Embraer e TNO da Holanda assinam MoU para pesquisa e desenvolvimento tecnológico em defesa
Campinas – SP, 14 de dezembro de 2021 – A Embraer e a TNO, Organização Holandesa de Pesquisa Científica Aplicada, assinaram um Memorando de Entendimento para futuro desenvolvimento de produtos e serviços de defesa e de dupla utilização nos domínios aéreo, marítimo, terrestre e espacial. O memorando inclui ainda pesquisa conjunta, desenvolvimento de tecnologias e processos de inovação.
“Estamos muito satisfeitos por estreitar nosso relacionamento com a Embraer Defesa e Segurança por meio deste memorando. Vemos diversas oportunidades para estender nossa cooperação e, em conjunto, desenvolver tecnologias avançadas e inovações para uma sociedade segura. Estamos ansiosos para utilizar nosso conhecimento e as tecnologias complementares no domínio de defesa e segurança para benefício mútuo”, disse Marja Eijkman, Diretora da TNO Defense, Safety and Security.
O memorando tem por objetivo estender e aprofundar as relações comerciais de longo prazo entre as partes durante a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias-chave para aplicações de defesa, as quais podem fazer parte de futuras capacidades das plataformas existentes da Embraer, como o C-390 Millennium, ou de novas aeronaves, veículos e sistemas. O memorando também busca o fortalecimento da cooperação entre a Embraer e a TNO na Holanda e no Brasil.
“Acreditamos que este memorando pode gerar muito valor para ambas as partes. Vemos uma grande sinergia entre a TNO e a Embraer, relacionada à complementaridade de experiência da nossa empresa em defesa e segurança. Além disso, acreditamos que juntos podemos avançar em áreas de pesquisa como autonomia e inteligência artificial, as quais são muito importantes para nós”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
Sobre a TNO
A Organização Holandesa de Pesquisa Científica Aplicada (Netherlands Organization for Applied Scientific Research – TNO) é uma organização de pesquisa independente. Conectamos pessoas e conhecimento para criar inovações que impulsionam a força competitiva e sustentável da indústria e o bem-estar da sociedade. Agora e no futuro. Esta é a nossa missão e o que move aos mais de 3.500 profissionais da TNO, no nosso trabalho, todos os dias. Trabalhamos em colaboração com parceiros e focamos nas transições ou mudanças em nove temas sociais que identificamos junto com nossos stakeholders.
A unidade Defesa, Proteção e Segurança de TNO tem como foco principal as inovações tecnológicas e comportamentais em quatro áreas principais: Operações e Fatores Humanos, Sistemas de Informação e Sensores, Segurança Nacional, Munições e Armas. Os oponentes de hoje podem ignorar as fronteiras nacionais e nem sempre está claro quem é realmente o inimigo. A segurança diz respeito à tanto segurança física quanto digital e abrange tanto a realidade quanto nossa percepção dela. Seja para o exército, a polícia, o corpo de bombeiros ou a comunidade empresarial, a TNO está colocando seu conhecimento e tecnologia para trabalhar para criar inovações que possam ajudar aqueles que se dedicam à nossa segurança todos os dias.
Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.
Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
DIVULGAÇÃO: Embraer
Antes a Fokker e agora a TNO… Interessante
Parceria com a Fokker, agora com a TNO… Tudo indica que a Holanda está se articulando para adquirir o KC-390 e participar do processo de fabricação.
Enquanto isso, no país dos “Europeus”… estão planejando comprar C-295
A “presidenta” da Fadea disse que a Argentina não vai comprar os KC-390 pq os aviões possuem computadores oriundos do Reino Unido.
Como se o C-295 não estivesse lotados de componentes ingleses.
Esses “hermanos”…
Meu sonho é acordar e descobrir que a produção de componentes para o KC-390 na Argentina foi transferida para outro país.
É o escorpião daquela famosa fábula…..
A Argentina é aquele cara, que o muro da casa nem rebocado é, mas quer comprar um Iphone 13 pro, e se acha da alta casta.
Pura e triste verdade.
E em pensar que os caras já foram mais ricos que a França um dia e hoje nesta decadência.
Achei que essa era analogia de Brasil votar na direita.
O Brasil tenta cara. Toda hora que as forças ou a BID faz algo interessante eles vão lá e pensam: “Pô, a gente podia chamar os hermanos pra participar disso, eles precisam e nós somos aliados”
Dai eles sempre ferram tudo.
Pra quem se acha europeu de navio e acredita que é dona das FALKLANDS, tem que se ferrar mesmo.
”Fazer projeto com pobre é mendigar pra dois.”
Pode anotar. Daqui um tempo, a fabricação de componentes do Guarani será transferida para o Brasil e a fabricação de componentes do KC-390, será transferida para a Hungria ou Holanda ou Brasil. Essa parceria assinada entre Embraer e Fokker, já diz muita coisa, muita.
De mesmo modo espero que deem um passe na Rep. Checa também que até hoje não se comprometeu com a compra de nenhuma unidade. Melhor seria deixar apenas Portugal e Países Baixos mesmo.
Isto nao forem para o A200 que a Airbus esta a projectar para substiruir o C130.
ja tem o C295, A400 e agora vai lançar o A200
Eu pesquisei esse tal A200 e não achei nada. A200 se refere a avião comercial. Não seria C-200? Se tiver algum link, pra gente ver. Pesquisei em sites de aviação conceituados mas não encontrei nada.
esta no defensa, se os moderadores o permitirem aqui esta o link
https://www.defensa.com/opinion/reto-espana-sea-socio-programa-futuro-avion-a200m
O A200 é um A400 encolhido… mais para o porte de um C130/KC390. Ainda em desenvolvimento.
Um desenvolvimento que beneficiara do desenvolvimento do A400 logo muito trabalho ja estará feito e se avançar podera ser um serio concorrente ao KC390 e C130
mas não esqueçam que continua com os mesmos motores caros e complexos…
Eles tem uma carta de intenção se não me engano pra duas aeronaves. Esse ano enquanto de retornava de Dubai o protótipo do KC fez alguns voos por lá.
E tem quem ainda ache que eles vão de Guarani… eu duvido e muito!
Eles nao tem dinheiro pra nada.
depois do fica em casa, eles nçao tem dinheiro para nada, nem o Fernandes tem moral para assinar um cheque caro para comprar blindados.
o problema é irem de Guarani com financiamento do BNDES
Vc está no mesmo sonho que eu.
A turma de nariz em pé tá tão bem que vão de Pucará modernizado. O Heinz Guderian falou tudo, comem acem moído e arrotam caviar. Mas…. questão de escolha de um povo que os levou a decadência que estão ,no caminho de serem uma Venezuela 2.0(esta ao menos tem equipamentos militares). Que pensemos muito nisso nas eleições que se aproximam ano que vem na hora de escolher nossos líderes. Deus abençoe o Brasil !!!
Kkkkkkkk exatamente, pensemos bem antes de votar, já temos a terceira maior inflação do G-20, estamos atrás apenas da Turquia e dos hermanos.
De onde você tirou essa informação dos C-295? Foi oferecido pra eles ano passado pela Airbus, mas eles estão modernizando seus C-130 localmente.
O que podem fazer . A Inglaterra proíbe . Pelo menos com c295 iria funciona como uma mensagem de a Inglaterra prejudicando a venda e imagem da airbus no mundo ainda mais com os bons e baratos e sem embargo e pressão política novos aviões da China e russia que vem ai
Uma dúvida , será que no próximo ano receberemos mais uns 2 KC390, ou só deus sabe quando ?
Embraer tentando tirar água de pedra, já que aqui, em terra que tudo se plantando, nada dá!
O programa KC-390 pertence ao governo. Sem o Estado Brasileiro a Embraer nem existiria.
https://tenor.com/view/dog-derp-tongue-out-gif-10779703
ouvi dizer sobre uma história da Italia pensar numa substituição dos Hercules pelo KCtão, vinculando a compra dos Centauro. Procede?