Em meio à crise Rússia-Ucrânia, aliados da OTAN enviam mais navios e jatos ao leste da Europa
Nos últimos dias, vários Aliados fizeram anúncios sobre desdobramentos atuais ou futuros. A Dinamarca está enviando uma fragata para o Mar Báltico e deve enviar quatro caças F-16 para a Lituânia em apoio à longa missão de policiamento aéreo da OTAN na região.
A Espanha está enviando navios para se juntar às forças navais da OTAN e está considerando enviar caças para a Bulgária.
A França expressou sua disposição de enviar tropas para a Romênia sob o comando da OTAN.
A Holanda está enviando dois caças F-35 para a Bulgária a partir de abril para apoiar as atividades de policiamento aéreo da OTAN na região e está colocando um navio e unidades terrestres de prontidão para a Força de Resposta da OTAN.
Os Estados Unidos também deixaram claro que estão considerando aumentar sua presença militar na parte oriental da Aliança.
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse: “Saúdo os Aliados que contribuem com forças adicionais para a OTAN. A OTAN continuará a tomar todas as medidas necessárias para proteger e defender todos os Aliados, inclusive reforçando a parte oriental da Aliança. Sempre responderemos a qualquer deterioração de nosso ambiente de segurança, inclusive por meio do fortalecimento de nossa defesa coletiva”.
A OTAN é uma Aliança defensiva. Em resposta à anexação ilegal da Crimeia pela Rússia em 2014, a OTAN aumentou sua presença na parte leste da aliança, inclusive com quatro grupos de batalha multinacionais na Estônia, Letônia, Lituânia e Polônia.
Essas unidades, lideradas pelo Reino Unido, Canadá, Alemanha e Estados Unidos, respectivamente, são multinacionais e prontas para o combate. A presença delas deixa claro que um ataque a um Aliado será considerado um ataque a toda a Aliança. Não havia forças da OTAN na parte oriental da Aliança antes de 2014.
FONTE: OTAN / NATO
Do jeito que as coisas estao indo, tudo pela ação da humanidade, será um milagre se nossa espécie viver mais 100 anos.
Para quê esse exagero todo?
Guerra sempre foi o estado natural do homem, principalmente na Europa. Esse período de relativa paz pós-WWII é que é algo incomum.
Clausewitz afirmou que a guerra nada mais é do que a política por outros meios.
Eu falei sobre a ação do homem, portanto, isso não se resume apenas a guerras.
As armas nucleares evitarão que EUA, Rússia, China, UK e França matem uns aos outros, que Índia e Paquistão se matem e que alguém mate Israel. Mas não evitará que a Rússia invada a Ucrânia, ou que Israel ataque a Síria, ou que os EUA invadam alguma republiqueta. Então, essa discussão sobre armas nucleares no momento é irrelevante. A Ucrânia abriu mão das dela e por isso está sujeita a uma agressão russa. O meu ponto ainda é válido, guerras sempre foram frequentes na Europa, mas isso está prestes a mudar, a única coisa que não vai acontecer é uma… Read more »
1. Clausewitz pode estar errado;
2. Clausewitz está certo, mas apenas em referência a Europa.
Curiosidade: Como você explica que Clausewitz está certo, mas apenas na Europa? Não estou sendo sarcástico. É uma pergunta real.
Bom… Ate politicamente, o tiro da Russia pode sair pela culatra !
Depois da Crimeia, nunca houve tantas tropas da OTAN na regiao… E lendo as noticias… A ameaça da Russia esta eh contribuindo para um fortalecimento da OTAN e uma uniao da Europa…
Alem de ex-republicas sovieticas… Agora ate Suecia e Finlandia estao cogitando entrar na OTAN… Alem de tbem mobilizarem tropas !
Quem esta mais distante de um conflito… Eh exatamente os EUA !!!
Quem defendia a relativização da teoria do Clausewitz de que a guerra é uma continuidade da política por outros meios era o John Keegan em “A History of Warfare”. Entre outros exemplos ele cita os yanomamis, os astecas e outros povos em que a guerra era uma atividade ritualística nem sempre com objetivos políticos ou econômicos. Ela faz uma interessante análise como uma cultura guerreira pode se tornar uma questão cultural.
Jacinto eu adoro o Keegan, mas eu não tenho esse livro dele. O que já era para ter sido remediado, agora vai até ter prioridade hehehehe.
Qual o paralelo poderíamos fazer entre uma sociedade pré-histórica e uma sociedade moderna neste quesito? Algo interessante à se pensar.
Interessantíssimo, na verdade. Se pensarmos na questão militar não apenas como um fenômeno político, mas cultural, uma questão se torna proeminente: a possibilidade (ou impossibilidade) de sociedades com arraigadas tradições militares suprimirem este aspecto de sua cultura. E ai dois países vêm imediatamente à mente: Japão e Alemanha, que são dois países com tradição militar que tentaram, após a 2 Guerra, suprimir o militarismo de suas sociedades.
Eu concordo com o Agnelo abaixo também. O assunto é absolutamente fascinante. Até que ponto esse tipo de cultura pode ser modificado com fatores como educação (IDH) ou mesmo massificação midiática?
Por enquanto Japão e Alemanha parecem ser casos de sucesso.
Prezado
Acabei de citar ele ali pra cima.
Keegan põe o fator social da guerra. É interessantíssimo. Já li vários livros dele.
Pode-se analisar muito.
Um exemplo foi a guerra do Vietnã.
Enquanto pra muitos, era Comunismo x Capitalismo (política e economia), para o povo era a luta por sua identidade como nação.
Esse erro de avaliação custou a guerra.
Agnelo, É que a questão social determina o esforço que uma sociedade está disposta a fazer em relação a guerra e este esforço, frequentemente, revela a preexistência de uma identidade nacional ou a formação de uma e aí é só colecionar o que a história no ensina. A Espanha que conhecemos hoje, até a Reconquista era uma coleção de reinos menores (León, Galícia, Castela, Aragão, etc); a França, até a Guerra dos Cem anos era um punhado de ducados sendo a maior parte do território francês era controlado pelos Plantagenetas, que naquela época eram os reis da Inglaterra; A Alemanha,… Read more »
Não vejo como ele poderia estar errado. Fora raras exceções, todas as guerras foram travadas por motivos políticos.
John Keegan acrescenta muita coisa.
Eh inegavel que a OTAN age como uma Policia do mundo !
Imagino que todos temem o que aconteceu na 2a guerra mundial… Que começou exatamente com uma onda de invasoes, que nao foi freada e tomou enormes proporcoes ! O problema hoje… Eh que uma guerra envolvendo as 3 potencias… Acabaria nuclear… Ninguem vai querer perder !
Como disse A. Einstein… Eu nao sei como seria uma 3a guerra mundial… Mas eu sei que a 4a vai ser com paus e pedras !!!
Os EUA agem como polícia do mundo.
A OTAN só participou na guerra da Bósnia, Kosovo, Afeganistão e pouco mais.
Iraque, Síria, Líbia, Mali, pelo menos alguns dos seus sócios.
Missões de treino. Líbia e Síria foram ações pontuais, apenas alguns bombardeamentos. Nesses casos a França fez mais alguma coisa mas não a OTAN.
Sorria! Amanhã será pior… 😀
Os eua são a nação pela qual nós devemos mais rezar…Neste século os estadunidenses não sofreram nenhuma guerra e navegam no orgulho, na avidez, no ocultismo/obscurantismo, nas seitas, no aborto e no materialismo e são terrivelmente mimados…Os eua e a europa ocidental são hoje os lugares que se encontram em piores condições espirituais…Acredito que muito em breve, ambas muito em breve sofrerão expiações…Nunca houve uma época como esta, nunca antes foi Deus honrado e respeitado menos do que agora…Tudo parece ser mais importante do que Deus… As pessoas devem preparar-se espiritualmente, estar prontas e não entrar em pânico, se reconciliar… Read more »
Coitadinho do ursinho carinhoso
Assista menos filme de Hollywood amigo, Jack Ryan não irá aparecer para salvar o mundo e a democracia…
O pessoal sinceramente acha que o Putin vai cair nas provocações… Mass se por uma preparação a espera de um false flag?
Bora deixar o Putin invadir a Ucrania, afinal a Crimeia ja foi ! Se tambem nao achar resistencia.. Ele vai querer mais territorios !
Outros paises do mundo… Vao se animar a fazer o mesmo por ai !
Um filme que a gente ja assistiu na 2a guerra mundial.. E ja acabou com duas bombas nucleares !
Mas nao me surpreendo com as opinioes de pessoas que so viram guerras no videogame, e sejam incapazes de ate perceber que a paz que existe no mundo hoje… Eh exatamente gracas ao medo de uma intervencao da OTAN !
Estranho que quem gosta de invadir país alheio é justamente os EUA e a Inglaterra! Ai vc vem dizer que “graças a eles” que se tem paz no mundo de hoje?
Certamente o que vc usou esta MUITO estragado.
Realmente eu vi muita gente acusar os EUA de usar pretextos para invadir paises em busca de petroleo, etc…
Mas tbem os vi sair de todos… Assim que o objetivo reclamado por eles foi atingido…
Vi ate um povo de um Afeganistao… Implorando para que eles ficassem, ate se pendurando nos avioes, de tanto mal que eles causaram !!!
Ah, foram os EUA que invadiram o Afeganistão nos anos 70-80, que dividiram a Polônia ao meio com os nazistas e até a Chechênia quiseram papar né. Com certeza foram eles que provocaram o Holodomor na Ucrânia.
Vai aparecer a Mulher Maravilha lá!
O pensador grego Platão dizia que a história é cíclica, se repete de tempos em tempo, no início, meio, e principalmente seu final…
No Brasil da Segunda Guerra muitos apoiavam as ideias do nazismo e adoravam os tiranos.
Leva-se um tempo, mas as pessoas com neurônios sempre acabam se sobressaindo aos acéfalos… aos acéfalos… sobra a vergonha eterna e os livros de história…
A Rússia vai atropelar a Ucrânia.
Sinto muito.
E sem sequer perguntar o que o povo da Ucrania deseja ! Essa eh bandeira que voce defende !
Mas sabe qual a parte boa ? Pessoas como voce… É uma minoria absoluta ! Uma turma tao grande… Qto a que acredita que a Terra eh plana ou que viraremos robos, se tomarmos a vacina !
A maioria do povo da Ucrânia elegeu um governo fascista .
Agora aguente as consequências.
Não há mais nada a perguntar.
Eu também sinto muito. Pesquise no Google a palavra Holodomor. A Ucrânia é um país independente outra etnia, de Russo não tem nada. Putin agora é o novo Hitler?
Fazer o que ? Ele testou o ocidente com a pequena Crimeia… Viu que se saiu vitorioso… Agora… Quer mais !!!
So faltava os espiritas, como ate o Chico Xavier, terem razao… O inimigo da paz no mundo (Chance de haver uma 3a guerra mundial), eh a Russia ! heheh
De russo não tem nada? Certeza?
The majority, 59.6% of Ukrainian Russians were born in Ukraine. They constitute 22.4% of all urban population and 6.9% of rural population in the country. Women make up 55.1% of Russians, men are 44.9%.
Fonte: Vozes da minha cabeça.
O mais triste é que não só putin é o novo Hitler como os neo nazistas de hoje se escondem atrás de máscaras de progressistas.
Gostem ou não os argumentos russos são válidos, só não entendem ou fazem-se não entender quem não quer…
Quem é o país que aceitaria quieto a aproximação de bases e equipamentos militares para perto de suas fronteiras?!
Um país de políticos e militares frouxos !
Ah sim… Mas invadir a Crimeia é de boa… Os vizinhos se manterem atentos ou se reforçarem… É que é um absurdo ! Entendi !!
E a proposito… Se os argumentos da Russia sao validos… Sera necessario entregar ate o Brasil de volta para os europeus…
Cada uma…
Você sabe o motivo da invasão da Criméia não é? Pode-se dizer que é semelhante ao problema das fronteiras terrestres, tão indigesto quanto…
O que eu sei… É que nao se deve invadir nada, sem a concordancia do governo dos invadidos !
Ou sera que vamos ter que devolver o Brasil para Portugal tbem ?
É que nao se deve invadir nada, sem a concordancia do governo dos invadidos !
Mas isso é um contrassenso. Se o anfitrião vai concordar, então não é uma invasão.
Fique tranquilo que logo russos e chineses vão reforçar Cuba, Venezuela e Nicarágua.
Depois não venha com chororô.
E tu vai te mudar pra la ou nao vai abrir mao da boa e velha democracia/captalismo??????
E so da boca pra fora né?!?!
Vão ate montar bases…
Mas imagino que vc so vai entender o que tudo isso significa, qdo uma bomba russa cair na sua casa…
Esse argumento cai por terra já que, acho que é algo aceite por todos, a Rússia é impossível de ser invadida ou até mesmo atacada. Seja pelas suas dimensões, geografia, armas nucleares, forças armadas, etc…
E temos de pensar no outro lado. A Europa vive cercada pela Rússia. Não teriam os mesmo motivos para fazerem o mesmo?
A Bielorrússia está constantemente a ameaçar com ataques os países Europeus.
Eita q hoje só da vira latas aqui. Passa capacho!!
piada do século:
A OTAN eé uma aliança defensiva!
Vão mandar dois aviões para a Bulgária, seis soldados para a Romênia e três helicópteros para a Polônia.
A Rússia dará as ‘boas-vindas’ a todos.
Fica tranquilo Kings… Eu ja duvido que o Putin se arrisque e se atreva a massacrar o povo da Ucrania… E se acontecer, tbem duvido que a OTAN contra-ataque… Acho que voce vai poder ter seus orgasmos !
So nao reclame qdo o povo da congelada Russia comecar a passar fome, pela Europa procurar outras fontes de energia, ao inves de importar o gas russo ! Pois isolados, eles vao ser !
A gente aqui vai acabar pagando uns 20 reais no preco da gasolina… Mas o que podemos fazer, nao eh mesmo ?
Mande uma carta para os seus ídolos americanos pararem com o assanhamento.
Nos últimos tempos eles estão assim.
E não só com a Rússia, mas com a China.
Como diziam os antigos: Prepare-se que agora vem a rebordosa.
Pelas noticias que ando lendo agora… Acho que a Russia eh que precisa se preparar, pois voce e o Putin se esqueceram que a Europa existe !
Pois o que esta havendo agora, é exatamente o que a Russia nao queria… Alem de ex-republicas sovieticas… Ate Suecia e Finlandia estao cogitando entrar na OTAN… Alem de tbem mobilizarem tropas !
O mais tranquilo nesta historia… Eh exatamente o seu odiado EUA ! Que triste pra voce…
“Sueciaquistão” sempre foi pro-OTAN, vai apenas deixar oficial. A Finlandia sabe que se cruzar um palmo a fronteira, levam tiro e nao sao idiotas.
Agora vai!
Suécia e Finlândia na OTAN.
Dá um tempo cara.
Sempre que vejo seus comentários, fico sem entender esse “kings” do seu nickname. Não parece incoerência? Não deveria ser ‘reis” ou a mesma palavra em russo ou chinês?
Zero novidade. Ele é a imagem da incoerência.
Não há nada de coerente nele, basta ver as besteiras que escreve.
Se a europa nao comprar o gas, a China compra. Sem falar que se a Europa nao quiser, vai buscar fonte de energia da onde? Petroleo? E adivinha quem é um dos maiores produtores??? Ah, energia nuclear? Devido a utopia da energia limpa e verdinha, parar de usar a energia nuclear e as usinas ou foram desativadas ou estao em via. Os paines e ventiladores se mostraram uma decepção, pois produzem muito menos do que o planejado e sua manutenção é cara e necessita de…..energia vida de fontes sujas!
É serio que voce nao percebeu que o maximo que existe entre China e Russia é um apoio verbal, qdo um deles esta contra os EUA ? Ou seja, apenas um desejo que o vizinho faça o servico ?
Alias, ate nisso, sao timidos ! Um nao tem a menor intencao de ajudar o outro ! China teve que quebrar a cabeça pra desenvolver ate um motor de caça sozinha via engenharia reversa… E olha que poderiam ate firmar uma especie de OTAN do oriente, que seria mortal !
As duas nacoes nao sao amigas !
Rapaz.
Se China e Rússia têm apenas um apoio verbal, não quero nem ver qual o apoio que países como Alemanha e Turquia, por exemplo, vão dar em um conflito contra Rússia ou China.
A Alemanha a maior potência europeia já está deixando claro que não vai se envolver contra estas duas potências.
Vai sobrar quem?
A Inglaterra com seus 200 tanques e meia dúzia de aviões?
Portugal e Espanha com seus poderosos exércitos?
Ou a França (aquela da morte cerebral)?
Sabe quem esta oferecendo um mar de LNG para amenizar o problema energético europeu? A Sinopec.
Os chineses, que tem a 7 reserva de gas do mundo e querem mais clientes, estao torpedeando a melhor arma russa que é o fornecimento de gas…
A China vai fazer com seu “alido” russo o mesmo que a Alemanha nazista fez: vai usar o quando interessa e depois vai passar o carro.
Lá se foi o seu discurso de que a Rússia é uma vítima.
Mas o nível do seu discurso está mais baixo do que é costume. Já começa a parecer algo desesperado.
Hcosta é difícil arranjar desculpas para defender um Estado que é nítidamente o agressor, mas esses caras tentam com bastante afinco hehehehe
É verdade. Não sei por qual motivo também a defesa obstinada do maior agressor, você sabe, aquele que não deve ser mencionado.
Beleza. Quando os EUA (É ao país que você se refere, claro), agredir algum outro país soberano, sem motivos, rasgando tratados, cagando em cima da ordenação jurídica internacional até aqui conquistada e que ele concordou em seguir, querer extorquir os países vizinhos à voltarem no tempo para ter um contexto geopolítico mais agradável e forçar esses mesmos vizinhos à serem a sua própria zona de influência artificial, pode ficar tranquilo que eu vou achar ruim também.
kkkkkkkkkkkk
A sua relativização está ficando bem forçada aqui. Tudo isso que você falou, os EUA fizeram e não apenas uma vez.
Sim, fizeram parecido até recentemente e eu achei ruim por terem ignorado certos princípios que eles mesmos diziam defender. E eu fui contra.
Por isso que eu disse ‘quando os EUA agredir… Vou achar ruim também.’ Ou seja, se tornar à acontecer…
Se quiser eu desenho quando eu tiver saco.
Se fosse só isso.
Já defenderam que tem melhor economia, mais liberdade de imprensa, que a Coreia do Norte é melhor do que os EUA…
Também achei que as quantidades são mínimas, servem mais para demonstrar fraqueza do que para efetivamente dissuadir os russos.
Mas acho que há tanto a perder, pela Ucrânia (claro), pela OTAN e pela Rússia, que dificilmente haverá uma escalada definitiva.
Quem está gostando disso é a China. Custo zero para eles, e desgaste para os demais players.
Faz sentido.
Então já estão enviando o dobro de aviões de 5gen do que a Rússia tem operacional. Deve ser suficiente caso a Rússia ataque algum membro.
Por enquanto, não precisa.
Se os 5g americanos levantarem voo, não terão alcance para chegar nas forlas russas.
Tenho certeza que os Su-35 chegarão.
Aquela meia duzia e sem radar aesa? Alvos fáceis até para os f15.
Mais aquele monte de alvos fabricados pela mig…
Vamos ver se a Rússia tem culhoes para atacar dos membros da Otan, como os países bálticos.
Eu imagino que se a invasao fosse no Brasil… Voce iria querer a ajuda deles rapidinho… heheh
“A OTAN” hum…. é uma aliança defensiva que age de modo ofensivo!?
A Ucrânia mesmo sem pertencer á NATO e UE, acaba de receber apoio financeiro e militar dos EUA e da UE, só a parte financeira, os EUA anunciaram uma ajuda de 200 Milhões de dólares e a UE acaba de anunciar o apoio da UE em 1.300 biliões de Euros.
Pois é, por mais que digam o contrário, são sempre os mesmos de sempre, tal como na doação de vacinas da COVID 19 ao mundo, os maiores doadores são, EUA e UE, quem haveria de ser???
E depois ainda são odiados…
Daí você acordou.
hasteia a bandeira agora
Cuidado hen! Esses aí que tanto causam admiração agora, são os mesmos que estão há muito de olho na Amazônia.
Vai batendo palmas… Pulos de alegria.
é Portuga esse aí
Desde a década de 1970 dizem essa baboseira. Parece às previsões do da lua.
E o que vc acha que isso vai ajudar a Ucrânia?
Resistir mais dois dias?
CAra, essas ajudas são a maior fraude que existe. Eles lhe condicionam essa ajuda mas o dinheiro tem que ser investido como eles querem e geralmente é usado para compra de materiais ou serviços de empresas desses países.
As vacinas que os EUA iriam doar eram vacinas que para o padrão de qualidade deles foram recusadas!
Não publiques esse tipo de coisas aqui…
Rapidamente os … da direita acusam a Europa e USA de querer a Amazônia, e os outros … da esquerda acusam-te de fascista e imperialista, isto tudo com um misto de xenofobismo a mistura.
Infelizmente os “moderados” Brasileiros que frequentavam este fórum e que muito gosto me dava ler os comentários anda desaparecida, análise geopolítica e militar “séria” é coisa do passado, ficam as torcidas.
Comentário editado pela moderação.
Quem é a maior potência militar do planeta? Dica: Não é aquela que só se garante com “patotinha” e tem medo de entrar em uma briga sozinha…
Atropela logo, Rússia!
“Sem minha patotinha eu não consigo! Morro de medo! Só vou se for com meus amigos!” kkkkk
Os últimos ecos do Ocidente, como bem previu Spengler…
Uma guerra nuclear entre Rússia e EUA é the end para o mundo!
A Alemanha acabou de declarar que só dará apoio financeiro.
E olhe lá!
Tanto faz.
Vão cair nas mãos dos russos do mesmo jeito.
Senhores… É inacreditável vê-los discutir incursões como se fosse ficar somente numa escala de guerra convencional. Não irá… Se a Rússia desconfiar que esta perdendo terreno para OTAN, seu próximo passo será apontar seus mísseis para os países integrantes e vice versa. Quem vai sobreviver à isso?!? Pelo Amor de Deus… Vcs acham que isso é um jogo de tabuleiro é?!?
Vivo num pais que sentiu o peso de 2 bombas atomicas… Nao ha uma unica pessoa por aqui, que defenda guerras de qquer natureza !
Às vezes eu acho que o papo de torcida deixou a comparação com o futebol de lado. Agora parece que são torcedores no Coliseu à séculos atrás. Querem derramamento de sangue mesmo. Isso é pior que triste.
O fato é: qual gladiador você vai apoiar?
Eu apoio a não realização dos jogos.
Que tédio.
C’est la vie…
E que se danem os ucranianos, como sempre…
Tadinho deles, minha gente.
Ofereço a você a sair desse mundo de fábula. Sabe o teor do vídeo abaixo?
Bombardeio em Lugansk por forças da própria Ucrânia.
https://www.youtube.com/watch?v=CP9xY5iO7Bo
Gostaria que você tivesse a mesma determinação para se indignar com o que está ocorrendo com o povo em Donbass.
Abrir fogo sobre uma cidade ocupada por um inimigo não é exatamente uma novidade em conflito. Eis um dos bons motivos para não desejar que isso aconteça com o resto do país, porque esse bombardeio foi fichinha perto do que pode acontecer.
Ocupado por um inimigo? Uma bela abordagem para relativizar o ocorrido. Afinal, se a Geórgia pode massacrar a população osseta, isso é fichinha perto do que a intervenção da Rússia possa criar. Se a Ucrânia pode massacrar a população de Donbass, isso é fichinha do que a intervenção russa pode causar. O Saddam, Kadafi… o eixo do mal como todos dizem poderia ter usado esse argumento que você demonstrou, tenho certeza que teria aplacado muitos corações na ONU e talvez, isso amolecesse o coração dos apáticos norte-americanos em recuar no seus deliberados bombardeios. Mas parece que a sua mente ultimamente… Read more »
Uma interpretação imaginativa, no mínimo. Pelo video, não me parece ter sido massacre. Parece que foi um ataque à uma cidade controlada por rebeldes. Não dá para ver o que acertaram, não dá para saber exatamente o que utilizaram (artilharia, talvez?). Enfim… é vago. Ou devemos nos basear em informações vindas da Rússia que é notória por perseguir e assassinar jornalistas que não entrem na linha? Devemos nos apoiar nas informações vindas da Ucrânia, que certamente tem milhões de motivos para florear a narrativa? Brabo isso. Guerra de informações. A gente acaba tirando pelo multilateralismo. Só a União Européia tem… Read more »
Como eu disse, sua mente parece estar andando baralhada. Olha o tamanho do texto. kkkkkkk Escreveu um textão tentando se explicar. Eu alguma vez disse massacre no caso do bombardeio? Para que está ficando feio. Você relativizou completamente o bombardeio das forças armadas da Ucrânia, o bombardeio como todos podem ver foi em uma área residencial controlado pelos rebeldes, onde a Ucrânia bombardeou indiscriminadamente. Como todo adestrado age, como sempre(não pode ser coincidência, o outro aqui também optou pelo mesmo tipo de argumento), questiona a legalidade das informações apresentadas, típica atitude de tentar relativizar. O mais engraçado é a sua… Read more »
Sambou daqui e dali e não disse tchongas. O fato é que VOCÊ quer acreditar na ladainha Russa. Ao passo que o resto do Mundo não quer. Quem está relativiza do a agressão à um país independente é anexação de seu território é você, que inclusive não está à fim de enxergar o óbvio.
Sabe como é, sou ambidestro. As vezes escrevo com a mão direita e a outras com a esquerda. Ao que tudo aparenta, não deve ser o seu caso.
Mas eu já perdi cara, você me fez abrir os olhos.
É verdade o povo de Donbass sofre, mas a responsabilidade não é do governo Ucraniano. Talvez seja do país invasor. Normalmente ao longo da história é assim que acontece. A não ser que considere que os Russos não deveriam atacar a Alemanha Nazi no seu território. Mas isto sou eu a especular… E tem também a desculpa se acreditar que em Donbass só existem forças separatistas e, pela primeira vez na história, sem insígnias e melhor equipadas que o exército nacional. E quase de um dia para o outro surge esta força, bem organizada. Deveriam ser anos a preparar… Eu… Read more »
Agora o trio ternura entrou em ação.
“E tem também a desculpa se acreditar que em Donbass só existem forças separatistas e, pela primeira vez na história, sem insígnias e melhor equipadas que o exército nacional.”
Não vou perder tempo com você, já que tu é o perdido aqui.
Sim, realmente estão melhor equipadas.
Foi com esse aí que derrubaram o 777 da Malaysia Airlines, com certeza!
Pois é. A queda em Donetsk foi apenas mera coincidência. Um fortuito do acaso. False flag não passa nem longe da minha mente.
Deveria ter passado. Certamente passou pela cabeça dos investigadores. Mas fazer o que se eles tem provas de que um veículo lançador Russo, que estava em território russo, entrou na área rebelde, provavelmente para protegê-los dos mesmos bombardeios que você diz que eles enfrentam e abateu um Boeing com quase 300 pessoas. E rapidamente voltou para território Russo depois da lambança.
‘Fortuito’ eu tenho certeza que não foi para o pessoal naquele avião.
Com certeza. Fartas evidências. Relatos de jornalistas confirmando o sistema antiaéreo sem apresentar uma única foto e uma foto dos próprios militares da Ucrânia toda borrada. Quem lê assim pensa que o caso já foi encerrado com todas as provas irrefutáveis já apresentadas.
Olha, o zé que surgiu do nada em um evento de crise, para defender a narrativa padrão TASS. Que surpresa! . Sabe o que me deixa com o sentimento de indignação? A Op Psico executada pelos russos sobre o povo da região do Donbass, que foi cooptado pela narrativa pró-Rússia e separatista, que consistentemente escalou o conflito. Eu me indigno com o fato de que aquele povo passou a ser massa de manobra barata, com a única serventia clara de tentar amparar negociações em favor dos russos… Mas, como tens que seguir a cartilha da TASS, tu vai me dizer… Read more »
Olha o outro. Atitude correlativa com o cara que não relativiza bombardeios. Meu caro, eu não posso consentir com o padrão TASS, mas vou te dizer o que farei a seguir: vou aderir a sua narrativa e acreditar nas palavras do secretário da OTAN. Pois é. Todos são massa de manobra. Até mesmo aqueles que estão bem longe do conflito visualizando a situação da tela do PC ou do celular em uma sala com ar-condicionado. Mas eu concordo com sua indignação, principalmente o povo ucraniano que estão sendo feitos de massa de manobra e guerra híbrida em tentar provocar uma… Read more »
Talvez o povo Ucrâniano não precise muito de uma narrativa forçada relação à qual o lado do bem ou do mal. Talvez a potência que tomou e anexou uma parte importante do território Ucrâniano já tenha um lugar desagradável reservado na imaginação do povo Ucrâniano.
Tem razão. A narrativa que se encaixa melhor é a do menos pior. Quem pode ser contra isso?
Concordo
Ajuda: 4 jatos velhos e uma fragata a mil km de distancia da Ucrania! Só faltou mandar o nariz de palhaço para os Ucranianos, por terem acreditado que algum dia os EUA e a Europa iriam proteger ela ou recebe-la de braços abertos. Por sinal, o estereotipo que Ucranianos tem na Europa é um dos piores possiveis.
Ate parece que essa ajuda vai adiantar ,a Rússia vai passar o trator na Ucrânia, não foi por falta de aviso aos ucranianos e a OTAN !!!!
(2)
Basicamente eles vão defender os países membros da OTAN ( que não serão atacados pela Rússia).
E deixarão a Ucrânia jogada sua própria sorte.
A cena que Washington e Londres fazem é patética. Fingindo se importar com a Ucrânia.
Exatamente
OTAN é uma aliança defensiva.
Uai, mas quem anda expandindo para o leste, mesmo?
Mas a OTAN forçou os paises do leste a aderirem a aliança?
São os paises do leste que pediram para entrar. Quem viveu sob o terror do julgo russo, quer distância.
Podem mandar o mundo pra lá,….. não vão ter coragem de bater na Russia… é só cena
Que maravilhoso, o mundo livre respira!