, em Aracaju (SE). O Tenente Eronides era viúvo e deixa duas filhas. De origem simples, cursou apenas o primário e com sete anos de idade ajudava no sustento da família, junto com seus cinco irmãos.
Em 1942, aos 20 anos de idade, foi voluntário pelo sonho de conhecer outros mundos e línguas. Autodidata, foi promovido a Cabo em 1945, quando passou a receber treinamento de Sargentos americanos para manusear armamentos dos aviões. Dentre as missões, viajou pelo Panamá, Estados Unidos e Itália, colecionando aprendizado e memórias.
Eronides foi Terceiro-Sargento Técnico em Armamento no Primeiro Grupo de Aviação de Caça quando atuou durante a Segunda Guerra Mundial, garantindo o funcionamento e o carregamento bélico adequado dos aviões P-47 Thunderbolt.
Em 1980, por servir com bravura e hombridade, tornou-se Segundo-Tenente reformado. Eronides foi, também, curador do Museu do Expedicionário, localizado em Curitiba, espaço que registra a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945), destacando a atuação de pracinhas paranaenses na vitoriosa campanha em solo europeu, e conta com documentos, fotografias, filmes, mapas, ilustrações da época e materiais bélicos utilizados por ex-combatentes da FEB, da FAB e da Marinha de Guerra do Brasil.
FONTE: Força Aérea Brasileira
Descanse em paz guerreiro!
Uma pessoa de valor!
Adelphi!
Lamentável. Uma parte da história do país que se vai.
Descanse em paz.
Tive a honra de, certa vez, encontrar com o falecido Brigadeiro Rui Moreira Lima perto do Largo da Carioca,
Evidentemente, ele não me conhecia, mas procurei conversar com ele.
Outro grande herói.
Combateu o bom combate! Descanse em paz!
Bonsoir le Brésil,
Obrigado senhor por participar da luta contra o nazismo na Europa. Descanse em paz.
Encontrei um artigo (em francês) especialmente dedicado à Caçada Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial no teatro italiano.
Para os brasileiros o conteúdo deste talvez não seja uma novidade, mas pessoalmente tomei conhecimento de fatos que desconhecia.
http://groupeaeronefs.free.fr/hist02.htm
Boa noite a todos
Amigo Vendéen, não sei se sabe, mas o ás Pierre Closterman nasceu em Curitiba, Brasil e tem um documentário feito pelo baterista de uma banda de rock chamada Paralamas do Sucesso ( cujo pai foi da FEB e lutou na Itália ) – salvo engano foi a última entrevista concedida por ele – que está no YouTube. Para este comentário não ficar retido, não vou postar o link, é so pesquisar lá: “Um Brasileiro no Dia D Documentário History Channel Brasil”. Abraço.
Bonsoir LucianoSR71,
A respeito de Pierre Closterman, eu havia esquecido completamente seu local de nascimento. Obrigado por este lembrete.
De resto não encontrei.
Obrigado mesmo assim e tenha uma boa noite.
Não entendi porque não apresentou o resultado, talvez esteja bloqueado na França, se eu colocar o link pode ser que fique novamente retido, mas vamos tentar youtube.com/watch?v=OG6cHu7J04k
Bonjour LucianoSR71,
Muito obrigado, eu tenho o vídeo. Eu assisto hoje à noite.
Bom dia para você
Tentei mandar o link, mas ficou retido. Se tiver interesse, verifique mais tarde p/ ver se já liberaram. Abraço.
Enviei um comentário c/ uma informação que pode lhe ser desconhecida, mas ficou retido, não sei o motivo, mas espero que seja logo liberado.
Descanse em paz, herói brasileiro!
Meus pêsames aos familiares.E obrigado!
Um grande brasileiro, quase anônimo, herói em sua bravura, inesquecível por seu legado. Meus sentimentos à família e a todo o Brasil.
Poxa, ele nasceu aqui. Aposto que teve muito aracajuano e sergipanos em geral que participaram da campanha da Itália. Porém, nem o Estado de Sergipe nem o governo brasileiro, bem como o povo nunca deu muita bola para a história. Queria saber quantos dos meus conterrâneos foram heróis de guerra.
Senta a pua!! Missão cumprida!
Tive o privilégio de ter conhecido. Vá com Deus. Nunca vou esquecer da bela tarde onde ficamos um tempinho conversando.
Descanse em paz e esteja com Deus ,Num pais onde se pouco valoriza os heróis perdemos um , Mais com toda a certeza do mundo se vai com o sentimento de o dever cumprido.
Caros editores, tenho um comentário retido há cerca de 10h, não há motivos p/ retenção, favor verificar. Obrigado.
Obrigado pela liberação.