Saab elegível para a próxima fase do Future Fighter do Canadá
Hoje (1/12), foi anunciado que a Saab é elegível para seleção na próxima fase do processo do Projeto de Capacidade do Caça do Futuro do Canadá.
O Governo do Canadá informou a Saab que passamos em todos os aspectos da avaliação, incluindo requisitos de capacidade, segurança e interoperabilidade.
Esperamos continuar a colaborar com o Governo do Canadá neste assunto.
A Saab está oferecendo 88 aeronaves Gripen E de última geração – uma solução “Made in Canada” para a Força Aérea Real Canadense.
DIVULGAÇÃO: Saab
Um imenso ganho de imagem pro pequeno e valente Gripen, uma decisão acertadíssima da Suécia entrar na competição, parabéns.
Canadá já falou se o F35 tá elegível ou até agora só foi comentando sobre o Gripen e f18?
A matéria anterior do Poder Aéreo é justamente sobre isso
ahh verdade.
.
vou largar ela aqui pra facilitar
https://www.aereo.jor.br/2021/12/02/governo-do-canada-anuncia-marco-importante-no-processo-de-substituicao-dos-cacas-a-jato-do-pais/
Ficaram elegíveis o F35 (favorito) e o Gripen.
Não vou entrar no mérito técnico, mas as camus ficarem lindas……
Pergunta que não quer calar.
Será o “completão” (versão Suécia) ou o “peladão” (versão Brasil)?
Vai ser a versão canadense, para atender aos requisitos do Canadá, assim como a versão brasileira atendeu aos requisitos da FAB.
Sim Galante.
Ironizei justamente para provocar o povo mais aflito, que não tem senso de humor.
Serei sabatinado no comentários abaixo, vai vendo.
A linha entre uma ironia inteligente e uma idiotice completa é muito tênue meu caro.
É melhor deixar isso para quem sabe.
Sim, sou um idiota.
Porém tem gente mais idiota que eu, por não compreender a ideia das palavras que estão entre aspas (“).
Abaixa o preço da gasolina aê parceiro.
Se dependesse de mim.
até choro nem lembra kkkkk.
“peladão”
E desde quando o Gripen BR é a versão “capada” do Gripen sueco?
Já foram ditas tantas bobagens na trilogia, que fica difícil distinguir ironia de seriedade…
As aspas não estão ali de enfeite amigão.
Apelação porque? Só porque não vem de fábrica com a antena que não precisamos? Porque não traz armas das quais não temos necessidade em tempos de Paz? Ou porque não tem a luz extramegablaster igual ao do seu 147 turbolixo? Deixa de ser bobo.
Adoro o “meu” Fiat 147 “peladão”. Eita carrinho bom.
A tempo, pesquise o significado de aspas nas palavras.
Antes ser bobo do que burro.
O Gripen E atende bem os requisitos da Força Aérea Canadense.
Resta saber se o Tio Sam, pai adotivo do Canadá vai aceitar e aprovar.
Podem ate aceitar…. O Gripen tem tanta coisa feita na terra de Uncle Sam que é quase considerado um produto nacional do USA :o)
pai adotivo do Canadá? Faltou na aula de história né amigo?
Todos os 88 serão monopostos?
Todos os Gripens canadenses serão F-35s monopostos.
Eu não sei se foi falado no site. Alguém saberia qual o radar utilizado no gripen E e como ele se compara com os radares de outros aviões bimotores?
Obrigado.
https://www.aereo.jor.br/2020/06/28/caca-saab-gripen-e-avanca-nos-testes-de-radar/
E aqui o sistema de guerra eletrônica:
https://www.aereo.jor.br/2021/02/03/video-o-sistema-de-guerra-eletronica-do-gripen-e-f/
Galante, minha dúvida, por que não comprar 48 F-35 e 36 Gripen?
Ter 2 modelos de caças de gerações diferentes para missões diferentes não seria uma decisão inteligente? Você acha esse pensamento incompatível? Qual o problema de ter 2 linhas de aeronaves, não estamos falando de 5 modelos diferentes, estamos falando apenas de 2 modelos diferentes.
Jefferson, nem a Suécia, que é um país rico e está numa área quente faz isso, porque nós, que sequer sabemos se vamos ter recursos para um segundo lote de Gripen, faríamos? Me desculpe, mas sua ideia não tem nenhuma conexão com a realidade.
Acho que ele se refere ao Canadá, e não ao Brasil.
Obrigado Leandro! Se interpretei errado, peço desculpas ao Jefferson
Jefferson, se você está falando do Canadá, eu concordo. Na minha opinião o Gripen e o F-35 tem características totalmente distintas e nunca deveriam ser incluidos numa mesma concorrência. Se estão numa mesma concorrência deve ser porque a força aérea em questão não sabe exatamente o que quer ou já decidiu de antemão o que quer e coloca outros competidores apenas para legitimar o processo (acredito que essa última hipótese seja o caso do Canadá)
JT8D, exatamente, concordo com as suas palavras! Abraço!
Vou cobrar direitos autorais. 48 + 40 (32 E + 10 F) = 88. Há a possibilidade de ser 60 F 35 e 40 gripen para fechar os 100. Essa é a proposta que estou tentando conseguir junto ao governo canadense. Agradar gregos e troianos. 60 F 35 atende de sobra as necessidades do Canadá em termos de defesa aérea de alto desempenho. Já os 40 gripen além da qualidades técnicas seriam baratos de manter (e gastar pouco combustível, colaborando com a meta de reduzir a emissão de poluentes). Fora isso, tenho proposto o uso de drones de patrulha para… Read more »
Nonato, isso mesmo…interessante!
Você resumiu tudo. Patrulhamento e interceptacoes a baixo custo e com alta disponibilidade. Sem arriscar entregar o RCS dos F 35 e assinatura radar e de rádio nem desgastar pintura etc. Minha filosofia é que equipamentos militares de ponta devem ficar “guardados”. Tipo você gasta um bilhão num navio e fica usando até o osso e, na hora de uma guerra, de repente o navio está quebrado ou em manutenção. Claro que tem de treinar e há casos e casos. Alguns tem de usar mesmo. Mas dentro do possível o mínimo possível e não deixar caças 24 h no ar… Read more »
Mais outra sova que Brasil e Suécia levam.
Quais provas foram para vermos que fizemos uma péssima escolha ?
Como pode ter sido uma péssima escolha, se os outros concorrentes do FX-2 (Super Hornet e Rafale) foram eliminados pelo Canadá (SH) ou desistiram (Rafale)?
Se os concorrentes no Canadá fossem os mesmos do FX-2, o Gripen já teria ganhado
Apenas se lembre do caso AMX.
Quanto aos outros concorrentes, Rafale e F-18 são sucesso de vendas, por tanto muitas unidades voando, por tanto muitas peças de reposição em futuro próximo.
A. FAB vai mais uma vez sofre os mesmos problemas de reposição de peças que sofreu no caso AMX.
Mas brasileiro nunca aprende nada né !
Toca o barco.
Quais são as peças que tem grande escassez no caso do AMX. A única reclamação que ouvi sobre ele nesse sentido foi relativa ao motor Spey mas o Gripen usa o mesmo motor do Super Hornet que é fabricado nos e até na Suécia sob licença.
Cara se lembra da problemática da modernização do AMX?
Em que a intenção inicial da FAB era modernizar todos os AMX,s da frota, porém por ter poucas unidades produzidas se optou por modernizar menos unidades.
Se pensou até em adquirir unidades da Itália, porém foi negado devido ao canhão Swix Vulcan italianos e que nos foi negado pelos nossos “eternos aliados” norte americanos.
Como sempre você fala besteira. Ser colocado na mesma prateleira em detrimento dos outros concorrentes desclaficados já é um grande elogio.
que bolha que esses maluco vivem kkkkkkkkkkkkkk
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onde sova?
Pois é amigo.
E o louco aqui sou eu.
A verdade hoje em dia ofende e desagrada, o correto e viver de ilusão e enganação !
Ao meu ver, o Gripen casa bem com as Força Aéreas do Canadá, da Finlândia, da Colômbia e também casaria com a Suíça.
No caso do Canadá, que vive sob o guarda-chuva do NORAD com F-22 e F-35. Penso que o Gripen pode vencer lá, porque já dispensaram o SH que poderia herdar muita da infra-estrutura dos Legacy Hornet e mesmo assim não rolou, talvez o F-35 também não leve essa, a não ser que muita pressão política aconteça sobre o governo.
Será que a SAAB não oferecia o Global Eye ?
Quanto mais caças vendidos, maior será a linha de produção e maior a escala da produção e da manutenção dos Gripens. Com mais escala, maior tendência de redução de custos, inclusive para a eventual e incerta futura aquisição de mais 36 pela FAB. Muita torcida pelo Gripen, que deve precisar de algum azedume diplomático entre EUA e Canadá para acontecer.
Eu sei que muitos ficam torcendo para outros países comprarem o Gripen, certamente eu também concordo. Apenas quero lembrá-los que quem realmente precisa comprar mais Gripen é o Brasil, 36 é irrelevante para um país do tamanho do trabalho. Eu sinceramente acho que o Brasil deveria ter uns 90 Gripen e aposentar os AMX, ficar apenas com Gripen e Tucanos.
O contrato de substituição de todos f-5 e amx a longo prazo por Gripens deveria ser concretizado de ante-mão. Ou foi como opções de compra.
Meu caro,
Se não me falha a memória, o estudo e planejamento da FAB foi para 108 aviões a substituírem F-5 e AMX.
A questão é:
Temos boa vontade politica para cumprir com esse plano da FAB?
Nossos três poderes estão comprometidos com a questão da defesa nacional?
Já sabemos a resposta..
Buemba! Buemba! “Canada equipara o F-35 ao Gripen E.”
Para que os incredulos fanboys vejam como se pode distorcer uma informação.
Brincadeirinha.
Pode equiparar como oportunidade de compra. Como uma pessoa pode equipar a possibilidade de se sacrificar pessoalmente e comprar um BMW ou poder viver mês a mês com mais folga e comprar um corolla. Isso não significa que, com carro, o corolla se equipara ao BMW.
Essa arte do Gripen canadense ficou muito bonita!
Já pensou se os caças tivessem as cores de suas nações?! Alguns ficariam legais,outros nem tanto…
No radar seria confundido com uma folha voando ao vento…
Isso é um tapa na cara de quem menosprezava as qualidades do Gripen E.
Seria uma boa para o Canadá . E futuramente poderia vir uma parceria para um substituto da Saab. Mas tem que ver se o eua com seu famoso “looby” e os 5 coluna deixam , porque o Brasil já foi impeachmado dessa e todas suas riquezas que poderiam ir para programas de desenvolvimento estão aos pedaços sendo diluídas para os amigos ricos do mercado financeiro e que agora também sao amigos dos generais sempre zelosos dos interesses dos eua
Quanto realmente das doações da campanha do Biden vieram da Lockheed?
As chances do Gripen são muito remotas no Canadá. Depende de algum mal estar entre a Lockheed e o partido democrata.
Save Ferris!
Em face do Canadá estar ao lado dos EUA, integração economica e politica, ou seja, totalmente dentro da esfera de proteção americana, eles não precisam gastar muita grana em defesa, sempre foi assim, e desta forma, não precisam do F-35….sempre foram comedidos …isto possibilita muitas chances do Gripen….é um excelente caça novissimo por otimo pacote custo beneficio…
Na minha opinião fizeram desistir e eliminaram os bimotores do certame, ficando somente dois monoturbinas que era um problema na decisão. Agora é aguardar sabendo que as chances do gripen são menores também por fatores além dos fatores técnicos que em compras de armas pesam muito.
Já li que manobrabilidade não é o forte do F35; aliás, muito ao contrário. Penso que se o Canadá quer priorizar defesa aérea, e, considerando que as ameaças seriam bombardeiros de longo alcance (diferente do cenário europeu), o Gipen se presta melhor. Os EUA optaram pelo F15EX, não furtivo, para essa missão.
Vejo o F35 mais como um vetor de ataque, pois sua furtividade permite que adentre às linhas inimigas.
Aviões diferentes, missões diferentes.
Fogo de palha, teatro, ou tem a ver?
O Canadá é diferente…. Não duvido que numa dessas o Gripen leve esta. Tudo depende do nível de participação da indústria local, já acostumada a construir caças localmente “sob licença”… CF-5, CF-18
E esta construção “sob licença” não vai acontecer com o F-35. Com o Gripen é certo de ocorrer.