Nova foto do caça furtivo embarcado J-35 da China
Vazou uma nova foto do caça embarcado furtivo J-35 da China, que voou no final de outubro. Na imagem, o avião ainda estava com o revestimento protetor de cor turquesa de fábrica, sem ter recebido ainda a pintura definitiva.
Baseado no FC-31/J-31, o caça de quinta geração vai operar no novo porta-aviões Type 003 em construção atualmente pela China.
O FC-31 apareceu pela primeira vez em forma de modelo em escala em 2011 e uma aeronave de demonstração voou em outubro de 2012.
Desde então, apenas mais um protótipo foi confirmado, este apresentando uma série de melhorias em relação ao original, incluindo refinamentos aerodinâmicos, entre eles estabilizadores verticais menores “cortados” e enflechados, uma aparência geral menos angular e superfícies mais limpas.
Os motores RD-93 fornecidos pela Rússia foram trocados por um par de motores turbofan WS-13E nativos. O segundo exemplar fez seu primeiro voo em dezembro de 2016.
Embora não confirmado, foi dito que a versão embarcada pode ter recebido motores chineses turbofan WS-19 e possibilitar um peso máximo de decolagem em torno de 30 toneladas, colocando-o em uma categoria de peso semelhante ao F/A-18E/F Super Hornet da Marinha dos EUA.
A aeronave também é adaptada para o lançamento por catapulta eletromagnética do porta-aviões Type 003, em vez de depender das rampas de “ski jump” usadas nos dois primeiros porta-aviões chineses.
Seguem abaixo imagens do J-35 feitas por entusiastas.
Rapaz!
Ninguém segura a China.
Bom dia Kings, sds tricolores!!!
Gostaria de saber uma posição sua e sem xenofobia ou demérito à china ou qualquer outro país…
Muitos afirmam que o Gripen é caça de prancheta e não se pode apontá-lo como bom caça, por não ter participado de batalhas, o que vc acha, já que os caças chineses e de outros países tipo índia, inglaterra (tiphoon) e rússia (su57) também não participaram… É apenas curiosidade minha, Abração
P.S. A evolução de equipamentos militares da china é absurdamente fantástica ( não importa se copiaram, fizeram a engenharia reversa ou espionaram…)
“e não se pode apontá-lo como bom caça, por não ter participado de batalhas”
Saldanha, mas dos caças mais atuais, os únicos que viram batalhas de verdade foi o F-16, F-15, F-18, Mirage 2000 e Mig-29.
De resto, ninguém viu combate de verdade, nem Gripen, Rafale, Super Hornet, F-35, F-22 e Su-57, esses só jogaram bombas em terroristas de sandálias, isso até o super tucano faz.
Mauricio, boa tarde!!! Muito Obrigado!!!! Você foi no ponto exato do meu questionamento. Espero que todos visualizem tua magnífica resposta e parem de conotar eficiência ou deficiência em vetores que não batalharam realmente!!! Até o f5 ativo até hoje, foi muito bem em batalha, assim como o mig21!!!!
Abração!!!!! e Obrigado !!!!
Bem então esse critério serve para força aérea do estado sionista, que la da casa do chapéu, ou seria casa do quipá, manda seus misseis para Damasco.
Faz e faz muito bem!
“De resto, ninguém viu combate de verdade, nem Gripen, Rafale, Super Hornet, F-35, F-22 e Su-57, esses só jogaram bombas em terroristas de sandálias, isso até o super tucano faz”.
exatamente…
Su-27 participou tbm
Minha opinião, países mantem aviação de caças para nao precisar usar, para desestimular uma agressão. Com as tecnologias de hoje, acredito que uma guerra mundial com as principais potências, levaria uns 15 dias para chegar ao fim. Com uma quantidade de vida humana perdida, sem precedentes.
Abs
Prezado Saldanha
Acho esse argumento de ‘não ter participado de batalhas’ totalmente falho.
Principalmente quando a quase totalidade desse tipo de confronto se deu entre países com disparidade absurda de forças.
O Gripen, certamente, está na ponta no quesito de capacidade do aparelho.
Sem dúvidas.
De resto, em confronto com seus oponentes, falará mais alto a preparação técnica dos pilotos, as capacidades de alerta antecipado e etc.
SDS tricolores.
P.S. Ontem foi difícil, mas fomos ‘garfados’.
rsrsrs
Prezado Antoniokings
Afirma-se que em um acidente aéreo é somatório de diversas situações. SMJ, o mesmo está acontecendo com o tricolor.
Pô!
Deixa eu me ‘iludir’ um pouco.
kkkk
SDS
Se o Gripen-E é caça de prancheta e nunca entrou em combate contra nenhum outro caça da atualidade, o que dizer desse aqui?! Ele entrou em confronto contra quais aeronaves? Em setembro de 2014, caças F-22 participaram de uma ofensiva aérea contra a Síria, que vivia uma guerra civil. Esta foi a primeira missão de combate na história da aeronave. Aí os propagandistas militares americanos disseram: “Os jatos de combate stealth F-22 Raptor dos Estados Unidos acabaram de completar seu primeiro “aumento de combate” em operações sobre a Síria e, ao fazer isso, dissuadiram quase 600 aeronaves inimigas nos céus lotados… Read more »
Esta tomando forma, cada vez ficando mais Chinês. Apenas calem a boca e aprendam…
Obs.: a nomenclatura é chinesa? J-35?
Estão chamando de J-35 mesmo rs
Facel o que né, Efe tlintaicinco na cala dula né?
Requinte de crueldade.
kkkkkkk
É vero rs
Os caras estão tão confiantes que agora dizem: “E daí?”. kkkkk
Régis, até porque, se um dia essa tal J-35 for combater os americanos, os americanos não vão falar: “Espera aí seus chineses, nos atacar com uma cópia do nosso F-35 não vale.”
Medo do escuro tbm.
É… olha… se isso acontecer será cômico(para a China) se não for tragico(para vos EUA).
Como eu comentei em outro post:
Quem pode pode, quem não pode se… fica bravo nos comentários…
Na minha cabeça, eu achava que esse caça era o mesmo FC-31 V1.0, mas essa imagem que o Galante colocou na matéria mostra que esse tal FC-31 está evoluindo, não é mais aquele primeiro FC-31.
Também pensei isso, impressionante como é diferente, apesar da diferença ele provavelmente ainda utiliza bastantes componentes e peças do FC-31. Interessante como algo ”básico” e funcional acaba saindo melhor que muitos concorrentes com maior tecnologia simplesmente devido a melhor administração pública do programa. Veja o F-35, mesmo com mais verba e mais tecnologia o programa teve diversos problemas. Eu penso que aquela palhaçada toda foi culpa da administração do projeto no Pentagono: 1° O financiamento do projeto deveria ter seguido o que foi feito com sucesso nos “Teen fighters” nos anos 1970. O dinheiro entrará na conta do fabricante aos… Read more »
CHUPARAM O F35 !
China: Posso copiar o seu trabalho?
USA: Pode, só não faz igual.
China:
Copiaram até o cabeçalho, são mudaram a letra. kkk
F-35, é você???? Quando patentes não são problema e não se dá a mínima pra protestos ou sanções internacionais….
Parece que a China precisa que os EUA lancem algum produto para poder copiá-lo. Os EUA levam 20 anos no projeto e desenvolvimento para os chineses o copiarem em três anos.
Pau no pé do EUA. Mérito de quem supostamente copiou. Afinal depois de Deus, nada se cria tudo se copia.
CM
errado de roubar os chineses não estão.
Agora só falta o NA,CV,Type003
Furtivo Xing Ling já sabemos como funciona.
Pelo visto a cabine do piloto foi elevada e o cone foi reduzido, clássicas modificações para o uso em porta-aviões, por facilitar a visão da pista.
Fez lembrar os primeiros Sea Harrier.
CM
…e os britânicos preocupados em recuperar o F-35 acidentado, para não ser copiado….?
Percebam em como o motor do F-35 está “enterrado” na sua fuselagem, justamente para aumentar a capacidade furtiva na lateral e em ângulos de 5 e 7 horas. Uma coisa que é deixada de lado no FC-31, o que pode sugerir que sua capacidade furtiva nas laterais pode ser bem inferior.
Eu noto isso muito fortemente no F-22, J-20 e Su-75.
Su-57, F-35 e J-31 muito menos.
O motor do F-35 é “enterrado” também por causa da versão B.
Na verdade, por stealth é uma precaução supérflua, já que o motor é em si um grande gerador de radiação infravermelha. Qualquer detector IR posicionado atrás o achará com certa facilidade
Esse eu defendo na Força Aérea com recheio do Gripen.
Ainda prefiro o Super Hornet.
Como se parece com F22. Como a China do Século XXI se parece com o Japão da década de 70 do Século XX. Tudo se copia.