Embraer vende subsidiárias em Portugal por US$ 172 milhões

56
Embraer

A Embraer acertou a venda de suas subsidiárias Embraer Portugal Estruturas Metálicas e Embraer Portugal Estruturas em Compósitos, sediadas em Portugal, para a espanhola Aernnova Aerospace por 172 milhões de dólares, segundo comunicado ao mercado divulgado em 12/1.

As subsidiárias fornecem componentes à Embraer utilizados na fabricação de aeronaves, diz a companhia, acrescentando que deve passar a adquirir essas peças da Aernnova após o acordo. A Embraer espera concluir a transação no primeiro trimestre de 2022.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camargoer.

Olá. Ainda faltam US$ 400 milhões para cobrir a rasteira da Boeing.

Chris

Não consigo acreditar que a Boeing não respeitaria um contrato, onde sempre estipulam ate multa, em caso de desistência… Daria um BO danado, até na bolsa de valores…

Será que não foi a Embraer não, que contou com o peixe antes da pesca?

Enfim… Pior é a AIRBUS… Que resolveu atacar a brasileira… Agora querem lançar até um concorrente para o KC-390 !

Last edited 2 anos atrás by Chris
Leandro Costa

Chris, até onde eu sei a EMBRAER cumpriu todos os requisitos contratuais. Acho que a questão agora está em disputa legal.

Camargoer

Olá Chris. Teve o caso da Enron, do Maddof, Leman Brothers, do Subprime…sem falar na fraude dia motores da VW.

MMerlin

Sem justificar a atitude da Boeing na questão mencionado, que trouxe um prejuízo financeiro bem razoável a Embrear, mas a VW pagou e ainda continua pagando indenizações aos proprietários prejudicados. Somado a isto, foi aberta uma nova investigação acusando a mesma de nova fraude nos motores de 2021.
Existe até um site nacional para os que tem Amarok e querem processar a mesma.

Hcosta

Agora até a AIRBUS quer atacar a Embraer. E antes foi a Embraer a atacar a Lockheed Martin.
A isto chama-se concorrência e não é um ataque.

É tudo contra o Brasil, sempre os estrangeiros a sabotarem com os seus produtos.
Se o Brasil tivesse a bomba atómica havia mais respeito e os outros países deixavam de fazer estes “ataques”. (ironia)

Leandro Costa

A França tem forças nucleares com prontidão inegável e diversos meios de lançamento. O que o AUKUS fez com os negócios da França faz o que a Boeing fez com a EMBRAER parecer brincadeira de criança.

Allan Lemos

É inegável que a França tem um poder geopolítico mil vezes maior do que o do Brasil. Mas nessa situação específica, não acho que suas forças nucleares tenham feito a mínima diferença. Os franceses iriam fazer o quê? Bombardear Canberra para no outro dia ser riscada do mapa pelos EUA e UK?

Jadson S. Cabral

Mas é aí que tá. O pessoal defensor do Brasil potencia nuclear acha que isso resolveria todos os problemas do Brasil

Allan Lemos

Resolveria o problema dos estrangeiros ameaçando a nossa soberania sobre a Amazônia.

Carlos Eduardo

Boa noite. Precisamos parar com essa estoria fantasiosa de invasão e soberania da Amazonia. Quanto mais insistirmos nisso, mais desculpas criamos para não enfrentar a realidade e começar a superar os nossos reais desafios. Qual nação iria invadir a Amazônia? Meus colegas, nem mesmo sobre mando da ONU isso é possivel, e sabem o porque? Não existe nação nem colisão militar que tenga capacidade economica e militar para tal empreitada. Invadir nossa Amazônia, significa uma crise financeira internacional que faria a quebra da bolsa de 29, parecer so um dia ruim. Agora imaginem o custo financeiro de tentar manter uma… Read more »

Flanker

Exato!

Elias E. Vargas

Aco que vocês não entenderam nada. A invasão da Amazônia é feita através de ONG’s, interessadas em explorar , solo, sub=solo, minerais, vegetais, fauna e flora, patentear roubando-nos. O governo brecou mais de 300.000 desses sanguessugas e o que eles fizeram, continuaram invadindo e nos roubando na cara dura e incendiando a mata para dificultar as ações que empregaram até forças armadas. Só como exemplo (Neste ano em acampamento extrativista foram apreendidos nada menos do que 111 aviões) É coisa de gringos com logística prá nos roubar e falar baboseiras no exterior.

Leandro Costa

Todas as ONGs que operam na Amazônia hoje em dia tem que ter a chancela do EB para fazerem isso. De acordo com o próprio EB, ela fazem atividades complementares com apoio do Exército. Isso já a alguns anos que funciona assim.

Salim

Ex. Ministro meio ambiente caiu por desvio madeira extraída ilegalmente e contrabandeada para EUA.Sera que pessoal náo le nada e acredita nesta baboseira. Só a desvalorização real entregou o Brasil e suas empresas, maior pobreza. Últimos 20 anos saquearam pais e náo parou ainda. Caímos de setma maior economia para decima quarta, renda per capita de usd 14k para USS 7k. Estes governos dos últimos 20 anos foram extremamente incompetentes.

Flanker

Que ideia fixa…..

Salim

Quem ameaça Brasil são nos próprios brasileiros. Queimamos floresta a toa, permitimos contrabando descarado de madeiras nobres que vão como reflorestada, garimpo ilegal com remessa ao exterior, vendemos minério de ferro e sofremos restrição a exportação aço, vendemos minério alumínio sem nenhuma manufatura e por ai vai. Perdemos os créditos bilionários Noruega por nada. E só fazer uma ocupação inteligente e cobrar destes paises a conta, tava na boa a um tempo atrás e o desmatamento nunca parou. Falta de inteligencia nas relações exteriores da nisto, relação internacional e com estado, náo com dirigente, isto e basico,. Olha exemplo relação… Read more »

Claudio Bezerra

Eles pensariam realmente duas veses

Leandro Costa

Não me pergunte. Pergunte ao HCosta, e mesmo assim ele estava sendo irônico. Só apontei que realmente não havia o que fazer. Com ou sem armamento nuclear.

Hcosta

A minha questão é esta capacidade de transformar algo tão básico, como um novo avião de transporte, em um ataque ao Brasil.

As armas nucleares não impõem respeito, impõem medo e com resultados muito diferentes.

Leandro Costa

Infelizmente a paranóia de alguns simplesmente não tem limite. Chega beirar ao pânico.

Salim

Vai explodir a bomba aonde. Náo tem vetor pra entregar pacote. Olha tamanho baboseira, vai bombardear europa, usa, OTAN…. Os caras são totalmente sem noção kkk Irã ameaça Israel, Coréia norte a do sul, vamos fazer o que, implodir Argentina kkkkkkkkk. Histeria coletiva de rambo kkkk. Mais fácil jogar xadrez política internacional.
Embraer ta certinha , ta se ajustando, daqui a pouco muda EUA como a Taurus, JBS, Gerdau…….. Voltamos a ser colonia gracas a estes meia boca dos últimos 20 anos.

André Macedo

Deram o fora nos franceses por um contrato vago e ilusório, sem custos, sem prazo e cheio de dúvidas, ninguém sabe realmente o que vai ser construído na Austrália realmente, e o país não tem quase nenhuma experiência nuclear. Vão ficar na mão e vão querer aqueles subs convencionais.

Leandro Costa

Não vi o contrato para poder comentar com a mesma propriedade.

MMerlin

A concorrência, por vezes desleal, infelizmente faz parte do jogo comercial. Estas empresas estrangeiras frequentemente são fomentadas e alimentadas com capital de seu país de origem. Some isto o apoio através de lobby político. Agora, compare todos este pacote de apoio ao que nossas principais empresas nacionais tem. Exclua apenas os setores de carnes e grãos. É incomparável. A sabotagem não é estrangeira. Eles utilizam meios legais, por vezes não justos, para limitar a concorrência, seja utilizando meios políticos, seja vetando o uso de uma tecnologia específica. Novamente, faz parte do jogo. A sabotagem é interna. Precisamos tornar nossas empresas… Read more »

Last edited 2 anos atrás by MMerlin
Salim

Planejamos bem, cancelados metade contrato kc390 e vamos comprar 2 airbus usados,tot niterois, saiu Barroso, novo tot franguetas, tot saiu Tikuna, novo tot subs, matamos engesa e bernardini, dez anos depois compramos m60 e leo1a1 bem mais obsoletos que os nacionais, matamos adarter, matamos MAR1, ….. E por ai vai. Olha a Taurus, só sobreviveu porque mudou EUA. JBS e Gerdau também. Café do Brasil e Nescafé rsss matamos toda industria eletrônico em virtude da zona franca Manaus. Embraer ta se segurando, se náo sair mais um lote de gripen feito aqui, complica, já tem ate umas otoridade falando em… Read more »

sub urbano

Os caras enfiaram 2 bombas atomicas no Japão. São capazes de qualquer coisa.

Renato

Naquela época só eles tinham…

LucianoSR71

Sempre que esse assunto aparece eu faço questão de colocar um fato histórico que poucos conhecem e outros fazem questão de não lembrar; o Japão não tinha 1, mas 2 programas atômicos ( o Exército e a Marinha se odiavam então se um fazia algo o outro fazia também e não havia troca de informações ). Os alemães tentaram ajudar enviando Urânio 235 p/ o Japão via submarinos japoneses ( quase todos afundados ) e há um caso incrível que foi o U-Boat U-234 ( levava ½ ton de Urânio 235, armas avançadas c/ seus planos de construção além de… Read more »

Leandro Costa

** aplausos **

LucianoSR71

Obrigado, mestre.

Leandro Costa

Eu que agradeço. Foi uma bela dose de bom senso e de quebra ainda poupou meu teclado ☺️

Salim

Vamos bombardear EUA e todos países OTAN. Pensa bem, coloca papel, e meio sem noção. Muito mais resultado jogar xadrez politica internacional em favor do Brasil e náo de interesses escusos. Se irmos nesta toada,perdemos e retalham Brasil.

Palpiteiro

A Boeing perdeu uma oportunidade de ouro. Já a Emb, poderia estar com dinheiro para entrar em negócios mais rentáveis em plena pandemia.

Fulcrum

I was the CIA (Central Intelligence Agency) director. We lied, we cheated, we stole,” then U.S. Secretary of State Mike Pompeo

Filipe Prestes

E como fica a participação portuguesa no KC-390? Agora teremos Espanha (Que é parte do A-400 e será do A-200 também) pelo meio? Quais são os termos da participação das OGMA no projeto?

Camargoer

Caro Felipe. Acho que fica tudo com o está. A empresa antes era controlada pela Embraer agora será controlada por espanhóis. A fábrica continua em Portugal.

João Adaime

Prezado Filipe A OGMA é outra empresa, administrada e controlada pela Embraer. Nestas duas fábricas vendidas são produzidos, entre outros, componentes para asas e estabilizadores verticais e horizontais para programas aeronáuticos da Embraer como os jatos executivos Praetor 500 e Praetor 600, as duas gerações da família de E-Jets de jatos comerciais e o jato multimissão KC-390 Millennium. A nova controladora destas duas, a espanhola Aernnova, assinou acordo comercial de longo prazo, que assegura o fornecimento para produção atual de aeronaves Embraer. Resumindo, não muda nada quanto à produção das aeronaves Embraer, apenas que alguns componentes serão fornecidos agora por… Read more »

Rui Manuel Fernandes Palmeira

estas duas unidades sao em Evora e eram propriedade 100% da Embraer, estavam dedicadas á aviaçao executiva, e fabricavam algumas partes do E2, enquanto a OGMA, é uma joint ventire entre o estado portugues e a Embraer, que detem por agora 65% da estrutura acionista, é em Lisboa, Alverca, dedica-se a aeroestruturas e ao MRO, tem um contrato milionário com a P&W…

Matheus

Tem que vender é o E2. Esse sim é muito preocupante. 668 encomendas firmes do A220 contra 205 do E2. Esse ano o time da comercial vai ter que trabalhar duro.

Palpiteiro

A empresa optou por fabricar tudo internamente, deixar ser montadora para ser fabricante, o oposto que os concorrentes fazem. Vale mais a pena investir em serviços e novos produtos. Nós momentos de baixa demanda fica com o mico na mão, e não consegue ocupar as fábricas fabricando para terceiros porque são concorrente.

Salim

Embraer ta diversificando com vtol,equipamentos militares ate em equipamentos para franguetas. Brigar com Airbus e bem complicado sozinha, ate a Boeing ta sofrendo ( mais por incompetência dela mesma ). Brasil jogou contra cancelando KC e abrindo possibilidades compra Airbus usado. Precisa colocar pedido de gripens 100% feitos aqui.

Palpiteiro

Vendeu barato. Gastou muito mais que isso

Palpiteiro
Salim

Embraer tem muito mais ativos em Portugal que estes. Tem que focar no que e estratégico para negocioEmbraer.

Palpiteiro

Como estes não. Agora só possui a participação na OGMA. Estas eram plantas novas e modernas, as plantas mais automatizada da empresa, os chamados centro de excelência em manufatura.

Salim

A conta de uma empresa que e exclusiva e paga integralmente pelo proprietário. Com baixa demanda E2 o custo de manter estas empresas ficou alto. Com a venda, os novos proprietários podem oferecer serviço a todos os fabricantes aeronaves. Cai ociosidade e o custo diminuem, ficando dentro dos parâmetros internacionais. Estas fabricas tem custo alto de mao de obra e o custo do transporte para montagem final SJC. Náo tem impacto nenhum na geração conhecimento e reduz custo. A OGMA sendo centro engenharia e serviços manutenção agrega bem mais valor ao negocio Embraer. Eu vejo ate um efeito colateral benéfico… Read more »

Palpiteiro

Exatamente. Agora o custo das peças continuará o mesmo, uma vez que continuam vindo de lá. No caso da Ogma, vender serviço é bem mais rentáveis e está em um país europeu com custos relativamente baixos

Salim

O custo que sera pago aos espanhóis provavelmente terá que ser competitivo, geralmente na proposta de venda vai o preço de venda mais um contrato de compra de itens por valor e tempo pré determinado, os espanhóis terão correr atrás de outros negócios para fechar conta. A OGMA e um centro manutenção Embraer aeronaves na Europa, faz reformar ate em C130, o centro de engenharia e de ponta trazendo a Embraer conhecimento existentente que alem de caro para obter e meio fechado.

Joli Le Chat

Aernnova Aerospace tem um galpão ali na Dutra, em São José dos Campos, mais ou menos na altura da Telha Norte, do outro lado da estrada.

Saudades demais de São José dos Campos!!!!

GripenBRA

E esse é mais um retumbante sucesso da “parceria” (caracu) com a Boeing. Muito tradicional nos “investimentos” históricos do capital norte americano em terras tupiniquins. O lucro (se houver) é meu e o prejuízo (e a culpa) são seus!

Salim

Boeing quebrou, governo EUA ta segurando. Na aviação comercial era saída logica com a entrega da Bombardier de grátis. Embraer sozinha vai ser difícil, se tivesse governo atuante no cenário internacional ainda ajudava, últimos 20 anos deteriorou demais.

Wagner

Vendeu barato ou estou enganado?

Rafael Laginha

A EMBRAER reflete o presente do nosso querido Brasil, puro desalento…

Canarinho

Algumas considerações 1) Se a ideia era diminuir custos, por falta de escala, talvez nao seria possivel levar todo o ferramental e maquinario para unidades no Brasil, ja que a Embraer por isso so ja e uma empresa bem verticalizada. 2) Esse valor vendido, conforme ja constatado por alguns nobres colegas nao foi inferior ao investido??? Assim, se caso nessas fabricas houve financiamentos via BNDES,a embraer poderia simplesmente e ir assim e vender para terceiros sem nenhuma contrapartida ou explicacao ou justificar as autoridades competentes. 3) Essas fabricas, se nao me engano, na epoca que foram feitas nao tinham a… Read more »

Rui Manuel Fernandes Palmeira

Essas fabricas foram financiadas em 70% pela Uniao Europeia e Estado Portugues, e por o contrato do ultimo financiamento tem como clausula a condição de que a Fabrica tem de permanecer nas maos da Embraer durante mais alguns anos é que só la para abril é que a venda sera fechada a Embraer nao vai receber 150 milhoes de euros, sera muito menos… pois ainda esta sujeita a acertos relacionados tanto com os subsidios da Uniao Europeia como do Estado Portugues levar as fabricas para o Brasil é completamente inviável para a Embraer, nao existe mercado e fabricas desta dimensao… Read more »