Caça Su-75 Checkmate terá versão não tripulada
A estatal russa “Rostec” apresentou pela primeira vez uma modificação não tripulada do caça Checkmate durante o show aéreo internacional Dubai Airshow 2021.
A versão não tripulada da aeronave tática leve da quinta geração Checkmate, desenvolvida pela empresa Sukhoi da United Aircraft Corporation está no novo vídeo promocional do avião.
O vídeo publicado demonstra a interação entre as versões tripulada e não tripulada da aeronave, correspondendo ao conceito MUM-T (Manned-Unmanned Teaming).
A aeronave tática leve Checkmate foi apresentada pela primeira vez no MAKS 2021. A apresentação do caça no exterior aconteceu no Dubai Airshow 2021.
A mostra internacional Dubai Airshow 2021 acontece de 14 a 18 de novembro nos Emirados Árabes Unidos.
FONTE: TASS
Desenvolvimento interessante.
Pode, no mínimo, trazer uma grande redução de custos devido a uma escala de produção maior.
Teve uma versão de dois lugares também o que pode gerar uma situação inusitada do segundo piloto controlar o mesmo modelo de aeronave que estiver voando.
Drone de altíssimo desempenho, que fará companhia ao S-70.
Será que teremos uma intracompetição entre os dois modelos russos?
Igual o F-15SE?
Pelo que vi no video ele vai ter um “controlinho” tipo aquele da positron para ligar/desligar o alarme que também sobe os vidros e desliga o som 🙂
Tirando isso acho essa solução design usada pela “Rostec”nesse caça muito interessante… E qualquer caça projetado hoje do zero deve mesmo prever uma versão não tripulada.
Alguma notícia em relação ao UCAV da Embraer? No início do ano foi assinado um memorando entre FAB e Embraer para o estudo de aeronaves não tripuladas.
Será que depois do imbróglio recente em relação ao KC-390 o memorando segue firme?
https://amp.aereo.jor.br/2021/04/23/embraer-e-forca-aerea-brasileira-assinam-memorando-que-visa-estudo-de-aeronaves-nao-tripuladas/
Uma coisa é o memorando que a FAB assinou com a EMBRAER. Outra, é o KC-390. Uma coisa não liga com a outra. E não existe notícias, pois como dito, assinaram somente um memorando.
Na verdade o cliente mau pagador é quebrador de contrato é o mesmo.
Não concordo com todas as palavras do cmdt lá no texto direcionado a embraer, mas em alguma medida ele tem razão ao lembrar toda a história conjunta entre a FAB, embraer e instituições de excelência de ensino e pesquisa no Brasil. Não faz sentido uma atitude revanchista por parte da empresa muito menos a contaminação de outros projetos.
Entao se voce tem uma empresa e se um cliente seu la longe no passado te ajudou (e tambem te deu o tombo varias vezes) quebra um contrato vultuoso desse , voce leva na boa e fala “puxa amiguinho que bom contar com voce”?
Não estou livrando o FAB no caso dos KC, mas fazer cumprir o contrato é uma coisa, outra é retaliar em outros projetos.
A Embraer vai ter um prejuízo de +- 900M a 1Bi por causa dessa quebra de contrato, se eu fosse a empresa, eu estaria com ódio da FAB/Governo também
Não. O espaço que o piloto ocupa no cockpit é usado para os sistemas de controle da aeronave e sistemas de receptação de sinais, antena para sinais de satélite e mais e mais computadores. Pode ser até o caso de tanque adicional. Não é simples assim retirar um piloto de uma aeronave desse porte e com essas capacidades..
Mas ai Roberto, você está falando de um alvo, não de uma aeronave de ultima geração com sensores específicos para a missão que cumprirá.
Acredito que estes drones de guerra desenvolvidos hoje sejam projetos inspirados nas sondas extraterrestres…na ufologia as chamadas “sondas” se referem aos artefatos voadores não tripulados que costumam acompanhar as naves tripuladas…atuando como sentinelas e como veículos de reconhecimento…os drones de combate são projetados para assumir o mesmo papel que o destes veículos de apoio… as sondas ufológicas são, em geral, pequenos objetos, muitas vezes esféricos que podem aumentar ou diminuir de tamanho, mudar de cor e, que parecem ser autocontrolados…estes artefatos podem ter entre 50 e 80cm de diâmetro, mas têm a incrível capacidade de diminuir ou aumentar de tamanho…e… Read more »
Qual o propósito de um caça não tripulado se a Rússia ja ta prozindo um drone o S 70 ?
S-70 é subsonico , pouca manobrabilidade , ideal para ataque ao solo ou marítimo ou para coletar inteligência, e tem muito mais autonomia. E este aí seria como um ala dos caças tripulados para combate aéreo.
Parabéns ao Governo Russo que dá prioridade a sua indústria.
Marcos, o Checkmate está sendo totalmente desenvolvido e bancado pela ROSTEC, pelo menos em relação à informações oficiais. É um dos motivos pelos quais eu não acredito que ele vá para a frente se não encontrarem um parceiro externo, mas a Rússia provavelmente pode encomendar um número pequeno de unidades para ‘alavancar a produção’ como sempre.
A TASS fala que a versão sem piloto tem o interesse dos militares russos.
Que provavelmente vai depender da versão com piloto para ir pra frente de qualquer forma.
Os russos estão bem empolgados com esse caça, na época do Su-57 não vi tanta empolgação assim.
Estão fazendo bastante propaganda com esse Checkmate, a propaganda é a alma do negócio.
Vai ver o nome é realmente adequado, o su-57 pode muito bem ter sido um sacrifício da rainha.
Ótimo comentário!
É que esse tem um mercado externo mais favorável. É menor, mais barato e terá um custo de desenvolvimento menor. Segue trecho do Market Watch sobre o projeto. Uma representação digital em escala do caça ao lado do Su-57 mostrou que ele tinha um comprimento e envergadura apenas cerca de 13% menor do que o Su-57, indicando que provavelmente seria um peso médio em vez de uma plataforma leve. As duas aeronaves compartilham um grande negócio que tem sido fundamental para manter os custos de pesquisa e desenvolvimento do Checkmate baixos, já que ele usará essencialmente as mesmas tecnologias do Su-57,… Read more »
Antoniokings, pode ser, mas eu ainda acho que estão muito empolgados com esse caça, talvez eu esteja errado, vamos ver como será o futuro dele.
O problema é se o apartamento entregue for caro, condomínio estratosférico, com problemas elétricos, vazamentos no banheiro e na cozinha, os elevadores não funcionam e, para piorar, a vizinhança é problemática e pouco confiável.
E o corretor ainda insiste em ganhar um pouco mais.
Pessoal vai todo para o lançamento.
Novinho.
sonha que funciona como deveria
Capitalista não coloca dinheiro bom em produto ruim.
Até prefere investir dinheiro em algo novo, que dê retorno ao investimento.
Agora, o que se sabe é que este produto antigo só vende às custas de um de grande orçamento (atualmente de mais de 700 bi anuais) que não se sabe até quando será viável utilizar.
Eu, particularmente, não faço muita fé.
Esperemos os desdobramentos.
Estou otimista.
Dessa vez, vou discordar de você, Kings. Às vezes, capitalista coloca dinheiro em produto ruim sim, principalmente se o produto for uma mentira e ainda amparada por um governo. Algo que funciona na propaganda, mas não na realidade. Vide F35, Mas discordo só um pouquinho, viu? não fica chateado comigo, vc é 10, fala coisas com muita propriedade.
As possibilidades de mercado são muito boas, principalmente no O.M.
Notícias recentes dão conta do incremento de negócios russos na região, com a compra de campos de petróleo no Iraque e de gás no Irã por parte dos russos.
oilprice.com/Energy/Energy-General/Russias-Biggest-Move-Yet-To-Take-Control-Of-The-European-Gas-Market.html
A Rússia está alcançando posição de grande destaque nesses campos e espera-se grandes negócios com o Irã, inclusive com membros da IRGC que administram alguma empresas e vão colocar uma exorbitante quantia nos cofres da Instituição.
Talvez seja pelo fato de ser o primeiro caça monomotor desde o mig-27,além dos demais avanços.
Doeu, né?
a enorme dificuldade que o russos estão tendo em produzir unidades de seus novos projetos, e coloca-los em operação contrasta com o ótimo marketing que eles fazem.
No mundo real, estão muito atrás do chineses e estão tentando recuperar sua imagem com protótipos e maquetes, mas não conseguem sair disso.
Ilude os baba-ovos tupiniquins e só.
Agora foi que deu, a Sukoi quer colocar um produto novo no mercado e por isso fizeram a propaganda, ou é tudo pra te enganar roberto, mas você é mais esperto não se deixou enganar, passou as pernas nos russos… boa.
Lista de equipamentos russos fantásticos de terra, mar e ar (existentes e projetos/protótipos).
Su-57, Su-75, SARMAT, S-400, S-500, S-550, Okhotnik, Armata, Terminator, TOS-1 Buratino, Zircon, Avangard, Khinzal, Poseidon, Borei, Akula, Yasen e por aí vai (devo ter esquecido de várias armas).
Percebe-se claramente que os russos avançaram muito rápido e deixaram para trás os americanos em diversos campos de atuação militar.
E como desgraça pouca é bobagem, os EUA ainda terão de enfrentar a China que, provavelmente, é mais poderosa ainda com inesgotáveis recursos financeiros e humanos.
É!
Tá difícil
Kings seu provocador!
A minha árdua missão de chamar os iludidos à realidade.
rsrs
SDS
E hoje os russos utilizaram uma arma anti-satélite para destruir um dos seus equipamentos.
Os americanos foram à loucura.
Parecem que estão à beira de um ataque de nervos.
Putin está levando com maestria a sua estratégia de esgarçar as forças americanas em diversas frentes fazendo aumentar ainda mais os gastos militares do inimigo que estão pesando nas contas nacionais.
O sujeito é um gênio.
Outra demonstração de irresponsabilidade Russa em relação ao espaço, que colocou em risco a ISS e a estação espacial chinesa em construção.
A isso se dá o nome de russice. Destruír um satélite em órbita estável gerando milhares de fragmentos que se deslocam a 8 km/ s e que permanecerão em órbita por séculos é a russice perfeita.
Algum se chocou ? Quando os EUA testaram o seu vc tbm criticou ?
Redpil inimigo do estado defensor das liberdades, Eu não costumo ver seres invisíveis zombeteiros do folclore brasileiro mas vou abrir exceção pra você dessa vez tendo em vista que o fiz para seu amigo pertencente à realeza. Quando o SM-3 atingiu o satélite americano em 2013 ele estava decaindo sua órbita e numa altura bem baixa onde não existiam satélites. A velocidade do satélite na hora do impacto somada à velocidade estimada dos fragmentos provocada pela explosão não seria suficiente para mantê-los em órbita estável. Em alguns dias e no máximo alguns meses todos reentraram na atmosfera e foram vaporizados.… Read more »
E o foguete chinês que cairia numa metrópole meses trás ? onde foi Cidade do México ? Dubai ? Aprenda a diferenciar narrativa de demonização de realidade filho.
Quer dizer que nós não temos certeza se os americanos realmente conseguem abater satélites em orbitas porque eles acertaram um já a baixa altitude? parece blefe então….
Irresponsabilidade até com o proprio cosmonauta russo que está na ISS.
Sim, tem dois Russos lá.
A ISS iria ser atingida, assim como o foguete Chinês iria cair em uma metrópole na hora do rush, a Aliança do Norte iria destruir o Taleban, A Evergrande selaria o fim da China etc etc..
Foi exatamente assim que a União Soviética sucumbiu.Nao conseguiu competir em várias frentes ao mesmo tempo.
Vai falir amanhã a Rússia.
Já sabemos o que vai rodar em caso de conflito na ucrânia ou Belarus caso se utilizem satélites pra controlar Drones.
Deixa eu colocar a listinha dos equipamentos americanos fantásticos de terra, mar e ar (existentes e projetos/protótipos). – bombardeiro B-21, SSBN Columbia; ICBM GBSD; míssil ar-sup LRSO, caça de 6ª geração NGAD, fragata FFG-X míssil ar-sup JASSM-XR; míssil ar-sup ARRW AGM-183A míssil sup-sup LRHW míssil sup-sup CPS míssil ar-sup AARGM-ER/SiAW míssil ar-ar AIM-260 drone furtivo RQ-180 drone furtivo MQ-25 de reabastecimento míssil SM-6 míssil SM-6 Block IB míssil sup-sup PrSM convertiplano Bell V280 helicóptero composto SB-1 Defiant míssil SM-3 Block IIA míssil NGI SSGN Virginia Block V míssil LRASM “foguete” guiado GMLRS-ER míssil sup-sup Tomahawk Block V veículo de combate… Read more »
Block blá blá blá
Desista.
Vc perdeu.
Os Russo ainda não têm em operação uma frota com números razoáveis de aviões de 5G e de blindados modernos. Mísseis hiper ainda não estão operacionais.
É sempre a mesma história. A Rússia não consegue acompanhar os EUA. Isto porque não tem uma economia/indústria com recursos suficientes para produzirem estes produtos.
Basta fazer um comparação entre o material obsoleto e o material moderno.
Por cada T14 tem 200 T72. O T15 terá de substituir milhares de BMP-2. Como não têm a capacidade de produção estão a “atualizar” modelos com 60 anos.
“mísseis hiper ainda não estão operacionais”.
Vai para Disneylândia, viver seu conto de fadas
O que para si significa a palavra operacional?
Pera aí né especialista!!! Vamos arrumar essa bagunça…
Só T-72 é dos anos 70 assim como os T-80 e T90 anos 80/ 90… O Abrams, Bradley anos 70/80 senso modernizados valem também nessa história de antigo e modernizando.
Não importa se os russos estão só com 100 unidades dos T-14 por hora… Os americanos e ocidente nao possuem nada perto.
Pro te T-15 o mesmo fato…
Os russos operam uma boa quantidade de BMP-3 e BMD-4M umas 1400+- unidades somados e ainda recebendo… mais uns 2mil BMP-2 em várias versões
Não está a perceber a questão. Quantos modelos de MBT tem os EUA? Os Russos não têm capacidade para produzir/substituir os seus modelos e só lhes resta fazer pequenas alterações em modelos há já muito ultrapassados. Veja a quantidade de modelos nos seus diferentes ramos, artilharia, anfíbios, etc… E não me parece que o T14 seja assim tão melhor que um Abrams A2 SEP. E era suposto terem já em 2022, 2000 blindados. E não os 100 de testes operacionais. E quantos T15 existem? A guerra na Chechénia mostrou que os MBT antes do T90 já não eram viáveis em… Read more »
É sério isso ?!
Comecei a ler e parei no Su57.
Continue.
Vc vai se surpreender.
Agora, o difícil e ler Block tal, tal e tal.
Parafraseando Cazuza.
‘Eu vejo um museu de grandes novidades’.
Surpreender com o que? Tu começou a lista com um caça que ta mais atrasado que noiva pro casamento.
O que realmente me surpreendo e tu nao ir embora do Brasil, ir pra esses paises considerados por ti, paraísos. Isso sim que é surpreendente.
Muito projetos e poucas operacionais. O departamento de marketing deles está trabalhando firme.
Primeira vez que reparo nas tomadas de ar nos ruddervators, alguém sabe a finalidade?
bem observado, estariam ligados a algum sistema de mistura de gases? Sensores? Regime de Voo?
O su-57 também tem , e a direita é diferente da esquerda. Só olhar no caça de produção ou o último protótipo. Provavelmente é para resfriar alguma coisa. Só Deus e os russos sabem pra que.
Talvez resfriar aviônicos na cauda ou ainda resfriar a saída do bocal do motor para providenciar regimes de vôo em velocidades mais altas durante mais tempo.
De qualquer forma elas aumentam a assinatura radar, então pode ser que nas versões finais essas entradas de ar tomem outro formato.
Poderiam chamar a versão não tripulado do Chekmate de “CYLON”. 🙂
Hehehehe boa!
Uau…
.
Mais uma maquete russa.
.
Se montar um calendário, da uma por mês. Qual será a maquete de Dezembro?
Nossa… e fala o grande especialista sobre tecnologia e Rússia! Brasileiro é tão avançado na tecnologia da opinião sem conhecimento! Hahaha… e não é só porque é Rússia, Estados Unidos, China.. Não tendo capacidades minima de p&D, conhecimento pra fabricar ou revolucionar… Vive na aba dos grandes jogadores por atenção ou pendurado no saco. Mas no fundo não passa do grupo do fundo sem significância classe peão. Temos a Embraer… mas qualquer boicote dos USA ou UE e ela acaba de vez. Não dominamos e fabricamos nenhuma das tecnologias sensíveis. Mas a culpa é o governante vai falar : Por… Read more »
A Russia testou anteontem uma arma antisatélite. Os astronautas da Estação espacial estão nas capsulas Soyuz e Dragon como medida de segurança. Se a estação for atingida eles pulam fora kkk
kkkkk
Putin enlouquecendo os americanos.
Daqui a pouco, começa o segundo ato: Jinping.
A Rússia não apenas não se interessou em participar da COP 26 (assim como a China), como também mostrou que não está nem aí executando esse teste que simplesmente aumentou significativamente o número de lixo espacial em órbita. Realmente algo digno de parabéns.
O que uns chamam de uma espécie de ‘tacada de mestre’ outros chamariam de ‘bolsonice.’
Evidentemente que Putin e Jiping não iriam participar de um evento que foi preparado para tentar dar protagonismo aos EUA.
Ficaram em seus países fazendo o que deve ser feito.
Pensam que os dois são amadores?
Os dois maiores players da atualidade, engraçado como a galerinha daqui engole o papo da Greta, que aliás mandou pedir mais carvão pro Putin ..
Não são amadores, mas certamente não são infalíveis. Eis uma excelente oportunidade de ganharem um pouco mais de simpatia Mundial, aparecerem como opções viáveis de diálogo e novas tecnologias limpas, ganhando ainda mais pessoas como você para o lado deles. Porém… só ganharam ainda mais antipatia, aumentando o nível de desconfiança e antagonismo. Até os Soviéticos eram melhores nesse tipo de coisa hehehehe. Mas é aquela coisa. Se são os EUA ou o Brasil à faltar, seria você que estaria criticando antes de qualquer pessoa, exaltando os feitos Russos e Chineses na área ambiental em prol de uma humanidade longeva… Read more »
Já está andando de carro a energia solar ?
E qual é a relevância disso?
Como você é sábio, inteligente, conhecedor de tecnologias! Só uma pergunta: porque não está trabalhando para a NASA ou a USAF? Eles pagam uma fortuna e dão green card para pessoas como você.
OFF TOPIC: BREAKING NEWS
F-35 cai no Mediterrâneo
https://www.theguardian.com/uk-news/2021/nov/17/british-f35-jet-crashes-into-mediterranean?CMP=fb_gu&utm_medium=Social&utm_source=Facebook&fbclid=IwAR1U_QPaSP5b_2bnDdpwRiete1A5wZDrZXcTE9gnXnWhfIS1UkBhTxetHms#Echobox=1637166445
E o interessante foi a declaração dos ingleses dizendo que recuperariam os destroços para que não caiam em mãos de inimigos, como a Rússia.
Na boa.
kkkkkkkkkkk
Os caças russos podem parecer não ser tão avançados quanto os americanos, mas para um país que tem um orçamento de 90 bi Bidens eles estão muito bem obrigado.