Finlândia escolhe o Lockheed Martin F-35A Lightning II como próximo caça multifunção
O Governo da Finlândia autorizou, em 10 de dezembro de 2021, o Comando de Logística das Forças de Defesa da Finlândia a assinar um contrato de aquisição com o Governo dos Estados Unidos sobre o próximo caça multifuncional da Finlândia. O caça que está substituindo a capacidade da frota Hornet é o Lockheed Martin F-35A Lightning II.
A aquisição contém 64 caças multifuncionais F-35A Bloco 4, armamento substancial e versátil feito sob medida para as circunstâncias operacionais, soluções de treinamento e sustentação necessárias, outros sistemas relacionados, bem como serviços de sustentação e manutenção até o final de 2030.
Na avaliação do Programa HX Fighter das propostas dos licitantes, o F-35 atendeu aos requisitos de segurança de abastecimento, participação industrial e acessibilidade das áreas decisórias. Na avaliação da capacidade militar, o sistema abrangente do F-35 foi o melhor. As capacidades de combate, reconhecimento e sobrevivência do F-35 eram as mais adequadas aos candidatos HX.
Os custos operacionais e de sustentação do F-35 se ajustam ao quadro de custos alocado, e o desenvolvimento da aeronave durante o ciclo de vida será viável com os recursos normais das Forças de Defesa Finlandesas. Dentro do processo de aquisição, vários requisitos essenciais de segurança de abastecimento e significativa participação industrial foram acordados. Os requisitos essenciais de segurança do abastecimento referem-se especificamente à capacidade independente de operar em circunstâncias excepcionais.
O programa F-35 é multinacional e sua comunidade de usuários é grande. O sistema está em serviço em muitos países europeus, incluindo Noruega e Dinamarca.
A frota atual do Hornet será eliminada conforme planejado a partir do ano 2025. Os primeiros caças F-35 finlandeses começarão a servir na Força Aérea Finlandesa em 2025 como parte do treinamento de pessoal finlandês nos Estados Unidos. Os primeiros F-35s serão entregues à Finlândia em 2026. Na Finlândia, o sistema F-35 substituirá a frota do Hornet nas alas de caça entre 2028 e 2030.
Competição de licitação do Programa HX
O programa HX substituindo a capacidade do Hornet foi lançado em 2015 por decisão do Ministro da Defesa e subsequente fase de Solicitação de Informações (RFI). A licitação HX começou em 2018 com os Pedidos de Cotação (RFQ) iniciais enviados aos governos da França, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos. O objetivo da licitação competitiva era construir com cada proponente uma solução abrangente que atendesse aos requisitos e produzisse a melhor capacidade possível para substituir a frota do Hornet do sistema de defesa finlandês no ambiente operacional da década de 2030, bem como dentro da vida útil do sistema HX.
As soluções oferecidas no programa HX foram configuradas em torno dos seguintes sistemas de caça: Boeing F/A-18 Super Hornet, Dassault Rafale, Eurofighter Typhoon, Lockheed Martin F-35 e Saab Gripen.
Avaliação de ofertas
O Comando de Logística das Forças de Defesa recebeu as ofertas finais e vinculativas de todos os cinco proponentes do HX até o final do prazo final de abril de 2021. As ofertas foram avaliadas de acordo com o HX Request for Orotation, modelo de tomada de decisão e Manual de Avaliação para o alcance da proposta de contratação.
A concorrência baseou-se em quatro áreas de tomada de decisão: Capacidade Militar, Segurança do Fornecimento, Participação Industrial e Acessibilidade. Quando um proponente foi aprovado nas considerações de Segurança de Fornecimento, Participação Industrial e Acessibilidade, ele passou para a fase final da avaliação de Capacidade Militar, na qual as soluções oferecidas foram colocadas em ordem.
As Forças de Defesa avaliaram a capacidade das soluções abrangentes oferecidas em três fases com base no desempenho demonstrado em eventos de teste. Na fase final, a eficácia da capacidade militar do sistema HX de cada candidato foi avaliada por meio de um jogo de guerra completo e de longo prazo apoiado por simulação. A proposta das Forças de Defesa para o sistema a ser selecionado foi baseada nos resultados dos jogos de guerra e no potencial de desenvolvimento futuro estimado.
Sucesso do sistema F-35
Na concorrência HX, o F-35 foi aprovado nas áreas de segurança de fornecimento, participação industrial e tomada de decisões de acessibilidade econômica. A solução F-35 alcançou a mais alta eficácia operacional e potencial de crescimento futuro na avaliação de capacidade.
Segurança de fornecimento
A solução F-35 atende aos requisitos de segurança nacional de fornecimento da Finlândia. A sustentação do sistema é baseada na solução global de sustentação F-35, feita sob medida para atender aos requisitos de segurança doméstica de fornecimento. A capacidade crítica de manutenção será criada nas Forças de Defesa e organizações industriais nacionais. A solução abrange as capacidades de manutenção a serem construídas na Finlândia, bem como componentes sobressalentes e conjuntos substituíveis para circunstâncias excepcionais que estão sob o controle nacional exclusivo da Finlândia, bem como a participação na rede de manutenção multinacional.
Acessibilidade
A solução F-35 ajustada ao quadro de financiamento alocado foi a mais econômica. O F-35 teve o menor custo de aquisição ao considerar todos os aspectos da oferta. Os custos de operação e manutenção do sistema cairão abaixo do orçamento anual de 254 milhões de euros. As operações do F-35 e o desenvolvimento da vida útil serão viáveis com os recursos das Forças de Defesa.
Nenhuma oferta era significativamente menos cara do que outras em custos operacionais e de manutenção.
Participação Industrial
A oferta de participação industrial do F-35 atendeu aos requisitos de qualidade e conteúdo. O foco principal da participação industrial oferecida é a cooperação industrial direta que criará capacidades de manutenção independente significativas. A solução de participação industrial irá desenvolver know-how credível na indústria nacional do ponto de vista da segurança do abastecimento e tornar-se significativa na economia nacional.
Os principais projetos de participação industrial incluem a produção em larga escala da fuselagem dianteira do F-35 na Finlândia também para outros usuários, a produção de componentes estruturais, bem como teste de equipamento e capacidade de manutenção. Além disso, foi oferecido à Finlândia um projeto de montagem final do motor para a aeronave da Força Aérea.
O impacto da participação industrial no emprego doméstico será de 4.500 e o impacto indireto de 1.500 pessoas-trabalhadoras/ano.
O contrato de participação industrial será assinado pelo Ministério da Defesa, bem como pela Lockheed Martin e pelo fabricante de motores Pratt & Whitney.
Capacidade militar
A capacidade do sistema F-35 foi mais adequada para o ambiente operacional finlandês e os requisitos do HX. O sistema abrangente e as capacidades da aeronave em combate, reconhecimento e sobrevivência são insuperáveis. O F-35 ficou em primeiro lugar na avaliação ou compartilhou a pontuação máxima em todas as áreas de missão e alcançou a pontuação total mais alta. O pacote F-35 proposto atenderá às tarefas definidas com eficácia suficiente em relação aos requisitos do futuro ambiente operacional. A quantidade de aeronaves e armamentos incluídos na cotação impactaram no resultado. A frota finlandesa de F-35 pode atingir capacidade operacional dentro do prazo programado.
A solução F-35 produzirá um acréscimo significativo a todo o sistema de defesa e aumentará a capacidade de defesa preventiva. O F-35A é capaz de iniciar ações em operações “counter-air”, bem como gerar e compartilhar a consciência situacional e os dados de alvos necessários, permitindo que o F-35 ofereça melhor suporte às operações terrestres e marítimas. A eficácia multidomínio do F-35 no ar, terra e mar recebeu a classificação mais alta na avaliação. O stealth e outros recursos exclusivos, como sensores e redes, apoiam a sobrevivência do F-35 em combate. O caça multifuncional F-35 tem a maior capacidade interna de combustível e todos os sensores incorporados eliminam a necessidade de um sistema de mira externo ou tanque de combustível.
A solução tecnológica do sistema F-35 é sustentável e seu potencial de crescimento futuro a melhor das soluções oferecidas. O empreendimento está garantido para todo o ciclo de vida até a década de 2060.
Pacote de Aquisições
O objeto de aquisição são 64 caças multifuncionais F-35A na configuração Block 4 mais recente. A aquisição engloba armamento de combate multifuncional. O pacote F-35 oferecido inclui os seguintes tipos de armas: AMRAAM, Sidewinder, SDB I e II, armamentos da família JDAM, JSM e JASSM-ER. O armamento deve ser adquirido dentro da disponibilidade de financiamento do programa até o final do ano de 2035. O pacote de armas será otimizado durante o processo de aquisição, levando em consideração a disponibilidade dos mais novos tipos de arma e mudanças no ambiente operacional. Com a aquisição de armas otimizada, a capacidade do sistema será maximizada no ambiente operacional finlandês e o ciclo de vida do sistema F-35 garantido pelo maior tempo possível.
Um número notável de produtos e serviços adicionais a serem adquiridos concomitantemente estão relacionados à aquisição do sistema de caça e seu uso. Estes compreendem o sistema de sustentação, incluindo equipamentos de teste, ferramentas, montagem substituível e serviços de peças sobressalentes, bem como sistemas de informação, sistemas e serviços de treinamento, sistemas de apoio à missão e serviços relacionados, bem como Vendas Militares Estrangeiras do Governo dos EUA (FMS) serviços administrativos relacionados ao processo de aquisição a serem usados. O pacote de aquisições também inclui os custos de manutenção da frota para os anos 2025-2030.
Financiamento de Aquisições
O financiamento do programa HX totaliza 10 bilhões de euros. O Parlamento concedeu ao programa de caça uma autorização de aquisição de 9,4 bilhões de euros para a aquisição do sistema de substituição do Hornet e 579 milhões de euros de uma alocação transferível de cinco anos. A alocação transferível é para garantir que a entidade adquirida será colocada em serviço como parte do sistema de defesa finlandês. Até ao momento, foram gastos 21 milhões de euros na preparação do contrato.
Custos de Aquisições
A aquisição equivale a aproximadamente 8,378 bilhões de euros. O custo dos caças multifuncionais é de 4,703 bilhões de euros e dos mísseis ar-ar AMRAAM e Sidewinder de 754,6 milhões de euros. Equipamentos de serviço, peças de reposição e troca, soluções de treinamento e sustentação, outros sistemas relacionados, bem como serviços de sustentação e manutenção até o final de 2030 custam 2,920 bilhões de euros.
Instalações operacionais, hangares e depósitos de aeronaves, bem como estruturas de pista e infraestrutura para o sistema adquirido serão construídos na Finlândia. Isso é baseado em requisitos de segurança e proteção nacionais e internacionais. Os custos de construção, os custos de participação industrial, os custos com pessoal e outros custos do projeto ascendem a 777 milhões de euros.
Adicionalmente, 823,8 milhões de euros estão reservados para o pacote final de armas otimizadas e para controlar futuras alterações contratuais. Parte do armamento será obtida posteriormente de acordo com o cronograma de entrega da aeronave.
Implementação do Programa HX
A pesquisa do sistema de defesa no planejamento estratégico das Forças de Defesa concluiu que os caças multifuncionais têm um papel e responsabilidade chave no sistema de defesa do ambiente operacional dos anos 2030. O programa HX foi estabelecido para encontrar um substituto para os caças multirole atuais e desde 2015 tem trabalhado para obter a melhor solução HX para a Finlândia.
Em várias fases do programa HX, o trabalho de preparação e avaliação envolveu a melhor experiência nacional e internacional de 100-200 funcionários com perfis de habilidades amplos.
O Comando de Defesa supervisiona o andamento e o controle de qualidade dos projetos do programa de desenvolvimento. A qualidade do processo de aquisição da HX foi garantida com uma verificação de qualidade interna e externa. O provedor de verificação de qualidade externo foi a Deloitte Inc.
A tarefa da verificação de qualidade externa foi obter confirmação para o processo de aquisição imparcial, sistemático e rastreável de um provedor independente fora da administração de defesa. Além disso, o Gabinete Nacional de Auditoria da Finlândia avaliou o programa de acordo com o seu plano de auditoria e apresentou as recomendações necessárias.