F-35C da Marinha dos EUA caiu no Mar da China; opções de recuperação estão sendo estudadas
Segundo o site The Drive/The War Zone, a Marinha dos EUA diz que está avaliando suas opções para recuperar um caça F-35C Joint Strike Strike Fighter que caiu no Mar da China Meridional ontem após uma tentativa fracassada de pouso a bordo do porta-aviões USS Carl Vinson.
A Marinha dos EUA tentará recuperar o máximo possível do jato para evitar que componentes sensíveis e informações sobre as capacidades avançadas da aeronave possam cair nas mãos de concorrentes americanos, como Rússia ou China.
A Sétima Frota dos EUA, com sede no Japão, confirmou que o F-35C havia caído do convoo do Carl Vinson como resultado do acidente em um comunicado nesta manhã. O escritório de relações públicas da Frota do Pacífico dos EUA havia se recusado anteriormente a confirmar ou negar esse detalhe.
“Posso confirmar que a aeronave atingiu o convés de voo durante o pouso e, posteriormente, caiu na água”, disse o tenente da Marinha Mark Langford, porta-voz da Sétima Frota. “Nenhuma informação adicional está disponível neste momento.”
Landford também forneceu detalhes adicionais sobre o acidente em si e as vítimas resultantes.
“Sete pessoas no total ficaram feridas, incluindo o piloto. O piloto e dois outros marinheiros foram levados para uma unidade de tratamento médico em Manila, Filipinas, e quatro marinheiros foram tratados por pessoal médico a bordo”, explicou ele. “Todos os marinheiros feridos se recuperaram ou estão em condição estável.”
“O impacto no convés de voo foi superficial e todos os equipamentos para operações de voo estão operacionais”, acrescentou. “A Carrier Air Wing (CVW) 2 e o USS Carl Vinson (CVN 70) retomaram as operações de voo de rotina no Mar da China Meridional”.
ja deu paciência tem limites…lixo de avião…mais arriscado pro operador do que pro inimigo…um verdadeiro ‘kaiten’ dos ares
Kkkkkkkk. o maior sucesso desse século, com certeza, quantidade de vendas estúpida, o F-35 já é um avião icônico. Se for falar mal pelo número de quedas, basta pesquisar quantos F-16 caíram? F-18?
Discordo totalmente desse argumento, se quantidade de avião significa qualidade então os aviões soviéticos era obras primas pq eram sempre um enorme quantidade que eram produzidos. Existem outros motivos para um avião ser um sucesso de venda do que somente a qualidade, um exemplo é a pressão politica. O F-35 foi um projeto dos EUA e mais 8 países, Reino Unido, Itália, Holanda, Austrália, Noruega, Dinamarca, Canada e Turquia, então é obvio que todos esses países (tirando a Turquia pq foi proibida) iam comprar o produto, afinal, eles ajudaram a financiar mas pra se provar eficiente vai ter que ter… Read more »
Há controvérsias… Só em janeiro foram o da Coréia e este dos EUA no mar da China. Novembro de 2021 foi o Britânico, junho do mesmo ano foi na Hill Air Force nos EUA… Deve ser porque a quantidade está aumentando e é novo demais para os pilotos ou tá se repetindo em demasia estes “efeitos”… O futuro vai responder…
Acho que você respondeu para o cara errado.
A tentativa das pessoas de negar o obvio é inacreditável !
Se o avião não atendesse aos requisitos… Eles abandonariam o projeto.
Ninguém colocaria maquetes pra defender seus territórios !
E quantidade não é qualidade ? Fico so imaginando quem seguraria o ataque de uns 500 F-35 armados com bombas nucleares !
Seria devastador. Um ataque enxame conduzido por aeronaves quase invisíveis ao radar.
Caro Carlos,
Não considero o F-35 um caça icônico
Exemplos de caças que se tornaram ícones: P-51, F-86 Sabre, MIG-21, F-16, F-14, SU-27. O F-35 é um sucesso de vendas, mas muito controverso. Seu sistema de desenvolvimento lembra mais um software como o Windows 10, onde você é obrigado a comprar o produtos e depois vai pagando pelas atualizações/correções.
Ainda é cedo pra dizer se ele será ou não um caça Icônico, mas faltou um integrante importante da sua lista: F-22, esse é incônico mesmo sendo fabricada menos de 200 unidades.
Voltando ao F-35 já estou vendo o dia que algum cair no mar em águas internacionais e sem localização da queda conhecida, aí vai ser um auêeee daqueles, pq todos que cairam até agora a localização da queda era bem conhecida, facilitou ser recuperado pelos aliados. China e Rússia aguardam ansiosamente esse dia!
Se cair em lugar desconhecido quase não tem problema, pq aí é que ninguém acha mesmo, afundando láparos 2 mil metros. Agora, o problema é a maré acabar contribuindo pra algumas partes acabar ir parando em alguma praia da China ou algum país aliado
O que eu percebo é que 99% de vcs nem sequer sabem o que é o F-35 !
O F-22 é o caça normal… O F-35 é pura guerra eletrônica, por isso o tamanho receio de que se descubram sua tecnologia.
Por que é que vcs acham que um F-22 simplificado custaria aquela grana absurda e precisaria da ajuda de tantos paises ?
porque na verdade, o f-35 são 3 caças diferentes, por isso o preço de desenvolvimento foi tão caro. o pessoal achou que colocando o desenvolvimento 3 em 1, com peças bem parecidas e intercambiáveis sairia mais barato o desenvolvimento, manutenção e construção, pelo menos na teoria. Na prática, os requisitos e os custos das versões foram bem diferentes, o que não ficou nada haver com construir e desenvolver 3 caças pelo preço de 1. Algumas peças são intercambiáveis sim e alguns procedimentos, como a manutenção revestimento stealth são sim. No mais é um ótimo caça de quinta geração, com novas… Read more »
*COMETÁRIO COMPLETO ABAIXO, ACIMA É “VERSÃO BETA”: porque na verdade, os f-35 são 3 caças diferentes, por isso o preço de desenvolvimento foi tão caro. o pessoal achou que colocando o desenvolvimento 3 em 1, com peças bem parecidas e intercambiáveis sairia mais barato o desenvolvimento, manutenção e construção, pelo menos na teoria e/ou no marketing, além da maior cadência de produção. Deveríamos considerar nos números de unidades construídas três aeronaves diferentes . Na prática, os requisitos e os custos das versões foram bem diferentes e as “”gambiarras”” e para que que peças e modelos fossem intercambiáveis nos diferentes projetos… Read more »
Se essa galera não aprendeu isso em dez anos, pode esqueçêr. A maioria aqui não tem vocação tecnológica.
Eu penso que o MIG 17 foi o caça mais icônico, produzidos pêla URSS.
Pelo seu comentário chego a conclusão de que você fumou bagulho estragado.
https://youtu.be/uwoMWVqiZ7M
So toma cuidado pra não confundir erro do piloto com defeito do aviao !
Enfim… O desenvolvimento continua… Agora os EUA testam um novo tipo de revestimento espelhado para os seus stealth !
Linda superfície.
Quantas horas de vôo em jatos de combate você tem mesmo? Por favor nos informe para entendermos bem como você tem tanta certeza do que afirma. Ou, sendo você engenheiro aeronáutico, em quantos projetos de avião de combate participou para ter essa certeza que afirma?
Mais aí fica difícil né, amigo. Se só engenheiros aeronáuticos com experiência em projeto de caças puderem opinar aqui, 99% dos comentários terão de ser deletados. Aliás, qual caça você projetou?
O senhor está sendo muito otimista com os 99%….kkkkkkkk
Rapaz…. Todo dia agora cai um F35 é?
Esse é o novo modelo F-35S ( S ) de submarino .. ??
kkkkkkk classe inaugurada em novembro pelos ingleses. F-35 S…só nos resta saber quais torpedos serão integrados!
Kkkkkkkkkkkkkkkk! Torpedos! Ótima!!
Eles não caem, eles ficam invisíveis
Daqui há pouco os russos terminam o Su-57 antes de consertarem todos os defeitos do F-35…
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk! Ótima! Hoje as piadas estão fantásticas. Fazia tempo que eu não me divertia tanto no Aéreo. 😀
Esse EUA é uma piada, além de invadir o mar dos outros ainda o polui com suas sucatas.
O mar é de quem? Da china? Kkkkkkkkkkkkkkk…..e poluição por poluição, os chinas são mestres. Ninguém polui mais que eles.
”O mar é de quem?”
Dos EUA que não é, estão 13 mil km longe de casa.
Se fosse navio comercial pelo menos, mas é banheira de guerra, tá claro quem é o invasor e quem tá ”arrumando pra cabeça”…
”os chinas são mestres. Ninguém polui mais que eles.”
E os outros 140 anos que os EUA foram os maiores poluidores do mundo, aí pode? rs
Sabe qual foi a menor preocupacao que tiveram ao desenvolver o F-35 ?
O aviao ! O motivo que o elegem o melhor avião do mundo… É a sua eletronica!
O resto, o F-22 faz !
O software do F-35 é uma josta.
Uma o quê? Você já analisou as linhas de código do firmware do F35?
Você sabe o que é firmware não sabe?
Espero que essa eletrônica seja a prova de água
????
Claro que não é dos EUA. Nem da china, nem do Japão, nem de ninguém. São águas internacionais!! Portanto, navega nelas quem quiser….o resto é conversa mole.
“E os outros 140 anos que os EUA foram os maiores poluidores do mundo, aí pode? rs”
Claro que não pode! Eu disse algo sobre poder?
Em tempo: a China tornou-se o maior emissor de carbono do planeta. Os EUA continuam na liderança como maior poluidor em âmbito geral.
A emissão de CO² hoje é um dos maiores, senão o maior, problemas do mundo.
Mar dos outros? Hahaha
Pergunta pra Malásia (se nao me engano), por exemplo, quem é o invasor de mar, eles te dirão rapidinho sem pensar.
Malásia só não, adiciona na lista Brunei, Indonésia, Filipinas, Taiwan e Vietnã
Bobagem, todos esses países possuem disputas entre si.
E daí??? Por isso, a china pode querer levar o mar todo só pra ela, na mão grande? Essa é boa!!!
Bobagem é esse argumento de 5ª série.
Parabéns!
Continue assim e você vai passar à frente do TonhoKing no que diz respeito a escrever asneiras, se já não passou.
E a China com suas frotas de pesqueiros dentro da ZEE de vários países mundo afora. Isso não é uma piada? Não é invasão????
Se analisarem os ips dos comentaristas no fórum vão achar um monte de chineses
Alguém sabe de um site onde se possam consultar os acidentes por hora de voo dos diferentes modelos? Seria interessante ver como o F-35 se compara a outros. Se não me engano é o primeiro acidente com a versão C?
A USAF disponibiliza os dados. O índice de acidentes classe A (prejuízo> 2,5 milhões de dólares ou perda da aeronave) por 100 mil horas de voo:
F-15 – 2.29
F-16 – 3.30
F-35 – 3.11
Eu adicionaria o número de cada aeronave produzida nessa conta, o F-16 é o workhorse da USAF. Não dá pra comparar com esse trambolhão-35
A taxa é por 100 mil horas de voo da frota justamente para a quantidade não ser um fator na comparação.
Sim, eu entendi, mas ainda assim acredito que a quantidade não deve ser ignorada, a USAF já recebeu no total cerca de 2000 F-16 enquanto os F-35 ainda não chegam a 300, sem contar o tempo de serviço de cada modelo e a experiência que deveria ter sido adquirida, já que o F-16 voou pela primeira vez há quase 50 anos.
É impossível levar em conta o que você propõe. Não dá para calcular o efeito que um número maior de aeronaves tem no número de acidentes sem mais dados, da mesma forma que não dá para calcular o quanto a menor experiência dos pilotos e equipe de solo, os problemas que todo novo projeto tem no início e o valor elevado do F-35 (é mais fácil causar um dano de 2,5 milhões no F-35 do que num F-16) tem na taxa de acidentes do F-35. Seria preciso todo um artigo científico analisando inúmeras variáveis para conseguir o tipo de análise… Read more »
Obrigado Bruno! Era exactamente esses dados. O F-35 está então dentro dos parâmetros dos caças da USAF quando contabilizado por hora de voo. Vou pesquisar o F-18 para entender o factor de ser um caça naval.
Pena outras FA nao disponibilizarem os mesmos dados
A China já está de olho…só esperando a oportunidade para ir lá e pegar o espólio.
Já pegaram, o próprio pentágono já declarou anos atrás que os segredos tecnológicos do projeto desse caça foram roubados por hackeamento feito por eles…
Lembro disso. Foi a primeira coisa que pensei quando vi o J-35.
Só colocaram um segundo motor para não ficar tão descarada a cópia.
O segundo motor foi por que eles não conseguiram obter a eficiência do motor americano.
Já eu acho que eles estão desenvolvendo esse projeto inspirado no MIG-29…
Pegar?
Para quê?
Esse avião não serve nem para copiar.
Os Estados Unidos deram o projeto para China copiar, de propósito. Tipo presente de grego, saca? vai que a China copia esse traste…kkkkkkk
kkkkkk
Só se for.
Porque com os incríveis NSA e CIA atuando seria impossível para a China colocar as mãos nos projetos.
Ou armadilhas.
.
Casca, basta olhar.
Não precisa resgatar.
A não ser que os chineses tenham olhar de raio X.
Contra fatos não há argumentos. Essa foto é autoexplicativa na explicação da cópia do F-35 pela China.
Se o avião chinês é igual ao F-35 tanto interna quanto externamente, das duas uma: ou os chineses têm olhar de raio X ou o Serviço Secreto americano é uma bomba.
Apesar que o jato chinês deve ser bem diferente do americano, porque ele não cai, né?
Não cai?! Quantas noticias de quedas de aeronaves militares da china são divulgadas? Além disso, já tem unidades operacionais do aviao chinês?
Só que certamente nao copiaram a cereja do bolo…
O maior destaque do F-35… Sua eletronica !
Aquela que não funciona e derruba os aviões toda hora?
Não, obrigado.
Mais uma bobagem pra tua coleção infinita…os chinas roubaram tudo que podiam, e mais um pouco, desse projeto. Não te faz de desentendido…
Meu caro.
A CIA não deixaria.
Qual é, Kings? Vai defender o Tio Sam, agora? E o projeto da bomba atômica, que o figurão americano com ascendência russa passou para a URSS? Não tinha serviço de inteligência nos EUA naquela época, não?
Mode ironic on.
Não dizem que os EUA são fod… e que tudo eles sabem ou permitem se quiserem.
Como esses ‘projetos’ chegaram aos chineses.
E porque os aviões chineses não vivem caindo e enquanto o americano é essa lástima?
Agora, com relação à bomba atômica, vários países desenvolveram as suas sem necessidade de espionagem.
Não é uma tecnologia tão inacessível assim.
SDS
Volto a te perguntar: como tu sabe que não caem aviões militares da china? Só porque não é divulgado, ora!
Os aviões chinêses quando decolam, aparecem na TV para propaganda do partido. Quando caem, êles enterram o avião junto com o pilôto e a família juntos. Queima de arquivos. Mas isso você não sabia. Kkkkkk.
Agora você também entende de Física Nuclear?
O diagramas das bombas nucleares chinêsas e as tècnicas de enriquecimento de Urânio foram presentes da União Soviética nos anos 60.
Quem passou os segêdos mais importantes do Projeto Manhatan foi o casal Rosenberg. Judeus americanos, simpatizantes da ideologia marxista.
Kkkkkkkkk….agora, a CIA é competente na tua opinião? Ahãm…..os chineses copiam tudo! Olha essa cópia do F-35…a copia do Black Hawk e do Sea Hawk…..a cópia do E-2….e muitas outras!
Um dos 300 milhões de softwares desse smartphone voador deve ter sido hackeado pelos chineses e caiu.
tá caindo mais que o meu Vascão.
Eles deveriam contratar o Neymar ou o David Beckham como garoto propaganda, pra fazer campanhas publicitárias e ver se da uma levantada no negócio…
“Billians, and billians, and billians, and billians, and billians;…;and billians”
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tinha que ser possível adicionar gifs aqui
Detalhe provavelmente os caras vão ter que ficar lá até acharem o último parafuso então adicionem mais dois “billians”
Parece que já recuperaram.
Corrigindo
O que encontraram foi o F-35B britânico que caiu em novembro de 2021
Um caça de 80 milhões de dólares, com 80 milhões de defeitos! Hehehe
Devem estar comprando peças chinesas e engenheiros indianos, para diminuir os custos. Não tem outra explicação.
Tem.
O projeto foi feito pelos estagiários da LM.
Ou os mesmos veteranos que fizeram o F-104.
Só pode.
Já pode mudar o nome desse caça para Vasco…
Ou Cruzeiro.
Cai e não sobe mais.
kkkkkkk
Cruzeiro do Norte…
Se a FAB realmente comprasse ele poderia chamá-lo de F-35 Neymar, pois é um cai-cai.
Que nível baixíssimo o seu comentário.
Esse avião não precisa de inimigos…cai sozinho.
Se atingiu convés e piloto ejetou e aviao caiu mar, parece cabos contenção náo funcionaram ou piloto perdeu ponto pouso, quebrou gancho avião. Teoricamente quando falha avião ou porta aviões as atividades são suspensas. Provavelmente indica alguma impedia como no caso do f35b no PA britânico, vamos aguardar mais informações. Eles tem centenas de Hornets operando portanto se alguem vier com alguma teoria conspiração náo acredito, porem tudo e posivel.
Não tem mais nem graça fazer a piada, a graça mesmo é esperar a galera espumando tentando justificar esse trambolho, a LM podia mandar um cheque pra cada babão do F35, fazem um trabalho excelente fazendo propaganda.
A propaganda faz a diferença, mas não a qualidade…
Os chinêses que o digam.
Esse aviãozinhum pousa sozinho. Cabo de retenção rompido, um repique do gancho, defeito no aparelho de pouso, um forte vento transversal, imperícia do piloto, sei lá… Pra ter gente ferida e não morta, foi coisa leve e não o aviaozinhum atropelando a 135 nós. Se apenas perdeu o cabo, ou se este tivesse rompido, talvez o JSF Charlie tivesse feito o bolter (no pouso o acelerador é levado ao máximo) e não caído no mar. Sem ofensas, e perdão pela eventual ignorância, mas era um piloto naval em um F-35C da US Navy, mesmo, ou era um piloto fuzileiro num… Read more »
Também peço perdão pela ignorância, mas acho que o F-35C só é operado pela USN.
O USMC opera o F-35B, não?
O USMC opera tanto o F-35B quanto F-35C, pangloss
Obrigado pelo esclarecimento, Leandro!
Não
O USMC já está recebendo a versão C
Obrigado pelo esclarecimento, José!
Até aonde eu saiba, somente a US NAVY opera o F35C; o qual possui uma envergadura maior que o F35B VTOL do USMC e do F35A da USAF.
Correto. F35B VTOL.
Perguntei porque, sabendo que o exercício contaria com cross-deck flight operations, salvo engano devido minha crescente ignorância, era provável que algumas aeronaves da CVW-2 do Vinson pousassem no Lincoln e que algumas da CVW-9 do Lincoln pousassem no Vinson. A CVW-2 tem F-35C da USNavy, a CVW-9 tem F-35C do USMC. Mas acho que li que a aeronave era mesmo da CVW-2 – seria ela dos famosos Argonautas, os primeiros aptos a operar F-35C na USNavy?…
O USMC opera o F-35B VTOL.
Fuzileiro não pilota F-35C.
Tadeu, dá uma olhada nesta notícia:
https://www.marinecorpstimes.com/news/your-marine-corps/2022/01/13/first-marine-f-35c-deploys-on-aircraft-carrier/
Me pegou completamente de surprêsa. Valeu.
Se o Canadá está pensando nesse avião, é melhor abrir o olho.
O F-35 provavelmente sempre estará na história como a melhor definição de “o barato que sai caro”.
Ou melhor dizendo “o caro que sai ainda mais caro”. Não dá pra dizer que o F-35 é exatamente um caça barato não.
Vejo muitos comentaristas descendo a lenha na aeronave sem sequer saber como o acidente ocorreu. Tanto quanto algum mal funcionamento da aeronave poderia ter ocorrido falha humana, ou mal funcionamento de equipamento do NAe. Mais prudente aguardar saber o que de fato ocorreu, do que fazer papel de pitonisa enganada!
Êsse pessoal não conheçe nem às quatro fôrças que atuam em uma aeronave durante o vôo e aparecem pôr aqui falando abobrinhas.
Esse caça é muito delicado, parece o Neymar !
acho que o apelido cai cai, vai colar kkkkkkk
A entubada que os EUA deu nos seus aliados impondo a aquisição disso aí…é algo para ser transmitido aos descendentes por gerações.
Pergunte a Israel se êles estão satisfeitos com a aeronave. Mas aí seria pedir demais.
Depois são os chineses que soltam pecinha…deixa lá. Já copiaram mesmo.
O britânico foi recuperado.
Se alguém abrir uma empresa especializada em resgatar F-35 do fundo do mar em pouco tempo vai se tornar o mais rico do mundo
Soltou pecinha. kkkkk
Pelo visto são pecinhas…..
Calma gente da um desconto esse ai foi o primeiro ….
Da semana
Patético.
Ah, sei lá, velho. Parece que houve um super faturamento no desenvolvimento desse caça. Parece que todas as peças do F-35 tem um prazo de validade curtíssimo. Mandaram fazer tudo em impressora 3D, não é possível. Quantos F-35 já caiu ou apresentou falhas até o momento?
A industria americana tem um histórico de dar essas enroladas incrível. Se um dia o congresso fosse fazer uma auditoria nesse programa… já dizia o Trump, billions and billions and billions and billions
Você sabe o significado da expressão black projects?
Importante apurar se foi erri de equipamento ou erro humano…importante lembrar q EUA sofre um pouco com a qualificacao de novos pilotos,
Nem tudo eh culpa dos engenheiros
Mas outro dia foi um britânico.
E um outro coreano.
Acho que um japonês, também
O avião é que é péssimo, mesmo.
Fatôr humano. Explico ou quer que eu desenhe?
que bom que ninguém morreu, mas kkkkkkkkkkkkkkkkk daqui a pouco os chineses chegam assim, como quem não quer nada….
Logo logo a US Navy lançará a nova classe de navios NRFS – Navio Recuperador de F35 Submarino.
Qual será a causa desses acidentes? Inexperiência dos pilotos com a aeronave nova? Sistemas falhos? Controles complicados? Operação constante em condições extremas? Ou o avião tem algum problema (mais um)?
Será a Classe NRFS – Freedom Rescue.
kkkkkkk
Indispensável para os novos carrier strike groups hahaha
O problema pode têr sido fatôr humano ou arresting cables. Os 16 feridos é uma indicação de falha humana. O F35C entrou em operação na US Navy em 2021.
General Xing Ling só dá lisada….hihihihi!
Bom dia,
Seria interessante que houvesse um mecanismo de auto destruição temporizado acionado pela ejeção.
Não haveria a necessidade de recuperação.
Que solução mais obtusa.
Se sair de perto quando voltar a China ou a Rússia já terão resgatado!
A Rússia não consegiu resgatar nem o Kursk que estava submerso a 400 pés de profundidade, quem dirá um objeto bem menor a mais de mil pés de profundidade.
Uma coisa é você localizar, outra coisa è você içar a aeronave.
Além do mais, se russos ou chinêses chegarem perto da aeronave, vão dar de cara com algum submarino de ataque já presente na área.
Kkkkkkk. Imaginação fértil você possui.
Se os eua não resgatar, o ctrl-c e o ctrl-v vai imperar… kkkkk kkkkkk kkkkkk
Antes que me xinguem, a cópia bem feita é sinal de competência, quem dera que o ………..
Os ver.melhinhos comemorando o “fracasso” de um caça com 700 aviões VOANDO. Chega a ser engraçado a alegria dos coitados. Único caça do Século 21 com essa escala de produção/caças em atividade/horas de vôo na atualidade. Aliás podem juntar todos os caças russos/chineses/franceses/europeus construídos e incorporados após a entrada em serviços dos 3 modelos de F-35, que não chegam nem a metade das horas de voo/disponibilidade/engajamento do “fracassado”. Operando em Porta Aviões então, é até maldade comparar com os tais caças “rivais”. Pois eles não existem. A Russia nem tem nem planos de produzir um caça naval desse nível. O… Read more »
Prepare-se que daqui a pouco teremos 700 posts – ‘F-35 caiu ……’
O avião é uma bomba.
Imagine isso em tempo de guerra tendo de pousar e decolar sucessivamente no nível hard.
Sem chances.
Bom é a cópia chinesa que nem conseguem botar em produção pq nos testes tá se mostrando uma Jaca Voadora.
Exatamente.
Você deve têr estudado no MIT. Tiro o chapéu para sua brilhante mente.
Nem a Rússia e muito menos a China possuem conhecimento e capacidade tecnológica de produzirem um caça tão complexo.
Praticamente todas as marinhas que operam o F-35 já experimentaram uma perda desse caça. Perdas durante a vida operaciona é normal. Mas temos de observar se essas perdas estão além da taxa normal de atrição, devido por exemplo, a complexidade de operar um caça que usa a realidade aumentada e qual o impacto do mesmo nos pilotos. Geralmente essas perdas vem ocorrendo no momento do pouso, que é de fato o momento mais arriscado para qualquer caça.
Sem contar que são novíssimos.
Sobre o acidente…
Me parece meio óbvio que ocorreu uma falha grotesca no pouso.
Um caça pousa no convés, se arrasta por centenas de metros e cai no mar, ferindo 5 marinheiros, 95% de chances de ser falha do piloto ou problema nos cabos.
Isso ocorre desde o tempo em que os Corsairs voavam nos céus do Pacífico, nas batalhas contra a Marinha Imperial.
E vc acha que com esses pilotos os EUA vão conseguir enfrentar a China ou a Rússia?
E ainda mais com esses problemáticos aviões?
Não te esquece da banheira russa que, uns tempos atrás, quis ir pra Síria e deu guru no meio do caminho. Ainda perdeu dois aviões em acidentes tb…..
Enfrentar pilôtos sem experiência em combate, mal treinados e com aeronves de qualidade inferiôr, é fácil de mais.
A última vêz que um caça chinês quiz enfentar um avião de patrulha americano, se colidiu contra o mêsmo e caiu.
kkkkkkkk.
Não pêrca o seu tempo tentando explicar para os tecnologicamente analfabetos.
1) Não se preocupem, a China já espionou tudo sobre o F-35;
2) Não precisa dizer nada sobre as condições do convés, pois todo mundo sabe que, se os danos fossem consideráveis, vocês nunca diriam.
Tudo não. Tiveram acesso muito coisa, acesso esse que a gente nunca vai saber até onde foram e se bobear nem mesmo os EUA sabem. Mas certamente não foi 100%. Logo, seria muito bom para eles conseguir pôr as mães numa aeronave inteira. Será que não tem nenhum piloto americano ou de qualquer força que opere o F-35 problemas com caráter duvidoso, vontade de enricar e coragem o suficiente para deserdar para a China ou Rússia com uma aeronave dessa?
Olá, Jadson. Eu sei que não foi tudo, mas foi uma quantidade de dados muito significativa, pois eles concluíram os seus projetos stealth muito rapidamente.
Que comentário mais míope.
Eu li em site americano que o problema maior era no trêm de pouso, aconteceu com americano e coreano… Alguém aqui disse que o revestimento aparece no radar quando chove. Será verdade isso?
Gostaria que os especialistas que comentam, com tantas certezas, sobre esta queda nos informassem:
Quantas horas de vôo tem em jatos de combate?
Ou, sendo engenheiros aeronáuticos e não pilotos de caça, em quantos projetos de avião de combate participaram para fazerem afirmações críticas ao F-35?
Êsse pessoal não saberia usar nem uma régua de cálculo, êles não tem o mínimo conhecimento sôbre o F-35? Êles vêem aqui só para fazêr catarse anti-americana. São uns complexados,
Tá, mas… e o Gripen?
Tem o quê? Caiu também?
Foi só uma brincadeira para puxar o assunto já que era para segunda quinzena de janeiro.
O exército americano aqui no Mar do Sul da China é para navegação livre ou é apenas uma brincadeira? Primeiro, foi há alguns anos que a Marinha dos EUA bateu num navio de carga, depois recentemente um submarino nuclear atingiu uma montanha submarina, e agora um jato de caça caiu no mar. Esta é realmente uma marinha americana bem treinada?
Só não tem acidente, quem não usa seus equipamentos. Jatos de combate americanos não são rainha de hangar.
Preparar-se para a guerra é arriscado e custa dinheiro.
Os militares são a primeira escolha para muitas crianças de famílias pobres da América rural (o segundo quintil mais baixo do quintil da riqueza nacional; os oficiais vêm principalmente do terceiro quintil) para ganhar a vida. A F35 que caiu ao mar no mês passado também foi um erro humano do piloto: durante uma aterrissagem de rotina (Padrão Caso 1) com tempo limpo, o piloto na verdade exagerou ao fechar o acelerador após descobrir que estava acima da inclinação, resultando em uma velocidade de descida excessiva. A fuselagem derrapou pela pista e bateu no mar na outra extremidade. Este também… Read more »
O F35 tem problemas? Tem. São problemas insolúveis? Não Estão sendo solucionados? Sim Mais devagar do que se espera? Sim. Existe avião que nunca teve problema? Não Agora, a pergunta mais importante. Digamos que você é líder de uma força aérea de um país qualquer, tanto faz ocidental quanto oriental. Você quer comprar o caça com o projeto mais moderno que existe porque tem grana pra isso e porque sabe que se comprar menos que isso, a sociedade de seu país vai te cobrar. Você percebe então que precisa de um quinta geração mesmo que tenha dúvidas da vantagem que… Read more »
Espero que você possa usar sua cabeça, observar os fatos e depois usar a lógica para raciocinar os possíveis resultados. Pode-se ver que os modelos 051, 052, 052B, 052C, etc. da Marinha chinesa são todos pequenos passos, com alguns navios sendo produzidos em pequenos números, cada modelo sendo um pouco melhor que o último, e após alguns anos de uso, a experiência é adquirida e o próximo modelo é produzido novamente. Quando a 052D estava totalmente madura e não havia necessidade de atualizá-la, ela foi produzida em grande número. Finalmente, o último modelo, o 055, foi produzido oito de cada… Read more »
Defendo AV-8B dos Mariners para a MB e ressucitem o SP, não precisamos de catapulta, apenas rampa sky-jump. Já os mancais/eixos não sei detalhes e comprometimento, fica pendente de esclarecimentos, mas não precisaríamos de tanta velocidade para lançar aeronaves. Até os EUA se vergaram para a solução, com esse F-35. Uma bomba bem colocada acaba com a operacionalização do navio que depende de lançamento de suas aeronaves por catapultas.
Respeito sua opinião mas seria uma escolha cara, altamente complexa, pouco disponível e que agregaria pouca capacidade.
Mas, obviamente, uma solução provisória.