AFA realiza primeiro voo de instrução com Cadetes no T-27M
O primeiro voo de instrução da Turma Anúbis, do 4º Esquadrão do Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAer), aconteceu na segunda-feira (24/01), em Pirassununga (SP)
A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP) realizou, nessa segunda-feira (24/01), o primeiro voo de instrução da Turma Anúbis, do 4º Esquadrão do Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAer), a bordo dos novos T-27M.
Os aviões entregues recentemente à AFA pelo Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), apoiado pelo Comando-Geral de Apoio (COMGAP), pela Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), por meio do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e pelo Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV).
A primeira decolagem na aeronave T-27M, de matrícula FAB 1446, foi tripulada pelo Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso e pelo Cadete Aviador Yuri Nunes Bitar, líder do Corpo de Cadetes da Aeronáutica e primeiro colocado da Turma Anúbis, marcando, desse modo, uma nova era na formação dos Cadetes da Força Aérea Brasileira.
Logo após o pouso do voo, que durou cerca de uma hora, o Brigadeiro Gobett salientou a honra que é comandar a Academia no período em que o T-27M é implantado, sendo a oportunidade de realizar o primeiro voo de instrução de Cadetes nessa aeronave, um motivo de orgulho e grande marco na história. “Ver o T-27M sendo plenamente utilizado na instrução aérea é a materialização de um enorme esforço de homens e mulheres da Força Aérea Brasileira, que contribuíram e continuarão contribuindo na melhoria da qualidade da formação dos nossos Oficiais Aviadores.”, declarou.
Quem também reforçou o salto na qualidade da formação do Cadete Aviador e o marco histórico para a Academia da Força Aérea foi o Comandante do Primeiro Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA), Major Aviador Guilherme Gonçalves Herculian. “Houve muita preparação e estudo por parte dos instrutores e dos Cadetes para que pudéssemos chegar a este momento,” disse.
Entrega das aeronaves
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, conduziu a missão inicial de entrega das primeiras quatro aeronaves T-27 modernizadas, em conjunto com o Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares e o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior.
O T-27 Tucano nasceu de uma necessidade da FAB em substituir o T-37C, que era utilizado na instrução avançada da formação de pilotos na Academia da Força Aérea. Com um desenho avançado para a época em que foi desenvolvido, e com características diferenciadas para treinadores do tipo, como assentos ejetáveis e dispostos em tandem, o Tucano tornou-se uma referência em desempenho e estabeleceu um novo padrão. Não por acaso, a aeronave foi escolhida para ser utilizada em demonstrações da Esquadrilha da Fumaça, e em pouco tempo, tornou-se um símbolo brasileiro, que conquistou o mundo.
No total, 42 aeronaves devem ser modernizadas até dezembro de 2022. A modernização é uma das fases previstas no ciclo de vida das aeronaves da FAB, conforme legislação específica, e tem por objetivo a introdução ou alteração de características técnicas e logísticas nos Sistemas ou Materiais em uso na Aeronáutica, tanto para atualizá-los quanto para ajustar seu desempenho às necessidades específicas atuais.
FONTE: Força Aérea Brasileira
Não me conformo com esse painel chinfrim que colocaram. Os Tucanos da Colômbia receberam telas dignas desse avião.
O Tucano não merecia isso. Enfim, isso é Brasil.
Se o painel tem tudo o que é necessário para sua missão, e funciona, então não é chinfrim.
Eu sei que tem o básico, mas como disse o Roberto, abaixo, ficou parecendo homebuilt.
Exatamente. Esse é o termo.
Para uma aeronave de instrução esta muito bom, isso não é um Gripen.
Ficou parecendo aqueles paineis genéricos de avião mod para o flight simulator 2004.
Os da Colômbia não foram adquiridos como apenas para instrução, mas também com vistas a combater o terrorismo e, ainda que se diga que aqui também há tucanos em esquadrões de combate, a realidade é um pouco diferente, eis, talvez, o motivo de os colombianos serem um pouco melhor equipados.
Aqui no Brasil não tem Tucano em Unidades de combate há uns 15 anos. Desde então, os Tucanos operam apenas na AFA, além de 2 aeronaves no IPEV.
Me referia à situação de quando era o caso.
Se colocar melhor não sobra para o leite condensado.
Eu estive no PAMALS dia 31/08 do ano passado, vendo a aeronave pessoalmente, e não há nada de chinfrim. O custo/benefício dessa modernização não poderia ter sido melhor. Vcs não vivem questionando a aplicação dos recursos? De A/T-27 eu entendo um pouquinho (12 anos voando).
Cmte, infelizmente o senso de viralatas impera aqui há tempos. Tudo de fora é melhor, até o Leite Condensado (risos!) São os famos comentaristas de teclado e engenheiros de obra pronta, não sabem a diferença entre os nossos T-27 e a missão que eles realizam com os outros T-27 em uso na AL. Perde seu tempo não……
Tem razão!
A interface homem máquina para essas e as futuras gerações precisam acompanhar a tecnologia para garantir uma consciência situacional 100% eficaz…nada de mais, nada de menos, tudo é pensado
Parabéns aos envolvidos
Boa Nery, recebemos as aeronaves zeradas em 1986 na inesquecível 2 ELO.
“Esquadra no Mar!
Duelos no Ar.”
Olá Alvaro! Prazer ter notícias suas! PPI está voando comigo na Azul. Cmte de E195. Estou voando A320/321.
Tirando o painel que avacalhou com a aeronave, essa pintura realçou o que é um projeto fantástico. Essa aeronave tem um desenho muito bonito. Esse dai e o EMB-121 tem os desenhos mais bonitos.
Quando não fazem coisa alguma, os pagadores de impostos criticam… quando se faz algo, os pagadores de impostos criticam do mesmo jeito…
Ao menos fizeram algo, queriam oque?! Painel de Rafale ou F-22 no treinador?!
Vamos falar com a Saab, quem sabe eles entram em acordo com a FAB e põe um painel igual o do T-7 ou do Gripen no tucano…
Se os colombianos puseram um belo painel de instrumentos, parabéns para eles !
Apesar de criticar tanto a FAB, tenho muita saudade dos meus tempos na Academia.
Se cumpre a missão com o menor custo, então a FAB acertou. É um avião de instrução, tem que ser funcional e eficiente. O que passar disso, é desperdício
Abraço para todos.
Tb temos que lembrar que é uma acft de Instrução usada intensamente. Por isso tem que ser de fácil manutenção, quanto mais telas “desnecessárias” mais manutenção e tempo parada no “hangar”.
Precisamos na AFA de máxima disponibilidade dos aviões.
As missões dos T-27 na Colômbia são totalmente diferentes das nossas necessidades e as acft lá estão armadas, então uma dessas telas deve ser de armamentos e outras de sistemas entre outros.
Neste sábado, 29 de janeiro, às 19h00, estreia na internet o documentário *Joker – Escola de Pilotos de Caça*, uma realização da *Hunter Press* que retrata a intensa rotina de formação dos pilotos de caça da Força Aérea Brasileira (FAB).
*O documentário vai ao ar no canal da Hunter Press no Youtube, pelo link https://www.youtube.com/c/HunterPress/*
Saiba mais sobre o projeto acessando http://www.esquadraojoker.com.br e no Instagram @jokerdocumentario
*Patrocínio*
Collins Aerospace – Dakila – Embraer – Goodyear – MBDA – Saab
*Apoio*
Força Aérea Brasileira
Brazil Box
Chile Coins
Esquadrões de Combate
Produzido pelo meu amigo João Paulo Moralez, ex ASAS. Não pude ir à estréia, na última quinta em SP.
Também não pude ir Rinaldo. Uma pena termos perdido esta oportunidade de conversar.
Roberto, o Tucano faz o treinamento básico dentro da FAB. Não é usado para outras fases do treinamento de um piloto militar. Acredito ( e não tenho motivo para não acreditar) que todos os setores envolvidos no processo de escolha desse painel sabiam o que estavam fazendo. Penso que o modelo modernizado vai servir perfeitamente para 100% das missões que lhe serão atribuídas.
Completamente correto.
Roberto, eu concordo com o Flanker. Aliás, se der uma olhada nos cockpits traseiros dos F-15B/D, verá que são razoavelmente parecidos, exatamente por que são modelos de conversão operacional.
Meu amigo.
Que ódio no coração.
Li várias vezes o seu comentário.
Entendo que vc não gostou da modernização da aviônica e da pintura.
Faz parte.
Mas se os operadores da acft, os engenheiros e principalmente os mantenedores gostaram e se foi economizado dinheiro do contribuinte colocando só o necessário para a missão da aeronave, acho que está tudo bem.
Grande abraço.
Puxa vida…. O COMGAP deve estar tristíssimo com a sua opinião de engenheiro aeronáutico… Não vai voar o T-27 modernizado! Castigo!
Melhor deve ter sido o PC-21… Os seus comentário tem uma empáfia e uma soberba insuportáveis! Você nem CHT deve ter. Seja mais, bem mais humilde! É bom. Comando Geral de Apoio (COMGAP), responsável pela modernização. Devia, pelo menos, conhecer a estrutura da FAB antes de postar bobagens ao léu.
Conta pra nós essa.