A Força Aérea Real da Tailândia (RTAF) está examinando a aquisição de oito jatos stealth F-35 fabricados nos Estados Unidos, o avião de combate mais avançado do mundo, para fortalecer a defesa nacional, disse seu comandante-chefe ACM Napadej Dhupatemiya.

ACM Napadej disse que a Força Aérea precisa de uma nova frota de caças, já que as aeronaves F-5 e F-16 estão em serviço há mais de três décadas.

Conforme as aeronaves envelhecem, os custos de manutenção e os riscos de segurança tendem a aumentar.

Os jatos F-35, fabricados pela gigante da defesa norte-americana Lockheed Martin, surgiram como a melhor escolha agora que os custos estão mais baixos, caindo para US$ 82 milhões (2,7 bilhões de baht) cada, ante US$ 142 milhões quando o modelo chegou ao mercado pela primeira vez, disse ele.

Com o novo Saab Gripen de fabricação sueca com preço de US$ 85 milhões por unidade, o produto da Lockheed Martin não está fora de alcance, disse ACM Napadej. Dependendo das negociações, os preços unitários do F-35 podem cair para pouco mais de US$ 70 milhões cada, afirmou.

ACM Napadej disse que o planejamento orçamentário para um projeto de aquisição do F-35 será iniciado no ano fiscal de 2023, que começou em outubro, e a Força Aérea está preparada para responder a todas as perguntas se decidir prosseguir com a compra.

Caças Gripen da RTAF
Os F-5E da Tailândia comemoraram 40 anos de operação em 2018
F-5E da Tailândia

Um painel será formado para estudar o programa de aquisição de aeronaves para justificar o pedido de financiamento da Força Aérea, disse ele.

Segundo ACM Napadej, a Força Aérea não está comprando armas, mas implementando segurança para defender o povo e os interesses da nação. Ele expressou confiança de que, se o público estiver na mesma página que a Força Aérea, ele apoiará o programa.

Dadas suas vantagens tecnológicas, os jatos F-35 atenderão às necessidades do país de aumentar seu poder aéreo, uma parte vital da guerra moderna, disse ele.

A Força Aérea está ciente das restrições orçamentárias provocadas pela pandemia Covid-19, disse ele, observando que planeja fazer as compras em fases e selecionar produtos de alta qualidade que venham com a transferência de know-how técnico.

ACM Napadej disse que a Força Aérea também está interessada em operações aéreas modernas, especialmente aquelas envolvendo o Loyal Wingman, um veículo aéreo não tripulado, na guerra.

Desenvolvido pela força aérea australiana e pela Boeing, o Loyal Wingman voa em equipes com outras aeronaves para fornecer suporte e pode ser equipado com um sistema de armas, completou.

“Não exigimos uma frota completa de jatos F-35. Podemos usar apenas oito a 12 e drones para voar ao lado da aeronave tripulada”, disse ACM Napadej.

“Isso ajudará a economizar custos. Isso é relativamente novo, mas essas tecnologias provavelmente se desenvolverão rapidamente.”

“Se a Força Aérea receber apoio do público, incluindo políticos, e se pudermos pagar, a Força Aérea se moverá para atualizar e fortalecer seu poder aéreo”, disse ele, acrescentando que uma proposta será submetida ao Primeiro Ministro e ao Ministro da Defesa Prayut Chan-o-cha para consideração quando for finalizada pela Força Aérea.

De acordo com o plano, os novos caças seriam desdobrados a partir da Ala 1 baseada em Nakhon Ratchasima.

FONTE: bangkokpost.com

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João Fernando

Quem diria F35 mais barato que o Gripen (e que ninguém provou ainda seus 4000 dólares a hora de vôo)

Bruno Palma

O Gripen nunca teve e nunca terá apenas 4000€ por hora de voo, é muito mais do que a SAAB diz, recentemente perdeu em todas as competições em vários países mesmo com o valor mais baixo por hora de voo. Isso só tem a ver com uma coisa: custos operacionais mais altos que os concorrentes.

Paulo

A Saab enganou legal com esse papo de transferência de tecnologia e custo de hora de voo barata, e tem gente aqui que acreditou.

Bruno Palma

O caso da venda para o Brasil é o caso mais descarado de “roubo”, para quê a transferência de tecnologia se o Brasil se por acaso construir mais caças não iriam ser mais do que 50/60 unidades, e aquela ideia que o Brasil iria ser intermediador de vendas isso é uma historia para crianças, nenhum país irá comprar Gripens construídos no Brasil nem mesmo na América Latina, 150 milhões por unidade é um roubo, pode criar empregos e ajudar a indústria Brasileira mas iria ser por um curto espaço de tempo.

Paulo

Acho difícil construir por aqui, no máximo vai ficar esses moldes como está agora, toma uma forma para construir o bico da asa ou o parafuso do tanque de combustível.

glasquis 7

O que eu queria entender é:

Se o Brasil pretende comprar da SAAB um segundo lote de Gripen e tal vez comprar da Loockheed um lote adicional de F35 então, pra que serve o TOT, não era pro Brasil ter independência na fabricação de caças???

Pablo

Talvez comprar o F35? Onde tu viu isso?

glasquis 7

Aqui nos comentários do post.

É só rolar que vc encontra.

Mayuan

O comandante da FAB diz que não tem intenção de compra em F35 então se outra pessoa diz isso, ou sabe mais que ele ou está chutando ou tentando criar um factóide.

glasquis 7

Acredito que vc está certo. Só o toquei no f 35 por que tem muitos comentários sore um interesse da FAB.

Pablo

Nao tem interesse nenhum, o próprio comandante da FAB ja desmentiu isso. Pode ter mil comentários, mas o aereo ja publicou a reportagem com o comandante.

Peter Nine Nine

Se a FAB surgisse agora com essa intenção, o correcto seria demitir a FAB por completo.

Depois de tanta novela em volta de FX´s, de tanta narrativa de que a quarta geração era o ideal para o Brasil, por ser relevante (que é), que providenciava mais oportunidades industriais e tudo mais, e depois ir de F35 a la americana… seria uma comédia ^_ ^.

Mayuan

Sim. Entendi sua pergunta e a respeito assim como respeito você já que sempre é um cara ponderado e sensato. Sobre a outra pergunta, creio se houvesse uma compra de F35 um dia, não estaríamos invalidando da TOT já que é fato conhecido que desenvolvimentos militares geralmente resultam numa série de outras tecnologias de uso civil que levam a produtos de maior valor agregado e isso é positivo para a sociedade como um todo. Agora, isso quer dizer que, um dia, teremos caças de 5ª, 6ª ou sei lá que geração produzidos por indústrias brasileiras? Não necessariamente e talvez nem… Read more »

sergio

Falou tudo cara, essa historia de transferência de tecnologia, e a maior bravata de todos os tempos, nos pagamos 150 ,milhões por caça e pra que ? O mantra e para termos condições de fabricar mais, e no futuro os nossos próprios caças. fabricar mais quantos ? 1000 ? 500? não, se sair mais 100 sera um verdadeiro milagre. Fabricar nos mesmo o substituto ? da qui a 40 anos ? quando os que temos agora começarem a ser substituídos ? nesse tempo o mundo já vais esta entrando com caças de 7º ou quem sabe 8º geração e nos… Read more »

Wellington Kramer

Não é palhaçada não. Talvez isso permita ao Brasil participar de projetos que estão sendo idealizados e construir parte deles.

Felipe Morais

Peraí, tá querendo jogar culpa na Suécia da incompetência e falta de compromisso do Brasil? Foi cobrado U$ 150 mi por exigências do comprador, não do vendedor. Sempre se falou em adquirir mais de 100 caças. Sempre se mencionou a hipótese de 03 lotes de 36, que dariam 108 unidades. Tinha que que aventava, inclusive, a possibilidade de 04 lotes, considerando os tais Gripen navais. Agora, se vem o comandante, do nada, falando que a aquisição se restringiria a 60 unidades, o problema não é da SAAB, nem da proposta que apresentou. Pelo contrário, o problema é do Brasil. E… Read more »

Psxt27

É a SAAB saabe das coisas.
Difícil acreditar Gripen mais caro que o F35

Mayuan

Não faz sentido ser isso e você sabe disso

Chris

Sendo de 4a geração… Sendo monomotor…

Não ha como o Gripen ter um custo operacional alto.

O preço inclui a transferência de tecnologia… Mas fato é que, a SAAB vendeu a tecnologia de 4a geração… Eqto desenvolve um avião de 5a.

Tomcat4,3

Matéria da revista Asas de Junho 2021 mostra o valor da hora/voo do F-35 a cerca de US$ 38.655 (confirmado pela Lokheed em 2021)e com base em estimativa feita pela Jane’s em 2012 mencionada na mesma matéria estipulava-se a h/v do Gripen C a 4.700 dólares . Mas os valores das horas de voo variam de acordo com a intensidade do uso, quantidade de horas voadas por ano, idade das aeronaves, país operador etc.

Nilo

É mais um capítulo da novela “0s Aborrecentes”.

Bruno Palma

Que países confirmaram esse valor do Gripen?, acreditar em valores dados pela SAAB é o mesmo de acreditar no Pai Natal, em relação ao F-35 vários países deram valores acerca da H/V mas do Gripen nada.

Paulo

A Saab continua enganando a maioria por aqui… por isso não vende para nenhum outro país… pelo jeito passou a perna só no Brasil mesmo.

Mayuan

Que países operam o Gripen E? Nenhum. Quando ele entrar efetivamente em serviço aí algum país poderá confirmar algo. Até lá, é mera estimativa.

Bruno Palma

Eu falei de valores do Gripen C, e o Gripen E não irá ser muito diferente

Mayuan

Os custos de operação do C/D só são segredo pra você então. Aqui mesmo neste post tem gente falando deles. Quando E/F, não ainda como saber e nós dois estamos cientes disso.

Alexandre

O primeiro Gripen E da FAB vez seu 1 voo no Brasil em setembro de 2020, então temos quase 1 ano e 4 meses com esse caça voando aqui, com supervisão da EMBRAER e da FAB. Apesar de não ter o IOC, creio que a FAB já tem uma boa idéia do custo de hora/voo do mesmo.
E como o Comandante da FAB disse aqui nesse site, que vai ter um segundo lote de 30 caças, então penso que o Gripen atende a tudo que foi exigido pela nossa força e garantido pela SAAB.

Marcos10

Aqui mesmo no PA tem matéria com custo de Us$ 18 mil a hora de voo para o Gripen.

Marcos10

ERRATA
Us$ 13.245 para os Gripens da África Sul.

Pablo

É o mesmo gripen da FAB?

Mayuan

Não. Os Gripens da AS são da versão C e D. Os Gripens E e F ainda não foram declarados operacionais em nenhum país.

Pablo

Eu sei disso, entao o custo provavelmente não sera o mesmo.

Last edited 2 anos atrás by Pablo
Tomcat4,3

“Mas os valores das horas de voo variam de acordo com a intensidade do uso, quantidade de horas voadas por ano, idade das aeronaves, país operador etc.”
E outra ,atentar para ano (o qual está lá) da matéria citada por mim 2012 . De lá pra cá a cotação do dólar e outros fatores mudaram exponencialmente .

Mayuan

Ainda que seja este, ainda é muito mais baixo que o do F35 e de vários outros. Isso, junto com outros fatores, faz com que o custo de ciclo de vida dele seja mais baixo.

Flight_Falcon

Mesmo que seja 18 mil a hora de voo, é bem menor que os 38 fo F35, ou seja, pode ser caro, mas não é o absurdo do outro.

glasquis7

Alguém publicou este gráfico.Não sei se é veridica a informação.

Bruno Vinícius

Em 2017 o custo da hora de voo do F-35A na USAF era de 47 mil dólares a hora. Hoje este custo está em 33 mil e a promessa da LM é de chegar a 25 mil dólares em 2025. Os americanos gastam cerca de 20 mil dólares com a hora de voo do F-16. Dito isto, essa ideia de que o F-35 é um caça extremamente cara de operar não está completamente correta. Ainda acho o Gripen mais acertado para a FAB (pois tem um custo de operação na casa dos 15 mil dólares, e isso faz diferença para… Read more »

Mayuan

Muitas promessas da LM, especialmente no que diz respeito a custos, não tem sido cumpridas nos últimos tempos.

Welington S.

A FAB não comprou somente o Gripen, cara. Pelo amor de Deus.

João Fernando

Comprou o que então? Tecnologia que vem para a subsidiária?

Mayuan

A Embraer é subsidiária da Saab?

Pablo

Qual motivo tu acha que fez o f18 perder o fx 2?

Jadson S. Cabral

Se você ainda está perguntando isso a essa altura do campeonato, nem vale a pena perder tempo tentando explicar

Mayuan

Eles sabem disso…

leonidas

Aqui no Brasil compramos o patético número de 36 caças e esta havendo muitas dúvidas e choros (como sempre) para se obter um segundo loto de outros míseros 30 caças. Mas parece que o preço unitário pago pela FAB já era astronômico com a desculpa que haveria transferência de tecnologia, só não ficou claro para quem esta tecnologia esta sendo repassada e quais as garantias que as empresas que as receberiam tenham condições para se manter ativas. Pois via de regra são empresas anãs que só poderiam subsistir via cobertura do governo através de verbas regulares para fomentar pesquisa e… Read more »

Renato

“via de regra são empresas anãs que só poderiam subsistir via cobertura do governo através de verbas regulares..”
“ate a Embraer é abandonada pelo governo a própria sorte (veja o caso do KC 390)..”
.
Eu pensei nisso desde o começo, mas nunca quis mencionar isso pois criticar o Gripen ou qualquer coisa relacionada ao seu programa seria a mesma coisa que profanar o sagrado..
Sempre preferi evitar a fadiga inútil.
Mas ao que parece, aos poucos as coisas vão se descortinando..

Last edited 2 anos atrás by Renato
leonidas

Esse tipo de desgaste ocorre porque a galera tende a confundir ufanismo com patriotismo né? Por mim teria sido comprado 500 gripens, e falo sério em relação ao número! Uma nação como o Brasil teria que ter um mínimo de caças nesta ordem, sendo 150 na marinha (versão navalizada) e 350 na FAB e a partir de um verdadeiro aproveitamento da expertise poderíamos começar a desenvolver ou oferecer a parceria em um caça pesado. Dinheiro para isso existe, não há e vontade politica e uma noção verdadeiramente voltada para a razão de ser de nossas forças por parte dos militares.… Read more »

Mayuan

Ainda que houvesse o dinheiro que você diz existir, com qual justificativa teríamos uma frota de 500 aeronaves de caça? Você acha mesmo que a sociedade aceitaria que fossem gastos 40 bilhões de dólares (considerando 80mi por unidade), somente para a aquisição, sem considerar a formação dos pilotos e mecânicos, seus salários, armas, combustível, ferramental, obras de infra e etc?

leonidas

Ai meu deus do céu… rs Eu estou falando no caso de um dia sermos uma nação com consciência do seu tamanho e importância para salvaguardar os seus interesses Não é muito difícil né? E só olhar o tamanho dos eventuais inimigos do Brasil e ai vc me diz quantos caças (quantidade mínima) seria necessário para fazer frente a uma eventual agressão. Sobre dinheiro colega nos temos e é completamente possível o Brasil dispor de forças bem maiores do que jamais sonhamos, tanto que a Rússia é uma nação mais pobre que a nossa. E osso ficar explicando coisas obvias,… Read more »

Mayuan

Não me vem com riso não porque você sabe que o que diz não passa de desejos sem lastro substancial na realidade. Sobre realidade, segundo a Nation Master, os números de aeronaves de combate (não se especifica se são aeronaves de caça de ponta ou aeronaves CAS, EW, ASW, por exemplo) das nações que você citou são EUA: 3318, Russia: 1900, China: 1500, Israel: 420, França: 306, Inglaterra: 222, Índia: 1080. Pra trazer outros, temos Alemanha: 423, Japão: 374, Taiwan: 360, Italia: 320, Arabia Saudita: 287, Espanha: 151,  Suécia: 138, Canadá: 100 e Austrália: 96. Pelo que você disse então,… Read more »

leonidas

Ah, para de conversa mole…rs Com esse papo de burocrata de contabilidade para justificar leniência com a soberania rs Como vc mesmo cita Israel que é do tamanho do Piauí tem 420 caças e trata-se de uma nação bem menos poderosa em termos de recursos. Eu citei 500 caças (incluindo ai aviação naval) para uma nação do porte do Brasil que inevitavelmente será confrontada em um futuro próximo pelas potencias centrais. E sim! o Brasil é uma nação cujo tamanho, localização e potencial nos colocaria em termos de poderio militar acima da França, Inglaterra e Israel e junto ao clube… Read more »

Last edited 2 anos atrás by leonidas
Mayuan

Tá bem. Não vou mais perder meu tempo tentando te trazer para a realidade. Sugiro que não espere os 500 Gripens sentado. Deitado é mais adequado.

leonidas

Alias se os EUA, Rússia, China, Israel, França, Inglaterra, Índia e outras nações fossem adotar essa linha de raciocínio de tiazinha em reunião de Ong’s sobre alimentação saudável e paz mundial.
Jamais teriam criado as condições para serem as potências que são hoje.

Chris

Sabe… Eu me recuso a acreditar que a Embraer não tenha tecnologia pra fabricar um destes. Não é tão diferente assim do AMX…

Espero que a grana alta a mais, seja a liberdade de podermos fabricar e desenvolver nossos próprios Gripens !

Caso contrário… Pelo preço… Realmente não me parece que foi um bom negócio ! F-35 tem seu custo operacional, embora aqui na nossa região, significaria total dominio dos ares… Mas… Poderíamos adquirir o dobro de F-16’s (E a última versão V… Maaano…)

Last edited 2 anos atrás by Chris
SteelWing

Governo comprar tecnologia pra doar nas mãos de privados , não faz sentindo, se fosse para uma Estatal tudo bem. Porque como você falou, a empresa privada pode quebrar, pode acontecer também, como quase aconteceu com a embraer, de esta ser vendida a estengeiros, resumindo o governo não vai ter controle sobre o que comprou, portanto, a não ser que fossem para empresas estatais, não deveríamos comprar tecnologias. Fora que é estranho o governo gastar dinheiro de todos os contribuintes e doar de presente algo para incrementar negócios privados de apenas alguns! Melhor investir em institutos federais, faculdades e escolas… Read more »

Last edited 2 anos atrás by SteelWing
Flight_Falcon

O choro pelo “misero” lote adicional de 30 unidades ou sei lá quantas que poderiam vir, não saem por causa da crise mundial, pandemia, pelos políticos que colocarmos no poder e destinam mais de 5 bilhões para financiar campanhas na internet para eles, o restante sabe para onde vai, então a culpa não é de A ou B é nossa que não sabemos escolher quem vai ficar lá e o pior, mesmo que a gente acredite que alguém possa fazer algo essa pessoa vai e passa a perna em nós, em tudo, não só na compra do caça, é na… Read more »

Hellen

A outra boa notícia, por exemplo, mostra que dentro da Força Aérea dos EUA, o diferencial de custo com o F-16 tende a diminuir drasticamente e o F-35A quase atinge a curva do F-16. No entanto, é necessário levar em consideração o envelhecimento deste último. Na verdade, a frota de F-16 requer mais manutenção do que no passado e os custos estão aumentando significativamente. No entanto, a diminuição dos custos do F-35 é mais importante do que o aumento dos custos do F-16. Em comparação, o F-15EX custa cerca de US$ 29.000 a US $ 30.000 por hora para operar,… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Hellen
Nilo

Quando o texto menciona ” o caça mais avançado do mundo “, me vem indagações de quanto interesses envolvidos existem e no final encarecem e geram dificuldades de logística e manutenção de um caça ao longo da vida. Onde foi para o F_22?

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Allan Lemos

O F-35 é mais avançado do que o F-22 da mesma forma que um HB20 2021 é mais avançado do que um Ford Fusion 2008. Isso significa que o carro da Hyundai tem uma performance melhor que o americano? Não necessariamente. O fato é que mais ou menos 15 anos separam o F-35 e o F-22, isso é uma eternidade.

O F-35 é o mais avançado, mas o F-22 é o melhor.

Nilo

Deveria Acreditar que EUA está vendendo seu caça mais avançado a Tailândia?

Allan Lemos

Eu já te dei um exemplo bastante esclarecedor. Um Ford Fusion 2008 é um carro muito melhor do que um HB20 2021, mas este é mais avançado pois foi projetado e construído com tecnologias mais atuais.

Além disso, saber dirigir um carro é muito diferente de saber mexer no motor, na eletrônica, na parte hidráulica. Dessa forma, os EUA podem vender o F-35 à Tailândia, mas não significa que irão dar-lhes acesso ao código-fonte da aeronave.

Mayuan

Atualmente em uso sim. Já em projeto, temos o sexta geração sendo gerado, tendo inclusive, supostamente voado. Já em capacidade, como já te explicaram, não.

gordo

É até algo natural já que o aprendizado que tiveram com o F-22 foi parar na prancheta do F-35. Quanto aos custos a escala de produção ajuda muito e ela é conseguida também via fator político e econômico (além das qualidades do caça) já que a Suécia não tem o peso dos EUA. Quero ver é a questão da manutenção, que é complexa e não é barata, e futuras modernizações, já que o avião é uma caixa preta e poucos aliados tem algum acesso. Para Nós o Gripen foi e é a melhor escolha, já que nos vai dar bons… Read more »

Nilo

Natural? O F_35 não foi projetado para ser um caça de superioridade aérea da Força Aérea Americana.

Paulo

Mais um iludido com essa transferência de tecnologia.

gordo

Caro Paulo a transferência existe, com certeza não é aquela que Eu ou Você gostaríamos que fosse, mas é maior que se tivéssemos ido de F-35. Se vamos aproveitar o que os Suecos nos venderam é outra história, e isso passa mais pelos políticos e militares que habitam Brasília do que da capacidade dos engenheiros e cientistas que formamos e temos disponíveis. Entendo o que o Sr fala, basta vermos o quanto deixamos passar com o AMX, que ainda assim rendeu bons frutos, mas muitos não foram colhidos. Espero que com o Gripen tenhamos mais sorte.

Pablo

Vai dizer que com o F35, que yu tanto defende, a transferência seria melhor?

Mayuan

E você, mais um que aparece aqui com um nick que ninguém nunca viu, movido por interesses que ninguém nunca verá.

Silverlincy68

F 22 se vera apenas com o cocar da USAF

Emmanuel

Um dia o Brasil vai encomendar um segundo lote de de Gripen e vai parar por aí.
Algo entre 60 e 70 caças, no máximo.
Depois Tio Sam vai fazer aquela vendinha via FMS de uns 20 F-35 para a FAB.
E a SAAB vai ficar chupando dedo.
O Gripen é um caça fantástico, o problema é que o F-35 tá ficando mais barato.

Vitor

E Parando assim, não ta nada mal pra FAB.

Mayuan

De comprar sim porque tem escala, de manter, provavelmente nunca.

Carlos Gallani

Seria uma boa lógica se houvesse dinheiro!

glasquis7

Isso por que eles já operam o Gripem.

Rafael costa

O gripadinho vai perder mais uma, que coisa ein. E falavam aqui no blog a dez anos atrás que a jaca era francesa, pelo visto, ela é sueca.

Adriano Madureira

Quanto tempo demorou para a Le Jaca emplacar suas vendas meu caro?! Ou você desconhece ou não frequenta fórum e sites jornalísticos de defesa…

Se não me engano, o primeiro cliente internacional do Rafale foi o Egito, acho que em 2015-16,e a aeronave francesa já foi considerada um grande fracasso de vendas.

O caça multifunçao francês está em serviço na força aérea e marinha do país europeu desde 99- 2000,o primeiro voo do protótipo do Rafale foi em 1986.

Então os franceses demoraram 15 anos para fechar a primeira venda do caça da Dassault.

Leonardo Costa da Fonte

A jaca francesa vende por questões políticas, não técnicas. É um avião mal projetado. Há alguns anos um brigadeiro disse algo assim: O Rafale ficou no meio do caminho entre um caça leve e um caça pesado. Com os custos de um caça pesado mas sem suas vantagens. Uma das vantagens de um caça pesado é levar uma enorme quantidade de combustível internamente, a jaca precisa levar quase tudo nos 3 tanques externos. Bisonho!

Luís Henrique

A Europa possui um pequeno teatro de operações. O Rafale tem mais alcance que Eurofighter e Gripen.
Quer caça com maior raio de ação, só F-15 ou Sukhoi.
Até o F-35 foi pensado para o teatro europeu e possui raio de ação meio pequeno.
O próximo caça americano, o NGAD provavelmente terá o dobro do raio de ação, pensando no teatro do pacífico (China).

Adriano Madureira

Pode ter até alguma desvantagem,mas que é bonito ele é…

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Tomcat4,3

Comprar F-35 no lugar de Gripen E com desculpa de ser mais barato é o cúmulo da falta de profissionalismo e estrutura na condução de uma aquisição tão complicada e onerosa. Precisam de uma aula com a COPAC urgentemente.

Felipe Maia

Considerando que o governo liberal canadense venceu as eleições afirmando que não compraria o F-35, SUPONHAMOS que o Gripen leve a concorrência do Canadá. Fico imaginando o rebuliço que vai ser essa escolha vendo que até mesmo os atuais operadores do caça sueco estão preterindo a aeronave em favor do F-35.

Carlos Gallani

Só não da f-35 no Canadá se todo mundo lá estiver fora da casinha, bravatas políticas não serão suficientes para atropelar a lógica!

Varg

Não duvido que futuramente a hora de voo e o custo de manutenção do Gripen E/F acabem mais altos do que os do F-35 devido a baixa escala de produção da aeronave sueca.

Paulo

Pessoal da Tailândia não é bobo e já querem o melhor, só não sei se os EUA venderiam.

Antoniokings

A questão não é essa.
Se a Tailândia quiser comprar material americano, praticamente se resumirá ao F-35, visto que o resto que os EUA oferecem está em claro processo de obsolescência.
Talvez apenas o F-15 ainda sirva para algo.
Agora, se for de F35, boa sorte.

rui mendes

Se o f-18 super hornet b3 , f15 e F-16 blq70, estão em obselescência, então esquece quase toda a força aérea China e Russa estão em obselescência.
Tens que ler mais conteúdo técnico sobre os caças actuais, não só os títulos, por um caça não ser stealth não quer dizer que não seja um caça muito eficaz, por muitos anos ainda.

glasquis 7

Meu, vc goste ou não, o que desenvolve um caça é o dinheiro. Se vc vende, vc tem grana pra desenvolver. Quantos SU 57 foram vendidos?

Não tem a ver com ideologia, apenas uma questão de negócios.

Paulo

Vai chorar lá com o Su-57.. o verdadeiro ferro velho encalhado.

Andre

Já começou a aceitar o completo sucesso do programa do f35.

Jacinto

Provavelmente não vende. A força aérea da Tailandia costuma treinar com a chinesa

glasquis 7

É, esse é um ponto importante a se ter em conta. Será que os americanos vão querer o F 35 tão perto dos Chineses?

Jacinto

E por US$ 800 milhões (10 x US$ 80 mi) ou ainda menos… não faz sentido.

Carvalho2008

Não se esqueçam que a Tailândia sequer aguentou manter os Harriers

Elias

Custo de manutenção e hora de voo mesmo que equipare os valores do avião há vantagem em ter o gripen e/f … f35 seria para nós uma rainha de hangar

Barak MX para o Brasil

Mesmo papo furado do Rafale. Só que agora F-35 e Rafale tão vendendo que nem água.

Neto

Quem os compra, como são suas FFAA?
.
Contexto é tudo.

Alexandre

O Rafale está vendendo depois de 15 anos sem vender nada fora da França. Então, para usar o mesmo parâmetro, o Gripen já saiu na frente, porque vendeu de imediato para o Brasil!

Neto

India, arabes e outros compradores estão em Zonas quentes. A urgência impulsiona o Rafale, já consolidado em sua 3ª versão. O F35 entrega um sistema de defesa em rede que possibilita uma força maior contra adversários que possuem números maiores. . haverá o tempo que em F16A/B… pelo mundo necessitaram de um substituto NOVO. . Talvez os EUA produzam um light fighter com qualidades de 5ª geração porém mais barato para gerar número, e este substitua o F16. . No decorrer da década o Gripen estará consolidado na Suécia e aqui. E possuirá o argumento de estar consolidado como hoje… Read more »

Alexandre

Sua análise está perfeita!
Sem contar que muitos países que operam caças Russo há muito tempo, agora não poderão mais, em função dos bloqueios econômicos dos EUA.
Egito, Argélia e Indonésia caíram fora do SU 35 em função disso.
Então vai se abrir um mercado para a SAAB, que ela não contava até essa lei de embargos americana ser aprovada.

Vendéen

Bonjour le Brésil,

As relações deste país com a China são cada vez mais intensas e no contexto atual não são necessariamente apreciadas pelo país vendedor (os EUA).lol
Isso significa que não é impossível que os Estados Unidos peçam um certo tempo de reflexão antes de aceitarem com alegria uma possível venda deste avião para a Tailândia. Mas as vicissitudes da política mundial às vezes são muito surpreendentes.
https://theconversation.com/la-tha-lande-aimantee-par-la-chine-154458
https://asiepacifique.fr/junte-militaire-thailande-chine-arnaud-dubus/

Carvalho2008

Também acho

Alexandre

A FAB está certíssima com relação aos caças GRIPEN NG, são caças de 4,5G, com tecnologias de ponta no estado da arte e que serão relevantes pelos próximos 20/30 anos. O segundo lote é também importante para termos uma espinha dorsal tecnologicamente avançada e com um custo de operação razoável e acessível. Mas contra fatos, não há argumentos. Esse é segundo País que diz que o custo de aquisição do F35 está no patamar do custo de aquisição dos caças de 4.5G. E nesse caso em particular, por ser um operador do GRIPEN C/D, a opinião se torna mais relevante.… Read more »

Nilo

Não é Gripen NG o Brasil adquiriu o Gripen E/F e relevante é a Decisão da FAB que não comprou uma Caixa Preta.

Alexandre

Nomenclaturas são o de menos, podemos dizer que são F 39 aqui no Brasil. E concordo com sua afirmação a respeito da compra da caixa preta no ano de 2014 e até mesmo agora, mas num futuro próximo, essa caixa preta será uma realidade !

Nilo

Tem quem acredite em papai noel americano, tem quem acredite em papai noel russo…..
Papai Noel ao menos promete com data, mes e ano, papai noel que lança promessa para um futuro, nesta a FAB passou longe.

Alexandre

Eu não acredito em Papai noel, seja Russo, americano ou chines. Acho que o Brasil tem que orientar suas compras da melhor maneira possível e trazendo as maiores contrapartidas para nossa indústria.

BENTO

Colega NG é o E/F!

Nilo

NG é um demonstrador.

Rui

Né não colega.. São a mesma coisa, acredita.
Todo mundo sabe disso a pelo menos uns 10 anos, parece que só vc mesmo matou essa aula.
Mas esquece isso.. Faz diferença não.

rui mendes

Mito F-35 ao preço de Grippen E , é mito, nada mais, pois na realidade é o dobro ou quase.

rui mendes

E o Grippen E é um super caça, o F-35 è melhor mas o Grippen é muito bom, o Brasil e a Suécia estão muito bem defendidas com o Grippen.

BENTO

Saudações! Agora a galera pira na maionese!
Colocam produto x produto só esquecem da aplicação e necessidade
Toda aquela região do mar da china meridional vai ser complicada, não precisa nem sua ZEE estar sendo contestada pela china
E outra você comprando um F-35 é quase uma apólice já vai mostrar seu lado para a china
Agora a aplicação e necessidade de 6 caças de 5g só eles sabem!

Antoniokings

Aquela região está se tornando um ‘cercadinho’ da China.
O Camboja acabou de ‘incrementar’ as relações com os chineses.
Mianmar é aliado da China de longa data.
O Vietnã não é necessariamente amigável com os EUA.
Agora, o que a Tailândia que está integrando sua economia à chinesa vai fazer com oito aviões é um caso a pensar.
Talvez caiam em mãos chinesas e eles descubram o porquê de tantos problemas.

Andre

Você segue inventando bobagens para adequar seu discurso a uma defesa ideológica.

O EUA é o maior parceiro comercial do Vietnam e a relação deles com o EUA segue muito melhor do que com a China, que tbm invadiu o vietnam e tbm se deu mal.

https://en.vietnamplus.vn/trade-ties-contribute-to-deepening-vietnamus-comprehensive-partnership-forum/216753.amp

Faver

As compras de vários países nos levam a refletir sobre o tema… Tem aparecido rumores e fumaça no horizonte sobre um novo vetor… A FAB pode ter se arrependido da aquisição? O Gripen parece ser um bom avião e uma boa escolha. Agora para sair comprando um segundo lote não seria melhor antes avaliar o uso destes no Brasil? Clima tropical, ambiente diverso da Europa e vastas extensões de terra… Uns dois anos e meio de uso já são melhores que os testes realizados… Se atender compra mais, mas se notar que não atende totalmente ao que queremos e precisamos… Read more »

Mayuan

E a FAB está fazendo o que diferente disso? O segundo lote ainda nem está negociado. Até que isso ocorra e eventualmente seja fechada uma compra, os Gripens em processo de entrega já estarão operacionais e sendo estudados a fundo.

Pablo Maroka

Um bom gosto para caças.

Almeida

Nosso programa FX-2 demorou tanto para sair, e o Gripen E/F para ser desenvolvido, que acabou que o F-35 se tornou não só realidade como uma opção mais em conta, apesar de seus próprios atrasos e problemas. Lembrando que o F-35 nem fazia parte do FX-2!

Marcos10

Para patrulhamento aéreo o Gripen tá de bom tamanho

Nilo

Gripen E/F é multifucinal.

Almeida

O Gripen tá ótimo para o nosso teatro operacional, em qualquer missão. O ponto é que na época em que foi escolhido o F-35 nem era opção, mas agora é. Tudo demora demais neste país!

GFC_RJ

75MM USD cada F35?! Na minha faculdade de economia isso tinha o nome de dumping.

Bruno Vinícius

Na minha isso tinha o nome de economia de escala

Neto

E muito provavelmente é as duas coisas. . É necessário entender que um número reduzido de F35, dependendo do país, é mais que suficiente para oferecer interdição necessária em um conflito em um equilíbrio qualificado de seu operador, amplificando o esforço do outro lado. . Quem tem China e Rússia no cangote pode necessitar deste tipo de player agora. . Além da possibilidade remota de uma interdição americana aqui, uma interdição chinesa é virtualmente mais remota – ainda que mais possível – para o futuro. O chineses possuem grande área ao seu redor para se preocupar por agora. Ainda que… Read more »

Neto

pessoal gosta de um deslike… rsrs

Marcos10

O Mundo tá errado e o Brasil, que segue o caminho da argentinizacão, tá certo.

Thomaz Alves

O pessoal nunca está satisfeito… Se fosse ao contrário (O Brasil de F-35) iriam ficar de bla bla bla que seria rainha de hangar e que não vamos conseguir operar ele por falta de recursos, que os americanos iriam mandar o F-35 capado, que eles podem desligar nossos F-35 com um botão lá Washington, etc… E que deveria ter ido de Gripen e como o avião sueco é perfeito para as necessidades do Brasil… A grama do vizinho é sempre mais verde

Last edited 2 anos atrás by Thomaz Alves
Bruno Vinícius

Querer comprar é uma coisa, se os americanos vão vender é outra

Thomaz Alves

Vendem sim, desde que o cliente aceite as várias imposições que eles colocam… Foi o que travou a venda para os Emirados Árabes Unidos que certamente não gostou de pagar caro por um F-35 inferior ao original.

Antunes 1980

A venda dos F-35 Somente será possível se a Tailândia prometer enfrentar a China em uma possível disputa pelo Mar territorial da sul da China.

Carlos

Com garantia no trem de pouso?

Jagdverband#44

Como diz uma viúva russa:
“mais um país lacaio dos US”

Bardini

Tailândia, que tem Gripen, tentando viabilizar F-35 falando de preço…
.
Mesmo papo da “fumaça” que saiu da FAB, quando falaram do F-35.

Teixeira

E esses F-5 saindo de cena? Poderiam ser uma boa aquisição de oportunidade, mesmo como fonte de peças.

Last edited 2 anos atrás by Teixeira
Funcionário da Petrobras

Não dê ideia, por favor!

Adriano Madureira

E esses F-5 saindo de cena? Poderiam ser uma boa aquisição de oportunidade, mesmo como fonte de peças “.

Isso é piada sua?

Teixeira

Não, por que? Se as células estiverem em bom estado poderiam ser modernizadas aqui ou servir para reposição?

Funcionário da Petrobras

Caso o Brasil comprasse o F-35 ao invés do Gripen E, o mesmo jamais viria com o AMRAAM de última geração. Será que viria o AIM-9X?

“Conheceríamos” a máquina do jeito que conhecemos o Gripen E?

Lembram da história das informações retidas a respeito do peso dos “Mikes”?

Por essas e outras, sem mencionar menor custo de operação, painel WAD, geração de emprego, etc; que sou mil vezes mais o Gripen E.

Quanto mais independência, melhor.

Decisão mais do que certa.

Thomaz Alves

Exatamente! O Gripen E/F garante um nível de independência ao Brasil que jamais teria com qualquer outro caça estrangeiro, ainda mais o F-35 cheio de tecnologia embarcada. E os principais mísseis também serão europeus, o que eu acho melhor do que ser americano pois eles são muito mais controladores, tudo pra se fazer com material americano tem que pedir bênção ao Tio Sam.

Last edited 2 anos atrás by Thomaz Alves
Bardini

Pipipi pópópó, americanus malvadus… . Olha o pacote do Super Hornet, pra ti ter uma noção do que viria na primeira leva para IOC, que seria posteriormente expandido, assim como será na contrato atual dos Gripens: . If the Government of Brazil selects the U.S. Navy-Boeing proposal, the Government of Brazil will request a possible sale of 28 F/A-18E Super Hornet Aircraft, eight F/A-18F Super Hornet Aircraft, 72 F414-GE-400 installed engines, four F414-GE-400 spare engines, 36 AN/APG-79 Radar Systems, 36 M61A2 20mm Gun Systems, 36 AN/ALR-67(V) three Radar Warning Receivers, 144 LAU-127 Launchers, 44 Joint Helmet Mounted Cueing Systems (JHMCS),… Read more »

Luís Henrique

Mas ofereceram AIM-9M em vez do X.
Kkkkk

Bardini

Lógico, o “X” não estava operacional naquela data.

Marcos10

Mesmo para o cenário da AL, um lote de 18 aeronaves F-35 para completar com F-39 seria válido. Qual o motivo? Numa hipotética guerra Brasil x Venezuela, por exemplo, para um primeiro ataque contra alvos estratégicos, qual a efetividade do F-39 e do F-35? Quais as eventuais perdas de um e de outro? Essa é a questão.

Funcionário da Petrobras

Quanta preocupação com a Venezuela.

Por causa de meia dúzia de baterias S-300 e meia dúzia de SU-30?

O que temos hoje, sem o Gripen, daríamos conta do recado.

Carlos Gallani

“sem o Gripen, daríamos conta do recado.”
Não sei, se o plantel da Venezuela não estiver sucateado, coisa que duvido, pode ser um desafio considerável, por mais que tenhamos awacs eu não afirmo com tanta segurança, o bicudo está cansado!

Marcos10

Como eu disse, é só um exemplo. Poderia ser qualquer outro país.
É provável que descemos conta do recado, mas com quantas baixas?
O problema do Gripen (ou outro) foi a demora na escolha. Se tivéssemos adquirido um lote de qualquer coisa em 2003, poderíamos estar pensando sim em uma aeronave de quinta geração.
Lembro que os EUA já voaram um caça de sexta geração. Estamos muito defasados.

Nilton L Junior

Então quer dizer que comprar e manter o F-35 é mas em conta que Gripen?? que transferência de tecnologia não se justifica o preço por unidade, vamos fazer o seguinte, deixa os Gripens chegarem na FAB, começar as operações e o que a Embraer/Brasil ganhou e depois saberemos quem estava certo, a FAB ou as viúvas do Rafale, F-18.

JuggerBR

Só 8? Considerando a conhecida baixa disponibilidade deste caça, é pouco avião de prontidão pra uso…

Plinio Jr

Muito alarde sem muito sentido, os tailandeses hoje operam F-16s, F-5s e Gripens C/D, estes últimos são mais novos e para eles uma solução economica viável seria a modernização dos mesmos..

Já os F-16s o sucessor natural seria o F-35, não vejo os tailandeses substituindo toda a sua frota de caças por único vetor e tbm fica a pergunta. O governo americano venderia o F-35 para eles ?? Uma coisa é eles terem vontade outra coisa é ela se concretizar.

Quanto aos F-5s podem ser substituídos tanto por F-35 quando por um novo lote de Gripens.

Andre

E o f35 segue sendo o que há de melhor no mercado. Quem já comprou, quer mais. Quem ainda não comprou e pode, quer comprar. Quem não pode, fala mal.

Leonardo Costa da Fonte

Entendo que quem fala mal são os próprios americanos. Especialmente nos inúmeros relatórios criticando custos, disponibilidade, e problemas no desenvolvimento.

Andre

Só lhe falta entender que os relatórios apresentam os “problemas” que precisam ser, e que estão sendo, solucionados, inclusive os de custo, bem como apresentam que não existe avião mais moderno no mundo. Se pegar o relatório de 2018, lá haviam 900 problemas, no de 2019, 600. No de 2020, praticamente apenas o custo ainda era um problema. Lhe falta entender que todo programa disruptivo apresenta muitos problemas e que esses problemas são corrigidos com o tempo. Compare com o programa do F14 e você verá que o do F35 está completamente dentro da normalidade. E exatamente por isso ele… Read more »

Henrique

O problema do Gripen é que ele não é um caça “barato” de maneira que não se pode esperar que esses paísecos da América do Sul ou da África irão comprá-lo; quem tem grana prefere a aliança geopolítica e uma maior performance. Além do Brasil e Suécia acredito que alguma aquisição do E/F só será feita pelos atuais usuários do C/D. Os suecos deveriam cancelar a modernização do C/D e comprar mais gripen E/F para viabilizá-lo. O Gripen não é o novo F-5, ele não tem o contexto, preço e nem o peso de uma super potência ao seu lado.

Henrique

O Gripen foi uma boa escolha feita pela FAB, o problema foi ela querer encarecer o caça sem necessidade metendo um WAD de uma empresa subsidiária de Israel que “coincidentemente” tem um monte de oficial da FAB trabalhando lá. O Gripen deveria sempre buscar baratear onde não fosse comprometido o desempenho, não ter um WAD não compromete o desempenho já que a maioria dos caças atuais nem WAD tem. Outro problema é a ilusão de desenvolver um caça nacional, a própria Suécia nunca mais vai fabricar outro caça sozinha, vão ter que participar de algum consórcio europeu, imagina a gente.

Last edited 2 anos atrás by Henrique
Tiago Gimenes

É inacreditável ver um grupo de internautas alegando que a Saab passou a perna da Fab KKKKK Geração Youtube de vídeos sensacionalistas é um saco kkk

Last edited 2 anos atrás by Tiago Gimenes
Mayuan

Custo de aquisição é uma coisa. Custo de ciclo de vida é outra completamente diferente. O que importa de verdade é o segundo. O resto é bla bla bla

angelo

Bom e velho F5E ainda na ativa…mas já passou seu tempo. Hora da aposentadoria com honras…

Teixeira

Ainda pode ser modernizado como aqui.

Antonio Palhares

Como guerras e rumores de guerras fazem bem para os negócios.

Vendéen

Bonsoir le Brésil,

Somente em relação às capacidades do Gripen durante um exercício com os chineses:
Uma anedota que na época e de acordo com a versão do Gripen (Esta aeronave tem boas capacidades evolutivas) faz com que esta aeronave não possa ser subestimada por um possível adversário. Especialmente não.
https://www.ainonline.com/aviation-news/defense/2020-02-08/plaaf-senior-pilot-reveals-poor-performance-joint-exercise-rtaf

Jadson S. Cabral

Gente de pouca fé! Até outro dia todo mundo era defensor ferrenho do Gripen e de como a escolha da FAB foi acertada. Agora alguém no fim do mundo diz que vai comprar 8 F-35 pq é mais barato que o Gripen e de repente ele não presta mais… vocês são muito engraçados

Eric Vargas

fico apavorado com os comentários toscos contendo ilações de “corrupção” e de “mentira” da SAAB sem NENHUMA PROVA, além do mero senso comum sobre uma noticia óbvia. Sendo o F-35 um caça que teve um aumento substancial de vendas e, portanto, de aquisição de prateleira barateada. O Gripen tráz algo que nunca os EUA concordariam, que é a efetiva participação de montagem, desenvolvimento e domínio de softwares de armamentos. Além disso, o Gripen E nos deu a possibilidade de aquisição de armamentos sem restrições de uso e já homologados pela SAAB.

Carvalho2008

Sei…sei…vejamos….uma coletânea de modelos antigos e do mais baixo perfil de custo…T50, F16A/B, Alphaville e F-5E/F e somente o Gripens C/D mais novos….

E agora querendo F35???…até acreditaria q7e desejam mudar de patamar de custos não tivessem aposentado os Harriers por falta de orçamento….

Lembrando…o Chacri Naruebet virou Porta Helicópteros pois deixou de ter Harriers…os únicos caças capazes de operar ali…

carvalho2008

Capitulo especial a menção ao Loyal Wingman…o bagageiro de misseis de um F-35….embora possa ser aplicado a qualquer caça com data link….ou AEW…..até um Heli… O formato Stealth exige baias internas que por sua vez, limita a quantidade de misseis no embate, dai o Loyal wingman….que pode carregar os misseis faltantes e necessarios a uma batalha…o F35 pode sem duvida, abdicar de sua invisibilidade e abarrotar de misseis sob suas asas, como qualquer outro caça…mas deprecia sua maior vantagem… De qualquer forma, porque abordado o Loyal Wingman? Porque pode representar um ponto de inflexão na batalha moderna, aqueles momentos não… Read more »

carvalho2008

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carvalho2008

Meta de US$ 3 Milhões por unidade….o que ele pode fazer? Ou melhor, o que drones podem fazer?

Devemos lembrar o mais basico desde seu inicio:

  • Drones foram inicialmente concebidos para atrair o fogo inimigo

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O objetivo dentre os principais, era confundir os sistemas de defesa, atraindo para si o fogo ou de forma ativa, acionando interferidores para hguerra eletronica…

carvalho2008

Ou seja, força o inimigo a gastar uma bala desviando caças e gastando misseis em fantasmas que na realidade não eram os caças realmente perigosos…

Gastar misseis misseis contra alvos falsos, não apenas pode esgotar seu inventário de defesa, mas atrasa o tempo real de sua defesa….algum perigo real pode se infiltrar em seu perimetro quando voce é forçado a perder o foco…comment image

Last edited 2 anos atrás by carvalho2008
carvalho2008

Mas a coisa não parou ai…a medida que a eletronica miniaturizava e inclusive as armas, os proprios drones passaram a ser armados…comment image

E ai o problema piora, armado Suicide drone, loitering drone, Loyal wingman, tudo isto exauri o defensor…

  • É um probema em que o missil defensor pode não existir na quantidade ou no espaço de armazenamento para uso!!!
  • Um caça Stealth não tera neste modo, qtde de misseis;
  • um navio, pode não ter um paiol necessario de inventário de misseis;
Last edited 2 anos atrás by carvalho2008
carvalho2008

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Nilo

Mestre essa vozes contrárias ao Gripen soma-se a aquela que quer, ao contrário da FAB, implementar míssil Iris T no F-5 e aquisição de um outro determinado caça…..que sabem bem dos seus próprios interesses, sabem rapidamente pontuar Gripen NG =E. Portanto sabem que MFS-EW é um conjunto de guerra eletrônica e o Gripen os tem, assim como Data Link Br2, para operações de guerra moderna, informações em tempo real entre aeronaves e estações de solo, aptos uma guerra centrada em redes, um caça construído com conceito de modular idade (resposta rápida) que pode ser modificado quando surgirem novas ameaças. Vozes… Read more »

carvalho2008

Bem colocado

carvalho2008

Eu gosto e sou propositadamente provocativo para forçar o pensamento contra a armadilha de que tudo resolve-se com dinheiro…nem sempre é assim…muita coisa pode ser feita com pouca coisa….

carvalho2008

Somente um F35 pode comandar um Loyal Wingman de $3 MM?
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carvalho2008

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Last edited 2 anos atrás by carvalho2008
Tio Velho Comuna

As vezes acho que acordei em uma realidade paralela! O F-35 que custava mais caro que ex-atriz pornô no primeiro dia no meretrício e tinha mais problemas que churrasquinho da Central do Brasil, agora virou uma espécie de Fiat Uno dos caças???

Nilo

Brasileiro quando quer sabe bem da bom dia a cavalo.

Tio Velho Comuna

Seria interessante você reformular a maneira como digita suas expressões! Apesar de usar palavras da língua portuguesa, a maneira como as dispõe não faz o menor sentido! Ou elas fazem em sua cabeça? Respire fundo e leia com calma o que você digitou! Faz algum sentido?

Kemen

Não entendo o porque dessa fisura pelos F-35. Tem gente que esquece tempo, espaço e aprovação de venda nos comentarios. Se F-16 50/52 até a pouco tempo estava limitado para venda na A. Latina, porque agora estaria liberado o F-35. Para começar ofereceram F-35 ao Brasil no FX-2, não, nem existia! Qual era o preço do F-35 quando ficou pronto, barato não era, o preço caiu sim, mas na minha opinião na Tailandia estão fazendo “dumping” para pegar esse diminuto mercado na Tailandia e tem um detalhe, quais as condições de uso em caso de necessidade, sempre existem restrições em… Read more »

Marcos10

O F35 foi oferecido ao Brasil, mas o Ministro da Defesa, Sr. Jobã, afirmou que o F35 seria sofisticado demais para nós .

Kemen

Poderia mostrar a materia e a credibilidade da fonte? Obrigado.

Almeida

Tem matéria aqui mesmo no blog! Vai na busca!

Kemen

Mais um detalhe, repito no FX-2 nem existia o F-35, foi oferecido F-16 blok 50 e F-18 que não era o Super Hornet..

Almeida

Falou besteira agora, não tá sabendo de nada! Claro que foi o Super Hornet block III, te orienta!

glasquis 7

“até a pouco tempo estava limitado para venda na A. Latina,…”

Foi oferecido na região por U$D 85 milha em 2018.

Kemen

Poderia mostrar a fonte da noticia por favor. De fonte confiavel não de fake news. Obrigado.

Kemen

Me antecipo, aviacionline é site argentino, aquele mesmo que disse a anos que a Argentina ia comprar Gripen do Brasil, depois que ia comprar KFIR, depois que ia comprar FA-50, depois MIG 29, depois JF-17, e até agora….