Muitos pilotos iraquianos de MiG-21 ganharam notoriedade durante a guerra com o Irã. O mais conhecido foi tenente (mais tarde coronel) Mohamed ‘Sky Falcon‘ Rayyan, que voou o MiG-21MF em 1980-81, e reivindicou duas vitórias (confirmadas) contra os F-5Es Iranianos em 1980. Quando no posto de capitão, Rayyan foi qualificado no MiG-25P no final de 1981, no qual reivindicou 8 vitórias, duas das quais confirmadas, mais tarde foi abatido e morto por um F-14 e um F-5 da IRIAF em 1986.

O capitão Omar Goben reivindicou dois F-5Es e um F-4E em 1980, antes de ser transferido para o MiG-23MS e depois para o MiG-23MF/ML. Ele sobreviveu à guerra, mas foi morto em janeiro de 1991, voando um MiG-29 em combate contra um F-15C da USAF pilotado pelo coronel K Wallid; outro ex-piloto de MiG- 21, que comandou uma Ala de MiG-29 da IrAF em 1991, também foi abatido por um F-15C da USAF, antes de desertar para a Arábia Saudita.

Como muito outros, o capitão Fuad Tait voou o MiG-21 no começo de sua carreira, antes de ser capturado pelos iranianos depois que seu Mirage F-1EQ-5 ser derrubado por um F-14 sobre o Golfo Pérsico. No dia 3 de outubro de 1980 ele liderava um par de MiG-21MFs numa missão de bombardeiro “hit and run” sobre o fronte sul quando dois F-4Ds lançaram-se sobre eles. Tait conta o que aconteceu:

“Nossas aeronaves estavam armadas com duas pequenas bombas Russas, FAB de 250 Kg cada e uma carga completa de munição de canhão. Nós estávamos a caminho em altitude muito baixa quando dois F-4Ds apareceram, aparentemente do nada e nos atacaram. Eu ordenei ao meu ala para alijar as bombas e me seguir, mas era muito tarde para nos defender, já que os Phantom II já estavam em nossas caudas atirando seus mísseis. Nós dois fomos abatidos em segundos, mal conseguindo ejetar.”

K-13/R-13 – AA-2 “Atoll” na designação da OTAN

Por causa dos persistentes problemas com os mísseis R-13 (K-13 ou AA-2 “Atoll”) e R-13R e maravilhados pela performance do AIM-9P no serviço Iraniano, os iraquianos tentaram obter alguns Sidewinders. Tait explica:

‘Em 1983 nós adquirimos 200 AIM-9B da Jordânia que já tinham pelo menos 15 anos de sua produção, em troca de petróleo e mais dois F-5Es Iranianos. Um deles tinha sido trazido ao Iraque por um desertor da IRIAF, tenente S Doakhan, no qual, entregou o avião completo com 2 AIM-9P. Os iraquianos mandaram os dois Sidewinders para a USSR, dando início à um rumor que os iranianos também tinham entregue aos Soviéticos um F-14 a com mísseis AIM-54A Phoenix. Outro F-5E foi capturado intacto, depois de um pouso forçado perto de Basra.

Tait Continua:
“Nos colocamos esses Sidewinders em serviço na esperança de que eles deixassem nossos pilotos de MiG-21 em pé de igualdade com os F-4s e F-5s iranianos no combate ar-ar. Nos próximos 12 meses nossos MiG-21s armados com os Sidewinders de fabricação americana abateram 5 aeronaves da IRIAF, incluindo dois F-5s, um F-4D, um C130-H e um helicóptero Bell 214C. Nós finalmente os substituímos com um novo lote de 70 mísseis R.550 Magic Mk1, fornecidos pela França em 1984.”

O capitão Daryl ‘Z‘, um veterano ex-piloto de F-4 da IRIAF, que enfrentou um MiG-21 em combate, dá uma perspectiva do combate com a IrAF;

“Nós tínhamos sido treinados pelos americanos e alguns de nós tinham voado MiG-21s e MiG-23s em voos secretos de avaliação no EUA nos anos setenta, então nós sabíamos muito sobre o MiG-21.
O MiG-21 da IrAf era um caça de defesa de ponto muito bom, mas era ruim como caça-bombardeiro. O MiG-21 podia fazer curvas apertadas e naquela época eu estava convencido de que ele era o melhor dogfighter. Pelo menos depois que substituíram os R-13s pelos mísseis Magic.”

Uma falha séria no desenho do MiG-21MF foi confirmada pelo tenente Tariq AL-Dinmaruf, um ex-piloto de MiG-21 que abateu um F-5E da IRIAF no dia 30 de setembro de 1980, usando canhões de 23 milímetros, antes de ser capturado pelos Iranianos em abril de 1981. Ele disse: “O MiG-21 era um avião que dava prazer de voar e um caça espetacular. Era leve e pequeno, mas pouco armado.

A mira ASP-PFD era austera e simples, mas funcionava. O míssel R-13A, por outro lado, não era confiável e não conseguia abater o inimigo. Os egípcios até tentaram se livrar deles, propondo vender os R-13s remanescentes para nós, mas não aceitamos.

O canhão Gsh-23 de 23 milímetros era uma arma devastadora, completamente confiável e preparada, às vezes até mesmo uma simples rajada poderia causar dano suficiente para abater um F-4 ou um F-14.”

TRADUÇÃO: Roberto F. Santana / FONTE: “Arab MiG-19 and MiG-21 Units in Combat”, Osprey Combat Aircraft no.44, David Nicille and Tom Cooper; TABELA: Wikipedia

Piloto Número
total de Kills
Aeronave vítima Armas Data Tipo de Caça
Mohommed Rayyan 5 F-5
F-5
F-4D
F-4E
RF-4E
R-13
R-13
R-40
R-40
R-40
23 Out 80
23 Out 80
21 Mar 85
5 Jun 85
10 Jun 86
MiG-21MF
MiG-21MF
MiG-25PD
MiG-25PD
MiG-25PD
S. A. Razak 4 F-5
F-5
F-5
F-5
R-13M
R-13M
R-13M
R-13M
23 Set 80
23 Set 80
20 Out 80
20 Out 80
MiG-21MF
Ahmad Sabbah 3 F-5
F-5
F-5
AAM
AAM
AAM
23 Set 80
23 Set 80
26 Set 80
MiG-23MLA
Ahmad Salem 3 AH-1J
AH-1J
F-4E
23mm
23mm
R.550 Magic
? Out 82
? Out 82
27 Mar 87
MiG-21MF
MiG-21MF
Mirage F1
Omar Goben 3 F-5
F-5
F-5
R-13
R-13M
R-23
12 Out 80
26 Nov 80
? Dez 82
MiG-21MF
MiG-21MF
MiG-23MF
Advan Hassan Yassin 3 Helicopter
Helicopter
Helicopter
?
?
?
?
?
?
Mi-25
Hassan 2 F-4E
F-4E
R-13M
R-13M
23 Set 80
23 Set 80
MiG-21MF
S. Auda 2 CH-47C
CH-47C
23mm
23mm
26 Fev 84
27 Fev 84
MiG-21MF
MiG-21bis
Mansoor 1 Grumman F-14 ? ? ? 1980 MiG-21
Riadh Y. Yousef 1 F-4E 30 mm 20 Out 80 Su-20
Nasser Arkan Abadi 1 F-4D 23 mm 8 Out 80 MiG-21MF
Tariq Al-Dinmaruf 1 F-5 23mm 30 Set 80 Mig-21MF
Sadiq 1 F-4E R-13M 8 Set 80 MiG-21MF
Zeki 1 F-4E R.550 Magic ? Dez 80 MiG-21bis
Nawfal 1 F-5 R-60 26 Nov 80 MiG-21bis
Mokhalad Abdulkareem 1 F-4E R.550 Magic 4 Dez 81 Mirage F1
Faiq 1 AH-1 23mm ? Out 80 MiG-23MS
? (Unit 39FS) 1 F-4D 23 mm (GSh-23L) 5/7 Out 80 MiG-23MS
? (Unit 63FS) 1 F-14A R-60MK 11 Ago 84 MiG-23ML
? (Unit 63FS) 1 F-14A ? (missile) 17 Jan 87 MiG-23ML
Ali Sabah 1 F-14 Super 530D 19 Jul 88 Mirage F1
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