O fabricante do J-20, o jato de combate stealth mais avançado da China, revelou que recentemente quebrou recordes em termos de entrega de aeronaves devido à alta demanda, com especialistas dizendo no domingo (12/12) que o J-20 entrou em fase de produção em massa depois que foi resolvido a última peça que faltava no quebra-cabeça, o motor WS-10 desenvolvido internamente.

Desde o início do quarto trimestre, o Chengdu Aircraft Industrial Group Co Ltd, da estatal Aviation Industry Corporation of China (AVIC), tem enfrentado missões desafiadoras de pesquisa e desenvolvimento, produção e entrega, já que vários usuários aguardavam a entrega de muitas aeronaves, disse a empresa disse um comunicado divulgado no fim de semana em sua conta de mídia social.

Neste período, a empresa completou várias missões de voo de teste importantes, e os índices relacionados à entrega de aeronaves bateram recordes, disse o comunicado.

Das nove fotos anexadas ao comunicado, sete retratam voos de teste do J-20, uma mostra um voo de teste do J-10 e uma mostra o trabalho de membros da equipe.

Isso pode ser uma indicação de que a produção do J-20 está sendo acelerada, disse Fu Qianshao, um especialista em aviação militar chinês, ao Global Times no domingo.

Bocais do WS-10C de um J-20

A Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) exibiu J-20 equipados com motores desenvolvidos internamente no Airshow China 2021.

A mudança para motores WS-10 feitos internamente em relação aos importados tornou a produção em massa possível, disse Fu, observando que outros sistemas no J-20, incluindo o sistema de aviônica, sistema de radar e sistemas de armas, já foram desenvolvidos na China.

Agora que não há nenhuma limitação causada pela importação de motores, e o motor WS-10 autóctone foi testado em outras aeronaves como o J-10, J-11 e J-16, o J-20 está em posição de começar produção em massa, disse Fu.

Respondendo a uma questão do Global Times sobre a capacidade de produção do J-20 em uma coletiva de imprensa no Airshow China no final de setembro, Wang Haitao, designer adjunto da aeronave, disse que a indústria de aviação da China pode satisfazer qualquer nível de demanda do PLAAF.

É bom ver que o setor está ocupado, porque isso significa que o J-20 começou a entrar em operação em grande número, disse Fu.

“Em pouco tempo, seremos capazes de ver os J-20 operados por todos os comandos do teatro leste, sul, oeste, norte e centro, e se tornar a principal força para salvaguardar a soberania da China e a segurança do espaço aéreo territorial”, previu Fu.

Para a próxima etapa, o J-20 continuará a evoluir, por exemplo, passando a usar motores mais avançados, disse Fu.

FONTE: Global Times

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