Argentina e China fortalecem cooperação na área espacial e de defesa
Os governos da Argentina e da China concordaram na quarta-feira (1/12) em fortalecer os laços bilaterais, particularmente em ciência e desenvolvimento tecnológico.
Depois de um encontro entre o embaixador da Argentina em Pequim, Sabino Vaca, com o vice-ministro da Indústria e Tecnologia da Informação da China, Zhang Kejian, que também é a autoridade máxima da Administração Espacial Nacional da China (CNSA), os dois países concordaram em promover as negociações do “Plano de Cooperação Espacial 2021-2025”, que engloba diferentes áreas de colaboração, como ciências espaciais, exploração do espaço profundo e observação da Terra, entre outras.
Zhang também ofereceu “bolsas de estudos nas áreas espacial, nuclear e de defesa” para estudantes argentinos, disseram fontes chinesas. A cooperação espacial entre Argentina e China remonta à presidência de Cristina Fernández de Kirchner, quando uma base chinesa se instalou na província argentina de Neuquén.
Depois do encontro, o vice-ministro chinês esteve “aberto” para aprofundar a colaboração no campo da energia nuclear, por meio do desenvolvimento de reatores de pesquisa polivalentes e da construção da “usina nuclear Hualong 1” na Argentina.
Em relação à indústria de defesa, Vaca destacou a importância de que todos os projetos produtivos “tenham a transferência de tecnologia e capacidades para empresas de defesa” na Argentina.
Enquanto isso, em Buenos Aires, o chanceler Santiago Cafiero e o ministro da Ciência Daniel Filmus realizaram encontro de trabalho para promover o “Programa de Internacionalização de produtos e serviços com base no conhecimento”, que buscou gerar recursos da ordem de US$ 6 bilhões.
Os ministros concordaram com “um roteiro para desenvolver um trabalho articulado para promover as exportações não tradicionais em atividades intensivas em conhecimento”, disse o ministro em um comunicado.
Filmus disse que “nosso objetivo é inserir empresas argentinas de base tecnológica nos mercados internacionais para que possam demonstrar sua capacidade competitiva”.
O Programa terá várias linhas de ação, entre elas a promoção da exportação de produtos e serviços, priorizando um conjunto de áreas do conhecimento onde existam capacidades competitivas internacionais, como por exemplo saúde, biotecnologia agrícola, satélite e nanotecnologia.
FONTE: MercoPress
NOTA DA REDAÇÃO: Na foto, a base espacial chinesa em Neuquén na Argentina.
Esta aproximação entre a Argentina e China forçará o Brasil a se alinhar futuramente aos EUA/Europa ou à China/Rússia. Rezo para que escolhemos o lado certo.
Prezado Theo
Parece ser o caminho normal a ser seguido.
Porém tenho uma visão mais nacionalista. Não sermos gatinho ou cãozinho de estimação de lado A ou B, mas sermos a ONÇA (o maior felino das américas) pronta para dar o bote.
Abraço
Brasil se alinhar consigo mesmo, chega de sabujice.
Se não nos libertarmos das potências dominantes, sempre seremos a bola do jogo! Todo investimento é bom desde que não haja propina pra político corrupto e a obra esteja bem avaliada no tocante retorno do investimento. O perigo é que os chineses vão fazer o mesmo que os ocidentais e procurar justamente governos corruptos para depois tomar posse da obra. Isso tem ocorrido nos diversos investimentos pelos países do terceiro mundo. Veja o caso da Argentina com uma base chinesa dentro do território argentino onde é proibida a entrada de argentinos. Não é bom ficar na mão de ninguém. Brasil… Read more »
A Índia pagou e paga um preço por ainda ter esse status de neutralidade respeitado pelas superpotências, mas está sempre no fogo cruzado, sofre também sanção econômica.
No momento, o povo brasileiro vive melhor que o indiano, o Brasil é um país melhor que a Índia e justamente por isso existe pouca vontade de mudar esse status do Brasil, o povo está acomodado e não está enxergando o novo mundo que está emergindo.
Vamos ver daqui 10 anos, estávamos melhor que Coreia do Sul, China…… hoje estamos bem atrás. Brasil tem que ser independente e governar para seu povo, quando isto acontecer, ninguém segura Brasil.
Dois. Tb apoio este ponto de vista.
O 14X está progredindo.
Se tivermos os hipersonicos assim como Rússia, China e EUA já será um grande avanço.
Por falar no 14 X :
Iniciou-se os preparativos da Operação Cruzeiro com o envio de materiais do primeiro teste de voo do motor aeronáutico hipersônico 14-X para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).
kkkkkkkk… é o ruim e velho pragmatismo amoral em cima do muro
O Brasil tem que ser independente. Ser pragmático. Do contrario não vai sobreviver como nação nem manter seu vasto e rico território. Tem que ter muito claro seus interesses estratégicos. Formar bem o seu povo para que este possa fazer o melhor para o país.
“Lado certo”… Você realmente acredita nisso?! É como tentar querer na geopolítica definir quem é “mocinho” ou “vilão”.
Caro Adriano
Quem se referiu a “lado certo” foi o Theo e não eu.
Eu defendo que o “lado certo” seja o nosso, o Brasil.
Que devemos ser ONÇA e não bichinho de estimação.
Abraço
Não precisamos escolher lado nenhum, podemos muito bem usufruir e fazer parcerias com os dois lados, para o benefício do Brasil.
O Brasil tem de se aliar a quem respeitá-lo como país soberano.
Ninguém respeita país desarmado e corrupto.
Verdade. Foi esperança minha…
Desarmado, não respeitam. Corrupto respeitam, pois está cheio de exemplos de países corruptos respeitados.
Não é defender o errado, pois prego que político não pode ser profissão e nenhum político deva exercer 3 mandatos em sequência, independente da esfera e do cargo que for.
Eu nunca vi Putin ou Xi falar merda da Amazônia ..
Porque e irrelevante para eles, os mesmos são poluidores e a China so quer explorar até talo Brasil. Pagando as bestas entregam tudo e por valor ridículo ( e desvalorização do real so reduz valor de nossos bens, e tem gente que acha que tá certo) , país corrupto, endividado, povo miserável e ignorante…. e só encostar e carregar o que quer por um punhadinho de doletas )
Argentina es una Potencia en Tecnología Nuclear Exportando Reactores a Canadá,Austria.Egipto y a Holanda Tambien es Potencia en Tecnología Aero Espacial poniendo en órbita a más de siete satélites de fabricación Nacional y pronto a enviar desde Argentina su Propio Propulsor de SATÉLITES DENOMINADO TRONADOR
Mentira. Argentina és una nación pobre y sub desarrollada tanto en las ciencias y como en tecnologia.
O lado certo é aquele em que os governos mais se importam com a população e graças a isso têm os maiores IDHs, ou é aquele que enfrenta os próprios estudantes com tanques e matam os aliados de fome?
Não existe lado certo. Existe interesse comum.
No que diz respeito a área espacial na América Latina; Argentina, Brasil e México já estabeleceram vínculos de cooperação com a China. Não acredito que isso possa ser revertido.
Os EUA/Europa nunca quiseram a nossa aliança , eles desejam que o Brasil seja eternamente um produtor de commodites e nunca se desenvolva, eles não querem concorrentes.
Quem tem que querer e o Brasil. Temos que crescer e parar de querer uma mãozinha. Com economia forte, povo educado e vivendo bem, não sendo lacaio. … chove pais querendo se associar. Do jeito que deixaram, só vão encostar e levar o que der. Veja caso kc390 , véspera de feira Dubai e FAB detona contrato. Avibras so sobreviveu com contratos externos. Enquanto nao dermos valor a nós mesmos, não vai funcionar.
Estamos cercados por bases americanas,inglesas e francesas,mais o problema é os russos na venezuela e os chineses na argentina kkkk !!!!
Adicionaria o Chile nesse mapa como quinta coluna dos britânicos.
Estamos cercados por bases americanas,inglesas e francesas,mais o problema é o russos venezuela e os chineses na Argentina kkkk !!!
Parece q teremos em breve ou em algum momento, jatos da familia “J” nos céus sul americanos ..a ver…
Já temos: JAS-39 Gripen
tomara
Não duvido.
Excelente notícia.
Será o caminho natural da América Latina, pelo menos nos próximos (muitos) anos.
Já advoguei aqui a ideia de aproximação da A;L com os países do Oriente.
É para lá que o dinheiro está indo e devemos ir atrás disso.
A Argentina deveria estabelecer parceria também para sua indústria aeronáutica, de o Paquistão fabrica sob licença o J-11 a Argentina deveria fazer igual ao Brasil fez com a SAAB.
Tigre de papel.
A Argentina não tem dinheiro e ao mesmo tempo precisa comprar. Se não fossem os problemas de qualidade nos produtos chineses, já tinham vendido tudão.
… argentinos agora não tem outra opção a não ser tirar leite de pedra … que situação …
Vou ter que começar a falar bem dos produtos chineses em respeito aos argentinos?
Save Ferris!
O único caminho que resta à Argentina. É um país que tem tudo para dar certo.
Como foi unilateralmente banida do contexto ocidental. Deve voltar a ser altaneira e defender seus interesses sem sabujices.
A Argentina está totalmente falida. Eles vão para o lado que lhes der financiamento. Não consigo imaginar nada menos altaneiro do que isso
De fato, pesquisas apontam que 42% da população argentina se encontra abaixo da linha de pobreza, um número bem expressivo e preocupante.
Graças ao macri (um dos caras mais ricos da Argentina) e sua criminosa política de subserviência em defesa dos interesses anglo estadunidense.
Mais um alienado…
Falida graças ao macri e sua politica de subserviência em defesa dos intereses anglo estadunidense.
Olha, não tenho a menor intenção de entrar em temas políticos, mas aquilo ali não foi obra de um só governo não. Parece que todos os partidos lá fizeram um acordo para afundar o país, desde a década de 50, pelo menos
Esse fascínio que os argentinos têm pelo peronismo não deixa eles sairem do buraco.
Acho que você não tem visto como está a economia argentina hoje, graças a atuação do presidente eleito.
É porque estamos muito mais preocupados com a nossa e as atitudes errôneas que o eleito daqui e seu Posto Ipiranga estão cometendo.
Começou a quebradeira com o Domingo Cavalo e o presidente Menem e sua “ligação carnal” com os Estados Unidos. Até uma fragata para a guerra do golfo eles mandaram. Estão quebrados sim. Não lhes resta mais nada. A não ser A Rússia e a China.
A Argentina perdeu o bonde da história. Um país quebrado, sem crédito e desacreditado. Tem tudo para chegar a lugar nenhum.
Off topic:
Iniciou-se os preparativos da Operação Cruzeiro com o envio de materiais do primeiro teste de voo do motor aeronáutico hipersônico 14-X para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).
É a Argentina se submetendo à dominação dos Mandarins do PCC. Está se assemelhando aos países africanos…
Acho que o país que teve mais problema com os chineses no mar foram os argentinos, chegaram fazer disparos contra o casco do navio pescando ilegalmente. Contudo não impede o governo deles agir com pragmatismo visando o desenvolvimento de tecnologias e avanços na educação e pesquisa em campos extremamente sensíveis como tecnologia nuclear. Por sua vez é preciso lembrar da colaboração dos próprios argentinos, nos reatores de pesquisa brasileiro. Neste sentindo estamos sobre ataque propagandístico, criando uma legião de odiadores incapazes de reconhecer qualquer vantagem na relação china-brasil, em função de que? A, o PCC, sabem quem não deu a… Read more »
A China é o maior parceiro econômico do Brasil, e isso é ótimo. O que não pode é se tornar refém econômico de qualquer país que seja. No caso da Argentina eles não estão fazendo uma escolha pragmática, eles estão se agarrando na única oportunidade que restou
JT8D,
Vamos destrinchar por assunto:
Quantos países estariam dispostos a cooperar nestas áreas, e quais seriam as diferenças de perspectivas entre Brasil e Argentina?
Se existe apenas uma opção na mesa, o problema não é dos argentinos é de quem está restringindo as escolhas.
Boa sorte para eles, é o que eu desejo. Mas a falta total de alternativas nunca foi uma boa posição de negociação
Juro que li o título como “Argentina e Chile fortalecem…”.
Preciso parar de beber. Isso já está indo longe demais.
38°11’34″S – 70°08’57″W no Google Earth.
A China é a bola da vez, não tem jeito. Seguem firme em seus planos.
Não saiu mais noticias da base chinesa na Argentina?
Chineses já donos da Argentina.