A Saab divulgou mais imagens dos primeiros caças Gripen E de produção em série apresentados essa semana para a Força Aérea Sueca e a Força Aérea Brasileira.
Olá Saturicon. Gosto muito do emblema da FAB. Novamente, chegamos naquela questão sobre a dificuldade das forças armadas brasileiras de padronizarem emblemas e códigos. Seria bem legal se a MB adotasse a estrela da FAB, talvez com uma âncora sobreposta. Dize que é tradição não faz sentido, porque recentemente a MB substituiu o símbolo tradicional por uma âncora estilizada.
Imagina a MB de Gripen também! Seria muito bom para a logística, inclusive poderia ajudar a desenvolver a versão embarcada, primeiro com F, creio mais adequado a MB e ao longo de tempo, desenvolvimento da versão embarcada.
Olá Matheus. Acho que a questão nem é o tamanho, mas a opção de usar preto. Poderiam ter adotado um tom de cinza mais escuro que ficaria muito bonito também.
E aqule F-39 e a matrícula ficaram muito grandes também. O antigo sistema com código da base e matrícula pequena era bem melhor.
Falando nisso,será que os Gripens terão aqluea faixa com o Jaguar estilizado do GDA aplicado na deriva?
Olá Marcos. Espero que não. A ideia sempre foi que os aviões façam rodízio entre os esquadrões. Este tipo de marcação fazia sentido quando o GDA usava F103 ou F2000 e o Pampa usava F5 agressores. Agora que vai estar tudo padronizado, melhor ser simples e discreto. Aliás, uma ideia que né ocorreu seria pintar um F39 com as cores do LouroJose. Isso seria bem legal.
Muito provavelmente, não só as células do GDA receberão o jaguar, como as do Grupo de Caça receberão o Blue Ribbon, como as do Pampa receberão o Cruzeiro do Sul, as do Pacau receberão os naipes, etc.
Se tua ideia é a discrição, pintar um Gripen com as cores da bandeira nacional, não é o mais indicado. Além disso, a pintura daquele F-103E foi para comemorar os 30 anos do Mirage III na FAB….teve uma função comemorativa.
Olá Flanker. Sim. O “LouroJose” foi para celebrar os 30 anos do F103. Considerando que o F39 ocupará o lugar dos MirageIii no GDA, haveria espaço para uma pintura comemorativa. E por que não? Sobre os símbolos do jaguar, pampa e naipe, eles fazem tanto sentido quando as letras indicativas da base de origem se a FAB deixou de usar estes indicativos nos aviões para preservar os pilotos, por que então colocar simbora que fazem está mesma identificacao? Aliás, qual o mérito técnico de colocar naipes, jaguares e estrelas nos aviões se a FAB adotou uma pintura de baixa visibilidade… Read more »
Todos os símbolos de identificação dos esquadrões, colocados nas derivas, também serão em baixa visibilidade. E pintar um, de apenas 36, em cores chamativas, seria um desperdício muiuuuuito maior da discrição que você propõe, ao ser contra pequenas pinturas colocadas no alto das derivas.
Olá Flanker. Toda pintura comemorativa é provisória, chamativa e muito colorida. Este é o barato da pintura comemorativa. Colocar olhos de tigre, listras, cores chamativas… Sobre as marcações nas caudas relacionadas aos esquadrões, já foi comentado aqui que a FAB aboliu os indicativos das bases para proteger a identificação dos pilotos nos casos do “terceiros” usados na interceptação das aeronaves do tráfico. Se colocar um sinal identificando o esquadrão de origem é o mesmo que identificar a base de origem do avião. Outro ponto importante é que a FAB usa o rodízio de aeronaves nos esquadrões. Os F5M, por exemplo,… Read more »
Eu sei que uma pintura comemorativa é provisória. Deixe isso para quando completar 1 ou 5 ou 10 anos de operação dos Gripen por aqui. Quanto aos símbolos dos esquadrões nas derivas, existem desde há muitas décadas no Jaguar, no Pampa e no Pacau. No GAVCA, foi colocado na deriva no ano passado. Quanto às células dos F-5M, as mesmas são direcionadas a cada esquadrão, assim que passam por manutenção geral. Por exemplo: uma célula é entregue para revisão geral pelo Pampa e, em seguida, ele recebe outra célula que estiver saindo da manutenção, e que antes poderia pertencer ao… Read more »
Olá Colegas. Lembrei daquelas fotos “Elephant walk” de outras forças. Estes seis F39E formaram o primeiro “passo do elefantinho” do Gripen E. A “manada” vai crescer. Logo logo uma dezena, depois uma centena. Bem legal.
Olá Cris. Como disse, por enquanto é o passo do elefantinho. Acho que em 2023 já vai ficar bem forte. Agora o tempo vai passar super rápido. Uma foto de 36 F39E/F vai ficar muito forte.
Olá Flanker. Entendi. Obrigado pela correção. Eu considerei apenas os 6 aparelhos de série e esqueci de incluir os dois protótipos da Suécia. Faltou o 4100 para comentar 9.
Theo
Visitante
2 anos atrás
Aqueles 8 Gripens juntos na 3a. foto fariam a alegria de qualquer FA de qualquer país da América Latina(Exceto o Brasil)
Na verdade me referi a FAs de países como El Salvador, Bolívia, Paraguai ou mesmo a Argentina que por exemplo nem de longe tem caças como os nossos(Gripen). Não me referi à FAB.
GripenBR
Visitante
2 anos atrás
Espero que mantenham a pintura de fábrica! Parabéns a presidente Dilma e ao honorável Saito pela boa escolha. Possibilitará um caça bem armado, operacional de fato, com retorno industrial e com um excelente custo benefício. Considerando o mundo como ele é e não como a gente gostaria que ele fosse, de fato o melhor caça para o Brasil!
O mérito dela é bem perto de nulo já que a decisão já se arrastava a anos e ela só fez ratificar a escolha da FAB, essa sim, a ser parabenizada pela por todo o processo que culmina agora.
Mas Mayuan, devemos concordar que a necessidade de renovação da frota de caças se arrastava desde a década de 90. E ela, gostemos ou não, fez o que os antecessores enrolaram e não fizeram.
É serio cara que vc escreveu isso?
Vc deve ser mais um filho da PáTria deseducadora,o COPAC escolhe e Jumanta que fica com o crédito.
Ah !vai ver ela fez a famosa porcentagem de 30 de 25% da 30,pera da 0 ,deixa isso pra lá.
Não, Einstein. A decisão foi da FAB. A presidentA queria os Super Hornet, e quando descobriu que era espionada pelo Obama, parou de atrasar o lado e acatou a decisão técnica da Força. Larga de militância, fio…
Rodrigo
Visitante
2 anos atrás
Quando chegar em Anápolis vão pintar o jaguar do GDA na cauda
A turma dela queria o francês, nessa época daquele presidente francês bancado pelo Kadafi, só gente boa, devia rolar muito por fora. Inclusive houve suspeitas de dinheiro por fora para o gripen, como ficou? (Mas que foi a melhor opção o gripen foi)
O Lula queria o Rafale porque fez uma aliança estratégica com os franceses. De lá vieram os Scorpene e os EC-725. Já a Dilma estava mais próxima dos EUA e a Boeing era a franca favorita. Com o escândalo da espionagem dos americanos (caso Snowden), a Dilma optou no final de seu primeiro mandato pelo Gripen, o que tinha menor custo e mais transferência de tecnologia.
Caro Robson. Está história que a Dilma teria escolhido o F18 antes do escândalo da NSA não se sustenta. Pelo que tenho acompanhado, o único documento que conhecemos seria um telegrama da embaixada dia EUA dizendo que Saito declarou preferência pelo F18 mas isso dependia de uma carta da Boeing garantindo a ToT, coisa que pelo que sei nunca foi entregue pela Boeing.
O mérito dela é bem perto de nulo já que a decisão já se arrastava a anos e ela só fez ratificar a escolha da FAB, essa sim, a ser parabenizada pela por todo o processo que culmina agora.
Discordo amigo. Ela fez o que os dois antecessores não fizeram em 8 anos de mandato cada. Não gostar da presidente ok. Faz parte. Mas, querendo ou não, gostando ou não, ela fez. Poderia, como os antecessores, ter enrolado.
Parabéns por autorizar a compra da refinaria de Pasadena
Samuel Asafe
Visitante
2 anos atrás
Só não troca a pintura FAB, só não troca a pintura, cinza tá ótimo…
Johnny
Visitante
2 anos atrás
Só por curiosidade, tinha algum desses operado por piloto brasileiro?
Reinaldo Deprera
Visitante
2 anos atrás
Se dependesse dos governos do PT a escolha seria ideológica. Primeiro o Nelson Jobin deixou bem claro que haveria muita disposição política se a decisão fosse ideológica, quando ele visitou a fábrica da Sukoi e disse que uma fábrica daquelas se parece mais com as fábricas de sapatos/tênis brasileiras do que uma fábrica da Indústria Aeronáutica. Depois o PT tentou vencer a FAB pelo cansaço, como se dizendo: O Programa FX continuará sem sair do papel até a decisão técnica da FAB conciliar com nossos interesses, que, na época, já era uma “Parceria Estratégica” com a Social Democracia francesa –… Read more »
Gostei. Quanto ao Nelson Jobim, passou um final de semana no castelo de Marcel Dassault, na França, à época.
Savoia
Visitante
2 anos atrás
Quando estes caças pisarem em solo brasileiro ja serão operacionais com a FAB de imediato ou ainda irao passar por testes de integraçao de sistemas?
Nick
Visitante
2 anos atrás
Ficou bonito!! Em porte o F-39 E ficou parecido com o F16 e Mirage 2000. Ficou imponente e totalmente armado com Meteor + Iris-T é mais do que o suficiente no cenário da AS. Resta torcer para que o 2º lote seja encomendado dentro do prazo, para que não haja gap na linha de produção em Gavião Peixoto. E torcer mais ainda para que a B adquira ao menos 24 F-39E armados com o RBS-15.
[]’s
Rosi
Visitante
2 anos atrás
A Matricula do Gripen E da Força Aérea Sueca 6011 da a ideis da sequência/quantidade de Gripen priduzidos no programa, 10 prototipos + 1 ?
Last edited 2 anos atrás by Rosi
angelo
Visitante
2 anos atrás
Começando a acreditar nisso, começando, pois tratando-se deste país….rsrsrs
Falem o que quiser!
Mas o emblema (cocar) da FAB ficou muito perfeito nessa fuselagem.
Muito imponente.
Olá Saturicon. Gosto muito do emblema da FAB. Novamente, chegamos naquela questão sobre a dificuldade das forças armadas brasileiras de padronizarem emblemas e códigos. Seria bem legal se a MB adotasse a estrela da FAB, talvez com uma âncora sobreposta. Dize que é tradição não faz sentido, porque recentemente a MB substituiu o símbolo tradicional por uma âncora estilizada.
Bom dia, troca do símbolo foi de péssimo gosto! abraços
Também não gostei (MB). Quiseram “modernizá-lo”, e acabou por ficar uma cópia da Marine Nationale.
Olá Saldanha. A âncora moderninha ficou feia mesmo
Eu pessoalmente não me importo de a MB continuar a usar seu emblema, mas a designação de meios já deveria ter sido unificada a muito, muito tempo.
Imagina a MB de Gripen também! Seria muito bom para a logística, inclusive poderia ajudar a desenvolver a versão embarcada, primeiro com F, creio mais adequado a MB e ao longo de tempo, desenvolvimento da versão embarcada.
Melhor a MB ter navios primeiro….
Olá Leandro. De fato, essa mania de cada força usar um código diferente é irritante.
Muita coisa. Suspeito que seja ineficiente, mas não posso provar. Ainda pelo menos hehehehe
Eu acho bonito esse Badge, acho que é essa a denominação,semelhante aos usados na RAF e em outras forças aéreas…
mas esse cocar ficou muito bonito,quase igual ao usado na WW2.
Olá Adriano, no filme “Top Secret” com Val Kilmer, há uma piada na qual a resistência francesa usa o cocar de um avião da RAF como alvo de dardos.
Satyricon, na minha opinião, o cocar da FAB é o mais bonito que existe.
Além de bonito, é único.
Inconfundível.
Muito lindo. Só achei as marcas na fuselagem extremamente grandes.
Olá Matheus. Acho que a questão nem é o tamanho, mas a opção de usar preto. Poderiam ter adotado um tom de cinza mais escuro que ficaria muito bonito também.
E aqule F-39 e a matrícula ficaram muito grandes também. O antigo sistema com código da base e matrícula pequena era bem melhor.
Falando nisso,será que os Gripens terão aqluea faixa com o Jaguar estilizado do GDA aplicado na deriva?
Olá Marcos. Espero que não. A ideia sempre foi que os aviões façam rodízio entre os esquadrões. Este tipo de marcação fazia sentido quando o GDA usava F103 ou F2000 e o Pampa usava F5 agressores. Agora que vai estar tudo padronizado, melhor ser simples e discreto. Aliás, uma ideia que né ocorreu seria pintar um F39 com as cores do LouroJose. Isso seria bem legal.
Muito provavelmente, não só as células do GDA receberão o jaguar, como as do Grupo de Caça receberão o Blue Ribbon, como as do Pampa receberão o Cruzeiro do Sul, as do Pacau receberão os naipes, etc.
Se tua ideia é a discrição, pintar um Gripen com as cores da bandeira nacional, não é o mais indicado. Além disso, a pintura daquele F-103E foi para comemorar os 30 anos do Mirage III na FAB….teve uma função comemorativa.
Olá Flanker. Sim. O “LouroJose” foi para celebrar os 30 anos do F103. Considerando que o F39 ocupará o lugar dos MirageIii no GDA, haveria espaço para uma pintura comemorativa. E por que não? Sobre os símbolos do jaguar, pampa e naipe, eles fazem tanto sentido quando as letras indicativas da base de origem se a FAB deixou de usar estes indicativos nos aviões para preservar os pilotos, por que então colocar simbora que fazem está mesma identificacao? Aliás, qual o mérito técnico de colocar naipes, jaguares e estrelas nos aviões se a FAB adotou uma pintura de baixa visibilidade… Read more »
Todos os símbolos de identificação dos esquadrões, colocados nas derivas, também serão em baixa visibilidade. E pintar um, de apenas 36, em cores chamativas, seria um desperdício muiuuuuito maior da discrição que você propõe, ao ser contra pequenas pinturas colocadas no alto das derivas.
Olá Flanker. Toda pintura comemorativa é provisória, chamativa e muito colorida. Este é o barato da pintura comemorativa. Colocar olhos de tigre, listras, cores chamativas… Sobre as marcações nas caudas relacionadas aos esquadrões, já foi comentado aqui que a FAB aboliu os indicativos das bases para proteger a identificação dos pilotos nos casos do “terceiros” usados na interceptação das aeronaves do tráfico. Se colocar um sinal identificando o esquadrão de origem é o mesmo que identificar a base de origem do avião. Outro ponto importante é que a FAB usa o rodízio de aeronaves nos esquadrões. Os F5M, por exemplo,… Read more »
Eu sei que uma pintura comemorativa é provisória. Deixe isso para quando completar 1 ou 5 ou 10 anos de operação dos Gripen por aqui. Quanto aos símbolos dos esquadrões nas derivas, existem desde há muitas décadas no Jaguar, no Pampa e no Pacau. No GAVCA, foi colocado na deriva no ano passado. Quanto às células dos F-5M, as mesmas são direcionadas a cada esquadrão, assim que passam por manutenção geral. Por exemplo: uma célula é entregue para revisão geral pelo Pampa e, em seguida, ele recebe outra célula que estiver saindo da manutenção, e que antes poderia pertencer ao… Read more »
Terão. Mas isso é feito pela própria UAE, em Anápolis.
Muito provavelmente, sim. Todos os vetores do GDA utilizaram, e utilizam, o jaguar no topo da deriva. Não vejo motivo para o Gripen não utilizar.
Espero vê-los logo com os Meteors sob as asas. Recuperamos o posto de melhor força aérea da América Latina.
Ótimo. Estava mesmo precisando de um novo papel de parede. 😉
Quem usa cocar é índio, vc está confundindo avião ou talvez uma canoa com índios com cocar.
É normal se referir à insígnia de forças aéreas como ‘cocar.’
Olá Leandro, Lembrei da expressão “muito pajé para pouco índio”.. riso
Camargoer, dizemos que esse é o mal que afeta Niterói hehebehe
Olá Leandro. O problema maior é quando o Pajé quer mandar iguais ao Cacique, daí fica dando palpite no coçar do outro. Riso.
Isso descreve bem o meu entorno urbano hehehehe
Olá Leandro. Outra versão seria aquela na qual o cunhado quer dar opinião como se fosse membro da familia. Riso.
Gilson, mais uma bola fora?
É cocar mesmo.
O nome dado é cocar, queira ou não.
Olá Colegas. Lembrei daquelas fotos “Elephant walk” de outras forças. Estes seis F39E formaram o primeiro “passo do elefantinho” do Gripen E. A “manada” vai crescer. Logo logo uma dezena, depois uma centena. Bem legal.
Oremos! Eu defendo entregas pequenas e constantes. Todo mundo ganha
Nas fotos em que se poderia compara a um “Elephant Walk” existem 8 caças.
Olá Cris. Como disse, por enquanto é o passo do elefantinho. Acho que em 2023 já vai ficar bem forte. Agora o tempo vai passar super rápido. Uma foto de 36 F39E/F vai ficar muito forte.
Capivara Walk…
São 8, não 6.
Olá Flanker. Entendi. Obrigado pela correção. Eu considerei apenas os 6 aparelhos de série e esqueci de incluir os dois protótipos da Suécia. Faltou o 4100 para comentar 9.
Aqueles 8 Gripens juntos na 3a. foto fariam a alegria de qualquer FA de qualquer país da América Latina(Exceto o Brasil)
Olá Theo,
O Brasil não pode ficar feliz em ser medíocre (pense a respeito).
Forte abraço!
Na verdade me referi a FAs de países como El Salvador, Bolívia, Paraguai ou mesmo a Argentina que por exemplo nem de longe tem caças como os nossos(Gripen). Não me referi à FAB.
Espero que mantenham a pintura de fábrica! Parabéns a presidente Dilma e ao honorável Saito pela boa escolha. Possibilitará um caça bem armado, operacional de fato, com retorno industrial e com um excelente custo benefício. Considerando o mundo como ele é e não como a gente gostaria que ele fosse, de fato o melhor caça para o Brasil!
Aproveita e compra uma dúzia de ovos no mercado. Tá precisando.
Comentário desnecessário e mal educado. Talvez vc precisasse ter comido mais ovos na infância para melhor desenvolver o cérebro
O mérito dela é bem perto de nulo já que a decisão já se arrastava a anos e ela só fez ratificar a escolha da FAB, essa sim, a ser parabenizada pela por todo o processo que culmina agora.
Mas Mayuan, devemos concordar que a necessidade de renovação da frota de caças se arrastava desde a década de 90. E ela, gostemos ou não, fez o que os antecessores enrolaram e não fizeram.
É serio cara que vc escreveu isso?
Vc deve ser mais um filho da PáTria deseducadora,o COPAC escolhe e Jumanta que fica com o crédito.
Ah !vai ver ela fez a famosa porcentagem de 30 de 25% da 30,pera da 0 ,deixa isso pra lá.
A decisão de comprar foi da presidente. Isso é fato e independe da sua opinião,
Não, Einstein. A decisão foi da FAB. A presidentA queria os Super Hornet, e quando descobriu que era espionada pelo Obama, parou de atrasar o lado e acatou a decisão técnica da Força. Larga de militância, fio…
Quando chegar em Anápolis vão pintar o jaguar do GDA na cauda
Excelente, parabéns à FAB!!!
Valeu pelas fotos, Galante. Uma delas já virou wallpaper do meu computador.
Dúvida: só o 4101 decolou, ou os 4 já saíram do solo?
Antes de fazer a entrega todos voam e passam por muitas horas de teste.
Nossa ! Que foto linda esta última.,.
Também achei a última foto sensacional. Nenhum tipo de comparação, mas ao vê-la me lembrei do F-106 Delta Dart. Coisa de idoso imagino….rs
Não é,fique tranquilo. Lembrei daquelas publicações dos anos 80,sempre tinha uma foto assim.
Agora eu queria é ver um Gripen da FAB testando o Meteor em uma foto desse estilo (claro que sem tanta fumaça :P)
Parabéns a Presidente que autorizou a compra destes caças que foram escolhidos pela FAB.
A turma dela queria o francês, nessa época daquele presidente francês bancado pelo Kadafi, só gente boa, devia rolar muito por fora. Inclusive houve suspeitas de dinheiro por fora para o gripen, como ficou? (Mas que foi a melhor opção o gripen foi)
O Lula queria o Rafale porque fez uma aliança estratégica com os franceses. De lá vieram os Scorpene e os EC-725. Já a Dilma estava mais próxima dos EUA e a Boeing era a franca favorita. Com o escândalo da espionagem dos americanos (caso Snowden), a Dilma optou no final de seu primeiro mandato pelo Gripen, o que tinha menor custo e mais transferência de tecnologia.
Caro Robson. Está história que a Dilma teria escolhido o F18 antes do escândalo da NSA não se sustenta. Pelo que tenho acompanhado, o único documento que conhecemos seria um telegrama da embaixada dia EUA dizendo que Saito declarou preferência pelo F18 mas isso dependia de uma carta da Boeing garantindo a ToT, coisa que pelo que sei nunca foi entregue pela Boeing.
O mérito dela é bem perto de nulo já que a decisão já se arrastava a anos e ela só fez ratificar a escolha da FAB, essa sim, a ser parabenizada pela por todo o processo que culmina agora.
Discordo amigo. Ela fez o que os dois antecessores não fizeram em 8 anos de mandato cada. Não gostar da presidente ok. Faz parte. Mas, querendo ou não, gostando ou não, ela fez. Poderia, como os antecessores, ter enrolado.
Parabéns por autorizar a compra da refinaria de Pasadena
Só não troca a pintura FAB, só não troca a pintura, cinza tá ótimo…
Só por curiosidade, tinha algum desses operado por piloto brasileiro?
Se dependesse dos governos do PT a escolha seria ideológica. Primeiro o Nelson Jobin deixou bem claro que haveria muita disposição política se a decisão fosse ideológica, quando ele visitou a fábrica da Sukoi e disse que uma fábrica daquelas se parece mais com as fábricas de sapatos/tênis brasileiras do que uma fábrica da Indústria Aeronáutica. Depois o PT tentou vencer a FAB pelo cansaço, como se dizendo: O Programa FX continuará sem sair do papel até a decisão técnica da FAB conciliar com nossos interesses, que, na época, já era uma “Parceria Estratégica” com a Social Democracia francesa –… Read more »
Gostei. Quanto ao Nelson Jobim, passou um final de semana no castelo de Marcel Dassault, na França, à época.
Quando estes caças pisarem em solo brasileiro ja serão operacionais com a FAB de imediato ou ainda irao passar por testes de integraçao de sistemas?
Ficou bonito!! Em porte o F-39 E ficou parecido com o F16 e Mirage 2000. Ficou imponente e totalmente armado com Meteor + Iris-T é mais do que o suficiente no cenário da AS. Resta torcer para que o 2º lote seja encomendado dentro do prazo, para que não haja gap na linha de produção em Gavião Peixoto. E torcer mais ainda para que a B adquira ao menos 24 F-39E armados com o RBS-15.
[]’s
A Matricula do Gripen E da Força Aérea Sueca 6011 da a ideis da sequência/quantidade de Gripen priduzidos no programa, 10 prototipos + 1 ?
Começando a acreditar nisso, começando, pois tratando-se deste país….rsrsrs