Operar o Gripen trouxe novos desafios aos pilotos de teste da Força Aérea Brasileira.

Esses pilotos precisam ter total conhecimento dos sistemas do caça, o que exige um extenso programa de treinamentos.

Confira no 3º episódio da websérie como é o processo de preparação para pilotar o Gripen Brasileiro.

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
NashArrow

Muito bom… um fato interessante e meio correlato, é que em muitos acidentes da F1 os pilotos sofrem um impacto que resulta em uma força g gigantesca. Só para se ter uma ideia, quando o dick vigaris… quer dizer Lewis Hamilton bateu no Vertappen no GP da Grã-Bretanha este ano, o Max sofreu um impacto de 51g; naquele acidente do Grosjean ano passado, o mesmo teve que aguentar 67g; no acidente fatal do Jules Bianchi em 2014, foi registrado incríveis 254g.

Matheus

Gripen E 6003 e 6011 (primeiro de produção pra força aérea Sueca)

Matheus

6011 e 6003

Marcos10

Muito bom.
Só espero que fiquem somente nesses 36 Gripens.

Leandro Costa

Por que espera que fique apenas no primeiro lote?

Marcos10

Para quê você quer mais?

Marcos10

Vamos lá! Um dia após o GF quebrar o contrato com a Embraer para fornecimento dis KC390, é anunciado aumento salarial para todo o funcionalismo público. Entenda-se: cortaram a compra das aeronaves psra bancar parte do aumento salarial. O então Ministro da Fazenda Joaquim Levy estava em plena negociação com a SAAB e o Governo Sueco para reduzir a taxa de juros no financiamento dos Gripens, quando foi pego surpresa com a informação que a FAB havia assinado o contrato sem negociar os juros, fazendo com que o custo total ficasse 1 bilhão de alguma coisa maus caro do que… Read more »

Leandro Costa

Ok, então eu suponho que, devido à más decisões feitas por alguma administração, seja do GF, seja da FAB, você quer simplesmente parar com um projeto de Estado, que beneficia o país? Eu quero mais Gripens. De preferência amis 72 aeronaves. Sei que se tiver muita sorte vão pintar mais 36 divididas em dois lotes. Um de 24 e outro de 12 aeronaves, mas é bem provável que apenas mais um lote de 24 aeronaves seja contratado. Mas enquanto isso a linha de produção fica aberta, empregos qualificados são mantidos, vai deixando aberta a possibilidade de exportação e ampliação da… Read more »

Marcos10

Que exportação?
Se houver alguma exportação vai ser da Suécia.
E que projeto inteiramente novo?

Rui

Leandro, louvável sua paciência mas desista, tipos assim são irrecuperáveis.

Leandro Costa

Obrigado Rui, mas eu desisti já. Só não sei o que ele ainda está fazendo comentando por aqui, já que a mentalidade dele parece indicar uma finalidade que torna qualquer debate irrelevante.

Mayuan

Parei de ler em “quebrou o contrato”. Não tenho muita paciência nem pra burrice nem pra desonestidade intelectual.

Welington S.

Muito bom!

Uma dúvida… o capacete que os pilotos estão usando lá, é o mesmo que será usado aqui ou diferente? Alguém tem informações?

Marcelo

A lataria é a mesma,o recheio eletrônico (aviônica) são diferente !!!! O nosso gripe é o básico pé de boi !!!
O gripen dos suecos são completao !!!!

Leandro Costa

Fonte?

Victor Filipe

12, Arial
Vozes, da minha cabeça
Di Trevi, Fontana.

Acredito que sejam essas Leandro.

Leandro Costa

Provável mesmo…

Welington S.

O F-39 Gripen com pilotos brasileiro altamente capacitados, dará um belo show na próxima CRUZEX, hein!? Acredito que os dois caças de ponta que estará na próxima CRUZEX, obviamente será o F-39 Gripen e o Rafale.

Rinaldo Nery

A FAB não tem mais interesse em realizar CRUZEX. Por enquanto. Já aprendemos o que precisavámos.

Matheus

Vai ir treinar fora? Seria interessante ir pro Red Flag.

Matheus

Tava sumido coroné. Kkkkk

Last edited 3 anos atrás by Matheus
carcara_br

Hipoteticamente se nós já não soubéssemos tudo que há pra saber, e resolvêssemos convidar algum país pra participar como seria a lista de convidados? Quem de fato viria?

Leandro Costa

Isso se não convidarmos mais ninguém com algo de ponta, também. Mas acredito que, incialmente, não usaríamos os Gripen na Cruzex para termos tempo de desenvolvermos melhor a aeronave dentro da FAB para depois testarmos os conceitos e doutrina na Cruzez e fazermos os ajustes que forem considerados necessários. Vai ser bastante interessante ver o desenrolar disso.

Adriano Madureira

Off-Topic:

Alguém sabe qual é o preço unitário do Gripen-E para a FAB?

Depois de ler uma matéria sobre a competição finlandesa,me veio a dúvida.

“Com 1,5 bilhão de euros deste total alocado para armas e 1 bilhão de euros nas duas plataformas GlobalEye, a Saab está fornecendo 64 caças Gripen E por 6,5 bilhões de euros.
A 100 milhões de euros por aeronave, a Saab está enviando a mensagem de que, em comparação com o Rafale, “o dobro do número de caças [estão sendo] vendidos pela metade do custo”.

Reinaldo Deprera

Acabei de maratonar a playlist. Muito bom:
https://youtube.com/c/SaabdoBrasil