Caça F-39 Gripen da FAB pousa pela primeira vez na Base Aérea de Anápolis (BAAN)
O F-39E Gripen FAB 4100, o primeiro Gripen entregue à Força Aérea Brasileira, pousou na Base Aérea de Anápolis (BAAN) pela primeira vez nesta quarta-feira, 20.
A aeronave está sendo usada nos voos de certificação junto ao Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC), nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto, interior de SP.
Na sexta-feira, 22, a aeronave decola para a capital federal, Brasília, onde fará parte da cerimônia de comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, realizada na Base Aérea da capital federal.
Excelente ao cubo!
É uma ótima notícia saber que o Gripen visitou sua principal casa a BAAN até que a aeronave seja completamente homologada para de fato entrar efetivamente em serviço, esperamos que o fantasma de cortes de orçamento não assombrem o Gripen.
As pistas precisam de alguma limpeza especial para essa aeronave?
Lembro que em um exercício, um caça americano sugou alguma coisa….
A entrada de ar do F16 é embaixo e do gripen similar aos do F5
Especial acredito que não. O F-5 eu acho que já não precisa e o Gripen é bem mais alto que ele
Um caça que foi projetado para operar dentro da doutrina sueca de usar bases improvisadas no meio de florestas e estradas como pistas não deve ser muito sensível a essas coisas
Otimo comentario, JT!
Toda pista precisa ser limpa e checada para operações de jatos, por doutrina, para evitar o chamado FOD, ou dano por objeto estranho à mesma pelas tomadas de ar.
Independentemente do jato.
Mas o F-16 requer um cuidado maior devido à posição da tomada, mais próxima ao solo e na barriga da aeronave.
Pegos, todo aerodromo publico civil ou militar possui um programa de inspecao de pistas com objetivo de eliminar os acidentes devido a FOD. Para quem nao lembra, a causa da queda do famoso Concorde em Paris.
A causa principal, mas boa parte da culpa está nas costas do comandante. Como dizem, todo acidente é uma somatória de fatores, as quais ele contribuiu com:
Fora a peça que faltava no trem de pouso esquerdo.
Tivessem um desses fatores, principalmente o lado da pista, sido diferente, o acidente não ocorreria ou poderia ter um final menos trágico.
Hum
Meu amigo Clésio. Li o Relatório final e penso que alguns apontamentos seus não estão corretos. Culpa dos pilotos não está apontada. As decolagens foram na mesma RWY e no mesmo sentido. Peso da aeronave e quantidade de combustível compatível com a rota de voo prevista. Vou colocar partes do Relatório para melhor entendimento. Em janeiro de 2002 o BEA (sigla em francês de Escritório de Investigações e Análises), agência do governo francês responsável pela investigação de acidentes aéreos na aviação civil, emitiu o Relatório Oficial Final do acidente.[5] Fazem parte deste relatório 12 Anexos que foram também disponibilizados pelo… Read more »
Detalhe interessante o Gripen-E taxia com grande parte do compartimento de trem de pouso fechado , onde o mesmo se abre para recolher a roda e após fecha novamente, parece algo simplório mais previne as estruturas hidráulicas do avião de levarem um impacto de F O D quando o gripen opera em estradas de rodovias, permitindo uma operação mais segura liberações para decolagens/pousos mais rápidas( sem inspeção rigorosa da pista) um detalhe de engenharia notável e a prova do qual esse caça e versátil.
Essa capacidade de fechar parte dos compartimentos dos trens de pouso ao taxar já é bastante antiga. Mirage III, F-5 e A-1, são exemplos de aeronaves que também tem essa capacidade.
Opa, valeu pelas informações!
Show … só faltou o armamento preso nas estações e um tanque ventral, ai o bicho fica completo.
Pra ficar “quase” bom precisará de muitos.
Para ficar quase!
Explico;
Matemática militar.
Quem tem 2, tem 1!
Quem tem 1, tem 0
Quem tem 36 tem 35?
JT8D !
Cadê os “35”?
Pelo andar da carruagem, quando terminar de entregar o 1° lote, outras forças aéreas estaram de caças de 6°/7° geração!
Podia ser pior, podíamos estar como os hermanos
Aí é que me refiro!
Corretíssimo ?
EstarÃO*
Quem tem 36 tem 18. Sempre um na reserva de outro.
Mas aí você estaria pressupondo um índice de disponibilidade de 50%. Isso seria muito ruim até para aviões mais complexos, como o F-35. Ou estaria supondo uma taxa de atrito operacional ou de perda em combate elevadíssima. Se dissessem algo tipo “quem tem 36 tem 28 ou 30” eu até acharia razoável
Isso é piada de tiozão das antigas.
Mas hoje em dia é preciso explicar..
Meu Deus, ôh época chata..
Nesse país, com a deficiência de interpretação de texto das pessoas, não existe essa de ser irônico. É o que tá escrito. Conforme-se
Melhor 1 pássaro na mão que nenhum….Mas, o melhor mesmo seria 1 pássaro no hangar e 2 voando…ou seja, a concepção inicial de 108 caças….
No caso de submarinos, por exemplo, vc tem que ter no mínimo 4, para manter pelo menos 1 operando no TO.
Sim, mas as manutenções de submarinos são muito demoradas. Aviões, até pelo aprendizado com as práticas da aviação comercial, tem uma manutenção bem mais ágil
Olha, sinceridade tem gente que se especializar em colocar o polegar para cima.
Analisei alguns comentários e mesmo quando o cara está ao menos felicitando a
FAB por este avanço, tem gente que clica no polegar para baixo.
Não dá para entender.
O nome desse tipo de gente é “hater”. E o que eles querem é isso que você está dando a eles, atenção
Visto de baixo, dá para ver bem a aplicação da regra de área.
??
Acho que esse pessoal que deu negativo não sabe o que é regra de área. Só pode!
Simples! Caiu na área é penalty….
Principalmente se for a favor do flamengo!
Kkkkkkkk
Marcos,
Esse conceito de regra de área, estilo “garrafa de coca-cola” era aplicado em aviões mais antigos como os da geração do Mirage III, F-5, Viggen etc..
Nos mais modernos como Gripen, outras soluções foram incorporadas.
O assunto é complexo para se resumir em um comentário e eu também não saberia te explicar a contento, mas tem muita informação na net a respeito disso.
Rodrigo, dei uma pesquisada rápida e não achei muita coisa não. Se você tiver algum link ou referência para indicar eu agradeço
Aqui tem uma explicação simplificada sobre regra de área:
https://stringfixer.com/pt/Area_rule
Excelente material. Me senti na aula de física do CEFET – MG. Abcs
O pessoal associa regra da área com “cintura fina” ou “garrafa de coca-cola”. Na verdade essa regra se aplica nos eixos X e Y simultaneamente (daí ser chamado área). A grosso modo, quando a envergadura aumenta, a fuselagem deve afinar, para tentar manter a área transversal constante, como é bem óbvio no F-5. Um belo exemplo da regra da área onde a fuselagem afina na vertical é o Typhoon. Veja que a fuselagem vai afinando gradualmente enquanto a envergadura cresce, tentando assim manter a área constante. Outro exemplo mais complexo é no F-16. Abaixo uma imagem que dá uma ideia… Read more »
Lembro de um vídeo da Saab que eles falam justamente da regra de área, que não é tão visível, mas existe.
Sim, não disse que não existe, até porque via de regra a física não costuma mudar de um ano para o outro.. O que eu disse é que outras soluções foram incorporadas, outras tecnologias, o próprio aumento de potência dos motores atuais por ex.. Mas como disse também, não sou expert no assunto, sou um curioso como tantos. No Google se acha muita informação sobre o tema, obviamente a maioria em inglês, pesquise nesse idioma e use o tradutor se preciso.. Com exemplo uma garimpada aleatória de 2 minutos no Google.: https://www.boldmethod.com/learn-to-fly/aerodynamics/area-rule/ https://www.flyingmag.com/transonic-area-rule/technicalities-rules-fly/ Ambos comentam sobre a evolução dos motores,… Read more »
Nos bicudos (F-5) ela é claríssima.
O bom é que os próximos Gripen-E que chegarem ao brasil, não precisarão passar por testes de certificação e já poderão entrar no serviço ativo em Anápolis…
Será que vai ficar disponível num futuro próximo na base aérea naval de São Pedro da aldeia
Como assim?
Hoje em BSB….
Também vi hoje de manhã , pena que não consegui tirar as fotos , pois passaram bem em cima de onde estava. Primeira vez que vi o KC sem ser em fotos ! Avião muito bonito.