Força Aérea Helênica (HAF) recebe os primeiros seis caças Dassault Rafale
Seis Rafale da Força Aérea Helênica voaram para a Grécia a partir de Istres em 19 de janeiro de 2022. O primeiro-ministro grego comemora sua chegada durante uma cerimônia na Base Aérea de Tanagra na presença de Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation
(Saint-Cloud, França, 19 de janeiro de 2022) – Hoje, seis Rafale da Força Aérea Helênica (HAF), operados por seus pilotos, decolaram das instalações da Dassault Aviation em Istres para a Base Aérea de Tanagra, onde foram recebidos numa cerimônia do primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis, acompanhado pelo ministro da Defesa Nacional Nikolaos Panagiotopoulos e altas autoridades gregas. Éric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation, também esteve presente para dar as boas-vindas à sua chegada.
A entrada em serviço operacional no Esquadrão 332 da Força Aérea Helênica dessas seis primeiras aeronaves Rafale vem como prova da qualidade da parceria entre França e Grécia, e ocorre apenas um ano após a assinatura do contrato para 18 aeronaves. É um testemunho da excelente relação entre as autoridades francesas e gregas, bem como entre as equipes da Força Aérea Helênica e da Dassault Aviation.
A experiência da formação ministrada, em particular pela Dassault Aviation, no Centro de Formação de Conversão de Mérignac (CTC), a pilotos, mecânicos e técnicos gregos da HAF, contribui inegavelmente para o sucesso deste primeiro translado. A formação do pessoal continuará nos próximos meses na França e na Grécia.
A entrega dos próximos Rafale da HAF começará no final de 2022 com o objetivo de ter toda a frota implantada na Base Aérea de Tanagra até o verão de 2023.
“A maestria com que a Força Aérea Helênica realizou este primeiro voo de translado é um testemunho da excelência da nossa cooperação e da força da nossa relação histórica com a Grécia há mais de 45 anos. Graças à nossa mobilização, conseguimos atender às expectativas das autoridades gregas em tempo recorde, que agora têm o Rafale em território nacional para reforçar a proteção e a soberania do país. Também atesta a excelente qualidade de nossas aeronaves, confirmada pelo sucesso nas exportações. Por fim, reflete nosso total compromisso em atender às necessidades da HAF e participar das ambições estratégicas da Grécia”, declarou Éric Trappier no final da cerimônia.
Sobre a Dassault Aviation
Com mais de 10.000 aeronaves militares e civis (incluindo 2.500 Falcons) entregues em mais de 90 países ao longo do último século, a Dassault Aviation acumulou experiência reconhecida mundialmente no projeto, desenvolvimento, venda e suporte de todos os tipos de aeronaves, desde o caça Rafale, à família Falcon de jatos executivos, drones militares e sistemas espaciais de última geração. Em 2020, a Dassault Aviation registrou receita de € 5,5 bilhões. A empresa tem 12.440 funcionários.
FONTE: Dassault Aviation
Embora eu tenha torcido pelo gripen no fx, nao quer dizer que nao ache o Rafale um ótimo caça.
Parabéns aos gregos.
Bonsoir Pablo, No contexto geopolítico sul-americano, acho que o Brasil fez uma boa escolha com o Gripen. Suas crenças preferidas para este caçador são justificadas. Também como sou um pouco chauvinista é uma pena que o Brasil não tenha escolhido o Rafale rs. Sério, vou repetir meu ponto: Escolher um caça monomotor multifuncional como o Gripen é uma escolha muito boa entre caças monomotores. Escolher um caça bimotor multifuncional como o Rafale é uma escolha muito boa entre os caças bimotores. E, inevitavelmente, as capacidades multimissão desses bons aviões serão bem valorizadas, desde que tenham pilotos bem treinados. Boa noite… Read more »
que caça bonito…
Eu tb gostei da escolha do Gripen pois foi excelente negócio para o Brasil por causa da transferência de tecnologia e etc porém não como negar que o Rafale é um caça e tanto. Como dizia o dono da Dassaut: Se é bonito voa bem!
Ta aí um caça que ninguém botou fé no começo mas tá vendendo bem…
Curiosa essa tradição ortodoxa de trazer um padre para benzer armamento. É assim com tanque, com navio e agora com avião…
Isso é o grego… a revolução de independência da Grécia nasceu junto à igreja! Não há Grécia sem a igreja ortodoxa, gostemos (ou goste a esquerda grega) ou não… É cultural…
.
Sds
Manero, mas Zeus era vaidoso e egocêntrico nível hardcore, corneava a esposa, usava seu poder para possuir jovens mortais sem consentimento, era um poço de incoerência e tirania, enfim, humano, demasiado humano.
Por ser invenção humana.
O deos cristão não é invenção humana?
Para quem não tem fé em Cristo pensará como você!
Kkkkkk
A depender dos deuses do Olimpo nem o fogo teríamos… Você mesmo amarrou Prometheus a uma pedra e faz uma água comer seu fígado até hoje por ter dado inteligência aos homens..
.
Aos demais, peguem mais leve e levem na brincadeira pra isso não virar discussão religiosa… Não levem o nível para o de ofensas pessoais bobas…
.
Sds
Hércules libertou Prometheus no seu décimo-primeiro trabalho (Jardim das Hespérides)
É verdade… trocou ele por Quiron né? Ok não é até hoje que eles está preso… mas a depender de Zeus estaria… hahahahahah
.
Sds
Kkkkkk Boa Zeus kkk os caras ainda levam a sério. Na real os gregos humanizavam os Deuses e endeusavam os humanos ( heróis), tendo mais valor e honra que os Deuses. Isso mostra um caráter humanista local, e na real , como sentiam- se em relação aos Deuses, que tem muito poder, mas que geralmente é indiferente aos sofrimentos das pessoas, sendo relexo delas mesmos. Se os Deuses são tão poderosos , porque deixam as pessoas sofrerem? No caso do cristianismo é mais curioso ainda, pois os humanos são filhos da divindade e mesmo assim aparentam ser abandonados ao sofrimento.… Read more »
O Império Turco-Otomano também era parte da sua ira implacável?
hahahahahahahahahahaha
Rapazzzzzz ????tava boa hein?!?!
Estou ligando para o Kratos agora, muita reclamação online
Parece que o Japão tb faz.
https://pbs.twimg.com/media/DBpGvWvUQAAmf9n?format=jpg&name=large
Não é somente lá que padres benzem armas.
O que foi aquela cerimonia de entrega de pistolas pra guarda municipal de Curitiba?
O prefeito Greca colocou padre pra benzer as armas. Mais ridículo impossível.
Sério isso?
https://pbs.twimg.com/media/FJeYGV8WYAgfRNh?format=jpg&name=medium
Incoerência.
Tem muitas coisas bonitas na religião cristã ortodoxa!
Eu fico impressionado como um país economicamente muito menor que o brasil (geograficamente menor também) mas que tanto pelas necessidades, como pelo profissionalismo dos gestores públicos vem se mantendo sempre na ponta da lança em relação a equipamentos de ponta para todos os ramos das forças armadas gregas.
Todos sabem o por que, mas alguns fingem não saber.
A pergunta não deve ser “como”, mas “por que”…
.
Sds
Tudo culpa da tal de Helena
A Grécia quebrou, em parte, pelo excesso dos gastos militares. A UE europeia ajudou e o país saiu do auge da crise. Agora, gasta muito em defesa porque tem uma vizinhança complicada… e outro pequeno detalhe. A economia é muito menor que a brasileira, mas o PIB per capita é MUITO maior. Daí mais fácil sobrar dinheiro para investimento militar.
fora que eles compram e arrecadam dinheiro em Euro.
Não foi por gastos militares, mas gastos da função pública, aliás igual ao que se passou com Portugal.
Essa relação é inexata, pesquisando li que o PIB da Grecia só em 2020 retraiu 9% e nos anos anteriores não foram tão bons tb
veja, achei bem interessante
https://pt.countryeconomy.com/paises/comparar/brasil/grecia
Acredito que está mais na necessidade de se proteger dos vizinhos e das responsabilidades como membro da OTAN e demais grupos de países de primeiro mundo.
se não for assim vão sentir a chibata turca de novo.
A Grécia vive pendurada na UE. Não fizesse parte seria mais pobre do que é.
E a participação na Otan também ajuda.
O Brasil como nação, não como Estado, não leva sua defesa tão a sério… Esse é o ponto nevrálgico… Se levasse no geral mesmo, teríamos outra realidade aqui…
.
Sds
Nação? Estamos longe disso. Estamos mais próximos de planos de poder que dividem o povo do que planos de Estado que conduzem ao sentimento de nação. Na minha juventude, cantávamos o Hino Nacional na semana da pátria e aprendíamos sobre símbolos e heróis nacionais. Hoje ainda canta? Se aprende algo que valoriza o sentimento de patriotismo?
Sei não viu, acho que os 12 caças argentinos chegaram primeiro que os nossos ?
O Brasil não tá em perigo de conflito, então eles vão vir bem devagar rsrs!
Espero estar vivo pra ver um ELEPHANT WALk de F39 gripens ?
Doze caças argentinos?
12 F16 Block 52
A argentina comprou F16 ?
E o povo que dizia que para a Argentina so caças russos o chineses porq outro pais não venderia porq a Inglaterra não iria gostar .
Que eu tenha visto, a Argentina não comprou nada.
Dessa eu não sabia.
Sou que nem marido traído, o último a saber.
Fonte?
Fonte do camarada: “Sonhos da minha cabeça”
Pesquisando, não tem nada sobre isso, apenas da negociação sobre 12 JF-17 Thunder. Se realmente existisse essa possibilidade, isso seria bastante veiculado nos meios de comunicação especializados.
Vocês realmente acreditam que a Inglaterra, braço direito, maior aliado dos EUA deixariam eles vender 12 F-16 ?
se quis dizer chegarão no futuro?
No caso, seria “chegarão”, ou seja, no futuro. “Chegaram” seria no caso dos argentinos já terem recebido.
Isso sim é uma baita virada de mesa no poder bélico, já deve ter deixado a Turquia em alerta, e revendo sua politica militar de ataque.
Enquanto a Grécia só compra e paga a Turquia se consolida cada vez mais como uma potência bélica industrial. Não é por acaso que a Grécia hoje é uma nação falida e endividada. Nenhum país é um país de fato, se não tem um projeto nacional de verdadeira independência e de relacionamento com todos os outros estados nacionais de igual para igual. Isso exige a autonomia tecnológica, que deve ser desenvolvida do nível que for. O Japão fez isso e, mesmo tendo perdido uma guerra contra os eua. Mas, passados os primeiros anos da ocupação, o país retomou seu caminho… Read more »
Tínhamos governos que defendiam a nossa soberania e tínhamos com isso influencia em decisões mundiais.
Agora temos um completo imbecil que lambe botas do império que está em franca decadência.
Mesmo.
Pelo contrário Agressor’s a Turquia que está passando pelo período de falência econômica Graça ao Sultão neotomano Erdogan e colecionando inimigos em todos lugares. E mais a Grécia deixou a falência e voltou a plena capacidade econômica. E agora com as grandes descobertas de gás natural no mar mediterrâneo o fará uma Grande potência energética junto com os 3(Egito,Chipre,Israel). A UE ficará menos dependentes do gás russo. Vc acha pq a Grécia está gastando muito com a defesa? Sendo que não é gasto mais sim retorno. As reservas de gás são muito lucrativas irá recuperar gastos em pouco tempo.
Hoje em dia a verdadeira economia é conhecimento e tecnologia. Se não fosse pela UE, a Grécia seria hoje mais uma Argentina ou Venezuela. A Grécia atualmente é uma colônia chinesa e tem um índice de pobreza maior até que a do braziu.
A verdadeira riqueza é conhecimento e tecnologia????? A Turquia está com uma inflação galopante, os salários compram cada vez menos. O único cliente da industria militar turca é a própria Turquia. O Erdogan, como qualquer fascista e autoritário deixa o povo a morrer á fome, para ter um exercito. Já para não falar das chantagens á União Europeia com os refugiados e migrantes. Já estou a ver um pai turco a dar de jantar á família, conhecimento acompanhado de tecnologia. Além disso a compra de material militar francês, vem acompanhada de investimento francês na economia grega. Ficando os franceses a… Read more »
Pelo contrario, a Grecia está nessa lama por causa da UE.
Dê uma checada nessa reportagem do Estado de Minas:
https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2018/09/09/internas_economia,987334/amp.html
Essa foi a melhor kkkkk
Wagner, você responde ás minhas afirmações com uma reportagem de 2018.
Se não fosse a UE, a situação grega seria bem mais critica. A UE concedeu um empréstimo enorme á Grécia e em troca exigiu reformas.
Essas reformas levam tempo a fazer efeito, e em quanto não fazem serviços essenciais sofrem.
Além disso ter como vizinho uma Turquia hostil, liderada por um ditador também não ajuda.
Fazer levantar a economia de um país com uma divida de 200% do PIB, não é algo que e faça de um momento para o outro.
Falar por falar, eis a verdadeira falência.
Me impressiono como uma nação financeiramente quebrada a tantos anos conseguiu efetuar essa aquisição (nem um pouco barata, diga-se) e os operacionalizou em tão pouco tempo!
Todos sabem o por que, mas alguns fingem não saber.
Compra jornais actuais.
Legal. Parabéns, comprou pagou recebeu usou.
Simples assim, sem falsas ilusões ludibriantes.
Quando esses aviões estiverem dando baixa daqui uns 30 anos estaremos recebendo os primeiros Gripen aqui.
Já tô até achando que aqueles mostrados na ” cerimonia de entrega “eram fakes”. Já devem estar até com uma nova pintura, com as cores da Suécia.
Apenas 10 milhões de habitantes, um PIB menor que muito nossos vizinhos e olha que força aérea .
Nossos vizinhos têm as mesmas ameaças deles?
Se a Espanha tivesse tentando dominar eles de novo, tu ia ver os nossos vizinhos comprando J31-35
Se com Mirage os Gregos já infernizam a vida dos F16 dos Turcos, com Rafale aí vão desmoralizar.
Acontece que o Erdogan não é nada bobo.
Aguarde e veremos no curto/médio prazo, caças Su-35, Su-57 e baterias S-400 em solos turcos.
O Erdogan quer 40 F-16V novos e 80 kits para modernizar 80 F-16C para o padrão V.
Conseguindo isso, terão 120 F-16V até a chegada dos 250 TF-X.
Só comprarão caças russos se os EUA negarem a venda dos F-16.
O que eu, particularmente, DUVIDO que façam. Jogar Erdogan no colo do Putin?
Pobre Anápolis mesmo, com os custos de manutenção desses aviões caso tivesse sido adquiridos.
Funcionário, eu estou louco para ver o susto do pessoal da FAB assim que começarem a operar de verdade os Gripen, será mais ou menos o mesmo caso da MB com os novos submarinos, estão levando um susto, mas é compreensível, estão saindo de aquipamentos velhos e bem inferiores para algo bem mais moderno e com bem mais capacidade e isso custa dinheiro.
Nada como uma compra de prateleira para quem tem urgência. Acredito que nossa decisão foi acertada, pois podemos aguardar o desenvolvimento, testes, produção e entrega. Depois disso, novas compras poderão ser de produção local e mais rápidas.
O Rafale é um excelente caça. Os franceses possuem excelentes programadores de sistemas embarcados, herança da Thales e outras empresas. Só para ilustrar, eles tem mais programadores C++ do que o EUA, terra da IBM e Microsoft. Porém o Rafale é caro demais porque ele, como todo produto francês, precisa sustentar o bem estar social do trabalhador francês que não pode trabalhar mais do que 2 horas por dia :'( O Rafale deve ser comparado ao Gripen C/D. O Gripen E é superior ao Rafale. A FAB fez uma excelente aposta em um produto que não existia mas é melhor… Read more »