Comandante da Aeronáutica recebe os primeiros 4 caças F-39 Gripen operacionais da FAB na Suécia
O Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, Comandante da Aeronáutica, recebeu hoje (24/11), em nome da Força Aérea Brasileira, os 4 primeiros F-39 Gripen do Projeto F-X2 em Linköping, na Suécia.
O Comandante da Aeronáutica escreveu no Facebook: “é um privilégio, como Piloto de Caça e Comandante da Aeronáutica, representar todos os militares e civis que trabalharam tanto para que esse sonho se concretizasse.”
Uma esquadrilha de JAS 39E da Força Aérea Sueca sobrevoou a cerimônia de recebimento.
Eita, parece criança quando recebe um bolo de aniversário.
risos, risos,
Sorriso de orelha a orelha.
Parabéns FAB.
Que esse lote de 36 seja entregue e outros lotes sejam adquiridos. A imensidão do nosso território precisa de uma arma aérea que intimide possíveis aventureiros.
Pena que virão sem radar. Entendedores entenderão :).
E sem IRST! Hehehehehehe
Rsrsrs… Apesar da ironia sua colega, um importante é diferencial sistema na estrutura de combate do Gripen E que é sua inovadora arquitetura de guerra eletrônica com antenas passiva e ativa nas pontas das asas/lançador, aparentemente não está presentes nos caças gripen brasileiros, porém nos suecos sim… Bastante comparar as fotos dos Gripen E destinados ao Brasil e os a Suécia!
Alguém poderia informar o porque estes sistemas foram preteridos pela FAB?
https://www.aereo.jor.br/2021/02/03/video-o-sistema-de-guerra-eletronica-do-gripen-e-f/
Foto abaixo, em destaque vermelho caça gripen sueco com as antenas AESA MFS-EW e em destaque verde os gripens brasileiros sem as mesmas antenas ??
sua foto está explicada de forma errada, os gripen-E da parte de baixo sãos os da FAB,os de cima são dos Suecos…
Negativo. Os marcados em vermelho, são suecos. Os marcados em verde, são brasileiros. Observe os pó de de ponta de asas e os ficares das duas Forças Aéreas aplicados sobre as asas
Cocares*
Os nossos gripen são pé de boi basico (sem ar condicionado, sem vidro eletrico,sem direcao hidráulica !!!!
Ja os gripen suecos sao completao !!!!
Estarão com o mesmo pacote EW geral dos Gripens suecos.
Ricardo, de acordo com o Poggio, o nosso sistema é mais simples, então não é o mesmo pacote, aliás, pode até ser o mesmo pacote EW, só não será tão completo como os dos Suecos.
Por que virão sem radar?
Porque a FAB preteriu o radar para reduzir custos. Mas virão com ar condicionado reforçado para o nosso clima tropical
Sério que vc perguntou isso?
Isso e uma brincadeira aqui, por causa do alcance do radar, segundo alguns aqui e pouco alcance.
Como assim não tem radar? É serio isso?
Seríssimo. E muito grave
Caro José. É uma piada sobre o AMX e sobre uma discussão cansativa sobre o IRS, sem falar da camuflagem.
E agora a discussão cansativa será sobre o sistema de guerra eletrônica
Olá JT8D. Daqui a pouco o pessoal vai reclamar que tracionaram os aviões pelas ruas entre o porto e o aeroporto, incomodando o sono das pessoas com todo aquele barulho de trator cheio de giroflex amarelo
Fonte é CPTK ou de algum lugar confiável….
Que venham os 103 Gripens restantes!!! Tomara que a somatória dos lotes sejam os 108!!!
Acredito que virão sim, mais caças, mas não sem antes a FAB receber os primeiros F 39 operacionais e voá-los em diferentes regiões do país e diferentes estações do ano. Sabemos que o projeto e os caças já foram testados de tudo que é jeito, mas faz parte da filosofia e modo de agir militar. Talvez dentro de 1 ano após o início das operações pelos pilotos da FAB se tenha o início de uma nova negociação.
Não ocorrerá neste governo.
.
Talvez em um próximo, talvez.
Os 4 aviões vem de navio?
Ou eles vem voando para o Brasil? Neste caso, sugiro uma cobertura especial do Poder Aéreo.
Acredito que virá os 4 em navio, mas não de uma vez. Por exemplo, virão 2 no início de Janeiro e os outros no fim do mês.
Deveriam vir os quatro, os sul-africanos receberam quatro de uma vez só e não houve incidentes na entrega…
Foram levados até a África do Sul pelo cargueiro Achtergracht, de bandeira holandesa.
https://www.saairforce.co.za/news-and-events/984/saaf-takes-delivery-of-three-more-gripens#
https://www.saairforce.co.za/news-and-events/984/saaf-takes-delivery-of-three-more-gripens#
A navegação até a África do Sul não envolveu a travessia de um oceano e foi sempre, para um navio, próximo à costa.
“O processo de envio do FAB4101, FAB4102, FAB4103 e FAB4104 para o Brasil seguirá o mesmo procedimento do envio do FAB4100, via marítima até o Brasil e depois vão voando até Gavião Peixoto e, posteriormente, entregues ao 1° Grupo de Defesa Aérea (1° GDA).”
Desembarcarão em Navegantes?
Lindo!
Excelente! Quando teremos o primeiro tour pelas capitais?
Isso é equipamento de guerra pago com dinheiro público. Não é item de museu ou colecionador para fazer tour.
É a primeira vez em quanto tempo que adquirimos equipamento realmente novo?
Ainda por cima com participação de brasileiros no projeto?
Nos EUA, final esportiva –> formação de F-22;
Japão, após terremotos –>Envio de caças F-2;
O circo é importante algumas coisas são feitas pra inspirar!
Olá Carcará. Se for incluir a MB, os SBR foram adquiridos recentemente. Tem os helicópteros H225M para as três forças e o SH70 para a MB. Teve os KC390. Teve os C105. Teve os A29. Guarani para o EB. LMV para o EB. Astros2020.
Muito didático o comentário.
Mas eu só escrevi equipamento, então essa lista pode ficar enorme, conto com a contextualização e compreensão pelos exemplos que citei e assunto da matéria.
No SuperBowl desse ano, voaram um B-2, um B-52 e um B-1 Lancer em formação. Fod* pra cara***.
Só a força nuclear…
Os B-1 não levam mais armas nucleares há anos.
Força nuclear + o bombardeio com maior payload da história que não leva mais armas nucleares porque os americanos dizem que retiraram o sistema ABCDE genérico qualquer coisa que impossibilita a utilização de armamento nuclear, é verdade esse bilhete.
Retiraram o CRM-114 hehehehehe
https://www.aereo.jor.br/2017/06/13/bombardeiros-b-1b-b-2-e-b-52-juntos-pela-primeira-vez-na-europa/
“À esquerda, o B-1B Lancer, único bombardeiro não-nuclear da USAF. No centro, o bombardeiro stealth B-2 Spirit, e à direita, o B-52 Stratofortress, que tem estado em constante serviço por mais de cinco décadas.”
Bota mão no fogo, flanker ?
Não, não boto. Só comentei o que foi publicado. E tu, bota a mão no fogo na certeza de que eles mantém a capacidade nuclear?
Digamos que eu não me desesperaria pela perda da capacidade nuclear se os B2 e B52 desaparecessem…
Ta certo. Eu acho qie eles não estão utilizando armas nicleares nos B-1, mas acho também que essa capacidade pode retornar rapidamente, caso necessario.
Quem precisa de circo é o palhaço. Inspiração é outra coisa.
… Dá pra entender porque a maioria dos palhaços são deprimidos…
Olá Carcará. Lembrei daquele filme “O maior espetáculo da Terra”… por algum motivo, aquele filme me causa um certo mal estar (outro que me causa mal estar é “Um dia de treinamento” (Denzel Washington). São filmes ótimos, mas me perturbam muito.
Motociata com dinheiro público pode né !!!!!
Concordo, como eu pego com meu dinheiro,quero tour em Canoas kkkk
Oxi, qual o problema de fazer um tour? O contribuinte não pode nem ver o paga? Várias forças armadas fazem isso. Reclama das lagostas, vinhos ( que são ainda assim desperdiçados, quem trabalhou na marinha sabe)
Afinal, esse radomo é mais “caído” que o normal ou não?
Não.
Vem com radar AESA e IRST?
Sim, claro.
Permita-me discordar. A foto que mostra os quarto aviões voando lado a lado mostra leve diferença no radome. É um pouco mais abaulado em sua parte superior. Nariz adunco…rsrsrs…. Talvez uma diferença em relação aos protótipos e que será aplicada a todos os caças de produção, brasileiros e suecos.
Essa foto? Qual a diferença para todas as outras imagens do Gripen E mostradas até agora?? Os radomes são idênticos!!!
Não são! Que saco…
Então tá!!! Eu aprendi que a pior coisa é discutir com um teimoso!! Se tu acha que é diferente, mesmo com a imagem na tua cara, não posso fazer nada…fique com tuas certezas…..que saco….kkkkkkkkkkkkkkk
Sim.
Aparentemente parece ser um efeito de ângulo de uma imagem. Mas já tem gente afirmando que sim, houve uma alteração.
Na era da terra plana inventam de tudo rs
😉
Verdade, Galante….tô só esperando o Sérgio Luís aparecer…..mesmo com as imagens aí, ele vai dizer que o radome tá diferente….e ainda por cima, que é por conta do IRST….hehehehe
Afinação aerodinâmica normal no projeto antes da entrega
É o mesmo radome dos demais, desde 2008, quando voou o Gripen Demo e ele recebeu, em 2009, o radar Raven, para os testes de desenvolvimento.
Imagino os Gripen’s dizendo pra FAB;
“_ Bem vinda ao estado da arte da aviação de caça, bem vinda ao universo multirole !!!”
Fantástico !!!
Por gentileza algum colega do fórum teria a informação ou poderia explicar o porquê, o importante e diferencial sistema de guerra eletrônica do Gripen E com antenas AESA ativas e passiva nas pontas das asas/lançador, aparentemente não está presentes nos caças gripen brasileiros, porém nos suecos sim?!
Bastante comparar as fotos dos Gripen E destinados ao Brasil e os a Suécia!
Alguém poderia informar o porque estes sistemas foram preteridos pela FAB?
Não inventa moda. O sistema está ali. Os aviões são idênticos. A única diferença é no IFF
Não veio não, Foto destacando a diferença abaixo.. Em destaque vermelho gripes suecos com as antenas MFS-EW e em destaque verde os gripens brasileiros sem as mesmas antenas
Fiz uma pequena montagem mostrando mais de perto. Que tem diferença, tem.
A questão é: qual?
Excelente montagem Bk117, destacou bem
Para explicar melhor aos demais colegas a respeito da importância das antenas AESA MFS-EW na ponta das asas dos gripens em relação à toda sua inovadora arquitetura de guerra eletrônica desenvolvida exclusivamente para aeronave! Deixo aqui um trecho da melhor análise do Gripen E feita em língua portuguesa, destacando a inovadora suíte de guerra eletrônica do Gripen E/F; “Para obter o desempenho de ponta exigido pelo MFS-EW, a Saab projetou uma arquitetura de sistema de guerra eletrônica integrada com base em várias tecnologias de ponta, principalmente receptores digitais de banda ultra larga, dispositivos com Memória Digital de Radiofrequência (sigla em… Read more »
A lataria é a mesma, mais a aviônica (recheio eletrônico ) sao diferentes dos suecos !!!!
Excelente observação, pode ser alguma coisa, ou nada.
No pior dos casos ainda não está na hora do Brasil possuir tecnologia DRFM…
Brasil já usa pods EW com DRFM há um bom tempo.
Ricardo, diga mais…
Carcara, o Ricardo está falando do pod sky shield que é usado nos AMX.
Grato
Conhecendo as forças armadas brasileiras, o mais provável é que a FAB tenha decidido que o Brasil não precisa de um sistema como esse.
Por outro lado é um dos sistemas mais nevrálgicos de sobrevivência, no melhor dos casos o nosso possui uma arquitetura única e desenvolvida aqui.
Para o cenário de operação aqui na América do sul a Fab decidiu por nao adquirir esses sistema !!!!
Ja os suecos tem sistema porque o adversario (ameaça ) sao os russos !!!
Interessante é que aparentemente os caças Gripen destinados ao Brasil não vieram com o sistema de de guerra eletrônica de antenas AESA MFS-EW nas pontas da asa, diferente dos Gripen suecos que tem a arquitetura de guerra eletrônica completa!
Será que foi escolha da FAB não adquirir este inovador e importante sistema de combate e defesa da aeronave?
Se confirmado esta a falta deste importante item, o que afeta na performance dos nossos gripen em comparação aos gripen suecos no estado da arte?
A importância e inovadora arquitetura de guerra eletrônica do Gripen E/F ??
https://www.aereo.jor.br/2021/02/03/video-o-sistema-de-guerra-eletronica-do-gripen-e-f/
Possuem o mesmo pacote EW do Gripen sueco.
Não é aparente a citada diferença nos sensores de ponta da asa. Voce poderia especificar a sua fonte e quais seriam as iferenças visuais? O que há com certeza são algumas diferenças relativas às interfaces mecânicas destinadas à fixação/ejeção dos misseis, que nas versões da FAB tem que ser compatíveis com aqueles hoje utilizados.
Mesmo assim, entendo que a possível substituição dos trilhos pode ser realizada sem maiores problemas caso a FAB venha a dispensar o uso dos misseis atuais.
Cara, tu escreveu 5 comentários nesse tópico e mais cinco no tópico seguinte, sobre esse mesmo assunto. Calma! Todos já viram sua dúvida! Se tiver algo a ser dito pelos colegas, eles vão dizer!
Flanker, te lembras daquela dúvida nossa sobre o A-1AM FAB 5510 realmente ter sido entregue ao esquadrão Poker / Centauro: Positivo. Tem uma foto dele no Instagram da FAB, se não me engano.
Sim, Koprowski. Eu vi….tem tb aqui, no tópico sobre o Excon Tínia. E um amigo me mandou algumas que ele fez aqui em SM.
Show.
Seria apenas um comentário a respeito do tema! Porém infelizmente a página bugou aqui no iPhone é replicou umas três vezes…
Sem polêmica ou “flopar” os comentários!
Seguindo a navalha de Ockham, talvez só não esteja instalado, visto que os suecos vão ficar por lá mesmo, mas os brasileiros ainda vão ser embarcados.
Caramba! Tô gritando de alegria! Estou esperando este momento desde a assinatura do contrato!
ÉÉÉÉÉ TEEEEEEETRA!!! OLÊÊÊÊ OLÊ OLÊ OLÁ, VAI GRI-PEN!
Esta discussão sobre EW vai longe! Eu penso que a única diferença seja algum equipamento específico dos suecos e que não tenha sua partilha permitida com outros países. Isto não quer dizer, de modo algum, que nossos exemplares não virão equipados com suíte de EW. Inclusive, os Gripen serão os caças com maior capacidade de EW entre todos os caças da FAB, respeitando-se a idade e as épocas em que cada caça da FAB foi adquirido e posteriormente modernizado. O F-39 é muito mais próximo do “estado da arte” no mundo dos caças hoje, do que o Mirage III e… Read more »
Concordo e acrescento que isso ocorre desde a fundação da FAB já que os caças que foram operados na segunda guerra também não era o expoente do que havia de disponível na época.
Parabéns ao ten. Brig. Baptista, esperamos que a justiça seja feita ao CESD
Pra quem fez engenharia aeronáutica é nitido observar a diferença na parte inferior do radome em seu eixo longitudinal nesses últimos modelos. Pessoal mais leigo dificilmente vai notar a diferença, são poucos graus de inclinação e não, não é a lente da câmera.
Meu Deus….que teimosia….
Foram décadas de espera pela cereja do bolo , mais que agora chegam , parabéns a todos os profissionais que fazem parte desse magnífico projeto, que novamente elevam a FAB a patamares de onde ela nunca deveria ter saído, dia de orgulho .
Caça de 4 geração enquanto as potências mundiais já estão projetado seus caças de 6 geração.
99% dos países não precisam e não podem pagar para manter um 5ª Geração. Por que brasileiro acha que TEMOS que ter um caça de 5ª Geração, senão não serve?
Esse é o típico pensamento pequeno, ahh tá tudo ótimo, pra que mais? um único de propulsão nuclear que não poderá carregar nenhum artefato nuclear é que ficará pronta daqui a mais uma década também tá ótimo.
Pior que o complexo de vira-lata é a síndrome de anão.
Qual arma você tem em casa? Um Barret .50 ou um Sig .556?
Sem Radar é o mesmo que colocar um sniper cedo para acertar um alvo.kkkkkl
Sem radar? Explique-nos sua afirmação, por favor.
Olá Flanker…. sem radar, sem IRST, sem camuflagem, sem guerra eletrônica, sem bomba nuclear, sem canhão faser. sem piltoto (apertem os cintos), sem direção elétrica, sem câmera de ré, sem sensor de distância, sem pintura perolizada, sem rodas de liga-leve, sem extintor, sem kit de primeiros-socorros, sem placa-mercusul
Sem retrovisor elétrico, sem teto solar, sem nitro, sem néon embaixo do motor, sem GPS, sem painel multimedia… Enfim… Um FUSCA! Chocante!!
Camargo e Leandro….é bem isso……chega a ser cansativo….
Quer que eu desenhe ????
Ou será que o AESA e o IRST na versão brasileira ficaram embutidos no cockpit???
Não. Acho que desenhar tu não vai conseguir, pois pelo que se percebe, tu é cego, pois não enxerga o IRST presente sobre o nariz e à frente do parabrisa dos caças brasileiros. Por outro lado, parece que tu tens visão de raio-x, pois consegue enxergar sob o radome dos caças, para ver que eles não tem radar.!!
É cada uma que a gente vê por aqui……barbaridade….
Você que é representante do tal ” povo eleito ” tá afirmando que a versão brasileira é igual a versão sueca?
Nem desenhando você vai entender. aaff
“Você que é representante do tal ” povo eleito ” tá afirmando que a versão brasileira é igual a versão sueca?”
O que tu quis dizer com isso, cidadão??????
Quanto ao Gripen brasileiro ser idêntico ao sueco, eu não disse isso! Até porque cada país tem suas peculiaridades e exigências em determinados sistemas e equipamentos.
Quanto ao radar, se tu sabe de alguma coisa, fala! Tenha culhão! Fala e mostra o que está errado!!
Agora podemos dizer que temos uma aviação de caça de verdade !!!
Fico feliz. Um bom presente de natal.
Algo esta dando certo neste país.
Que ótimo, nada melhor que equipamento NOVO, parabéns para FAB!!!
Se não vem com o “veneno” “mata urso”, então a Venezuela vai continuar com superioridade aérea.
A camuflagem final será essa mesmo ou a FAB pode vir a mudá-la depois para o verde? Este cinza está mesmo bonito.
Olá Fewoz. A FAB mudou a pintura dos F103, dias A1, dos F5 e agora mudou a pintura dia T27. Pode acontecer de tudo… Até acontecer nada.
Para quem acompanhou as novelas dos programas FX, isso parece um sonho. É real mesmo?! E está dentro do cronograma inicial ou está adiantado? 4 caças é muita coisa.
Uma notícia boa: a decisão para fornecer 88 caças ao Canadá está agora entre a LM com o F-35A e a Saab com o Gripen-E.
Seria bom o Gripen vencer; no mínimo daria mais escala à Saab.
Novo caça de superioridade aérea para os desafios do Brasil. Proteger a pátria amada dos perigos no território nacional.
É impressionante a capacidade do brasileiro procurar cabelo em ovo!!!! Já vi coment´rios dizendo que o nariz dos nossos F-39 estão tortos para baixo!!!! Eita povinho!!!!