Canadá diz à Boeing que sua oferta de caças Super Hornet não atende aos requisitos da concorrência

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A Boeing foi informada de que sua oferta para substituir os velhos CF-18 do Canadá por uma nova frota de jatos de combate F/A-18E/F Super Hornet da empresa americana não atendeu aos requisitos do governo federal.

Três fontes da indústria e do governo dizem que a mensagem foi entregue na quarta-feira (24), quando as outras duas empresas que competem pelo contrato de C$ 19 bilhões – a gigante da defesa Lockheed Martin dos EUA e a empresa sueca Saab – foram informadas de que atendiam aos requisitos do governo.

As três fontes obtiveram anonimato porque não foram autorizadas a discutir esses assuntos publicamente.

O Departamento de Defesa Nacional e Serviços Públicos e Compras do Canadá, que está administrando a competição em nome do governo federal, não respondeu aos pedidos de comentário na quinta-feira.

As empresas receberam ordens de mostrar que seus caças a jato eram capazes de atender aos requisitos militares para missões locais e no exterior, mas também que ganhar o contrato resultaria em benefícios econômicos substanciais para o Canadá.

No entanto, embora o fracasso da Boeing em atender aos requisitos pareça desqualificar o Super Hornet da competição, deixando apenas o F-35 da Lockheed Martin e o caça Gripen da Saab na disputa, nenhuma das empresas foi informada se ainda estão dentro ou fora.

Um porta-voz da Boeing disse que a empresa reservaria comentários até a notificação oficial do governo.

A notícia de que uma das duas empresas americanas que competem pelo contrato não atendeu a um ou mais desses requisitos é a última reviravolta no que já foi um longo e muitas vezes imprevisível caminho para substituir os CF-18s do Canadá.

Muitos observadores viram o Super Hornet e o F-35 como a única competição real por causa do relacionamento próximo do Canadá com os Estados Unidos, que inclui o uso conjunto de jatos de combate para defender o espaço aéreo norte-americano diariamente.

Mockup do F-35 com as cores do Canadá

Essas percepções só foram ampliadas depois que duas outras empresas europeias saíram da competição antes mesmo de ela começar, reclamando que as exigências do governo haviam marcado as cartas em favor de seus rivais nos EUA.

A Suécia não é membro da OTAN ou do comando de defesa conjunto canadense-americano conhecido como Norad, responsável por proteger o continente de ameaças estrangeiras. Isso levantou questões sobre a compatibilidade do Gripen com aeronaves dos EUA.

Embora o fracasso da Boeing em atender às exigências do governo seja surpreendente, disse o analista de defesa David Perry, do Canadian Global Affairs Institute, isso também pode favorecer as afirmações do governo de que está realizando uma competição justa e imparcial para substituir os CF-18s.

“Isso indica que foi uma aquisição genuinamente competitiva, que o Canadá fez um grande esforço para garantir que fosse o caso”, disse ele.

Perry acrescentou: “Houve muita especulação sobre se um caça não americano poderia realmente ser um competidor real, dados os requisitos do Canadá para interoperabilidade com os Estados Unidos. Se eles ainda estão na competição, a Saab obviamente atingiu essa marca.”

O Saab Gripen E é um dos concorrentes pelo contrato de caças do Canadá

Mesmo assim, Jeff Collins, um especialista em compras militares da University of Prince Edward Island, disse que ainda há preocupações de longa data em alguns setores de que toda a competição tenha sido montada desde o início para selecionar o F-35.

A escolha de um caça diferente, acrescentou ele, representaria uma grande ruptura com os aliados mais próximos do Canadá, a maioria dos quais está comprando o F-35.

O Canadá se juntou aos EUA e outros aliados como parceiro no desenvolvimento do F-35 em 1997 e desde então pagou US$ 613 milhões para permanecer na mesa. Os parceiros obtêm um desconto na compra dos jatos e competem por bilhões de dólares em contratos associados à construção e manutenção dos mesmos.

O governo conservador de Stephen Harper então se comprometeu a comprar 65 jatos F-35 sem competição em 2010, antes que as preocupações com o custo e as capacidades do caça stealth o obrigassem a voltar à prancheta.

Os liberais prometeram em 2015 não comprar o F-35, mas lançar uma competição aberta para substituir os CF-18s. Posteriormente, eles planejaram comprar 18 Super Hornets sem competição como uma medida “provisória” para garantir que o Canadá tivesse aeronaves suficientes até que as substituições permanentes pudessem ser adquiridas.

Na época, alguns questionaram esse plano, sugerindo que os liberais estavam tentando encontrar uma maneira de comprometer o Canadá com o Super Hornet sem se abrir para um recurso legal da Lockheed Martin ou de qualquer outro fabricante de jatos.

Mas o governo cancelou o plano depois que a Boeing lançou uma disputa comercial com a empresa aeroespacial Bombardier de Montreal sobre os aviões C-Series desta última. Posteriormente, ele introduziu uma penalidade para empresas que buscam um contrato federal que iniciaram uma disputa comercial com o Canadá.

Collins questionou se a chamada “cláusula Boeing” desempenhou algum papel na competição de caça a jato, embora os funcionários tenham dito anteriormente que não era um fator, já que a disputa foi resolvida a favor da Bombardier em 2018.

Enquanto isso, o governo foi forçado a investir centenas de milhões de dólares adicionais na frota do CF-18 para mantê-lo voando até que um substituto possa ser entregue. O governo disse que planeja nomear um vencedor nos próximos meses, com o primeiro avião entregue em 2025.

O último avião deve ser entregue só 2032, quando os CF-18 já existirão há 50 anos.

FONTE: The Canadian Press

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