Os helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) têm sua data comemorativa em 3 de fevereiro

Os helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) têm sua data comemorativa em 3 de fevereiro.

O fato notório que deu origem à escolha desse dia ocorreu em 3 de fevereiro de 1964, em uma Missão de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), na região de Katanga, no Sul do Congo, quando a tripulação de um Sikorsky H-19 da FAB pousou, sob disparos de grupos rebeldes locais, para realizar o resgate de outro helicóptero que transportava missionários e freiras, e havia pousado em emergência em meio à vegetação subsaariana.

Por suas conhecidas características – versatilidade e flexibilidade –, as aeronaves podem decolar e pousar em locais de difícil acesso, pois precisam de pouco espaço para executar a ação. Os vetores, pela capacidade de manter o voo pairado, tornam-se ideais para ações de salvamento, infiltração, exfiltração, entre outras.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

118 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vitor

Alguma notícia da situação dos AH-2 Sabre?
Acredito que será um tópico na visita do Bolsonaro a Rússia.

Diogo Miami

Só vender pra Argentina?

horatio nelson

ou doar pro uruguai kkkk

Rinaldo Nery

Phase out.

Leandro Costa

Interessante…

Marcos Cooper

Sério??

Leandro Costa

Se não me engano são menos de 15 anos de serviço.

Marcos Cooper

Pois é… Tivessem adquirido mais Blackhawks ou Super Tucanos….

Sensato

Aí não teria beneficiado quem se supõe que tenha beneficiado.

Bueno

12 anos em Abril 2022
 
Estava previsto a manutenção de 1000 horas a swer relaizada na empresa
IAS –
Indústria de Aviação e Serviços, localizada em São José da Lapa (MG), Não tem nada confirmado pela FAB.
 
A Russian Helicopters/IAS firmaram acordo em 2020 para a eventual manutenção dos Mi-35M/AH-2 Sabre da FAB  no Brasil
 https://www.militarynews.ru/story.asp?rid=1&nid=548189&lang=RU
 
No Exercicio Tapio 2020 em Campo Grande MS foram empregados 3 Mi-35M/AH-2
 
https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/36074/T%C3%81PIO%202020%20-%20Exerc%C3%ADcio%20simula%20cen%C3%A1rios%20de%20guerra%20e%20treina%20militares%20para%20situa%C3%A7%C3%B5es%20reais
 
No Exercício Tapio 2021 não apareceram, isto não significa nada… kkk é provavel que a temática do exército não tinha seu emprego

Leandro Costa

Tempo curto de serviço.A algum tempo atrás a IAS estava contratando mecânicos, salvo engano. Lembro de ter lido algo nesse sentido.

No final das contas, espero que um deles seja enviado ao MUSAL.

Rinaldo Nery

Tápio é exercício do COMPREP. Nada a ver c exército. Ou vc digitou exercício?

Bueno

Exercício. erro de digitção

“No Exercicio Tapio 2020 em Campo Grande MS foram empregados 3 Mi-35M/AH-2”

Tutu

Que pelo menos um vá para o Musal, lembrar essa operação curiosa que durou tão pouco.

Sensato

Respeitosamente discordo. Se não se julga que sejam viáveis em nossas forças, que se venda todas as células.

Tutu

Eu discordo, se o fouga magister, que operou por menos tempo ainda na fab foi preservado, pq os Mi 35 não podem?

Marcos Cooper

Pra esconder a vergonha. De não ser capaz de operar e manter esse tipo de aeronave.

AMX

Perfeito. Museu é pra preservar a memória, no caso, a aeronáutica.
Os C-46 Commando, por exemplo, que, salvo engano, a FAB só operou 2 e por bem pouco tempo. Lembro de ter lido numa Aerovisão que havia quem não o quisesse no Musal. Que bom que esses não vingaram.

Elias

Qual governo mesmo…?

SteelWing

o mesmo que comprou Gripens e coprojeto de subnuc, lembre tbm !

Sensato

Em circunstâncias e por motivos diferentes. Não compare laranjas com maçãs.

SteelWing

A pergunta era sobre qual governo.

Fabio

No mesmo que atrasou mais de 10 anos o Fx-1 até chegar no Fx-2.

Welington S.

Tem nada de governo não filho. ESTADO.

SteelWing

pq vc não diz isso pro colega que estava reclamando do governo então?
Estranha essa seletividade.

Last edited 2 anos atrás by SteelWing
AMX

Ledo engano seu.

SteelWing

e isso é muito estranho, pois o Peru opera o os Hind há décadas, inclusive comprando depois outras versões! Ouvi falar que estes eram/são deixados a chuva e sol com pouca ou quase nenhuma manutenção aqui no Brasil e ainda estão resistindo…

Rinaldo Nery

Lá, um Antonov pousa e troca o helicóptero inteiro, um velho por um novo. Se eles podem, ou querem, problema deles. Aqui não podemos nem queremos.

Joao Moita Jr

O Brasil tem governo? Desde quando? Esses helos são máquinas incríveis e muito robustos, já os vi em operação bem de perto. Desempenho muito superior no apoio a unidades de infantaria, e luta contra insurgente. Um leque imenso de armas para todo emprego, e blindagem muito resistente e versátil. Mas chegaram no Brasil praticamente desdentados. E claro, para a FAB não prestam, pois são de origem russa, então são “comunista”, né? Coisa de malvado. Eis aí a falta de visão estratégica, a falta de rumo, aonde hoje se faz uma coisa, e amanhã simplesmente se joga fora e começa tudo… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Joao Moita Jr
Marcos Cooper

Preciso concordar com vc João.

Rinaldo Nery

Amigo, não têm nada de desdentado. Vieram com os mísseis, foguetes e cartuchos. Aliás, a CBC teve q fabricar um tal cartucho de 23mm, que ninguém usa no Ocidente. Não sei se vc sabe, esses heli vieram goela abaixo a fim de equilibrar balança comercial. Nenhuma das Forças pediu. A MB e o EB, acertadamente, não quiseram. Daí, a FAB criou um teatro no CELOG pra justificar a aquisição. Assisti a palestra do Chefe do CELOG, no ILA (Instituto de Logística da Aeronáutica), na BASP, em 2009. Palestra pra enganar tolinhos.

Leandro Costa

João, não tem nada a ver com isso.

Rafaelsrs

Você tem alguma prova que o presidente da época contrariou indicação de compra do corpo técnico da FAB? Ele inventou da cabeça qual helicóptero comprar?

JCuritiba

Aeroclube!

Rinaldo Nery

Saudades da AFA! Li isso noutra matéria. Foi desligado? Quando? Eu estava lá, será?

JCuritiba

Coronel, como disse anteriormente o fato de ter boas lembranças da academia e muitas ótimas amizades não tem nada a ver com minhas críticas.
Não fui desligado, apenas fui coerente com minhas impressões e segui outro caminho profissional.
O senhor não estava lá na época. Agora, creio que o fato de alguém não concordar com a condução da força não dá o direito do senhor partir para ataques ou ofensas pessoais.
Outro dia me chamou até alfabetizado funcional.

Fabrízio

Dias contados. 03 operativos, 03 canibalizados e mais 3 na reserva. Segundo um piloto de sabre amigo.

Não liberam os pilotos para transferência de esquadrão e não formam novos pilotos.

Last edited 2 anos atrás by Fabrízio
Rinaldo Nery

Confere.

AMX

Triste saber.

Marcos10

O que deu errado?

Bardini

Rasgaram uma montanha de dinheiro com algo que nunca foi necessário dentro da FAB.

Cansado

Por vezes me parece que as forças armadas brasileiras têm uma filosofia estranha: “se não vier o equipamento que queremos, preferimos não ter nada”.
Preferem não ter nada a ter um Mi-35. Preferem não ter nada a ter um Caracal.
Se não for BlackHawk, preferimos não ter nada.
Curioso isso.

Varg

Também pensei algo semelhante, de que além do sofrível pós-venda russo, a FAB meio que nunca teve interesse em operar os Sabres a contento…

Rodrigo Martins Ferreira

A questão n é esta..

Helicópteros de ataque não são necessários na FAB..

as Kombis a FAB n pediu e não fica fazendo doce em usar. Pelo contrário, do limão fez a limonada.

Cansado

Rodrigo: O que você disse, de certa forma, acabou confirmando o que eu mencionei. Pois segundo um comentarista daqui, que fez carreira na FAB, diante do fato de que a FAB não os queria, foram oferecidos para o Exército, que negou. Ou seja, o Exército preferiu não ter nada parecido, a ter Mil Mi-35. Faz sentido? Para mim, não faz. E agora veio o amigo lá em cima e disse que a FAB os está desativando. São aparelhos que vieram novos de fábrica. Mas ok, entendo o que você disse, a FAB não precisa deles. Mas vieram para ela. Por… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira

A questão n é esta velho…

A questão é que tem que dividir o pouco de orçamento que tem, com algo que seja realmente necessário.

Acaba sendo preterido mesmo.

glasquis 7

A questão é que tem que dividir o pouco de orçamento que tem…”

Pouco orçamento???

Leandro Costa

Cansado, esses helicópteros foram comprados sem consulta prévia ao Ministério da Defesa ou as Forças individuais. Foram adquiridos como condição para a Rússia abrir seu mercado ao frango Brasileiro (salvo engano era frango). Se o planejamento das forças já era complicado, ele apenas o complicou ainda mais. O Exército não queria porque teria que manter com dinheiro sabe-se lá de onde e atrapalhar o que tinham em mente. A própria FAB não queria, mas teve que engolir. No final das contas, mesmo sendo helicópteros incríveis, eles tinham uma linha logística totalmente diferente da nossa e por isso gastavam mais. Muito… Read more »

Leandro Costa

Não foi o que eu ouvi de oficiais da FAB na época em que os helicópteros foram adquiridos. Ter a necessidade de helicópteros de ataque é uma coisa. Não poderem fazer processo de seleção para escolherem qual aeronave adquirir é outra coisa.

Rinaldo Nery

Acho q essa licitação nunca ocorreu.

Marcos Cooper

mas ouvi falarem mesmo sobre essa questão. Dizia-se,na época,que a escolha da fab seria entre os finalistas Agusta A-129 e Mi-35,a “escolha” recaiu sobre o Mi-35 pelos motivos que todos sabemos…
mas a preferencia era o Agusta!

Marcos Cooper

Porquê o eb não quer isso aí,simples assim. Situação em que o exercito está corretíssimo!
Vc pode afirmar que esse trambolho se ajusta às necessidades do EB? Simplesmente não é prioridade do exército agora.

Cansado

Calma meu querido. Não estou tomando partido, só tentando entender.
Porquê o eb não quer isso aí,simples assim” – mais uma vez confirma o que eu disse lá em cima: as forças armadas brasileiras preferem não ter nada a ter Mil Mi-35.
Um helicóptero único na sua categoria – pois é bem armado e pode transportar até 8 soldados – que já ultrapassou 2600 unidades fabricadas (contando o seu pai Mil Mi-24) e é ou foi utilizado por 59 países.
Então tá.

Marcos Cooper

Não quis ofender,desculpa. Mas o Sabre é um estranho no ninho. A própria fab não sabe como aproveitar a máquina e o exército prefere outra plataforma.

carvalho2008

de novo…preferir é do direito…abdicar do recurso inexistente é incongruente…

O Heli não é ruim e voa em diversos locais do globo com estrutura piores…onde está o problema?

Marcos Cooper

No brasileiro! Se o governo queria tanto agradar os russos,deveria ter comprado um ou dois Beriev Be-200 bombeiros. Isso sim teria um impacto positivo para o país,que todo ano assiste seus florestas queimarem e não tem um meio aéreo eficaz de combater essas catástrofes.

Cansado

Exatamente esse era o meu ponto.
Mas pelas respostas já deu pra entender qual é o real problema. Obrigado a todos que me responderam.

Rinaldo Nery

Porque ficou inviável.

Juarez Martinez de Castro

Boa noite Cel. O tempo Cel., O tempo sempre ele, senhor de todas as verdades.
A hora das “kombis” vai chegar ……

Rinaldo Nery

Não discordo.

Bille

Na minha opinião, só posso dizer que será perdido o meio mais eficaz brasileiro de atacar uma unidade antiaérea de relevância (S300).

Bardini

Não enxergo jusficativa que caiba, para continuar rasgando uma montanha de dinheiro com helo de ataque, apenas para enxugar muito pouco gelo e bater foto bonita, alegando que essa arma seria a mais eficaz contra um sistema S300… . Só o que a pasta da defesa torraria para colocar os 12 ou 10 para voar, certamente compraria um bom punhado de Harop, por exemplo, que além de bater em S300, serve para ir atrás de outros sistemas em um outro contexto ou frente de emprego da força. . A FAB tem de passar o facão nisso aí enquanto as aeronaves… Read more »

carvalho2008

sob o prisma da FAB seria uma verdade…pois ela já tem uns 80 A-29 que fazem esta missão de forma muito mais barata e creio mais eficiente…

Mas o EB não…ele não tinha e nem tem o recurso….depois não chora se não tiver CAS…a eterna briga de exercito querendo ter seu proprio CAS porque alega que força aerea não garante isto sempre que precisa….

Marcos Cooper

” que será perdido o meio mais eficaz brasileiro de atacar uma unidade antiaérea de relevância (S300).”
véi,vc não disse isso” Não é possível. O Mi-35 nunca foi projetado para missões SEAD. NUNCA!

Last edited 2 anos atrás by Marcos Cooper
AMX

“…algo que nunca foi necessário na FAB”.
Isso sim é “falta de visão estratégica”.

Bardini

Claro, claro. Eu realmente não tenho “visão estratégica”. Quem tem, foram os fabianos que montaram aquela peça de ficção, pra justificar um helo de ataque operando como interceptador de teco-teco.
.
Mais de uma década operando, quantas intercptações foram feitas mesmo?
.
Só serviu pra tirar fotinho bonita. Nunca justificou o que custou. NUNCA!

Marcos Cooper

Exatamente!

carvalho2008

ai é gambiarra mesmo….alegavam que o A-29 podia forçar descer…mas não tinha como prender o traficante…o MI-35 poderia interceptar e descer grupamento para prender ate a chegada da PF…mas nunca vi ito ser praticado…ela realmente não queria…e voar heli para isto…é caro pacas….

Rinaldo Nery

Acertou.

Marcos Cooper

somente uma coisa:TUDO!

SteelWing

pois é, estranho mesmo, o Peru opera há décadas mi-24!

Rodrigo Martins Ferreira

Qual a ordem de batalha do Peru ? Quantos eles tem na linha de vôo disponíveis hoje ?

Ter a décadas não significa operar de forma continua e efetiva.

SteelWing

Foram decisivos na Guerra de Cenepa, entre Peru e Equador, sendo utilizados para romper as defesas inimigas e com o Peru vencendo e tomando área disputada a seu território. Eles tem vários mi-24 modernizados em linha de frente!

Ou seja, não custava nada pequisar pra não passar vergonha falando mal sem saber.

Last edited 2 anos atrás by SteelWing
Rodrigo Martins Ferreira

Guerra da Cenepa foi em 1995..Se brincar em 95 você n era nem nascido.

Estamos em 2022.

As perguntas persistem.

Qual a ordem de batalha do Peru ? Quantos eles tem na linha de vôo disponíveis hoje ?

Se você é incapaz de responder isto, passando vergonha está você fazendo este tipo de afirmação.

SteelWing

respondi a a ordem de batalha que você perguntou, eles fizeram compras em 2010 e 2012 de mais Hinds. Você perguntou qual batalha pelo Peru eles enfrentaram ( e venceram) e foi respondida. Perguntou também se os Peruanos o operavam bem e são efetivos, acho que isso também responde. Mas não entendi, você quer que o Peru entre em conflito com outro país só pra provar pra o Rodrigo Ferreira que eles funcionam e são bons em batalha? cada coisa… PS: Hinds sempre estão em batalha pelo mundo, em vários conflitos, é quem nem AK-variantes, sempre estão em conflito em… Read more »

Last edited 2 anos atrás by SteelWing
Flanker

E os outros 3?

Rodrigo Martins Ferreira

Para voar em 7 de Setembro rs

Flanker

Hehehehe.. .Boa, Rodrigo!

Jefferson Henrique

Boa tarde Fabrízio.
E os outros 3? Seriam 12, correto?

Eu desconhecia essa situação, fiquei surpreso com a situação deste vetores.
Será que o problema aí é o tão falado pós-venda Russo? Será que carecem de apoio logístico e de manutenção?

É uma pena a FAB ter startado a aviação de asas rotativas de ataque, ter operado um vetor Russo, diferente do normalmente usado material ocidental e que esta seja a realidade atual destes meios.

Junges

Em dezembro chegou uma equipe russa com simuladores inclusive e fizeram vários testes. Até onde eu sei voltam a voar. Irei me informar melhor e aviso. Porem ficaram muito tempo parados.

Rinaldo Nery

Desconhecia. Se souber mais poste aqui. Estive hoje c o ex EMGAP e não me disse nada.

Tomcat4,3

Ficou bacana hein. Agora é comprar mais uns 60 BH e dividir entre as 3 forças, 20 pra FAB, 30(e adquirir uns 10 a 15 kit’s pra versão armed black hawk) pro EB e 10 pra MB (da versão Sea Hawk).

Diogo Miami

Tamanho do Brasil, quantos comandos tem o exército em operação? Cada grupamento de fronteira deveria ter dois.

Rinaldo Nery

O q seria Comandos? Comandos de Área? Amazônia, Norte, Nordeste, Leste, Sudeste, Planalto, Centro Oeste e Sul. Brigadas? Dezenas.

Rodrigo Martins Ferreira

Comandos em Ação…

Marcos Cooper

Esquadrão Classe A…kkkkk

Andrey

E pagarmos mais de 60 milhões de doletas ,como no caso dos Caracal com a mentira de Tot do dono da franquia para o franqueado?

glasquis7

A primeira foto lembra Apocalipsis Now

Marcos Silva

de maneira alguma…

glasquis7

Bom, eu vi e lembrei. O que que eu posso fazer?

KKK

Marcos Cooper

kkkkkk

Kornet

Vc viu o que o “glorioso ” presidente de extrema esquerda eleito quer fazer com as FAs chilenas,polícia e carabineiros?
Se isso acontecer Bolívia,principalmente, e Peru vão fazer estátua do Boulosvic.

Glasquis7

Amigo, só pra esclarecer. A comissão de constituição é diferente do governo.

Rinaldo Nery

Amigo, você é chileno? Acabei de receber pelo zap uma proposta de lei do vosso Congresso propondo transformar vossas Forças Armadas em “Forças de Paz”. Procede isso? Ao final do documento, fazem referência a um “Movimento Biocéntrico”.

Kornet

Cel faço para ele o que o presidente eleito de extrema esquerda reserva para as FAs e Carabineiros,mas ele me disse que no Chile não há extrema esquerda.
Pobre Chile,pobre povo chileno qie seguiu o caminho dos Hermanos na sua escolha ruim.

glasquis 7

Coronel, no Congresso Chileno, assim como em qualquer congresso, existem que eleitos que defendem diversas vertentes de pensamento. É possível que alguém, adepto do movimento Biocentrista, criado por um chileno ( Rolando Toro Araneda ) que prega a paz mundial, o respeito á vida e toda uma vertente ideológica humanista um tanto utópico, tenha apresentado essa proposta mas, daí a ser o Congresso como um todo, desconheço e principalmente em se tratando do Chile que é um dos países mais militarizados da região. A população Chilena tem uma relação de amor e ódio com as suas FA’s mas, todos sabemos da… Read more »

Last edited 2 anos atrás by glasquis 7
glasquis 7

Esse documento não é do Congresso Nacional mas sim da Comissão Constitucional. Ela propõe a extinção das FA´s para a criação de uma força nacional de paz mas, como disse antes, é uma proposta utópica. É presente na população, a necessidade de FA’s fortes para manter o Status Quo que permitem ao Chile estar fora de guerras há mais de 130 anos. Tal vez, seja justamente esse o problema. Muito tempo sem guerras pode vir criar a sensação de que não se faz mais necessário um poder dissuasor que defenda a soberania mas, como disse antes, não é tão fácil… Read more »

carvalho2008

Pois é…mas uma força vocacionada a assuntos internos todo mundo sabe no que dá….ainda mais uma força governada por uma unica mão…sabemos o nome disto…..

O pessoal reclama de policias militares, mas elas ao menos obedecem de forma descentralizada aos respectivos governadores….agora, ter uma força interna numa unica mão…não acaba bem….

Rinaldo Nery

Obrigado pelo esclarecimento.

Rinaldo Nery
horatio nelson

foi muito legal aquela sena”qualquer homem q tenhas as tripas para fora é digno de beber do meu cantil” kkkkk

Matheus

Lembro de um assunto que a Marinha queria helicopteros de ataque para o “Atlântico”, para apoiar as operações dos CFN, ai vieram que os Ka-52 seriam um vetor interessante.

Marcos Silva

Tem gente achando que bozo vai comprar Mi-28 pro EB nessa visita à Rússia…. Os “cara” pira na maionese!

Marcos Silva

Pois então,sobre o Mi-35,em 2020 ventilaram a hipótese de a fab vendê-los à Siria. Será que dessa vez sai negócio?

Ramon

Vender pra Síria só se o pessoal das FA’s tiverem muito loucos da cabeça, simplesmente vai dar poder de fogo para um país que tem ocupação de tropas dos Estados Unidos, imagina a merda que isso daria.

Leandro Costa

Eu espero que não vendam para a Síria não. O fallout diplomático seria gigantesco. Se procurar cliente melhor, acha.

Reinaldo Deprera

Esse carinha do Chile é corajoso. Está testando a febre dos chilenos.
Fazendo isso esse paumolenga coloca a criminalidade chilena, que não é pouca, toda a seu favor. Ele cria um exército só pra ele. Ele pega força no crime.

Espero que a população acabe com ele e as FA daquele país não precisem se envolver. A própria população chilena já consegue enxergar a má índole do sujeito e poderia se organizar e colocar a cabeça dele no espeto.

Last edited 2 anos atrás by Reinaldo Deprera
carvalho2008

votaram não votaram? agora tem de purgar….e purguem bem….ao termino do mandato…façam eleições melhores…

Kornet

O Boulosvic lider estudantil de extrema esquerda, que para ganhar a eleição lembrou um ser larápio que aparou a barba,cortou o cabelo e usou ternos caros,só está mostrando o seu verdadeiro plano.
O Chile vai pagar um preço muito alto por tamanha insensatez.

glasquis 7

Está? Mostre pra nos então.

Kemen

Temos as Forças Armadas com a maior frota de helicópteros da America Latina, com mais de 700 aeronaves. Também temos produção local de helicópteros.

Flanker

“Temos as Forças Armadas com a maior frota de helicópteros da America Latina, com mais de 700 aeronaves”
FAB: 64 helicópteros
EB: 97 helicópteros
MB: 64 helicópteros
Total de helicópteros militares no Brasil: 225

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Rinaldo Nery

Boa! Também me assustei com o número.

Marcos Cooper

225 helos de 40 modelos e 75 nomes,kkkkkkkk

glasquis7

Temos as Forças Armadas com a maior frota de helicópteros da America Latina…”

A Colômbia conta com mais de 380 Helicópteros entre o Exercito e a Força Aérea. Não sei quantos terá a Armada Colombiana.

glasquis 7

Kemen 03/02/2022

 Reply to  glasquis7

“Tá nóia? Para de dar lances especulativos, soltando fakes..”

Telhadinho de vidro esse!!!…

KKK

Flanker

Quantos H-60 vocês enxergam na foto do início do tópico?

glasquis7

5