VÍDEO: Acidente de pouso do F-35C no porta-aviões USS Carl Vinson da Marinha dos EUA operando no Mar da China
Vazou mais um vídeo do acidente de pouso do F-35C da Marinha dos EUA a bordo do porta-aviões USS Carl Vinson operando no Mar da China, no dia 24 de janeiro.
O vídeo reproduz a gravação da câmera que registra os pousos a bordo do navio-aeródromo. Aparentemente o F-35C sofreu um “ramp strike” ao se chocar violentamente contra o convés de voo.
Anteriormente tinham vazado uma foto do avião na água e um vídeo do pouso feito a partir da popa do navio.
O F-35C Lightning II, pertencentia à Carrier Air Wing 2, estava realizando operações de voo de rotina no Mar da China Meridional quando o acidente ocorreu. O piloto do avião “ejetou com segurança”.
Sete marinheiros ficaram feridos, com três enviados para um centro médico em Manila, nas Filipinas.
A Marinha dos Estados Unidos está realizando uma operação para recuperar a aeronave.
Navalhão, Bração, estagiário ou tinha uma aranha do Afeganistão na cabine?!
Propaganda é a alma do negócio, digo isto por que não existe erros no lado do mal..
O cara fala em propaganda e em “lado do mal” na mesma frase kkkkkk
Hauhauhauhauhauhauhau!!!
o sitema no F-35C e no FA-18E é automatico, portanto….
Aparentemente erro na aproximação!
Sofreu um pouco de estol antes da cabeceira da pista, veio pro pouso com a velocidade abaixo do limite, e tentou aplicar potência tarde demais, por pouco não colidiu contra a polpa do navio, erro do piloto.
Muito taxativa esta afirmação sem ter posse dos dados da investigação
Pois é!
Concordo plenamente mas, esse são os erros visíveis inicialmente mas, pode ter acontecido um windshear, alguma falha mecânica e etc… Sinistro também o desespero do controlador na fonia da torre de controle que percebe que ele estava fora do ponto exato pra realizar o toque na pista e grita muito.
Sim, pode ter acontecido uma infinidade de problemas, talvez até uma simples falha eletrônica na manete de potência, mas até lá (investigação) não há como afirmar nada. Digo, se eu fosse o investigador iria por essa linha de investigação de falha humana, devido aos aparentes indícios vistos nos vídeos.
Mas em um momento tão recente deste, termos como “acredito”, “acho” ou “possívelmente”, embora vagos, são melhores do que afirmar “erro do piloto” tão taxativamente
Saudações
Um investigador profissional nao vai em nenhuma linha pre-definida de investigacao.
Windshear no mar? Desconheco.
Exato!
Deus me livre, Meireles! Windshear em dia claro, sem CB próximo, no meio do oceano? Quem controla o pouso é o OSP, Oficial Sinalizador de Pouso! Piloto do esquadrão, que fica no convôo. Você postou muita bobagem em poucas palavras. Recordista. Parece até o Lito! Estol na curta final? Nem se ele reduzisse p idle!
Segundo a turminha dos anti é defeito do avião ! Heheh
Enfim… Numa pista comum os pilotos tem uma boa margem pra erro… E tem varios videos no YouTube mostrando o que acontece qdo ha incidência de ventos fortes..
Num porta aviões…
Eu gostei da polpa do navio
A aeronave estava na rampa de descida, como dá para ver no início do vídeo. Dificilmente foi erro do piloto. Só a investigação dirá. Pode ter perdido potência. Vê-se que a aeronave sai da rampa e o piloto, além de acelerar, tenta levar o nariz do avião.
Levantar.
Impressiona o tempo de resposta da equipe de convés em lavar onde o combustível se espalhou.
No passado a inépcia em PAs custou caro para a US Navy.
Isso também me chamou a atenção. Pessoal muito bem treinado.
Outra possibilidade: aproximação abaixo da velocidade, levando a perda de sustentação na parte externa das asas, gerando aumento do arrasto e consequente degradação de velocidade a afundamento da aeronave. Falha de sensor e não de software pode ser considerado.
Acidente estranho e feio.
Percorreu toda a pista, poderia ter destruídos outros caças, torres de observação e matado todo pessoal no convés.
Se acontece um acidente desses aqui, acaba a MB. Não tem avião, tampouco navio.
Podemos concluir que estamos livres desse risco, portanto.
Mas não do risco de a MB acabar. Isso já aconteceu.
Aparentemente ele colidiu com aquela parte curvada que fica atrás do porta aviões e é o início da “pista” de pouso. Acho difícil esse piloto chegar perto de uma aeronave naval depois dessa. A não ser que a investigação aponte erro do oficial que orienta o pouso a partir do convés, parece ser 100% culpa do piloto. Caças modernos com FBW são um doce nesses pousos navais. O sistema entra em modo de pouso (similar ao de reabastecimento) onde os comandos são suavizados. Recentemente foi implementado um sistema automatizado de pouso, similar ao que aeronaves comerciais usam para pouso com… Read more »
Bom dia, não entende de pilotagem de avião, mas para um mero leigo como eu, para mim foi barberagem e das grossas. Vejo muitos compararem as qualidades do avião tipo super trunfo, na hora do “vamo ver” ainda acho que o piloto faz a diferença, haja vista o AMX dando uma surra nos f16 dos eua em dos exercícios entre BRASIL E eua. Abraços
Acho que se não foi erro do piloto, pode ter sido erro de FBW. Este avião possui um “névoa” de problemas de software.
.
É uma possibilidade.
ouvi dizer que o F35B tem um software de pouso…será que o versao C nao possui?
acho que não foi erro do piloto não…algo aconteceu…
O software dessa aeronave deve controlar até o canopy
Deve ser como no Tesla no qual você aciona um botão na tela touch para abrir o porta luvas.
[OFF] Galante, tem uma matéria no ASAS falando dos Sentrys chilenos, que irão chegar ao país com mais de 30 anos de uso.
No circuito pro pouso eu acho que ele encurtou muito a perna do vento, e a reta final, se ele tivesse alongado a perna do vento ele teria mais tempo pra fazer uma aproximação muito mais segura.
Como dizia meu professor de navegação aérea o Santuchi, um acidente é a consequência de vários erros simultâneos, no meu ponto de vista ele errou ao ter encurtado tanto a perna do vento, e na sequência ele erra a potência aplicada pra aproximação na reta final e sofre um estol, faça uma análise crítica e perceba quantos segundos ele demora pra fazer o toque na pista depois que ele sai da perna do vento pega a perna base e entra na reta final pro pouso, acho que não foi nem 10 segundos, eu penso que se ele tivesse alongado a… Read more »
Foram 8 segundos na reta final, imagina 8 segundos pra preparar a aeronave pro toque na pista, trocar a velocidade, analisar a razão de descida, checar todos os instrumentos pra acertar o gancho na pista e etc… Se ele alongasse a perna do vento ele ganharia tempo pra preparar a aeronave pra acertar o gancho na pista, daria tempo pra fazer tudo isso, eu posso até estar errado mas, pra mim esse ponto foi crucial pro acidente.
Vários erros simultâneos.
Pior q pra pousar em um Porta-Avioes, já tem 2 erros… a pista anda e sobe e desce….
Também é essa minha opinião.
Patrão, a perna do vento é por tempo! Cronometrado a partir do través da cabeceira! Como vc sabe que ele encurtou?
Claramente falha do piloto na aproximação, percebe-se ele aplicando potência nos segundos finais. Este caça não vai fazer falta pois os EUA possuem centenas de outros mais.
Que mané falha do piloto, FakeKings.
Cadê a aparelhagem hiper, mega blaster do aparelho que não ‘ajudou’.
Jaca.
Parece que ninguém está te ouvindo, ne?
Já são mais de 700 fabricados !
O que achamos excelente.
700 problemas.
“Achamos”? Olha aí, não tô falando? Hehehehe….teu id, ego e superego estão se manifestando…..mas, vcs precisam entrar num acordo, caso contrário vai ser tu discutindo contigo mesmo….hehehehe
O estilo do verdadeiro Kings é indelével e não se pode copiar.
No final o Fake some ou o moderador deleta.
quantidade não significa qualidade .
Tu já tá dando tilt….inclusive, já surgiu uma segunda personalidade tua…..hehehehe. Aliás, não é a primeira vez que eu vejo teu id comentando por aqui…..hehehehe. Ele começou a se manifestar…..hehehehe
Tilt?
O que dizer de um minion usando nome de avião russo?
kkkkkkk
Hehehehehe, como já expliquei muita vezes, acho o avião muito bonito e, exclusivamente por esse motivo, uso o nome Flanker. Entretanto, se tu te informar, vai aprender que Flanker é o codinome dado pela OTAN à família de caças da Sukhoi. Não é um nome de fábrica. Não foi dado pela Sukhoi para esses aviões. Foi dado pelos “infiéis” e “imperialistas”, do ocidente. …Hehehehehe Já o teu nome, que tu assinava como Reis no início, passou a assinar como kings….em inglês, no idioma dos “infiéis” e “imperialistas” britânicos e norte-americanos. Quanto ao “minion”, a única condição e possibilidade de eu… Read more »
Nada como jogar para a torcida.
Um mesmo acidente do f35 rende 3 matérias.
Ai um mig31 sofre um acidente: “a política do site é de não mostrar acidentes’
https://scramble.nl/military-news/first-loss-of-rf-vks-mig-31k
Ih, la vem o puxa-saco… quer comparar um acidente aparente comum de um caça russo no meio do nada com o de um F-350 caindo do convoo de um porta-aviões americano em pelo exercício no mar do sul da China, com vídeo vazando e tudo… é claro que vai ter mais visibilidade
F-35 japonês caiu no mar -> Erro do piloto.
F-35 coreano ‘quebrou’ -> Culpa do urubu.
F-35 americano bate em tudo -> Erro do piloto.
F-35 inglês caiu no mar -> Erro do Piloto
F-16 israelense abatido -> Erro do piloto.
Conclusão: As máquinas são excelentes e os pilotos horríveis.
Só pode.
Qdo foi problema no avião… Aterraram todos !
O brinquedo custa caro e os pilotos nem iriam querer voar !
Se vc está tão bem informado assim, sabe disso !
Tem o que caiu no mar do sul da China também ?
E, se não me engano, um ou dois F-15 japoneses.
Desse jeito, a China nem precisará apertar o gatilho e gastar munição.
acidente comum?? comumente mig31 se acidentam na russia? é isso?
Andre, um F-5 da Coreia do Sul caiu e matou o piloto, um F-15 Japonês caiu no mar e provavelmente matou seus dois tripulantes, e eu não vi essas matérias aqui no aéreo, será que o site está escondendo esses acidentes da torcida?
Acho que o site não gosta de publicar notícias que envolvem óbitos, sinceramente, parece um mimimi de sua parte, e segundo você o último caça relevante da Mig foi o Mig-21, portanto, porque fazer uma matéria de um caça irrelevante?
pois é…tantos acidentes e nenhum é relatado. Já um acidente do f35 rende três matérias.
não diria que o mig31 é irrelevante, mas a linha de frente não seria feita por ele…
Andre mas eu acho que não dá para comparar o Mig com o F-35, o o F-35 é muito mais relevante, até mesmo a região que ele caiu, é muito relevante, um é um interceptador antigo e dedicado e o outro é um 5° geração operando em um porta aviões, e claro, deve chamar muito mais a atenção dos leitores.
O importante é destacar todo e qualquer problema do F35 e ignorar a aviação russa, até porque não sai uma noticia positiva daqueles lados…
Sim, o site tem total interesse em perseguir o trambolhão.
O interesse do site é manter essa meia dúzia de baba faberge “representado”.
Já que não existe notícias com pontos positivos sobre os aviões russos, o jeito é colocar absolutamente tudo que sai falando mal do f35.
Legenda vista no monitor
W W W W chuáááá.
Chora Dezinho.
Antoniokings, o Andre me lembra um pouco você, só que ao contrário, você não gosta do F-35 e isso não é segredo para ninguém, já o Andre, não gosta do Su-57, a “rixa” entre vocês dois me lembra muito você e o Tireless, aliás, o Andre lembra muito o Tireless, por algum estranho motivo.
A diferença é que existe apenas um su57….
O problema é que a Rússia possui cerca de 1.500 aviões pesados, muitíssimo velozes e extremamente bem armados.
São Su-27, Su-30, Su-34, Su-35, Su-57, Mig-29, Mig-31 e Mig-35.
E vc acha que alguém em sã consciência vai enfrentar uma Força Aérea dessas?
Melhor não arriscar.
br.sputniknews.com/20220205/cacas-de-5-geracao-su-57-recem-construidos-surgem-em-fotos-na-russia-21282857.html
Impressionante as entregas do Su57. A Rússia está de parabéns mesmo. Dois aviões entregues em quase 3 anos.
Aqueles 4 prometidos em 2021 estão na padaria né?
Agora, mig29 já demonstrou em combate que é uma lastima, mig35 está na mesma padaria que o su57. E su27 e seus filhotes…se não enfrentarem caças de 5gen talvez tenham alguma chance.
Interessante as simulações feitas aqui no Aereo:
https://www.aereo.jor.br/2020/09/07/simulacao-gripen-ng-versus-sukhoi-su-30mkv/
https://www.aereo.jor.br/2021/06/25/qual-a-melhor-aeronave-de-combate-bvr-da-atualidade-uma-resposta-usando-o-simulador-command-modern-operations/
Andre, o número de aviões produzidos não importa muito para quem quer dar hate, o novo caça francês/alemão nem pensou em “sair do papel” e já tem gente chamando de nova jaca, a origem do seu hate não é específicamente no Su-57, e sim na Rússia, já o Antoniokings é nos EUA, os caças é que pagam o pato.
E não que faça muita diferença, mas supostamente tem três Su-57 entregues.
Matou a pau!
Seria a mesma coisa do caça franco-germanico se houvessem uma meia dúzia dizendo que ele é o melhor caça da história e que a Europa pode conquistar o mundo com esse avião.
Sobre o su57, foi a unidade entregue em 2020 e dois talvez convertidos dos protótipos. E o único país que pôs a mão no projeto e teve a oportunidade de avaliar de perto, falou que não entregaria o que prometia. Não é hate, simplesmente ainda não existe nenhum motivo para louvar esse avião.
Coloca um para correr atrás de um F-35 desses e vc verá a relevância do MIG-31.
Força bruta!
Ele vai só correr, mesmo. Não vai detectar nada…
Relevância? Eu pensei que fosse um site sobre aviação, voltado aos entusiastas da aviação.
Alguém aqui está no lugar errado então.
Será que isso foi mais um dos inúmeros problemas que tem o caça ou apenas um erro rotineiro? Me parece que um caça extremamente moderno, totalmente operado por um software complexo com mais de 3 milhões de linhas de código que ainda tá cheio de bugs é algo muito perigoso de se pilotar? E se isso foi apenas mais um bug do sistema?
Credo, que pancada! Mas achei que o F-35 até que suportou bem o impacto, claro que ele ia ser destruído pelas chamas se não caísse no mar, mas, na pancada em si, até que ficou inteiro.
Aproximação me pareceu agressiva demais. Não é automatizado esses pousos não? Se não o piloto estava com muita pressa para pousar.
Eu acho que ouvi o grito de “I lost power”, ou seja o piloto gritou que perdeu potência, se alguém tiver outra percepção dito, eu gostaria de saber.
A pessoa que estava gritando não era o piloto, era algum controlador no navio gritando no rádio para ele aumentar a potência.
“Give more power. Power! POWER! POWER!”
Muito provavelmente o OSP.
Avisa p Meireles…
Mais alguém tem dúvidas que pousos em porta aviões é extremamente perigoso e complicado?
É só pintar o escudo de. São Jorge no porto aviões! Com a Rússia funciona!
A aeronave vinha dentro dos eixos vertical e horizontal, mas de repente “caiu”. Provavelmente, perda súbita de potência e quando o piloto tenta corrigir, acelerando, a resposta foi tardia. Óbvio que é apenas a minha opinião.
Procura acidentes aeronáuticos e tu vai achar F-18, F-14, A-6, A-7, A-4 etc. acidentes iguais. Uns noturnos e outros diurnos. Uns também com tempo ruim.
So erra quem faz. E quem mais faz são os EUA.
Pra vermos o quão perigoso e nada simples é a aterrisagem em um porta aviões !!!
Tomcat, na minha opinião, pilotos navais são os mais fod@s, olha a pancada desse F-18 pousando, treme tudo.
https://www.instagram.com/reel/CYAE98Tv_pl/?utm_medium=copy_link
Pois é Maurício concordo cm você, Vendo até parece fácil né… mais exige muito treino e o máximo de concentração.
é prematuro dizer qualquer coisa agora, apontar que é culpa do piloto, até parece, Mas inúmeras coisas podem ter dado errado/falhado,.. Tem que se esperar..
E tem outra Maurício, o trem de pouso dos vetores que operam em porta aviões são muito mais reforçados pra aguentar a porrada que é o impacto em uma pista que se move em todas as direções balançando nas ondas do mar.
Depois veja um vídeo curto no canal do Caiafa onde mostra um F-16 pousando(Bamby) e um F-18 (Shrek), ambos em pista normal, o vídeo é recente, de três a quatro dias atrás.
Tem essa versão aqui também:
https://www.instagram.com/tv/CY6SaTgIeaT/?utm_medium=copy_link
Pq só ele ?
As operações com o F-35 continuam normalmente !
Se fosse uma falha como descreve… Aconteceria com todos !
Software sempre dará problema se vc acionar a rotina com algum bug !
Nenhuma matéria sobre o Mig 31 K que caiu…
Que coisa canhota esse blog
Só de zoação.
Muito boa!
Todo pouso é uma queda controlada, num porta aviões em movimento, a coisa é ainda mais difícil. Não julgo nada, pois capacidade pra fazer melhor, não tenho…
Ainda bem que não fez um STRIKE nos outros aviões estacionados no convés, aí o prejuízo seria gigantesco visto que os demais cairiam todos no mar.
Impressionante o bichão dar uma pancada dessas e quicar inteiro…
Excelente design, protegeu o piloto. Fosse outro, tinha rolado, desmantelado e pegado fogo. Anteparas de titânio?… Então, se vê que o avião chegou baixo (o navio pode ter subido), chapou na pista (perdeu uma das engrenagens de pouso), girou várias vezes na horizontal (não saiu da landing lane), caiu de ré na água. Foi o acidente mais bem sucedido que eu já vi. parabéns a todos.
Voar voar, subir subir. Como disse um tal de comandante Rolim, nem devem lembrar dele essa piazada mimada de hoje, mas disse Ele, “quem lava louça, quebra louça”. Quem voa muito tem possibilidade maior de acidentes (desenhando pra vocês).
Alguém vai perder o emprego…….
É realmente virou rotina acidentes envolvendo o F-35 .
Quando se tem mais de 700 aeronaves do tipo voando (já são mais F-35s produzidos do que o SU-27) se torna rotina mesmo. Estranho seria se a taxa de acidentes por 100 mil horas de voo estivesse maior do que de outros caças da força que os opera, o que não é o caso (o F-35A tem uma taxa de acidentes por 100 mil horas de voo menor do que a do F-16 na USAF).
As 700 aeronaves voam ao mesmo tempo ?
Como assim? O que isso tem a ver?
“ quando se tem mais de 700 aeronaves do tipo voando “
Tu entendeu o que ele quis dizer…não te faz de desentendido.
Parece erro humano. Se até os OVNIs caem pq não um f35
Fora da briga americana e chinesa, qual interesse britanico na parte sul da América. Mantendo a Malvinas, bajulando o Chile, antártida? Brasil? Argentina?
Já veio todo torto, sem controle….imagina o pânico do piloto….rsrsrs….
EUA e RU em decadência ou é só impressão minha…..China e Russia em ascenssão.
Acredito que esse vídeo fizesse parte de algum tipo de informação confidencial, até que algum resultado da investigação saísse. Certamente a US Navy vai investigar seriamente este tipo de vazamento, especialmente nestes tempos de nova Guerra Fria que estamos vivendo.
Soltou pecinha na hora de pousar!
Pousar em porta-avioes nao é moleza. Poucos países tem profissionais capazes de tal feito. Muita coisa pode ter dado errado para que essa pancada (e que pancada) acontecesse, qualquer coisa que seja dita agora é mera especulação.