Grécia pode adquirir 30 caças Eurofighter Typhoon Tranche 1 da Royal Air Force
Segundo o site AeroTime Hub, a Força Aérea Helênica está considerando a aquisição dos 30 caças Eurofighter Typhoon da Royal Air Force, que devem ser aposentados em 2025, de acordo com Nikos Panagiotopoulos, o ministro grego da Defesa.
Essas 30 aeronaves representariam uma grande oportunidade para a Força Aérea Helênica aposentar os 18 jatos McDonnell-Douglas F-4E Phantom II que está operando atualmente.
Diante do aumento das tensões territoriais com a Turquia, a Grécia vem modernizando sua frota de caças. Em meados de setembro, o governo grego confirmou que uma encomenda de seis caças Dassault Rafale seria feita, além de 18 caças franceses já encomendados para a Força Aérea Helênica em janeiro de 2021.
Foi noticiado anteriormente que os caças Eurofighter Typhoon Tranche 1 da Royal Air Force deverão ser aposentados em 2025 com uma média de quase 2.545 horas de voo quando forem retirados de serviço, menos metade de sua vida útil.
A variante da Tranche 1 da aeronave, a mais velha das quatro desenvolvidas, é limitada ao uso de mísseis ar-ar e tem capacidades ar-solo muito limitadas sem o uso de um pod externo.
Eurofighter Typhoon Tranche 1 melhor que os F-4E, sem duvida! Mas e futuramente? Há a possibilidade de atualizar os Eurofighter? Se sim o custo compensaria? Não seria melhor por exemplo adquirir mais Rafales?
Então quando a RAF fez o anúncio que iria aposentar a frota de Eurofighter Tranche-1 levantei justamente o ponto que você mencionou do porque não atualizar estas aeronaves através de uma modernização. Algo comum nos dias de hoje onde os meios podem ter a vida útil ampliada até que um substituto seja escolhido e implementado, mas no caso dos Tranche-1 nada foi mencionado até o momento e para ser bem sincero que não me lembro se algum usuário desta versão inicial tenha manifestado esta vontade. Sabemos que o Tranche-1 tem limitações se comparado com as versões seguintes mas estranho muito… Read more »
Bom! Eu já ia falar que estava virando bagunça operando Rafale e Typhoon, mas depois que li que os caras operam F-4…
Bora lá Grécia, boa sorte e que tenham tempo de implementar uma doutrina vencedora, pois sabemos que isso leva anos de treinamento.
Esqueceu dos F-16 e Mirage 2000.
Esses tranche 1 devem estar saindo uma pechincha…. Pq para um país em constante crise financeira, e com outros 4 modelos diferentes de caças em operação…
Só o custo benefício explicaria essa aquisição. Ou a má gestão mesmo …. rs
A Força aérea da Grécia é a India da Europa
“Essas 30 aeronaves representariam uma grande oportunidade para a Força Aérea Helênica aposentar os 18 jatos McDonnell-Douglas F-4E Phantom II que está operando atualmente”
Grécia, que é membro da OTAN, vive em alerta por causa da Turquia, ainda opera o F-4.
“Ain mas eles tem caças mais novos”
Sim, mas até hoje não deixaram de usar um caça antigo.
Imagina se fosse no Brasil.
Nós não operamos o F4
Não operamos, mas operamos o F-5, da mesma época do F-4. E não tenho absolutamente nada contra os nossos F-5M, inclusive já escrevi vários posta sobre a ótima modernização feita neles e sobre o caldo que esses vetores ainda dão. E é bem mais fácil, hoje, manter F-5 em operação do que os F-4. Eu acho que os F-5M ainda poderiam continuar operando mesmo com a FAB encomendando um segundo lote de Gripen. Hoje, temos 47 F-5M. Escolhe as 24 melhores e faz uma nova modernização, incluindo aí a troca das longarinas da fuselagem e das asas, algo que o… Read more »
Obrigado flanker, poupou meu tempo kkkk
Concordo plenamente com o colocado.
Dois esquadrões da versão atualizada à época, se a vida util das células assim permitisse, seriam excelentes para uma segunda linha de caças e complementaram os Gripens.
Os Tigers são sem dúvida um dos maiores e mais bem sucedidos projeto de todos os tempos.
Só tem q combinar com os russos.
Será que ainda existe uma logística satisfatória para manter F5 voando além dessa década? O airframe o PAMA tira de letra… Os avionicos já foram trocados na modernização dos anos 2000. A suite de sensores e armamentos poderia ser modernizada com componentes recentes….
Mas e os motores ? Eles sempre são o calcanhar de Aquiles de toda e qualquer modernização.
O avião tem q ser muito importante… e muuito unico, em sua categoria, para sofrer um transplante desses.
O B52 é um exemplo… F5EM eu já não acredito q seja.
Combinar com os russos? Nao entendi.
Provavelmente, os F5 passarão de 2030, levando em consideração que, se não me engano, recém ano passado foi entregue o ultimo caça modernizado.
O dia que eles descobrirem que a Suécia faz caça com custo benefício operacional razoável quem sabe eles optem por comprar Gripen.
Concordo plenamente. O Gripen E seria ideal para a Grécia.
F-16, Mirage, Rafale e agora EF2000?
Deus ajude o pessoal da logistica.
Grecia, Eua, Franca e Inglaterra fazem parte da Otan. Acredito que o problema nao será tão grande.
Imagino o pesadelo logistico…
Mas entendo o lado dos gregos. Estão completamente detonados financeiramente, então optaram por uma ponta-de-lança de F-35 e uma força mista com o que conseguirem pechinchar no mercado.
Do outro lado há uma país inimigo milenar com o dobro da população, do PIB e da capacidade bélica. E com pretensões expansionistas.
Só não entendo não terem optado pelo Gripen ao invés desse patchwork. Era o caça ideal para as condições deles
Estes já existem.
O Gripen C também. Desde 2002.
Isso já eles têm outros modelos equivalentes. Assim é que não tem lógica.
Falo da padronização de seus caças que poderia ter sido iniciada há 20 anos atrás. E o vetor mais adequado poderia ter sido o Gripen C.
Atualmente, não há mais como.
A menos que eles busquem não depender de apenas um fornecedor, ainda que com sacrifício da unificação da cadeia logística.
O Gripen podia ser ideal mas tinha o F16 na disputa.
Dobro da população?
A Grécia tem uns 10 milhões de habitantes, já a Turquia mais de 80 milhões…..
Não acredito que a Grécia irá comprar. Os Rafales com seus AESAs e Meteors são superiores a esta versão do Typhoon e um upgrade é caro e demorado. Se os gregos quiserem mais caças é provável que a França entregue mais Rafales de forma rápida, direto dos esquadrões franceses. Se a Grécia comprar um outro modelo de caça, será o F-35. A única possibilidade que eu vejo desses caças irem pra Grécia seria uma jogada para impedir uma venda à Turquia a qual estes caças já foram oferecidos. Mas isso seria muito caro e tem vários países querendo vender Typhoons.… Read more »
É uma compra de oportunidade, já existem e são superiores por enquanto ao que a Turquia tem no combate Ar-Ar. A Grécia também não tem uma capacidade financeira que possa deixar escapar uma oportunidade destas.
Eu acho q os Gregos compram de diversos fornecedores pq não acreditam num apoio incondicional dos membros da aliança. A Turquia tbm é membro da OTAN e num eventual conflito os membros da aliança podem suspender a venda de armas para ambos os lados. Se isso acontecer a indústria bélica Turca está mais adiantada e mais independente em diversas áreas. Desta forma a Grécia compra armas de diversos fornecedores e o que está disponível, no caso da França (que não é membro da OTAN) já declarou apoio aos Gregos e talvez sejam um dos poucos fornecedores que poderiam contar em… Read more »
Escrevi que França não é membro da OTAN, desculpa, França é membro
A UE também tem um acordo de defesa mútua.
E a Turquia não tem nenhum peso político, principalmente com este senhor no poder, para influenciar qualquer país europeu contra a Grécia.
Como pode um projeto novo não compensar modernizar para padrão Tanche 3? Essas 30 aeronaves serão oferecidas por $600 milhões de dólares ou Euros?
Caro John, onde você leu o valor de $ 600 mi pelos 30 Eurofighter?
Belas aeronaves ! Os gregos estão adquirindo 24 Rafales F3R, os jatos e a compra de mísseis Meteor ar-ar compatíveis devem custar 2,3 bilhões de euros (US $ 3,4 bilhões). Para a Grécia que tem um inimigo próximo, é um bom jogo,adquirir 30 caças Typhoon Tranche 1 aposentados com apenas 42% de sua vida útil (2.544,8 horas de vôo). O preço básico de um Eurofighter Typhoon é de € 93,9 milhões, com um preço médio de mais de € 140 milhões cada. Eurofighter Typhoon tem um preço mais em conta para compradores na União Européia, mas o preço de exportação… Read more »
O exemplo de venda do tranche 1 é uma boa referência para nossos primeiros F39.
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O Estado brasileiro deve priorizar manter a linha de produção ativa, se necessário repassar governo a governo parte do primeiro lote substituindo por novas aeronaves futuras. Lógico, em 10 anos de serviço.
Eu achei esse comentário lá no site aerotime hub:
“The Eurofighters are a sure think for Greece! My uncle works with the British Air Army and he told he when he was high on LCD two days ago. He said we’re getting £12,480,000 per airframe and we need to train there pilots for the same cash. Theo Pamfrattis is working on it alongside my uncle, they have been thrashing it out in Whitehall.
Landing gear down, ready for landing, FACKSMASH!”
12,48 mi de libras da U$ 16,85 mi
Se for este o preço e ainda incluir treinamento, vale à pena.
Os gregos têm pressa, não me surpreenderia se já houver pessoal deles em treinamento no UK nesse exato momento.
Pra quem está falando em Gripen, essas compras são antes de tudo políticas. A Grécia quer as potências europeias do seu lado em caso de agressão turca.
Em caso de agressão só precisa de invocar o artigo 5º ou o equivalente da UE. A Grécia não é o Qatar.
A Grécia já opera meios russos mas duvido que fosse comprar caças.
Papel e tinta contra aço e chumbo, confia que dá certo.
Muitos ficam comparando a Grécia com o Brasil, mas esquecem que ela pertence a OTAN e esta em uma posição estratégica então vários países da aliança financiam essas compras militares gregas
Podiam vender seus F-16 para a Turquia e com a grana pagarem uma modernização né?!
IRONIC MODE ON.
Brincadeiras a parte, eles podiam comprar até o Gripen C/D já com a modernização MS2020.
Faria mais sentido do que pegar estes Typhons do primeiro Tranche.Bimotor, que tem modernização necessária, limitado á arena ar-ar, bimotor, maiores custos operacionais, blá blá blá.
A meu ver seria um péssimo negócio.