Eve, da Embraer, e Nautilus Aviation firmam parceria para desenvolver operações de Mobilidade Aérea Urbana na Austrália
Melbourne, Flórida, 4 de dezembro de 2021 – A Eve Urban Air Mobility Solutions (Eve), uma empresa da Embraer, e a Nautilus Aviation, divisão do Grupo Morris e maior operadora de helicópteros do norte da Austrália, anunciaram hoje uma parceria com foco em acelerar o desenvolvimento do ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês) na Austrália. Por meio da parceria, a aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL) da Eve irá operar em algumas das atrações turísticas mais icônicas de Queensland, incluindo a Grande Barreira de Corais.
Como parte da parceria, a Nautilus encomendou 10 aeronaves eVTOL da Eve, com previsão de realizar os primeiros voos sobre a Grande Barreira de Corais em 2026. O fundador e CEO do Grupo Morris, Chris Morris disse que a nova parceria com a Eve acelera o progresso para ter 100% dos voos panorâmicos sobre a Grande Barreira de Corais feitos com aeronaves elétricas com emissões zero, em linha com o compromisso do Grupo Morris de alcançar em todos os seus negócios emissões líquidas zero até 2030.
“Esta parceria é um desenvolvimento empolgante para a Nautilus Aviation e o Grupo Morris. Acreditamos que o sucesso econômico e a sustentabilidade ambiental andam lado a lado e visamos fortalecer e enriquecer os ambientes em que trabalhamos. A tecnologia eVTOL da Eve se integrará perfeitamente às nossas operações para oferecer uma variedade de experiências de turismo com emissão zero”, disse Morris.
O CEO da Nautilus Aviation, Aaron Finn, disse que a empresa já tem uma Certificação de Ecoturismo Avançado há 8 anos, no entanto, tem sido difícil evitar o maior impacto das emissões de gases de efeito estufa da queima de combustível dos helicópteros da empresa. “Poderemos oferecer voos silenciosos e sem emissões pela Grande Barreira de Corais, proporcionando uma experiência ecológica incomparável aos nossos clientes”, disse Finn.
O presidente e CEO da Eve Urban Air Mobility, Andre Stein, disse que a iniciativa foi um marco importante para a empresa: “Nossa parceria com a Nautilus Aviation e o Grupo Morris fará com que as aeronaves da Eve atendam às atrações turísticas icônicas da Austrália com viagens sustentáveis, de baixo ruído e emissão zero. Compartilhamos a mesma visão em direção a um futuro neutro em carbono para a mobilidade aérea e este é um ótimo caso de utilização para as soluções que a Eve está trazendo ao mercado, incluindo nosso eVTOL 100% elétrico e soluções abrangentes de suporte ao cliente e gerenciamento de tráfego aéreo.”
Beneficiando-se de uma mentalidade de startup e respaldada pela história de mais de 50 anos da Embraer na fabricação de aeronaves e expertise em certificação, a Eve tem uma proposta de valor única ao se posicionar como uma parceira de ecossistema, oferecendo um conjunto de produtos e serviços com os mais altos níveis em padrões de segurança. O design do eVTOL da da Eve, centrado no usuário, combina inovação revolucionária com um design simples e intuitivo. Além do programa de aeronaves, a Eve está aproveitando a expertise da Embraer e da Atech, uma subsidiária do Grupo Embraer, no fornecimento de software de gerenciamento de tráfego aéreo reconhecido mundialmente, para criar as soluções que ajudarão a aumentar com segurança a indústria de UAM no futuro.
Sobre a Nautilus Aviation e o Grupo Morris
Fundado por Chris Morris, o criador da Computershare, uma empresa global listada na ASX Top-50, o Grupo Morris é uma rede de empresas que se esforça para gerar um impacto positivo e permitir o acesso ao melhor das pessoas, lugares e qualidade de experiência. A tecnologia e a inovação impulsionaram nossa jornada no início e continuam a estimular tudo o que fazemos.
O Grupo Morris inclui a Nautilus Aviation, a maior operadora de helicópteros do norte da Austrália com mais de 25 anos de experiência em voos e uma rede de bases que abrange Cairns, Port Douglas, Townsville, Darwin e Torres Strait (Horn Island).
Sobre a Eve Urban Air Mobility Solutions
A Eve é uma nova empresa independente dedicada a acelerar o ecossistema da Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês). Beneficiando-se de uma mentalidade de startup, respaldada pela história de mais de 50 anos de expertise aeroespacial da Embraer, seu foco singular adota uma abordagem ampla para a indústria de UAM, oferecendo um ecossistema holístico. Sua aeronave elétrica avançada (EVA), aliada a uma rede global abrangente de serviços e suporte, e uma solução única de gerenciamento de tráfego aéreo fazem da empresa uma concorrente forte na indústria. A Eve é a primeira empresa a se formar na EmbraerX. Para obter mais informações, visite www.eveairmobility.com.
Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.
Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
DIVULGAÇÃO: Embraer
Pelo jeito, esse negócio de elétrico, tá indo em frente.
Problema ainda são as baterias: impacto ambiental altíssimo, tanto na produção como descarte; custo e peso elevado; necessidade de refrigeração; baixa autonomia e demora na recarga.
Sem falar que o aumento da demanda para o carregamento também terá um impacto ambiental tendo em vista que muitos países ainda geram energia elétrica queimando óleo carvão e gás natural. Haverá geração de energia limpa e infraestrutura adequada pra suprir todo este aumento de demanda que parece que está por vir, nos grandes centros urbanos mundiais? O tempo dirá.
Muito bom. Agora uma dúvida: Por que criaram uma nova empresa, ao invés de usar o já famoso nome Embraer? Não teria maior publicidade?
EVE: Eletric VTOL by Embraer
Porque se trabalha com muito mais agilidade e independência numa start-up. E com menor custo.
Complementaria com o seguinte: isso permite que eventuais investidores possam entrar direto no negócio da EVE sem ter de comprar ações da Embraer, bem mais vulnerável.
Futuramente e certamente ainda veremos uma versão militar dessa aeronave…
Antes de uma eventual compra de uma versão militarizada para a FAB, MB ou Exército, certamente o GTE receberá um lote inicial de 99 unidades para transporte de autoridades, com óbvia justificativa de ajudar no esforço Global pela redução de emissões de carbono.
Boa !
Que top!!