Japão aloca fundos para modernizar seus caças F-15J ao padrão JSI – Japan Super Interceptor
O Japão alocou fundos para atualizar seus caças F-15J ao padrão F-15JSI (Japan Super Interceptor).
O preço foi ajustado para US$ 3,5 bilhões. O LRASM foi descartado e trocaram o sistema de guerra eletrônica ALQ-239 DEWS pelo novo EPAWSS. O serviço deve estar concluído em 2027.
O Departamento de Estado dos EUA em outubro de 2019 aprovou o plano do governo japonês de gastar até US$ 4,5 bilhões para atualizar 98 caças Boeing F-15J por causa das ameaças russas e chinesas.
A atualização inclui o radar Raytheon APG-82(v)1 AESA e o Advanced Display Core Processor II (ADCP II) da Boeing, que a empresa descreve como “o computador de missão mais avançado do mundo”.
Olá Colegas. Então o F15JSI terá um computador mais avançado que o F35?
Ué! Se foi desenvolvido ulteriormente, deve ser melhor.
Olá W|eelington. Lembrei daquela história que falava do F39… quando ficar pronto vai estar defasado. riso. Aconteceu com o F35.
Hoje em dia qualquer coisa que se compre já está defasado: celular, computador, etc.
Más e a tal tecnologia aberta para receber atualizações de acordo com o que cada cliente desejar?
Não tornaria o F39 sempre moderno acompanhando a evolução das novas tecnologias, a depender claro de muito “cascalho” para isso?
A ideia é essa. É paea ser assim. Atualizações de software poderão ser implementadas facilmente e o hardware muito mais simples de que é hoje.
Camargoer, se um equipamento entra em produção, ele vai ficar limitado a esses parâmetros. Só equipamentos ainda em desenvolvimento não se sujeitam á obsolescência.
Subentende se que sim né !!!rs
Sim com certeza, mas no caso desse F-15 japonês, executará menos funções, tendo em vista ser um interceptador.
Aqueles que te negativaram parecem ignorar que a litografia em CPUs não depende de orçamentos militares. O negócio avança rapidamente e a aviônica original do F-35 já tem mais de 10 anos, uma eternidade no mundo da informática. Tanto é que atualizações já estão sendo planejadas ou em andamento para o Lighting II.
Né, para tirar essa dúvida é só usaram um IPhone 4 por uma semana hoje em dia.
Não. O ADCP II é um computador com processamento para tirar proveito dos novos sistemas de radares e guerra eletrônica que estão sendo instalados nos caças antigos, os sistemas digitais e hardwares que estavam no F-15 não conseguem mais comportar atualizações e incrementar melhorias, por isso a implementação de novos e mais poderosos recursos de processamento e a integração do computador ADCP II nos caças. O F-35, desde o TR2(Tech Refresh), já é o caça com o poder de processamento mais avançado do mundo, na realidade, colocando em termos leigos, o F-35 Block 3F já é praticamente considerado um caça… Read more »
E você acreditou em toda essa propaganda! Francamente, o software do F-35 é um trabalho porco.
Provavelmente terá uma tecnologia mais avançada, o que não quer dizer que será mais capaz, pois pode ter uma configuração inferior.
acredito que em questão de radar vai estar no mesmo nível do F35 em que o radar dele é um enorme jammer.
Para a Boeing sim… Mas ate para a Saab, não !
Ora, Camargoer, o computador do F-35 sempre foi um dos seus pontos fracos. O código tem um zilhão de linhas; os caras passaram uns dez anos para depurar os principais bugs. Na minha opinião, foi um grande erro de projeto de software.
Vida longa à Águia ,cada vez mais mortalmente mortal !!!
Cópia descarada do caça americano. rs
o F-15 é uma cópia descarada de um “caça americano”????
Olá José. Cópia “guspida (sic) e escarrada”
E autenticada no Pentágono
Olá Nilton. Em com firma reconhecida. riso
Buguei também com essa.
Se o F-15 é cópia do F-15, a maioria dos caças chineses são o que para ele???
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
??
Difícil é achar alguma coisa no Japão que não venha da China ou do ocidente. rs
Não fiquem bravos pessoal.
ok… mas pra você imaginar que existe alguma logica no que disse, seu cérebro tem que ser do tamanho de uma ameixa seca…
O F-15J não é copia de nada. ele é um F-15 e ponto. foi comprado dos EUA e o japão tem licença legal de produzir ele.
não é a mesma coisa que um Su-27 e o J-11 sendo que o ultimo foi copiado do caça Russo e produzido sem licença de fabricação
O meu comentário foi uma irônia relação ao nome F 15J, mesmo caça diferente nome, quem vê acha que é japonês. rs
o J se justifica por ser produzido no japão e ter modificações locais na aeronave.
Perfeito! É uma versão feita para o Japão. Simples assim.
Ou seja, uma cópia descarada. rs
Tu quer ser “esperto”, mas sem sucesso. Cópia descarada é o J-11, fabricado sem licença, na cópia mesmo, pela china, sem licença dos russos.
”Tu quer ser “esperto”, mas sem sucesso. Cópia descarada é o J-11, fabricado sem licença, na cópia mesmo, pela china, sem licença dos russos.”
Isso não muda o fato de que o F 15 é uma cópia descarada. rs
Já vi que tu é daqueles que gosta da última palavra, mesmo não tendo razão ou coerência alguma…..então, fica com ela….
Prezado WSilva
As mentes ‘brilhantes’ daqui do site, aquelas que conseguem saber que o avião é stealth pelas fotos postadas, não entenderam a ironia do seu comentário.
Desse modo, melhor não arriscar.
SDS
Me impressiono mais com algumas mentes brilhantes… Que acham que só porque é russo ou chinês… Ja é melhor ! Coisas que nem eles ficam afirmando.
A explicação para o “stealth” SU-57 esta aqui… Segundo engenheiros, e não leigos como eu e você !
Manda essa foto para os milhares de técnicos, engenheiros e cientistas russos que eles podem corrigir esses ‘problemas’.
Agora, não tenho culpa se vc ‘vestiu a carapuça’.
Paciência.
Sua foto mostra o primeiro protótipo de vôo.
Seu argumento é um texto de papel higiênico. Mas você é tão “alfabetizado” que não entende isso.
Acho que tem gente aqui perdendo dinheiro e desperdiçando talento nessas análise de fotos.
Imagine um sujeito desses orientando, através de fotos, o engenheiro chefe russo ou os cientistas encarregados do projeto.
Seria um sucesso!
Já foram feitas algumas melhorias incrementais no Su-57 em unidades subsequentes, como o próprio cabeçote do IRST, embora o caça russo nunca terá um RCS equivalente do F-22 e F-35, mas ele por si só é considerado VLO, mas não da mesma qualidade dos caças americanos e possivelmente chineses.
Pois é, tem uns caras aí que exigem que a China reinvente a roda todo dia e em qualquer coisa que faça, são os mesmos que acham desculpas esfarrapadas para defender cópias de outros países. rs
As letras após o designativo, muitas vezes se refere ao país comprador. Os Mirage III brasileiros, eram EBR e DBR. Os da Argentina eram EA e DA. Os Sukhoi Su-30 da Índia são MKI. Mirage 2000P do Peru…..tem muitos outros exemplos, como os F-15I e F-16I, de Israel, e por aí vai.
Ou seja cópias descaradas.
Mudou só a banda, a música é a mesma. rs
Que cópias, “inteligente”? Os Mirage, tanto os III ,como os 2000, foram fabricados na França! Os Su-30 MKI são fabricados sob licença. Os F-15 e os F-16 são fabricados nos EUA. Mas, se tu quer continuar com essa conversa mole, conversa sozinho……
Claro que tem lógica:
p: as coisas do Japão vêm da China – Falso;
q: as coisas do Japão vêm do ocidente – Verdadeiro.
p ou q: F ou V = V.
😉
Não fique bravo. É só um momento de descontração.
Como é muito difícil tem aqui as listas:
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_equipment_of_the_Japan_Ground_Self-Defense_Force
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_active_Japan_Maritime_Self-Defense_Force_ships
https://en.wikipedia.org/wiki/Japan_Air_Self-Defense_Force
Tens que conhecer o lugar antes de falar.
Não é uma cópia. É uma versão. Não tem nada a ver com ‘acharem’ que é japonês ou não. É exatamente a mesma coisa que os Franceses fizeram com os Mirage, por exemplo. Ou você acha que ‘Mirage IIIEBR/DBR’ foram assim designados para alguém achar que são Brasileiros? Nunca tivemos licensa de produção, ou mesmo vontade de produzir os Mirage IIIE sob licensa no Brasil, mas não é o caso com o Japão. Ninguém nunca teve a menor pretensão de achar que o F-15 era uma aeronave de projeto Japonês, ao mesmo tempo que embora muitos novatos confundam o F-2… Read more »
”Não é uma cópia. É uma versão. Não tem nada a ver com ‘acharem’ que é japonês ou não.Ninguém nunca teve a menor pretensão de achar que o F-15 era uma aeronave de projeto Japonês, ao mesmo tempo que embora muitos novatos confundam o F-2 com o F-16, o Japão jamais escondeu que a aeronave foi desenvolvida em parceria com os EUA.” Em parceria… sei, assuma logo que é uma cópia descarada. rs ”O que nos deixa meio P da vida com a China é que ela copia mesmo. Fabrica sem licensa, etc….. mas são bastante conhecidos pelos atalhos.” Os… Read more »
Eu desisto. Seu fanatismo de torcedor é uma muralha de ignorância intransponível.
Quero argumento, não mi mi mi.
De que adianta? Tem certos tipos de debate cuja maturidade é exigência. E você simplesmente não a possui. Você simplesmente tira de contexto o que lhe convém para que o que quer que diga se alinhe à sua narrativa. “…tire dos EUA o que veio da Europa, e tire do Japão tudo que veio da China e ocidente, seja feliz. rs” Até porque se eu considerar que você realmente está querendo usar essa frase como argumento sério, então você é burro. Prefiro crer que você não é burro, mas está tentando descontextualizar os fatos para apoiar sua narrativa. A única… Read more »
Muita ofensa e pouco conteúdo, já ganhei o debate antes de começar. Outra coisa, eu ja disse mil vezes aqui que eu não tenho ilusão com país nenhum, eu sei exatamente o que cada país é representa, eu só entro em debates históricos aqui para mostrar o outro lado da moeda que vocês covardemente escondem quando se trata de China, Russia, Irã entre outros países pois vocês foram doutrinados pela máquina de propaganda anglo-saxã que não aceita nada a não ser seu dominio sob o mundo, você não é anglo-saxão e sequer é tratado como ocidental por eles. Se China,… Read more »
E qual é o prémio da sua vitória? Ignorância?
Você entra em debates para ganhar ou perder, por isso não tem qualquer problema em descontextualizar, adulterar, dizer uma coisa e o seu contrario consoante lhe seja mais favorável, pois o objectivo é apenas um, ganhar e para isso vale tudo.
Outros entram em debates porque gostam de partilhar opiniões, conhecimento e, pasme-se, aprender, podendo até por vezes mudar de opinião porque quem nunca mudou de opinião nunca muda nada na vida.
”E qual é o prémio da sua vitória? Ignorância?”
Libertar os vassalos da elite anglo-saxã, faço minha parte.
Nunca um ignorante libertou quem quer que seja.
Exatamente isso, Leandro. Perda de tempo total. Deixa ele conversando com ele mesmo.
É o jeito, Flanker. Já devíamos parar de bater palma pra maluco dançar tem algum tempo. E meu comentário seguinte não deve ser liberado de qualquer forma hehehehe
Troll…
E é difícil não achar, no mundo todo, algo que não tenha vindo do Japão. Falando apenas em automóveis, o carro mais produzido em toda história é o japonês Toyota Corolla. Nesta mesma lista, dos 10 carros com mais unidades produzidas em todos os tempos, tem também o Honda Civic, em sexto lugar, e o Honda Accord, em oitavo.
Acontece que carros é um produto da revolução industrial que aconteceu no ocidente.
Se você tirar do Japão tudo que vem da China e do ocidente, vai sobrar quase nada, é isso que estou dizendo.
Cara, não vou discutir contigo. Pessoas cono tu não se dão por vencidas e não admitem o ponto de vista alheio. Discutir contigo é perda de tempo.
O problema de muito de vocês é selecionar recortes de uma história para beneficiar suas narrativas, por isso você não quer discutir, sabe que estou certo quando a história é analisada como um todo e sem viés ideológico.
‘Selecionar recortes de uma história para beneficiar suas narrativas’ é EXATAMENTE o que você faz.
Deixa quieto, Leandro. “Não alimente os trolls”!!
Esse WSilva é um GENIO!! Kkkkkkkkkk! O Gripen brasileiro é uma cópia do Gripen sueco, né? O F15 é uma cópia do F15 protótipo, né? Não discordem do menino, ou ele vai perder o sono na hora de dormir.
”Esse WSilva é um GENIO!! Kkkkkkkkkk!”
Se eu sou um gênio imagine você que sequer entende uma irônia, você é jENIO, e com j pequeno mesmo. rs
Claro que é uma cópia mas feita com permissão. Ja os chineses não se preocupam com propriedade intelectual. A embraer entre milhares de outras que o diga.
Os EUA e Japão também não se importavam em copiar os ingleses na caruda. rs
Era aí que queria chegar com a irônia pois eu sabia que o comentário ia despertar a parcialidade dos odiadores de cópias, mas que são contra apenas as copias chinesas, o resto do mundo tá liberado.
Todo mundo pode copiar a roda, a China não, a China precisa sempre reinventar a roda, logo o país com grandiosos invenções da humanidade.
O que é caruda? Moro desde 1993 em Marlborough, MA e fiquei meio desatualizado de muitas gírias apesar de sempre ir ao Brasil. É uma gíria, certo?
Certo, é uma gíria que significa ” na cara dura”.
Esse WSilva é um GENIO!! Kkkkkkkkkk! O Gripen brasileiro é uma cópia do Gripen sueco, né? O F15 é uma cópia do F15 protótipo, né? Não discordem do menino, ou ele vai perder o sono na hora de dormir.
José, acho que a maior desafio de ter ido morar aí foi aprender à pronunciar Massachusetts, né? Heheheheh
OBS.: Também não fazia ideia do que significava ‘caruda.’
Olá Leandro e DaSilva. Acho que sou meio velho…. eu conhecia “caruda”
Pode ser uma expressão localizada hehehehe
Hahahahaha! Muito boa, WSilva. Mas parece que a turma aqui está de mau humor: olha só quantos (desmerecidos) deslikes.
Quando vejo esses países modernizando o F-16 e agora o F-15, sempre me pergunto se os russos não acertaram em evoluir aos poucos a família Flanker e ir evoluindo (a passos bem curtos) os seus projetos 5G, será que os EUA não foram um pouco afobados em adotar tão rápido a tecnologia 5G? digo isso poís o F-22 não foi fabricado em largas quantidades,o F-35 teve um começo conturbado. Sinto que se os EUA tivesse F-16V e F-15EX além dos demais vetores sua força aérea estaria bem servida,podendo assim com calma e locação de recursos irem desenvolvendo uma aeronave nova,… Read more »
Se não me engano, o Min.da Defesa russo deu uma entrevista no sentido de que não havia pressa em lançar o 5G deles.
Parece que estava certo, visto as potencialidades de seus 4G++ e os problemas enfrentados pelos americanos atualmente.
Esse ponto de vista está prevalecendo.
Ponto para os russos.
De fato para o que os Russos enfrentam um SU-35,SU-30SM2 e SU-34 dão conta do recado,o problema é que o SU-57 ainda não parece estar pronto,a versão de “produção”, falta motor definitivo e quando comparado aos 5G americanos dá pra notar uma clara disparidade tecnológica. se sabe também que os Russos primeiro lançam a aeronave e depois vão fazendo upgrades e versões,é bem provável que o Felon daqui alguns anos seja mais parecido com um 5G “Puro Sangue” talvez até com uma cobertura RAM. no mais eu coloco mais fé no Checkmate, me parece mais furtivo e bem acabado, só… Read more »
Inclusive tinha uma foto de um fórum acho que paquistanês, de como algumas soluções até que simples, poderia deixar o Felon um verdadeiro Stealth, mas não consigo achar.
Somado à falta de tecnologia deles!
Claro.
Eles não estão com pressa de lançar caça de 5ª geração.
Motor de 5ª geração.
Qualquer coisa de 5ª geração não tem pressa pra Rússia.
Prezado.
A próxima guerra que os russos poderiam se meter seria contra a Ucrânia.
E nessa guerra eles podem ganhar usando estilingue.
Melhor que apressar um projeto, ter milhares de defeitos sem solução e ainda assistir um dos aviões cair no fundo do mar.
Muita calma nessa hora!
Sim….daí, faria companhia aos caças do Kusnetzov que caíram no mar.
Visto que estao desenvolvimento o 6G… Imagino que ja pularam essa etapa.
O Japão também comprou F35.
Depende de como esta questão é encarada. Do ponto de vista de custos, quanto mais tempo for possível “arrastar” um projeto melhor. Contudo, do ponto de vista tecnológico, arrastar um projeto significa atrasar o desenvolvimento de seu sucessor, o que acaba implicando o atraso no desenvolvimento das tecnologias que irão substituir a do projeto arrastado.
U$ 3,5 bi para modernizar 98 caças da U$ 36 mi cada.
O Japão deveria adquirir 116 caças CheckMate da Rússia em vez de modernizar 98 F-15.
Brincadeira pessoal. Kkkkk
Não dá. Pelo comentário anterior os Russos estão certos em não desenvolver caças 5G (ironia).
F-15JSI (Japan Super Interceptor).no padrão Evolution…
“O LRASM foi descartado”
O que tem a ver o “míssil” com as calças?
Acho que foi a integração do lrasm ao caça que foi descartada
uma pena, apesar de o pessoal endeusar os hipersônicos, duvido alguém parar LRASM, subsônico, sea-skiimming, stelth, longo alcance, se errar o alvo pode vadear até achar ele de novo até reencontrar.
[OFF] Míssil Fater-1 perseguindo F-15
https://youtu.be/YNF7Mg-cs_4
Carcara, esses dias o Antoniokings postou um vídeo e perguntou em tom de ironia se o F-15 tinha sido abatido ou não, eu fui dar uma pesquisada, parece que o F-15 escapou, mas tem imagens de um drone Scan Eagle e de um drone chinês que eu esqueci o nome que foram abatidos, tem vídeos, aqui o míssil depois de ter perseguido o F-15.
https://youtu.be/kstBztEF0V8
Vlw, engraçado que este modelo normalmente é guiado por radar e o caça parecia extremamente passivo só tendo percebido a ameaça segundos antes da explosão, o pessoal comentou alguma coisa em relação a característica do míssil/ sistema de alerta do F-15?
Carcara, o míssil parece ser uma cópia do soviético SA-6, mas, de alguma forma eles colocaram uma cabeça de guiamento IR, como, eu não sei.
Aqui nesse Twitter tem algumas imagens do conflito.
https://mobile.twitter.com/yewrath
Mais informações do acontecido:
https://southfront.org/houthis-share-footage-of-their-air-defenses-engaging-saudi-f-15-fighter-jet-over-yemens-marib/
Acho que foi esse vídeo que postei..
Agora, com relação aos drones, foi isso mesmo.
Os houthis postaram que abateram dois. Um de origem americana e outro, chinesa.
Antoniokings, sim, foi esse vídeo que você postou, só acho que não era a mesma fonte.
esse F15 passou perto de virar ferro velho, vi hj esse vídeo, e olha que não é dos melhores mísseis do mercado, queria saber se o piloto usou algum tipo de jamming nesse míssil, ou se escapou na mão mesmo.
No olhometro o que salvou ali foram as iscas, chaffs e flares, mas por muito, muito pouco é capaz mesmo que alguns fragmentos tenham atingido o caça…
Percebe-se o míssil avançando e passando pelos flares.
Parece que explodiu bem embaixo do avião.
Pelo que eu li, esse míssil seria baseado no antigo S-200.
Percebe-se que ele atingiu o avião e nem os ‘flares’ conseguiram desviar o míssil.
Allahu Akbar!
No alvo!
Antônio,
pelos relatos e imagens é do sistema Kub antecessor do Buk…
Antoniokings, não foi bem no alvo, já que o F-15 conseguiu escapar, o piloto consegue escapar bem na hora que cortam o vídeo, os destroços caindo e pegando fogo são do próprio míssil, mas, talvez tenha danificado o F-15, mas não a ponto de derrubar o caça, esse piloto vai ter história para contar.
Só não entendi por que o piloto, após lançar uma quantidade grande de chaffs e flares, não fez nenhuma manobra evasiva.
Leandro, aparentemente ele confiou nas contramedidas, e deu certo, mas, pelo vídeo, ele poderia ter sido mais agressivo nas manobras, mas, no final das contas, deu tudo certo para ele.
Sim, verdade. Só que ainda julgo que para se fazer melhor uso das contramedidas, ainda são necessárias manobras evasivas. Enfim… nem sabemos qual era a consciência situacional do cara ou a versão de Eagle que ele estava voando. Mas certamente isso será analisado por aqueles que usam a aeronave.
No alvo ?
E ate parece que derrubar 1 solitário F-15 significaria alguma coisa !
Nem sequer ha uma garantia de que seja mesmo um F-15 ou de que safra ele é !
“E ate parece que derrubar 1 solitário F-15 significaria alguma coisa !”
Olha, Chris, significaria sim, grande parte dos caças e aviões de ataque abatidos estavam sozinhos, o abate conta para quem abateu e entra com kill para o caça que abateu, assim como o abatido entra para a lista de perdas em combate.
Teve Mig-29 abatido que estava sozinho, ele entrou para o score do F-16, ou só porque estava sozinho não vale? Ou se vale, só vale para um lado?
Sem contar o significado moral, de ser abatido por um bando de barbudo de AK e sandália.
Antônio, o SA-6 tem uma ogiva de aproximadamente 60 kg (para ter uma ideia, isso é quase três vezes o peso de uma ogiva usual para um míssil ar-ar da classe do AMRAAM), se tivesse acertado no alvo, como você diz, muito dificilmente o F-15 continuaria voando. Mas que passou perto, passou.
Exato.
Explodiu tão perto que não tem como não ter avariado o avião.
Pode ser que não tenha derrubado, mas atingiu.
Agora, a pergunta é: E se fosse um S-300, S-400 ou S-500?
O F-15 teria alguma chance?
Em tempo: Devemos lembrar que os lendários S-200 continuam em forma, apesar da idade.
Um deles derrubou um F-16 israelense há algum tempo (creio que uns dois anos).
SDS
É difícil saber a distância da explosão a partir de vídeos. Ângulo de câmera engana muito, especialmente quando objetos se movem e 3 dimensões. Eu me lembro que nas Olimpíadas de 1992 a pira olímpica foi acesa com uma flecha em chamas. Na época todo mundo pensou que o arqueiro tinha acertado a própria pira olímpica, mas depois mostraram que a flecha tinha passado por cima da pira. A impressão de que a flecha tinha acertado a pira foi causado pelo ângulo em que a câmera foi posicionada…
Atingiu o avião? No alvo? Hehehehehehe….que piada.
Na primeira imagem temos no cabide central um míssil de cruzeiro interessante para as pretensões de ataque japonês.
Ali é mostrado o LRASM na linha central. Mas conforme a própria matéria informa, foi descartado pelos japoneses por causa dos custos associados do míssil.