FAB conclui curso da aeronave KC-390 para tripulantes da Força Aérea Portuguesa
Ao longo de mais de dois meses, os militares portugueses estudaram teoria e prática da operação da aeronave KC-390 Millennium
A Base Aérea de Anápolis (BAAN) promoveu, nesta sexta-feira (19), a cerimônia alusiva à conclusão do Curso da Aeronave KC-390 para tripulantes da Força Aérea Portuguesa (FAP), resultado de um Acordo Bilateral celebrado entre o Brasil e Portugal.
O evento contou com a presença do Comandante da Logística e Presidente da Missão de Acompanhamento e Fiscalização do Programa KC-390 da FAP, Tenente General João Cartaxo Alves, bem como de membros da delegação portuguesa, que foram recebidos pelo Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Anápolis (GUARNAE-AN), Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez. Na ocasião, foram entregues os certificados aos novos operadores do vetor multimissão.
Ao longo de mais de dois meses, os militares portugueses percorreram todo o conteúdo programático teórico necessário à operação do KC-390 Millennium, bem como realizaram voos de adaptação e de treinamento em Transporte Aéreo Logístico em território brasileiro, somando mais de 60 horas voadas nas asas do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT).
Para o Tenente-Coronel Aviador Paulo Martins, da FAP, a formação no KC-390, ministrada pelo 1º GTT, é revestida de grande importância. “Ao longo destas 10 semanas presenciamos uma formação com elevados padrões de qualidade que culminaram hoje na nossa graduação. A todos os que contribuíram para a nossa formação, destaco o elevado profissionalismo, dedicação, e sólidos conhecimentos fundamentais para o sucesso do curso. Vamos continuar a cimentar esta cooperação no sentido de tornar o KC-390 uma referência para o transporte aéreo militar”, reputou o piloto.
Todas as instruções foram ministradas pelos militares do 1º GTT que transmitiram os conhecimentos operacionais, técnicos e de segurança os quais colaborarão para que os 2 pilotos e os dois Mestres de Carga recém formados efetuem a implantação da aeronave na Força Aérea Portuguesa.
Em suas palavras, Coronel Pestana expressou a honra da Força Aérea Brasileira (FAB) em receber a comitiva portuguesa e poder contribuir para o estreitamento das relações entre as forças, por meio do apoio à formação dos tripulantes e, futuramente, em possíveis treinamentos e exercícios conjuntos.
FONTE: Força Aérea Brasileira
Eu acho que o deles deve voar ainda esse ano. Também deve ser entregue nos primeiros meses de 2022.
Ainda resta a esperança de que sejam um sucesso na Europa, pois o Brasil mesmo curtiou o pedido. Quem viver, verá…
E a Itália? Vai ou não de KC 390?
Vai depender do exercito comprar os blindados italianos !!!!
A FAB está no direito dela, quer você queira ou não. Está na Lei, ponto. Agora, a FAB ter cortado o pedido, não significa que futuramente ela não venha fazer novos pedidos. Também não significa que por causa disso, o KC-390 não vai ter sucesso mundo a fora. O A-29ST tá aí pra provar isso. É só uma questão de tempo, pois tenho certeza absoluta de que o KC-390, assim como o A-29ST, fará parte do portfólio de aeronaves militares em vários países do mundo.
Na verdade o ST já é.
A Lei permite uma redução de até 25% no contrato, que tem de ser acordado. O que a FAB está fazendo é uma redução de 50%, portanto, não, a FAB não está no direito dela, tanto que a Embraer vai à Justiça, esta sim, no direito dela. A FAB pode futuramente fazer novos pedidos? Evidente que pode. Então porque ao invés de romper o contrato, porque foi o que ela fez, não renegociou a cadência de entrega? O KC390 pode fazer sucesso? Evidente que pode. Mas é evidente que a FAB nem o Governo do Brasil estão ajudando muito. Pelo… Read more »
“A FAB está no direito dela, quer você queira ou não. Está na Lei, ponto. ”
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é a FAB tem todo o direito de jogar o dinheiro dela (meu dinheiro) no lixo e ainda promover uma imagem péssima do aparelho passando a ideia de que ele ruim pq o comprador original não quer o numero de unidades que pediu…. .
Sonhando e babando né? Sucesso na Europa? Esse ai já foi….
Olha se não fosse caro manter, eu até comprava um.
Mas, tem um grande potencial o KC.
Só temos que encaixar uma venda significativa.
Você pode optar por comprar um P-3, que a FAB está vendendo como sucata.
E alguém vai perguntar: a FAB não está se preparando para no futuro substituir os P-3?
Evidente que não. Quando chegar a hora vamos procurar alguma sucata em algum lugar.
Olá Colegas. Eu sinceramente perdi o interesse no KC390. A FAB conseguiu tirar qualquer brilho nos olhos pelo programa.
Então você nunca gostou do programa, vamos ser sinceros. Se você não consegue enxergar o potencial dessa aeronave.
Não, achamos o projeto lindo.
Mas, não somos bonecos amestrados para bater palma por qualquer coisa e sempre pró governo.
Bah Tche, onde está seu patriotismo.
Me lembra a esquerda. O que´e isso cumpanheiro!!
Direita e Esquerda se merecem.
Alias, o que seria da direita sem a esquerda, e vice versa.
Cara, que comentário sem sentido. Pelo amor.
A aeronave é fantástica, mas se o próprio país onde ela foi criada reduz suas encomendas, realmente é de “tirar o brilho dos olhos”, como bem disse o Camargoer. A auto-sabotagem é o eterno problema do Brasil.
Olá Fewoz. Exato.
Olá Matheus. O que escrevi foi que a FAB acabou com meu interesse pelo programa. Leia de novo e com calma.
Para alguns afobados que tem problema de interpretação é preciso desenhar, alias não é só a FAB tem mais programas que desanima enquanto o peculateiro ocupa a cadeira da presidência.
Boatos que o nome é C-390 pq custou o mesmo que 3x C-130, rsrs…
Olá Bardini. A piada é boa. Riso. CCC390. Eu prefiro evitar o KKK porque pode parecer coisa de extremista racial ou aquela risada tosca de whatsapp
Lembrei do AMX, chamado de F-32 por equivaler a 2xF-16 em $$$$ (piada da época)
ESPERO QUE A FAB CUMPRA COM SEU CONTRATO COM A EMBRAER, A INDUSTRIA NASCIONAL DEPENDE DISSO, OU SE NÃO O KC 390 VAI SER UM FIASCO
ESPERO QUE A FAB CUMPRA O CONTRATO DO KC390 COM A EMBRAER OU SE NÃO VAI DER UM TIPO NO PE DO KC 390
O nome correto do avião nào é C-390 ?
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KC-390 não é o nome da versão reabastecedora ?
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Olá MK. Inicialmente, o nome do programa era CX ou CLX, depois virou KC390 porque já estava sendo projetado desde o início como abastecedor. A versão C390 veio no fim, caso o cliente abra mao da capacidade de reabastecimento. Com a desistência da FAB de adquirir 13 unidades das 28 contratadas, eu devia apelidar a aeronave de KC377.
Oi Camargo.
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Legal.
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Obrigado.
A Embraer tem um excelente produto para concorrer nesse segmento, o problema não é o KC o problema tem endereço, ainda bem que tem data de vencimento, em 2023 caterva em Bangu 1 ou seria melhor na papuda.