Permissão Especial de Voo Inicial para o T-27M
A PEVi visa permitir o voo da aeronave modernizada T-27, destinada à formação dos cadetes da Força Aérea Brasileira (FAB)
O Vice-Diretor do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), Coronel Especialista em Aviões Soracli de Oliveira Silva, promoveu a assinatura da Permissão Especial de Voo Inicial (PEVi) do T-27M. A PEVi, destinada, inicialmente, à Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), tem como usuário final a Academia da Força Aérea (AFA) e visa permitir o voo da aeronave modernizada T-27, que será utilizada na formação dos cadetes da Força Aérea Brasileira (FAB).
Esse é o resultado de um trabalho da Direção do IFI, localizado em São José dos Campos (SP), e da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA) do Instituto, desenvolvido desde maio de 2020, na forma de assessoria técnica, culminando, em janeiro de 2022, na emissão das PEVis das primeiras quatro aeronaves modernizadas. O T-27M é a nova versão da aeronave de treinamento voltada à instrução da AFA.
O Coronel Soracli destacou que a modernização das aeronaves irá trazer ganhos expressivos na formação operacional dos futuros pilotos da Força Aérea. “Até hoje, a formação dos cadetes é realizada em aeronaves analógicas. As aeronaves modernizadas digitais (glass cockpit) permitirão um alinhamento da instrução avançada dos cadetes com a frota atualmente em operação na FAB”, explicou.
Glass Cockpit
O Conceito Glass Cockpit possibilita voos e aproximações para pouso baseados em posição satelital e em performance, ou seja, mais diretos e precisos; e também, o envio e recepção de informações para o controle de tráfego aéreo através do Sistema de Vigilância Aérea Dependente Automática por Radiofusão (ADS-B). Esse sistema consiste em uma tecnologia de vigilância na qual uma aeronave determina sua posição via navegação por satélite e a transmite periodicamente para estações de solo, permitindo que seja rastreada pelo controle do espaço aéreo.
Entrega das aeronaves T-27M
A entrega das primeiras quatro aeronaves T-27 modernizadas foi realizada no dia 09/12, durante cerimônia militar em que o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, pilotou uma das aeronaves, de Guarulhos (SP) até Pirassununga (SP), na AFA, onde o T-27M será empregado para voos de instrução.
Com a entrega do T-27M, a FAB e a Base Industrial de Defesa, mais uma vez, demonstram suas capacidades. Conduzida por técnicos e especialistas do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), apoiados pelo Comando-Geral de Apoio (COMGAP), pela Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), pela Academia da Força Aérea (AFA) e pelo Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), a modernização da aeronave contribui para a elevação do nível da formação dos pilotos na AFA e ressalta o alto grau de competência e de profissionalismo dos integrantes da Força Aérea Brasileira.
FONTE: Força Aérea Brasileira
Meu RV10 é mais moderno que esse tucano aí.
Você acaba de comparar bananas com pedras.
Se você olhar o painel do Tucano modernizado da FA da Colômbia, vai ver a diferença. O Tucano da FAB perecia mais.
O Tucano da FAB será usado apenas para treinamento na AFA. Já os Tucanos colombianos são também usados em esquadrões operacionais. Tudo depende da especificação de uso da aeronave
Beleza! Mas o nosso Tucano merecia mais.
Não importa, na verdade. A modernização fica à gosto do cliente. Se a FAB acha que isso é o suficiente para ela utilizar em treinamento, não há por que acreditar que não seria. Ao mesmo tempo, uma aeronave civil como um RV-10 não tem nada, nem remotamente, à ver com um T-27, mesmo um não modernizado. São aeronaves para fins completamente diferentes.
Por que e para que?
?♂️?♂️?♂️?♂️
Eeee. Parabéns. Já arrumou uma desculpa pra dizer que tem avião. Toma um ? e volta pra Instagram.
Off-Topic Disponibilizado o filme russo Céu (Sky) no YouTube.
https://youtu.be/2NPu-CKlxpg
Show de bola esse novo esquema de cores do T-27
Porquê voam tão bem esses bichinhos???
Ora, são belíssimos!!!
Disseram os sábios:
“In the aviation, the interconnection of technical perfection with beauty is especially noticeable.” (Oleg Antonov)
“Un bel avion vole toujours bien”, ou ainda (dependendo da fonte), “Un bel avion est un avion qui vole bien” (Marcel Dassault)
Não sei se está no livro do Guido Pessoti, ou se li de outro engenheiro. A asa e o trem de pouso foram chupinhados de um avião montado sob licença da Neiva. Agora vou ter que procurar na biblioteca essa escrita. Ou saiu na Asas, ou saiu nas biografias do pessoal da Embraer
O trem de pouso foi aproveitado de um avião existente, até para não ter que reinventar a roda e facilitar a manutenção. Mas a asa eu não acredito, porque a performance acrobática do Tucano impõe esforços estruturais muito maiores do que os dos aviões Piper que a Embraer produzia sob licença. O Kovacs era um gênio, ele nunca copiaria a asa de um teco-teco para um treinador militar
Ué, teve até perda de asa de tucano. Um caso pelo menos em Santos. A asa pode ter sofrido alteração, mas veio de avião civil.
Nada a ver. Foi fadiga de longarina.
O trem de pouso em questão era o do Piper Navajo.
Achei a modernização desse glass cockpit um tanto “meia boca”. Talvez seja o mínimo q atende a destinação da aeronave( instrução) minimizando custos para um projeto já antigo, ou o principal foi na estrutura da aeronave. Mas de qq forma ficou bonito.
Para instrução inicial ainda darão muito caldo.
Cê queria o que? O WAD do Gripen?
Eu particularmente queria um R2D2 de co-piloto com integração com a Frota Estelar da FAB.
E projeção 3-D e visão térmica noturna integrada. Não tem Heads UP Display???
Com o capacete integrado monitorando a posição do globo ocular do piloto
Posição “Satelital” – nem sabia que essa palavra existia.
Não seria “via satélite”?
E o noves que TODES noes temes que nes atualizare.
Excelente!!!
A pintura está linda!
Mansup
Ma-1B
??
Ola amigos, recomendo, para quem ainda não assistiu, o documentário sobre a história do Tucano. Vale a pena ver a incrível história desse magnífico avião:
https://www.youtube.com/watch?v=dfWhuu46U1A
Dei uma entrevista nesse documentário.
Rinaldo Hora?
Rinaldo Nery da Hora
O requisito da FAB era uma modernização da aviônica BBF (bom, barata e funcional), com equipamentos off-the-shelf para não ter nenhum custo de desenvolvimento. Posso contar até aqui…