VÍDEO: Acidente com o F-35B britânico a bordo do porta-aviões HMS ‘Queen Elizabeth’
Vídeo do acidente com o caça F-35B britânico a bordo do porta-aviões HMS Queen Elizabeth, em 17 de novembro no Mar Mediterrâneo.
O vídeo divulgado por Seb H (@sebh1981), analista naval e comentarista de Defesa no Twitter, mostra o F-35B perdendo potência na decolagem no “ski jump” e caindo logo após a ejeção do piloto.
Investigadores acreditam que uma capa protetora contra foi sugada pelo motor do avião stealth F-35B Lightning II quando ele decolou do convés de voo do porta-aviões HMS Queen Elizabeth, forçando o piloto a ejetar.
As buscas ao F-35B continuam por unidades de salvamento do Reino Unido, EUA e Itália, para que o avião não seja capturado por países adversários.
Duvido que os Russos ou Chineses consigam içar o F-35 antes dos EUA ou Reino Unido.
Pegue um russo. Uma garrafa de vodka. E já era. F35 resgatado.
Kkkkkkkkkkkkkkk
Só com o ar do pulmão.
Esses porta aviões sempre estão sendo vigiados por submarinos nucleares russos ou chineses,por isso que estao preocupados em achar o avião !!!
submarinos ingleses e americanos não deve ter né ?????
Que cena patética, um país minusculo que já foi o maior império do mundo agora um mero vassalo do seu colonizado EUA entrando numa disputa contra o colosso chinês de 4 mil anos.
Toda desgraça para a Inglaterra é pouco, mas o seu pesadelo ainda vai chegar.
Esse colosso já ficou um booooom tempo de joelhos pra esse vassalo….
E como a maioria aqui gosta de falar, a história é cíclica….
”Esse colosso já ficou um booooom tempo de joelhos pra esse vassalo….”
Fonte: tiozão do zap da terra plana?
”E como a maioria aqui gosta de falar, a história é cíclica….”
E a história também mostra que a China sempre volta ao topo enquanto outros viraram pó ou voltaram a ser irrelevantes.
Vc é do EB e tá defendendo essa gente que no futuro virão pra cá ?
Quanto sentimento, quantos adjetivos. Porque tanto ódio nesse coração peludo ?
Se você analisar friamente, boa parte dos conflitos atuais no mundo são herença do imperialismo ocidental liderado pela Inglaterra.
Se tivesse pena de morte para países, o primeiro deles a ter a vida tirada seria a Inglaterra.
A China não participou de nada….. ela só fazia os ovinhos da Páscoa e os presentes de papai Noel…..
Assim como conflitos étnicos como Tutsi e Hutus…
Os caras dão dislike mesmo para um fato comprovado. As políticas empregadas pela Inglaterra durante os séculos XVII e XVIII criaram ou alimentaram a maior parte dos conflitos da atualidade.
Iraque e Kuwait; Afeganistão; Índia e Paquistão; genocídio da Ruanda; Israel e Palestina; formação de grupos terroristas islâmicos e a lista continua.
O problema é que na maior parte das vezes estamos lidando com gente aqui que nunca leu um livro decente de história na vida, tudo que sabem vem de robo de whatsapp, cnn, bbc, videozinho de youtube etc.
Todos os impérios foram construídos por escravos, logo a Inglaterra, Rússia, Portugal e vários outros países entrariam nessa lista. Infelizmente essa é a triste realidade.
Veja o exemplo da cidade que moro, Guarulhos na grande São Paulo. Desde o início do século XVII já se explorava ouro aqui, 100 anos antes do ciclo de exploração de Minas Gerais e documentos da época comprovam que mais de 1000 toneladas de ouro saíram das minas existentes. Hoje os locais explorados são os bairros mais pobres e esquecidos da cidade.
Abraços!
Boa noite. Onde consigo esse relatos de extração de ouro em GUARULHOS.
Alguém cometeu um erro muito grave…
Olá J. Acho que ainda é cedo para excluir falha mecânica. Vai precisar “pescar” o aparelho para saber o que aconteceu.
Não interessa o motivo, é menos um meio pra um possível inimigo, pragmatismo gente, já tá na hora de pensarmos com.
Olá Red. Acho que é fundamental saber o motivo do acidente. Caso o erro foi de procedimento, será preciso revisa-los e treinar as equipes. Caso foi uma falha mecânica ou de projeto, ela poderá ocorrer novamente.
Mas isso é problema deles, isso é bom pra nós. se esses caras virem pra cá no futuro, vai ser por essas aeronaves, lançadas de um PA há 500 km da nossa costa.
Claramente estava com o freio de mão puxado, rsss! Alguém irá descascar muita batata…
Áudio antes do acidente: Acelera Rubinho!
Áudio antes do acidente: p**a que o p***u, o Kings vai me zoar no Poder Aéreo!
kkkkkk
Essa foi boa.
SDS
Olá Pangloss. Muito bom. Lembrei do desenho do PicaPau na cachoeira do Niágara, com o pessoal de capa amarela levantando as mãos e gritando “EEHHHHHH”. O avião caiu feito um barril (Marche!!!)
Deu ruim para os súditos da coroa, mestre Kings.
Prezado Michel.
Pois é.
Restou ao Chelsea salvar a honra do País..
SDS
Então, não restou ninguém. Rsrsrs
Por favor, me corrijam… Mas esse o F-35 já estava saindo sem força… Não dava para o piloto ter parado antes?!?
O piloto tentou frear o avião quando percebeu que havia um problema, mas vendo que o ele não conseguiria parar antes da borda, ejetou.
Sputnik afirma que foi uma capa de chuva.
Mas metaforicamente foi..se o F35 molhar danifica a furtividade dele…imagino q exija uma “capa de chuva* complexa até pra um oficial assimilar na rotina
Galante, ainda achei bem similar ao que pode acontecer quando há ‘cold shots’ em lançamentos via catapulta. O piloto pode conseguir parar ou não. De qualquer maneira parar uma aeronave no convés de um porta-aviões não é algo trivial.
Eu acho que não é tão fácil frear o F-35 assim que estivesse decolando. Explico: Obviamente, a automação tornou os procedimentos de pouso e decolagem muito mais simples para o piloto do F-35. Um piloto Harrier tinha um trabalho complicado para operar manualmente o acelerador e a alavanca do bocal com as mãos durante o lançamento. O software de controle avançado do F-35 significa que o piloto deve apenas empurrar o acelerador até a potência máxima, liberar os freios e pilotar em direção ao centro do sky jump. Sensores na aeronave detectam a mudança na taxa de inclinação e atitude, colocando os… Read more »
Baita prejuízo, espero que o piloto esteja bem.
Não tivemos notícias do piloto, mas será que volta a voar? Dizem que o tranco de uma ejeção é tão forte que a possibilidade de vc fazer hérnias de disco instantâneas ou ter outras complicações são grandes
Cara, o avião cai igual a uma pedra da beirada do navio e o piloto ejeta bem no rumo do navio, ainda podia ser atropelado por ele.
Esqueceram de tirar uma capa protetora contra chuva… Será que cabeças vão rolar?
Se for verdade essa história da capa, tem que rolar inclusive a cabeça do piloto, que não checou sua aeronave antes de decolar.
Mas, não consigo acreditar que um pessoal tão treinado e de tão alto nível tenham cometido esse erro, mas, é aquilo, acidentes acontecem, até com pessoas bem treinadas.
Posso estar enganado, mas acho que a responsabilidade de checar a aeronave é do pessoal de apoio, não do piloto. Até porque em uma situação de combate real, onde ele precisa sair para o scramble, ele não vai parar para checar a aeronave antes.
Allan, vou colocar aqui um trecho da outra matéria do aéreo sobre o caso.
“A equipe de solo faz isso e é incrivelmente rígida. Depois disso, o piloto dá a volta na aeronave (check pré-voo).”
Agora fiquei na dúvida, o piloto faz ou não um check antes? Mas, estou começando a achar essa história muito mal contada, o negócio é esperar para ver se surgem mais notícias.
Bom, então não dá para saber. O piloto deixou de checar a aeronave nessa ocasião por algum motivo? Ele checou de forma errada e deixou passar esse detalhe? Houve negligência por parte da equipe? São muitas perguntas, só saberemos o que aconteceu quando sair o relatório.
Allan, a responsabilidade é de ambos. São camadas de segurança operacional. A primeira pelo pessoal de terra, que deve ter mais de uma pessoa checando, e outra com o piloto fazendo o walk around. Scrambles em porta-aviões são relativamente diferentes. Existem aeronaves com níveis de alerta. Bem, pelo menos em CVN’s americanos. Tem aeronaves que ficam prontas para decolar em determinados intervalos de tempo. Acho que o mínimo é o que eles chamam de ‘alert 5’ ou seja, a aeronave está pronta para ser lançada em cinco minutos. Nesse caso, a tripulação de terra já fez o check da aeronave… Read more »
Entendi. Achava que o piloto só tinha a responsabilidade de entrar no avião e pilotar. É realmente um mistério como tanto o piloto quanto a equipe de apoio deixaram passar uma falha dessas.
Isso acontece. Ainda mais em operações cíclicas de lançamento/recuperação falhas bobas acabam acontecendo. Alguns dos relatos de operações embarcadas são até bizarros. Mas obviamente a investigação vai passar tudo à limpo.
Quase dá pra sentir o avião tentando frear na imagem.
Se existe algum mecanismo de liberação, ele não deveria impedir que a aeronave iniciasse a rolagem sem atingir a força/potência necessária?
Obs.: Na matéria anterior postaram um material bem interessante sobre os indicativos que o piloto teria nos instrumentos no caso do motor “sugar” a capa de proteção…
Caça F-35B britânico caiu no Mediterrâneo porque capa protetora contra chuva não foi removida adequadamente, temem os investigadores – Poder Aéreo – Aviação, Forças Aéreas, Indústria Aeroespacial e de Defesa (aereo.jor.br)
Uma pergunta..como o piloto eh resgatado nessa situação? Caiu praticamente embaixo do navIo
Se não me engano, há sempre um He pronto pra resgate enquanto há pousos e decolagens.
Mas ter caído naquela posição foi sinistro….
O He permanece em vôo. Na MB chamam Anjo.
Chamam-no de Pedro Tbm?
Obrigado, Cel
Na MB, o helicóptero que permanece em voo de prontidão, durante pousos e decolagens, chama-se Pedro, durante o dia e Paulo, durante o período noturno.
Sei que ele acaba flutuando, mas imagina o medo de acabar numa situação assim:
St. Clair River Dive Under Freighter – The Real Deal – YouTube
Keelhauling. É uma forma de punição lendária (não há provas de que tenha existido) no qual faziam a vítima passar por baixo da quilha do navio para que ele fosse machucado pelas cracas.
Poutz e ainda tem esse porém do paraquedas se prender em algo
Ola, não sou inscrito neste site, mas realizei o processo só para comentar neste vídeo. Observando o final do vídeo, passa a impressão de que o paraquedas na verdade fica preso em alguma estrutura do navio, ele parece fechar e ficar preso em algo ao invés de ir para a água. Me parece que na verdade o piloto caiu ou ficou preso em uma daquelas redes, barreiras de proteção, que existem circulando navios deste tipo, que possuem o convés aberto e grande circulação de pessoas. Me parece, observando com atenção o final do vídeo, que o paraquedas prende em algo.
Seja bem vindo
Olhando o vídeo, agora pode-se especular que a tal capa pode não ser da aeronave que estava decolando, mas sim de um dos que estavam estacionados. Mal afixada na aeronave, caiu no chão e virou FOD para as outras aeronaves decolando. Vale lembrar que, além do navio virar de proa para o vento, ainda está navegando em direção à este, fazendo com que a velocidade do vento no convés, seja de fato maior do que numa base aérea. E quanto a aeronaves caindo por causa de capas de chuva, já esqueceram do fiasco na última Crusex, onde F-16 da USAF… Read more »
Clésio, pode ser que a tal capa que viram pode ser de algum F-35 estacionado, concordo com você, e ela pode ter se desprendido pela força da ejeção.
Eu acho que mesmo que a suposta capa seja da própria aeronave, isso é considerado FOD.
Pelo que eu saiba, um dos poderes de Zeus não é ser Onisciente, se eu fosse você, “divindade” ficaria quieto até ver o resultado das investigações.
Ganhou um like pelo bom humor demonstrado.
Não dá para esperar muita modéstia de divindades.
Cara se acha engraçado.
bom…pelo menos não apareceu nenhum comentário de que poderia ser uma nova arma chinesa que interfere na potência do motor . e que foi testada a partir da base russa na costa Síria…
https://www.youtube.com/watch?v=5qicvn93YTo
putz…
ROFLMAO
Apareceu um comentário; e se os Russos e Chineses, achasse esse avião no fundo do mar, onde ele caiu? o porta aviões inglês, poderia permanecer no local do acidente? até um possível resgate dos destroços pois inteiro seria impossível. ou não tinha jeito, até porque a correnteza do mar iria deslocar a aeronave no fundo do oceano bem distante do local do acidente, será que é possível localizar o avião? o da marinha do Brasil, não foi localizado até hoje, o submarino Argentino foi localizado seu não me engano, a quase 900 metros de profundidade, se o F35, é tão… Read more »
O problema é que a asa funciona tão bem debaixo d’água quanto funcionaria fora dela, então enquanto o avião permaneceu estruturalmente integro pode ter ido longe mesmo, e mais, nada garante que ele continuou em perfeito estado por todo trajeto até o fundo, então pode haver vários pedaços espalhados.
No mínimo vale a pena mandar um navio pra região nem que seja pra encher o saco e usar de propagando, já imaginou a imagem poderosa da carcaça do F-35 sendo retirada do oceano.
O avião não pôde ser detectado porque é stealth. Kkkk.
Pior que o design stealth também funciona para dificultar a vida do sonar ativo mesmo kkkkkk
Mas isso não deve ser um problema porquê, com certeza, ele se quebrou todo no caminho, porém, se tivesse ficado inteiro, de fato prejudicaria a busca.
Que M!!! Simplesmente caiu do porta-aviões. Achei que tivesse apresentado pane durante o voo. A falha parece ter sido realmente séria.
Um dinheirão gasto em único avião que agora está no fundo do mar servindo de esconderijo para tubarão.
Dinheiro esse que poderia ter sido utilizado para alimentar, vestir e calçar milhares de pessoas sem acesso a esses bens.
Menos um, contando…
Um lixo de caça.
Sim, bom é o Su27++ aka Su-35.
São de categorias diferentes. Mas até que é compreensível sua postagem já que um Su27 modernizado deve bastar mesmo pra conter esse abacaxi…
Save Palestra Itália!
Um lixo que os russos e chineses gostariam de pôr as mãos.
É a tão propalada “transparência” dessas ditas democracias ocidentais. La garantia soy yo! 😀
Save, Palestra Itália!
O que eu acho mais interessante nessas filmagens é a qualidade..
Bilhões de dólares investidos e nunca sobra uns trocadinhos para câmeras decentes?
Padrão GPS dos caças russos….. podia ser melhor…. Até em HD pra saber os detalhes….
O video na matéria é um video gravado por celular filmando um monitor de computador, que provavelmente recebeu o video original gravado do porta-aviões por email ou algum outro meio de transmissão de arquivo digital que certamente obrigou à pessoa que enviou o video à compactá-lo bastante, perdendo qualidade. Então é uma bola de neve de perda de qualidade mesmo e estamos no final da ponta desse processo.
Tudo bem, mas não precisava usar uma TekPix no meio do processo rs
Se houve FOD, só pode ter ocorrido durante a corrida de descolagem, pois em qualquer outro momento, inclusive no acionamento, a perda de potência teria sido vista.
O piloto pensou e agiu rápido…caso contrário….rsrsrs
O piloto sobreviveu? perdi essa parte da informação….
Sim
Tá pensando como vai pagar um F-35 com a margem consignável……
KKKKK
Mas a culpa é do piloto? E quanto aos profissionais de convés, a responsabilidade não seria deles?
HAHAHAHAHAHA.
.
HAHAHAHAHA
Acho que roubar a aeronave toda nem seria tão importante assim, acho que só roubar alguns componentes eletrônicos também seria o bastante para ter um prejuizo.
Não lembro o nome do avião, mas os russos na decada de 70-80 desenvolveram um avião semelhante ao F-35.
O caça em questão foi o Yak-141, porém não possuía características stealth…
Quanto pior pra eles, melhor pra nós.
Parece que acharam o f35…
Esqueceram de deixar o freio de mão puxado….