Caças do Reino Unido e da França realizam treinamento de combate aéreo sobre o Mediterrâneo Oriental
De sua base no Mediterrâneo Oriental, os Typhoon da RAF realizaram treinamento de combate aéreo com caças Rafale da Força Aérea e Espacial Francesa
Esta semana, os Typhoon da 903 Expeditionary Air Wing no Chipre conduziram um treinamento conjunto com os caças multifuncionais Rafale pilotados pela Força Aérea e Espacial Francesa com base no Oriente Médio. Realizando treinamento de combate ar-ar bilateral sobre o sudeste do Mediterrâneo, os caças foram apoiados por reabastecimento ar-ar de um Voyager da RAF, também da 903 Expeditionary Air Wing.
“O dia de hoje foi extremamente útil para promover a capacidade de ambas as nações de fornecer uma resposta de caça a um cenário de contingência. Foi uma grande oportunidade para desenvolver ainda mais a interoperabilidade entre as duas forças aéreas voando em diferentes tipos de aeronaves. Além de alguns voos muito valiosos, a operação envia uma forte mensagem estratégica de que continuamos no Mediterrâneo Oriental como um membro valioso da missão contra o Daesh, prontos e capazes de trabalhar perfeitamente com nossos muitos parceiros na região.” – Wing Commander Holland, Oficial Comandante da 903 Expeditionary Air Wing.
As aeronaves praticaram o emprego de mísseis de longo alcance simulado com base no rastreamento por radar dos caças adversários antes de fechar para fazer o treinamento de combate visual (dogfight). O avião-tanque Voyager da RAF forneceu treinamento ar-ar para estender o tempo de vo para os caças, de modo que eles puderam repetir o treinamento para melhorar ainda mais a proficiência.
FONTE e FOTOS: Royal Air Force e Armée de l’Air et de l’Espace,