Embraer tomará medidas legais sobre decisão da União de reduzir compra do KC-390
Aeronáutica decidiu nesta quinta-feira, unilateralmente, reduzir o contrato firmado com a Embraer para a compra de aeronaves
A Embraer (EMBR3) confirmou nesta sexta-feira (12) que tomou conhecimento da decisão da União de reduzir unilateralmente em 25% o valor total dos Contratos de compra do KC-390, firmados em 2014, mas diz que não foi notificada. “Tão logo seja formalmente notificada pela União, a companhia buscará as medidas legais relativas ao reequilíbrio econômico e financeiro dos contratos, bem como avaliará os efeitos da redução em seus negócios e resultados”, diz a empresa.
Conforme reportagem do Estadão/Broadcast, a Aeronáutica decidiu nesta quinta-feira, unilateralmente, reduzir o contrato firmado com a Embraer para a compra de aeronaves do modelo KC-390 Millennium, para o transporte de carga.
Segundo a Embraer, os contratos contemplam o fornecimento de 28 aeronaves KC-390 para a União. “A Embraer reitera seu papel de parceira estratégica da Força Aérea Brasileira no desenvolvimento e implantação de soluções e produtos tecnológicos de alto valor agregado, parceria estabelecida há mais de 50 anos”, destaca.
A empresa reforçou ainda seu compromisso com o projeto KC-390/C-390 Millennium, aeronave multimissão de nova geração, bem como sua crença no potencial de exportação deste produto, que traz inovações únicas em sua categoria e que já foi adquirido por duas nações europeias.
FONTE: Estadão, via Infomoney
Começou a novela. É uma questão de tempo para chegar a redução do Gripen NG.
Cortem o caviar e o vinho do Porto, que os pedidos serão mantidos.
Pelo contrário. A intenção desse corte é justamente garantir o cumprimento do contrato do Gripen.
Então pq contratou ambos? O KC390 é incrível. Mas é uma realidade de desenvolvimento fora da realidade brasileira. A grande dúvida da FAB é: comprar leite condensado ou cumprir o contratos estratégicos.
Putz, pior do que ler isso é ser cego!!!
Pior são as pessoas que perderão o emprego. A propósito, a FAB faz seu próprio doce de leite.
https://www.linkedin.com/pulse/fazenda-da-aeron%C3%A1utica-produz-alimentos-manoela-pires/?originalSubdomain=pt
Quando o a FAB contratou o KC-390 essa era a capa da The Economist.
Nada mais do que bons ventos externos com a demanda crescente de matérias primas pela China, mas não teve desenvolvimento real nenhum aí.
Pouco tempo depois veio essa.
https://istoe.com.br/the-economist-diz-que-bolsonaro-e-ruim-para-a-economia-do-brasil/
Bom para a economia é o lula ou qualquer embuste comandado por ele, né? A economia com o lula ia tão bem que a ordem era fazer obras caras, mesmo que nem saíssem do papel ou que demorassem mais de 10 anos para ficar prontas, mas sempre garantindo os 30%. A Petrobras ia tão bem que resolveram comprar uma refinaria improdutiva pagando muitas vezes o valor de mercado, mas garantindo os 30%. Até a Copa e as Olímpiadas foram no Brasil. Ah, que alegria? Fazer bonito para os outros e ser roubado por um governo que prometia até trem bala… Read more »
Governo atual economizou tanto e não vemos melhoras..ùnica coisa que sabem fazer é tirar direitos trabalhistas e invadirem terras para o Agro. Afinal para que industria aqui se temos carne e banana?
Não humilhe !!!
Voltamos para década de 80, clara realidade.
Contrato feito em 2014. Quem contratou?
A grande questão foi a queda brutal de arrecadação devido a tomadas de decisão equivocadas pelas equipes econômicas que sucederam a Dilma, simples assim! Você diminuir direitos trabalhistas, previdenciários, dar incentivo fiscal para importação de produtos ligados a cadeia de petróleo e gás, etc. acaba diminuindo arrecadação, pois quando o cinto aperta, ninguém gasta e se ninguém gastar no Brasil a arrecadação despenca. Os militares e o judiciário fizeram de tudo pra ficar de fora das maravilhosas reformas, não fizeram? Então é porque a situação por lá esta ótima. eles deveriam estar pagando as coisas até adiantado, mas não, fizeram… Read more »
Mas o aumento salarial para “us ofissiais” iniciado no Temer foi sancionado e CÚmprido no atual governo.
Pobre pátria.
Perfeito, Rafael. O PIB dos últimos anos foi horrível, mesmo com essas reformas “milagrosas”! E isso é com o “Brasil acima de todos”! Imagine se não fosse!
Concentração de renda. Ùnica realidade com esse atual governo.
Clésio, gostaria de ter otimismo semelhante ao seu.
Acho que os cortes vão chegar ao Gripen.
O Brasil tem um bela fama de simplesmente não cumprir contratos… E vivemos assistindo projetos serem cancelados…
Por essas e outras… Eu sempre achei que o melhor era comprar o F-16 mesmo, que poderia ser vendido pela metade do preço… Dobrando o número de caças disponíveis !
Dificil acreditar que tenhamos dinheiro para desenvolver o projeto do Gripen, já que não conseguimos pagar nem um punhadinho de KC-390 !
Se o país fosse minimamente bem administrado teria dinheiro sim.
Mas vc quer o quê?
Se no paįs da farra pública, o próprio ministro da economia esconde sua grana em paraíso fiscal.
Dinheiro tem.
O problema são os DESVIOS que ele sofre.
Olá, Renato. Tem muito desvio, mas tem também muita incompetência e muito patrimonialismo do gestor público. Se aumentarem o número dos cargos comissionados, isso vai piorar!
Sem tot, o Grippen também seria muito mais barato.
Só o que aumenta aqui sem parar são os desmandos e a roubalheira…Centrão está tomando conta de tudo…Alias Bolsonaro é fruto do centrão.
Aí o negócio é outro, eles cortarem os Gripen-E, certamente deve haver uma cláusula indenizatória por quebra de contrato para os suecos se protegerem.
O Brasil já renegociou o contrato dos Gripen, duvido muito que a Saab aceite uma nova chorada brasileira…
Os 36 Gripens estão contratados e não haverá cortes porque são todos financiados pelo Giverno sueco.
Temos um advogado do Brasil desavergonhado que JAMAIS pensou em soberania.
Apenas pensa em regalias, só no judiciário foram gastos nos últimos 4 anos mais de 2,3 BILHOES DE REAIS em compras de férias que jamais deveriam existir.
As prioridades dessa nação absolutamente desavergonhada são essas, e não com pesquisa de valor altamente agregado como feitas por um desenvolvimento em uma industrial tão estratégica quanto a Embraer…
Em 2015 quando uma “ presidenta “ vetou 80% de de reajuste para o judiciário deu no que deu .. e o suposto “ crime “ que ela cometeu hoje é anunciado em rede nacional kkk o mundão girou .
Presidente algum tem o poder de vetar o orçamento de outro poder. Acho que você está apenas equivocado.
Se o aumento é através de lei, como diz a CF/88, tem poder de veto sim.
Outro poder tem autonomia, basta ler a CF. Ainda que a CF não tenha mais valor algum no Brasil
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2015/07/22/dilma-veta-reajuste-de-salarios-do-judiciario.htm
Bom aqui está a fonte .. eu tentei mandar antes ficou preso , espero que dessa vez não fique é só pra provar oque eu disse ..
Eu mandei a fonte mas ficou preso 2 vezes então qualquer coisa só da um google ai vc vai ver
Vetar Lei, pode.
noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2015/07/22/dilma-veta-reajuste-de-salarios-do-judiciario.htm
Cabe ao Congresso derrubar o veto.
Pode sim . Vá estudar direito e ciencia politica o atual presidente é um lixo de incompetente.
é só ele dar um google que ele acha na hora nem precisa estudar muito dashuduhdas
Silvano,
Acho q vc entrou no carro errado.
Leia com mais atenção a constituição do seu país.
QUEM vc acha que assina (sanciona) ou não o projeto?
Não morde.
Silvano Castro da Internet, o cara que acabou com os Freios e Contrapesos. Pobre Montesquieu.
kkkkkkkk
O Brasil gasta R$ 6,5 bilhões por ano pagando pensão para filha solteira de militares.
G-zuis… O tal efeito manada é poderoso mesmo..
De novo esse mantra de que a fonte de todos os males são os salários e pensões blá, blá..
Sinceramente eu queria que fosse mesmo, seria tão fácil de resolver..
O problema não é só esse, mas principalmente este. E nao nao e facil de resolver, por causa de um fator chamado corporativismo e outro direito adquirido.
Solução: Os militares devem deixar esse “corporatismo” e trabalhar de graça.
É como eu disse, o tal do efeito manada…
Olha aqui o custo da picanha e da cerveja:https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.correio24horas.com.br/amp/nid/fonte-nova-tera-custo-final-de-r-3-bilhoes-e-entra-no-rol-dos-estadios-mais-caros-do-mundo/&ved=2ahUKEwjenLbWipj0AhX3rJUCHQxACroQFnoECAQQBQ&usg=AOvVaw3G8MVUKfIFC3kEbZNcdYUt&cf=1
Imagine os outros estádios que foram. feitos,fora as olimpíadas.
Olha este
https://www.linkedin.com/pulse/fazenda-da-aeron%C3%A1utica-produz-alimentos-manoela-pires/?originalSubdomain=pt
‘Dados inéditos referentes a 2020 mostram que familiares de militares mortos receberam 19,3 bilhões de reais líquidos. Muitos recebem mais de um benefício, ainda com base na regra de pagamentos vitalícios mudada em 2001. Militares da reserva ou reformados receberam outros 22,1 bilhões’
brasil.elpais.com/brasil/2021-07-06/defesa-gasta-mais-de-meio-bilhao-por-ano-com-pensoes-acumuladas-pagas-a-parentes-de-militares.html
E de professores universitários e perseguidos políticos???
A verba que deveria ser investida no programa do KC não vem do ministério da educação. Aqui todas as áreas têm seus problemas, mas não é pq uma tá errada que a outra tem que estar tbm. O cerne da questão aqui é a mamata do militares, não de outros funcionários públicos. Mas se você quiser de fato entrar nessa discussão os professores universitários ganham muito menos que os militares e contribuem muito mais.
Imagine vc estar em seu emprego, ministrando suas aulas tranquilamente quando, de repente, um grupo de militares dá um golpe de Estado e te prende, corta seus rendimentos, joga sua família na pobreza, quando não torturam ou somem com vc.
Vc não acha justo indenizar vc ou sua família (caso tenha morrido) receber uma indenização?
São os antimilitares.
Isso nem existe
Algum comentário sobre o doce de leite?
https://www.linkedin.com/pulse/fazenda-da-aeron%C3%A1utica-produz-alimentos-manoela-pires/?originalSubdomain=pt
…e junto com o trenó do Papai Noel
A PEC dos Precatórios, aprovada na Câmara de R$ 91 bilhões, libera mais de R$ 16 bilhões para os deputados gastarem em 2022, ano eleitoral !! Dá para entender para vai o nosso dinheiro ?
O que é 16 BI perto dos 1,48 trilhões tirado do povo com a reforma da previdência?
Onde mais 630 bi foram imediato convertido em salário e benefícios para todas as castas de funcionários público civis e militares.
Ficando uma econômica de 850 bi
Pelo contrário. A intenção é justamente garantir o corte da picanha.
E você acreditou nisso mesmo? kkkkk
E outras palavras: inviabilizar um produto nacional para viabilizar um produto sueco.
Exemplo extremo de patriotismo. Parabéns.
Acho que é garantir a cachaça
https://www.linkedin.com/pulse/fazenda-da-aeron%C3%A1utica-produz-alimentos-manoela-pires/?originalSubdomain=pt
Há uns meses atrás quando sinalizaram que haveria corte no programa do KC eu disse que seria questão de tempo essa “palhaçada” atingir também o GRIPEN. O KC já foi para o buraco apes, ar dos baba-ovos ficarem nervosinhos. Quanto ao GRIPEN. se entregarem 20 já sera um milagre. Não adianta espernearem nem ficar chamando ninguem de vira-latas. O Brasil e seus políticos mancomunados com essa corja de milicos que desonram as FA’snão tem futuro. Como um colega daqui,menciona, a FAB virou um aeroclube e muito muito caro. Melhor terceirizar e fim de papo.
Realmente. Triste esse Brasil. O shock maior teria sido se tivessem cumprido a palavra.
Com tanta roubalheira, simplesmente não sobra pra tudo. .
E nunca é demais repetir e enfatizar isso. Não fosse os privilégios e roubalheira este país seria outro.
Esse que é o problema:
STF fecha compra milionária com vinho importado, camarões e lagostas no cardápio. Veja documento – Congresso em Foco (uol.com.br)
kkk
kkkkkk
A casta mais poderosa do funcionalismo público. Junto com o congresso em todos níveis das administrações no Brasil. Na conversa não dá para mudar isso.
A FAB é auto suficiente
https://www.linkedin.com/pulse/fazenda-da-aeron%C3%A1utica-produz-alimentos-manoela-pires/?originalSubdomain=pt
“não põe o dedo na minha pensão e fo**-se o avião”
Esses são os “patriotas” a frente do país…
E o pior é ter gente que ganha mil, que defende com unhas e dentes o governante de estimação.
favor citar o nome do governante em questão
Não sei se ele tem nome, conheço por Bozó.
ah sim, quem fez a merda de comprar caças de 60 por 150milhões, quem contrata cargueiro médio do porte do KC-390, tendo hércules com escala e menor manutenção, para favorecer empresa de “amiguinhos” foi o “bozo”…claro, o cara em 2 anos, 1 de pandemia, destruiu tudo…o PT não é cumplice de nada… nem teve bilhões em desvios e propinas… não existiu, apenas os acordos de devolução de milhares de dólares saíram de uma conta em Marte. Vamos pagar esta conta contratada por lunáticos e corruptos, que vivem em Nárnia! Alguém duvida?
Segurança e independência custa, vcs querem colocar o Brasil como paria do mundo. Defender um orçamento de mais de USS 25 bi ano com este resultado pífio. E mais do mesmo,, executivo, judiciário, legislativo,forcas armadas.Infelizmente precisamos mudar tudo. Somente com muita educação e tempo poderemos mudar isto. Quem matou KC foi desvalorização cambial criminosa, vai junto, gripen fragatas, submarinos….. OCDE noticiou que para Brasil se equilibrar novamente , neste ritmo, seria em 2040. Tem gente que defende ainda.
O KC-390 não morreu, vai custar mais um pouco, mas não morreu.
O KC390 é um projeto com participação do Estado via FAB, que contriubui para o desenvolvimento da indústria nacional. Mas não da para esperar que os “patriota” que batem continência para a bandeira americana entendem isso.
E isso?
https://www.linkedin.com/pulse/fazenda-da-aeron%C3%A1utica-produz-alimentos-manoela-pires/?originalSubdomain=pt
Onde assino ?
Compraram caças de 60M. por 150M.??????
Pelos vistos, achas que a tot seria de borla, mas não é só o Brasil que paga por tot’s, qualquer país que compre equipamento militar e quiser tot, paga.
O Brasil quando vende super-tucano ou kc-390, se o país comprador quiser tot, e o Brasil aceitar passar tecnologia desses aparelhos, receberá também muito dinheiro.
Coitado do palhaço
kkkkkkk
Pois é elegeram um mico.
E nós estamos pagando o pato.
Agora em Dubai.
Bolsotur!
Bozóringa ! Dinheiro tem,mas só para os milicianos do centrão…E ai dele se não pagar o arrego do parlamento…
Temer pagou e não caiu,o Bozó está pagando e o Lira abanando o rabo de alegria,já Dilmanta não soltou a grana e dançou bonito.
Lembrando que foi este desgoverno que na época das negociações com a Boeing proibiu que a parte de aviação militar fosse incluída no contrato.
Tentaram quebrar Embraer passado, foi privatizada, agora vão acabar missão, Missão dada, missão comprida. Engesa , Bernardini, DF, Mectron, AMRJ, … Já ta feito. Ta faltando Embraer. Anuncio na véspera feira militar em Dubai. Foi planejado ou náo. Seria honesto e bom Brasil somente esticar entregas, qualquer idiota com minimo senso de patriotismo faria.. Qual e o objetivo deles.!? E bem claro.
Salim, seu comentário foi o mais inteligente aqui. Contratos e orçamentos à parte, o anúncio foi feito na véspera do Presidente viajar a Dubai e lá visitar o estande da própria Embraer. Por que o Brigadeiro não esperou mais alguns dias para anunciar? Dar um fôlego para que Embraer vendesse alguns aviões em Dubai, dando a impressão de quem ainda era apoiada pelo próprio governo. Por que não fez assim? A escolha do timing denota intenção de desvalorizar a Embraer. A serviço de quem seria? Dica: Eduardo Bolsonaro esteve no Dubai duas vezes. Lá tem um sujeito obscuro, que tentou… Read more »
É para chorar.
Isso é um fato! A maior parte dos votos que o presidente recebeu são de pessoas que ganham nesse faixa, de 1 a 2 mil reais! É isso!
Eu avisei que esse projeto era um fracasso pois dependeria de generosos pedidos do governo brasileiro. Quem acreditou em um sucesso retumbante deveria estar em coma e não conhece o histórico desse tipo de projeto aqui. Vão me xingar novamente? FALO NOVAMENTE. NATIMORTO
A aeronave já voa, cumpre missão e é vendida no exterior, natimorto por que? Entra governo, sai governo, amanhã conseguem um contrato bom e tudo se normaliza, se não conseguir? bem, nada mais justo que a EMBRAER fazer valer o contrato. Ainda é uma boa aeronave que certamente desempenhará um papel de importância extrema por aqui.
Acredito que este será um sucesso graça a pedidos externos
Não a FAB
Quais pedidos externos? Estados Unidos e aliados entubando os mesmos aviões de sempre nas concorrências. Isso é delírio.ainda com um incapaz como presidente.
A Embraer conta com muita boa vontade do oficialato da FAB, obviamente que o corte ocorre porque a força carece de verbas. É bom que a diretoria da empresa não aja de modo precipitado e ponha futuros contratos a perder.
“Não morda a mão que te alimenta”.
Obrigado aos joinhas vindos do hemisfério norte. que aparecem invertidos. Os joinhas dos russos e chineses são muito bem vindos.
E tome dislike
Clésio, admiro seu conhecimento e seus comentários são bastante ricos de informações que enriquecem o site, mas a FAB não mantém a Embraer há muito tempo. O que garante a Embraer são os E-Jets. Se dependesse da FAB, a Embraer teria falido nos anos 90.
Mataram Engesa, Bernardini, DF, Mectron,….. Mais dos mesmos pseudos defensores da pátria. Embraer tem todo direito de se defender.
“Não morda a mão que te alimenta”.
.
De fato.
Carece de verbas? Você mora no Brasil? Ja viu o salarios e privilégios de militares? Aqui em SC um governador MILITAR, coronel bombeiro,l (com 48 anos) é aposentado com 28 mil e segundo o projeto de lei na assembleia, passará para 41 mil reais em 2022. Dizer que as forças armadas não tem dinheiro é o fim do MUNDO. Nossos militares são péssimos gestores de recursos públicos, estão diante de uma máquina sucateada e extremamente luxuosa, basta ver a quantidade de eventos, é quase semanalmente, os sujeitos tem egos do tamanho da antártica. Isso que não quero entrar na politicagem… Read more »
Pois é. O problema é que há muitos aqui que têm militares de estimação. Para estes, os oficiais nunca têm culpa, são meras vítimas do descaso dos políticos que não investem nas forças armadas. Mas a realidade é que o orçamento militar do Brasil é mais ou menos igual ao de Israel, só que enquanto os israelenses investem em aeronaves de quinta geração, os brasileiros “investem” em benesses, vinhos, lagostas e aumentos gordos de salário. E ainda defendem que o Brasil gaste 2% do PIB com defesa, como se esse montante adicional fosse ser investido em equipamentos modernos e não… Read more »
Como?
Em 2021
Os gastos bilionários que Bolsonaro propõe para a Defesa e que levarão a cortes em outras áreas em 2021bbc.com/portuguese/brasil-53969636
Em 2022
poder360.com.br/brasil/orcamento-2022-preve-aumento-dos-recursos-para-a-defesa/
O orçamento da Defesa é maior que o da Educação.
Acredite.
Estão é esfolando o País.
É uma empresa privada que tem ações negociadas na Bolsa de Valores, se aceitar levar um prejuízo sem tentar brigar eles quem vai ser acionado na justiça vai ser a direção da empresa pelos acionistas.
Pode ser por ai. A Embrear é um grande empresa. Sem dúvida possui manuais com regimentos internos que especificam regras para diversos procedimentos.
Sim, mas os interesses da empresa no longo prazo também devem ser considerados. Isso aqui não é igual a comprar coisas no supermercado. A divisão militar da Embraer não existe sem a FAB. Por isso é importante ter um bom relacionamento com o seu parceiro estratégico.
Boa Fábio! Apesar de um contrato público poder ser reduzido em 25% (lei de licitações), há de se avaliar as despesas já realizadas pela Empresa com vistas à entrega das 28 aeronaves. Neste caso, vou torcer para Governo e Empresa chegarem num acordo (quem sabe diminuir o número de KC’s e aumentar as unidades de F-39???).
Em complemento: “F-39F”, já que este modelo deverá ser fabricado totalmente no Brasil! Logicamente, sob a permissão (e pagamento) da SAAB.
““F-39F”, já que este modelo deverá ser fabricado totalmente no Brasil!”
Será?
Primeiro teve de bancar o desenvolvimento da aeronave, já que o GF não tinha dinheiro.
Depois tiveram a perda de uma aeronave a qual, sob termos contratuais, tiveram de indenizar.
Sim, a companhia tem todo direito de ir buscar na Justiça a efetividade do contrato.
E como já disse: ainda bem que não venderam para a Boeing.
Patriotismo chulé da nisso.
Exatamente. O equilíbrio econômico-financeiro do contrato tem que ser mantido.
Queriam o que? Eles assinaram um contrato. O pior disso não nem para a Embraer, mas para a FAB, que fica com a imagem de caloteira na praça.
O Brasil também está com essa imagem graças aos “ precatórios” e o auxílio reeleição.. FAB só vai se juntar ao time e como sempre a imagem das FA no geral cada vez pior.
Soltar todos os precatórios para pagamento em plena pandemia de Covid, dividas que tem mais de vinte anos, está mais para ativismo político do judiciário.
Era para enrolar mais qtos anos????
Não se trata de “enrolar até quando”, mas de haver uma previsibilidade de gasto. Dívidas acumuladas por governos anteriores que, de repente, são passadas para o atual governo pagar não tem lógica. Por óbvio o maior partido de oposição, STF suprema traquinagem federal, fez isso para inviabilizou o governo perto das eleições. É tão óbvio que até tu vai entender.
Ah, claro! Bota mais essa na conta da covid tbm, né? Impressionante kkkk
Antes era só uma gripezinha, agora leva a culpa de tudo kkkk
Parece que a gripezinha agora viu desculpa pra tudo
Não é desculpa, é fato que a pandemia, chamada de resfriadozinho por Dráusio Varela, fez o governo gastar mais com auxílio emergencial e compra de vacina e ainda, por outro lado, arrecadar menos devido a paralização da atividade economica, potencializada pelos Lockdowns. São dívidas contraídas desde trinta anos atrás, e, muito, malandramente, liberadas para pagamento só agora pela galera da suprema traquinagem federal.
Dráusio Varela não representa o Brasil igual o que chamou de gripezinha . Brasil tem 380 bi de dolares em reservas deixada por governos passados então não vem com essa desculpa de não ter dinheiro , todos paises passaram por isso não é só aqui porem somos junto com os EUA graças ao os piores no combate a pandemia ..
Quem afirmou ser um resfriadozinho, que não precisaríamos nós preocupar, nem mudar nossos hábitos, foi o Dráusio Varela, pouco antes do carnaval que ele descartou ser cancelado.
Não e Dráusio Varela que decide se vai ter carnaval ou não então para de usar ele como desculpa
A Covid obrigou o governo a pagar auxílio emergencial e comprar vacinas num momento de expressiva queda na arrecadação de impostos devido a redução da atividade economica, potencializado pelos Lockdowns. Como são dívidas contraídas por governos num passado distante, há de haver um limite para pagamento pois esse gasto não estava orçado. Foi sim uma tentativa de inviabilizar o atual governo.
Auxílio de emergência, houve na maioria dos países do mundo, assim como compra de vacinas e lockdowns e olha que o auxílio dado pelo governo Brasileiro, comparado com o de outros países ou blocos, caso da UE, foi bem baixinho.
Não se “solta” precatório. Basta ler o artigo 100 da CF/88 para ver como funciona: ” § 5º É obrigatória a inclusão, no orçamento das entidades de direito público, de verba necessária ao pagamento de seus débitos, oriundos de sentenças transitadas em julgado, constantes de precatórios judiciários apresentados até 1º de julho, fazendo-se o pagamento até o final do exercício seguinte, quando terão seus valores atualizados monetariamente”
Sei disso. A suprema traquinagem federal estava sentada em cima delas todas e agora, no finalzinho da pandemia as soltou todas juntas para pagamento. Nada de verbas para obras de infraestrutura ou qualquer outra necessidade. Em plena pandemia bora gastar tudinho pagando precatórios. Você sabe que não faz sentido.
Todo ano ocorre o pagamento de precatórios. As dividas são antigas, mas todo ano ocorre pagamento….
Pelo amor de Deus!
Estão achando que os pagamentos ficaram represados e estão sendo “soltos” pelo STF de sacanagem?!!!!
E porque essas dívidas tem mais de vinte anos e só agora querem pagar,você acha que não é correto?!
Tem gente que morreu esperando ser pago, quem receberá são os herdeiros,mais do que justo serem ressarcidos depois de tanto tempo.
Espero ao menos que os senadores queimem o filme desses deputados e cumpram com a lei.
Ninguém está falando em não pagar, só não é razoável querer que sejam pagas todas de uma vez, inviabilizando o orçamento federal. Foi traquinagem do STF que deveria ter liberado para pagamento ano a ano e não ficar sentado sobre elas todas e aguardar a proximidade das eleições para inviabilizar o governo com elas.
Legal seu comentário hein, maneirão mesmo!
Dar perdão fiscal pra empresário pode? Perdão fiscal pra dono de TV e Rádio pode? Dar perdão pra petrolífera importar produtos sem pagar imposto pode? Mas pagar dívida de mais de 30 anos pro zé da esquina não pode pois vai quebrar o país?!
Realmente o Jessé Souza descreve bem a lavagem cerebral que a população sofreu no seu livro “A Elite do Atraso”, normalizar milhões de reais de incentivo e perdão de dívidas de empresários nacionais e internacionais e recriminar dívidas transitadas em julgado de décadas.
Ninguém está defendendo calote mas um limite para ser gasto com precatórios, anualmente, para que a suprema traquinagem federal não possa sentar trinta anos sobre as dívidas e liberar para pagamento quando quiser desestabilizar o governo de um desafeto.
A culpa agora é do STF né? O mito sempre é o coitadinho da história. Perdoar 1bilhao de dívidas da igrejas pode né? Da TV então nem se fala. Kkkk
Quem colocou os valores de precatórios no orçamento foi o governo e os congressistas, eles elaboram o orçamento um ano antes.
Ações que envolvem valores dificilmente vão ao STF, acredito que nunca vão, elas só sobem até o STJ.
E quanto esse auxílio reeleição Brasil, aguardem e verão ! Terá grana para se manter inicialmente, depois da eleição caso o Bozónaro vença, se houver um reajuste de valores não será surpresa…
DINHEIRO NUNCA FALTOU NESSE PAÍS, oque falta é gerenciamento e prioridade com a defesa.
A FAB já tem imagem de caloteira faz tempo.
Só na Embraer ela acabou comprando menos AMX (A-1) e depois modernizando menos do que o esperado.
A embraer foi acreditar no pedido da fab que ta acostumada a comprar os avioes 1950 do deserto a preço de ouro e honrar o contrato caladinha com os yankees !!!
Esquece Embraer.
Senão vai aparecer ai na sede um montão de Minions gritando MITO, MITO.Com certeza vocês vão gastar muito mais para dispersar este povo!
Que povo chato!
Mas, se vocês querem um conselho.
Se mudem para os Estados Unidos.
Será doce e salgada vingança neste governo.
Ninguém chamou a embraer de comunista ainda não?
Te cuida, SAAB!
risos, risos.
Enquanto outras nações fortalecem os laços com sua indústria de defesa, aqui voltamos aos anos 80 onde o governo sabotava uma das maiores indústria de defesa do mundo. Primeiro permitiu a venda da companhia ao grupo estrangeiro que ficou claro e evidente que seu objetivo era acabar com a empresa e o quase fez, a gora a Embraer tem que lutar em casa para receber o que foi assinado. É assim que políticos acumulam riqueza e formam fortunas, entregando o país a interesses obscuros e opacos.
Qual o interesse em acabar com a empresa? Se quase houve o acordo é pq a alta direção e acionistas queriam.
Situação não muito boa para a União e também para a FAB. Por outro lado infelizmente não temos como ter 72 caças Gripen (já somando os dois lotes de 36 caças), e os 28 aviões KC-390 ao mesmo tempo.
Em função planejamento de aumentar a frota dos caças Gripen, a União reduziu o lote dos KC-390 de 28 para 16 unidades.
Logicamente a Embraer já mostrou que não vai deixar isso barato.
Não temos ou as prioridades são outras?
Outro dia saiu matéria onde a MB estava treinando pilotos para operações em NAE…
Sim, sempre tivemos prioridades em tudo.
As duas coisas. Não temos recursos para fazer aquisição de 72 caças Gripen + 28 aviões KC-390. Pelo fato dos recursos não serem suficientes, a FAB e a União reduziram a frota de KC-390 de 28 para 16, justamente para os recursos darem para a encomenda do segundo lote de 36 caças Gripen.
Ah sim, a MB treina constantemente os seus pilotos em diversas operações, o treinamento é constante, vira e mexe sempre sai matéria sobre o treinamento da nossa MB.
Esta chegando os Tracker reformados, os caca AF1, etc…ai junta AMX, F5, P3,leo1,.. tudo antigos reformado a preço de novo. Teremos umas forcas armadas vintage e um museu funcional militar ate que legal. Pra desfile vai ficar bem legal. Podíamos fazer umas feiras internacionais pra demonstrar estas raridades funcionais.
Não temos?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não, não temos em função dos poucos recursos, pois os mesmos não permitem que a gente encomende o segundo lote de 36 caças Gripen e os 28 aviões KC-390, tanto que a União e a FAB optaram pela diminuição do lote dos KC-390 de 28 para 16 aviões, justamente para ter recursos suficientes para poder encomendar o segundo lote de 36 caças Gripen.
Não adianta vir com risadinhas e ironia porque a realidade é essa infelizmente.
Voce é mal informado. A FAB tem recursos superiores a Israel, você sabia disso? Agora compare as duas forças aéreas. O problema não são os recursos mas sim onde eles são empregados.
Não vou comparar nada, Israel é Israel, Brasil é Brasil. As nossas forças armadas no geral estão com poucos recursos e isto é fato, além é claro dos mesmos serem muito mal administrados e empregados.
Faltou argumento Alexandre. Perdeu a chance de ficar calado, querer passar pano para esse absurdo que a FAB que com o orçamento que tem deveria fazer muito mais do que faz.
“Faltou argumento Alexandre. Perdeu a chance de ficar calado,”
É costume.
No Brasil falta tudo, só não falta recursos. A estrutura de carreira militar no Brasil é intocável, algo de por empresários com inveja…volto a afirmar, os recursos estão aí, orçamento gigantesco, basta ter homens de verdade para saber usá-los.
Outra coisa, comprar aviões feitos no Brasil, gerando riqueza aqui, empregos e inovação…NAO, agora ir para o deserto dos EUA atrás de avião velho para puxar saco de americano e passear com recursos públicos no exterior está cheio!
Se tem recurso pra mais Gripen ou não, não é problema da Embraer. Ela não tem que se ferrar por isso. Ela tem um contrato na qual gastou e investiu pra cumprir. Tem que processar mesmo esse bando de incompententes do governo.
“Não temos?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk”.
Quanta inocência ou desconhecimento…
E por riscos como este que algumas empresas pulam fora do desenvolvimento de aeronaves.
Muito ruim isso tudo. Falta dinheiro e profissionalismo. Ainda me lembro do PR anunciando o A330 MRTT sem combinar com os russos (área econômica)….É muito amadorismo, pra não ser mais explícito!
Antes de tudo, falta comprometimento…
Me desculpe! Mas não falta dinheiro! Não falta dinheiro! Não falta dinheiro! Não falta dinheiro! Não falta dinheiro! Falta tudo, menos dinheiro!!!
Eita nózes, continuo esperando que tudo se resolva da melhor e mais vantajosa forma pra ambas as partes pois somente o Brasil tem a perder caso dê ruim.
Ué… Kd o governo que é liberal, que honra seus contratos, que é favor de ter suas forças armadas bem equipadas, etc… Gostaria de ver os defensores do governo defender tal medida…
Calma. Tenho certeza que eles têm uma desculpa pra isso tbm. Aposto que é a pandemia novamente
Amanhã tem notícia de zap zap falando que os governadores aumentaram os impostos sobre os aviões kkkk
As forças mamatas estão bem equipadas com salários de 100 mil pra general
Como relembrar é viver, resolvi relembrar algumas matérias sobre as verbas destinadas ao MD e às FA de 2018/2019 quando os iludidos acreditaram que Bolsonaro iria fazer alguma coisa de útil para o setor (ou pra qualquer outro setor, na verdade) e que tudo era culpa do petê e do comunismo. Entre eles um comentarista bem famoso aqui (que não citarei o nome, obviamente), que declarou: “Mas o ditador Bolsonaro acabou com o Plano Plurianual? Acabou com a LDO e a LOA. Como tudo que ele está fazendo já está surtindo efeito negativo no dia seguinte? Será que isso tudo… Read more »
o pr ja tem tantos problemas…ta tirando leite de pedra, não tem dinheiro e a pandemia ainda f***eu tudo, e ainda tem essa questão de precatórios dividas acumuldas de 30 anos q terão q ser pagas agora….não tem din din
Lendo seu comentário parece que todos os precatórios dos últimos 30 anos seriam pagos em 2022.
O que obviamente não corresponde à realidade.
Você com certeza não leu a PEC do Calote, foi uma gambiarra pra poder viabilizar o Auxílio Brasil em ano eleitoral, tiveram um mandato inteiro pra planejar isso e agora querem furar teto de gastos pra tentar salvar o segundo mandato, tudo isso depois de se filiar ao Centrão que tanto criticavam. Já escolheu seu candidato do PL, DEM, PP e afins? kkkkkkkkkkkk
Brasil tem superavit comercial, USS 350 bi reservas e divida em relação ao PIB menor do que maioria paises desenvolvidos. Infelizmente e incompetência e entreguismo. Forcas armadas orçamento usd 25 bi. Citaram Israel usd 20 bi juntando ajuda EUA 1 bi ano. Turquia usd 15 bi. Blog militar, o resto náo presta também, porem aqui o objetivo e defesa militar Brasil, que infelizmente e ineficaz e esta piorando.
Sou do time Embraer. Ainda há juízes em Berlim. Mas e no Brasil?
Caloteiros…. Dizer mais o que?
Como diz o ditado: “o combinado não é caro”..
Quanto do efetivo a FAB reduziu para manter o que é de interesse do país? Possivelmente nenhuma vaga foi diminuída.
E aquele papo de projeto estratégico… que foi usado para desenvolver este avião?? Na primeira dificuldade a FAB joga o projeto estratégico no lixo; ou seja, projeto estrategico não existe. Imagine quem está lá fora vendo isto. Se nem a FAB honra seus compromissos e compra os aviões combinados, valorizando o que ela mesma decidiu desenvolver, por que outro país o compraria? Nem o país de origem, dono do projeto dá suporte ao projeto e a aeronave, por que eu compraria? Vamos de C-130, que com este não ficamos na mão. Aliás por que foi mesmo que a FAB decidiu… Read more »
Completando….
Este é um dos motivos porque tudo que é produzido aqui para as FFAA ser muito mais caro do que lá fora. Além do custo Brasil, o cara tem de prever o calote, atraso de parcelas e sabe que um segundo lote nunca irá ser contratado…
Só lembrando…. diminuíram os F-5, os A-1 e os A-4 que iam ser modernizados. Cada diminuição desta ocorreu em determinado momento, eram contratos diferentes e as 3 afetaram diretamente a Embraer.
Este é o 4° calote recente em serviços contratados.
É mesmo Zorann ! Houve o caso da modernização meia-boca dos AMX e dos Skyhawks,que seria de número X e foram reduzidos…
FAB 75 mil, Israel 30 mil.Compara aviões de ponta, horas voadas, munição em estoque e empregada em missão de guerra. E ainda gastam menos que nos. Difícil.
E a ajuda robusta que eles recebem dos Estados Unidos da América ?
O negócio é as empresas Brasileiras começarem a confeccionarem e executarem contratos melhores ao invés de ficar na promessa de oficiais… Se está no contrato que era 28, então que comprem 28 ou paguem alguma multa. O que não dá é pra ficar sempre na promessa, senão as FA nunca terão motivos para melhorarem o uso de seu orçamento. Promessa por promessa, já perdemos a Engesa, a Bernardini, o míssil A-Darter (que não se ouve mais nada a respeito a uns 2 anos no mínimo), aquele foguete Ucraniano e o direito de usar a Estação Espacial por falta de pagamento.… Read more »
“aquele foguete Ucraniano” não foi culpa do nosso governo.
kkkk
é sério…
Ficaria melhor: “Aquele foguete não foi culpa da administração vigente, mas de ingerência externa por se tratar de tecnologia militar sensível”?
Acho que Bolsonaro ainda era deputado quando tudo se desenrolou…
2022 vai ser ótimo.
Então de 28 passam para 21 aeronaves? Seria essa a decisão ?
21 hhahahahah
a FAB não quer mais nada.
a FAB quer reduzir de 28 para 15 aeronaves.
Porém querem que a Embraer não cobre nenhuma multa da FAB e absorva o prejuízo..
Agora a pergunta que fica é ? pensam em reduzir as aposentadorias e regalias que os militares usufruem do dinheiro público ?
Nunca,
jamais!
“a FAB quer reduzir de 28 para 15 aeronaves.
Porém querem que a Embraer não cobre nenhuma multa da FAB e absorva o prejuízo”…
Não querem nada ! Depois da Embraer queimar uma grana com a fusão embraer-Boeing, duvido muito que irão abrir mão de cobrar multa.
De 28 para 15?! o governo, MD e FAB não querem nada mesmo…Se fosse um dos diretores da Embraer voltaria a mesa de negociações e reduziria de 28 para 20.
13
Este pessoal infelizmente esta trabalhando pro ° 13 ° . Quanta competência, ate o capeta se surprendeu.
Põe que e trator e vincula uma parte da propina pro centrão que de 28 vai pra sessenta rapidinho. Se transportar politico centrão pra passear ai passa de cem .E só colocar os KC no GTE que resolve. Pega uma parte do efetivo inchado da FAB e cria cargo de confiança, ai vai.
Fui dar uma sugestão e bloquearam, achei ate bom, ficaria com dor consciência se virasse realidade.
Falta a FAB começar a cumprir os contrato que assina, inves disso coloca a culpa na empresa.
Espero que a Embraer vá até o fim nessa briga e faça valer seus direitos
Um TRILHÃO pro Covid foi aprovado em questão de dias…
Era melhor deixar todo mundo morrer né? Só iria sobrar o pessoal do vivendas da Barra. (Contém ironia)
Adios KC 390, foi bom conhece-lo.
Foi a mesma coisa que eu disse para o OSORIO.
Não podem receber um pouco do orçamento secreto?
Bem colocado.
Vergonha para a FAB! Lamentável! Isso mostra para as empresas que um contrato não tem valor nenhum quando se lida com o governo. Péssimo exemplo, vergonha, vergonha, vergonha…
Totalmente correta essa decisão da Embraer, total apoio.
A Embraer deve zelar pelos interesses dos seus acionistas. Lembrando que 90% ou mais das ações da empresa estão em poder de acionistas estrangeiros, e isso pegaria muito mal no exterior.
Que o governo seja obrigado a pagar pelo contrato original, que a justiça seja feita neste caso, nem que para isso deva pedir recuros emprestados, esse seria o correto, não podemos prejudicar uma empresa privada como a Embraer e seus acionistas.
Infelizmente estão transformando um site militar em polítco…..
Espero que o projeto KC390 não repita o caso osório e tantos outros…
O site sempre teve seu lado político. Quem é mais antigo lembra do Vader e do Rodrigo, que sentavam o pau no PT em praticamente toda matéria.
Não chore porque dessa vez é o seu político de estimação que está sendo zoado.
Meu caro, longe de mim chorar e sua resposta mostra bem sua posição política e educação!!! Meu político de estimação chama-se BRASIL !!!! Não idolatro políticos, partidos, ideologia ou outros países, pelo visto ao contrário de você! abraços
Eita ! Um patriota…
Por que está alegando isto?
A FAB não honra o que assina e vc acha que isto é perseguição ao governo?
Ahh por favor… acorda
Oque mais tem agora e militar na politica tem até general indo em protestos junto com PR …
Ngm mandou eles se meterem na politica ou seja tudo que é sobre FA envolve politica .
O que tem de novo? Essa decisão já havia sido tomada. Eram 16 aviões, agora serão 21, se for cortado 25% do total de 28. Não quer dizer que futuramente possam voltar ao número de 28 undades. A Embraer já foi paga pelo desenvolvimento do avião. Segue o barco…… o resto vai ser um monte de Teoria de Conspiração, caviar, pensão, etc, e outras baboseiras que se le por aqui!
A embraer não foi paga não! Se informe primeiro.
Me enganei, não é 25% das encomendas e sim dos valores do contratos. O desenvolvimento foi pago sim, as encomendas é que são outros contratos. Tanto que a FAB é proprietária do Projeto.
Cobertor curto. Por mais isso na conta do presidente é oportunismo barato. Nunca a FAB teve 28 C130, operando ao mesmo tempo.
Então porque estava no contrato 28? Comprar aviões não é o mesmo que comprar pão na padaria. Se está no contrato foi porque houve um estudo das necessidades da fab. Se não cumprir o contrato paguem a multa simples assim.
Pra ser economicamente viável(economia de escala).
Pela mesma razão que a FAB tem 100 Super Tucanos, mas em operação tem menos de 50. Esse excedente estão em hangar guardados e alguns até foram vendidos.
Não minta Matheus… É muito feio!!!
Isso mostra um pouco da mediociridade das forcas armadas brasileiras, um pais com mais de 200 milhoes de habitantes 8,5 milhoes km2 de area, continental e esses numeros.
A idea da FAB sempre foi ter uma frota de transporte que pudesse atender todas as forcas armadas. Eles não gostam da ideia da exército e da MB operarem suas próprias frotas de transporte e eu até concordo com isso. Segundo o Felipe Salles existem estudos dizendo que para atender a demanda das três forças no país inteiro seriam necessários pelo menos 80 KC-390, mas ao invés da FAB aumentar o número de pedidos, eles diminui
COBERTOR CURTO nada amigo ! Vá ver o quanto de emendas parlamentares e do relator Temer e Bolsonaro soltaram para comprar apoio político e salvarem seus pescoços…Grana no Brasil há ! Mas somente para coisas supérfluas e do interesse desses parlamentares bandidos.
Por isto que e FAB, náo tem caca, náo tem patrulha, náo tem transporte, náo tem míssil, náo tem vant,……… Só amostra grátis. Mais tem 75 mil homens e orçamento enorme em dólares. Ate quando teremos que aceitar ser meia boca, pagando caviar e recebendo sardinha.
Qual pais desenvolveu indústria de defesa sem o estado por trás?No Brasil, se cumprir o contrato com a EMBRAER vai faltar verba para pagar picanha, whisky, cerveja heineken… Os nossos generais querem paz para desfrutar os privilégios no atual governo. https://economia.ig.com.br/2021-09-05/militares-comandam-estatais-acumulam-salarios-ganham-entre-r–43-mil-r–260-mil.html
https://www.brasildefato.com.br/2021/07/20/a-mamata-veste-farda-quem-sao-os-militares-com-mulher-e-filhos-empregados-no-governo-federal
https://www.metropoles.com/brasil/em-70-orgaos-militares-ocupam-183-dos-146-mil-cargos-comissionados-no-governo-bolsonaro
m.com.br/app/noticia/politica/2021/09/01/interna_politica,1301482/governo-bolsonaro-deve-gastar-r-55-milhoes-em-gratificacoes-para-militares.shtml
E a PEC do CALOTE, salário da velharada de inativos, salários astronômicos fora da realidade e aqueles velhos casos de pensionistas filhas de oficiais que vivem as custas da força…e só ai nestas brincadeiras vai mais de 50%, 60% do orçamento da força, não sobre dinheiro para o operacional e aquisições de novos equipamentos.
Bando de amadores esse pessoal da FAB.
Certo mesmo era fazer como o pessoal da MB, onde sucatearam todo o resto da força, para comprar submarinos que não vão conseguir manter e operar…
.
Esse pessoal da FAB, pensado no conjunto de sua força ao invés de um programa… Que amadores!
Se a FAB não está sendo amadora agora, foi amadora no momento da contratação, não?
Fazer um contrato bilionário, rompê-lo unilateralmente e ter que pagar uma indenização milionária não me parece inteligente.
Olhe para os gráficos postados. Esse programa nunca foi pago como deveria, faz mais de uma década. Não é uma situação atual, é histórica e crônica. . A FAB tinha duas opções, na época: a segura, racional e correta, que era comprar C-130J via FMS e a nacionalista, que era a investir em sua indústria local. Tocaram um tambor enorme e um bando de louco embarcou na dança, com um possível mercado para 300 aeronaves até 2030 e mais de U$ 2,0 bi de royalties e entre outras coisas. E jogaram pro alto um número tirado sabe-se lá de onde,… Read more »
Atenção para a linha azul. Tem como pagar aquilo ali, dentro da nossa realidade?
Mas isso so contradiz o que vc argumenta. Houve incompetencia entao desde a assinatura do contrato
Exatamente o que penso. E por esse tipo de decisões muito equivocadas por parte dos oficiais das 3 Forças, eu sempre penso como pode um quadro de pessoas com tanta formação, com tanta intelectualidade e tanta teoria tomar decisões tão ingênuas no mundo dos negócios? Parece que falta, para a maioria, a prática, o conhecimento em atividade que os empresários têm e lhes permite tomar boas decisões, mesmo não muitas vezes não podendo contar com mais ninguém para ajudar a decidir, ou não tendo nem 30% do estudo de um oficial de carreira.
Para mim essa é uma questão óbvia de “o sujo falando do mal lavado”.
É difícil dizer qual das três forças é a mais incompetente.
Certo mesmo era fazer um estudo das necessidade reais da força antes de assinar um contrato bilionario. Estão achando que a Embraer é uma empresa de fundo de quintal. Esse pessoal da Fab realmente estuda administracao na AFA? Amadores
Embraer que fique esperta com as Tamandaré tbm……se a FAB fez isso, imagine a MB com seu amadorismo costumaz
O projeto Tamandaré subiu no telhado. Vai ser outra “classe” Barroso.
Se eu ” fosse ” a Embraer só de raiva não fabricaria Gripen nenhum..FAB que se vire com a Saab..
A Embraer não tá fazendo um favor fabricando o Gripen. Ele vai receber por isso e não pode se dar ao luxo de agir como criança birrenta. A maneira de agir é acionando a justiça
Meu Deus, como fui ingênuo em acreditar nos 28 KC390!?♂️
Como uma boa prateleira, bem negociada, via FMS, preço e qualidade é boa, não é?! mas a “megalomania” para não dizer outra coisa… leva FAB e Marinha à esta situação. Espero que os novos comandantes entendam que precisa se fazer uma reforma profunda nas Forças… há pouca flecha, muito cacique e índios que nem podemos alimentar… Vamos pagar por ToT que não teremos dinheiro para aproveitar, se é que receberemos alguma coisa de fato (só um bobo acha que para se absorver Tecnologia complexa basta ter vontade…). Brasil, país dos funças incompetentes e corruptos… das ovelhas e dos lunáticos/ufanistas tolos.
Verbas para picanha, verbas para gabinetes, verbas para o centrão, porra gente, estas coisas ficam caro, tem que cortar em outros lados menos importantes. Ah ainda temos que comprar duas sucatas da Inglaterra, segundo a Força Aérea Brasileira, são do modelo A330 MRTT usados…
Ao contrário do governo federal, empresas trabalham com planejamento de longo prazo. Tem mais é que manter o contrato e ainda multar pelo prejuízo das ações. Se não puder operar, estoca ou revende para outros países interessados.
Posso estar muito errado, mas acredito que daqui um ano, dependendo do resultado das eleições, será outro governo. Será então outra tratativa.
kkkkk na opinião é outra tratativa, a volta dos 30 % . kkkkkkkk
Quanto tu acha que foi gasto com epidemia, algo que nem se imaginava na época do contrato?
Faz arminha que passa!
Adoro!!!
O empresariado defendeu e patrocinou este desgoverno.
Que se lasquem.
Isso mostra o quanto é difícil para uma empresa do ramo de defesa sobreviver aqui no Brasil. Se depender de compras das Forças Armadas do Brasil, irá a falência! Quem não se lembra da Engesa, que apostou tudo no Osório e não teve uma única encomenda do Exército Brasileiro. O Exército deveria ter vergonha de usar o Osório nos desfiles de 7 de Setembro, pois ele é um exemplo do fiasco comercial da indústria nacional de defesa. Temos excelentes profissionais, capazes de desenvolver excelentes produtos, mas nossas FAs não tem dinheiro para comprar numa quantidade que valha a pena ter… Read more »
E ainda tem gente acreditando em 2º e 3º lotes de Gripen E.
Como tem gente ingênua meu Deus.
Gripen Sea kkkkk
Sinceramente eu acredito sim em outros lotes de GRIPEN e KC-390.
Mas…não neste governo.
O comportamento do governo é de final de feira (xepa), vendendo tudo pela metade do preço.
Só faltou um vote 13 no teu discurso.
E daí?
Sou eleitor do ÚNICO candidato que NUNCA roubou/desviou recursos em 40 anos na vida pública. SEJA como deputado federal, prefeito, governador ou Min da economia. Foi eleito 2X o melhor gestor da América Latina pela ONU seguidamente pelo combate a mortalidade infantil. Foi gestor do ÚNICO estado da UNIÃO que não possui dívidas fiscais há 30 anos com o TESOURO NACIONAL. ADIVINHE o nome dele. Obs: CEARÁ passou a ser o estado com o maior PIB do nordeste ultrapassando o estado da BAHIA. Em tempo: Por 10 (dez) anos seguidos o CEARÁ figura entre os três (03) melhores.ensinos de base… Read more »
É nosso mesmo Embraer.
Quem gosta de molecagem é creche.
Se assinaram o contrato, tem que se cumprir o contrato.
Que as outras empresas de defesa nacional aprendam com o exemplo da Embraer.
Se fizessem isso lá atrás, nossos militares não teriam cancelado tantos projetos e produtos nacionais para gastar em bugiganga gringa ou sei lá o que !
É isso mesmo Embraer !
Maldito corretor de textos .
O ano é 2030
FAB terá
56 Gripens
18 KC390
56 Gripens? Kkkkk
Ficará só nesses 36 e olha lá meu caro.
EU ouso em escrever que serão 6 a 8 KC390 e uns 30 Gripens e isso depois do cronograma do Gripen passar por ajustes e ainda estarem sendo entregues. E isso a FAB dizendo que tem os meios mais avançados e blá blá blá…
2021 tem um f39 náo homologado, nem na Suécia ta homologado ainda, ainda náo esta operacional. F39 esta demorando tanto aqui como lá. Seria temerário colocar novo contrato. Se Brasil fosse Patriota apertava SAAB ou aplicaria multa pelos atrasos. Vinculava nova compra com repasse do pedido da FAB pros KC a Suécia. A Itália quer vender Centauro, repassa uns KC da FAB.Qualquer pessoa minimamente instruída faria, mantem contrato, repassa as entregas para pedidos em aberto e novos contratos ( Itália e Suécia ) e recebe agora necessário e posterga entrega . Contrato comprido, Brasil bem assistido, Embraer gerando empregos e… Read more »
Quanta bobagem. O F39 está atrasado porque o Brasil renegociou o financiamento e não por culpa da SAAB.
56 Gripens hahahahah
18 kc390 hahahah
Bem vc deve ter tomado um monte de vodka e está em estado Extase
hahahah
Assim diz o bom e velho Regulamento Disciplinar …
• Contrair dívidas ou assumir compromissos superiores às suas possibilidades, comprometendo o bom nome da classe;
•Esquivar-se a satisfazer compromissos assumidos de ordem moral ou
pecuniária;
Enquanto isso lá se fala sobre KC-X … primeiros devemos arcar com os nossos compromissos firmados.
Isso só serviu para mostra que o Brasil virou reserva de mercado das multi nacionais estrangeiras
De produtos militares !!!
Depois que a venda da Embraer deu errado eles querem (políticos e militares ) querem que a Embraer se lasque pra lá !!!!
O mais engraçado é que dinheiro para pensão nunca falta né
O Brasil é a terra da piada pronta e da tragédia anunciada ! Acho que no fundo todos sabiam bem que algo assim poderia acontecer… Certa está a Embraer de entrar com medidas legais contra a união, eles deveriam aproveitar aquele 5º KC-390 que está retido por falta de grana e entregar a Hungria antecipadamente, ao menos já seria outro país europeu para fazer propaganda na europa e para que outros países da aliança conheçam a aeronave. Agora o governo federal, o MD e a FAB vem com essa de problemas orçamentários, conversinha para enrolar otário, isso sim ! Não… Read more »
O EB também errou no primeiro pedido do Guarani 6 X 6. Os dois mil iniciais viraram 1.500 (números aproximados). Houve uma renegociação com a Iveco, acertaram-se os novos valores e a vida seguiu. A FAB precisa fazer isso e não simplesmente dizer que não quer mais e pronto. Outra alternativa é repassar ao EB e à MB os 13 ela não quer mais. E não adianta a FAB fazer beicinho, porque ela não os quis. Outra opção ainda é oferecê-los a países da América Latina, com financiamento de longo prazo do BNDES. Neste caso é preciso observar a forma… Read more »
“A FAB precisa fazer isso e não simplesmente dizer que não quer mais e pronto. Outra alternativa é repassar ao EB e à MB os 13 ela não quer mais. E não adianta a FAB fazer beicinho, porque ela não os quis”. Exatamente João ! Se o EB não pôde adquirir os Sherpas, que possam ser vendidos alguns KC-390 desses que a FAB quer abrir mão… “Outra opção ainda é oferecê-los a países da América Latina, com financiamento de longo prazo do BNDES. Neste caso é preciso observar a forma de pagamento que Portugal e Hungria farão, para não haver… Read more »
Era crise anunciada.
Por tudo que os noticiários diários vem do Planalto em Brasília, já era esperado.
As TAMANDARÉS que se cuidem.
Mas a farra dos cabides continua no planalto com caviar e champagnes.
Esse governo ACABOU.
Mas que fala bem ridícula típica de um fanático esquerdista! Vem falar em cabide de empregos e não se lembra que o governo petista criou, ESCANDALOSOS quase 40 Ministérios. Dava emprego para todo o pmdb. Sou contra descumprir o contrato, mas também sou contra ficar se fazendo de sonso e fazer comentários como o seu sem levar em concideração todos os custos que teve o combate a epidemia e toda a diminuição de atividade econômica causada pela epidemia, mesmo o presidente alertando que o país não podia parar e os governadores e a imprensa sem dinheiro fazendo de tudo para… Read more »
Se esse “cara” se reeleger as Tamandaré também vão subir no telhado. Se o outro “cara” se reeleger vai querer vingança. Tá complicado, Brasil!
Volta Lula ! Ou venha Ciro ! Chega da direitopatia cleptocratica nas forças armadas servis aos Estados Unidos
#prefirociro
pelo menos não é aventureiro e nem marinheiro de 1ª viagem em administração pública.
O resto … nunca administraram nem o cospe grosso da esquina.
Pergunda no Ceará o que acham da Família ?